PDA

Ver Versão Completa : Como equipar um CJ com baixo custo e beneficio?

Paulo Sabra
21/04/2006, 21:42
Olá Participantes do Fórum,

Como todos sabemos, algumas modificações no CJ são necessárias para que ele se torne mais confiável e eficiente para o que for exigido.
Em muitos casos a grana é curta, para tanto levanto este assunto, para que todos possam opnar indicando quais as modificações são realmente essenciais e o custo beneficio da mesma.
Sito abaixo alguns itens, peço que os participantes me corrijam no que eu estiver errado ou deixar de sitar:

- FREIO ORIGINAL DO CJ, é um grande problema!
O mais em conta e a instalação de um freio hidrovácuo.
**Quem pode informar quanto custa +/- as peças e a MO do serviço?
Obs.: Quem puder instale um freio a disco pelo menos nas rodas da frente.

- CAIXA DE DIREÇÃO
Para o Jeep, oferecer um pouco mais de conforto, alguns trocam a Caixa de Direção, por uma hidraulica, mas quem não tem $$, pode apelar para a caixa do Santana, do Gol ou até mesmo a do Maverick, este ultimo não deixa uma estetica muito boa, por que fica exposta, mas atende.

- SUSPENSÃO
Alguns mecanicos, tiram algumas molas do feixe de molas original do CJ, para que ele fique mais macio, outros trocam o jogo de molas por por 3 laminas do Toyota Band e tambám existe alguns que instala uma barra estabilizadora para impedir que nas curvas o Jeep deite.

- INSTALAÇÃO DE PEDALEIRAS SUSPENSAS
Este é um item que pode esperar um pouco para ser modificado, a não ser que haja troca do motor original pelo do Opala, pois desta forma, custuma dar probrema no pedal do freio, qua passa a trabalhar imprensado, devido a largura do motor do Opala.

- HÉLICE DE REFRIGERAÇÃO
Um item bastante importante, a instalção de um sistema que a hélice seja acionada através de sensores/cebolão elétrico e também manual do interior do veículo.

- PÁRA-CHOQUE
Os pára-choques oferecidos no mercado muitas vezes estão com preços salgados, com um pedaço de travessa metalica em U, um bom lanterneiro, faz um pára-choque semelhante ao original ou o da Keko.

Espero que o tema seja de grande serventia para os Jeepeiros de grana curta.

TONY PEDERIVA
22/04/2006, 09:48
Bem meu amigo, para equipar um Jeep realmente não fica barato, se você olhar os preços vai desistir antes de começar, faz o seguinte: uma coisa de cada vez e com calma, eu tenho Jeep a 5 anos até hoje ainda tem alguma coisa a fazer, realmente não é facil pois a maioria das adaptações ou melhorias que vc for fazer tem que ter acompanhamento pessoal para obter um bom resultado. :shock: :shock:

Paulo Sabra
23/04/2006, 10:37
Prezado Tony,
Realmente equipar um Jeep, não fica barato, o assunto que levantei para ser debatido no Fórum e para atender a curiosidade de muitos aficionados, que ao comprar um Jeep se depara com o alto custo das modificações e acabam vendendo a viatura. Não sei se fui bem compriendido, mas tentei levantar alguns itens que podem ser seguidos pelos marinheiros de 1ª viagem, e solicitei a ajuda dos participantes que já fizeram as modificações citadas, para que as pessoas possam avaliar qual a primeira modificação necessaria será feita comparando o que cada um tem no bolso. Desta forma creio que se pode fazer um planejamento nas modificações necessárias dos Jeepinhos de acordo com o orçamento de cada Jeepeiro.

ortiz
23/04/2006, 14:10
Uma pequena ajuda:
pedaleira opala: R$30,00
disco F1000: R$120,00 o par
pinça opala antigo: R$60,00 o par
alargador da pinça do opala (torneiro) R$40,00 o par
hidrovacuo(?) + cilindro mestre da parati (geração 3): R$180,00
reparo do cilindro de roda 67,00
flexivel traseiro: 28,00
jogos de lona: 32,00
fluido de freio: 7,50
torneiro: 30,00 (cubo de roda para entrar o disco f1000)
mão de obra: 300,00
e como sempre mais uma serie de coisinhas (pode colocar o dobro do descrito acima.......kkkkkkk), e o jeep ainda esta parado e sem freio.......

Thiago Rodeghel
23/04/2006, 14:17
O grande segredo para se economizar no Jeep é:

DEPENDA O MÍNIMO POSSÍVEL DO MECANICO...

