PDA

Ver Versão Completa : Câmbio 4 marchas - Qual a posição da Ré ?



Cacazão
29/06/2018, 15:31
Olá Amigos !

Meu Jeep CJ5 estava com um problema para engatar a ré, que, na ocasião, eu tinha que trazer para perto da Primeira.

Acabei levando no Josewal em São Paulo, e lá me disseram que a tampa do câmbio que havia no meu Jeep era do Maverick, e fui aconselhado a colocar uma tampa (parte de cima do câmbio) do Original do Jeep.

Tampa "nova"colocada, e alavanca reposicionada (antes estava entre os bancos, e agora voltou ao lugar original), porém, uma coisa me causou muita estranheza...

Para engatar a RÉ, tenho que levantar a alavanca e colocá-la para a 3a marcha.... Muito diferente de todas "bolas" de câmbio que já vi até hoje, como a figura exemplo anexa.

Por isso minha pergunta... Qual é a posição Original do Jeep CJ5 4 Marchas ?

Aristides Jr
29/06/2018, 17:49
Olá Cacá Freitas, interessante este seu caso!
Achei que mesmo mudando a tampa, a alavanca ganha um novo comprimento e posição, mas o formato de engatar seria o mesmo!
Tenho uma F100 83 e fui até lá para conferir, pois é o mesmo cambio dos Jeeps 4 marchas:-
Para engatar a ré, tem que se encostar entre as 3a e 4a, puxar a alavanca para cima, daí ela segue um pouco mais para direita, e empurrar para frente como se fosse a 3a.

Estou curioso pois só conheço este tipo de 4 marchas e do 3 marchas.

Segue imagem da plaqueta.
559514

Cacazão
29/06/2018, 18:20
Show !! Então está correto !!
Valeu Aristides !!!
Realmente, ao que parece, o que vale é o que está na tampa !
Brigaduuuuuuuuu !

Cacazão
29/06/2018, 18:24
Achei até o conjunto completo : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-905222505-kit-do-painel-jeep-rural-f-75-4-marchas-manoplas-plaqueta-_JM

antonio umino
29/06/2018, 18:30
Respondendo. a pegunta sobre o cambio......O cambio do maverick original. o controle das marchas é feito por tirantes (ou hastes),. Como foi adaptado, permaneceu o sistema.... em que no cambio de 4 marchas , tanto na coluna como no assoalho a posição de engate é o mesmo... muito diferente da tampa original do jeep com alavanca na tampa da caixa.