PDA

Ver Versão Completa : ignição eletrônica



Alexandre Vaz Ferreira
01/04/2003, 00:46
Gostaria de saber a experiência de vcs com ignição eletrônica no BF 161. Vi no site da Grandrio (www.grandrio.com.br) um kit completo :? por 430,00. Será que vale a pena?
Um Abraço. Alexandre

Giovani
01/04/2003, 01:49
:D Olá Alexandre!

:D No meu jeep fiz o seguinte: peguei uma distribuição de Opala 6cc, levei as duas no torneiro (Adir, vulgo Berga), onde ele cortou o eixo do Willys e soldou na distribuição do Opala. Depois fui no Pedro Jurinic da Centermoto, que também é jipeiro, para ele inverter o avanço. Na distribuição é isso. Depois compre um módulo e instale tudo. Avalie os custos e veja se vale à pena, não esqueça do "frete", caso queira comprar aquele kit. :wink:

Fábio
01/04/2003, 09:47
Alexandre,

Essa é uma opnião pessoal minha, e que muita gente não costuma compartilhar, mas vamos lá: Isso é um fórum, ou não é?!? :D

Vale a pena investir quase R$ 500,00 num motor obsoleto, quando o preço de um 4.1 injetado, completinho custa R$ 1.400,00?!?

Não estou falando mal do BF161, muito pelo contrário: Eu uso esse motor no meu CJ e sua performance, para aquilo que eu preciso, é excepcional!!!

Não pretendo troca-lo, a não ser que um dia ele abra o bico e ganhe sua aposentadoria com direito a honrarias por bons serviços prestados.

Porém, por mais que alguém invista no BF, nunca terá a performance de um 4.1, GM151, 4cc ou V6 da Ranger...

Portanto se eu fosse buscar uma melhor performance para meu Jeep, com certeza não gastaria com paleativos baratos que certamente sairiam mais caro do que uma solução definitiva.

[]´s

dptucunduva
01/04/2003, 10:19
Vale a pena investir quase R$ 500,00 num motor obsoleto, quando o preço de um 4.1 injetado, completinho custa R$ 1.400,00?!?


Sacanagem, Fábio! :?

Seja honesto nesses valores! R$500,00 é a ignição pronta e instalada...

Agora, quanto sai o motor pronto e instalado?!?!? Vc construiu seu jipe, e sabe que os R$1.400,00 viram o triplo fácil, isso se vc der sorte de ficar só nisso.

Completa o raciocínio! :lol: :lol: :lol: poaFmnpap :lol: :lol: :lol:

Fábio
01/04/2003, 10:56
Daniel,

Tá bom... tá bom!

Eu quis ser um pouco dramático e o que deixei de mencionar foi o seguinte:

Muita gente tenta melhorar a performance de motores antigos, não só com kits de ignição eletrônica, mas sim com um monte de parafernalhas que custam uma nota e acabam por ficar pior do que uma solução definitiva...

Você conhece bem o exemplo de um jipeiro de SP que tem debaixo do capô de seu CJ um motorzinho OHC com comando retrabalhado, blower, módulo MSD, tucho hidráulico, carburador Weber IDF 40, bobina High Vibration, controlador de giro, cabeçote rebaixado, filtro K&N, etc, etc, etc... e agora está pensando ( :oops: ) em colocar um motor da Ranger, não conhece?!? 8)

dptucunduva
01/04/2003, 11:11
:lol: :lol:
Fábio,

Não precisa defender sua idéia. Eu concordo... Foi só pra encher o saco mesmo. Eu tinha trocar um jogo de junto do motor original e optei por adaptar o do opala! :evil:

Que alias, ainda esse ano, se tudo der certo, vai virar 4.1MPFI. :shock: :twisted:

Rodolfo Ourique
22/07/2003, 19:14
:shock:

Cícero Franco
23/07/2003, 08:39
Sem querer defender qqer pto de vista, só quero passar o que eu fiz. Coloquei ignição eletrônica VW no motor da Potranca que é o bom e velho BF161. Esta ignição é das primeiras que surgiram. Ela vai entre a bobina e o distribuidor e tem como função diminuir o desgaste do platinado e dar uma faísca mais homogênea. É barbada de instalar.

Tem a venda no site da Rural e custa R$ 130,00!!!! O site é:(http://ruralwillys.tripod.com/vendas/acessorios.htm). Junto com a peça vem todos os desenhos de como instalar. Estou mandando este desenho em anexo. É bastante simples o negócio, se não tiver medo de fio é barbada! Só tomar cuidado com a bobina, pq a tensão é alta e dá prá tomar um choque para nunca mais esquecer.

[]s

EduardoLang
23/07/2003, 17:24
Então, meu prezado Giovani,

Voce poderia detalhar um pouco mais esse processo de encherto de distribuidor??? Em que altura se deve contar e fazer a emenda??? Como é que é esse processo de inversão do avanço???? Voce teria como mandar um step by step para que eu possa fazer no mau também??? Tenho muito interesse em efetuar a troca, pois aqui em sampa eu consigo um distribuidor da opala 6cc bem baratinho. O kit (módulo) da ignição eletrônica que vc utilizou foi o do opala mesmo ? ? ? ? e o avanço???

Giovani
23/07/2003, 20:02
Voce poderia detalhar um pouco mais esse processo de encherto de distribuidor???

:D Grande Eduardo!

:D Bah tchê! Nem o torneiro que fez o serviço deve lembrar as medidas... Faz tempo! O módulo, eu usei o original do meu jeep, que veio com o motor Ford OHC 4 cil. Mas faça o seguinte: compre a distribuição do Opala e retire a do seu jeep. Pondo as duas, lado a lado, será muito fácil ver e medir o que precisa ser feito. Procure um bom torneiro que ele tira de letra! Quanto ao avanço, foi um outro mecânico que fez o serviço e esse não fala... Só desmontando tudo para ver. Mas se vc explicar o que quer, acho que algum mecânico vai saber fazer... É ruim, mas não desmontei ela para ver como foi feito. Essa fico devendo... :(
[]'s

Danniel Pizatto
18/08/2003, 19:22
Tava folheando umas revistas de eletrônica de um conhecido e achei um artigo sobre ignição eletrônica, incluindo sugestão de três circuitos (incluindo um que não usa platinado).

Montei o mais simples deles, apenas para dar um pouco mais de consistência na faísca e poupar o platinado mas ainda não tive oportunidade de testar no Jeep (ele fica na fazenda, 300km..) mas pelo teste que fiz num transformador ele vai funcionar beleza.

O circuitinho fica ridículo de pequeno e vc não vai gastar mais do que 15 reais. Pra quem gosta de eletrônica é uma boa.

Se houver interesse, me avisem que mando fotos dele e posso escanear o diagrama do circuito.

Falows..

walter.andreis
18/08/2003, 19:29
Danniel / ALL,
Eu também fiz um esquema de ignição eletrônica...
Não lembro de onde tirei o esquema... sei que comprei um transistor que paguei uns R$65,00 na época, mais umas coisas baratinhas lá..
Resultado = Nunca liguei ele no CJ.. logo em seguida comprei o MPFI... :(
Se alguém quiser a parafernalha toda, eu mando por Lt$30,00...

[]´s

Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2003, 21:26
Daniel
Manda o esquema para nós, nunca é demais saber qualquer coisa, principalmente barata, pra dar uma vitalizada no bom e velho BF :wink: .
Um abração
alexandre

Danniel Pizatto
18/08/2003, 22:48
Bom, tão aí.

Algumas ressalvas sobre o circuito mais simples:

1. o resistor R1 deve ser de no mínimo 2W. Senão é cheiro de queimado na certa.

2. O transistor Q3 pode ser o BUX80, BU2508A, BU2525A ou equivalentes. Estou usando o BU2508AF (R$ 7 em Brasília), que também serve. Caso não tenha esses, peça por um transistor que aguente pelo menos 500V e 8A.

3. As trilhas do circuito impresso que vão à bobina e ao negativo devem ser beem espessas. Mais do que as minhas, vou fazer um reforço com fio e solda no final.

4. De preferência monte o transistor Q3 num dissipador de calor, dá pra achar relativamente fácil em sucata (como o meu).

5. Como não testei no carro ainda, não sei se acontece: se o circuito ficar ligado na alimentação, porém sem comutação no platinado (ex, chave virada na ignicao) , depois de um tempinho o transistor passa a conduzir a corrente através da bobina, resumindo, ele ESQUENTA PRA KCT e pode queimar depois de um certo tempo nessa condição. Quando tiver tudo acertado posso mandar notícias, ou se alguém manja do assunto, dê os toques pra gente!

É isso aí.. quem tiver a coleção da Saber Eletrônica, pode procurar a número 261 de 1994 que lá tem o artigo completo.

Falows!

Cícero Franco
19/08/2003, 09:03
Estes circuitos são extremamente simples e funcionais. Agora, tem que caprichar no dissipador de calor para evitar queima dos componentes. Há muitos anos, revistas como a Antenna e a Nova Eletrônica apresentavam diversos destes circuitos. Todos bastante simples e funcionais.

Eu, na verdade, utilizei uma ignição eletrônica já pronta vabricada pela VW, vedada, com a carcaça com dissipador, etc.

Custou uns R$ 130,00 no site da Rural: http://ruralwillys.tripod.com/vendas/acessorios.htm.

