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Ver Versão Completa : Compartilhando adaptação do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40)



Imortal
22/04/2018, 14:18
Boa tarde Pessoal
O Objetivo deste post e compartilhar os desafios de adaptar o Motor 3.2 DID em uma Pajero GLS-B (5 Portas) ano 1996, 2.8 TD (4M40T) com câmbio mecânico.
Os motivos que me levaram a fazer esta adaptação foi que após dez anos utilizando a Viatura, que estava com 400.000 Km, sendo que 250.000 Km foram rodados comigo, quando retornava de uma viagem feita à Visconde de Mauá/RJ, em agosto/2016, o motor simplesmente parou e não dava mais sinais de vida.
Após o guincho deixar a Viatura em uma Oficina de confiança, esclarecendo que durante o período em que a Viatura ficou comigo, foram feitas apenas as manutenções de rotina, veio o diagnóstico: Na última rética que foi feita (não sei onde foi, pois quando a comprei estava muito boa de mecânica), encamisaram o bloco com camisas do MB 1113, desgastando muito as paredes do bloco, o que ocasionou trincas na parede do bloco nos dois cilindros centrais, condenando desta forma o bloco do motor.
A primeira ideia foi comprar um bloco do 4M40, com nota fiscal e remontar o motor, para posteriormente cadastrar o novo motor na Viatura.
Consegui achar um bloco no RS, no valor de R$ 5.000,00, e no cálculo da época, no total, o motor instalado, com a mão de obra, ficaria em torno de R$15.000,00.
Outra opção, era comprar um motor 4M40 completo, o que sairia na época, algo em torno de R$ 15.000,00, porém a garantia era de funcionamento.
A última opção era a adaptação de um motor 3.2 da Triton, o que além de ser mais moderno, é também mais potente e com peças de reposição mais fáceis de achar.
Decidi então por esta última opção e passei a pesquisar sobre essa adaptação, porém o que achei foram apenas palpites, e ninguém que havia realizado e compartilhado o que realmente era necessário para realizar a adaptação.
Após conversar com vários mecânicos especializados em mecânica diesel, eletricistas, e todas as espécies de curiosos, consegui convencer um amigo funileiro, especialista em chassis, para levar a Viatura para a sua Oficina, e eu mesmo juntamente com ele, faríamos a adaptação.
Óbvio que pela falta de literatura sobre o assunto, sabíamos que a adaptação seria feita em cima de erros e acertos.
Partindo das conversas com os eletricistas, todos me afirmaram que para tal adaptação seria necessário trocar o chicote inteiro.
Cotei em diversos desmanches um pacote contendo 1 motor completo (4M41), chicote completo, e acelerador eletrônico.
O pacote mais barato que encontrei, me pediram R$ 16.500,00.
Em novembro de 2016, achei uma sucata completa de uma L200 HPE Triton, ano 2014, com 30.000 KM, pelo valor de R$ 16.000,00, então decidi pela compra.

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Então deu-se início aos estudos...rsrsrs

A primeira providência, foi separar a carroceria do chassis das duas Viaturas, colocá-las lado a lado e comparar as diferenças mecânicas
Apesar do bloco 4M41 ser visualmente idêntico ao bloco do motor 4M40, a primeira diferença está na posição dos coxins. O do 4M41 está posicionado a 15 centímetros mais para trás do que o do 4M40.
Então , a primeira constatação de que seria apenas retirar o 4M40 e colocar o 4M41, é falsa. Há a necessidade de reposicionar o coxins no chassi da Pajero, adaptando o suporte dos coxins cerca de 15 cm mais para trás da posição original.
Outra questão a ser considerada, é que o habitáculo do motor da L200 Triton é 20 cm maior e 14 cm mais largo que o da Pajero GLS-B 1996, portanto tudo teve que ser redimensionado no habitáculo do motor da Pajero.
Quanto ao câmbio, a caixa seca da antiga encaixa-se perfeitamente no motor 4M41

Mas, nessa parte surge mais uma variante para decidir:
A Triton vem com o câmbio V5MB1


V5MB1 - Câmbio manual de 5 marchas;



Relação das marchas




1a marcha - 4,313



2a marcha - 2,330



3a marcha - 1,436



4a marcha - 1,000



5a marcha - 0,788



Ré - 4,220



Redução do diferencial

4,100 (10x41)




A Pajero vem com o câmbio


Câmbio manual de 5 marchas



Relação das marchas




1a marcha - 3.952



2a marcha - 2.238



3a marcha - 1.398



4a marcha - 1.000



5a marcha - 0.760



Ré - 3.553



Redução do diferencial

4.875 (8x39)

Imortal
22/04/2018, 17:00
A caixa de tração da Pajero é a Super Select ( 2H, 4H, 4HLc e 4HLLc) e o da Triton é simples (4x2, 4x4 e 4x4R).
A questão é que todos os sensores do câmbio e da caixa de tração são diferentes entre os modelos, e no caso em questão, utilizei todo o chicote da Triton, e segundo um eletricista, não seria possível trocar os sensores, pois os câmbios são diferentes ( V5mB1 (Triton) e V5M31 (Pajero)) e as caixas de tração também.
Como minha Pajero calça aro 15, com pneus BF All Terrain 31,5x10,5x15, para saber o quanto a redução do diferencial faria a diferença (8x39 ou 10x41), fiz o seguinte cálculo:
A circunferência do pneu tem 2,03m, então para percorrer 100 km, seriam necessárias 49.261 voltas do pneu.
Com a relação 8x39, ou seja, uma redução de 4,875 seriam necessárias 240.127 voltas do diferencial.
Então , considerando 100 KM/h , seriam 240.127 voltas do diferencial em uma hora, ou 4.002 voltas por minuto, considerando que a 5ª marcha da Pajero tem a relação de 0,760 , O motor teria que girar 3.041 vezes em um minuto, ou seja, em 5ª marcha a 100 KM/H, o motor estaria a 3.041 rpm
Com a relação 10x41, ou seja, uma redução de 4,100 seriam necessárias 201.970 voltas do diferencial.
Então , considerando 100 KM/h , seriam 201.970 voltas do diferencial em uma hora, ou 3.366 voltas por minuto, considerando que a 5ª marcha da Triton tem a relação de 0,788 , O motor teria que girar 2.652 vezes em um minuto, ou seja, em 5ª marcha a 100 KM/H, o motor estaria a 2.652 rpm.
Desta forma, decidi utilizar também o câmbio e a caixa de tração da Triton, porém, além da adaptação da travessa do coxim de câmbio, e do coxim da caixa de tração, teve que ser alongado o cardan traseiro e o dianteiro devido a essas alterações.
Utilizar o câmbio da Triton com o diferencial da Pajero, significaria estar a 100 Km/h à quase 3.200 rpm.
Utilizar os diferenciais da Pajero, significaria manter originais o chassis e a suspensão (barra de torção) , porém, a caixa do diferencial dianteiro não aceita os semi-eixos da Pajero, e como a bitola da Triton é 10 cm maior que da Pajero, a solução foi drástica:
No diferencial traseiro, retirei todos os suportes do original( mola Helicoidal) e soldei os suportes no diferencial da Triton (mola- semielíptica), no dianteiro, cortei o Chassis pouco antes do suporte do motor e coloquei a ponta do chassis da Triton, sendo que a Pajero ficou com um sistema de suspensão da Dakar.

Imortal
22/04/2018, 17:09
Não consegui anexar as fotos, mas continuarei descrevendo as adaptações em posts complementares

Imortal
22/04/2018, 17:44
O chassis já adaptado o motor, a caixa de câmbio e tração, e suspensão dianteira da Triton no chassis da Pajero.
Depois, continuo com os posts detalhando todos os detalhes da adaptação.

diogov8
22/04/2018, 20:37
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas:

Sem palavras meu jovem. Muito bacana sua iniciativa de compartilhar sua experiência. Estou acompanhando!!

Imortal
23/04/2018, 15:37
Resolvido a adaptação do motor, caixa de câmbio, caixa de tração, diferenciais e cardan, passamos a fazer a parte elétrica.
Primeiro passo: retirar toda a fiação da Pajero, incluindo caixa de fusíveis externa e interna, interior de portas, teto (a minha tem teto solar...rsrsrs),etc, onde tiver um fio vc tira.
Segundo passo: retirar toda a fiação da Triton. Só como observação, quando foi feita a retirada do motor da Triton, valeu a pena desconectar na tomada do módulo, assim todo o chicote da parte dianteira permanece junto com o motor.
Como a Pajero não possuía originalmente ABS, utilizei o sistema de freio completo da Triton( servo-freio, módulo de ABS, sendo que os sensores já estavam nos diferenciais adaptados), então, saíram os discos originais na traseira e ficaram os freios com lonas da Triton (pelo menos por enquanto, até eu adaptar....rsrsrs)
Voltando a parte elétrica, uma observação constatada: Não é possível realizar a adaptação do motor sem utilizar o Chicote da Triton, pelos seguintes motivos:


A Viatura deixa de ser mecânica e passa a ser eletrônica, então, mesmo que não queira mexer no Chassis e nos diferenciais, tem que usar o chicote, a caixa de relês e fusíveis interna e externa, inclusive o ETACs, que está junto com a caixa de fusíveis interna, acelerador eletrônico, tem que ser a da Triton. E o motivo é muito simples: São dezenas de sensores ( bicos injetores, turbina, borboleta de injeção, EGR, sonda lambda do escape, etc, etc, etc) que trabalham em conjunto, sendo que um utiliza a informação do outro para o funcionamento.
O miolo da ignição com a chave code tem que vir junto com o motor, e o módulo, pois se não vier, pode preparar pelo menos mais R$ 1.500,00, para rastrear o módulo e codificar a chave, senão não pega nem com WD...
Apesar do chicote parecer “um monstro” ( rsrsrs), ele é muito intuitivo, pois cada tomada só encaixa no seu par....