Enquanto é vc mesmo que faz o serviço, até que o valor é aceitável. Depender do mecanico, é uma merd@. Pq é lá que a mão de obra fica cara.

O resto é procurar algumas coisas nos desmanches... E adaptar...

[s]

ihaido
23/04/2006, 14:33
O Thiago falou tudo,
depender do mecanico realmente é um problema,não só no jipe como nos outros carros, hoje em dia é dificil saber se o preço esta justo ou se ele esta cobrando por ser um jipe ou até mesmo pela aparencia,afinal se vc chega bem vestido já acham que vc é bacana e por isso já énsam em enfiar a faca, ou seja, se vc tiver habilidade, faça vc mesmo algumas coisas, não digo freio que é uma coisa vital,mas eletrica, pintura(afinal é só tinta se der zica é só remover),trocar uma peça uma lata vc pode tentar.

edwint
23/04/2006, 15:51
sei que nao é facil e barato, o geito é no caso de parachoques, towbar, estribos, santo antonio ou gaiola, consulte varios preço e de posse disso escolha um bom serralheiro. pechinche com ele, não se esqueça de acompanhar os serviços p/ se sertificar da qualidade do serviço prestado. ex. consegui um bom serralheiro que fez p/ mim um towbar, com tubos mais reforçados uma exelente acabamento, solda. sail p/ mim por 180,00 ja com o suporte e munheca. o mais barato que achei no mercado foi 225,00. agora pretendo fazer os parachoques, (cópia do keko).

valmor
23/04/2006, 20:06
O grande segredo para se economizar no Jeep é:

DEPENDA O MÍNIMO POSSÍVEL DO MECANICO...

Enquanto é vc mesmo que faz o serviço, até que o valor é aceitável. Depender do mecanico, é uma merd@. Pq é lá que a mão de obra fica cara.

O resto é procurar algumas coisas nos desmanches... E adaptar...

[s]

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :concordo:

Caio Castro Silva
24/04/2006, 10:37
Só completando o pensamento..... :D

"DEPENDA O MÍNIMO POSSÍVEL DO MECANICO..."

E leia muito, aqui no fórum vc pode aprender tudo que quiser adaptações soluções.... só vai depender de vc fazer ou não.... :D

Eu sou um exemplo...estou arrumando aos poucos....e com a ajuda de muita gente.... :concordo:

Valeu galera....

SmootH_
24/04/2006, 12:00
- FREIO ORIGINAL DO CJ, é um grande problema!
nem tanto
o meu freio é original e nunca senti necessidade de um freio a disco
ele sempre funciono bem
- CAIXA DE DIREÇÃO
realmente é uma caixa muito boa a do maverick, a do gol não me inspira confiança quanto a resistencia
a do maverick tem um problema, se tu te importa com o fato de te que gira um pouco mais o volante do que o normal, ja nem põe
- SUSPENSÃO
a suspensão do cj tu não precisa nem mexe
no maximo passa pra cima dos eixos, é uma suspensão muito boa e resistente
- INSTALAÇÃO DE PEDALEIRAS SUSPENSAS
tambem não vejo necessidade...
- HÉLICE DE REFRIGERAÇÃO
não vejo necessidade tambem, usando um motor original
- PÁRA-CHOQUE
por que não deixar os para choques originais?
(isso é minha opnião pra um jeep preparado e mais economico)
eu acho que o dinheiro que teria sido gasto nisso tudo, poderia te comprado varias coisas mais importantes pra se prepara um jeep
por exemplo, se acham pneus recapados de otima qualidade, com um preço realmente muito bom
pode troca o banco, caso não goste do original, instalação de um santo antonio, caso ja não tenha um
rodas livres manuais
com uma fozzy locker na dianteira
isso, repito, é a MINHA ideia de um jeep preparado pra trilha, com gastos mais baixos
abraços e espero te contribuido com esse topico

regis
24/04/2006, 13:03
Bom,

Não sou muito adepto do "deixe o mecânico de lado" .....

Penso mais que eu não tenho tempo para fazer as coisas no meu veículo e por isso eu deixo em um mecânico de confiança para fazer.

Se vc acha caro o seu mecânico..... ou não confia nele, é problema do seu bolso ou de conhecer mecânicos honestos.

O cara não vai fazer nada de graça, mas quanto custa o tempo que o teu carro tá parado na tua casa pra vc mexer e vc não tem tempo.

Falo isso com a propriedade de ter um carro parado por 3 anos (ou até mais ... perdi a conta)....