Só que agora eles não tem disponibilidade para venda deste produto, mas dá para ver a cara dele.

[]s

fpandur
19/08/2003, 14:15
Bem, não querendo desanimar ninguém, mas eu já montei esse esquema mais simples da Saber e não funcionou ... Revisei todas as ligações e chequei os componentes, mas nada ! :(

O único que funcionou foi um outro circuito, que inclusive enviei a placa p/ o Mauro, pois depois instalei o GM-151, que já tem ignição eletrônica original.

Depois mande notícias se esse circuito da Saber funcionou. Comigo, ele não quis "conversa" ... :)

Abraços

mattheus
19/08/2003, 17:42
OláAlexandre :D

Coitado do bom e velho BF, devemos levar em consideração que, se temos um jeep hoje é porque o velho BF é que nos trouxe!!! E o que fazemos?? ?Simplesmente descartamos como uma peça inutil e obsoleta.
mas vamos ao que interessa, no Portuga (em Guarulhos ou na Feira 4x4-as quintas feiras no Ibirapuera) tem o distribuidor prontinho para instalar no seu bom e velho BF, e já vem com o cabo, você só precisa correr atrás do módulo da ignição (qualquer desmanche de carro velho tem).
Segundo o pessoal do Portuga, qualquer módulo de 6 ou 8 pinos (não me lembro ao certo) cabe nesse distribuidor.
A última vez que fui na feira o distribuidor tava 200 latinhas, o módulo você vai gastar +- 60 latinhas no ferro velho (mas não fala que é para jeep senão os caras esfolam :evil: , fala quue para um carro bem velho!!!)

Saudações

Mattheus

Alexandre Vaz Ferreira
19/08/2003, 22:48
OláAlexandre :D

Coitado do bom e velho BF, devemos levar em consideração que, se temos um jeep hoje é porque o velho BF é que nos trouxe!!! E o que fazemos?? ?Simplesmente descartamos como uma peça inutil e obsoleta....

o módulo você vai gastar +- 60 latinhas no ferro velho (mas não fala que é para jeep senão os caras esfolam :evil: , fala quue para um carro bem velho!!!)

Saudações

Mattheus

Mattheus
Valeu a dica, mas quero esclarecer que não desprezo o BF, tanto que não pretendo usar outro motor. Para o meu uso este tá muito bom :wink: .
Quanto a comprar peças em ferro velho, sempre ligo antes é peço o preço, senão quando chego, geralmente com meu carro de uso diário que é uma GM Silverado, o preço dobra :evil: , quando sabem que é p/ Jeep triplica :evil: :evil: e se descobrem que sou Médico aí perdem a noção :evil: :evil: :evil: . Tem que estar esperto e saber bem o preço da peça nova :wink: .
Um abração
Alexandre

Sergio Antunes
20/08/2003, 15:56
Oi, Pessoal.

Coloquei na seção de download uma materia completa para a montagem deo circuito de ignição eletrônica que saiu na resvista Nova Eletrônica de janeiiro de 1985.

Abraços.

Sergio Antunes.

Cícero Franco
20/08/2003, 16:16
Ô, Sérgio. Tu é do tempo da Nova Eletrônica, é? :lol: :lol: :lol:

Sergio Antunes
20/08/2003, 16:38
Fala Cicero.

Pois é. Tem as suas vantagens pois consigo as revistas que não existem mais hehehe.
:lol: :lol: :lol: Mas a cabeça é de moleque mesmo.
Abraços


Sergio Antunes.

Mauro B.
21/08/2003, 02:20
O único que funcionou foi um outro circuito, que inclusive enviei a placa p/ o Mauro, pois depois instalei o GM-151, que já tem ignição eletrônica original.

:D Fala Pandur !!! :D

Cara, tua ignição está sendo guardada com todo cuidado! Quero terminar logo a reforma do meu Nissan Patrol e instalar nele mesmo sua ignição! Ainda não comprei a caixinha porque não me concentrei nesta parte ainda, mas quando instalar eu de mando um e-mail, certo? Mais uma vez muito obrigado ! :P

Bom pessoal, eu tenho vários esquemas de ignição eletrônica aqui comigo. Tenho esquemas de ignição transistorizada comum e tbm de ignição eletrônica por descarga capacitiva. A por decarga capacitiva é que é o "ouro", mas o problema é que precisamos construir um pequeno transformador, e não tenho habilidades e nem quem faça pra mim. Eu não entendo de eletrônica, talvez quem entenda do assunto possa nos dizer se é possível a utilização de um transformador "comercial". Posso escanear os esquemas e mandar para quem quizer, ou colocá-los no meu site. Alguém se interessa ????? :?:

[]'s querendo ajudar e ao mesmo tempo pedindo ajuda...!

Danniel Pizatto
21/08/2003, 13:01
Mauro, dá uma olhada lá atás que eu postei um circuito por descarga capacitiva que já contei o inversor..

Sergio Antunes
21/08/2003, 14:01
Fala Mauro.

Esses circuitos de ignição eletrônica são bem simples. Quanto ao inversor tambem é facil de fazer o problema é encontrar um trafo descente.
Manda o circuito que você tem pra gente dar uma olhada.
O que eu mandei para a seção de download eu não montei, mas pelo que vi deve funcionar; só que não e por descarga capacitiva e portanto não tem uma faisca tão potente mas protege o platinado e mantem as faiscas na maneira certa independente da rotação do motor.

Abracos.

Sergio Antunes.

mattheus
22/08/2003, 09:28
Aí Alexandre,

Ontem estive na feira do Ibirapuera, e encontrei muita coisa boa e barata.
Uma delas é o kit completo de ignição (distribuidor, cabo, e módulo) por 240 latinhas :D :D , só precisa usar a sua tampa original. O produto parece ser bem feito, tem boa aparência, e tem garantia.
E se você der uma choradinha o cara ainda dá um desconto.
A loja R.A. 4x4 fica em Guarulhos, na Av.Dr. Timóteo Penteado, 2630, Vila Galvão, Tel. 6497/2205 falar com o Roberto.
Uma coisa que achei engraçado :twisted: ( e totalmente sem noção) é que ao lado do estande da R.A. o cara estava vendendo o mesmo kit por 750 latinhas??? :? Vai entender.

[]´s

mattheus

Mauro B.
23/08/2003, 02:11
:D Fala Danniel, Sérgio e ALL !!! :D

Eu já tinha esse circuito da Nova Eletrônica :) . Quanto ao inversor, os arquivos que tenho tbm os contém, e indicam o número de voltas que devem ser enroladas sobre um núcleo de ferrite. O problema continua sendo o mesmo: temos que construí-lo. Aqui na minha casa não tenho como. Já fui a dois caras que enrolam transformadores e eles se negaram a enrolar o transformador desses circuitos, dizendo que é de muita precisão e não querem arriscar. Fiquei na mão :cry: . O único problema para eu construir um circuito de descarga capacitiva é essa droga de transformador... :? A "solução" (pelo menos pra mim) é substituirmos por um já pronto, mas eu não entendo dessas coisas... :cry: Sergio, vc diz que é fácil de fazer...como eu poderia fazer?

Pessoal, eu coloquei no meu site todas as matérias que tenho sobre ignição eletrônica da década de 60. Tenho da década de 70 e 80 tbm, que logo vou escanear e avisar vocês. Os circuitos de descarga capacitiva são quase todos da década de 70. Vou escanear tudo e colocar no site. o endereço é http://www.oficinadojipe.kit.net/ig.html . Escaneei bem grande para facilitar a leitura e a visualização dos circuitos. Eu acho uma ótima leitura. Espero que gostem! :P

Vou ver se até o fim da semana eu coloco os circuitos da década de 70 pelo menos, que são os que tem os circuitos "capacitivos". Estou torcendo para que vcs consigam dar uma "solução" para este transformador... :)

[]'s

Danniel Pizatto
23/08/2003, 10:23
Naquele circuito ele usa um transformador comum de 9V + 9V e 3A. No esquema não diz qual deve ser a tensão do primário, diz apenas que deve dar de 500v a 800v. Como o oscilador trabalha entre 200Hz e 2kHz, não sei se um transformador comum de 220v serviria. O melhor jeito de descobrir isso é montar o circuito com um transformador comum, descobrir a tensão da saída e ir numa casa que enrole transformadores e pedir para aumentar o número de espiras no secundário, de modo que a tensão fique próxima a esses valores..

[]'s chocantes..

Danniel Pizatto
23/08/2003, 11:27
To mandando o artigo completo que saiu na revista.. às vezes o texto responde várias dúvidas

Sergio Antunes
23/08/2003, 17:29
Olá Mauro e Daniel.

