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Ver Versão Completa : Consumo Frontier SEL 2.5 Aut. 2008



Lucas Tomchak
24/06/2018, 12:16
Galera eu sou meio novo ai no grupo, procurei um topico semelhante mas nao achei ai criei um gostaria de saber quem teria frontier Modelo SEL (tailandesa) sobre consumo a minha está com 120 mil km a adquiri ha pouco tempo primeiro veiculo diesel só que o consumo esta me assustando média cidade 6.5 e estrada 8 km/l esta certo isso?? Me deem luz detalhe bicos testados e turbina nova e termostatica que estava sem , que fiz recentemente..

enricof18
24/06/2018, 19:51
Galera eu sou meio novo ai no grupo, procurei um topico semelhante mas nao achei ai criei um gostaria de saber quem teria frontier Modelo SEL (tailandesa) sobre consumo a minha está com 120 mil km a adquiri ha pouco tempo primeiro veiculo diesel só que o consumo esta me assustando média cidade 6.5 e estrada 8 km/l esta certo isso?? Me deem luz detalhe bicos testados e turbina nova e termostatica que estava sem , que fiz recentemente..

Consumo desse modelo, quando está tudo correto, fica em torno dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na rodovia, dependendo logicamente das condições de tráfico e condução. Se o tráfico for livre, sem carregar peso, velocidades na rodovia até 120 km/h, ela deve chegar nesses patamares de consumo ou ficar bem próximo disso.

A sua, se estiver rodando nas condições acima, está sim consumindo um pouco mais.

Motivos para isso são os seguintes:

1) EGR suja ou com problema na válvula (recomendo fortemente que isole a EGR, já fiz vários comentários aqui explicando como deve ser feito esse procedimento)
2) Geometria da turbina não funcionando adequadamente (pode ser mangueiras de vácuo rompidas, válvula moduladora com defeito, geometria carbonizada e travada).
3) Sujeira nos bicos e na bomba (principalmente em veículos que rodam com diesel comum).
4) Óleo do câmbio velho para as automáticas.

Já peguei casos em minha oficina de Frontier acomo a sua, que não faziam mais de 7 km/l na rodovia, após revisar esses itens acima, nas mesmas condições de rodagem, passou a fazer regularmente mais de 10 km/l, sem trocar nenhuma peça.

LucNeto
25/06/2018, 09:41
Galera eu sou meio novo ai no grupo, procurei um topico semelhante mas nao achei ai criei um gostaria de saber quem teria frontier Modelo SEL (tailandesa) sobre consumo a minha está com 120 mil km a adquiri ha pouco tempo primeiro veiculo diesel só que o consumo esta me assustando média cidade 6.5 e estrada 8 km/l esta certo isso?? Me deem luz detalhe bicos testados e turbina nova e termostatica que estava sem , que fiz recentemente..

Rapaz, vou te falar que se a sua for automática ela tá até econômica. Na minha que já é a LE 2010, mas creio ter o mesmo motor da sua, nunca consegui dois dígitos no consumo. :-(

enricof18
25/06/2018, 12:53
Rapaz, vou te falar que se a sua for automática ela tá até econômica. Na minha que já é a LE 2010, mas creio ter o mesmo motor da sua, nunca consegui dois dígitos no consumo. :-(

Revise os itens que citei acima.

Lucas Tomchak
25/06/2018, 20:34
Consumo desse modelo, quando está tudo correto, fica em torno dos 8 km/l na cidade e 10 km/l na rodovia, dependendo logicamente das condições de tráfico e condução. Se o tráfico for livre, sem carregar peso, velocidades na rodovia até 120 km/h, ela deve chegar nesses patamares de consumo ou ficar bem próximo disso.

A sua, se estiver rodando nas condições acima, está sim consumindo um pouco mais.

Motivos para isso são os seguintes:

1) EGR suja ou com problema na válvula (recomendo fortemente que isole a EGR, já fiz vários comentários aqui explicando como deve ser feito esse procedimento)
2) Geometria da turbina não funcionando adequadamente (pode ser mangueiras de vácuo rompidas, válvula moduladora com defeito, geometria carbonizada e travada).
3) Sujeira nos bicos e na bomba (principalmente em veículos que rodam com diesel comum).
4) Óleo do câmbio velho para as automáticas.