Imortal
24/04/2018, 13:04
Na Adaptação elétrica, vou dividir em três partes:

A primeira parte é o painel
Como o chicote é da Triton, tive que adaptar o painel de instrumentos da mesma, pois somente desta forma teria a leitura completa de todos os sensores e funcionamento da Viatura, então não dá para utilizar o painel original, a não ser que seja para enfeite, pois mesmo que se consiga identificar as entradas das tomadas originais, os instrumentos ficam “loucos”, pois a aferição dos impulsos elétricos é específico para cada painel.
O módulo não cabe na lateral do assoalho, e consegui fixá-lo no assoalho, abaixo do porta luvas.
A caixa de fusíveis interna junto com o ETACs, não cabe onde ficava a original, porém , atrás do acabamento do painel , onde tem a capa do alto falante, da para fixá-la sem dificuldades.
A caixa de ar condicionado tem que ser a original, pois a da Triton não serve no painel, as entradas de ar não batem, mas o comando do ar tem que ser adaptado o da Triton.
O restante do painel permaneceu original e com tudo funcionando.
A coluna de direção pode ser mantido a original,inclusive com o volante, porém tem que se trocar a chave de seta e limpadores pela da Triton, aí é só aumentar os buracos do acabamento da coluna, onde vão as alavancas.

Imortal
24/04/2018, 14:11
Seguem as fotos

Imortal
24/04/2018, 14:17
A segunda parte são as portas (cinco).
Utilizei todas as máquinas de vidro e travas elétricas originais da Pajero, a única adaptação necessária é retirar as tomadas que vem no chicote da Triton e colocar as tomadas originais da Pajero. A quantidade de fios é a mesma, só as tomadas mudam.
Na porta traseira (como a Triton não tem), são necessários “jumps” de energia para o esguichador e limpador traseiro.

A terceira parte é a iluminação e Tanque de combustível
Como as portas, retiram-se as tomadas da Triton e coloca as originais das Lanternas, Farois, Milhas, piscas, iluminação de placa, etc...
O tanque de combustível foi mantido o da Pajero, porém a boia é da Triton. A Furação para a fixação é a mesma, porém tem que encurtar o pescador e torcer o arame da boia, pois o tanque da Pajero é maior (90 litros) mas bem mais raso que o da Triton.

Dá um pouco de trabalho, mas com paciência, é tranquilo de se fazer.

Imortal
25/04/2018, 16:55
Com a carroceria fixada, a parte elétrica instalada (e tudo funcionando eletricamente....ufa...rsrsrsrs), passamos ao compartimento do motor e aos inúmeros suportes...
No habitáculo do motor, antes de descer a carroceria, (anteriormente já citei que o habitáculo da Pajero é bem menor) como a mecânica já estava no chassis, tive que tirar todos os apetrechos que está nele, (filtro de diesel, suporte da bateria, sistema do control cruize, reservatório da direção hidráulica, espansor de água do radiador,etc) senão a carroceria não entra. Depois de fixada a carroceria começa a briga por espaço.
Foram colocados no habitáculo em novas posições:
da Triton – filtro de combustível, suporte de bateria, caixa de fusíveis e relês, módulo do abs, caixa do filtro de ar,
da Pajero também em novas posições – espansor de água do radiador, reservatório de óleo da direção.

Imortal
25/04/2018, 17:07
O radiador tem que ser o da Pajero, pois o da Triton é muito alto e não cabe.
A falta de espaço é tamanha, que não coube o defletor do radiador...
A partir daí, foi necessário utilizar técnicas de resolução de problemas especializados (alguns chamam de gambiarras...rsrsrs) para adaptar suportes.
Utilizei o radiador do ar condicionado, o ventilador do ar, e o intercooler da Triton e dimensioná-los para caber entre o radiador da Pajero, que permaneceu no lugar original, e a grade original da Pajero.
O intercooler da Pajero fica embaixo da entrada de ar do capô, e o da Triton fica na frente do Radiador do ar condicionado.
Um detalhe é que tive que fazer a adaptação do braço que sai do canote da direção, até a caixa de direção, pois o posicionamento entre eles é diferente, pois utilizei o sistema de direção da Triton.

Imortal
26/04/2018, 17:38
Mecânica adaptada, montei externamente a Viatura, para partir para o próximo desafio, e talvez o mais complicado: cadastrar o motor na Viatura.
Aí você descobre que seria mais fácil se fosse uma Pajero GLS-B ou qualquer outra da família a gasolina ( V-6 3500 ou a 3000). Seria mais tranquilo trocar o combustível para Diesel, até porque a legislação autoriza para veículos tipo Jipe, e quando você lê a legislação, o que caracteriza o veículo tipo Jipe, não é a carroceria, e sim a tração 4x4 e ângulo de entrada e saída.
A questão destes veículos a gasolina com motor V-6, é que a potência está acima dos 200 cv, então modificar o combustível e cadastrar um motor de 170 cv (como o meu) é tranquilo.
No caso da Pajero 2.8 TD, a potência é de 125 cv, e a legislação não autoriza aumento de potência acima de 10%.
Aí, tem que correr atrás de lacunas na legislação para conseguir cadastrar o motor.
Possuo a nota de baixa da sucata da Triton, e nela consta a potência (170 cv),portanto, o número do motor quando consultado, constava como motor baixado. Foi necessário então a apresentação de declaração de boa fé para pedir o cadastro do motor na Viatura. Nele, se consta apenas o número do motor, e não a potência.
Uma semana de apreensão, e já constava na Viatura o novo número do motor, porém no documento continua constando 125 cv, aí se passa pela vistoria para a mudança do número, tive que emplacar novamente, pois minha placa era antiga e não estava dentro das novas normas, por isso a montagem externa da Viatura.
Agora, desmontei novamente para lixar e pintar a Viatura inteira.
Mais uma etapa vencida....

jorgeffn
26/04/2018, 18:04
Parabéns por encarar e empreitada e por compartilhar aqui! Com certeza vai ajudar muita gente!!!


abs!

Imortal
26/04/2018, 18:48
Rodei com a Viatura durante 40 dias, montada apenas externamente (que fiz a montagem para a vistoria), levei na F R , oficina especializada somente em Mitsubishi, onde passou o raster, tudo perfeito, só ficou a luz do air bag, pois na minha Vtr não tinha e preferi não adaptar o da Triton. Aproveitei para trocar óleo, filtro de combustível, filtro de óleo.
Após, levei a Viatura para fazer alinhamento de direção, câmber, caster, alinhamento e balanceamento, tudo perfeito.
Nesses dias rodando, aproveitei para testar o comportamento da Viatura, bem como seu desempenho.
A Viatura ficou com a seguinte configuração no final:
Pajero GLS-B ano 1996
Motor: 3.2 DID Common Rail (30.000 Km) 170 Cv
Câmbio: V5MB1, mecânico
Caixa de Tração: 4x2, 4x4, 4x4 Reduzida
Diferencial Dianteiro: 4.100 (10x41 Triton)
Diferencial Traseiro: 4.100 (10x41 Triton) com sistema LSD Hybrid – diferencial de escorregamento limitado.
Suspensão Dianteira: Independente do tipo duplo A, Molas Helicoidais, amortecedores hidráulicos Full Displacement e barra estabilizadora, suspensão SDS (Triton)
Suspensão Traseira: Eixo rígido, Molas Helicoidais, amortecedores hidráulicos, barra estabilizadora (Pajero).

Impressões:
A Viatura ficou bem forte, com uma resposta de aceleração muito boa e um torque poderoso, quando comparada a mecânica anterior, e sem vibrações indesejadas..
O que me surpreendeu foi a suspensão dianteira (SDS), além da estabilidade, ficou mais confortável que a da Pajero (Barra de Torção).
O consumo na cidade, andando de forma civilizada foi na média de 9,8 Km/litro com S-10, na Estrada a média foi de 12,7 Km/litro, andando entre 110 e 120 Km/h, também com S-10.
A 100 km/h a Viatura mantém a rotação entre 2.500 e 2.600 rpm.
A 120 Km/h a Viatura mantém a rotação entre 2.900 e 3.000 rpm.

Vou ficar devendo as fotos da Viatura Pronta por enquanto, pois está sendo lixada e preparada para pintura, mas acredito que até o final da próxima semana já estará pronta, aí posto as fotos.

Quando decidi fazer este post, foi por não achar nada a respeito sobre essa adaptação.
O resultado postado, transcorreu em um período de um ano e meio, sendo que aqui postei o que deu certo, pois se fosse postar tudo que deu errado e as tentativas até dar certo, daria uma bíblia....rsrsrsrs
Não tenho a pretensão de criar uma receita, nem de pensar que alguém não consiga uma adaptação utilizando outros métodos, com outras soluções, porém foi o que eu e meu amigo funileiro, com nossos modestos conhecimentos, conseguimos fazer, e olhe que o resultado foi surpreendente para nós.
Desejo boa sorte a todos, e se tiverem alguma dúvida, fiquem a vontade.
Obrigado para aqueles que acompanharam pela paciência, e tenham a convicção que todo o sonho é possível quando a gente acredita.
Abraços e até as fotos da Viatura já pintada.

jorgeffn
26/04/2018, 18:52
Deve ter ficado muito boa de dirigir!!! Aguardando as fotos!!

:palmas::palmas::palmas:

abs!

Imortal
26/04/2018, 19:01
Valeu. Qualquer coisa estamos por aqui.
abs

Parabéns por encarar e empreitada e por compartilhar aqui! Com certeza vai ajudar muita gente!!!


abs!

adriano84
27/04/2018, 07:16
Cara que empreita ein. Ja vi alguns projetos de mudanças na Pajero Sport, tanto similar ao que fez que foi de usar o conjunto da Triton inclusive o painel quanto de usar um conjunto da Hilux. Em ambos os casos não existe uma documentação do processo. Você esta de parabéns por compartilhar isso, falta apenas um vídeo para vermos a viatura em operação. Sucesso!

Imortal
27/04/2018, 17:58
Boa noite adriano84
Assim que ficar pronta a pintura, coloco as fotos e faço um vídeo para postar.
Obrigado. Valeu.
Abs

Cara que empreita ein. Ja vi alguns projetos de mudanças na Pajero Sport, tanto similar ao que fez que foi de usar o conjunto da Triton inclusive o painel quanto de usar um conjunto da Hilux. Em ambos os casos não existe uma documentação do processo. Você esta de parabéns por compartilhar isso, falta apenas um vídeo para vermos a viatura em operação. Sucesso!

