PDA

Ver Versão Completa : Rádio portátil



Júlio Câmara
24/04/2006, 15:10
Pessoal, os rádio portateis que operam como HT PX (como o superstar) podem ser utilizados no carro pra comunicação com os PX`s?
Vale a pena ou é melhor optar por um "fixo" no painel?
GRato,

Wallace
25/04/2006, 08:58
Podem, mas tem que ver se a propria lata do veiculo não atrapalha a comunição.
Eu já tive um e acho bem melhor os fixos, tanto que tenho fixo atualmente (cobra DX II).

Luiz Claudio
25/04/2006, 18:00
Júlio Câmara,

Se você tiver intenção de usar o PX só no jipe opte pelo fixo... :concordo:

[]'s...

JOSE CANDIDO
27/04/2006, 12:00
TEmos que distinguir, entre aqueles HT que so falam entre si e os PX portateis propriamente ditos ...

POr exemplo , sao coisas diferentes:

MOtorola talk abaout, so fala com outro motorola talk about ...

radio PX, so fala com outro radio PX ...

radio PY (VHF) so fala com PY ....

e tem ainda os HT que so falam com HT ... é muito comum aqueles que tem "frequencia fechada" , que boate usa, seguranca usa, banco, etc ....

Assim sendo, tem os radios PX portateis, tem os radios PY portateis .... eles vao se comuinicar com os PX ou PY de painel, fixos, normalmente ....

Se vc for instalar ou comprar, tem que levar em conta sao essas diferencas ...

Bom, falei pra caramba, e talvez esteja falando um monte de asneira e todo mundo ja saiba essas diferencas, mas acho que o topico fica mais completo e bacana explicando-se ...

E, finalmente, porque falei esse monte de porcaria ... heheh :

é porque essa semana passada eu fiz um teste drive de um radio PX portatil, e gostei muito ate .... achei muito bacana .... conversei muito bem com os que tinham PX fixo ...

O modelo é o Allan 38 converter, acho que é isso.... 40 canais, antena nele mesmo ... pode ligar no isqueiro, ou a pilhas ... enfim , bem bacana ....

Um colega aqui ta vendendo dois que ele usava ....como fiquei com um, :mrgreen: , se alguem se interessar, poso perguntar do outro ...

é uma boa opcao pra quem tem o fizo no jipe e quer viajar com outro carro sem px ...

Abs, tentando ajudar como sempre ... hehehe

Marco Dente
17/05/2006, 14:35
é porque essa semana passada eu fiz um teste drive de um radio PX portatil, e gostei muito ate .... achei muito bacana .... conversei muito bem com os que tinham PX fixo ...

O modelo é o Allan 38 converter, acho que é isso.... 40 canais, antena nele mesmo ... pode ligar no isqueiro, ou a pilhas ... enfim , bem bacana ....

Um colega aqui ta vendendo dois que ele usava ....como fiquei com um, , se alguem se interessar, poso perguntar do outro ...

é uma boa opcao pra quem tem o fizo no jipe e quer viajar com outro carro sem px ...


Cândido, tenho intersse nesse rádio portátil
Ainda está à venda???
Já tem o adaptador pro isqueiro e as pilhas?
Qual o preço?

[]s
Marco Dente - Sampa
Samurai "Iglu"

JOSE CANDIDO
18/05/2006, 11:13
E ai Colega, beleza ???

Acho que o cara ainda tem o radio .... vai pedir uns 160 ou 180 reauzitos, se nao me engano ......

as pilhas, vao dentro do radio mesmo ... sao umas 6 pequenas eu acho ...

o adaptador pro isqueiro ele nao tinha, mas é coisa boba, uma lojinha de coisa eletrica fez pra mim, é so o plugzinho e o "isquero" ..

qq coisa, vc pega no encnotro !!!!

Abs

Marco Dente
22/05/2006, 14:33
Valeu Cândido.

Achei um no ML, mas como não conheço nenhum dos dois eu estou na dúvida de qual comprar, esse do ML é um shack 40 canais.
Vc conhece?
Saberia me dizer qual dos dois é melhor?

[]s
Marco Dente

JOSE CANDIDO
22/05/2006, 18:02
Cara, nao conheço este outro nao ..

na verdade, nao conhecia nem o allan qua comprei ... a unica coisa que sei é que a marca alan é bem renomada ...

