Ver Versão Completa : Land Rover Discovery 2 TD5 Automatico - Joelma
Sem muita grana e com muita paixão, acabei comprando uma lenda ...a Joelma... Curitibana de nascença e com uma breve passagem pelo Pará, veio para a LandWay em Curitiba para uma tremenda revisão comandada pelo Evandro.
Em 23/02/2018, fui a Curitiba e ja partimos direto , ruma a Porto Alegre-RS.
Viagem tramquila, viemos devagar e parando de 100/ 150km para verificar niveis e onde tava pingando.
Primeiro passeio - Itapuã-RS
Primeira Geral para ir conhecendo.. Muita , muita coisa pra fazer e ir ajeitando ...
Lataria ta bem ruim e vai precisar de um profissional algum dia.
Troca do cooler do diesel ... vazava muito diesel.... servico relativamente simples.
Atualizacaoes ...
Pintura de algumas partes em preto e tb ganhei KIts de Lift 2" que o grande amigo Thiago instlalou ...ficou muito boa...
Mnagueiras novas ... limpeza e sonhos...
Bad days... quebrou o tensor da correia...
Pedi um novo, 180 reais na getset...
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Bad Days2
Na volta da oficina o carro esquentou e nao conseguiu subir uma rua bem ingreme... Parei , esperei esfriar e despcobri que o o liquido do arrefecimento nao havia sido colocadao da forma correta... Depois que esfrioou coloquei mais um pouco de agua e cheguei em casa (500 metros).
No dia seguinte fiz o procedimento correto e completei de agua , mas quando acelerava o motor passou a fazer um abarulho estranho ... pareceia alguma polia patinando...
Como fiquei inseguro , achei melhor voltar pro mecanico de guincho.
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titanium
30/06/2018, 15:25
Meu amigo Abel, fique tranquilo...
Apesar do susto e imprevisto, o TD5 é robusto o suficiente para não dar efeito colateral grave!
Se bobear estragou algum rolamento tensor e só.
A Joelma ta bonita heim!!
Show!
Abraço!
titanium
30/06/2018, 15:26
Atualizacaoes ...
Pintura de algumas partes em preto e tb ganhei KIts de Lift 2" que o grande amigo Thiago instlalou ...ficou muito boa...
Muito bacana com o lift e muito mais bonita com parachoques pretos..
:D
Ja estamos rodando de novo...
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Motor inteiro , batendo certinho ... O problema do barulho é a polia do ACE ... optei por usar uma correia menor e isolar o ace...
Tudo resolvido!
Como disse um amigo ... "Vai isolando os periféricos do motor, daqui a pouco vai estar igual uma Bandeirante."
Meu amigo Abel, fique tranquilo...
Apesar do susto e imprevisto, o TD5 é robusto o suficiente para não dar efeito colateral grave!
Se bobear estragou algum rolamento tensor e só.
A Joelma ta bonita heim!!
Show!
Abraço!
titanium
30/06/2018, 18:09
Ja estamos rodando de novo...
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Motor inteiro , batendo certinho ... O problema do barulho é a polia do ACE ... optei por usar uma correia menor e isolar o ace...
Tudo resolvido!
Como disse um amigo ... "Vai isolando os periféricos do motor, daqui a pouco vai estar igual uma Bandeirante."
Ei!
Viva as bandeirantes!!!
hehehe
Bom saber que está tudo em ordem Abel!
Show de bola!
Abraço!
jorgeffn
30/06/2018, 20:38
Sem muita grana e com muita paixão
Parabéns por mais essa nova "aventura"... e é essa coragem da "pouca grana e muita paixão" que vamos mantendo vivo o amor por essas lendas, porque com muito dinheiro se faz tanta coisa, mas sem paixão, elas não tem muito sentido!
abs!
com dinheiro é facil ter land, quero ver é duro... rs....
Parabéns por mais essa nova "aventura"... e é essa coragem da "pouca grana e muita paixão" que vamos mantendo vivo o amor por essas lendas, porque com muito dinheiro se faz tanta coisa, mas sem paixão, elas não tem muito sentido!
abs!
Desde que peguei a Joelma senti que ela perdia muita força em subidas ... inicialmente achei que poderia ser o regulador de pressão. Troquei e melhorou muito , ocorre que ate realizar a troca eu fiz um limpeza (limpa contatos) na maioria dos contatos .
Agora , pós tragedia do tensor, voltamos a ter os problemas la do comeco , dificuldade de pegar se parar o carro com a frente pra cima e o mais chato q é a perda de forças na subida.