Glaicon
28/04/2018, 07:51
A 100 km/h a Viatura mantém a rotação entre 2.500 e 2.600 rpm.
A 120 Km/h a Viatura mantém a rotação entre 2.900 e 3.000 rpm.

Eu tenho uma Pajero Full 2008, cujo motor é igual ao seu.
A 100 Km/h ela roda a 2.000 RPM´s.
Não tem como melhorar o giro da sua?
Ficará mais silenciosa e econômica.:concordo:

Imortal
28/04/2018, 08:23
Eu tenho uma Pajero Full 2008, cujo motor é igual ao seu.
A 100 Km/h ela roda a 2.000 RPM´s.
Não tem como melhorar o giro da sua?
Ficará mais silenciosa e econômica.:concordo:
Bom dia Glaicon
A sua é automática ou mecânica?
A opção que vejo é com relação as rodas, a Full 2008 é aro 17 ou 18?
A minha está com aro 15, que eram originais da Viatura, acabei optando por elas, pelo menos por enquanto, porque quando o motor antigo parou, tinha acabado de por os pneus BF, que estão com menos de 1.000 Km.
Inclusive para não pegarem na pinça de freio dianteiro, tive que colocar um espaçador de 5mm, senão raspa nas pinças.

Glaicon
29/04/2018, 09:11
Bom dia Glaicon
A sua é automática ou mecânica?
A opção que vejo é com relação as rodas, a Full 2008 é aro 17 ou 18?
A minha está com aro 15, que eram originais da Viatura, acabei optando por elas, pelo menos por enquanto, porque quando o motor antigo parou, tinha acabado de por os pneus BF, que estão com menos de 1.000 Km.
Inclusive para não pegarem na pinça de freio dianteiro, tive que colocar um espaçador de 5mm, senão raspa nas pinças.
A minha é automática com cinco marchas, mais o over drive.
As modelo 2018 usam aro 18.
Realmente, se vocês pular para rodas maiores conseguirá baixar o giro do motor para manter os mesmos 100 Km/h.
Perderá algum tempo na arrancada, mas nada que estrague seu dia a dia.:concordo:

Imortal
29/04/2018, 18:18
A minha é automática com cinco marchas, mais o over drive.
As modelo 2018 usam aro 18.
Realmente, se vocês pular para rodas maiores conseguirá baixar o giro do motor para manter os mesmos 100 Km/h.
Perderá algum tempo na arrancada, mas nada que estrague seu dia a dia.:concordo:

Valeu pelas dicas!!!!
Vou dar uma verificada também no conta giros, que a tarde hoje parei na oficina e ele não está parado no 0 ...
Abs

Glaicon
30/04/2018, 05:52
Valeu pelas dicas!!!!
Vou dar uma verificada também no conta giros, que a tarde hoje parei na oficina e ele não está parado no 0 ...
Abs
OK.
Só corrigindo minha postagem anterior, as modelos 2008 usam aro 18.:concordo:

Imortal
02/05/2018, 18:39
OK.
Só corrigindo minha postagem anterior, as modelos 2008 usam aro 18.:concordo:
Hoje verifiquei o conta-giros, passei o raster e em marcha lenta o conta-giros está marcando 1.000 rpm, mas no raster acusa 650 rpm. vou ver se tem como arrumar,pois quando desliga, não está no zero, o ponteiro desce todo. dá para ver na foto do painel.

Glaicon
03/05/2018, 06:18
Hoje verifiquei o conta-giros, passei o raster e em marcha lenta o conta-giros está marcando 1.000 rpm, mas no raster acusa 650 rpm. vou ver se tem como arrumar,pois quando desliga, não está no zero, o ponteiro desce todo. dá para ver na foto do painel.
Que bom.
Na realidade, então, deve estar o giro dentro do aceitável.:concordo:

Benjamin Neto
24/05/2018, 20:33
Hoje verifiquei o conta-giros, passei o raster e em marcha lenta o conta-giros está marcando 1.000 rpm, mas no raster acusa 650 rpm. vou ver se tem como arrumar,pois quando desliga, não está no zero, o ponteiro desce todo. dá para ver na foto do painel.

Boa noite amigão, manda seu whatsapp, estou adaptando o 3.2 tb. podemos trocar idéias. valeu, abraços!

Benjamin Neto
24/05/2018, 20:34
meu whatsapp (21)97104-9793 valeu abs

enasor
25/05/2018, 08:51
Boa noite amigão, manda seu whatsapp, estou adaptando o 3.2 tb. podemos trocar idéias. valeu, abraços!

Bom dia ...

Fica a sugestão ao amigo Benjamin para também compartilhar aqui no fórum essa sua experiência, tal como o nobre amigo Imortal já vem generosamente fazendo ... assim, fica esse conhecimento registrado para a posteridade, disponível para ajudar muitos outros confrades que por aqui passarem ...

Forte abraço.

Imortal
25/05/2018, 20:10
meu whatsapp (21)97104-9793 valeu abs

Boa noite Benjamin Neto
Meu whatsapp é (19) 97419-6116.
Fique a vontade.
Atrasou a pintura, pois resolvi fabricar um snorkel em fibra para ela, e tirei o molde da lata, aí acabou atrasando o lixamento.

MUD ACE
13/06/2018, 01:56
Vou ficar devendo as fotos da Viatura Pronta por enquanto, pois está sendo lixada e preparada para pintura, mas acredito que até o final da próxima semana já estará pronta, aí posto as fotos.




Grande Imortal! Que Odisséia homérica! Muito impressionado com seu relato! Parabéns mesmo pelo plano, o projeto e, principalmente a execução! Super interessado em ver isso tudo em foto e vídeo...

Voçê juntou dois tipos de carro MMC (Pajero GLS-B e L200 Triton) de eras diferentes (1996 e 2014)!!! Um carro da era mecânica com um da eletrônica! Um feito incrível! Genial a etapa vencida em 22/04 caixa de tração e câmbio- que cálculos e sem poder recorrer a ninguém- erro / acerto.

Desejo a você o sucesso merecido depois de tanto sangue, suor e lágrimas! Que essa viatura te dê anos e anos de muitas alegrias!!!!

FaRoFFeRo
13/06/2018, 21:06
Parabéns, belo trabalho.

Costa182
14/06/2018, 17:22
Parabéns! Assim que der grava um video rodando com ela!

Imortal
15/06/2018, 18:50
Agradeço aos confrades MUD ACE, FaRoFFero, Costa182 pelas palavras, e com certeza assim que a Viatura ficar pronta postarei.
Valeu
Abraço a todos

Imortal
15/06/2018, 18:52
Boa Noite Galera
Acabei hoje de fazer o meu snorkel.
Decidi fazer o snorkel ao invés de comprá-lo, pois, além do preço, no que vendem da GLS-B teria que fazer alterações na caixa do mesmo, pois a minha Viatura está com o motor 3.2.
Os vendidos para Savana e L200, não dão certo no parabrisa.
Então, para variar, partimos para mais uma adaptação...rsrsrsrs
Utilizei como gabarito para o fundo do snorkel, o teto, a coluna do parabrisa e o paralama da Viatura. ( no fundo da fibra moldada no paralama foi colocado sete parafusos para posterior fixação)
Depois fui moldando até o formato final.
Li muito a respeito dos Snorkel, e verifiquei que um dos problemas relatados era quanto a entrada de água. O meu ficará conectado através de mangueira ao filtro de ar original da Triton.
Fiz o snorkel em uma única peça, sempre respeitando a passagem de ar em 54 cm², que é a medida da tomada de ar original do filtro de ar.
Decidi pela tomada de ar frontal, e para evitar a entrada de água, no interior foi construído quatro defletores e dois drenos.









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Imortal
15/06/2018, 19:00
Com a caixa montada, foi feito teste com jato de água direto na entrada de ar, inclusive com alta pressão, e realmente a água não chegou ao último defletor, e pela própria caída da caixa, toda água saiu pelo dreno.
Snorkel testado e já com massa poliéster para acabamento.

Imortal
15/06/2018, 19:04
Agora lixado e já aplicado fundo PU.

Imortal
15/06/2018, 19:13
O material utilizado , incluindo o que foi desperdiçado nos testes (rsrsrsrs), foram 2 Kg de Fibra de Vidro e 4 Latas de Resina, tendo um total de R$ 96,00.
Esqueci de tirar uma foto dela na Viatura, mas na segunda eu posto.
Durante a fabricação, esqueci também de fotografar as etapas (vontade de acabar logo...rsrsrsrs)
Agora é voltar para o lixamento e posterior pintura da Viatura.

MUD ACE
15/06/2018, 19:56
Com a caixa montada, foi feito teste com jato de água direto na entrada de ar, inclusive com alta pressão, e realmente a água não chegou ao último defletor, e pela própria caída da caixa, toda água saiu pelo dreno.
Snorkel testado e já com massa poliéster para acabamento.

Ficou impressionante...! Que trem enorme!!! Curiosao pra ver montado na sua GLS-B!!! E respirando sem fôlego pra cruzar aqueeele Rio! Abs

Imortal
18/06/2018, 18:40
Snorkel ajustado na Viatura. Amanhã será lixado o fundo PU e pintado de preto fosco vinílico

MUD ACE
18/06/2018, 19:12
Com esse caminho todo e os dispositivos de bloqueio de água interno do seu desenho não vai entrar um oungo de água!!!! rsrsrsss Show de bola imortal! Parabéns!!!

Imortal
19/06/2018, 18:18
Agora já lixado e aplicado o preto fosco vinílico.

