PDA

Ver Versão Completa : Luz do painel



sandroN
24/04/2006, 09:08
Amigos, tenho uma ranger 99/00 cd 2.5 maxion, o motor foi todo feito inclusive troca de cabeçote, e agora esta com 2800 km. O problema é que quando chego a 120 km/h acende a luz do painel Chek Gage, ela fica acendendo e apagando bem lentamente. Quando diminuo para 110 km/h ela nao acende mais. O que isso quer dizer? Alem disso quando estou em 120 km/h ela parece dar uma falha "tipo pedindo mais diesel" eu acho. Alguem pode me ajudar?

Walter L. L. Casitta
24/04/2006, 11:18
Sandro,
Primeiro você tem que saber se esse problema está relacionado com a velocidade ou a rotação do motor. Se for com a rotação, poderia começar verificando o alternador...

sandroN
24/04/2006, 11:28
Walter, obrigado pela dica.

Mas em relação ao alternador, ele foi totalmente revisado e trocado os rolamentos e as escovas, mas mesmo assim nao posso garantir se o serviço foi bem feito.Eu gostaria de saber qual a relação entre o alternador e a rotação, que tipo de problema o alternador costuma apresentar nesses casos? Desculpe a leiguisse, mas não entendo muito do assunto.
Obrigado.

Walter L. L. Casitta
24/04/2006, 18:24
No meu modo de entender que também poderia estar incorreto, a única relação entre o quadro de instrumentos e a velocidade da ranger esta no velocímetro e nenhum problema nessa parte poderia fazer acender a luz do CG. Já o alternador é monitorado pelo circuito da luz do CG e é ele também quem gera o sinal de referência para o tacômetro. Então imagino que se alguma coisa que não funcione bem em rotações mais altas poderia estar relacionada com o alternador. Nesse motor não tem nada mais elétrico que possa ser influenciado pela rotação do motor.
Eu começaria a procurar o problema por aí.

rodrigocockpit
24/04/2006, 19:31
Boa noite Sandro,
a luz do check gage, acende na ranger em 3 ocasiões:
combustivel acabando(baixo nível), baixa pressão de óleo ou temperatura alta(fervendo), consulte o manual, se por ventura vc não ter, posso te afirmar que já pesquisei isso lá, cuidado com a bomba de oléo!
Ela foi trocada?
se sim, não custa nada dar uma testada, por que neném tb morre!
acelera o motor com ela parada, e veja se a cg acende, vc verá que não tem nada a ver com velocidade, ok?
Depois conta pra gente o resultado, valeu?

LLeeoo
27/04/2006, 22:49
aliás, a minha está com um problema: em dias frios, o marcador de óleo custa um ou dois minutos a subir. Será problema do sensor ou a bomba pode estar bichada?

José Augusto
27/04/2006, 23:04
Fez o motor, trocou a bomba de combustível e revisou a injetora (vc disse "tipo pedindo mais diesel") pois é mistura pobre tambem aumenta a temperatura, alem disso as correias foram trocadas, parece que em alguns casos o rolamento do tensionador fica ruim aí ja viu bomba dágua e alternador ineficiente. :pensativo:

sandroN
16/05/2006, 08:58
Amigos obrigado pelas dicas.

Será que com a bomba injetora fora de acerto, mandando menos diesel do que devia, esta luz pode entender que está com pouco diesel? Ou o censor fica direto no tanque de combustivel?

rodrigocockpit
28/05/2006, 21:49
Sandro, a bomba injetora, não tem este sensor, a luz só acende por aqueles 3 motivos que te disse.
eu chutaria baixa pressão da bomba de oleo!
fica de olho cara!
fui!!!!

sandroN
29/05/2006, 08:39
Obrigado novamente,

Existe alguma maneira de saber se a bomba de oleo esta ruim? Medindo a pressão do óleo talvez? O ponteiro da pressão de óleo no painel está ok marcando bem no meio. Fui viajar neste final de semana e ela continuou piscando bem lento, as vezes nao piscava, demorava pra ascender novamente.

Obrigado e abraços

PY5KJ
29/05/2006, 09:25
sandro, tive uma ranger 00/00 e um belo dia começou a apresentar estes sintoma. Busca daqui e dali, e encontramos o terminal do sensor de temperatura com mau contato. Limpei e dei um aperto, e nunca mais apresentou problema. Verifique este terminal que é bem em cima no cabeçote.
Boa sorte

sandroN
29/05/2006, 10:01
Amigo

muito obrigado pela dica vou verificar isso hoje mesmo

Abraços

edubelem
29/05/2006, 15:15
Check Gage, é a luz de fluidos da ranger, vê se o cara montou direito a tua bomba de óleo, ou deixou sugeria na tubulação, deve ser pressão.


