Conectar

Ver Versão Completa : Fumaça Preta

Luciano marcelino
23/04/2018, 14:11
Boa tarde, sou novo por aqui, comprei um viatura ranger 2.5, ano 99, só que ela ta soltando uma fumaça preta, pode ser filtro de óleo. outra pergunta qual o melhor diesel para usar comum ou S10. me ajudem por favor.
desde já agradeço.

Guilherme Isler
24/04/2018, 15:22
Seria interessante verificar os seguintes ícones:
– O filtro de ar está obstruído.
– A bomba injetora está com excesso de débito.
– Os bicos ou cilindros estão com problemas, apresentando por exemplo depósito de resíduos.
– O filtro de combustível está velho ou deteriorado.
– O combustível utilizado é de má qualidade.

Luciano marcelino
24/04/2018, 20:15
O guilherme muito obrigado, vou levar no mecânico o filtro de ar é novo e o filtro de combustível também é novo.
se vc souber qual diesel é melhor o comum ou s10. agradeço.

sallespickup
26/04/2018, 09:56
diesel s500, no seu caso é bomba aberta se ja trocou o filtro de ar, só olha se não tem mangueira ou intercooler furado, pois ai não tem pressão de turbina ai tb fumaceia pacas, ela anda bem??

Guilherme Isler
26/04/2018, 16:44
Boa tarde amigos, conversei com meu mecânico e perguntei sobre o Diesel. Ele disse que o melhor mesmo é o s500 (comum). Ele acrescentou que é recomendável para veículos até 2012, pois esse diesel gera menor atraso da ignição

RicardoFLN
26/04/2018, 17:11
Boa tarde amigos, conversei com meu mecânico e perguntei sobre o Diesel. Ele disse que o melhor mesmo é o s500 (comum). Ele acrescentou que é recomendável para veículos até 2012, pois esse diesel gera menor atraso da ignição

Menor atraso de ignição? Como, se o índice de cetanos do S-10 é maior que o do S-500!!!
Teoricamente sem muito sentido isso que teu mecânico disse.

Att.

Guilherme Isler
26/04/2018, 21:37
Boa noite Ricardo! Dei uma pesquisa e vi que você está correto. Talvez eu tenha entendido errado a explicação, mas sobre o diesel está correto. Desculpa pelo meu equívoco, abraços!

sallespickup
28/04/2018, 13:56
o s500 é melhor em carros com bombas injetoras não eletrinicas pelo simples fato do proprio combustivel lubrificar as mesmas, e como é o enxofre que faz isso, no S500 são 500 particulas contra 10 do S10, ai falta lubrificação e a bomba vai pro pau, é simplismente isso

RicardoFLN
28/04/2018, 20:15
o s500 é melhor em carros com bombas injetoras não eletrinicas pelo simples fato do proprio combustivel lubrificar as mesmas, e como é o enxofre que faz isso, no S500 são 500 particulas contra 10 do S10, ai falta lubrificação e a bomba vai pro pau, é simplismente isso

Parceiro,

Essa tua afirmação não poderia estar mais errada. A lubricidade do S-10 já atinge níveis iguais a do S-500 com 1% de biodiesel, o que dirá com os atuais 8% que a legislação obriga.
Pessoalmente uso S-10 com BI mecânica há 80.000 km, ainda não foi pro pau! Já não era pra ter ido?
Veículos com Common Rail, que usam S-10 tem de pressurizar o diesel a níveis bem maiores que as BI mecânicas, como é que tu achas que essas pressões são alcançadas? Se fosse falta de lubricidade os rotores da bomba é que iriam "pro pau" rapidinho!!
S-10 criou muitos inimigos por causa dos que inventaram do dia pra noite de mudar do S-500 para o S-10 sem fazer uma limpeza COMPLETA do sistema de alimentação e armazenamento, e aí sim mandaram a BI pro espaço!!

Att.

ricarvalhal
29/04/2018, 09:20
Lubrificidade é um parâmetro. Olhar somente ele é dizer qual é melhor é fácil. Mas existem muitos outros parâmetros. Eu uso o s500 pois é mais próximo do diesel que a minha bi rotativo mecânica Bosch foi desenvolvida. E faz mais fumaça que o S10.

RicardoFLN
30/04/2018, 09:42
Lubrificidade é um parâmetro. Olhar somente ele é dizer qual é melhor é fácil. Mas existem muitos outros parâmetros. Eu uso o s500 pois é mais próximo do diesel que a minha bi rotativo mecânica Bosch foi desenvolvida. E faz mais fumaça que o S10.

Verdade, LUBRICIDADE é um parâmetro, existem muitos outros. O engraçado que se fores olhar nas justificativas do pessoal do fórum para usar um ou outro, 90% senão mais, só menciona esse parâmetro, e ainda de forma errada como o colega na postagem anterior.
Seja S-10 ou S-500, eu acho que as escolhas devem ser bem embasadas com o conhecimento técnico-científico existente, quando possível. No caso, é possível, basta procurar artigos sobre o assunto, e não se deixar levar pelo empirismo de mexânicos. Eu atualmente uso S-10, no entanto se meu perfil de uso da viatura mudar, algo como começar a deixar ela muito tempo parada sem abastecimentos constantes, ou eu ficar ferrado de grana:lol:, provável que eu migre pro S-500! (mas provavelmente isso não vai acontecer!)

Sds.