PDA

Ver Versão Completa : Motor MWM 2.8 S-10



vinicius picapeiro
21/04/2006, 12:43
No manual da S-10, na secao das revisoes do carro, faz-se uma referencia ao item correia dentada (tambem nos motores diesel). O MWM 2.8 tem realmente correia dentada? Nos motores a gasolina a dita cuja move o eixo do comando de válvulas (quando no cabecote). E nesse motor diesel? Essa correia dentada, se existe, move que dispositivo? Ou e apenas uma errata no manual? (S-10 2.8 mwm turbo intercooler 2001 - 4x4)

Walter L. L. Casitta
21/04/2006, 13:17
Esse motor usa engrenagens e não correia dentada ou sincronizada.

vinicius picapeiro
21/04/2006, 13:46
Na primeira observacao foi isso que pensei, mas como nao tinha certeza perguntei. Entao e mesmo uma errata no manual? Sera que este item referia-se ao antigo 2.5 e nao revisaram o manual? Ou sera que generalizaram e colocaram este item? Apesar de que entre parenteses esta la como sendo item do motor diesel...

Walter L. L. Casitta
21/04/2006, 14:12
O manual esta desatualizado com certeza...

vinicius picapeiro
21/04/2006, 17:02
O mais estranho e que e o manual original do carro... Bom, de qualquer forma por nao ter trabalhado antes com turbo/ intercooler, fico receoso com os cuidados a serem tomados em termos de manutenção preventiva. Acredito, de acordo com o que li no forum sobre limpeza de bicos, que este item tbem esta descartado?... O meu MWM esta igual um reloginho, oleo de carter, mais caixa, reduzida e diferenciais idem. Com o que mais eu deveria me preocupar?

Walter L. L. Casitta
21/04/2006, 20:57
O que é importante é o intervalo de troca do óleo e filtro. Mais importante ainda é o estado do líquido de arrefecimento. Ele deve apresentar as características do aditivo usado e o nível não pode baixar nunca. Use no mínimo 50% de aditivo.

Se estiver com aquela cor amarelada, cor de ferrugem a bomba dágua já poderá estar comprometida. Você deverá providenciar a limpeza do sistema imediatamente.

Se estiver baixando o nível é porque existe vazamento em algum lugar.
A maioria dos motores que tiveram a vida encurta. Tiveram por algum problema no sistema de arrefecimento.

murilloaquino
21/04/2006, 22:04
Nao esqueça da regulagem de valvulas desse motor..
É de suma importancia.Aqui na minha regiao, ja vi muitas s-10 da concessionaria de energia com motores mwm fundindo com 150 mkm por falta de regulagem nas valvulas....ai trinca cabeçote e vai tudo embora!!
abraços

vinicius picapeiro
23/04/2006, 11:02
Quanto aos fluidos em geral eu cuido bem de perto, inclusive troquei tudo. So falta substituir a agua, apesar de ainda estar legal. Vou trocar assim mesmo pois acabei de adquirir o carro e carro usado ja sabe: nao podemos precisar como o antigo dono tratava a preciosa... Mas ta tudo bonitao. Mas essa regulagem ai nao inclui aquela esmerilhada nas sedes das valvulas pra tirar a carbonizacao, inclui?
E esse recurso de abrir a Waste Gate? Nao encurta a vida do motor?
Eu mesmo mexia nos meus carros a gasolina, mas agora com diesel ficou mais complicado. Mas tenho compulsao em fazer eu mesmo, tipo limpar o intercooler e checar o estado da turbina. Creio que vou fazer com um mecanico diesel especializado conhecido meu, ficar de olho e na proxima faco eu mesmo (apesar do meu background de gasolina/alcool e tendo todo ferramental em casa...) manometro do lado esquerdo que vai de 0 a 800 bar e do turbo ou pressao do oleo como diz o manual? O mesmo manual diz que deve sempre mostrar estar pressurizado com o motor ligado. E se ligado ele nao mostrar pressao sob esforco (rpm) minimo (sem acender a luz de alarme)? Nao sei se e defeito ou algo mais grave mas ja vi outras que o manometro so mostrava pressao (fora do zero) com o motor ligado quando vinha-se de uma condicao de cruzeiro (pouco esforco no motor) e diminuia-se a marcha ou pisando no acelerador requerendo mais forca...

Walter L. L. Casitta
23/04/2006, 12:48
Vinícius,
Se você gosta de mexer, então pega o manual de manutenção desse motor no site da MWM.

tstrakos
23/04/2006, 21:19
aproveitando o tópico sobre o mwm 2.8 o meu está com 50mil km rodados e desde a ultima troca c/ 45mil km ele consumiu aprox. 1 litro de óleo.
Parece normal ou o consumo de óleo está muito elevado?

vinicius picapeiro
23/04/2006, 21:41
Obrigado pela dica Walter. Ja fiz o download e vou meter a mao na massa...

Carlos Mesquita
24/04/2006, 00:20
Obrigado pela dica Walter. Ja fiz o download e vou meter a mao na massa...

É isso aí parceiro. Mas, antes de colocar a mão na massa, coloca o "homework"em dia primeiro... :mrgreen:

heron
07/05/2011, 19:52
Ei pessoal,
Acabei de comprar s10 2.8 2008/2009 colina cabine simples diesel.
Apesar de nao confiar no velocimetro, ela esta com 60.000 km rodados, e esta com a aparencia muito boa a carroceria intacta e as suspensao e estado geral perfeito.
O manual dela esta com todas revisoes (ate 50.000km) feitas na autorizada, mas sou bem desconfiado não tenho certeza, pois nao conheço seu anterior dono.
Preciso da ajuda dos mais experientes ai.
Além do oleo e filtros e verificar pastilhas de freios o que mais devo observar?
Qual custo da troca de oleo e filtros?

Obrigado!!!!

vieira912
08/05/2011, 14:39
Olá Heron vamos lá

Filtro Motor R$ 63,00 em media Original MWM International

Oleo Top Turbo 2 dois Galões de 4 total 8 Litros R$ 72,00

Elemento Filtrante R$ 30,00

é um Excelente motor Bem cuidado Roda Muito Até Mais.

heron
08/05/2011, 16:55
Obrigado Vieira912

heron
09/05/2011, 19:57
Levei minha S10 hoje para revisao de 60mil na autorizada.
Fui muito bem atendido o mecanico desmontou o carro quase que todo.
Descobriu apenas que tenho que trocar os 4 pivores das balanças dianteiras, as pastilhas de freio, braço auxiliar da direção, oleo e filtros.
Na autorizada o serviço é muito caro (R$ 3.300,00 - mao de obra e peças), vou fazer no mercado negro...rsrsrs
Alguem tem dica ai sobre esses serviços?

Obrigado!!!

heron
10/05/2011, 21:44
HOje levei numa mecanica de confiança e orçamento ficou 1.400,00