Mauro o inversor nada mais é que um oscilador para poder transformar a corrente continua da bateria em corrente continua pulsante (isso é necessário pois um transformador não funciona com corrente continua; tem que ser alternada ou continua pulsante) e depois passa por um transformador que vai elevar essa tensão. Ou você faz um trafo com núcleo de ferrite ou usa um convencional para essa função.
Daniel o transformador de 9+9 deve servir sem alteração pois esta sendo usado para uma tensão de bateria de pelo menos 12Vcc e com uma freqüência superior aos 60Hz da rede o que vai fazer com que o mesmo tenha um melhor rendimento. Caso seja insuficiente, pode-se tentar um trafo de 6+6 ou ate 3+3 (imagine que se um transformador que você joga 220V no primário e sai 3V no secundário, fazendo o inverso ou seja jogando 3 no primário sairia 220 no secundário.... agora se ao invés de 3 eu jogasse 12????? fora a freqüência) O importante é a corrente do secundário que quanto maior melhor, porem mais consumo e maior o tamanho do transformador. Um trafo feito especialmente para isso teria um volume menor, e o núcleo de ferrite é melhor para freqüências mais altas.
Assim que tiver um tempo disponível, vou montar esse circuito feito com o trafo de 9+9 para ver o que da.

Abraços.

Sergio Antunes.

Danniel Pizatto
23/08/2003, 22:09
Era exatamente isso que quis dizer, Sergio! :D

Também tô pensando em montar ele, só pra ver o que dá..

Acho que aqueles capacitores de 470nF vão servir, pq o BF tem rotação baixa (em média, depende do pé.. hehe).. Deve dar tempo pra eles carregarem direitinho, não acha??

Froids que o CJ fica na fazenda, só vou lá de vez em quando.. Devo ir na semana que vem, se rolar conto pra vcs.. com direito a fotos! :wink:

mais []´s chocantes

Mauro B.
27/08/2003, 03:05
:D Fala pessoal !!!! :D

Estou aqui para avisar para vc's que já coloquei no meu site ( http://www.oficinadojipe.kit.net/ig.html ) todas as matérias da década de 70. Ou seja, vários circuitos da ignição por descarga capacitiva. :roll:

Como tbm já estão no site todas as matérias da década de 60, sugiro antes a leitura do matéria de abril/69.

Pela parte teórica do CDI, a matéria da revista ITA ENGENHARIA, de nov/70, é uma boa. Os circuitos que achei mais interessantes foram o de dez/75 e o de dez/76, por terem poucos componentes. Pelo texto, parece que o de dez/76 tem o menor consumo de corrente. :P

Sérgio, Danniel e All: qual a opinião de vc's?????? :shock:

[]'s

Cícero Franco
27/08/2003, 08:38
Aí, Mauro

Eletrônica Popular, Antenna, Monitor.... isto me lembra os tempos de colégio :lol: :lol: :lol:

Estes circuitos funcionam bem para o que se destinam. Agora, não se pode pensar que o veículo fai ficar uma fera que não é por aí. O que se nota com o uso destes circuitos é uma vida maior do sistema elétrico e menos falhas.

[]s

Sergio Antunes
27/08/2003, 14:05
Fala Cicero.

Parece que não sou só eu que é do tempo da Nova Eletrônica né??? :lol: :lol: :lol: :lol:


Abraços.

Sergio Antunes.

Cícero Franco
27/08/2003, 15:06
Eu fazia montagens eletrônicas a partir dos circuitos da Eletrônica Popular e da Antenna. A Nova Eletrônica é recente!!! :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu montava radinho com transistores de germânio!!! :lol: :lol: :lol:

[]s

Danniel Pizatto
27/08/2003, 19:20
Povo...

Montei a bagaça... O único porém é que comprei o SCR errado, então ele não descarrega com o sinal do platinado.

Mas que até aí funciona, isso funciona... Inclusive levei um choque de 530 V :twisted:
Usei aquele transformador de 9 + 9 mesmo..

Comprando quase tudo, inclusive placa, percloreto, caixa, transformador.. ficou mais ou menos 60 latinhas...

Se der tempo, amanhã é só montar o SCR certo, tacar na caixa, ir pra fazenda e socar na viatura!

Abraços e inté!

Sergio Antunes
28/08/2003, 14:20
Fala Daniel.

Qual SCR você usou??? Eu estou achando que não vai disparar mesmo.
Tenta colocar um diac no lugar dos diodos que vão no gate do SCR, ou experimenta inverter esse diodos.

Sergio Antunes.

Danniel Pizatto
28/08/2003, 14:43
Fala Daniel.

Qual SCR você usou??? Eu estou achando que não vai disparar mesmo.
Tenta colocar um diac no lugar dos diodos que vão no gate do SCR, ou experimenta inverter esse diodos.

Sergio Antunes.

Usei o TIC106 e o MCR8N, não tinha atentado que a gate tem de disparar com o sinal negativo do platinado...

to vazando agora, então vai ficar pra próxima... :cry:

Falow!

Cícero Franco
28/08/2003, 15:04
Podes usar um triac no lugar do SCR e um diac no lugar do diodo.

[]s

scislewski
16/09/2003, 13:35
Podes usar um triac no lugar do SCR e um diac no lugar do diodo.

[]s

Mas e ai??? Funcionou??? :shock: Tbm quero fazer para meu OHC..... dá alguma diferenca??? Melhoras?? :P

Danniel Pizatto
16/09/2003, 14:02
Ainda não testei com o Triac, mas colocando um transistor PNP na gate do SCR ele dispara. Mas o problema é que a alimentação dos capacitores está no anodo do scr. Com isso, ele continua conduzindo, sendo que o certo ele deveria parar quando acabasse a carga nos capacitores..

Ainda to pensando como fazer essa bagaça funcionar.. Talvez colocando um transistor entre os capacitores e o scr, mas se ele fosse comandado pelo platinado, o propósito do circuito iria pro espaço (que é a independência do tempo do platinado fechado).

O que complica pra mim é que não tenho nenhuma bobina aqui em casa pra testar... Apenas no multímetro e vendo a tensão...

[]'s aceitando sugestões...

ah, aquela ignição assistida da Saber funcionou por um tempinho em marcha-lenta... mas ela é temperamental pacas, só funciona qdo quer...

scislewski
16/09/2003, 14:48
Tche.. tu tirou a resistencia que tem na bobina???? uma vez eu coloquei uma placa tbm e so funcionou qdo tirei a resistencia :lol:

Sergio Antunes
16/09/2003, 15:48
Olá Danniel.

Eu não sei que ligação você fez no gate do scr, mas pelo que entendi você não ligou uma bobina de carro na saída do circuito.
É necessário ligar uma bobina ou utilize um transformador comum para simular a bobina ligando o enrolamento menor na saída do circuito. Se a corrente não zerar totalmente o scr não volta ao estado de não condução, por isso é necessário a bobina que é praticamente um curto e vai descarregar totalmente os capacitores.
Abraços.

Sergio Antunes.

Cícero Franco
16/09/2003, 16:22
Olá Danniel.

Se a corrente não zerar totalmente o scr não volta ao estado de não condução, .

O Sérgio tem razão. Tanto os SCR quanto os Triacs não cortam se tiver corrente passando por eles. Em circuitos AC não tem problema, pois a corrente zera a cada meio ciclo, mas em circuitos DC é preciso zerar a corrente para obter-se novamente o corte.

[]s

Danniel Pizatto
16/09/2003, 16:24
Ah Sérgio, esqueci de falar, mas to usando um transformador na saída sim...Inclusive uma ponta do secundária é ligada junto ao primário em 12V, igual a uma bobina.. Mas aparentemente não aparece nenhuma tensão no secundário.. Também não meti o dedão lá pra saber.... :lol:

Vou dar uma estudada nesses circuitos que o Mauro colocou no site dele pra ver se tiro uma idéia..

[]'s..

scislewski
19/09/2003, 16:44
Alguemjá ouviu falar na

http://www.cmracing.com.br/

Segundo eles.. o sistema de ignicao dele é o melhor do PLANETA TERRA...
alguem tem algo para comentar sobre isso?????? :roll:

Danniel Pizatto
19/09/2003, 20:19
Alguemjá ouviu falar na

http://www.cmracing.com.br/

Segundo eles.. o sistema de ignicao dele é o melhor do PLANETA TERRA...
alguem tem algo para comentar sobre isso?????? :roll:

Sei lá cara.... esse troço tá milagroso demais pra ser verdade... :roll:

Cotrim
02/03/2004, 23:28
Revivendo este tópico, pergunto:

No meu BF 161, quando tento medir a tensão com o motor ligado, usando um multímetro digital, s´consigo ficar louco, pois o display mostra números absurdos, assim com se fantasmas existissem. A bateria está sendo carregada e, com multímetro analógico, funciona.

Pergunta: Será que é a bobina, ,ou os cabos, que estão gerando um campo eletro-magnético absurdo e interferindo?

Se ligo apenas o terminal negativo do multímetro no negativo da bateria, a interfeência continua.

Alguém sabe o que está acontecendo?

Alguém utiliza aquela ignição eletrônica que é apresentada no site da Rural? Funciona? O motor fica mais econômico? O platinado queima menos?

[]' poltergeist

Danniel Pizatto
03/03/2004, 00:19
Que bom que nao fui o unico a ver fantasmas! :shock:

Isso de fato acontece usando um multimetro digital..

Na epoca eu nao sabia qual era a treta: se era o regulador (que nao tava muito bom), o multimetro (que e bom, mas de vez em quando endoida)..

Dei uma geral no alternador, trocando o regulador... Mas a bagaça continuava.. O que me deixava mais cabreiro e que o mostrador ia pra mais de 100 V depois caia pra uns 8, assim ia indo...

Ate o dia que troquei o capacitor (condensador) do platinado... Nao resolveu totalmente, mas reduziu muito..