Hoje tenho uma regra simples.

Se for demorar mais que um fim de semana com as ferramentas que eu tenho, levo para o mecânico e mando ele fazer.

Se não tenho dinheiro para o mecânico fazer, também não vou ter para que eu faça... então ... não faço

Simples assim.

Modificações que eu faria em um jipe original.

:arrow: Bancos
:arrow: Cintos de segurança decentes
:arrow: Direção (pode ser santana mesmo por conta do custo e se bem adaptada não tem problema)
:arrow: Pneus (33" para cima .... isso custa caro e não tem por onde fugir) acompanhados por, pelo menos, um body lift por conta do custo disso... mas quem me conhece sabe que eu partiria para SPOA e molas maiores, junto com amortecedores maiores.
:arrow: Freios decentes (disco e pedaleira suspensa com hidrovácuo)
:arrow: Bloqueio (pode ser até soldado no traseiro para ficar barato)
:arrow: Guincho (acompanhado da base ou parachoque)

Considerando a lista toda acima na opção mais barata (body lift, guincho ching ling :mrgreen: ,diferencial soldado, direção de santana, freio a disco só na dianteira) acredito que o custo disso (incluindo os pneus e rodas) tá por volta de R$9.500,00 - 10.000,00

Resumindo. Não há "formula" barata para deixar o jipe bom.

[]s

Thiago Rodeghel
24/04/2006, 20:21
Ah, com certeza, o sistema faça vc mesmo ainda é o que mais se economiza.

Galera, jamais deixar o mecanico de lado, naum foi isso q quiz dizer, mas se vc souber, tiver como fazer as coisas no Jeep faça :concordo:

Pra ter uma idéia, qdo estava trocando o motor e cambio do meu Jeep, pesquisei em um mecanico aki em SBC. O cara me pediu 1000,00 de mão de obra :shock: Isso eu levando todas as peças :parede: :parede: :parede: Eu e meu pai adaptamos, na garagem mesmo, fazendo os suportes pro motor, solda, etc... por menos de 80,00 reais :mrgreen: Qto sairia para adaptar uma caixa de direção, no mecanico, por 800,00 chutando baixo. Por metade disso fiz o meu...

Outra dica pra ficar barato, pegar uma galera q tem Jeep, chegar no fim di semana na garagem de alguém pra mexer nas viaturas. A gente faz por aki e funciona bem... Sempre tem um q manja mais de eletrica, outro solda, outro mecanica, e assim vai fazendo... :concordo:

Mas é claro, tem coisas q eu naum faço, aí levo pra quem sabe mesmo...

[s]

ortiz
24/04/2006, 23:31
Uma pequena ajuda:
pedaleira opala: R$30,00
disco F1000: R$120,00 o par
pinça opala antigo: R$60,00 o par
alargador da pinça do opala (torneiro) R$40,00 o par
hidrovacuo(?) + cilindro mestre da parati (geração 3): R$180,00
reparo do cilindro de roda 67,00
flexivel traseiro: 28,00
jogos de lona: 32,00
fluido de freio: 7,50
torneiro: 30,00 (cubo de roda para entrar o disco f1000)
mão de obra: 300,00
e como sempre mais uma serie de coisinhas (pode colocar o dobro do descrito acima.......kkkkkkk), e o jeep ainda esta parado e sem freio.......

faltou o suporte da pinça 45,00 cada na (http://www.paulista4x4.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=13&nome_categoria=FREIOS)

Mauro_PJ
26/04/2006, 12:33
Rapaz, equipar o Jeep... depende da sua finalidade. Existem alguns detalhes que deixarão seu Jeep com um visual bem legal e com custo não tão elevado. Veja com alguns colegas mais experientes a possibilidade e viabilidade(prós e contras) de trocar os calços da carroceria por calços mais altos, troca dos jumelos por mais altos, faróis auxiliares(de bom gosto e sem exagero), etc... Esses e outros pequenos detalhes deixarão seu Jeep com um visual bem agradável. Mas se você quer exigir mais do carro, aí realmente vais ter que meter a mão no bolso. Veja meu Jeep no forum(no frota ou no meu álbum). Fiz apenas estas modificações e ficou bem legal. Não o uso em trilhas pesadas. Apenas passeios com dificuldades que um carro convencional não conseguiria transpor mas nada de mais pesado. Mantive os freios e direção originais e não tenho do que me queixar não. Estou satisfeito. Quanto aos pára-choques, se vc tiver um pouco de criatividade, poderá desenhar e mandar fazer. Em ferros velho se encontra barras, tubos, chapas etc... Desenhe, mande soldar, lixe e pinte. O suporte de estepe e galão do meu, eu mesmo desenhei e mandei fazer. Ficou muito funcional e resistente.

