Conectar

Ver Versão Completa : Motor Opala 6cc rendendo apenas 60 - 70 Km/h

cmte_carvalho
21/04/2006, 00:29
Olá amigos;

Primeiramente é um grande prazer ter a oportunidade de participar deste magnífico fórum com o qual, sem dúvida, irei aprender muito. :concordo:

Recentemente realizei um dos meus sonhos :D ao comprar um Willys 1978 laranja com motor 6 cilindros de Opala 8) (câmbio de Chevette). Ocorre que só tenho conseguido 60 km/h :cry: já na quarta e última marcha (cheguei a 70 km/h mas em rotação bastante elevada). Alguns chegaram a cogitar que a reduzida poderia estar engatada mas essa possibilidade foi logo descartada. Gostaria portanto de saber quais seriam as possíveis causas, soluções e até mesmo preços para que eu possa tirar um pouco mais deste motor que, sem dúvida, ainda tem muito a oferecer.

Fico no aguardo, muito obrigado e até!

André Carvalho

Alessandro Henrique
21/04/2006, 04:21
Bem, supondo que voce tenha comparado a velocidade com outro veiculo, vale a pena verificar qual a relacao utilizada nos diferenciais e o tamanho dos pneus.

Sds.

SmootH_
21/04/2006, 05:19
é verdade, meu mecanico ja levo multa por acha que tava a 60, 70km/h mas na verdade tava a 130(ele tem um motorzão fodasso)
tem que ve se ta marcando certo
a relação dos diferenciais e o tamanho dos pneus tambem influi muito como disse o Alessandro Henrique,
abraços

rural4x4
21/04/2006, 07:26
Todas as variaveis abaixo, podem influir na velocidade final:

Pneus (qto menor o pneu, menor a velocidade final)
Relação de diferencial(9x53 = menor velocidade ---- 15x43 = maior velocidade)
Reduzida engatada(isso é facil de resolver, é so desengatar!!!!!!!!)
Erro na leitura do velocimetro(marcando a menos devido a substituição da relação original)

Pque se seu jeep é um 78 ele ja tem a relação um pouco mais longa que os demais( a sua original, é 9x44)

Faça uma analise do que´pode ser(começando do mais simples é claro)!

E poe umas fotos da viatura aqui pra gente conhecer!!!!!!!!!

José Augusto
21/04/2006, 09:11
Aí vai uma receita para moer a tcase original do jeep, motor forte em reduzida em velocidade :putz:

Tome cuidado a tcase original é forte mais não suporta rotações elevadas.
:discordo:

No mais é o que os colegas acima já postaram.

[]s precavidos

cmte_carvalho
21/04/2006, 10:57
Olá novamente pessoal!

Obrigado pela pronta resposta! Minha câmera digital quebrou mas estou providenciando uma emprestada e assim que esteja com ela em mãos irei com maior prazer mostrar-lhe fotos do carango!
Bem, quanto ao indicador de velocidade, realmente é 60 km/h. Realizei comparações com outros veículos além de ter sentido o próprio "vento na cara" para deduzir que a velocidade é de fato a indicada pelo mostrador.

Os pneus são Pirelli Scorpion 215/80 R16. Levei o Jeep até um mecânico especializado em carros antigos da minha cidade e ele falou que a baixa velocidade devia-se à relação do diferencial, ou seja, a reduzida não estava mesmo engatada.

Rural 4x4, seu motor também é de Opala 6cc? Quanto você consegue de velocidade com tal relação de diferencial? E qual seria o valor estimado para que eu consiga trocar tal(is) peça(s)?

Fico no aguardo. Muito obrigado pessoal, até!

SmootH_
22/04/2006, 04:31
cmte_carvalho,
mas nao pode se isso
pois eu com o bf161(original) e relação 8x44(ou 43?)
eu consigo desenvolve 80, as vezes ate 90km/h
tem coisa errada ai
abraços

NeRo
22/04/2006, 08:23
Pode ser que o motor esteja no bagaço... :mrgreen: Ou com alguma coisa muito errada.
Sem foto fica difícil... mesmo que a relação fosse a mais curta, não iria enforcar o motor assim.

cmte_carvalho
22/04/2006, 09:05
"No bagaço" é difícil Nero, o motor está em bom estado (ao menos por fora). O som dele também está bom. Os únicos "contras" que sinto nele são no momento da partida à frio, em que tenho que ficar bombeando o acelerador por um bom tempo (o afogador ainda não está instalado), e também noto que, já com o motor quente, caso empurre o acelerador de vez até o batente o motor acelera mas com pouco rendimento, requerindo que eu faça um movimento progressivo no acelerador para ganhar velocidade.

Ainda estou atrás de uma câmera emprestada para conseguir fotos, mas digam-me, se for apenas questão de diferencial, quanto em média custa uma engrenagem dessas?

