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Ver Versão Completa : Pajero não pega, às vezes.



Márcio Wessner
26/06/2018, 21:07
Boa noite, pessoal!.
Estou com um problema antigo na minha Pajero Sport 2.8 2005 que agora está se agravando. Às vezes quando vou ligá-la a ignição não dá sinal algum. Nem motor de arranque querendo virar; nem painel se apagando (por eventual falta de bateria); nem tec-tec na ignição; nem mal contato no comutador; nada. Simplesmente não liga. Já troquei o motor de arranque (sem necessidade, claro).
E a solução é inusitada: mudar a alavanca do câmbio de N para P ou vice-versa. Aí, sim, o motor vira.
O chefe da oficinal local da Mitsubishi não soube o que dizer. Cogitou alguma falha de comunicação que se resolveria com o movimento da alavanca do câmbio. Ou seja, algum problema eletrônico.
Alguém tem alguma opinião sobre esse problema? Sugestões são bem vindas.
Abraços.
Márcio - Fpolis/SC

Walter da Camper
27/06/2018, 09:31
Quando a alavanca de câmbio está em alguma posição diferente de N e P, a partida fica bloqueada por questões de segurança.
Deve existir algum micro-switch ou sensor ligado ao mecanismo da alavanca, que verifica sua posição e libera a partida. Possivelmente esse componente deslocou-se de sua posição e não está fechando contato elétrico quando deferia.
Tem que procurar no pé da alavanca ou na caixa de câmbio, no ponto em que chega o cabo de aço que vem da alavanca e tentar identificar esse interruptor/sensor. Um simples reposicionamento deve solucionar o problema, sem custo.

Márcio Wessner
03/07/2018, 21:14
Excelente dica, Walter. Vou procurar algum especialista em câmbio automático pra ver isso. Obrigado.

bernajesus
08/07/2018, 12:35
Márcio, tenta ver a chave seletora do câmbio. Acredito ser a mesma coisa que o Walter falou.

Márcio Wessner
27/07/2018, 23:02
Walter e bernajesus, obrigado pelas dicas. Realmente, o problema estava no câmbio. Troquei um reparo na chave seletora e o problema foi resolvido.
Abraços.

Glaicon
28/07/2018, 06:54
Este fórum é sensacional.
Um problema aparentemente grave é apresentado e, em apenas duas mensagens a solução é revelada.
Considero isto fabuloso.
Parabéns Walter e Berna.
É este espírito voluntarioso e desinteressado que fazem a diferença.
Ajudar por simplesmente ajudar.:palmas:

Walter da Camper
30/07/2018, 13:31
Obrigado nobre colega. Apenas estou devolvendo aquilo que obtive de graça na internet nos últimos 10 anos (conhecimento técnico). Economizei muito dinheiro utilizando a experiência de outras pessoas.
É lamentável saber que esse benefício está em vias de extinção. Em tempos de WhatsApp o bom conhecimento técnico se perde com a mesma rapidez com que é compartilhado.
Uma pena, pois a próxima geração será tão dependente de mão-de-obra especializada quanto foi a minha há 25 anos atrás. Esse aparente progresso, na verdade é um grave retrocesso.


Este fórum é sensacional.
Um problema aparentemente grave é apresentado e, em apenas duas mensagens a solução é revelada.
Considero isto fabuloso.
Parabéns Walter e Berna.
É este espírito voluntarioso e desinteressado que fazem a diferença.
Ajudar por simplesmente ajudar.:palmas:

Glaicon
31/07/2018, 06:17
Obrigado nobre colega. Apenas estou devolvendo aquilo que obtive de graça na internet nos últimos 10 anos (conhecimento técnico). Economizei muito dinheiro utilizando a experiência de outras pessoas.
É lamentável saber que esse benefício está em vias de extinção. Em tempos de WhatsApp o bom conhecimento técnico se perde com a mesma rapidez com que é compartilhado.
Uma pena, pois a próxima geração será tão dependente de mão-de-obra especializada quanto foi a minha há 25 anos atrás. Esse aparente progresso, na verdade é um grave retrocesso.
Concordo contigo.
Tanto que não participo de nenhum grupo de WhatsApp aqui do fórum.
Segue a vida!:concordo:

Jane Aragão
27/11/2018, 14:00
Estou com esse mesmo problema na minha Pajero. Liga quando quer. A oficina especializada só acha estranho. Vou levar essa dica para eles amanhã bem cedo.

Pinkoski10
15/09/2019, 09:26
ola meus amigos baita ajuda mesmo, estava com esse problema na minha full 3.2 2006 e no começo as vezes nao pegava no P e depois começou as vezes no N tambem baita dor de cabeça troquei a bateria q tava velhinha fiz uma manutenção nas escovas e automatico do motor de partida e nada quando verifiquei q nao mandava positivo as vezes para dar partida no motor de arranque sendo que na chave de ignição saia possitivo. resumindo entao vi dica do amigo da chave seletola do cambio desmontei e apenas limpei os contatos e o lubrificante entao estou testando agora e por enquanto esta show tudo certo.