Com a ajuda do grande Tio Eddie, vimos q isso é algo comum e surgiram varias dicas de melhora do problema.
Hoje , fiz o primeiro , e mais facil... Verificar se a wastegate nao ta travada ... muito wd40 e movimento no sentido da figura ...Tem alguns videos na net ensinando. (td5 wastegate )
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Nos primeiros km de teste ja deu pra sentir alguma melhora, vamos observar e continuar na pesquisa
GuilhermeFagundes94
04/07/2018, 18:17
Pois é amigo, vivo um sonho semelhante com um Troller 08, muito amor pra pouca grana. De brinde peguei um carro bem surrado, que o dono não fazia manutenções periódicas, apenas andava e maltratava.
Daí esquento a cabeça uns dias, tomo umas cervejas, conserto a VTR, tenho algumas alegrias, esquento a cabeça, tomo umas cervejas e assim o ciclo vai reiniciando...
Atualmente estou parado. Aqui na minha região não temos muitos exemplares da sua Land Rover....
lucasmontanher
05/07/2018, 14:12
"Daí esquento a cabeça uns dias, tomo umas cervejas, conserto a VTR, tenho algumas alegrias, esquento a cabeça, tomo umas cervejas e assim o ciclo vai reiniciando..."
Mas essa é a sina da maioria dos jipeiros... pra nós que gostamos desse tipo de carro, uma esquentada de cabeça é parte do dia a dia haha
Aos poucos as coisas se solucionam e a alegria de ter um carro como esse supera qualquer desafio!!!
Vamos la ...acho que agora consigo montar algo que de para ajudar ...
Primeiro, muito WD40...
Para destravar o wastegate fazer bastante movimento segurando com um alicate no sentindo da figura 1 (é dificil e pesado mesmo)
Para aumentar ou diminuir a pressão , seguir os passos da figura 2, afrouxando a porta e ajustando a rosca q tem no centro (um alicate de bico ajuda bastante) ...
Quanto menor a haste maior a pressão!
O ideal é ir ajustando com um manometro de pressao do turbo ou mesmo o nanocom para evitar o overboost
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Voltando ... na verdade pelo que entendi esta haste regula qdo o turbo vai entrar em acao ... mais cedo ou mais tarde ...
Vamos la ...acho que agora consigo montar algo que de para ajudar ...
Primeiro, muito WD40...
Para destravar o wastegate fazer bastante movimento segurando com um alicate no sentindo da figura 1 (é dificil e pesado mesmo)
Para aumentar ou diminuir a pressão , seguir os passos da figura 2, afrouxando a porta e ajustando a rosca q tem no centro (um alicate de bico ajuda bastante) ...
Quanto menor a haste maior a pressão!
O ideal é ir ajustando com um manometro de pressao do turbo ou mesmo o nanocom para evitar o overboost
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O problema do turbo melhorou bastante ... consegui um sensor aap doado e o nanocom passou a medir a pressao corretamente.. A turbina parece ter algo no rotor pois esta com um pequeno jogo, mas ja melhorou bastante ...
Dicas : revisar as manqueiras, tirando e reapertando as braçadeiras...
Tarefa do fds ...
Tirar um vazamento de agua ...
Simples reaperto nas mangueiras....
Dica muito util de um amigo...usar sempre soquete de 7 com chave catrraca ... fica facil e o aperto bem melhor.... achei 2 abracadeiras soltas ...uma precisou ser trocada...
Tarefa 2
Troca do filtro de combustivel e valvula purga
Este video é perfeito ... Land Rover Defender TD5 90 Air Bleed / None Return Valve Replacement - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PL5Qj0N1KmQ)
Pros novatos q forem tentar dica...
wd40 nos nas valvulas ...e espere que sai facil ...
Uma ferramente é essencial ..saca filtro ... as vezes alguem aperto muito e vc nao vai tirar sem ela... Foi o meu caso, tive que sair e comprar uma de corrrente...
O resto é so seguir o video...
Detalhe... no meu carro a valvula de retorno nao existia ... por isso a Joelma tinha dificuldade de ligar qdo ficava parada em rampas com a frente pra cima.... como nao tinha valvula nenhuma ela deixa o combusitivel voltar pro tanque ... Acredto que o problema tenha sido resolvido...
Tio Eddie
04/08/2018, 21:37
Gostei de ver Abel, parabéns!
titanium
05/08/2018, 07:53
Muuitooo bom Abel!!
É o tipo de serviço que aumenta a confiança sua no carro!
Show!
Abraços
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