No aguardo, até!

NeRo
22/04/2006, 09:22
Então Comandante, eu já tive 6 canecos GM e isso aí é um canhão. :mrgreen: Eu não manjo muito de mecânica mas me baseio por minhas experiências.
Eu tinha um Jeep igual ao do SmootH, não é pra ficar enforcado assim e se ninguém mexeu nas suas relações o amigo rural4x4, disse que a sua relação original é mais longa. Ou seja, mesmo que a relação sua fosse a mais curta, deveria andar mais do que você relata.
A minha Rural, BF161, eu comprei com o distribuidor "todo atrasado", soltou um pinhão lá dentro e essa era a gambiarra pro motor funcionar. Fiquei assim dois meses amarrado pq não tinha dinheiro pra arrumar.
O motor GM 4.1 que eu tinha, se pisava duma vez no acelerador, dava uma "engasgada" mas depois crescia que era uma belezura. :palmas:

Se estivesse na reduzida você não iria estranhar somente em 4a marcha. Quando você sai em 1a reduzida "sem perceber que está reduzido", dá impressão de embreagem patinando pois o giro está alto e o carro não anda. :mrgreen:

cmte_carvalho
22/04/2006, 11:01
Hum... :(
Bom, não vejo a hora de conseguir a tal câmera para ao menos mostrar a vocês o carro e o motor. E realmente torço para que esse desempenho não seja nada de mais grave.

Antes de comprar o carro eu o "apresentei" a um amigo que é presidente do Jeep Clube da minha cidade (Parnaíba - PI) e segundo o mesmo o carro estava muito bom.

Ele disse também que conhece o dono anterior o qual é um colecionador de carros antigos. Por mais essas razões eu acredito que seja apenas alguma adaptação para que o carro tenha mais força ao invés de velocidade.

Valeu Nero! É isso. Quando tiver novidades eu as colocarei. Até!

playmobilcuritiba
22/04/2006, 13:55
Boa tarde galera,

Sou iniciante no assunto pois adquiri meu CJ5 a menos de 2 meses, mas pelo conhecimento de mecanica que tenho e pelo fato que acontecia o mesmo no meu "BARNABÉ" ( MEU JEEP). A solução foi quando dei uma olhada no pedal do acelerador o qual tem uma regulagem ao lado do motor(BF161).
Essa regulagem estava bem baixa e o carburador estava abrindo apenas 60% do limite isso com o pedal no fundo !!! Foi só abrir a regulagem e agora é só alegria vai até 80 Km/h fácil :mrgreen: . Numa dessa esteja acontecendo o mesmo no seu ,espero ter ajudado. :concordo:

cmte_carvalho
22/04/2006, 14:46
Fala playmobil!

Obrigado pela a ajuda, mas eu acredito que este não seja o meu caso uma vez que a rotação do motor fica elevada (não tenho indicador RPM mas meço pelo som)...

De todo o jeito muito obrigado. :concordo: Até!

Marcos Ojeda
22/04/2006, 22:33
Fala playmobil!

Obrigado pela a ajuda, mas eu acredito que este não seja o meu caso uma vez que a rotação do motor fica elevada (não tenho indicador RPM mas meço pelo som)...

De todo o jeito muito obrigado. :concordo: Até!

Pelo tamnho do Pneu que usa, é sim relação curta, eu tenho 4.1 em meu Jeep e quando instalei ficou igual ao seu, ai troquei a relação por uma mais longa 43/11 ou 47/12 ai ficou muito bom, se colocar pneus 35 tb melhora, mas é melhor trocar a relação, este motor tem muito torque, mesmo que colocar uma mais longa ainda ele vai empurrar.

rural4x4
22/04/2006, 22:36
Vc vai gastar em torno de 700 a 800 nas relaçoes mais longas :pensativo: , e mais de 200 a 500 de M.O(depende do mecanico) :pensativo: , se resolver fazer uma geral nos rolamentos e precisar trocar alguns, pode preparar mais uns 700 a 800 :pensativo: .

Mas preço de tudo isso é relativo( o meca pode ser conhecido e fazer um preço camarada :dance: , os rolamentos podem estar bons :dance: , vc pode arrumar um rolo das suas relaçoes com as mais longas :dance: , etc etc etc...)

O que fiz la no inicio foi uma estimativa pessimista :mrgreen: (ou realista sei lá :putz: ).....

masssssssssssss pode acontecer :twisted: :twisted: :twisted:

Ate mais

Carlos Alexandre

Marcos Ojeda
22/04/2006, 22:57
se for colocar relação mais longa que 43/11 tera que trocar a caixa diferencial, então a melhor opção é 43/11 ou 47/12, ou trocar tudo com alguem que queira reduzir a de seu veiculo. cuidado com a cx satelite, pois seu jipe deve ser 19 estrias, e as cx mais longas são noemalmente 30 estrias.

