Uyrassu
30/04/2018, 19:09
-Olá pessoal. Preciso REALMENTE de ajuda! Lembrem-se: "Homens são de Marte!...", (pra quem não leu, sugiro: além de ser engraçado, pode contribuir na vida com a "patroa", hehehe...).
-OK: comprando em dias uma "Nova Ranger" 4X4 diesel, vai puxar trailer leve, (1,200 kg), uns 50% do tempo, (em 90% de uso rodoviário total), e rodar na casa aí de uns 30,000 km / ano, daí surge a dúvida, CRUEL: uma XLS 2.2 CM ou uma XLT 3.2 CA? (as duas são 6 marchas, as da CA mais longas).
- XLS_2.2= 160HP / 39.3kgfm versus XLT_3.2= 200HP / 47.9 kgf.m, ou seja: 25% de potência e 22% de torque adicionais, (mas com 05% a mais de peso em ordem de marcha).
OK, prefiro comprar a 3.2 por várias razões que não vou abordar agora, mas daí começam os problemas:
A- embora tenha sido generosamente "tolerado e admitido" aqui no 4X4 Brasil, até hoje nunca tive um 4X4, e nem um CA, ou seja, DUAS variáveis novas de uma vez só, isso já requer alguma atenção não? Já dirigi carros com CA, inclusive 4X4, em off road, mas por pouco tempo, com opção de troca manual e sem rebocar, enfim, muita "tioria" mas pouca prática, (embora não mande mal na terra / areia / lama num 4X2, até onde isso seja possível...);
B- a 3.2 não tem opção de troca voluntária, (o CM seria minha preferência...); o CA dela não tem nenhuma opção de troca manual, (a não ser, é claro, "gerenciando" o acelerador, a topografia, a massa e a inércia do carro, mas isso, além de ser uma "solução" tosca e trabalhosa, amarra muito a condução, e nem sempre será viável). Não tem shift paddles, nem tiptronic, nem troca sequencial na manopla de câmbio, nada nada... Só deixar o sistema resolver e fazer tudo sozinho por vc, rs... Que mancada hein "Dona" FORD? Tirou a graça da 3.2...
No caso, espero ter problemas, ex.: o carro nas "zonas de troca" vai ficar subindo e descendo marcha muitas vezes, (isso já é sabido ocorrer nos CA, e até dá pra minimizar, mas acho que vai ficar mais frequente rebocando, lembrando ainda que a caixa é de 6M).
Já sei também que o consumo e o desgaste vão ser maiores na CA, mais ainda rebocando, (isso eu aceito), o problema é que não sei antecipar o comportamento do conjunto carro / CA / trailer no off road, [e nem o do mo(mau?)torista...]. A Nova Ranger até tem auxílio para estabilidade com trailer, mas isso vale para asfalto, na terra se anda mais lento, não deverá nem atuar...
São várias situações que potencialmente me preocupam, tipo: areia, lama, subidas / descidas em terreno acidentado, trilhas em alguns momentos, etc, (este "etc" é o pior: problemas que eu acho que vão aparecer mas nem sei ainda quais são, pois conheço tão pouco sobre o tema que não consigo nem "adivinhar" o que possa vir pela frente).
Sei que uma Ranger não é um trator chamado Troller, (embora ela tenha torque pra cumprir o tipo de missão que vou dar pra ela). O que gostaria é de antecipar e evitar / minimizar problemas, aborrecimentos, riscos e prejuízos com coisas previsíveis, e com as imprevisíveis para mim. Nisso conto com vcs, experiência + imaginação + inteligência: recordem, e quem sabe até "inventem" situações-encrenca para um carro full CA rebocando em off road que eu não consigo conceber, mas estou intuindo que existam. Não quero "me dar mal" pela falta de comando e controle do câmbio. O que vcs poderiam me antecipar de problemas, (?e soluções?), enfim, me ensinar sobre isso?
Então pessoal? Alguém já teve ou dirigiu, em off road, rebocando ou não, uma 4X4 CA sem nenhuma opção de troca manual? Caso eu compre a 3.2 CA, como vai ser minha vida no off road com esta, (séria a meu ver...), limitação?
