PDA

Ver Versão Completa : Mini buggy parado a 7 anos não liga!

Aristides Jr
15/05/2018, 19:48
Olá pessoal! Tenho aqui o mini veículo SID CAR modêlo Ventura Plus de 1994/95 Equipado com motor 2 tempos marcar BRANCO de 3,5cv com carburador DELL'ORTO

Ficou parado por 7 anos estou tentando colocá-lo para funcionar!

Já iniciei o básico:-
1- Limpei o tanque de combustível,
2- Substituí a mangueira,
3- Instalei um filtro de combustível,
4-Limpei carburador,
5- Examinei a vela e espirrei WD40 pela abertura,
6- Verifiquei que o motor gira livre.

Estou criando este tópico porque não consigo ligá-lo.

Não tem faisca na vela,
Testei com outra e também não faiscou!

Estou aberto para receber ajuda, logo postarei fotos.

Flávio Cadore
16/05/2018, 00:08
Se não tem faísca não tem jeito, vai ter que abrir para verificar se tem platinado ( deve ter), se enferrujou vai ter que trocar, não resolve lixar. Vai precisar retirar o volante dele para ver isso. Já troque o condensador ( sai baratinho ). Eu revivi um motorzinho a algum tempo e precisei trocar o platinado e já que estava aberto troquei o condensador para não incomodar mais tarde.

Aristides Jr
16/05/2018, 16:38
Olá Flávio, grato pela mensagem! Mas este motor não tem platinado! É sistema de ignição por magneto eletrônico (IGNITRON).
Um amigo me mostrou um motor semi-desmontado e disse que dentro da caixa onde tem a partida manual voce tira o magneto que é rotativo, e por baixo fixo no motor tem duas bobinas no formato de meia lua. Uma de ignição e outra de iluminação. Pelo que entendí parece um alternador, só que é ao contrário,ou seja a bobina fica parada o os imãs que viram. Desta bobina sai um fio vermelho que liga numa caixinha do lado de fora que ele chamou de CDI. Pelo que me disse 90% dos defeitos são da bobina e não do CDI.

Aristides Jr
16/05/2018, 16:54
Não sei se ajuda olha umas fotos do buggy e do motor!
558401
558402

Flávio Cadore
16/05/2018, 18:19
Neste caso é a bobina ou o CDI...se vc tiver um multímetro verifique se vem corrente da bobina, pegue o fio vermelho, ligue o multímetro na posição de voltagem corrente alternada e a outra pata do multímetro vc liga no bloco do motor. Dá uma partida no motor e se marcar alguma coisa no multímetro é sinal que a bobina está boa. Aí é problema no CDI...só trocando por outro.

Aristides Jr
17/05/2018, 13:02
Ainda não desmontei! Desliguei o fio do CDI, Com o Multimetro em escala de ohms 2000 uma ponta no Fio vermelho que vem lá de dentro na bobina e a outra ponta no terra na carcaça do motor! Não deu leitura! O correto é obter algo entre 260 a 270!
Pode ser que com o tempo a bobina isolou, ficou sem terra?

Flávio Cadore
17/05/2018, 18:20
Testa na posição Voltagem corrente alternada com a mesma ligação e dá uma puxada na cordinha, se não marcar nada é a bobina que pifou, acontece... ela não perde o terra.

Aristides Jr
22/05/2018, 12:20
Flávio, fiz o teste! desconectei o fio vermelho que vem da bobina e chega no CDI, liguei a ponta de prova vermelha, e a preta na carcaça do motor, multímetro na posição de corrente alternada e puxei na cordinha (sem vela para virar mais fácil): Resultado chegou até 0,4 volts! Liguei a parafusadeira para girar o motor:- com rotação de 1500 rpm chegou ao 1,1volts!
Eu achei pouca voltagem ! É assim mesmo? Quanto deveria ser o normal?
Estou pensando em repetir o teste com o cdi no lugar e a vela fora para verificar se forma faísca no eletrodo.

Aristides Jr
22/05/2018, 13:16
Flávio insistí um pouco mais, utilizei uma parafusadeira mais potente e a voltagem foi recuperada! Agora em meia volta dá 20 a 30 volts e em rotação 135 volts, reinstalei o cdi e liguei a vela no cabo, e deu faísca no eletrodo! Até a bobina de iluminação voltou a funcionar! Próximo passo vou abastecer e acredito que irá ligar fácil!

Flávio Cadore
22/05/2018, 13:34
Se deu faísca é obrigado a funcionar... se ele se mantiver assim Blz...se ele não der faísca pode ser algum mau contato no suporte da bobina, o fio vermelho quebrado em algum lugar ou na própria bobina.