SmootH_
23/04/2006, 01:15
cmte_carvalho,
tava aqui pensando com meus neuronios, e resolvi pergunta
ja verificasse o estado do teu disco de embreagem?
o meu quando tava gasto eu andava a 40km/h no maximo
as vezes em uma decida chegava aos 50 :lol:
ve se teu disco ta bom, talvez possa se isso
abração

cmte_carvalho
23/04/2006, 18:27
Fala Smooth!

Ainda não fiz tal verificação mas diga-me, quando passou por tal problema você conseguia essas velocidades já forçando o motor (alta rotação)? Em caso afirmativo, há sim uma chance disto também ser o meu caso...

Obrigado a você e a todos os demais que estão dando suas sugestões! Até!

SmootH_
27/04/2006, 14:29
cmte_carvalho,
no estagio inicial sim, conseguia 60, ou 70km/h razgando o assoalho do jeep com o acelerador
depois que eu fiz um "peguinha" com uma rural de um amigo, eu torrei o disco, e conseguia incriveis velocidades de 40km/h, as vezes ate CINQUENTA!!!!!! a favor do vento e em uma decida :lol:
depois troquei e chegava aos 95 km/h
porem meu motor ja ta indo pro saco, ficando velho e consigo maxima atual de uns 80, ou 85km/h
pode se a tua embreagem que ta mal, da uma conferida nisso que tem probabilidades de se esse o teu problema
abraços!!

Lucianom38a1
27/04/2006, 16:22
Eu não conheço o cambio do Chevette, mas o mesmo não poderia estar com uma relação excessivamente curta?

Se fosse 5 marchas, eu arriscaria falar que o seu cambio era de um Chevette Jr.

[]'s

José Augusto
27/04/2006, 23:25
Por acaso já verificou o disco de embreagem, as vezes um vazamento de oleo do motor no retentor/gaxeta (depende do ano do motor) trazeiro, pode sujar o disco fazendo patinar? :shock:

manolo
28/04/2006, 11:41
fala comandante!

já tive um jipe com motor 4.1 s alcool e caixa clark 3 marchas eu coloquei a relação 47x11 original dos aerowillys com pneus 33 ficava o bicho!

mas se vc usa pneus menores procure uma relação 47x12 é original dos maverick 6 cil. vc deve conseguir uma final +- 130 km/h. Só não esqueça que devará observar outros componentes do carro paara rodar mais rápido, em segurança, como por exemplo freios, suspeção e direção!

valeu

regis
28/04/2006, 13:46
Se o motor tá esguelado a baixa velocidade é a relação.

Troque a relação de diferencial e seja feliz.

No meu caso eu prefiro que seja mais reduzido para as trilhas, mas se vc acha pouco... procure por duas relações coroa x pinhão de Itamaraty.

[]s

cmte_carvalho
28/04/2006, 17:32
Olá pessoal!

Muito obrigado pela ajuda de todos vocês, estou bastante satisfeito com a participação de todos, cada um dado a sua contribuição. Hoje fui ao meu mecânico (aquele que ficou de procurar o diferencial) e o mesmo informou que não encontrou a(s) peça(s) nas sucatas da minha cidade, ou seja, terei que recorrer à internet. Como não sou expert em mecânica, peço à vocês exatamente o nome da peça que precisarei comprar...? Chama-se mesmo de "relação"? Essa peça pode ser comprada no Donatti4x4?

Obrigado novamente, até!

Alessandro Henrique
28/04/2006, 18:39
Voce precisa de um conjunto coroa/pinhao para cada eixo.
A palavra relacao diz respeito a razao de transmissao entre rodas dentadas ou polias.

Sds.

manolo
28/04/2006, 19:58
comandante, liga para esse tel aqui e fala com o Carlinho ele tem um ferro velho só de willys e ford, fala com ele que vc quer duas relações de aerowillys 47x11 ele é barateiro e bom de negócio, ainda faz rolo nas suas originais. ele é aqui do RJ mas com certeza manda para vc!

ele é o fornecedor oficial da galera do Niterói jeep clube, e tem várias relações dessas lá.

o tel é : (21) 2635-0832.

cmte_carvalho
05/05/2006, 21:22
"Shhhhhhhhhh" (bico fechado), ehhehheehehhe... Ontem à noite encontrei uma via sem nenhum tráfego e aproveitei para "dar uma esticada" nos 6 cilindros como nunca havia feito antes. Cheguei aos 95 km/h com uma rotação elevadíssima (não posso precisar o valor pois não possuo tacômetro) mas logo tive que desacelerar pois alguns papéis que carregava já estavam querendo voar do banco do passageiro.

