PDA

Ver Versão Completa : Tanque de combustível



Leandro Souza da Rocha
08/05/2018, 12:55
Galera boa tarde,

Sei que já existe muitas discussões a respeito do assunto aqui no fórum mas, gostaria de saber se alguém
usa um tanque de gasolina feito com botija de gás para refrigeração e se manteve a torneira original que vem nela.
Será que terei boa passagem de combustível ou seria melhor adaptar um niple no lugar da torneira para receber a mangueira direto?

Minha gaiola tem motor AP 1.8 e o atual tanque dela e original do fusca.

Segue foto do bujão.558269

toco santa cruz
08/05/2018, 23:32
Ola Leandro, fiz um tanque para o meu kart cross com estes botijas, só que usei 2, cortando mais na extremidade e unindo os dois para aumentar a capacidade de volume ja que meu kart é equipado com um motor 600cc de hornet, não usei a torneira deles cortei a porca do tanque da hornet e soldei nos botijas na posição para usa-lo na horizontal, pois uso a torneira original da moto, já na parte superior soldei um bocal de tambor de oleo, pois ja aproveitei para usar a tampa de fechamento, è um otimo material pois não enferruja por dentro.

Leandro Souza da Rocha
09/05/2018, 12:48
Ola Leandro, fiz um tanque para o meu kart cross com estes botijas, só que usei 2, cortando mais na extremidade e unindo os dois para aumentar a capacidade de volume ja que meu kart é equipado com um motor 600cc de hornet, não usei a torneira deles cortei a porca do tanque da hornet e soldei nos botijas na posição para usa-lo na horizontal, pois uso a torneira original da moto, já na parte superior soldei um bocal de tambor de oleo, pois ja aproveitei para usar a tampa de fechamento, è um otimo material pois não enferruja por dentro.

Pode crer !
Deve ter ficado bom mesmo.
No meu caso vou usar apenas 1 botija dessa pois o local onde brinco e um barreiro aqui próximo de casa e tem uma trilhinha de no maximo 5 km.
Vou retirar essa torneira então e adaptar um niple.

CAPT GOTTLIEB
30/05/2018, 13:15
Tanque de combustível 50 L (coloco só 45 litros por causa da inclinação).
Pode ser instalado deitado, mas obriga reposicionar o bocal.
Barril de chope aço inox 2 mm.
Custo menos da metade do preço de um tanque inox vendido para Gaiolas e é bem mais robusto.

558698 558699 558700

CAPT GOTTLIEB
30/05/2018, 22:09
Uma imagem vale mais do que mil palavras.

558746 558747 558748 558749 558750 558751
558752 558753

CAPT GOTTLIEB
31/05/2018, 00:24
A singela torneira de combustível das motocicletas foi soldada no fundo do barril e dela sai o tubo de alimentação do motor. Qualquer reparo que se faça necessário na bomba de gasolina ou carburador a torneira pode ser fechada.
558754 558755

Leandro Souza da Rocha
01/06/2018, 16:40
A singela torneira de combustível das motocicletas foi soldada no fundo do barril e dela sai o tubo de alimentação do motor. Qualquer reparo que se faça necessário na bomba de gasolina ou carburador a torneira pode ser fechada.
558754 558755

Valeu amigo, sua ajuda foi de grande valia.
Ficou 10 o tanque de sua gaiola.
Vou rodar nos sucatões aqui da minha cidade para ver se encontro algo do tipo.

miguéh
03/06/2018, 20:11
estou pensando em fazer com um corote de agua de caminhão, achei preços bem em conta de 26 e de 42 litros, menos que 100 reais, so teria que adaptar a saida respiro e retorno, nada imposivel

Flávio Cadore
04/06/2018, 00:37
estou pensando em fazer com um corote de agua de caminhão, achei preços bem em conta de 26 e de 42 litros, menos que 100 reais, so teria que adaptar a saida respiro e retorno, nada imposivel

Miguéh, no início eu usei um corote de caminhão na minha gaiola depois acabei cansando dele porque sempre vaza pela tampa dele.

CAPT GOTTLIEB
04/06/2018, 07:56
Valeu amigo, sua ajuda foi de grande valia.
Ficou 10 o tanque de sua gaiola.
Vou rodar nos sucatões aqui da minha cidade para ver se encontro algo do tipo.