Gustavo de Olliveira
27/04/2006, 09:49
E ai gente.
Vamos lá ...

Pedaleira suspença , é coisa que encalha em ferro velho , acaba derretido, então pexincha que sai barato , eu peguei a do opala completa inclusive com o suporte e hidrovácuo ( veio até os parafusos ) 50,00
Obs coloca o burrinho mestre da D20 , dá certo .

Bancos : investe que é pra sempre , em desmanche um bom banco de couro sai por 500,00 , cuidado com o modelo tem alguns que tem a base muito alta e isso no CJ é problema pq o tanque embaixo do banco não te dá muitas opções pra regular a altura , pegue um de base baixa .
Na hora de adapta parafuse uma cantoneira forte de um lado ao outro do jipe , depois solde o suporte e já era .

pneus : Primeiro escolha a roda , de preferencia ao aro 15 a da f1000 fica show , se te pedirem mais de 80,00 no desmanche larga lá e compra nova 120,00 , depois "tucha" uns recalchutados ou procura nos classificados que aparece muita coisa , ai vai do uso que vc vai dar ao jeep.

Cinto : 3 pontos retratil 60,00 par

Direção : Complicado a minha coloquei hidraulica da f1000 , mas GASTEI não conheço o do santana mas ouvi dizer que fica bom , se optar por ela tem um tópico aqui no forum com os cuidados na instalação.

Enfeites: Curte seu jipe por um tempo já que vc vai TER que gastar e depois vai atras de estribo , suporte de galão e estepe (até hoje 2 anos ainda não tenho) parachoque 'num sei di qui jeitu' , pintura , etc

Importante , observe o que envolve segurança no seu jipe e não economize nessa area. Põe um freio a disco na dianteira .

Um abraço

Mauro_PJ
27/04/2006, 13:07
Meu nobre,
Como já te falei, seu gasto e as modificações e melhorias que vc vai fazer, depende muito do uso que vc pretende fazer com o carro. O meu uso no dia a dia, ou seja, pego trânsito pesado(Av.Brasil/Rio) no horário do rush. Se vc quer um carro com boas características off road mas que vc também possa passear por rodovias federais sem ter problema com o guarda... hummm lembre-se que alguns equipamentos não são permitidos por lei. Uso de faróis auxiliares sem a observância das devidas quantidades, tipos e local de instalação podem te dar prejuizo. Passar feixes de molas para cima dos eixos fica irado mas... não é permitido também não. Pneus sobrando nos pára-lamas só com alargador rígido(os de borracha não tem legalidade). São vários ítens que tem que ser observados antes de gastar uma grana com equipamentos e depois ainda ter que morrer numa cervejinha por guarda(ou ter o carro apreendido). Sem desmerecer os comentários e opiniões dos outros colegas, está tudo aí postado. Agora depende de você definir onde vai usar o Jeep e daí pra frente investir onde achar necessário.
Espero que seu Jeep fique do jeito que vc quer e seja lá qual for o seu uso, que vc curta muito com ele.

Paulo Sabra
29/04/2006, 11:57
Paulo Sabra,
Anigo Mauro PJ,

Vc entendeu o espírito do tema que levantei no Fórum, é isso ai mesmo, pode-se fazer modificações de acordo com o interesse e uso do veículo que não pesa no bolso.
Gostei muito do suporte de estepe e de galão que vc criou. O mesmo permiti que a tampa de trás abra sem problema algum. Apenas fiquei em dúvida se vc utiliza ou não banco traseiro. Caso utilize mande fotos por E-mail.
Um forte abraço.
Paulo Sabra

Pedro Freitas
08/06/2006, 09:00
interessante essa matéria :pensativo:

mas vai ser difícil começar a equipar a viatura sem querer gastar com perfumarias..

:)

[]`s

Pagani
08/06/2006, 10:12
interessante essa matéria :pensativo:

mas vai ser difícil começar a equipar a viatura sem querer gastar com perfumarias..

:)

[]`s

X2

Qdo chega nos pneus e guincho q o bicho pega....

[]´s

valmor
09/06/2006, 20:13
JEEP traseira caçamba aberta.jpg
Descrição: Olha aí, tenho um suporte feito por mim(bem barato) que é funcional pois não perdi o fácil acesso a caçamba onde guardo ferramentas, macaco etc... Além disso a traseira ficou limpa com placa bem visível.