Glaicon
20/06/2018, 06:14
Ficou perfeito!:palmas::palmas::palmas:

Imortal
20/06/2018, 19:22
Ficou perfeito!:palmas::palmas::palmas:

Valeu MUD ACE e Glaicon.:concordo::concordo::concordo:

Imortal
20/07/2018, 19:03
Já retirado todas as ondulações da lataria

Imortal
23/07/2018, 18:44
Agora com fundo, esperando novamente a lixa, para depois aplicar a tinta base

Imortal
26/07/2018, 19:55
Já aplicada a tinta de base e pronta para o novo lixamento antes da tinta de acabamento e verniz

Imortal
26/07/2018, 19:57
O teto já com a tinta de acabamento e verniz

vieiraantunes
29/07/2018, 19:19
Tenho pajero full automatica 2003, o motor 4m41 1 geração?
Queria botar o da triton manual 2013 que também é 4m41 2 geração , qua a diferença nos motores?

Imortal
29/07/2018, 21:55
Tenho pajero full automatica 2003, o motor 4m41 1 geração?
Queria botar o da triton manual 2013 que também é 4m41 2 geração , qua a diferença nos motores?

Boa noite vieiraantunes.
Basicamente, a diferença é o sistema de injeção, pois no seu caso, a alimentação é feita por bomba injetora eletrônica direta, desenvolvendo 165 cv a 3.800 rpm.
No caso da Triton 2013, o motor Fornece 170 cv a 3.500 rpm e a alimentação é feita pelo sistema Common-rail.
De forma simples, o Common-rail é um sistema de injeção de diesel de alta pressão que trabalha com um único tubo de distribuição, daí vem seu ( Trilho comum).
Mais tecnicamente, O Common-rail é um sistema de injeção (https://pt.wikipedia.org/wiki/Injector-bomba) criado nos anos 90 para veículos utilitários de trabalho pesado e posteriormente adaptado para automóveis ligeiros Engeneering e posteriormente cedido para desenvolvimento à Bosch alemã.
Consiste numa bomba de alta pressão que fornece a pressão através de uma rampa comum a todos os injetores, o que permite fornecer uma pressão (de 500.000 bar (https://pt.wikipedia.org/wiki/Bar_(press%C3%A3o)) a 1.000.000 bar) constante de injeção, independentemente da rotação do motor, sendo o comando dos injetores e feito por válvulas magnéticas presentes na cabeça dos mesmos. A sua vantagem é um menor ruído de funcionamento, arranque a frio quase instantâneo, e uma clara melhoria de prestações e diminuição da poluição (https://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o) e de consumo
O combustível é injetado nos cilindros sob pressão muito alta. O próprio processo de injeção é controlado eletronicamente, para que seja sempre injetado o volume ideal de combustível, exatamente no momento certo. E isso garante o rendimento máximo com o mínimo consumo e níveis de emissão baixos.

Glaicon
30/07/2018, 06:15
Boa noite vieiraantunes.
Basicamente, a diferença é o sistema de injeção, pois no seu caso, a alimentação é feita por bomba injetora eletrônica direta, desenvolvendo 165 cv a 3.800 rpm.
No caso da Triton 2013, o motor Fornece 170 cv a 3.500 rpm e a alimentação é feita pelo sistema Common-rail.
De forma simples, o Common-rail é um sistema de injeção de diesel de alta pressão que trabalha com um único tubo de distribuição, daí vem seu ( Trilho comum).
Mais tecnicamente, O Common-rail é um sistema de injeção (https://pt.wikipedia.org/wiki/Injector-bomba) criado nos anos 90 para veículos utilitários de trabalho pesado e posteriormente adaptado para automóveis ligeiros Engeneering e posteriormente cedido para desenvolvimento à Bosch alemã.
Consiste numa bomba de alta pressão que fornece a pressão através de uma rampa comum a todos os injetores, o que permite fornecer uma pressão (de 500.000 bar (https://pt.wikipedia.org/wiki/Bar_(press%C3%A3o)) a 1.000.000 bar) constante de injeção, independentemente da rotação do motor, sendo o comando dos injetores e feito por válvulas magnéticas presentes na cabeça dos mesmos. A sua vantagem é um menor ruído de funcionamento, arranque a frio quase instantâneo, e uma clara melhoria de prestações e diminuição da poluição (https://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3o) e de consumo
O combustível é injetado nos cilindros sob pressão muito alta. O próprio processo de injeção é controlado eletronicamente, para que seja sempre injetado o volume ideal de combustível, exatamente no momento certo. E isso garante o rendimento máximo com o mínimo consumo e níveis de emissão baixos.
Imortal, baita aula sobre o common rail.
Minha viatura tem e eu não saberia explicar, caso perguntassem.
Só sei que eliminou os problemas característicos das bombas injetoras, que era o desgaste.
Parabéns!:palmas:

Imortal
31/07/2018, 20:25
Agora com a Viatura pintada com a tinta de acabamento e aplicado verniz, a espera de novo lixamento para o polimento.

Imortal
09/08/2018, 19:00
Viatura Lixada e polida

Imortal
09/08/2018, 19:05
Agora é recuperar os apliques e parachoques

kmaxo
13/08/2018, 21:03
Cara ... Sem palavras...
Admirável determinação...
Parabéns pela aula !!!

gustavocvd
19/08/2018, 15:44
Parabéns IMORTAL! Vou começar a adaptar a minha V6 2p também. Suas dicas foram preciosas! Agora uma dúvida: Você chegou a pensar um usar o chassis da triton? Eu estava com a ideia de aproveitar o chassis. Claro que no meu caso precisaria encurtar bastante.

Imortal
19/08/2018, 18:42
[QUOTE=gustavocvd;2484050]Parabéns IMORTAL! Vou começar a adaptar a minha V6 2p também. Suas dicas foram preciosas! Agora uma dúvida: Você chegou a pensar um usar o chassis da triton? Eu estava com a ideia de aproveitar o chassis. Claro que no meu caso precisaria encurtar bastante.[/QUOTEa ]
Boa noite gustavocvd.
O Chassis da Triton não tem como utilizar, nem encurtando, pois a curvatura traseira, onde vai a caçamba é muito alta. Se for uma sucata de Dakar, o chassis dá para encurtar e recadastrar. Tenho um amigo no Maranhão que está fazendo uma Pajero 99 V6 2 portas. Ele comprou uma sucata de Dakar e encurtou o chassis e fica perfeito, somente mais alta de aparência. mas o da Triton, não tem jeito não.

gustavocvd
20/08/2018, 09:55
[QUOTE=gustavocvd;2484050]Parabéns IMORTAL! Vou começar a adaptar a minha V6 2p também. Suas dicas foram preciosas! Agora uma dúvida: Você chegou a pensar um usar o chassis da triton? Eu estava com a ideia de aproveitar o chassis. Claro que no meu caso precisaria encurtar bastante.[/QUOTEa ]
Boa noite gustavocvd.
O Chassis da Triton não tem como utilizar, nem encurtando, pois a curvatura traseira, onde vai a caçamba é muito alta. Se for uma sucata de Dakar, o chassis dá para encurtar e recadastrar. Tenho um amigo no Maranhão que está fazendo uma Pajero 99 V6 2 portas. Ele comprou uma sucata de Dakar e encurtou o chassis e fica perfeito, somente mais alta de aparência. mas o da Triton, não tem jeito não.

Ok! Então vou partir do seu projeto! Obrigado amigo!

Imortal
21/08/2018, 19:24
Boa sorte gustavocvd.
O que precisar, se puder ajudar estou a disposição.
Abraço

Imortal
02/09/2018, 19:20
Meio atrasado com a Viatura....rsrsrsrs
Apliques restaurados e já pintados.
Agora é colocar na Viatura.

Imortal
29/09/2018, 13:04
Boa tarde Galera.
Passando para atualizar os trabalhos.
Antes de montar os apliques que já estão pintados, lixados e polidos, parti para a faxina geral no interior da Viatura, para retirar todo o pó proveniente da funilaria.
Aí, vem um iluminado e dá a ideia : “já que o interior está desmontado, porque não faz um tratamento acústico na Viatura?”
E pronto, mais um trabalho para fazer......rsrsrsrsrsrs
Consultado os “especialistas”, decidi revestir o interior das portas e laterais completas com manta asfáltica de 3mm, para retirar as vibrações da lataria e criar um efeito acústico no interior da Viatura.
Comprada a manta asfáltica, com um curso de instalação dinâmico do vendedor, parti para o trabalho.
Soprador térmico na mão,teste em vários pedaços de metal para entender o princípio de colocação, e entendi que os pedaços precisam ser pequenos para aderir na lataria, pois como se aquece a parte que colará na lataria, se o pedaço for grande uma parte até cola, mas quando deixei os pedaços do teste no sol, as placas da manta vão se soltando...rsrsrs
Entendido os princípios, os pedaços pequenos vão se fundindo em uma placa única no interior da lataria.
Quatro dias depois , todas as pontas dos dedos queimadas (rsrsrsrsrs) e tudo instalado.
O resultado é muito bom em termos acústicos. As laterais e as portas perdem toda a vibração da lata, além de isolar muito o ruído exterior.

Imortal
06/10/2018, 11:27
Bom, depois de revestida toda a lateral e interior das portas, no assoalho coloquei uma manta que contém na parte que fica em contato com o assoalho uma manta asfáltica aluminizada e na parte superior a manta de feltro, todas em uma peça única, que acabam se fixando ao assoalho com a colocação dos acabamentos nas laterais. já nas laterais e parte externa das portas, um feltro auto colante,que ficara entre a lata e o acabamento das portas. para ter acesso ao interior das portas quando necessário.

Imortal
06/10/2018, 11:30
Continuando as fotos

Imortal
06/10/2018, 11:35
Agora passando os fios para o som. A viatura ganhará um player Kenwood dpx500bt, uma taramps 400, um kit duas vias JBL Bass, um par de 6x9 JBL GT 7-95, e uma caixinha amplificada com um sub de 8" da Hurricane. Objetivo apenas de qualidade, sem pancadão....rsrsrsrsrs

Imortal
08/10/2018, 20:19
Fiação do som já passada, taramps instalado, agora falta instalar o player e o sub

Imortal
08/10/2018, 20:26
Feito todo o chicote do console, instalado o console, colocado o carpete e acabamentos plásticos. Agora esperando os bancos e as laterais que foram para trocar os revestimentos de couro
t

Marcion
09/10/2018, 08:07
Tá ficando show!!

