Valdir viana
11/07/2018, 21:00
Boa noite pessoal, preciso muito de ajuda para decidir o melhor custo benefício para a suspensão de uma velha Sportage, pois bem tudo começou quando estava a procura de um jeep menor para uso no dia a dia, pois a época possuía uma Ford Explorer 1994 que além de já estar muito velha o consumo de combustível não estava compatível com meu orçamento. Foi quando vi pela primeira vez uma Sportage e ainda diesel, achei que era meu dia de sorte... e que sorte, foi um casamento.
Bom, na primeira semana ela explodiu o motor, pois havia uma mangueira vazando e rodou sem água e para minha surpresa o termômetro do painel indicava baixa temperatura, tentei devolvê-la para a agencia mas o proprietário me penalizava em 6000,00 pelo dano causado no motor, achei que estava no prejuízo e não aceitei, consegui que a agencia pagasse metade no conserto, sai de lá feliz pois iria ter um jeep diesel com motor novinho; deveria ter perdido os 6000,00 e dado uma gorjeta para o proprietário.
E aí começou a minha luta com esse jeep, motor arrumado depois de 4 meses, na minha cidade nenhum mecânico animou a fazer o serviço, consegui um mecânico em Sabará que ficou meu amigo, pois a Sportage não saia da oficina dele, em dois anos o motor teve que ser reparado três vezes, quando finalmente descobrimos uma falha grave no bloco. Finalmente problema do motor resolvido, custo de mão de obra, muito barato pois o mecânico teve tanto prejuízo que queria que eu sumisse de lá. Cheguei em casa estacionei na garagem, no outro dia, minha garagem parecia uma vala de posto, nunca vi um carro vazar tanto óleo.
Consegui um outro mecânico que deu um jeito, a essa altura eu estava com pavor de carro diesel, de carro usado, Kia, queria vender logo que quebrasse de novo, pois não suportava nem o ruido do motor dela, parecia uma 608 do mercado, só que não queria vender para particular, queria enviá-la em um agencia para ficar livre de vez, pensando que se livra de um casamento..., mais ninguém queria, então decidi que não queria mais carro usado, tentei incluí-la no negócio de uma Ford Ranger 2014, a concessionária queria me pagar uma micharia por ela, então decidi encostá-la no quintal e deixar apodrecer. Passaram-se um ano e eu tive a ideia de por ela para funcionar e usá-la somente para trilha, aí começou a cachaça, num é que a Sportage agora estava me dando só alegria, havíamos reatado o relacionamento, mas durou pouco, do nada ela começou a fumar, fumaça branca, parecia nuvem, dava vergonha de andar num carro assim, disseram que era turbina, troquei e nada. Após ler um post aqui no fórum do RsLima, não tive dúvidas apliquei um motor de opala, o andamento e conclusão está exposto no endereço que segue "www.4x4brasil.com.br/...sportage/153394-motor-opala-na-sportage-2001-tdi .html"Tive um pouco de trabalho com o sistema de embreagem, pois o mecânico que iniciou a adaptação usou embreagem de Chevette, era três meses e tudo degolado, até que procurei outras opiniões e estou usando a embreagem da própria Sportage com disco de cerâmica dimensionado, agora SÓ ALEGRIA, quem dera. Agora meus problemas são a quebra constante de homocinética, pois realizei um lift de molas e as homocinéticas estão no limite. vejo que é hora de uma nova adaptação.
Bom, na primeira semana ela explodiu o motor, pois havia uma mangueira vazando e rodou sem água e para minha surpresa o termômetro do painel indicava baixa temperatura, tentei devolvê-la para a agencia mas o proprietário me penalizava em 6000,00 pelo dano causado no motor, achei que estava no prejuízo e não aceitei, consegui que a agencia pagasse metade no conserto, sai de lá feliz pois iria ter um jeep diesel com motor novinho; deveria ter perdido os 6000,00 e dado uma gorjeta para o proprietário.
E aí começou a minha luta com esse jeep, motor arrumado depois de 4 meses, na minha cidade nenhum mecânico animou a fazer o serviço, consegui um mecânico em Sabará que ficou meu amigo, pois a Sportage não saia da oficina dele, em dois anos o motor teve que ser reparado três vezes, quando finalmente descobrimos uma falha grave no bloco. Finalmente problema do motor resolvido, custo de mão de obra, muito barato pois o mecânico teve tanto prejuízo que queria que eu sumisse de lá. Cheguei em casa estacionei na garagem, no outro dia, minha garagem parecia uma vala de posto, nunca vi um carro vazar tanto óleo.
Consegui um outro mecânico que deu um jeito, a essa altura eu estava com pavor de carro diesel, de carro usado, Kia, queria vender logo que quebrasse de novo, pois não suportava nem o ruido do motor dela, parecia uma 608 do mercado, só que não queria vender para particular, queria enviá-la em um agencia para ficar livre de vez, pensando que se livra de um casamento..., mais ninguém queria, então decidi que não queria mais carro usado, tentei incluí-la no negócio de uma Ford Ranger 2014, a concessionária queria me pagar uma micharia por ela, então decidi encostá-la no quintal e deixar apodrecer. Passaram-se um ano e eu tive a ideia de por ela para funcionar e usá-la somente para trilha, aí começou a cachaça, num é que a Sportage agora estava me dando só alegria, havíamos reatado o relacionamento, mas durou pouco, do nada ela começou a fumar, fumaça branca, parecia nuvem, dava vergonha de andar num carro assim, disseram que era turbina, troquei e nada. Após ler um post aqui no fórum do RsLima, não tive dúvidas apliquei um motor de opala, o andamento e conclusão está exposto no endereço que segue "www.4x4brasil.com.br/...sportage/153394-motor-opala-na-sportage-2001-tdi .html"Tive um pouco de trabalho com o sistema de embreagem, pois o mecânico que iniciou a adaptação usou embreagem de Chevette, era três meses e tudo degolado, até que procurei outras opiniões e estou usando a embreagem da própria Sportage com disco de cerâmica dimensionado, agora SÓ ALEGRIA, quem dera. Agora meus problemas são a quebra constante de homocinética, pois realizei um lift de molas e as homocinéticas estão no limite. vejo que é hora de uma nova adaptação.