Mas, de qq forma, deve ser bom sim ... qtos reais ta anunciado ?? Uma vez vi um alan igualzinho o meu no ML e tava 180 $$$

bota o link aqui, pra gente poder ver o radio .....

Abs

Cavalcante
22/05/2006, 21:32
Os produtos da Radio Shack geralmente são bons. Sinceramente, não conheço os rádios, mas tenho um decibelímetro deles que já caiu de andaime e até hoje está fiel, e dá pau em muito decibelímetro por aí. Já comparei até com instrumento de bancada e o bichinho é honesto pacas.
Nada muito sofisticado. Robusto, simples e confiável.

Marco Dente
23/05/2006, 09:00
bota o link aqui, pra gente poder ver o radio .....


São 2 e o preço é de R$ 180,00 cada, o Link é:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-43000409-_JM

[]s
Marco Dente

leovalle
23/05/2006, 11:08
Ma svale isso tudo? :pensativo:

Sei não. Um UHF mais caro que um VHF Motorola..............por pouco mais de 200 pila se compra um par.

[]'s

Marco Dente
23/05/2006, 12:12
Não sei se esse é o preço de mercado pra esse tipo de rádio, preciso pesquisar melhor.

Meu interesse é ter um rádio portátil que fale com PX, para que, quando em trilhas eu tenha uma boa comunicação com o "zequinha/spoter".

leovalle
23/05/2006, 12:32
Na boa, sem querer atrapalhar venda de ninguém. Quase todo mundo tem um Motorola ou similar. Pra pagar esse preço aí, compra um par de Motorola e dá pra um amigo.

Aqui a gente tem usado o UHF fixo e o VHF portátil.

[]'s

Marco Dente
23/05/2006, 13:30
Leovalle,
Quando vc fala motorola vc está se referindo ao talk about correto? tem alguma dificuldade para vc operá-lo e pilotar a viatura ao mesmo tempo?
Valeu

leovalle
23/05/2006, 14:02
Sim.

Super tranquilo de usar e ainda pode colocar o kit hands-free (fone e microfone), mas tem que ver se o modelo aceita esse kit.

[]'s

Cavalcante
23/05/2006, 23:20
Peraí galera,
Ou vocês ou eu ou todos estamos confundindo alhos com bugalhos. O cara não tava falando de ht PX? Se for, não tem nada a ver com talk about... Talk about fala com talk about ou com outros rádios UHF com subtons na entrada e na saída. O que o rapaz tá vendo pra comprar em um PX de mão... Fala com quaisquer outros rádios PX...

Marco Dente
24/05/2006, 08:01
É isso mesmo Cavalcante.
Eu estava falando de um PX de mão, mas vou fazer uso dele principalmente em trilhas para comunicação com o zequinha, e 2 TAs tbm darão conta do recado, então estou considerando essa possibilidade tbm.

Valeu

marcelino
24/05/2006, 14:50
Senhores, minha contribuição

A grande vantagem dos rádios portáteis e a sua facilidade de uso em qualquer lugar devido ao seu baixo peso. porém sua potencia é reduzida pelo uso de baterias.

Utilizar no veiculo é viavel porém será reduzido o seu alcance pelo motivo acima.
Alguns, optam por instalar uma antena externa no veiculo e liga-lo ao rádio....eu pessoalmente não gosto pois apesar de aumentar o alcance fica um trambollho ruim de utilizar.

A polêmica dos TALKABOUT está no contexto acima, minha opinião:

Na viatura, rádio fixo (seje ele PX ou PY)
Com o zequinha, talkabout, devido ao seu baixo custo e levesa. Além de não atrapalhar a comunicação na trilha, permite que voce tenha outras alternativas.

um abraço,

Marco Dente
24/05/2006, 15:17
Valeu Marcelino,
Como já tenho px na viatura e estou procurando um apoio para os zequinhas, acho que vou de TA mesmo.
Vc comercializa TAs?
Estou pensando em um T7100 ou um SX 700, qual vc me aconselha?