Imortal
09/10/2018, 19:00
Tá ficando show!!

Valeu Marcion.
Abraço:concordo:

Imortal
09/10/2018, 19:04
Enquanto aguardo os bancos, instalei um booster de pedal. A diferença é gritante, Conforme a regulagem, a resposta é imediata e sem nenhum delay.

Imortal
15/10/2018, 18:53
Bancos e laterais prontos e já instalados. Viatura cheirando a couro novo.....rsrsrsrs

Imortal
29/10/2018, 18:47
Boa noite Galera.
Para atualizar, nesses dias a Viatura começou a oscilar a marcha lenta, e o diagnóstico foi carbonização na admissão, apesar da mecânica estar com apenas 30.000 KM, desmontado o sistema e realmente havia muita carbonização na admissão. Foi limpo através de banho químico, e segundo o mecânico, como a Viatura doadora era de Alta Floresta/MT, deve ter sido abastecida somente com S 500. Depois me aconselharei com os nobres Amigos Glaicon e Enasor sobre o abastecimento, pois pelo que li em seus post, me parece que eles abastecem com o S 500. Agora só vou com S 10.

Imortal
29/10/2018, 18:55
Agora vamos a parte boa: Viatura totalmente montada, (só falta o estepe que não consigo me lembrar onde guardei e o puxador interno da porta traseira, que também não consigo me lembrar do paradeiro ....rsrsrssrs)

Imortal
29/10/2018, 18:59
Continuando.....

Imortal
29/10/2018, 19:01
O motor...

Imortal
29/10/2018, 19:05
Ah, ia me esquecendo da foto do som....rsrsrs

Imortal
29/10/2018, 19:07
Depois providenciarei alguns vídeos do funcionamento

Glaicon
30/10/2018, 06:12
Boa noite Galera.
Para atualizar, nesses dias a Viatura começou a oscilar a marcha lenta, e o diagnóstico foi carbonização na admissão, apesar da mecânica estar com apenas 30.000 KM, desmontado o sistema e realmente havia muita carbonização na admissão. Foi limpo através de banho químico, e segundo o mecânico, como a Viatura doadora era de Alta Floresta/MT, deve ter sido abastecida somente com S 500. Depois me aconselharei com os nobres Amigos Glaicon e Enasor sobre o abastecimento, pois pelo que li em seus post, me parece que eles abastecem com o S 500. Agora só vou com S 10.
Eu uso o S500. Porém, minha viatura é modelo 2008.
Já a sua é ano 2014, o que exige o uso do S10.
E as condições do tanque de combustível e dos bicos injetores?
Sofreram limpeza ou algum preparo por conta deste tempo todo parados?:pipoca:

Imortal
30/10/2018, 09:04
Eu uso o S500. Porém, minha viatura é modelo 2008.
Já a sua é ano 2014, o que exige o uso do S10.
E as condições do tanque de combustível e dos bicos injetores?
Sofreram limpeza ou algum preparo por conta deste tempo todo parados?:pipoca:

Bom dia Glaicon, em primeiro lugar obrigado pela resposta.
O Tanque permaneceu o da Pajero, que com o motor original eu abastecia com S 500. O Tanque foi retirado antes de ser instalado a nova mecânica, foi verificado as condições, e felizmente estava perfeito,sem nenhum ponto de oxidação, foi realizada a limpeza antes da reinstalação.
O abastecimento após a nova mecânica foram somente com S 10. Os bicos foram limpos agora, juntamente com a descarbonização da admissão,mas segundo o diagnóstico estão perfeitos.
Como a doadora da mecânica era uma Viatura Locada pela Polícia de Mato Grosso que atuava no patrulhamento de fronteira (GEFRON), não se preocuparam com os abastecimentos.
O importante é que afetou apenas a admissão. o resto está redondinho.
Abraço

Imortal
27/11/2018, 23:09
Boa Noite Pessoal.
Ainda estou devendo os vídeos da Viatura.
Nesses dias, acabei fazendo uma constatação:
Em uma conversa com um amigo que fez a adaptação da mecânica da Triton (3.2 DI-D), inclusive com o câmbio e os diferenciais, porém na mecânica não veio o chicote elétrico do câmbio.
Depois da mecânica montada, juntamente com a parte elétrica adaptada, exceto o chicote do câmbio, o motor não passava dos 3.000 rpm.
Passado o raster, tudo normal, exceto o câmbio, que aparecia desconectado.
Conversando com os mecânicos da FR aqui em Campinas, me informaram que nas Tritons Common Rail mecânicas, quando se acelera em ponto morto, o giro vai até o limite normalmente, porém quando se engata a primeira marcha e se mantém a embreagem acionada, o motor limita a 3.000 rpm eletrônicamente, e o motivo é bem simples, como o motor tem um torque poderoso,para se evitar danos na coroa e pinhão, bem como nas engrenagens do semi-eixo traseiro e planetárias, o giro fica limitado quase a faixa de potência e torque máximo, nas outras marchas, mesmo mantendo a embreagem acionada o giro não é limitado.
Portanto conclui-se que no caso de uma adaptação, apesar do câmbio mecânico do 4M40 ter a mesma caixa seca e se encaixar perfeitamente, internamente ele não tem os sensores do moderno, então, caso utilize-se o motor novo com o câmbio antigo, não haverá essa conexão elétrica, e o motor ficará limitado eletrônicamente nos 3.000 rpm.
Dessa forma, acredito que no caso da adaptação, necessariamente terá que se utilizar o câmbio da moderna.
Abraços

Benjamin Neto
21/12/2018, 09:29
Boa Noite Pessoal.
Ainda estou devendo os vídeos da Viatura.
Nesses dias, acabei fazendo uma constatação:
Em uma conversa com um amigo que fez a adaptação da mecânica da Triton (3.2 DI-D), inclusive com o câmbio e os diferenciais, porém na mecânica não veio o chicote elétrico do câmbio.
Depois da mecânica montada, juntamente com a parte elétrica adaptada, exceto o chicote do câmbio, o motor não passava dos 3.000 rpm.
Passado o raster, tudo normal, exceto o câmbio, que aparecia desconectado.
Conversando com os mecânicos da FR aqui em Campinas, me informaram que nas Tritons Common Rail mecânicas, quando se acelera em ponto morto, o giro vai até o limite normalmente, porém quando se engata a primeira marcha e se mantém a embreagem acionada, o motor limita a 3.000 rpm eletrônicamente, e o motivo é bem simples, como o motor tem um torque poderoso,para se evitar danos na coroa e pinhão, bem como nas engrenagens do semi-eixo traseiro e planetárias, o giro fica limitado quase a faixa de potência e torque máximo, nas outras marchas, mesmo mantendo a embreagem acionada o giro não é limitado.
Portanto conclui-se que no caso de uma adaptação, apesar do câmbio mecânico do 4M40 ter a mesma caixa seca e se encaixar perfeitamente, internamente ele não tem os sensores do moderno, então, caso utilize-se o motor novo com o câmbio antigo, não haverá essa conexão elétrica, e o motor ficará limitado eletrônicamente nos 3.000 rpm.
Dessa forma, acredito que no caso da adaptação, necessariamente terá que se utilizar o câmbio da moderna.
Abraços



Aooow meu amigo! Parabéns pelo empenho, ficou 10! Acabei de adaptar o 3.2 na minha em julho passado. E não compartilhei das experiências com o grupo aqui devido a correria do dia a dia. Já está no grupo do WhatsApp de Pajero GLS-B?

Imortal
17/01/2019, 18:43
Boa Tarde Galera
Estou tentando por vídeos, mas tá difícil.
segue o link do you tube, para ver se assim consigo.
Abraço
Pajero GLS-B com motor 4M41 Commom rail - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=kjimqTsd7LE&feature=youtu.be)

Glaicon
18/01/2019, 08:34
Barulhinho bom!:concordo:

Imortal
04/02/2019, 19:25
Regime de giros, 1ª, 2ª e 3ª marchas e segurando no radar de 80 KM/H

Compartilhando adaptacao do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=soWI0A3xSYg&feature=youtu.be)

Imortal
04/02/2019, 20:10
Em 5ª marcha até 100 km/h

Compartilhando adaptacao do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Ljaogl47DYo)

Imortal
04/02/2019, 20:12
Em 5ª marcha até 120 km/h

Compartilhando adaptacao do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=u9wA6bgvWwY)

Imortal
04/02/2019, 20:13
Em 5ª marcha até 120 km/h

Compartilhando adaptacao do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=u9wA6bgvWwY)

Glaicon
05/02/2019, 07:03
Até 100 Km/h ela fica econômica.
Acima disto o giro sobe bem e gasta proporcionalmente mais.
Na minha Full é a mesma coisa.:concordo:

Imortal
05/02/2019, 17:42
Até 100 Km/h ela fica econômica.
Acima disto o giro sobe bem e gasta proporcionalmente mais.
Na minha Full é a mesma coisa.:concordo:

Boa Tarde Glaicon

Desde que a Viatura ficou pronta, já rodei 15.000 KM. Em Dezembro fui para o Uruguai, rodei o Uruguai inteiro, Punta Del Diablo, Punta Del Este, Colonia Del Sacramento, voltei pelo interior, entrando no Brasil por Jaguarão, retornando para Campinas, além de estar frequentemente em Resende/RJ e São José do Rio Preto/SP.
O funcionamento da Viatura está perfeito, alinhamento e estabilidade perfeitas. Inclusive ficou mais macia e estável com a suspensão dianteira da Triton.
Durante as viagens, rodando entre 100 e 110 Km/h (limites das Rodovias), a média de consumo está em 11 Km/l.
Na cidade, mantém a média de 9 Km/l.

Imortal
05/02/2019, 18:07
E aí pessoal...

Irei colocar meu ponto de vista sobre muitas perguntas que recebo quanto a adaptação da Viatura, e dessa forma tentar esclarecer alguns pontos para quem pretender fazer uma adaptação, seja da forma como fiz, ou de outra maneira.
Aqui vou considerar a adaptação dos motores 4M41 com Commom Rail, pois os anteriores são com Bomba Injetora Eletrônica, que acaba aumentando a manutenção.