Nao sei é campo eletromagnetico ou retorno de alta tensao no primario da bobina (que eh funcao do capacitor reduzir)

Realmente, depois medi usando um multimetro analogico e tudo beleza...

[]'s exorcistas

andretomasi
03/03/2004, 01:51
Danniel / ALL,
Eu também fiz um esquema de ignição eletrônica...
Não lembro de onde tirei o esquema... sei que comprei um transistor que paguei uns R$65,00 na época, mais umas coisas baratinhas lá..
Resultado = Nunca liguei ele no CJ.. logo em seguida comprei o MPFI... :(
Se alguém quiser a parafernalha toda, eu mando por Lt$30,00...

[]´s


Ressuscitando o tópico,

Walter, esse esquema funciona? Ainda tem aí pra me mandar? :lol:
Dá um toque, que fiquei interessado!

[ ]´s

Cotrim
03/03/2004, 10:34
Pessoal,

Qual bobina eu posso usar para o Jeep 6CC sem ignição eletrônica?

E o regulador de tensão externo?

[]'s eletrizados

Danniel Pizatto
03/03/2004, 18:55
Eu usei do Corcel II se não me engano, marca Gauss.

Me parece que a referencia é GA57..

Ate hj funciona sem problemas

Cotrim
06/03/2004, 18:36
Pessoal,

Descobri o causador do "Efeito Poltergeist" no multímetro. Eram os cabos de vela que não eram supressivos e deviam ser originais da Willys Overland :lol: :lol: .

Troquei-os e agora está Ok. O problema é que a voltagem está variando pacas. Comprei um novo regulador de tensão da marca IKRO (http://www.ikronet.com.br/catalogo/produto_final.asp?parReferencia=IK411HD) e, para minha surpresa, quando fui instalá-lo descobri que possuia algumas conexões a mais.

http://www.ikronet.com.br/IMAGENS/FOTOSMAIORES/IK411HD.jpg

O atual só tem duas conexões, Campo e Ignição.

Alguém usa este regulador? Sabe como instalar?

Tentei achar algo sobre ele na WEB e não obtive sucesso.

Danniel Pizatto
06/03/2004, 22:19
Eu usava um regulador desse, mas o esperto do meu pai ligou do mesmo jeito que o antigo, de outra marca. Obvio que queimou ele.

Bom, todos os alternadores que tem regulador externo tem 3 conexoes: O que vai direto pro positivo da bateria, campo e neutro. Estes dois ultimos vao ligados ao regulador, e internamente fazem contato com a bobina movel do alternador, através das escovas. Variando o campo magnético dessa bobina se altera a tensão de acordo com a rotação e a carga que o alternador está fornecendo. Alguns tem uma quarta conexão com o terra, geralmente com uma malha.

Bão, então procura no seu alternador o terminal Neutro, e ligue ele.

Campo e ignição vão do mesmo jeito, um no alternador e outro na ignição, pra ter a referencia do valor da tensão.

O BAT é ligada à lampada, da seguinte forma: Puxe um fio da chave de ignição e ligue em um terminal da lampada. O outro terminal é ligado ao regulador.

Atenção: No meu regulador veio especificado que a lampada nao pode ter potencia superior a 4 W, verifique se tem isso no seu.

Ah, tenha certeza que o regulador tenha um bom contato com o negativo na caroceria, senão puxa um da bateria.

[]´s regulados,

Cotrim
06/03/2004, 23:45
Valeu, Daniel.

Mas ainda tem um porém. Se você prestar atenção, na extremidade BAT existem dois conectores. 1 na posição normal, igual às outras conexões e outro mei transversal. Quem eu ligo aonde?

A lâmpada da bateria é obrigatória?
Pode ser um LED, com o devido resistor?

[]'s quase terminados

Danniel Pizatto
07/03/2004, 00:16
Mas ainda tem um porém. Se você prestar atenção, na extremidade BAT existem dois conectores. 1 na posição normal, igual às outras conexões e outro mei transversal. Quem eu ligo aonde?

Tem razão.. olhando melhor parece ser os dois da lampada. Bom, se vc ligar um na ignição e outro no BAT nao deve ter problema. Se vc puder consultar um bom eletricista que coneça esses brinquedos, melhor.


A lâmpada da bateria é obrigatória?
Pode ser um LED, com o devido resistor?

Sim, a lampada é obrigatoria. Tambem vou usar LED pra bateria (alias ele ta la no velocimetro, falta animo e tempo pra ligar).

A função da lampada nao é so indicar se o alternador ta funcionando ou nao. Ela é fundamental na pré-excitação do alternador

Calma, nao é nada do que vc ta pensando :lol:

Quando o alternador começa a girar, precisa de uma corrente pequena pra gerar o campo magnetico e consequentemente carregar a bateria. Quem fornece isso é a lampada, que quando o proprio alternador tem capacidade de fornecer a corrente pra bobina, ela apaga.

Pois bem, se vc colocar apenas um led, a corrente vai ser muito pequena, e nao vai funcionar direito, afinal a corrente de um LED ta na faixa dos 20mA.

Mas como fazer? Simples.
basta colocar um resistor de carga, como se fosse uma lampada, e em paralelo ligar um led, com seu respectivo resistor.

vamos aos calculos, tomando por base uma lampada de 3W
P=V.i
i=250mA
Entao basta colocar um resistor que limite a corrente a 250mA:
V=r.i
r=48 ohms
E ele deve suportar a potencia de:
P=r.i2
P=2.8W

Arredondando, pode-se usar um resistor de 50 ohms/ 5 W

Depois, basta ligar em paralelo ao resistor, o led em serie com seu resistor limitador..

É so, se compliquei demais grita! :D

Danniel Pizatto
07/03/2004, 00:28
Rapaz, so nao entendi pq o seu ta escrito bat e tem dois conectores..

Peguei o meu aqui em casa, e ele so tem um conector LAM..

O p/n dele é IK510..

ve com alguem antes, posso ter falado merda

scislewski
12/05/2004, 13:07
E ai pessoal??? Alguem conseguiu terminar o circuito de CDI???
funcionou? Como faço para pegar as antigas reportagens da SABER ELETRONICA, que tinha na pagina do Mauro?

Alguem tem elas???

scislewski
12/05/2004, 13:07
E ai pessoal??? Alguem conseguiu terminar o circuito de CDI???
funcionou? Como faço para pegar as antigas reportagens da SABER ELETRONICA, que tinha na pagina do Mauro?

Alguem tem elas???


daniel@xisla.com.br

Mauro B.
12/05/2004, 13:27
Como faço para pegar as antigas reportagens da SABER ELETRONICA, que tinha na pagina do Mauro?


Cara, vou hospedar o site em outro local com tudo que tinha e mais um pouco, blz?

[]'s

Fabiano-SL
23/06/2004, 18:52
editado...

[]´s

Danniel Pizatto
23/06/2004, 21:22
Já usou o seu? Funcionou?


Rapaz, meio que desencanei dessa bagaça.. mas pelo menos descori o porquê dele nao funcionar direito..

Aqui em casa eu fazia o teste com uma fonte, nem tãõ boa mas também nenhuma porcaria. O inversor funcionava direitinho e carregava o capacitor.

Mas qdo ligava na bateria, que é Corrente continua pura, ele se negava a funcionar. Ou tem algum componente com especificacao diferente (coisa pequena, dentro da tolerancia do fabricante) ou entao o projeto deles nao funciona memso.

Uma saída é usar um oscilador baseado em circuito integrado (tipo o 555) que faria a comutacao pro transformador. Comecei a mexer com isso mas parei, to mexendo mais com mecanica ultimamente (e eu devia estar estudando... esses hobbys..)

Mas caso eu decida fazer o meu, to pensando em usar um sensor magnetico e abandonar de vez o platinado. esses dias que fui comprar o filtro de ar de um chevette vi que ele usa o mesmo módulo e sensor do opala 6cil, o unico problema é colocar uma "margarida" dentro do distribuidor do BF, no lugar do eixo de cames. porem a vantagem é que nao precisa cortar/soldar o eixo e as curvas de igniçao permanecem as mesmas.

[]s

xisla
26/09/2005, 15:50
Eu já fiz e não funcionou... dai desistis desta droga....


alguem conseguiu fazer funcionar??? tem um no mercado livre por 350 latinhas...

Fabiano-SL
26/09/2005, 18:22
Eu fiz e funcionou.... 8)

[]'s

xisla
26/09/2005, 18:33
Mas tu fez uma usando CDI ou as igniçoes normais?? Esta usando??? Como ficou a faisca?? Te deu algum problema????

Fabiano-SL
26/09/2005, 18:46
Eu usei a ignição normal, só montei o circuito eletronico que é ligado no sistema original....tudo funcionou ok! até agora nao deu problemas... mas acho melhor colocar tudo eletronico mesmo e acabar com o platinado!

[]'s

Cedric
26/09/2005, 19:59
mas acho melhor colocar tudo eletronico mesmo e acabar com o platinado!

Sem dúvida !

Porém, ao invés de se adquirir um distribuidor sem-platinado (remanufaturado) e módulo eletrônico....custo estimado R$ 500-600.....

será que alguém comercializa kit para trocar o "miolo" de um distribuidor convencional, objetivando transformá-lo para funcionar sem-platinado junto a um modulo eletrônico ?