Aristides Jr
22/05/2018, 19:08
FUNCIONOU! ESTÁ VIVO!
Abastecí e tentei ligar! continuei com ajuda da parafusadeira, e finalmente funcionou perfeitamente! Funcionou melhor depois que "tirei o ar" da mangueira! Enquanto tinha ar no filtro ele pegava funcionava um pouco morria, soltei a mangueira perto do carburador e abaixei ela até despejar o suficiente para encher bem o filtro e sair gasolina sem borbulhas, reconectei e funcionou perfeito ligando facilmente na cordinha.

Vou seguir com a revisão:-
- Removí a corrente deixei de molho no thinner, sequei com ar comprimido, reinstalei ajustei a tensão e lubrifiquei uma gota de óleo por elo.
- Verifiquei e ajustei o cabo do acelerador;
- No freio examinei as sapatas, lubrifiquei o sistema e regulei;
- Vou trocar toda a fiação.
- Substituir a correia de tração.
Acho que é só!

Flávio voce já me ajudou tanto, acho que estou até abusando de sua paciência! Em sua opinião o que mais tenho de revisar para deixá-lo em condição de uso?

Flávio Cadore
22/05/2018, 20:36
Aristides, é uma satisfação poder ajudar!!! fique certo disto.
Eu já revisei um destes, era um jeepinho. Só dá uma olhada nos rolamentos se tem alguma folga e uma olhada no esquema da marcha ré, no mais é só por gasolina e andar.
Dá uma olhada como está o óleo do motor, se ficou tempo parado é bom trocar e uma limpeza no filtro de ar.

Aristides Jr
23/05/2018, 19:03
Flávio, ajudou muito! Eu estava seguindo para um caminho errado e não iria conseguir!

Com carroceria de jeepinho dever ser muito legal!

Hoje andei com ele, é ótimo! Já não lembrava como era, agora sei porque as crianças amam isso!

O pinhão e a corrente estão um pouco gastas, estiquei um pouco e ainda dá para rodar!
Havia uma folga nas articulações dianteiras, desde Okm, conforme o terreno elas batem barulho de ferro com ferro! Sempre me incomodou! Hoje consegui ajustar e deixar zerada!

Só preciso regular o freio para subir um pouco mais o pedal!

Para deixá-lo como saiu da loja (foi em dezembro de 1994) só preciso instalar as duas lanternas e os retrovisores, mais nada!

Quando tiver finalizado vou postar algumas fotos.

Aristides Jr
04/06/2018, 18:32
Novo denovo! Seguem as fotos.
558854

558855

558856

Flávio Cadore
05/06/2018, 00:52
Ficou bonito demais, esse é o sonho da criançada.

Aristides Jr
21/06/2018, 16:53
Instalei um filtro de gasolina próprio para motores estácionários, parece de moto, Mas tive problemas:-
Voce liga o motor ele funciona com o que tem na cuba e depois morre! Não pega mais!
Daí eu desconecto a mangueira na entrada do carburador e nada de gasolina!
Abaixo uns 5 a 10 cm e começa a sair gasolina, conecto denovo e ele volta a funcionar normalmente.
Já aconteceu isso duas vezes!
Será que o ar no filtro pode dificultar o efeito sifão?

Flávio Cadore
21/06/2018, 21:46
Instalei um filtro de gasolina próprio para motores estácionários, parece de moto, Mas tive problemas:-
Voce liga o motor ele funciona com o que tem na cuba e depois morre! Não pega mais!
Abaixo uns 5 a 10 cm e começa a sair gasolina, conecto denovo e ele volta a funcionar normalmente.

Não pode ficar ar dentro do filtro, se der coloque ele em pé...na minha moto eu coloquei um T para poder "sangrar" o filtro.

toco santa cruz
22/06/2018, 02:33
Ola amigo, pela foto este sistema deve ser por gravidade, correto? Se não desce gasolina, então deve ter algum entupimento no sistema ou mangueira dobrada, geralmente estes tanques possuem um suspiro na tampa, de uma olhada se não esta entupido. este tanque esta no lugar original? estou achando muito baixo, se levantar a pressão vai aumentar.

Aristides Jr
22/06/2018, 18:04
Toco santa cruz, Olá amigo! Muito grato pelas dicas!
Sim, correto! o sistema é por gravidade!
Não tem entupimento nem mangueira dobrada!
Suspiro é hum mini furo na tampa e está Ok!
Antes de trocar o filtro tirei o tanque e limpei super bem! Tambem testei a torneirinha que está vedando normal e abrindo de tudo!
Tanque no lugar original, não quero modificar pois sempre funcionou assim!
Filtro de gasolina foi instalado na horizontal, e junta ar dentro!
Minha teoria é que isto está afetando o fluxo, e é só depois que fica uns dias parados. Quando reestabelece não falha mais, funcionando normalmente.
Se voce já tentou nivelar alguma coisa com mangueirinha de obra deve ter notado que se tem ar na mangueira ela desnivela bastante, será que este efeito pode esta acontecendo no mini buggy?