Leandro, é mais fácil encontrar este tipo de barril em cervejarias e distribuidoras de bebida. Como é de aço inox não enferruja e não precisa ser novo em folha. Compre usado. Só precisa de um mecânico ou soldador que possa fazer os serviços de soldagem (respiro, marcador externo de combustível e torneira no fundo). Se quiser adaptar deitado será necessário um serviço maior de soldagem para reposicionar o bocal. A tampa rosqueada do barril de chope pode ser aproveitada. Basta cortar a haste principal e grudar na parte de cima uma tampa de plástico usando durepoxi. Infelizmente não vejo como adaptar uma tampa com chave. Abs

Leandro Souza da Rocha
04/06/2018, 15:07
Leandro, é mais fácil encontrar este tipo de barril em cervejarias e distribuidoras de bebida. Como é de aço inox não enferruja e não precisa ser novo em folha. Compre usado. Só precisa de um mecânico ou soldador que possa fazer os serviços de soldagem (respiro, marcador externo de combustível e torneira no fundo). Se quiser adaptar deitado será necessário um serviço maior de soldagem para reposicionar o bocal. A tampa rosqueada do barril de chope pode ser aproveitada. Basta cortar a haste principal e grudar na parte de cima uma tampa de plástico usando durepoxi. Infelizmente não vejo como adaptar uma tampa com chave. Abs

Beleza, Vou fazer isso sim !

Assim que instalar posto fotos aqui para a galera ver.

CAPT GOTTLIEB
05/06/2018, 11:57
Ontem um colega que tem também uma Gaiola me perguntou se este tanque de gasolina feito com barril de chope apresenta vazamento. O barril de chope é feito com aço inox de 2 mm de espessura (bem mais espesso e robusto que os tanques de inox comercializados) e suporta até três (3) atmosferas de pressão ou 44 psi. Os pneus da minha Gaiola usam em torno de 20 psi. Uma caminhonete diesel usa em torno de 40 psi. A tampa do barril tem uma rosca fina e longa, feita para não vazar chope, mesmo sob grande pressão. A meu ver poderá acontecer algum vazamento caso alguma solda não tenha sido bem feita. Pela tampa não vaza nada, nem com o sacolejar intenso das trilhas.

558872 558873 558874

Jr borges
08/06/2018, 11:21
Na minha eu usei esse botijao de ar condicionado só que furei uma rosca na medida da torneira da twister soldei no tanque pra ele ficar na horizontal e a tampa botei aquelas onde bota óleo no motor do fusca, se por outra borracha junto a tampa não vaza

CAPT GOTTLIEB
11/06/2018, 08:19
Jr Borges, gostaria de saber quantos litros de gasolina (ou álcool) cabem neste seu tanque feito com botijão de ar condicionado. Ele também é feito de aço inox?

Jr borges
11/06/2018, 18:25
Jr Borges, gostaria de saber quantos litros de gasolina (ou álcool) cabem neste seu tanque feito com botijão de ar condicionado. Ele também é feito de aço inox?

Cabem 11 litros, não é inox, é aqueles botijões q o pessoal q trabalha com ar condicionado descarta, pessoal aqui usa emendar 2 desses fica bom

Leandro Souza da Rocha
12/06/2018, 10:19
Cabem 11 litros, não é inox, é aqueles botijões q o pessoal q trabalha com ar condicionado descarta, pessoal aqui usa emendar 2 desses fica bom


Comprei uma botija dessa para fazer um tanque. Cabe 11 litros em apenas 1 botija ou 11 litros nas duas unidas uma a outra?

CAPT GOTTLIEB
06/09/2018, 17:21
A singela torneira de combustível das motocicletas foi soldada no fundo do barril e dela sai o tubo de alimentação do motor. Qualquer reparo que se faça necessário na bomba de gasolina ou carburador a torneira pode ser fechada.
558754 558755


O tanque de gasolina da minha Gaiola fica mais alto que o carburador e já aconteceu falha na boia do carburador e acabou passando combustível para o cárter. A solução foi limpar o carburador, trocar a boia, desprezar todo óleo do motor contaminado pela gasolina (2,5 litro de óleo e mais de dois litros de gasolina) e colocar 2,5 litros de óleo novo.
Desde então adquiri o hábito de deixar a torneira do combustível fechada sempre que a Gaiola for ficar estacionada mais de um dia.

Jr borges
07/09/2018, 07:47
O tanque de gasolina da minha Gaiola fica mais alto que o carburador e já aconteceu falha na boia do carburador e acabou passando combustível para o cárter. A solução foi limpar o carburador, trocar a boia, desprezar todo óleo do motor contaminado pela gasolina (2,5 litro de óleo e mais de dois litros de gasolina) e colocar 2,5 litros de óleo novo.
Desde então adquiri o hábito de deixar a torneira do combustível fechada sempre que a Gaiola for ficar estacionada mais de um dia.

Da pra usar uma valvula de partida a frio de automoveis, quando ligar a chave ela abre e libera o combustivel

CAPT GOTTLIEB
07/09/2018, 20:59
Sim JR Borges, dá para usar uma eletro-válvula e funciona bem. Tive um JIPÃO Band que usava uma eletro-válvula para cortar ou liberar o diesel. O objetivo maior era criar mais uma dificuldade para impedir o furto.
Mas quando montei a minha Gaiola já coloquei a válvula de motocicleta só para facilitar reparos na oficina, porém depois do que me aconteceu estou usando a torneira sempre que ficar parado mais de um dia.

CAPT GOTTLIEB
08/09/2018, 15:09
Eletro-válvula no meu JIPÃO. Funcionava muito bem.

561370