Tentarei esclarecer abordando vários pontos, e postarei na medida que for me lembrando.

Não levarei em consideração o amor pela Viatura e o prazer e satisfação de fazer algo diferente.

O Primeiro ponto:

FINANCEIRAMENTE VALE A PENA?

Acredito que neste ponto, temos que levar em consideração vários aspectos:

1º aspecto
PERGUNTA: TENHO UMA VIATURA A GASOLINA COM O MOTOR V6 BOM E QUERO POR O 4M41 PARA ECONOMIZAR COM COMBUSTÍVEL.

Considerando que as V6 a gasolina, bem reguladas fazem a média entre 5,5 e 6 Km/l na cidade e 9 Km/l na estrada;
Considerando (no meu caso) que a Viatura com S-10 faz a média de 9,0 Km/l na cidade e 11,0 Km/l na estrada;
Considerando que a diferença entre o preço da gasolina e do Diesel S-10 aqui em Campinas no estado de São Paulo é de R$ 0,70 em média (R$ 3,90 gasolina e R$ 3,20 o S-10).

Considerando que com a compra de uma sucata pouco rodada, para retirar tudo que precisa para não ficar comprando picado (sai muito mais caro) você acha em média por R$ 15.000,00, essa conta fica simples:

Então você teria que consumir 22.000 litros de combustível (R$ 85.800,00 de gasolina a R$ 3,90 e R$ 70.400,00 de S-10 a R$ 3,20 ) para economizar os R$ 15.000,00 reais pagos na sucata.

Portanto, equivaleria você rodar 132.000 Km na cidade à uma média de 6 Km/l a gasolina na cidade, ou 198.000 Km na estrada a uma média de 9 Km/l a gasolina.

Aqui não estou incluindo a mão de obra (soldas,parte elétrica, etc) pois essa parte fiz eu mesmo com meu amigo, então tive apenas gastos com materiais, e acredito que a variação de preços de mão de obra seria muito grande dependendo do local, mas o cálculo fica fácil, é só acrescentar o custo da mão de obra e calcular quanto a mais de combustível teria que utilizar para empatar o investimento.

Marcos_sc
05/02/2019, 19:43
Meu caneco.... que trampo lindo e bem feito!!!!! Parabéns

Imortal
06/02/2019, 15:07
Meu caneco.... que trampo lindo e bem feito!!!!! Parabéns

Valeu Marcos_sc. :concordo:

Imortal
06/02/2019, 15:12
Continuando...

2º aspecto
PERGUNTA: TENHO UMA VIATURA V6 (3.0, 3.5 ou 3.8), PORÉM O MOTOR FUNDIU E PRECISO FAZER O MOTOR COMPLETO.
Neste caso, na minha visão, começa realmente a se tornar uma opção muito viável, pois de uma forma ou de outra você terá que ter um gasto e não será barato.
Você já passa a ter um orçamento que terá que desembolsar para por a Viatura para rodar, então o comparativo passa a ser real. A mais simples nesse caso é a adaptação nas 3.8, pois nelas não precisa adaptar nem os diferenciais, pois já casam com os modernos.
Nestes casos também, a regularização do documento, passando a Diesel e cadastrando o motor é muito tranquila de se fazer.

3º aspecto
PERGUNTA: TENHO UMA VIATURA DIESEL 4M40, PORÉM O MOTOR FUNDIU E PRECISO FAZER O MOTOR COMPLETO
Este também é um caso muito viável financeiramente, pois dificilmente o preço do reparo ficará por menos de R$ 13.000,00.
Apesar de achar o 4M40 um excelente motor, o grande problema é como ele foi tratado pelos proprietários anteriores, a qualidade das peças que foram trocadas e nas mãos de quais “especialistas” ele passou.
A troca pelo 4M41, além da modernidade e potência, as peças de reposição são nacionais, fáceis de se achar.
Nesse caso, regularizar a documentação, pelo acréscimo de potência, vai exigir determinação e muita paciência.

4º aspecto
PERGUNTA: DEPOIS DE PRONTO, POR QUANTO POSSO VENDER A VIATURA?
Amigo, como sugestão, se pensa em vender, conserte o motor original.

AugustoRysevasSilveira
07/02/2019, 21:49
Imortal,

Parabéns pelo projeto, execução e sucesso na empreitada. Um transplante desses não deve ser nada fácil de encarar!

Levando em conta seus comentários e dicas, penso bem parecido com você. Pretendo adquirir uma pajero gls-b dentro de uns 2 ou 3 anos se tudo der certo. E pelo que vejo nos classificados, as pajero à gasolina compensam bem mais que as diesel. São mais baratas, mais conservadas, menos rodadas e de manutenção relativamente mais simples.

Como você mesmo disse, acho que o ideal seria usar o motor v6 até moer, se bem cuidado vai muitos anos e km rodados. Quando o bicho pedir arrego é só partir para um swap e colocar um 3.2, como você fez e casar com o carro!

E enquanto não compro a minha, vou babando nas pajeros alheias kkkkkk.

Abraços.

Wesley carlos
09/02/2019, 16:48
Boa tarde meu amigo fiz essa mesma adaptação q vc!!! Como vc fez pro velocímetro funcionar?

Imortal
09/02/2019, 19:52
Imortal,

Parabéns pelo projeto, execução e sucesso na empreitada. Um transplante desses não deve ser nada fácil de encarar!

Levando em conta seus comentários e dicas, penso bem parecido com você. Pretendo adquirir uma pajero gls-b dentro de uns 2 ou 3 anos se tudo der certo. E pelo que vejo nos classificados, as pajero à gasolina compensam bem mais que as diesel. São mais baratas, mais conservadas, menos rodadas e de manutenção relativamente mais simples.

Como você mesmo disse, acho que o ideal seria usar o motor v6 até moer, se bem cuidado vai muitos anos e km rodados. Quando o bicho pedir arrego é só partir para um swap e colocar um 3.2, como você fez e casar com o carro!

E enquanto não compro a minha, vou babando nas pajeros alheias kkkkkk.

Abraços.

Valeu AugustoRysevasSilveira, acredito em duas possibilidades quando a gente faz uma adaptação : necessidade de resolver o problema, ou o sonho da incrementação.
Os posts tem como objetivo preparar as pessoas para os desafios de uma adaptação, pois muitas vezes os "profissionais" somente querem ganhar dinheiro e as vezes nem sabem fazer o serviço, e convencem as pessoas de boa fé de que não tem desafios, que é simples, e depois abandonam o projeto deixando os proprietários na mão, ou fazem adaptações que não funcionam e criarão mais problemas do que já existiam.

Abraço

Imortal
09/02/2019, 19:56
Continuando...

O Segundo ponto:
QUESTÕES TÉCNICAS DA ADAPTAÇÃO
PERGUNTA: PRECISO CORTAR O CHASSIS?
Em primeiro lugar, precisa definir qual o uso que fará da Viatura.
Nas GLS-B os diferenciais são curtos e nas GLS-X, mais curtos ainda, e como o miolo dos diferenciais modernos não se encaixam na caixa dos diferenciais antigos, bem como os semi eixos antigos também não se encaixam nas planetárias dos modernos. A Bitola dos eixos da Triton também são maiores que as da Pajero.
Se o objetivo for trilhas pesadas, o diferencial mais curto apresenta vantagens, mais torque e facilidade para enfrentar os obstáculos.
A desvantagem é a rotação muito alta em estrada, aproximadamente 3.000 rpm a 100 km/h, sendo que essa rotação para o motor a Diesel é muito alto, além do consumo que subirá muito (no 4M41 com Common Rail, na estrada fará a média de 8 Km/l). Como a rotação desse motor entra na faixa vermelha a partir dos 4.200 RPM, na estrada trabalhará sempre forçado, o que diminuirá sua vida útil.
Nesse caso, não precisa cortar o chassis, mantém a suspensão dianteira original (barra de torção) e os diferenciais originais.
Se o objetivo for viagens em estrada e manter as mesmas características da Triton na Pajero, inclusive off Road, o ideal é trocar os eixos diferenciais da Pajero pelos da Triton. Na traseira soldam-se todos os suportes do eixo da Pajero nos eixos da Triton, e na dianteira, a minha opção do corte e colocação da frente do chassis da Triton na Pajero, foi porque na questão da geometria da suspensão dianteira, fica incompatível o conjunto do eixo diferencial da Triton com o sistema de barra de torção.

Imortal
10/02/2019, 10:31
Continuando...

PERGUNTA: É NECESSÁRIO TROCAR TODO O CHICOTE?
No caso do 4M41 Common Rail, sim. Tem que se trocar todo o chicote, inclusive utilizar a caixa de fusíveis com o ETACs, caixa de fusíveis e relês externa, módulo de injeção, acelerador eletrônico, pois toda parte eletrônica/elétrica funciona em conjunto, são inúmeros sensores eletrônicos, todos ligados a saída OBD II, para diagnóstico.

Imortal
16/02/2019, 17:27
Continuando....

PERGUNTA: POSSO UTILIZAR O MEU CÂMBIO E CAIXA DE TRAÇÃO ORIGINAL?
Nos 4M41 com Bomba Injetora Eletrônico poderia, porém nos Common Rail, apesar da caixa seca se encaixar perfeitamente, existem sensores no câmbio que se não forem conectados no chicote novo, limitam a rotação do motor em 3.000 RPM. Esses sensores estão na caixa de câmbio da Triton, nas caixas da Pajero eles não existem, portanto nos câmbios antigos com os Common Rail, haverá essa limitação de giro. Desconheço se tem como liberar a rotação do motor de outra forma.
A caixa de tração, que nas GLS-B antigas são a Super Select, porém a engrenagem da corrente de tração que liga o câmbio a caixa de tração é diferente, então o mais simples é utilizar a caixa de tração da Triton também.

Imortal
27/02/2019, 15:19
... Continuando
PERGUNTA: COMO FAÇO PARA COMPRAR UMA SUCATA ?