Me-disseram que a firma Crestana&Crestana andou comercializando kits em torno de R$150 para transformação de distribuidor convencional - procede ?

Fabiano-SL
26/09/2005, 21:01
Amigo,

Nao sei te responder isso... mas monta o circuito da REVISTA NOVA ELETRONICA que funciona...

olha o meu aí no anexo.

[]'s

xisla
26/09/2005, 21:19
Tche, meu carro já tem ignicao eletronica, o que dá diferenca é a ultilização do CDI, um amigo tem uma ignicao da CMRACING que é uma droga como essas ai da revista. O correto é usar um Capacitor, desenvolvido para isso e não capacitores em série, mas isso para obter o máximo de performance. Para nos usando capacitores em serie vai ficar SHOW.... mas tem que ser CDI.....


dá muita difenca, ele regula o carro com CDI e sem CDI e se nota muuuito a diferenca...

abraços
Daniel

A que comecei a fazer, barrei no trafo... nao saia faisca no secundario...

Cedric
26/09/2005, 22:34
Xisla, Conheço pesoalmente as ignições CDI, porque eu os contruía nos velhos tempos !

Nesses, o descarregamento de um capacitor de 1 micro-Farad carregado até 300 Volts DC produz uma centelha bem mais poderosa.

Porém, é aconselhável que o dimensionamento da bobina seja adequado ao nível mais elevado de tensão (cerca de 30/40 kV) do secundário.

Outrossim, o próprio SCR precisa aguentar o tranco do capacitor de 300 V descarregando sua eneergia através do primário da bobina, e o conversor 12 V / 300 V a um curto-circuito franco nos seus terminais de saída......cada vez que o platinado abre.

E o circuito do disparo do SCR imune às interferências externas e ao bounce dos contatos do platinado.

Por isso, mais cedo ou mais tarde vai pedir arrego, e portanto, é interessante que seja fornecido com chave possibilitando reverter ao sistema convencional de ignição. OK ?

O sistema construído pelo colega - e descrito acima - é simplês e superior ao sistema convencional, porque poupa os contatos do platinado da comutação do corrente (5-10 Amps) fluindo pelo primário da bobina. Assim, o platinado opera mais confiávelmente, embora o transistor comutador agora carrega o piano (comutando dito corrente). Contudo o performance ao longo do tempo é mais constante e previsível. O desgaste do platinado em sistema convencional provoca fatalmente o desencadeamento de eventos que acabam por deteriorar a ignição.

Novamente, é interessante que seja equipado com chave para a finalidade descrita acima.

Sukys
27/09/2005, 03:14
Eu já fiz e não funcionou...

Para alguns funciona e para outros não porque este circuito da revista é muito elementar e deve ser visto mais como um "demonstrativo teórico" do que circuito prático, já que faltam inumeros refinamentos que garantam sucesso tanto no funcionamento quanto na vida útil do circuito.

Abraços,

xisla
27/09/2005, 08:49
Ola.. sukys, voce desenvolvia este tipo de circuito certo??? Nao tem nenhum por ai sobrando para me vender??? Eu ja vi o da CMRACING funcionando e melhorou bastante um GOL 1.0 sente-se a diferenca...

klaus motta
27/09/2005, 12:25
Estava com as mesmas duvidas,já comprei os componentes e vou montar este fim de semana o sistema postado pelo maurico d'arezo vou copiar a mensagem dele:

Olá Klaus,
No meu Jeep também queria colocar uma ignição para poder superar o problema de platinado sem nenhuma qualidade, como não achei uma com um preço razoável, e usada não confio muito, optei por um meio termo, fiz uma "ignição" como está descrito no link ( http://www.trilha4x4.com.br/dica33.htm ) como a função do platinado é apenas de servir de interruptor para gerar pulsos de eletricidade e o contato liga/desliga constante gera faíscas causando desgaste, então o circuito que é apresentado serve como um interruptor eletrônico, o platinado gera um pequeno pulso no circuito e esse se encarrega de passar a corrente maior, preservando assim o contato mecânico por muito tempo, e se um dia pifar é só mexer na chave e tudo volta ao sistema original, para mim está funcionando muito bem, já faz uns 8 meses que fiz, e se não me engano gastei uns R$ 20,00.
A única alteração que fiz foi na caixa que é montado o esquema, por coincidência, eu estava na época trocando um reator de uma luminária de lâmpada fluorescente e por sorte a caixa desse reator era de alumínio e bem feita, abri essa caixa removi tudo o que tinha dentro, e coloque o meu circuito, ficou perfeito, parece que é ignição industrializada, ninguém acredita que é Tabajara.
É lógico que ainda continuo vulnerável a mergulhos.
Um abraço.
Maurício.

Depois digo o resultado
Abraços
klaus

Cedric
27/09/2005, 13:53
Fato curioso - mas não estou conseguindo acessar o artigo no site trilha4X4 na mensagem postada por Klaus acima.

É que eu havia tomado conhecimento desse artigo ( e do site) alguns dias atrás através do site atual 4x4 brasil e armazenei o endereço na seção de Favoritos.

xisla
27/09/2005, 14:08
Assim pessoal...

Fazer esses circuitos aumentam a vida do platinado... agora fazer um circuito com CDI, aumenta a vida do platinado e AUMENTA a potencia do veiculo, pois a faisca acaba sendo maior....

Para mim não interessa esses circuitos sem serem os CDI´s...

Cedric
27/09/2005, 14:58
Citação:

agora fazer um circuito com CDI, aumenta a vida do platinado e AUMENTA a potencia do veiculo, pois a faisca acaba sendo maior....



A POTENCIA do motor não sofre alteração com o uso de CDI.

Isso não quer dizer que o desempenho do motor não ficará melhor, o que certamente ocorrerá se o performance estiver degradado devido a um sistema convencional de ignição dis-sntonizado.

Ainda assim, o CDI pode contribuir para uma maior eficiência na queima do combustível, ou seja , o motor poderá ficar mais ECONÔMICO.

Isso fica evidente logo que o CDI é instalado, quando então o parafuso de marcha lenta precisa ser mexido para reduzir a rotação (RPM).

O que se nota também é uma vivacidade maior do motor, quando solicitado. E as partidas à frio se dão sem a menor hesitação, o que deverá ser visto com uma bencão, especialmente por aqueles que pleteiam utilização no modo Flex-Fuel

xisla
27/09/2005, 15:11
Tche.. tu já andou num mesmo carro com e sem CDI???


Eu fiz o teste, num GOL bolinha 1.0, o cara instalou o CDI, abriu as velas para 1,5mm.... e sai para dar uma volta.. é absurdo o que o gol 1.0 anda.. tenho fotos dele na estrada a 170km/h.. digo que foi fácil chegar a esta velocidade.... dai ele tirou o CDI da CMRACING, voltou a abertura das velas para 0,8 ou 0,7 não lembro e saimos a andar.... MEU DEUS, parecia que carregava uma bola de ferro atras do carro... sem força sem desenpenho....

EU VI, ANDEI NO CARRO.... NÃO ME CONTARAM...

agora se não quiser acreditar tudo bem...


PS: para abrir as velas 1,5mm ele isolou o cabo com fita isolante termica, fez algumas camadas, depois colocou os cabos dentro uma mangueira de plastico que tbm isolou com fita.. pq as faisca saiam pelos cabos e descarregavam no motor de tão forte que era a faisca....


MUDA MUITO... se nao querem acreditar OK..... eu não respondo mais as mensagens escritas no FORUM, não vou ficar aqui discutindo com TEORICOS.... :parede: eu vi funcionando...não é teoria.. é prática...

xisla
27/09/2005, 15:25
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-33044324--_JM


Olhem ai um produto nacional, por R$ 350,00 queria saber se não tem como fazer algo parecido com um valor menor ainda????

Cedric
27/09/2005, 15:54
Tche - numa epoca em que meu coração falava mais alto do que qualquer outro órgão - ah que bons tempos aqueles :D - instalei um CDI de concepção Italiana, super requintada, no meu Passat TS 1976 zerinho. E eu construía essas ignições CDI, enrollando transformador e tudo.

O que notei de diferente foi exatamente aquilo que destaquei na minha mensagem acima, ou seja:

Não houve aumento na velocidade máxima, pelo menos não foi perceptível. O motor ficou mais esperto, o consumo melhorou uns 5 % e nunca tive porblemas de o motor pegar, mesmo no inverno nas cidades vizinhas (e friorentas) de Petrópolis ou de Friburgo.

Ah, sim, e as velas ficavam com coloração cinza/branco, jamais com aspecto de carbonizadas.

Claro, não mexi nos cabos das velas, apenas aumentei a abertura das velas ( passei a usar 1,0 mm).

Sim, a faísca produzida era poderosa e caso os cabos padrão VW apresentassem problema no suppressor de ruído (cabo aberto, sem continuidade), a faísca furava o isolamento do cabo, procurando caminho para terra. Portanto, passei a usar cabos de vela simplês, sem suppressor. 8)

Mas, o Passat TS quase sair do chão, ficar derepente com a desenvoltura de uma aeronave Neiva ou Cessna, prestes a levantar vôo.....nunca ! :(

Aliás, se voce visitar um Forum em Inglês - a Eng-Tips - há todo um assunto (thread) sobre velas e a quantidade dessas, nos diversos motores construídos até hoje.