Já peguei casos em minha oficina de Frontier acomo a sua, que não faziam mais de 7 km/l na rodovia, após revisar esses itens acima, nas mesmas condições de rodagem, passou a fazer regularmente mais de 10 km/l, sem trocar nenhuma peça.

Opa cara boas dicas ela esta rodando conforme você descreveu aí seguinte ,
a EGR eu a isolei já
Os bicos tive que recentemente mexer neles pois tinha danificado as aruelas de assentamento deles no cabeçote rompidas e gerava um barulho aí travou um bico no cabeçote que foi um sufoco pra retirar nisso os mandei pra teste dois foram condenados, ai peguei 2 usados e mandei pra teste que estavam bons
a turbina foi trocada também, as mangueiras de vácuo as revisei ao recolocar a turbina estao ok,
a moduladora a testei está funcionando agora perfeitamente aí nao sei ,
ainda falta trocar o óleo do cambio que estou dando uma respirada mas logo irei trocar ,
agora tem uma situaçao a normal do meu motor ele esta assoprando a mais do normal pelo respiro pelo meu ver ja vi outra sopra bem menos isso indicia ja um desgate do motor acredito, embora seu desempenho é otimo ...

enricof18
26/06/2018, 12:23
Opa cara boas dicas ela esta rodando conforme você descreveu aí seguinte ,
a EGR eu a isolei já
Os bicos tive que recentemente mexer neles pois tinha danificado as aruelas de assentamento deles no cabeçote rompidas e gerava um barulho aí travou um bico no cabeçote que foi um sufoco pra retirar nisso os mandei pra teste dois foram condenados, ai peguei 2 usados e mandei pra teste que estavam bons
a turbina foi trocada também, as mangueiras de vácuo as revisei ao recolocar a turbina estao ok,
a moduladora a testei está funcionando agora perfeitamente aí nao sei ,
ainda falta trocar o óleo do cambio que estou dando uma respirada mas logo irei trocar ,
agora tem uma situaçao a normal do meu motor ele esta assoprando a mais do normal pelo respiro pelo meu ver ja vi outra sopra bem menos isso indicia ja um desgate do motor acredito, embora seu desempenho é otimo ...

Sobre a moduladora da turbina, para verificar o funcionamento é o seguinte: No meio da turbina, entre os dois caracóis, tem a haste da variação da geometria, ligada na wastegate. A wastegate é aonde vai a mangueira de vácuo da turbina. A haste da variação tem que ficar oscilando rapidamente com o motor ligado na marcha lenta e tem que ter um movimento pra baixo quando pisa fundo no acelerador com ela desengatada.

Na válvula moduladora, a mangueira que vem por cima do motor vai na entrada VAC. A que vai pra wastegate é a da entrada OUT e a que vai no mangote do filtro de ar é a que vai na entrada ATM.

Se as mangueiras tiverem ligadas corretamente, se chega vácuo na wastegate, e a haste da variação não fica oscilando e nem se movimenta pra baixo quando pisa fundo, a moduladora ou a geometria da turbina tem problemas.

Sobre a fumaça no respiro, faça um teste de compressão pra saber como está a pressão nos cilindros.

Sobre a troca do óleo do câmbio, vai no mínimo 12 litros para uma troca boa.

Lucas Tomchak
26/06/2018, 23:52
Rapaz, vou te falar que se a sua for automática ela tá até econômica. Na minha que já é a LE 2010, mas creio ter o mesmo motor da sua, nunca consegui dois dígitos no consumo. :-(

Caramba,que média a sua faz ?

Lucas Tomchak
27/06/2018, 00:00
Sobre a moduladora da turbina, para verificar o funcionamento é o seguinte: No meio da turbina, entre os dois caracóis, tem a haste da variação da geometria, ligada na wastegate. A wastegate é aonde vai a mangueira de vácuo da turbina. A haste da variação tem que ficar oscilando rapidamente com o motor ligado na marcha lenta e tem que ter um movimento pra baixo quando pisa fundo no acelerador com ela desengatada.

Na válvula moduladora, a mangueira que vem por cima do motor vai na entrada VAC. A que vai pra wastegate é a da entrada OUT e a que vai no mangote do filtro de ar é a que vai na entrada ATM.

Se as mangueiras tiverem ligadas corretamente, se chega vácuo na wastegate, e a haste da variação não fica oscilando e nem se movimenta pra baixo quando pisa fundo, a moduladora ou a geometria da turbina tem problemas.