Será um casamento, e preciso fazer uma escolha bem calculada, pois depois vou ficar "casado" uns 5 anos com a "muleka", kkk!
Obrigado desde já pela força! Abraços a todos.
-OK: comprando em dias uma "Nova Ranger" 4X4 diesel, vai puxar trailer leve, (1,200 kg), uns 50% do tempo, (em 90% de uso rodoviário total), e rodar na casa aí de uns 30,000 km / ano, daí surge a dúvida, CRUEL: uma XLS 2.2 CM ou uma XLT 3.2 CA? (as duas são 6 marchas, as da CA mais longas).
- XLS_2.2= 160HP / 39.3kgfm versus XLT_3.2= 200HP / 47.9 kgf.m, ou seja: 25% de potência e 22% de torque adicionais, (mas com 05% a mais de peso em ordem de marcha).
OK, prefiro comprar a 3.2 por várias razões que não vou abordar agora, mas daí começam os problemas:
A- embora tenha sido generosamente "tolerado e admitido" aqui no 4X4 Brasil, até hoje nunca tive um 4X4, e nem um CA, ou seja, DUAS variáveis novas de uma vez só, isso já requer alguma atenção não? Já dirigi carros com CA, inclusive 4X4, em off road, mas por pouco tempo, com opção de troca manual e sem rebocar, enfim, muita "tioria" mas pouca prática, (embora não mande mal na terra / areia / lama num 4X2, até onde isso seja possível...);
B- a 3.2 não tem opção de troca voluntária, (o CM seria minha preferência...); o CA dela não tem nenhuma opção de troca manual, (a não ser, é claro, "gerenciando" o acelerador, a topografia, a massa e a inércia do carro, mas isso, além de ser uma "solução" tosca e trabalhosa, amarra muito a condução, e nem sempre será viável). Não tem shift paddles, nem tiptronic, nem troca sequencial na manopla de câmbio, nada nada... Só deixar o sistema resolver e fazer tudo sozinho por vc, rs... Que mancada hein "Dona" FORD? Tirou a graça da 3.2...
No caso, espero ter problemas, ex.: o carro nas "zonas de troca" vai ficar subindo e descendo marcha muitas vezes, (isso já é sabido ocorrer nos CA, e até dá pra minimizar, mas acho que vai ficar mais frequente rebocando, lembrando ainda que a caixa é de 6M).
Já sei também que o consumo e o desgaste vão ser maiores na CA, mais ainda rebocando, (isso eu aceito), o problema é que não sei antecipar o comportamento do conjunto carro / CA / trailer no off road, [e nem o do mo(mau?)torista...]. A Nova Ranger até tem auxílio para estabilidade com trailer, mas isso vale para asfalto, na terra se anda mais lento, não deverá nem atuar...
São várias situações que potencialmente me preocupam, tipo: areia, lama, subidas / descidas em terreno acidentado, trilhas em alguns momentos, etc, (este "etc" é o pior: problemas que eu acho que vão aparecer mas nem sei ainda quais são, pois conheço tão pouco sobre o tema que não consigo nem "adivinhar" o que possa vir pela frente).
Sei que uma Ranger não é um trator chamado Troller, (embora ela tenha torque pra cumprir o tipo de missão que vou dar pra ela). O que gostaria é de antecipar e evitar / minimizar problemas, aborrecimentos, riscos e prejuízos com coisas previsíveis, e com as imprevisíveis para mim. Nisso conto com vcs, experiência + imaginação + inteligência: recordem, e quem sabe até "inventem" situações-encrenca para um carro full CA rebocando em off road que eu não consigo conceber, mas estou intuindo que existam. Não quero "me dar mal" pela falta de comando e controle do câmbio. O que vcs poderiam me antecipar de problemas, (?e soluções?), enfim, me ensinar sobre isso?
Então pessoal? Alguém já teve ou dirigiu, em off road, rebocando ou não, uma 4X4 CA sem nenhuma opção de troca manual? Caso eu compre a 3.2 CA, como vai ser minha vida no off road com esta, (séria a meu ver...), limitação?
Será um casamento, e preciso fazer uma escolha bem calculada, pois depois vou ficar "casado" uns 5 anos com a "muleka", kkk!
Obrigado desde já pela força! Abraços a todos.