Eu recordo ter visto um Datsun no Canadá nos anos 80, com duas velas por cílindro, o tal Twin-Spark, coisa que vi também nos anos 2000 no Brasil num Alfa Romeo importado.

Sukys
28/09/2005, 03:37
Ola.. sukys, voce desenvolvia este tipo de circuito certo??? Nao tem nenhum por ai sobrando para me vender???


Eu fiz o teste, num GOL bolinha 1.0, o cara instalou o CDI, abriu as velas para 1,5mm.... e sai para dar uma volta.. é absurdo o que o gol 1.0 anda.. tenho fotos dele na estrada a 170km/h.. digo que foi fácil chegar a esta velocidade.... dai ele tirou o CDI da CMRACING, voltou a abertura das velas para 0,8 ou 0,7 não lembro e saimos a andar.... MEU DEUS, parecia que carregava uma bola de ferro atras do carro... sem força sem desenpenho....
EU VI, ANDEI NO CARRO.... NÃO ME CONTARAM...

Numa boa, mas se existe uma ignição que você COMPROVOU ser capaz de fazer um Gol Bola "um-ponto-zero" atingir 170 km/h por que é que você quer comprar logo a minha?:pensativo:

Ah, e nem está mais à venda, mas quando eu vendia não apregoava nenhum milagre à ela, apenas o justo! :wink:

Abraços,

Sukys
28/09/2005, 03:59
...já comprei os componentes e vou montar este fim de semana o sistema postado pelo maurico d'arezo

Cheguei a fazer comentários aqui no fórum sobre este circuito, que deixa a desejar por causa do tipo de transistor de potência utilizado, se bem me recordo da série BU, mas com certeza sem características para chavear decentemente qualquer bobina atual. O circuito é muito antigo e hoje em dia já existem componentes mais apropriados, como o MJ10012, IRFP460 (MOSFET) e por aí vai. Já que vai montar, vale a pena uma atualização.

Abraços,

Cotrim
29/09/2005, 11:40
Sukys,

Aproveite sua experiência e apresente um circuito eficiente para nós.

[]'s aproveitadores :D

Sukys
30/09/2005, 00:26
Fábio,

Sabe aquele lance bíblico do "não dê o peixe, ensine a pescar"? A coisa é por aí.
Sabe aquele outro lance, bem tupiniquim, onde "nada se cria, tudo se copia"? Também é por aí.

Um circuito de ignição assistida - onde a eletrônica faz o trabalho pesado do platinado - é muito simples em termos de conceito, mas para desenvolver algo realmente eficiente demanda tempo, pesquisa, conhecimento e, porque não dizer, dinheiro.
Se alguém fizer coisa do tipo e disponibilizar o circuito, no dia seguinte já vai ter caboclo montando e faturando às custas de quem suou a camisa, e ainda por cima vai dizer que é o pai da criança.
Já vi isso acontecer aos montes e já aconteceu comigo várias vezes. A ignição CDI que vendia, por exemplo, foram oito meses de pesquisa e razoável grana investida com a compra de fonte de alta corrente para simular o circuito do carro em bancada, componentes importados, idas e vindas à empresa que fabricava os transformadores, simulações, testes, etc. etc.
Lancei o produto no mercado e não demorou muito veio a encrenca. Um bando de caboclos, incluindo um dono de oficina metido a preparador de carro de prova de arrancada, fizeram algo mal e porcamente copiado, tentaram colocar o produto no mercado por um preço bem mais em conta e, ainda não satisfeitos, meteram o pau na minha ignição prá tudo quanto é lado, coisa típica de quem vende um produto de merda.
Este fato chegou à mim por puro acaso, e preferi retirar o meu produto do mercado antes que algum outro fizesse uma engenharia reversa adequada e lançasse uma cópia. Melhor amargar prejuízo do que ver alguém ganhar dinheiro às custas do meu trabalho.
Tenho várias outras histórias do tipo e hoje em dia já aprendi a lição, produto para a área automotiva só se for microprocessado e com leitura do programa bloqueado, e de resto fico com dó de quem desenvolve comandos de válvula, suspensão, adaptadores de motor, etc. etc. para encher de dinheiro o bolso dos outros, que vendem a cópia da cópia da cópia, cada uma pior que a outra.


Voltando à vaca fria da ignição assistida.
A imensa maioria dos circuitos que saem em revistas de eletrônica são meramente conceituais, dirigidos ao desenvolvimento intelectual, e nem sempre apresentam uma aplicação prática, eficiente e garantida.
Outro aspecto que deve ser levado em conta é a contemporização do projeto. Fazer uso de um circuito de ignição de dez, vinte anos atrás, só em carro de dez, vinte anos atrás, e mesmo assim com todo o circuito de ignição da mesma época. Uma bobina de ignição original do BF, por exemplo, consome algo em torno de 6~8 Ampères, e os circuitos de ignição assistida que disponibilizaram aqui no fórum - projetados em mil novecentos e banana - fazem uso de transistor de potência subdimensionados (na época não existia acesso fácil para transistor mais eficiente), que chaveiam mal e porcamente esta bobina, quem dirá chavear uma bobina atual, com seus 8~10~12 ou mais Ampères. Quem já montou circuito do tipo e tiver osciloscópio pode comprovar isso facilmente.
Outra, estes circuitos não possuem proteção nenhuma e se o motor estiver parado, com os contatos do platinado fechados, basta deixar a ignição ligada por algum tempo que alguma coisa ou vai pro saco ou vai esquentar módulo e bobina mais do que cabeça de parlamentar em dia de CPI. Quem já montou circuito do tipo também pode comprovar este fato, e com muita facilidade.
Mais outra, bobina de ignição gera uma razoável força contraeletromotriz e os circuitos que existem por aí mal levam isso em conta, e quando levam deixam muito à desejar, o que diminui a confiabilidade do circuito, podendo o transistor de chaveamento abrir o bico sabe-se lá quando, mas de acordo com a Lei de Murphy será à noite, perto de favela e chovendo.
Ainda outra, platinado funciona em ambiente sujo e o que pouca gente sabe é que a alta corrente que circula em seus contatos tem o lado bom da história, que é promover a auto-limpeza destes contatos. Uma ignição assistida tem que levar isso em conta, só que ninguém se lembra disso (ou não sabe), e se a corrente que circulará pelos contatos for muito baixa não existirá auto-limpeza, e lá se foi pro brejo a vantagem da eletrônica, o platinado não se desgasta mas volta e meia apresentará mal contato ou até deixará de conduzir.

Por essas - e mais algumas outras - é que este tipo de circuito tem chave de comutação para voltar ao original. Pode funcionar anos à fio ou pifar a qualquer instante, e com certeza não eliminará a necessidade de manutenção junto ao platinado, pelo contrário, pode até gerar mais complicação, e mando aqui uma pergunta para quem já montou o circuito: a chave de comutação agüenta, pelo menos, uns 10 Ampères? Quando posicionada no modo "ignição original" circula por ela a corrente da bobina, e posso apostar que tem gente que usa chave do tipo "H", exatamente o tipo recomendado pelos circuitos publicados pelas revistas, e que mal agüentam 1 Ampère. Pé na jaca até quando o circuito estiver no modo original.


Sobre a ignição tipo CDI, antes de mais nada, quem leu com atenção a matéria percebeu que está textualmente explícito que se trata de circuito com enfoque teórico e não prático, e nem poderia ser diferente já que se trata de circuito extremamente elementar, inclusive com erros, que talvez foram corrigidos na "seção errata" dos números posteriores.
Numa ignição tipo CDI tudo é critico, e a parte mais complicada fica por conta da fonte DC/DC, que converte a tensão da bateria em alta tensão. No circuito apresentado esta fonte é do tipo auto-oscilante, sem controle na freqüência e consequentemente sem controle na tensão de saída, e faz uso de um trafo "abaixador de tensão", ligado ao contrário. Trafo ao contrário funciona numa boa, desde que respeitada a freqüência (no emprego original, 60Hz) e forma de onda (senoidal), só que nesta fonte o trafo vai funcionar com freqüência de alguns kiloHertz e forma de onda quadrada, ou algo próximo disso. O resultado é um baixíssimo fator de eficiência, mas até aí dá para encarar, desde que o trafo e os transistores não queimem por excesso de dissipação térmica.
Fonte ligada e já aparece alta tensão sobre o capacitor, mas como é gerada sem limitação logo de cara pode exceder a tensão máxima de auto-disparo do SCR (primeiro erro do circuito: SCR com sulfixo F) e o dito ficar disparando a bobina feito maluco.
Se não houver auto-disparo, menos mal, a tensão não chegou a tanto, talvez uns 300~400 volts.
Hora de simular o funcionamento. Primeiro em marcha lenta, faísca azulzinha com alguns cm de comprimento. Média rotação, faísca amarelada e fininha mas só em distância bem menor. Alta rotação, se a bobina simplesmente não apagar, com muita sorte veremos uma faísca que mal lembra a faísca que saía em marcha lenta. E tudo isso por causa da freqüência de oscilação + qualidade do trafo, que não consegue suprir a necessidade de carga do capacitor, e a medida que aumenta a quantidade de faíscas por minuto diminui na mesma proporção a tensão sobre o capacitor.
Como aumentar a freqüência não resolve porque o trafo simplesmente apaga, sobra como solução aumentar a capacidade do trafo, que em outras palavras se traduz em enrolamento de baixa tensão para maior amperagem, isso se os transistores agüentarem o tranco.
Digamos que agüentem, só que trafo de maior capacidade é um remédio para alta rotação, mas veneno para médias ou baixas justamente porque este circuito não tem controle sobre o nível de tensão gerada. Se em alta se consegue uma tensão de valor adequado, digamos uns 400~500 volts, em baixa poderá ser superior a 1.000 volts, e lá vai pro saco o SCR e mais alguns outros componentes.
Vá lá, no mercado tem SCR e capacitor parrudo e o problema pode ser resolvido... em parte, porque agora vem o erro fatal deste circuito: quando o SCR dispara a fonte entra em curto, e ai... baubau ignição CDI porque o que antes não queimava agora vira churrasco de eletrônica.