Sobre a fumaça no respiro, faça um teste de compressão pra saber como está a pressão nos cilindros.

Sobre a troca do óleo do câmbio, vai no mínimo 12 litros para uma troca boa.

Bah cara valeu mesmo, a moduladora verifiquei está funcionando conforme o seu descrito está boa, irei ver onde consigo fazer o teste de compressao quem tenha aqui o equipamento adequado, sim o óleo ja sabia que ia essa quantidade + ou - , e nisso necessita a substituição do filtro do óleo do câmbio? o óleo que ela usa é o dexron 3 sintético correto? Eu achei aqui em minha cidade o que seria mais em conta o Petronas Tutela dexron 3 de base sintética seria um bom óleo a se usar?

LucNeto
27/06/2018, 13:06
Caramba,que média a sua faz ?

A minha tá fazendo no máximo 6 na cidade, e na estrada em uma viagem bem tranquila, quase nunca chegando a 100km/h, a melhor marca que fiz foi 9,3 e fiquei todo feliz.
Vou dar uma olhada nos pontos que o Erico levantou apra ver se melhora...

enricof18
27/06/2018, 13:39
Bah cara valeu mesmo, a moduladora verifiquei está funcionando conforme o seu descrito está boa, irei ver onde consigo fazer o teste de compressao quem tenha aqui o equipamento adequado, sim o óleo ja sabia que ia essa quantidade + ou - , e nisso necessita a substituição do filtro do óleo do câmbio? o óleo que ela usa é o dexron 3 sintético correto? Eu achei aqui em minha cidade o que seria mais em conta o Petronas Tutela dexron 3 de base sintética seria um bom óleo a se usar?

Ela não tem filtro no câmbio, o filtro é uma telinha bem fina que pode ser lavada. Obrigatório a remoção do cárter do câmbio pra limpá-lo antes de colocar o óleo novo.

Esse óleo da Petronas é muito bom pra ela.

LucNeto
29/06/2018, 18:17
Ela não tem filtro no câmbio, o filtro é uma telinha bem fina que pode ser lavada. Obrigatório a remoção do cárter do câmbio pra limpá-lo antes de colocar o óleo novo.

Esse óleo da Petronas é muito bom pra ela.

Opa. Isso é bom.
Então posso substituir o Nissan Matic S pelo DEXRON III, que é mais barato? :-)

AriAmaral
29/06/2018, 18:50
Pessoal seguinorientação enricof18. Minha LE 11/12 com 107.000km fiz bloquei da EGR ontem na cidade passou de 5,34 para 6,68 em trajeto cidade. Transito bem pesado. Em um total de 33,4 km. Vou fazer mais testes de km e posto aki. Li as 40 paginas outro post sobre bloquei da EGR e me convenci

enricof18
29/06/2018, 19:23
Opa. Isso é bom.
Então posso substituir o Nissan Matic S pelo DEXRON III, que é mais barato? :-)

Sim, de preferência sintético.

Alexandre Santana
30/06/2018, 17:49
Boa tarde Amigo

A história é um pouco longa, mais preciso de ajuda, não sei mais o que fazer pra resolver

Comprei uma Frontier Attack 2014 SV 192cv 4x4 Manual, de um amigo ,

Ele havia preparado ela, com alguns acessórios fora de estrada e feito o REMAP Estágio 2 (envolve reprogramação com eliminação da EGR que fica fechada, filtro DPF que fica Oco, e desativa seus sensores, trazendo programa do motor do atual Euro V pro anterior Euro III, também desativa a regeneração de Partículas original, tudo eletronicamente) com ganho de potência pra aprox 250 cvs.

Bom, como peguei assim, não quiz mexer, confesso que não faria ... mais realmente resultado é surpreendente no quesito potência e torque.

Problema é que de tempo em tempo, em especial a forçar a camioneta ao extremo, começou a apresentar uma fumaça branca em excesso, sem explicação, e que no dia seguinte não fazia mais .

Primeira desconfiança foi o isolamento da válvula EGR, levei no Mecanico e mandei abrir, pra minha surpresa piorou a fumaça, passando a fazer todos os dias, na partida frio pela manhã.

Acabei isolando ela novamente, pra voltar ao que estava, sem sucesso, continuou fazendo a tal fumaça ...