JOSE CANDIDO
26/05/2006, 15:43
Leo VAlle, perái cara ...... vcs usam no trial, o talk about, aqueles miudinhos ?? OU vcs tao usando radios PY mesmo, os VHF, portateis ??? POrque os VHF portateis eu nunca vi por menos de 600 reais cada bicho !! Tou perguntando porque,se vc comprou VHFs portateis baratos assim, me diz ai, pra eu comprar tbem !!! hihihiihi

Pessoal, tem um topico aqui sobre os MOtorola Tlk About 7100, leiam o topico la .. eu tenho deste !! sao bons, mas sao bem grandes, se comparados aqueles Talkabout pequeninhos que tao sendo fabricados .... se for pra bem de perto, os pequenos servem ...

Abs

leovalle
26/05/2006, 17:14
Cândido,

Tô falando dos talk About mesmo, que são VHF mas de baixa potência.

Usamos em trilha mesmo em cponjunto com os PX nos carros.

[]'s

leovalle
26/05/2006, 17:31
Agora tem o Talk about tb UHF.

O par R$ 420,00

http://www.etronics.com.br/detalhes.asp?codpro=302&parc=bondfaro. e tem mais barato é só pesquisar, só acho que não vale a pena. Tem um da Intelbras, Twin (VHF) que pega 4 km e custa R$ 99,00 o par.

[]'s

Marco Dente
28/05/2006, 08:30
Acabei decidindo pelo TA, comprei na Santa Efigênia, e paguei R$ 260,00 no par do SX 700R.

Obrigado a todos pela colaboração

Abraços

JOSE CANDIDO
29/05/2006, 10:53
Meu caro Leo VAlle, é isso que fico louco e sem entender nada !!!

Os Talk about conseguem se comunicar com os PX??? Eu nuuuunca consiegui isso cara !!! Tem gente que diz que nao da, tem gente que diz que da !! Afinal, que diabos !!!! :putz: :putz:

Quero ver isso ao vivo !! Como vc faz // coloca os dois no mesmo canal ??? como é que faz ???

Abs, indignados

leovalle
29/05/2006, 13:08
Meu caro Leo VAlle, é isso que fico louco e sem entender nada !!!

Os Talk about conseguem se comunicar com os PX??? Eu nuuuunca consiegui isso cara !!! Tem gente que diz que nao da, tem gente que diz que da !! Afinal, que diabos !!!! :putz: :putz:

Quero ver isso ao vivo !! Como vc faz // coloca os dois no mesmo canal ??? como é que faz ???

Abs, indignados

:discordo:

Não, os TA PY (VHF) não falam com os TA PX(UHF) ou outros UHF portáteis.

O que tô dizendo é que IMNHO os TA PY são mais interessantes pq são mais baratos (não sei pq tb) que os portáteis PX e muita gente já tem.

Pra pagar o preço em um PX de mão que om mesmo de 2 PY de mão, opto pelo segundo.

[]'s

Wallace
31/05/2006, 03:28
Cuidado que o TA não é um PY.
Existem PY portateis (HT) mas custam bem caro.
Algumas vezes o preço de um TA.

JOSE CANDIDO
04/06/2006, 20:54
Pra pagar o preço em um PX de mão que om mesmo de 2 PY de mão, opto pelo segundo.



AAAAAAAAHHHHHHHHH BÃO !!! Agora eu entendi o que vc quis dizer com "em conjunto com os PX" ... :mrgreen: :mrgreen:

Eta inguinorância !!!

MAs, que tem gente que fala que os Talkabout falam com os PX dos carros, ah, isso tem !!!!


Abs

Wallace
06/06/2006, 01:26
Não tem como.

vinicius32
22/06/2006, 21:00
Talkabout falar com PX é impossível. Operam em frequências muito distintas. O primeiro em UHF faixa dos 400 Mhz e o segundo na faixa compreendida entre 26 a 28Mhz.
O que ocorre na prática e acaba por causar confusão é que os Talkabout podem se comunicar com rádios PY portáteis ou não que operam na banda de UHF.

E por falar em Talkabout, a Midland possui um linha de portáteis com potência muito superior aos rádios da linha Motorola, com potência de 5 watts em UHF o que podem render até 28 km de alcance em condições ideais. Basta procurar no Mercado Livre e lá vcs encontrarão alguns anúncios destes formidáveis radinhos.

ptorck
22/06/2006, 21:42
Oi Pessoal

Os TA's são, na sua maioria, chamados de PMR, ou seja, rádios que trabalham em determinadas frequências da faixa dos 446MHz e com potência limitada a meio watt. Há também TA's que utilizam outras frequencias como GMRS, mas fica para outra discussão.