Atualmente, nenhum Estado da Federação (até onde sei), não permite mais que pessoas físicas adquiram sucatas automotivas para aproveitamento de peças, pois conforme a Legislação, somente poderão comprar as Sucatas as empresas devidamente cadastradas e com locais próprios para fazerem os desmanches, pois inclusive na legislação existem questões ambientais.
Para quem pretende comprar uma sucata para aproveitamento de peças, existem dois caminhos: Abrir um desmanche e regularizá-lo, ou procurar um desmanche e negociar com eles, para que eles comprem através da empresa deles uma sucata de acordo com o que você pretende (principalmente o estado da mecânica).
Dessa forma, poderão fornecer nota fiscal de todas as peças que você precisar, para a regularização junto ao DETRAN, e ainda dá para negociar tudo que você não for utilizar da sucata como abatimento no valor da sucata , posteriormente.
Como exemplo, um amigo do Maranhão, comprou a três meses atrás, em um leilão, uma sucata de Dakar 2016, capotada, motor 3.2 , automática, com 16.000 KM completíssima (até bancos elétricos e Multi Mídia), através de um desmanche pelo valor de R$ 13.500,00.(mais barato do que se for comprar somente um motor completo no desmanche).
E depois de utilizar toda a mecânica na sua Pajero GLS-B 99, duas portas, o dono do desmanche forneceu as notas para a regularização do motor, pois a nota do leilão só pode sair em nome desmanche, e o desmanche fornece a nota fiscal do estabelecimento para você.

Imortal
27/02/2019, 16:05
Bem amigos, dessa forma, acredito ter esclarecido, dentro do possível, algumas dúvidas sobre a adaptação do motor 4M41 com sistema de injeção Common Rail, bem como a adaptação dos periféricos, elétrica, eletrônica, do câmbio, diferenciais e suspensão de acordo com o que realizei.
Repito que o que postei ao longo desses meses, tem o objetivo de orientar quem deseja fazer a adaptação, pois não havia encontrado nada a respeito descrito, apenas "achômetros", do tipo "isso deve ficar bom",
O meu objetivo com a minha Viatura, foi deixá-la funcional para o dia-a-dia, bem como viagens para qualquer lugar, de forma confiável.
Das peças que me sobraram, e foram muitas, tanto da mecânica da Pajero, como da Triton, posso afirmar que já vendi as rodas com pneus da Triton por R$ 1.500,00, o jogo de bancos da Triton por R$ 800,00, O Kit completo de air bag da Triton por R$ 2.000,00, a caixa de câmbio com a traçâo super select da Pajero por R$ 3.000,00, diferencial Traseiro da Pajero, completo, com pinças de freio por R$ 1.200,00,Tanque de combustível da Triton completo, menos a boia, por R$ 500,00, radiador da Triton R$ 500,00, Intercooler da Pajero com ventuinha R$ 450,00, Virabrequim da Pajero R$ 800,00, Alma do Parachoque Traseiro da Triton R$ 500,00, Caixa de direção da Pajero, completa com bomba do Hidraúlico, mangueiras de Óleo R$ 1.300,00, Turbina da Pajero R$ 500,00, Cabeçote da Pajero completo R$ 600,00, Compressor do ar condicionado da Pajero R$ 450,00, Parachoque dianteiro da triton com capa e alma R$ 1.000,00, Caixa de fusíveis e Reles da Pajero, com os fusíveis e relês R$ 400,00, Par Farol da Triton R$ 600,00, e mais uma infinidade de peças, e ainda muitas que me sobraram.
Então, o preço pago pela sucata já foi recuperado ao longo do tempo, com a venda das peças.

Imortal
27/02/2019, 16:14
Dessa forma, considero descrito a adaptação na minha Viatura.
Acompanharei os posts para possíveis dúvidas que surgirem.
Agradeço a todos pela paciência, atenção e incentivos.

Abraços, e já pensando na próxima....rsrsrsrs

Imortal
27/02/2019, 16:41
Resultado final

Imortal
27/02/2019, 20:14
E o painel

AugustoRysevasSilveira
28/02/2019, 00:55
Imortal,

Que maravilha de trabalho e que belíssimo tópico que você criou. Com certeza é um farol guia para os navegantes dessas águas turvas que são os swaps rsrs.

Tenho uma pergunta para fazer. Por que é tão comum o emblema da mitsubishi da grade dianteira perder o diamante de cima? Kkkkk

Nos classificados vejo, de 10 pajeros, umas 6 sem o emblema hahahaha. E a sua também está sem!

Abraços e parabéns novamente pelo projeto.

Imortal
02/03/2019, 10:24
Tenho uma pergunta para fazer. Por que é tão comum o emblema da mitsubishi da grade dianteira perder o diamante de cima? Kkkkk


Bom dia AugustoRysevasSilveira

Realmente eles quebram a parte cima do diamante, pois a fixação é feita por dois parafusos nos diamantes de baixo, e o diamante de cima fica apenas encostado na grade,

Abraços e valeu

lulamolusco_29
11/03/2019, 12:42
Imortal

deixa eu te fazer uma pergunta, tenho uma v6 3000 1995, preciso fazer alguma adaptação para colocar o motor 4m40?

Imortal
11/03/2019, 19:26
Imortal

deixa eu te fazer uma pergunta, tenho uma v6 3000 1995, preciso fazer alguma adaptação para colocar o motor 4m40?

Boa noite lulamolusco

Você teria que trocar os coxins de motor, o chicote de motor, colocar os módulos da 2.8, instalar o filtro de diesel, , trocar o capô para instalar o intercooler, se a sua for mecânica, a caixa seca, embreagem e o eixo piloto se for automática a caixa seca, o conversor de torque e eixo piloto, a boia do tanque e os canos de gasolina pelos de diesel, que possuem uma bitola maior e o radiador. Os diferenciais são os mesmos da sua com relação 1: 4,875, e o câmbio também é o mesmo.
O que eu me lembro seria isso.

Abraço

galeao
08/04/2019, 11:49
Bom dia imortal, primeiramente, parabéns pela Pajero, e segundamente parabéns pela paciência de dividir conosco de forma sucinta e clara toda a empreitada realmente muito show!!! minha duvida não é quanto a adaptação do motor na pajero, sim do sistema common rail x bomba injetora eletrônica e talvez tu saiba sobre isso. estou pretendendo trocar de viatura, e passar para uma pajero 3.2 ate 2007, logo os maiores relatos de problema, soão sobre a temida bomba injetora eletrônica, problema que foi sanado quando colocaram o common rail no motor (pós 2008 se igualando as primeiras tritons). então minha duvida é: é possível trocar o sistema de bomba injetora eletrônica da pajero 3.2, pelo sistema common rail das mais novas? e sabe a viabilidade dessa empreitada?

desde já muito obrigado pelo tópico em si, e caso esse assunto fuja do tema deste tópico, fique a vontade pra cancelar o mesmo!

Imortal
10/04/2019, 11:27
Bom dia imortal, primeiramente, parabéns pela Pajero, e segundamente parabéns pela paciência de dividir conosco de forma sucinta e clara toda a empreitada realmente muito show!!! minha duvida não é quanto a adaptação do motor na pajero, sim do sistema common rail x bomba injetora eletrônica e talvez tu saiba sobre isso. estou pretendendo trocar de viatura, e passar para uma pajero 3.2 ate 2007, logo os maiores relatos de problema, soão sobre a temida bomba injetora eletrônica, problema que foi sanado quando colocaram o common rail no motor (pós 2008 se igualando as primeiras tritons). então minha duvida é: é possível trocar o sistema de bomba injetora eletrônica da pajero 3.2, pelo sistema common rail das mais novas? e sabe a viabilidade dessa empreitada?

desde já muito obrigado pelo tópico em si, e caso esse assunto fuja do tema deste tópico, fique a vontade pra cancelar o mesmo!

Bom dia galeao
Possível sempre é...rsrsrsrs. Acredito que compense investir uns 10k a mais e já pegar uma 2008 com common rail. A substituição do sistema de alimentação nesse caso, irá ficar mais caro que o gasto com a compra de uma mais nova. Em primeiro lugar, só na troca de bicos já iriam uns 6.000, troca da flauta, troca da bomba, sensores do filtro de diesel, sensor
do filtro de ar, troca do chicote do motor, troca do módulo central, etc, etc, etc.... fora os gastos com mão de obra.
Dessa forma, acredito que fica inviável a adpatacão.

Abraço

FCBCRAMOS
17/12/2019, 14:43
A pergunta que não quer calar: Faz esse trampo na minha? Mando ela para Campinas :-)

Fernando Silva Moreira
25/12/2019, 22:31
Continuando....

PERGUNTA: POSSO UTILIZAR O MEU CÂMBIO E CAIXA DE TRAÇÃO ORIGINAL?
Nos 4M41 com Bomba Injetora Eletrônico poderia, porém nos Common Rail, apesar da caixa seca se encaixar perfeitamente, existem sensores no câmbio que se não forem conectados no chicote novo, limitam a rotação do motor em 3.000 RPM. Esses sensores estão na caixa de câmbio da Triton, nas caixas da Pajero eles não existem, portanto nos câmbios antigos com os Common Rail, haverá essa limitação de giro. Desconheço se tem como liberar a rotação do motor de outra forma.
A caixa de tração, que nas GLS-B antigas são a Super Select, porém a engrenagem da corrente de tração que liga o câmbio a caixa de tração é diferente, então o mais simples é utilizar a caixa de tração da Triton também.
Boa noite, tem o Gabriel aqui na minha cidade São Gonçalo, RJ que colocou somente o motor na dele e funciona tudo perfeitamente.

thyagovieira
26/12/2019, 15:02
Melhor descrição passo-a-passo que já li! Parabéns pela viatura! Tem video dela andando?

Imortal
04/01/2020, 15:40
A pergunta que não quer calar: Faz esse trampo na minha? Mando ela para Campinas :-)
Boa tarde, FCBCRAMOS, fica difícil, pois não trabalho com isso, mas vou ver se consigo o contato de uma pessoa que fez para um amigo em São Luís/MA, acho que fica mais perto para você.