Pesquisando com antigo dono, descobri que havia retirado a colmeia (interior), do catalisador da saída da turbina e do DPF (filtro de partículas)

Me falou também que havia trocado os bicos, por outros originais, de uma camioenta com 5.000 km apenas, já em função dessa fumaça ter apresentado com ele, e após desligado os sensores do DPF, havia parado a fumaça .

Foi onde tive a brilhante ideia, de comprar um DPF, e colocar no lugar, imaginando ser o causador da tal fumaça indesejada pela manhã quando fria apenas ...

Achei um DPF semi novo, coloquei no lugar, e realmente parou a fumaça branca pela manhã fria, porém começou a fazer direto e de forma mais intensa depois de quente, similar a um caminhão velho...

Entrei em contato com a empresa, que fez a Reprogramação, e desconfiamos que a Frontier, estive com fuligem no sistema, que deveria ter sido zerado pelo Mecanico, antes de colocar o REMAP deles, ou ainda, que ela tivesse tentando fazer essa regeneração de tempo em tempo .

Fui até a cidade da empresa, que fica a 80km da minha, e colocamos o programa original dela, ligando todos os sensores, deixando original, só sem a colmeia (interior) do catalisador saída da turbina, e após andar com ela e esquentar, passou a fazer a mesma fumaça, um pouco menos intensa apenas.

Descartamos ser o programa o problema, então coloquei o programa REMAP que estava, e tbm o DPF anterior (sem colmeia), parque na pior das hipóteses, continua-se apenas fumaçando pela manhã, o que infelizmente não aconteceu. Resumindo, perdi tempo e uma boa grana, e não conseguimos resolver, pelo contrário , piorou muito o que já era ruim ...

Conferimos também , radiador da EGR, não está furado, pois não vaza e não consome água

Sintomas : Fumaça Branca Ema excesso após motor quente

Não apresenta nenhuma falha no carro

Não apresenta nenhum erro scaner, inclusive da Bosch Service (bombista)

Não acende a Luz da Injecao e não apresenta perda de força ou potência

Carro liga normalmente quente ou fria, sem dificuldades

Não consome e nem baixa Água do radiador

Não Baixa Óleo

Não mistura água no óleo

Nunca apresentou aquecimento anormal na temperatura ,

Desligado tbm sensor injetor que vai direto no DPF, onde nada mudou .

Bom essa é minha situação, nenhum sensor apresentando programas no scaner, nenhum defeito físico, porém estou ficando sem opções do que está causando esse grande problema. Tão grave, que esse fim de semana, deixei ela de lado, pra não usar até resolver ...

Detalhe a camioneta tem 90.000 km apenas, é nova de tudo, zero pra anda R

Desculpa pela história longa, mais como pediu pra contar tudo que ocorreu, acredito que consegui descrever acima .

Se puder me ajudar, ou algum dos amigos que estão lendo esse relato,

agradeço muito, pois estou ficando sem opção do que fazer . Pois pior que ter um problema, é não achar ele, e não poder resolver ...

Forte abraço

Att

Alexandre
Joinville SC

Meu e-mail. Alerosan2312@gmail.com

WhatsApp 47 99109-2316

Lucas Tomchak
02/07/2018, 11:49
Problema *cabuloso* o seu heim Alexandre Santana, nao tenho muita experiência como motores diesel sou mecanico mas trabalho a maioria como motores gasolina alguns diesel mas na proporção 90% gasolina e 10% diesel e pra variar estou adquirindo uma grande experiencia no diesel com a minha frontier kkkk que deu alguns problemas , Mas e a sua turbina será como está não esta deixando passar óleo talvez foi verificada???

AriAmaral
04/07/2018, 04:07
Alguem trm alguma experienvia com esse chip economia combustivel vai tomada OBD. ?

LucNeto
23/07/2018, 17:54
Caramba,que média a sua faz ?

A minha tá fazendo 6. Hoje completei o tanque e marcou 5,83 km/L :-(

Vou trocar o filtro de ar, que já tá bem sujo e revisar os pontos que o Eriko disse.

LucNeto
13/08/2018, 13:02
Sim, de preferência sintético.


O TOTAL ATF III, a embalagem diz que é DEXRON IIIG. Esse tb serve. Achei por aqui a 29,00 o litro.