Flávio Cadore
22/06/2018, 18:13
Na dúvida retira o filtro...seu tanque é de plástico e não cria ferrugem para entupir o carburador.

toco santa cruz
22/06/2018, 23:20
O Flavio tem razão, vc pode eliminar o filtro, pois se o tanque estiver limpo não tera problema ou colocar outro de outra marca, quem sabe este esta com defeito.

Flávio Cadore
23/06/2018, 11:04
Troque também a mangueira por uma transparente que vc poderá ver se tem ar dentro ou até onde vai o ar.

Aristides Jr
01/07/2018, 20:48
Muito grato a todos!
As dicas foram ótimas!
Realmente voces tinham razão!
De fábrica não tem filtro!
O tanque é de plástico e na entrada do carburador tem uma micro peneirinha!
Então removí o filtro e apenas uní os segmentos de mangueira com um pedaço de tubo!
Voltou a funcionar normalmente.
Enfim parecia boa idéia mas não deu certo!

A partir de hoje este Mini buggy foi para um novo dono, Um avó levou para seu neto de 3 anos e outro que está por vir! Fiquei super feliz pois ele vai voltar a fazer o que ele sempre fez muito bem "Trazer alegria e diversão aos pequenos"

Um grande abraço a todos!

Flávio Cadore
02/07/2018, 01:41
Todos ficamos felizes quando é possível fazer a felicidade dos pequenos. Um forte abraço para vc Aristides.
Quando eu ando com a minha gaiola eu tenho a mesma sensação de quando eu descia o morro com o "carro de lomba".

Aristides Jr
02/07/2018, 16:32
Isso mesmo! Aqui e na minha época, só com rolemâs!
Me lembrei de todos os meu carrinhos de "rolemãs", foram muitas descidas...

Antes disso, com 5 anos, tive meu primeiro e único carrinho de pedal, um Jeepinho.

559595

Nossa, viajei no tempo!

Diegodrf
10/11/2020, 23:21
Boa noite. Sei que o assunto é antigo mas estou com o mesmo problema. Já fiz:
Troca de óleo
Troca de velas
Limpeza de carburador
Tirei a vela e joguei WD

Mas não da sinal na vela.

O motor é 4 tempos. O que me sugerem fazer? Sou leigo e não tenho como levar o buggy para nenhum lugar.

toco santa cruz
11/11/2020, 02:14
Amigo, qual motor vc tem? É partida eletrica ou manual?

Diegodrf
11/11/2020, 10:18
Aristides, é uma satisfação poder ajudar!!! fique certo disto.
Eu já revisei um destes, era um jeepinho. Só dá uma olhada nos rolamentos se tem alguma folga e uma olhada no esquema da marcha ré, no mais é só por gasolina e andar.
Dá uma olhada como está o óleo do motor, se ficou tempo parado é bom trocar e uma limpeza no filtro de ar.

Meu amigo, bom dia.
Estou com o mesmo problema relatado nessa postagem. Já troquei oleo, vela, motor gira livremente, entretanto nao dá faisca na vela.
Trata-se de um motor Briggs Stratton 5hp 4 Tempos. Sabe me dizer o que devo olhar agora? Sou totalmente leigo.

Diegodrf
11/11/2020, 10:43
Amigo, qual motor vc tem? É partida eletrica ou manual?

É partida eletrica, mas tem a opção de partida manual. Como a bateria esta sem carga, estou tentando somente via partida na cordinha.

Modelo BRIGGS INDUSTRIAL PLUS 5 HP

toco santa cruz
12/11/2020, 02:26
Podem ser varios fatores. vela, cabo de vela, cdi ( se for com este sistema). se quiser me passa seu whats que lhe dou umas dicas de como fazer os testes de faisca.

Diegodrf
13/11/2020, 07:59
Podem ser varios fatores. vela, cabo de vela, cdi ( se for com este sistema). se quiser me passa seu whats que lhe dou umas dicas de como fazer os testes de faisca.

Consegui dar a partida nele. Havia um FIO vermelho proximo do motor de arranque que era ligado a chave comutadora, por algum motivo, quando ele esta ligado no motor nao funciona. Tirei ele e o motor pegou. Entretanto, parece que o carburador nao consegue puxar a gasolina ou ar para dentro. Ele funciona, sai um pouco de fumaça, mas logo morre.

Se quiser me chamar no whats agradeço. Levei o mini buggy num mecanico, mas ele também nem sabe como mexer.

11 99213-9139.

Muito obrigado pela ajuda.

Aristides Jr
16/11/2020, 18:04
Olá Diego!

Infelizmente é dificil mecânico para estes carrinhos!

Na época só consegui com a ajuda deste pessoal!

Pelo que voce descreve este fio vermelho não serve desligar o motor?

No meu caso só consegui funcionar o motor girando ele com ajuda de uma furadeira potente!

Verifique se a gasolina está saindo livremente do tanque, procure fazer a ligação direta uma mangueirinha direto do tanque no carburador, por enquanto não instale nenhum filtro de combustível.

Posta fotos para conhecermos a mini máquina.

Abraço