Conectar

Ver Versão Completa : Pajero Sport 2010 - Problema "misterioso" ...



Edimar_Oliveira
17/05/2018, 09:49
Prezados, tenho uma Pajero Sport 2010/2011, em ótimo estado de conservação. Sempre faço as manutenções preventivas e sempre com o mesmo mecânico, de minha confiança. Nos últimos meses vinha apresentando um sinal diferente: ao ligar com o motor quente, saindo da garagem, por exemplo, engatava a ré e ela começava a falhar como se fosse um "carburador entupido". E ao sair em baixa velocidade, ia falhando também e soltando fumaça cinza em "baforadas". Depois que pegava a segunda marcha e firmava o pé, as falhas param e no geral seu rendimento é ótimo e consumo idem.

Uma das primeiras sugestões do mecânico foi que eu esvaziasse ao máximo o tanque e passasse a usar o S-500, já que desde que adquiri e na primeira revisão geral que fiz, mandei inclusive lavar o tanque e só abastecia com S-10. Ao trocar o tipo de Diesel, notei uma melhora geral no rendimento e nas retomadas, sendo que o consumo não se alterou, permaneceu na média de 9 a 10 km/l.

Mas o dado curioso é que, como moro em uma cidade distante 170 km da cidade onde está a oficina mecânica, mesmo chegando de viagem, motor quente, o problema não apareceu. Na minha cidade, o problema é constante ... O mecânico chegou a comentar que tinha alguma coisa a ver com a altitude ... sei lá ... Cheguei a gravar um vídeo da fumaceira saindo em marcha lenta, quando estava parada na garagem ... Senão ia passar por mentiroso.

Daí, num segunda etapa ele passou a focar na regulagem de ponto, por que sua intenção era não mexer de cara nos bicos injetores. Fez a regulagem, funcionou perfeitamente, sem falhas. Daí, viajei para minha cidade e ao chegar lá, com motor quente, os mesmos sinais apareceram ...

Deixei nesta semana internada na oficina, ele levou em oficina especializada em bicos injetores, não desmontou, mas fizeram vários testes de pressão e funcionamento, e, a princípio, está tudo normal com os bicos. A próxima etapa é revisão da bomba ...

Enfim, alguém já viu estes sinais acontecerem? Alguém tem ideia de aonde pode estar o problema? Repito que o rendimento dela em estrada, e retomadas, está ótimo, e até melhorou com a troca do Diesel. Como motor frio, pega facilmente e não falha. Começa a falhar depois que o motor está quente ...

Abraços,

Glaicon
18/05/2018, 05:28
Ela possui válvula EGR?
Não seria o caso de fazer descarbonização?
Tô só no chutômetro.:pipoca:

Edimar_Oliveira
21/05/2018, 14:12
Glaicon, na última semana foram feitos testes nos bicos, todos íntegros, e de pressão na bomba, também íntegra ... E ficou a semana toda no mecânico, não deu nenhuma sinal anormal. Viajei para uma região de serra, andei muito em subidas longas, motor quente, não deu falha alguma, nem em marcha lenta em baixa velocidade. Viajei hoje de madrugada 170 km. Cheguei em casa, deixei-a na garagem por aproximadamente 1 hora e quando fui sair, começou novamente as falhas já descritas ... Parece que ela não gosta da cidade aonde estou morando. Incrível!

Tem que ter algum sentido ... Com relação à descarbonização da EGR, o mecânico disse que seria mais uma tentativa, mas ele não consegue fechar o diagnóstico ...

Abraços,

Glaicon
22/05/2018, 06:14
Tem macumba!
Realmente, fica difícil opinar.
Espero que resolva.
Boa sorte.:concordo:

Walter da Camper
22/05/2018, 10:29
Perto da sua casa tem alguma torre de transmissão de TV, rádio ou radioamador?
Seu carro utiliza bomba mecânica que é controlada por uma central eletrônica que pode estar sofrendo interferência de alguma fonte de radiofrequencia mal ajustada (sinais expúrios).
Além da quantidade injetada, essa central controla o ponto da injeção e a abertura da turbina VGT. A central pode estar mandando algum comando equivocado para alterar o ponto.
Em se tratando de eletrônica, tudo é possivel.

Edimar_Oliveira
22/05/2018, 12:03
Walter, eu moro perto do Aeroporto de Confins e trabalho nele. A situação é muito estranha, por que só acontece aqui. Não tem torres perto, mas em casa o problema aparece com muito mais evidência. Não acontece na cidade aonde meus pais moram e onde fica a oficina mecânica. Hoje por exemplo, andei uns dois km com ela e parei na garagem. Quando fui sair a quantidade de fumaça era tanta que me assustou. Depois que pega o embalo, nada mais acontece. O mecânico disse que uma tentativa é retirar a bomba e fazer uma limpeza interna, alegando que pode ser impurezas que estão dentro dela. Mas não garante que resolva. Se for impureza, ela não falharia em alta também? Realmente se para um mecânico experiente em diesel e 4x4 não consegue fechar o diagnóstico, imagina para um leigo como eu entender ...

Walter da Camper
22/05/2018, 13:06
Esse papo sobre impurezas é chute. Melhor não retirar a bomba por enquanto. Isso pode criar novos problemas e mascarar o defeito.
Eu começaria revisando todas as conexões elétricas dos sensores (rotação, pressão da turbina...) e atuadores (na bomba e na turbina). Verifique se tem algum chicote elétrico descascado ou mordido por alguma peça. Depois confira o aterramento do módulo principal e do módulo HPE.
Se não solucionar, a próxima etapa é pedir para um mecânico da sua cidade ligar um scanner e verificar as leituras no momento em que o defeito se manifesta (avanço do ponto, pressão da admissão, etc...). Não precisa ser um mecânico de diesel, baste ele ter um scanner que lê a central do seu carro (ele vai cobrar uns 200, mas vale à pena).

Edimar_Oliveira
24/05/2018, 16:12
Muito grato pelas dicas, Walter!

Tudo me leva a crer que seja problema elétrico realmente ...

Abraços,