Obs: O ponteiro de pressão do óleo não funciona (é só enfeite), bem na minha não funcionou.

Se o tangue ta marcando cheio e a temperatura estiver normal é problema de lubrificação.

rodrigocockpit
01/06/2006, 20:02
Sandro, se o ponteiro esta marcando certo( bomba de oleo), eu confiaria nele sim!
parte pra esse mal contato na cebolinha da temperatura, seria minha proxima aposta tb!
Fui!!!!!!!!!!!!!! :D

edubelem
02/06/2006, 09:32
Tive uma Ranger 2001 4x2 Diesel e rodei com ela 5 anos, uma vez esta luz acendeu na estrada, porem os marcadores do painel não acusavam nada combustível, temperatura, pressão e voltímetro, tudo normal e quando parei p/ ver o que era, vi que a mangueira de retorno do óleo do alternador ( bomba de vácuo) estava furada, verifiquei a vareta e nem acusava a presença de óleo, coloquei dois litro que tinha de reserva e segui p/ um posto a uns dois Km lá coloquei mais 2,5 litros, e segui p/ oficina.

Durante todo este período a pressão estava marcando normal,

Em outra ocasião furou o aquecedor, com isto vazou água e o ponteiro de temperatura subiu, quando a temp estava bem elevada a luz acendeu.

Baseado nisto que digo que provavelmente é óleo pois no meu caso o marcador não funcionou. Provavelmente a minha estava c/ defeito.

SandroN, o marcador de óleo da sua ranger oscila c/ a aceleração? Se oscila ele provavelmente esta correto, o meu não oscilava.

rodrigocockpit
05/06/2006, 08:35
Caro Edubelem,
antes de tudo, parabéns pela sua ranger, esta muito bonita!
o que acontece com a pressão de óleo, é que enquanto existir algum óleo no sistema, a pressão acusará normal, ou seja, se com meio litro passando pela bomba, o ponteiro da pressão acusará normal, porque a pressão de óleo esta normal, percebe? então hora que o óleo acabar, e a bomba não ter o que jorrar, ai sim a pressão cairá e acusará no painel, entendeu?
Mas essa luz de CG é muito útil, pois as vezes vacilamos um pouco, e algo acontece é ela acende, é como um segundo e último aviso, tem que conferir mesmo,
um abraço!

edubelem
05/06/2006, 14:10
rodrigocockpit,


Mas essa luz de CG é muito útil


è, realmente é muito útil, porem, confunde um pouco, pois ela acende quando ocorre um dos três piores problemas em um carro, com isto agente fica perdido e gera estas discurções.

A ford inclusive substituio a CG pelas traicionáis luz de óleo, temp. e Combustível.



antes de tudo, parabéns pela sua ranger, esta muito bonita!


Obrigado, porem ela ainda está quase original, estou esperando acabar a garantia p/ modifica-la um pouco.

Abraços

murilloaquino
05/06/2006, 22:58
Obrigado, porem ela ainda está quase original, estou esperando acabar a garantia p/ modifica-la um pouco


Eduardo...
o que voce modificou nela?
abraços

edubelem
06/06/2006, 16:17
Eduardo...
o que voce modificou nela?

Apenas pequenos acessórios, como quebra mato, f. de neblina, capota Sanfonar e colocarei este mês estribos, quando a garantia acabar eu aumentarei a pressão do turbo e talvez colocarei molas extras para reforçar a suspensão (melhora bastante quando esta carregada) e pneus 265-75 16 BF AT (32") quando acabarem os Pirelli, ou seja nada que diferencie muito do carro original.

rodrigocockpit
10/06/2006, 15:42
Eduard,
deixa de moleza e coloca 4 bf na camioneta, fica animal,
me fale uma coisa, a frente dela é cromada?
abraços!

j_r_lima
22/11/2006, 21:42
Pessoal,

Tenho uma Ranger 2004 XLS 2.3 e de uns dias pra cá a luz CG fica acesa com frequencia, levei o carro ao mecânico que não verificou nada de anormal, até sugerio que pudesse ser no tanque de combustivel que o sensor de gasolina na reserva tivesse com pane.

Alguém pode me dar uma dica? Obrigado