Melhor parar por aqui senão vou fazer concorrência com os discursos do Fidel Castro, e nem entrei no mérito do tipo de diodo retificador (que não pode ser do tipo recomendado e nem em configuração ponte de onda completa), não entrei no mérito do capacitor (que não pode ser de qualquer tipo), não entrei no mérito da forma de disparo do SCR (que no circuito não é feito da forma apropriada), no próprio SCR (que é subnutrido) e blá blá blá...


Montar circuitos do tipo, vale a pena? Didaticamente falando, sim, tecnicamente falando, não.
Evoluir circuitos do tipo, vale a pena? Didaticamente falando sempre valerá a pena porém, mesmo tornando o circuito eficiente e confiável sempre existirá um platinado para dar o ar da graça, com desgaste na haste de levante, mal contato, ajustes periódicos, etc. É o lance da TV de plasma só para assistir filme preto-e-branco. Tem lá seu charme, mas em termos financeiros e técnicos não faz o menor sentido.

Prá finalizar, se alguém perder tempo desenvolvendo algum circuito um pouco mais eficiente do que os que foram apresentados e divulgar pela internet, pode ter certeza que vai aparecer caboclo vendendo clone às custas de quem ralou. Isso na melhor das hipóteses porque se o circuito ficar meia boca, como a imensa maioria dos usuários de carro mal sabem prá que serve um distribuidor (mexânicos idem) pode ter certeza que muita gente comprará gato por lebre, e depois reclamará com o bispo porque fabricantes de clone somem com a mesma rapidez com que aparecem. Esse filme já passou até aqui no fórum, não foi uma única vez e nem só com eletrônica, e é só acompanhar alguns tópicos com a antena ligada que pega fácil este tipo de onda.

No mais, sempre tenho o maior desprendimento em ajudar no que for possível mas... peixe grátis, nem com Cristo que era santo! :mrgreen: :lol:

Abraços,

Alessandro Henrique
30/09/2005, 04:50
Muito bem colocada a questao Sukys!
Sds.

Cotrim
30/09/2005, 06:30
Sukys,

Quanto à cópia, tinha absoluta certeza da sua resposta, só postei porque vi um monte de gente te cutucando pra ver se arranjava algo na maciota e, já que você criticou o circuito apresentado, vi uma "deixa" pra jogar. No seu caso, eu não faria diferente.

Já que falamos em desenvolvimento e custos para isso, já que temos alguma demanda, por que você não aproveita que já tem um produto desenvolvido, e que teve que sair previamente do mercado, veja o interesse dos nossos amigos e estude a possibilidade de montar algumas unidades.

[]'s

Fabiano-SL
30/09/2005, 11:00
Achei esse circuito de CDI...é mais atual, é de 1997.

vejam aí:

Capacitor Discharge Ignition Circuit (CDI)

The CDI ignition circuit produces a spark from an ignition coil by discharging a capacitor across the primary of the coil. A 2uF capacitor is charged to about 340 volts and the discharge is controlled by an SCR. A Schmitt trigger oscillator (74C14) and MOSFET (IRF510) are used to drive the low voltage side of a small (120/12 volt) power transformer and a voltage doubler arrangement is used on the high voltage side to increase the capacitor voltage to about 340 volts. A similar Schmitt trigger oscillator is used to trigger the SCR about 4 times per second. The power supply is gated off during the discharge time so that the SCR will stop conducting and return to it's blocking state. The diode connected from the 3904 to pin 9 of the 74C14 causes the power supply oscillator to stop during discharge time. The circuit draws only about 200 milliamps from a 12 volt source and delivers almost twice the normal energy of a conventional ignition circuit. High voltage from the coil is about 10KV using a 3/8 inch spark gap at normal air temperature and pressure. Spark rate can be increased to possibly 10 Hertz without losing much spark intensity, but is limited by the low frequency power transformer and duty cycle of the oscillator. For faster spark rates, a higher frequency and lower impedance supply would be required. Note that the ignition coil is not grounded and presents a shock hazard on all of it's terminals. Use CAUTION when operating the circuit. An alternate method of connecting the coil is to ground the (-) terminal and relocate the capacitor between the cathode of the rectifier diode and the positive coil terminal. The SCR is then placed between ground and the +340 volt side of the capacitor. This reduces the shock hazard and is the usual configuration in automotive applications.

Sukys
30/09/2005, 16:57
Fabiano,

Se este circuito é de uma ignição CDI eu nasci na China e me chamo Ju Ha Kin. :D :D

Procure pela Internet por "tesla generator" e encontrará dezenas de circuitos semelhantes.

Abraços,

Sukys
30/09/2005, 16:59
...por que você não aproveita que já tem um produto desenvolvido...

Primeiro porque meu estoque de peças específicas para este circuito está zerado (trafo, que era confeccionado por encomenda, circuito impresso idem, componentes importados, etc.) e são coisas que não se compra na base da unidade.

Segundo porque era uma ignição desenvolvida para motores preparados que requerem uma faísca bem avantajada, e nenhum dono de jipe equipado com platinado vai querer gastar 800 reais em uma ignição super-dimensionada para o carro que tem, e realmente não faz o menor sentido.

E por ultimo, como já comentei, circuito prá carro só se for microprocessado. Já tem coisa saindo do forno (para painel) de custo acessível e que talvez interesse para alguns. Quando estiver pronto comento mais alguma coisa.

Abraços,

Fabiano-SL
01/10/2005, 12:08
Fala Sukys!

Poderia me explicar melhor este "tesla generator", pois pelo texto é CDI e achei muito semelhante ao circuito cdi das revistas.... :pensativo:

[]'s

Sukys
01/10/2005, 15:02
Fabiano,

Gerador Tesla é o nome que se dá aos circuitos do tipo que postou, que tem como UNICA finalidade a geração de alta tensão. Este circuito funciona pelo PRINCIPIO da descarga capacitiva, é verdade, mas daí chamar este circuito de ignição para motor vai uma grande distância.

Mesmo sem analisar o circuito, se prestar atenção no texto perceberá que atua em frequência fixa (gera 10 faíscas por segundo, de forma contínua e imutável) e o próprio texto determina que a fonte não aguenta coisa maior, ou seja, nem serve como base para uma ignição automotiva.
Só para ter uma idéia, considerando um motor 4 cil. estes 10 Hertz equivalem a uma frequência de disparo da ignição quando o motor está a 300 RPM.

Abraços,

Cotrim
01/10/2005, 17:27
KCT???

Sukys, como vc chegou à essa conclusão q ele só gera 10 faíscas por segundo???

[]'s curiosos

Sukys
02/10/2005, 03:41
Existem três formas para se chegar a esta conclusão:

1ª forma, baixo grau de dificuldade : conhecer alguma coisa de eletrônica e observar que entre a entrada e a saída do inversor lógico da familia 74C (pinos 1 e 2, respectivamente) existe uma realimentação resistiva. Inversor com realimentação já é o suficiente para torna-lo auto-oscilante, só que a frequência dependerá exclusivamente da capacitância interna ao pino de entrada do CI, que é extremamente baixa, e teriamos como resultado uma frequência relativamente elevada, que para ser calculada haveria a necessidade de ter o Data Sheet do inversor. Só que no circuito existe um capacitor, conectado entre terra e a entrada do inversor, e o valor deste capacitor será somado ao valor do capacitor da entrada do próprio CI (capacitores em paralelo tem a capacitância somada) que diga-se de passagem é de valor muito pequeno (capacitância do CI). Oras, como o capacitor conectado ao circuito tem o valor de 1uf e como a capacitância na entrada do CI é muito baixa, para efeitos de simplificação pode-se considerar somente o valor de 1uf.
Um detalhe interessante é que a frequência gerada tem um controle de duty cicle, onde - considerando a saida do inversor - o ciclo negativo terá um tempo determinado pela constante RC formada pelo capacitor e pela soma dos valores dos dois resistores em série, e no ciclo positivo terá um tempo determinado pela constante RC formada pelo capacitor e pelo resitor de 10k, exclusivamente, já que o resistor de 510k possui um diodo em paralelo e que no ciclo positivo ficará diretamente polarizado, neutralizando desta forma a atuação do resitor de 510k no calculo da constante de tempo.
De cara dá para perceber que o ciclo positivo será, aproximandamente, 50 vezes menor que o ciclo negativo, já que a relação entre os valores resistivos de carga e descarga do capacitor é mais ou menos esta, e tem que ser assim senão o SCR ficará em condição de disparo por um período muito longo, sobreaquecendo o capacitor que está em série com a saída do trafo, capacitor este que, em conjunto ao outro capacitor e aos dois diodos, formam um dobrador de tensão.
Para não me estender mais, fazendo uso de um cálculo muito complicado, que é o calculo de constante RC, a soma dos períodos de carga e descarga do capacitor nos dá o período total, e como a unidade sobre o período nos dá a frequência, chega-se fácilmente à conclusão de que a frequência será de 10Hz.