Bom, no fim das contas parece que o Jeep pode sim dar mais mesmo que com uma rotação bastante elevada. Vocês acham que ainda assim é seria trocar as peças ao menos para que eu alcance tal velocidade sem precisar de tantos RPM...?

Grande abraço, até!

SmootH_
05/05/2006, 22:00
é interessante mesmo uma relação mais longa
com esse motor tu pode usa uma relação 13x4.(nao sei exatamente) que fica muito bom ainda

José Augusto
05/05/2006, 23:01
O problema é que a tcase do jeep não foi feita para rotações elevadas (existe um giro limite, antes que vc quebre a mesma), o ideal é vc mudar o diferencial ou aumentar o diâmetro dos pneus. Tem um colega meu que já moeu 3 vezes as engrenagens (o bicho é teimoso) e parece que a última vez trincou a tcase, tudo isso porque tem um GM 6 preparado e gosta de esticar.

Para estar nessa condição é bem provável que vc esteja com uma relação menor que 8x43, se vc não passar dessa velocidade até acredito que esteja tudo bem, com uma relação 9x44 tb original vc pode andar a 100 km/h com pneus 29" (73 cm de diâmetro) sem problemas, a rotação deverá ficar por volta dos 3600 rpm, o jeep ainda ficara muito forte.

Para andar mais solto vc tem disponível ainda as relações 11x47 e 12x47, e atingiria velocidade de 100 km/h a 3110 e 2900 rpm respectivamente, mais que isto não aconselho são relações para motores diesel de baixa rotação e torque elevado a baixa rotação (acima de 35 kgfm a 1400 rpm).

[]s

cmte_carvalho
13/05/2006, 19:01
Olá meus amigos;

O carro da minha mãe (Fiat Siena 1.3) precisou ir ontem com certa urgência para a revisão dos 30.000 km uma vez que o óleo já estava virando graxa (!!!) e logo fiquei um tanto quanto ansioso para levá-la ao trabalho hoje pela manhã no Jeep.

Infelizmente o passeio não foi tão prazeroso como esperava: mesmo tendo esquentado o carro 5 minutos antes de sair o motor não rendia nada e mais parecia que eu estava numa bicicleta do que num automóvel propriamente dito devido às pedaladas que tinha de aplicar no acelerador.

Como se já não bastasse o desespero ainda tinha de me conter ao ouvir coisas como "vou vomitar" ou "carro velho é ruim por causa dessas coisas", e ainda "André, porque você tirou o tapete"...

Bem, com todo o sangue frio necessário cumpri a missão e, no caminho de retorno, tive a sorte de encontrar uma oficina mecânica. Todo o carburador fora desmontado para que uma profunda limpeza fosse efetuada e, para nossa surpresa, uma das borboletas estava simplesmente travada. Foi necessário portanto descolá-la da parede do aparelho. Foram trocados também o jogo de reparo e a agulha.

Durante as dificuldades da regulagem de repente "inventou-se" que o modelo do carburador que estava usando era para motor à álcool então lá fomos nós atrás de um senhor que tinha um motor de Opala parado com um carburador a ele conectado.

Chegando no local, não muito distante da oficina por sinal, de bucha escuto o pedido de R$200,00 mesmo dando o meu carburador devolta. Nego de imediato o pedido e vou indo embora, mas não acabou! O tal senhor ainda retrucou: "oé, então, como é que fica"? Resposta: "não fica"... 8)

O tal carburador estava sujo e até tinha aparência de ser menos cuidado do que o que eu já possuía. A parte inferior do qual possuo é preta enquanto que a do qual me foi oferecido era verde.

Voltamos para a oficina e insistimos nas regulagens. Resultado final: o Jeep está maravilhoso e rendendo como nunca antes! Responde imediatamente aos comandos no pedal e as acelerações são simplesmente indiscutíveis em relação ao que conseguia anteriormente! Ah, e bicicleta nunca mais! Digo, nada mais de pedaladas na partida "à frio".

Estou muito satisfeito e o preço ainda foi razoável: R$56,00 incluindo a mão de obra e também a troca da cebola de freio que não estava funcionando.

Por agora é isso amigos. Deixo aqui mais uma vez os meus agradecimentos :concordo: e também um grande sorriso :D por ter conseguido, enfim, resolver algo que me incomodava desde a compra do "T-6".

Grande abraço, até!

cmte_carvalho
13/05/2006, 21:56
Olá novamente amigos;

Afinal, há alguma maneira de descobrir se o carburador que possuo é para motor a Álcool ou Gasolina? Será que há, por exemplo, algum código inscrito nele que possa ser interpretado para solucionar tal mistério?

De uma coisa eu tenho certeza: ele é o modelo 3E feito pela Brosol.

No aguardo, até!