PMR são as iniciais de "Personal Mobile Radio", que em Português podemos traduzir para Rádio Pessoal Móvel, é uma faixa de 8 canais em UHF nos 446 MHz e destina-se a ser utilizada livremente, não precisando de qualquer licença ou autorização.

A disposição dos canais é a seguinte:

Canal 1 - 446,00625 MHz
Canal 2 - 446,01875 MHz
Canal 3 - 446,03125 MHz
Canal 4 - 446,04375 MHz
Canal 5 - 446,05625 MHz
Canal 6 - 446,06875 MHz
Canal 7 - 446,08125 MHz
Canal 8 - 446,09375 MHz

Já os Rádio Amadores (PY), estes operam em várias frequencias. Quem tem licença de Rádio Amador para as classes mais básicas (C em Portugal e D no Brasil), opera essencialmente nas seguintes faixas:

VHF -> de 144,00000 MHz a 148,00000 MHz
UHF -> de 430,00000 MHz a 440,00000 MHz

Portanto, para quem tem estas licenças mais básicas de Rádio Amador, os 446,xxxxx dos PMR estão "fora de alcance", o que torna, perante a lei, uma comunicação ilegal entre um Rádio Amador e um PMR. Para não falar da potência, já que a maioria dos rádios portateis de Rádio Amador têm pelo menos 5 watts, enquanto os PMR devem transmitir com 0,5 watt.

Bom, eu disse "fora de alcance" no sentido legal, mas no sentido prático, sim, é perfeitamente possível falar de um Rádio Amador (movel ou portátil) para um PMR como os TA's uma vez que há muitos modelos de rádios de Rádio Amadores (móveis ou portáteis) que conseguem transmitir em inúmerias faixas de frequências, incluindo as dos PMR.

Um pequeno pormenor, mas que na prática pouco influi, é que a grande maioria dos rádios de Rádio Amadores (moveis e portateis) sintonizam de 5 em 5 KHz. Por exemplo, se eu quiser falar com um PMR que está no canal 4 (frequência de 446,04375 MHz), atravez dos meu portátil, só consigo sintonizar os 446,04500 MHz, que é o mais perto que consigo chegar dos 446,04375 MHz do PMR... Como disse, isso na prática não influi muito, a comunicação funciona bem, tanto quem utiliza o Rádio Amador como quem está com o TA fala e ouve muito bem. :-)

Para terminar, proponho que se discuta noutro tópico os actuais GMRS/FRS. Creio que é uma questão de tempo até estes padrões conquistarem o resto do mundo, uma vez que é cada vez maior a sua utilização nos EUA. Comparando com os PMR são mais potentes, mais eficientes, trabalham em frequências mais altas como os 467 MHz e, pelo menos nos EUA, operar em FRS é livre de licença, embora seja necessário uma licença simples no caso de se querer operar em GMRS (afinal é o mesmo rádio que opera em ambas as frequências).

Até a Hummer pelos vistos entrou na onda :-)

http://www.ebizenterprise.com/index.asp?PageAction=VIEWPROD&ProdID=65223

Este fraquinho, dá para poucas milhas de alcance. Sugiro o Cobra Microltalk, "brinquedo" que faz em GMRS com 1 watt qq coiasa como 17 milhas... e nem é o mais potente, mas tem muita qualidade como tudo que a Cobra faz.

Mas isto dos GMRS e FRS é um assunto para outro tópico.

Um grande abraço da terrinha

Paulo

DougBRSP
07/07/2006, 10:28
Eu utilizo um cobra 148Gtl no Jeep e comprei recentemente para a Kaiser um Superstar SS210 no Mercado Livre e não tenho do que reclamar, ele não tem o mesmo alcance do cobra mas conversam na boa entre si (PX). O JeepPatton tbem comprou um e colocou um adaptador de antena assim ele consegue ligar a antena maria-mole dele ao superstar e funciona perfeitamente. Na minha opinião foi o melhor custo x benefício já que o aparelho saiu por R$95,00 + frete no ML.

[]s