2ª forma, médio grau de dificuldade : ir até uma loja de componentes eletrônicos e comprar todos os componentes, um protoboard para montagem experimental, ferro de solda, solda, alicate, fonte de alimentação e um osciloscópio ou frequencímetro. Montar o circuito e, se tudo correr bem, observar a frequência que se encontra no pino 6 do CI.

3ª forma, altíssimo grau de dificuldade : ler o texto que o Fabiano postou e observar que lá pelas tantas está escrito: Spark rate can be increased to possibly 10 Hertz without losing much spark intensity.

:parede: :mrgreen: :parede: :mrgreen: :parede: :mrgreen:



Numa boa, mas essa não deu prá resistir. :lol:

Quando vi o circuito pela primeira vez fiz apenas uma análise rápida (o suficiente para saber do que se tratava) e dei uma passada de olhos pelo texto (me atendo em uma ou outra informação) e ao comentar sobre as 10 faíscas por segundo (ou 10 Hertz, o que dá na mesma) assumi que o texto está correto em relação ao circuito.
Mas o que escrevi lá no alto não está errado, é possível determinar a frequência de oscilação via constante RC, mas nem perdi tempo fazendo isso.

Sabe aquele lance do mecânico que dá uma olhada no motor e outra olhada nas especificações técnicas e manda de cara: "deste motor eu dobro a potência"?
Com anos de janela qualquer um faz isso, ainda mais se o texto já dá a dica. :lol:

Abraços,

Cotrim
02/10/2005, 11:07
Orelhada minha, não li o texto, apenas vi o circuito :parede: :parede: :parede: :parede:

[]'s :parede:

Marcos U. P. Oliveira
21/06/2008, 02:52
:D Fala Danniel, Sérgio e ALL !!! :D

Eu já tinha esse circuito da Nova Eletrônica :) . Quanto ao inversor, os arquivos que tenho tbm os contém, e indicam o número de voltas que devem ser enroladas sobre um núcleo de ferrite. O problema continua sendo o mesmo: temos que construí-lo. Aqui na minha casa não tenho como. Já fui a dois caras que enrolam transformadores e eles se negaram a enrolar o transformador desses circuitos, dizendo que é de muita precisão e não querem arriscar. Fiquei na mão :cry: . O único problema para eu construir um circuito de descarga capacitiva é essa droga de transformador... :? A "solução" (pelo menos pra mim) é substituirmos por um já pronto, mas eu não entendo dessas coisas... :cry: Sergio, vc diz que é fácil de fazer...como eu poderia fazer?

Pessoal, eu coloquei no meu site todas as matérias que tenho sobre ignição eletrônica da década de 60. Tenho da década de 70 e 80 tbm, que logo vou escanear e avisar vocês. Os circuitos de descarga capacitiva são quase todos da década de 70. Vou escanear tudo e colocar no site. o endereço é http://www.oficinadojipe.kit.net/ig.html . Escaneei bem grande para facilitar a leitura e a visualização dos circuitos. Eu acho uma ótima leitura. Espero que gostem! :P

Vou ver se até o fim da semana eu coloco os circuitos da década de 70 pelo menos, que são os que tem os circuitos "capacitivos". Estou torcendo para que vcs consigam dar uma "solução" para este transformador... :)

[]'s
Oi aqui e Marcos Oliveira , o nucleo de ferrite e o E42 .
Voce acha na loja cepar aqui de Curitiba .
Sou tecnico em eletronica formado pelo CEFET Pr. dede 1.986,
pesquiso faz anos essas igniçoes . Possuo alguns esquemas , ja montei



algumas .
Utilizo hoje em um carro VW, uma comprada de aproximadamente
220mj(mili jaules ) para dar um exemplo : a igniçao de um Mi 1.8 e de
aproximadamente 8mj.


O que eu posso dizer na pratica e que se torna um motor extremamente
forte , melhorado tudo arrancada ,economia de combustivel, velocidade
retomada, na minha opiniao e otima .
Meu email: Mapotz@hotmail.com
Estou pesquizando uma la do EUA , dizem que tem umas mais forte .
Esta que eu uso e da Cmracing . Do Cezar Marques .

Marcos U. P. Oliveira
21/06/2008, 03:05
O trafo Usa nucleo E42.
Mapotz@hotmail.com
Tecnico Em Eletronica Cefet Pr. desde 1.986
gostaria de receber alguns circuitos desta igniçoes.
Utilizo uma em um carro e Otima se quiser mais infomaçoes me mande um email
Obrigado .
Marcos Oliveira

valquir
04/07/2008, 19:44
bicho por favor voce pode me mandar o esquema da ignição a descarga capacitiva

valquir
04/07/2008, 19:59
Meu email : valquirgf@terra.com.br

valquir
04/07/2008, 20:08
Amigo,

Nao sei te responder isso... mas monta o circuito da REVISTA NOVA ELETRONICA que funciona...

olha o meu aí no anexo.

[]'s
Cara cade o esquema da ignição.

valquir
05/07/2008, 01:40
Amigo não consigo entender esse forum. Quando voces dizem ai vai o meu em anexo, onde eu procuro? Ainda não achei nada.

turboroe
06/07/2008, 01:22
Citação:

agora fazer um circuito com CDI, aumenta a vida do platinado e AUMENTA a potencia do veiculo, pois a faisca acaba sendo maior....



A POTENCIA do motor não sofre alteração com o uso de CDI.


Queima mais eficiente = motor mais eficiente = menos potencia jogada pelo cano de escape = motor mais potente



Isso não quer dizer que o desempenho do motor não ficará melhor, o que certamente ocorrerá se o performance estiver degradado devido a um sistema convencional de ignição dis-sntonizado.


Motor a combustão trabalha com eficiência muito abaixo de 100%. Qualquer coisa que melhore a combustão, melhora a eficiência.
Por mais novo q seja seu carro, o motor vai estar trabalhando com queima ineficiente. Ignição automotiva de fábrica em geral é lixo.




Ainda assim, o CDI pode contribuir para uma maior eficiência na queima do combustível, ou seja , o motor poderá ficar mais ECONÔMICO.

Isso fica evidente logo que o CDI é instalado, quando então o parafuso de marcha lenta precisa ser mexido para reduzir a rotação (RPM).

O que se nota também é uma vivacidade maior do motor, quando solicitado. E as partidas à frio se dão sem a menor hesitação, o que deverá ser visto com uma bencão, especialmente por aqueles que pleteiam utilização no modo Flex-Fuel

Se ele ficou mais economico é pq a eficiência da queima aumentou, gerando mais potência. Por isso que a RPM da lenta aumentou, pq o motor gera mais POTENCIA usando a mesma quantidade de gasolina.
Talvez a potência não seja tão perceptível, mas se o carro ficou mais economico com a mesma quantidade de gasolina, com certeza ganhou cavalinhos.

O que não quer dizer que ele vá ter velocidade final maior. O circuito da ignição pode funionar bem em rotações baixas, e ser uma bosta em rotações altas, por exemplo.

Essa melhora não tem a ver com ignições CDI em particular. Qualquer circuito que consiga mandar uma grande descarga de energia de uma forma eficiente pra queimar a gasolina vai ter o mesmo efeito.
Existem muitas ignições CDI por aí com tempo de centelha muito curto, baixa energia. É CDI, mas é uma bosta...
Se fizer um CDI que entregue a mesma energia à queima do que uma ignição original, com o mesmo tempo de centelhamento, a queima vai ser exatamente igual pras duas.

valquir
05/03/2009, 21:44
Para voces que tem problemas com o transformador. Use o trafo da fonte da tv CCE hps 1480 , 2080, 1470 e 2070. Todos são iguais.Enrrole 100 espiras de fio 30 para a alta tensão,isole com papel e enrrole 26 espiras de fio 30 para o coletor, isole com papel e enrrole 15 espiras de fio 28 para realimentaçaõ de base. Isole com fita crepe e feche o trafo colocando uma fita de plastico fino para manter o entre ferro. Passe uma fita em volta do núcleo, mergulhe o trafo numa lata com verniz por ums 15 minutos , tire deixe secar e esta pronto o trafo.

valquir
05/03/2009, 21:55
Como se enrola o transformador de ignição eletronica.olhem a pagina 10, esta la a minha ajuda.Meu nome é valquir.

turboroe
06/03/2009, 08:00
Não entendi a vantagem de fazer isso...

Bobina vc compra em qualquer loja, e ja é fabricado pra uso automotivo, com óleo ou asfalto pra resfriar em circuitos com platinado.

Qual a vantagem?

turboroe
06/03/2009, 08:11
Ah, acho q entendi errado... esse transformador é pro circuito de ignição CDI???

Pode me mandar o material sobre este circuito?

valeu!