PDA

Ver Versão Completa : Caixa de direção + volante

gpolachini
04/07/2018, 08:00
Caros,
Eu estou querendo restaurar meu jeep no padrão original e estou querendo dar uma geral na minha caixa de direção, trocar reparos etc, porem, não achei nada sobre como trabalhar com ela, é só no manual do mecanico mesmo ? Achei alguns videos sobre a caixa da kombi, posso levar eles como base ?
Outra coisa, fui tentar tirar meu volante que é original e não consegui retirar o mesmo, existe alguma forma certa de retirar o volante, ou é só retirar a porca que prende o mesmo ?

Obrigado.

Aristides Jr
04/07/2018, 09:32
Olá Guilherme!

Parabéns pela iniciativa, acho muito legal jeep original!

É normal o volante ficar preso! A maioria das vezes consegui tirar puxando, as vezes batendo de leve com martelo de borracha (pode proteger o local da batida com pano).
Se não sair mesmo, sei que pode ser sacado com ferramenta, mas daí já não conheço. Eu iria numa loja destas que reforma volante eles devem ter a solução.

Caixa de direção é possível deixá-la como nova!

gpolachini
04/07/2018, 18:23
Vou tentar tirar com um sacador.
Como faço para deixar a caixa como nova, não achei em lugar nenhum explicação. Mais pelo que pude ver na vista explodida é igual da kombi. E da kombi tem videos de como desmontar e montar.

Sydney66
04/07/2018, 22:43
Gpolachini, boa noite;
O volante só é preso por aquele parafuso central mesmo, acontece que, com o passar dos anos pode prender, coloque WD-40 no tubo da rosca e use um saca-rolamento grande protegendo a parte do volante que as garras vão pegar para não machucar o mesmo, faça o esforço lentamente que depois solta.
Para a caixa de direção compre os kits de reparo que vendem na internet e retira a caixa, pode abri-la sem medo, troque os elementos do kit e, caso troque o sem-fim, abra o parafuso da folga até o fim antes de fechar, após vá ajustando o parafuso. Outra coisa, as juntas metálicas são para ajuste da pré-carga dos rolamentos, caso não disponha das ferramentas indicadas no manual do mecânico Willys, coloque o mínimo e dê o aperto na tampa, ficando preso demais o volante vá introduzindo as juntas, aos poucos, até liberar o giro do volante sem ficar leve demais, é na tentativa e erro mesmo quando não se tem as ferramentas, mas com um pouco de sensibilidade consegue se fazer um bom trabalho. Ela é semelhante ao da kombi (sem-fim e rolete, alguns mencionam erradamente ser "sem-fim e setor", mas não é esse) e esses vídeos podem ajudar melhor. Após isto complete com óleo mineral (sem aditivos) SAE 140 (não use graxa! Só nos terminais não na caixa).
Abraços

gpolachini
05/07/2018, 07:55
Sydney66 muito obrigado pela resposta, esse final de semana vou tentar fazer essas atividades.

matrakaum
23/08/2018, 09:26
Ô nois voltando.... Kra para sacar o volante se estiver muito preso aconselho o saca tipo de carros GM (monza). O volante é preso somente por aquela porca central, mas se vc com um jeito meio Iron Man tentar tirar vai mandar o volante pro chapéu. Inunda de WD e usa o saca...é moleza.

cangu
22/01/2020, 21:32
Pessoal comprei um kit desses da internet e não sei travar i pino q segura a roldana do setor, alguém sabe como é feito?

antonio umino
23/01/2020, 14:44
Este eixo da roldana... pelo que sei depois de colocado no lugar. (entra justo). e batido com martelo como se fosse um arrebite.