Tudo bem Mauro ?

Forneça , por favor , mais detalhes destes suportes que facilitam o acesso a caçamba .
Tenho este problema tbem. Tenho o suporte de galão e estepe e estes impossibilitam a abertura da tampa traseira ..... :putz: :putz:
Não consigo utilizar a caçamba ..... e me faz MUITA falta ! :parede:

[]´s

ronairy
10/06/2006, 16:21
CJ e economia podem não combinar por conta do gosto de cada um. O que pra mim é economico pro outro é gambiarra ...
A única coisa que posso dizer pra vc que é insuportavel no willys é a folga na direção. Se bem que convivi com ela durante um bom tempo e nunca tive problemas, apenas alguns calos nas mãos :mrgreen:

Paulo Sabra
11/06/2006, 07:04
Galera, o Ronairy, pode estar com a razão, "o que é economia para uns pode ser gambiarra para outros".
Mas a melhor economia ainda é aquela que vc mesmo pode fazer com as próprias mãos sem ter que pagar outras pessoas a famosa MO.

Paulo Sabra
11/06/2006, 07:06
Galera, o Ronairy, pode estar com a razão, "o que é economia para uns pode ser gambiarra para outros".
Mas a melhor economia ainda é aquela que vc mesmo pode fazer com as próprias mãos sem ter que pagar outras pessoas a famosa MO.

Dennis Figueiredo
11/06/2006, 12:39
se fosse pra gastar puco em um CJ(em boas condições) e andar legal nas trilhas eu faria:

Direção VW;
ignição eletronica;
pneus 31" recapados com desenho super agressivo;
rodas 8" com off set negativo.
bancos;
cintos,
gaiola.............

Não ficaria aqueeele jipe, mas ja dá pra brinca bastante e não fica muito atras da média dos jipes nacionais.

luciano Rodrigues
11/06/2006, 21:33
Pessoal esta questão do faça você mesmo deve ser levado à risca pelo interessado em baratear o CJ, falo isso com uma certa propriedade, pois como foi dito aqui neste tópico por alguém ai em cima, aqui no forum encontra-se toda informação para quem quer fazer seu próprio jipe, basta nesse caso ter um pouquinho de curiosidade, e ter vontade de frequentar uns desmanches, de preferência sem o jipe e com uma roupinha velha, pois se dizer que o que você esta procurando é para colocar em um jipe, de cara o preço triplica. Vai lá dá um de mané e pega bem em conta. Coloquei um conjunto de pedaleiras suspensa do GOl III, mais cilindro mestre do Opala já com o hidrovacuo, é bater e travar, estavam cobrando por aí entre 600 e 800 ltas, gastei 150, mas foi tudo eu que fiz. Deêm uma olhada no link de meu fotolog, lá foi tudo eu que fiz. Agora tô providenciando os para-choques e os estribos, já verifiquei o preço dos tubos, sai bem mais em conta. Acho que é por aí !!!

http://fotolog.terra.com.br/jipeamarelo:12 :concordo:

Paulo Sabra
17/06/2006, 22:04
Concordo com o Thiago Rodeghel, quando disse:
"Ah, com certeza, o sistema faça vc mesmo ainda é o que mais se economiza."

Pra ter uma idéia, qdo estava trocando o motor e cambio do meu Jeep, pesquisei em um mecanico aki em SBC. O cara me pediu 1000,00 de mão de obra :shock: Isso eu levando todas as peças :parede: :parede: :parede: Eu e meu pai adaptamos, na garagem mesmo, fazendo os suportes pro motor, solda, etc... por menos de 80,00 reais :mrgreen: Qto sairia para adaptar uma caixa de direção, no mecanico, por 800,00 chutando baixo. Por metade disso fiz o meu...

Uma boa idéia e opção para os Jipeiros:

Outra dica pra ficar barato, pegar uma galera q tem Jeep, chegar no fim di semana na garagem de alguém pra mexer nas viaturas. A gente faz por aki e funciona bem... Sempre tem um q manja mais de eletrica, outro solda, outro mecanica, e assim vai fazendo...

edwint
19/06/2006, 08:25
concordo plenamente :concordo: c/ paulo sabra, em ascessórios tbm fica bem mais barato, gastei 35,00 em materiais p/ fazer uma replica do suporte de estep e galao, sendo q um amigo meu gastou 280,00 comprando o mesmo numa loja e em promoção....