Abraço

Imortal
04/01/2020, 17:08
Melhor descrição passo-a-passo que já li! Parabéns pela viatura! Tem video dela andando?
Valeu thyagovieira :concordo:

Depois coloco mais vídeos

Abraço

Imortal
04/01/2020, 17:19
Atualizando, Após um ano da Viatura pronta, completei os primeiros 30.000 Km com a Viatura adaptada com a nova configuração. Nesses 30.000 Km, apenas trocas de óleo, filtros de óleo e de diesel, nenhuma outra manutenção, nem mecânica, nem elétrica, nem de suspensão, absolutamente nada.
Realmente, acho que foi o maior período que rodei com a Viatura desde a aquisição com o 4m40 (original), que permaneci fazendo somente a manutenção básica, sem nada ter quebrado.
No meu caso, cada vez mais chego a conclusão que realmente foi a melhor opção que fiz para manter a Viatura comigo.

Glaicon
05/01/2020, 08:41
Atualizando, Após um ano da Viatura pronta, completei os primeiros 30.000 Km com a Viatura adaptada com a nova configuração. Nesses 30.000 Km, apenas trocas de óleo, filtros de óleo e de diesel, nenhuma outra manutenção, nem mecânica, nem elétrica, nem de suspensão, absolutamente nada.
Realmente, acho que foi o maior período que rodei com a Viatura desde a aquisição com o 4m40 (original), que permaneci fazendo somente a manutenção básica, sem nada ter quebrado.
No meu caso, cada vez mais chego a conclusão que realmente foi a melhor opção que fiz para manter a Viatura comigo.
"Troca de diesel" leia-se mudança de S500 para S10?
Fiz essa mudança em agosto/2019, pois o motor da minha Full 2008 estava bem carbonizado na EGR e admissão.
Como ela é sistema common rail, as informações dos usuários indicam que não gera problema de baixa lubricidade.
É um combustível melhor elaborado e limpo, gerando poucos resíduos no tanque e sistema de injeção.
Satisfeito!:concordo:

Imortal
05/01/2020, 11:34
"Troca de diesel" leia-se mudança de S500 para S10?
Fiz essa mudança em agosto/2019, pois o motor da minha Full 2008 estava bem carbonizado na EGR e admissão.
Como ela é sistema common rail, as informações dos usuários indicam que não gera problema de baixa lubricidade.
É um combustível melhor elaborado e limpo, gerando poucos resíduos no tanque e sistema de injeção.
Satisfeito!:concordo:

Bom dia Glaicon

A troca refere-se ao filtro de diesel, pois toda vez que troco o óleo, troco o filtro do óleo e o filtro do diesel também ( estou fazendo trocas a cada 8.000 KM, e utilizando óleo 100 % sintético Motul para Diesel Leve 10w40).
Afinal, por 80,00 , troco o filtro de diesel e acabo mantendo o sistema sempre limpo.

Abraço

Glaicon
06/01/2020, 07:24
Bom dia Glaicon

A troca refere-se ao filtro de diesel, pois toda vez que troco o óleo, troco o filtro do óleo e o filtro do diesel também ( estou fazendo trocas a cada 8.000 KM, e utilizando óleo 100 % sintético Motul para Diesel Leve 10w40).
Afinal, por 80,00 , troco o filtro de diesel e acabo mantendo o sistema sempre limpo.
Abraço
Entendi. Foi má interpretação de texto da minha parte.
Diesel leve é o S10, ou se aplica o conceito também ao S500?:pipoca:

Imortal
06/01/2020, 16:50
Entendi. Foi má interpretação de texto da minha parte.
Diesel leve é o S10, ou se aplica o conceito também ao S500?:pipoca:

Boa tarde Glaicon

A linha Diesel leve, refere-se as Camionetes, tanto que abastecem com S10 ou S500.
O que acontece, não raras vezes, quando se faz a troca de óleo nas Viaturas, te empurram um óleo que deve ser utilizado em linha Comercial (Pesada/Caminhões), que é diferente da linha Leve (Camionetes), pois o regime de rotações de trabalho são muito diferentes.
No meu caso, utilizo o óleo Motul 8100 X-clean 5W40 (postei errado acima!!rsrsrs),
que é indicado segundo o fabricante
"Lubrificante 100% sintético (Mid-SAPS), especialmente desenvolvido para filtro de partículas diesel (DPF) e catalisadores de 3 vias. Para qualquer veículo com motor turbo diesel de injeção direta ou gasolina , alto HTHS (high temperature high share) e Mid-SAPS."

Lucasdiego14
29/02/2020, 17:16
Boa tarde, FCBCRAMOS, fica difícil, pois não trabalho com isso, mas vou ver se consigo o contato de uma pessoa que fez para um amigo em São Luís/MA, acho que fica mais perto para você.

Abraço

Me passa o contado desse seu amigo tenho uma pajero 2007 e estou interessado em mudar o motor dela originalmente um 4D56

eu8220
20/03/2020, 03:14
Amigo saberia informar onde foi realizado o serviço. Estou estudando fazer a modificação.

AirtonLieuthier
20/03/2020, 09:23
Bom dia Glaicon

A troca refere-se ao filtro de diesel, pois toda vez que troco o óleo, troco o filtro do óleo e o filtro do diesel também ( estou fazendo trocas a cada 8.000 KM, e utilizando óleo 100 % sintético Motul para Diesel Leve 10w40).
Afinal, por 80,00 , troco o filtro de diesel e acabo mantendo o sistema sempre limpo.

Abraço
Analisando o custo das peças, é realmente muito bom trocar e evitar um gasto maior de manutenção depois...

Imortal
19/04/2020, 11:11
Bom dia pessoal, fiquei fora do ar por algum tempo, nessa loucura que vivemos hoje, para mim, tudo está corrido, mas vamos lá que tudo volte ao normal...

Imortal
19/04/2020, 11:15
Me passa o contado desse seu amigo tenho uma pajero 2007 e estou interessado em mudar o motor dela originalmente um 4D56

Bom dia Lucasdiego14.

Para quem tiver interesse, o Mecânico que fez toda a adaptação para o amigo do Maranhão, está localizado em São Luis/MA

Seu nome é Valci e o Telefone para contato é o mesmo do ZAP : 55 98 8437-8905.

Abraço

Imortal
19/04/2020, 11:21
Amigo saberia informar onde foi realizado o serviço. Estou estudando fazer a modificação.

Bom dia eu8220.

Na minha, eu e um amigo que é funileiro aqui em Campinas que fizemos, ele fez toda a parte das soldas e a funilaria, a parte elétrica, colocação da mecânica foi eu mesmo que fiz (por isso a demora de dois anos....rsrsrsrs) no tempo disponível.
Coloquei no post acima o contato de um mecânico que fez a adaptação para um amigo do Maranhão, se tiver interesse, faça contato com ele, o serviço do meu amigo ficou top e ele recomenda.

Abraço

Pellegrino
04/05/2020, 14:34
Espero não estar falando besteira mas... Não seria possível usar apenas o bloco do 4M41, fazendo as adaptações de suportes e manter o funcionamento por bomba mecânica, mesmo que com o cabeçote do 3.2? Tem alguns motores desses rodando "mecanizados" por aí

jbcross77
01/04/2021, 08:13
Sim é possível.pessoal de Curitiba faz e faz bem feito.tiram a parte eletrônica e convertem em mecanica 041999656247.joao da Pajero Cianorte

Gilson Nayrdo
02/11/2021, 17:42
Olá, Imortal, acho que estou reativando esta postagem.
Excelente esta história que conheci nesta semana; muito interessante, didático e preciso nas explanações.
Apenas não entendi um item desta PERGUNTA: como você chegou nos 22.000 litros de combustível e considerou a gasolina e o diesel?
Desculpe, não entendi!
Muito obrigado!

Irei colocar meu ponto de vista sobre muitas perguntas que recebo quanto a adaptação da Viatura, e dessa forma tentar esclarecer alguns pontos para quem pretender fazer uma adaptação, seja da forma como fiz, ou de outra maneira.
Aqui vou considerar a adaptação dos motores 4M41 com Commom Rail, pois os anteriores são com Bomba Injetora Eletrônica, que acaba aumentando a manutenção.

Tentarei esclarecer abordando vários pontos, e postarei na medida que for me lembrando.

Não levarei em consideração o amor pela Viatura e o prazer e satisfação de fazer algo diferente.

O Primeiro ponto:

FINANCEIRAMENTE VALE A PENA?

Acredito que neste ponto, temos que levar em consideração vários aspectos:

1º aspecto
PERGUNTA: TENHO UMA VIATURA A GASOLINA COM O MOTOR V6 BOM E QUERO POR O 4M41 PARA ECONOMIZAR COM COMBUSTÍVEL.

Considerando que as V6 a gasolina, bem reguladas fazem a média entre 5,5 e 6 Km/l na cidade e 9 Km/l na estrada;
Considerando (no meu caso) que a Viatura com S-10 faz a média de 9,0 Km/l na cidade e 11,0 Km/l na estrada;
Considerando que a diferença entre o preço da gasolina e do Diesel S-10 aqui em Campinas no estado de São Paulo é de R$ 0,70 em média (R$ 3,90 gasolina e R$ 3,20 o S-10).

Considerando que com a compra de uma sucata pouco rodada, para retirar tudo que precisa para não ficar comprando picado (sai muito mais caro) você acha em média por R$ 15.000,00, essa conta fica simples:

Então você teria que consumir 22.000 litros de combustível (R$ 85.800,00 de gasolina a R$ 3,90 e R$ 70.400,00 de S-10 a R$ 3,20 ) para economizar os R$ 15.000,00 reais pagos na sucata.

Portanto, equivaleria você rodar 132.000 Km na cidade à uma média de 6 Km/l a gasolina na cidade, ou 198.000 Km na estrada a uma média de 9 Km/l a gasolina.

Aqui não estou incluindo a mão de obra (soldas,parte elétrica, etc) pois essa parte fiz eu mesmo com meu amigo, então tive apenas gastos com materiais, e acredito que a variação de preços de mão de obra seria muito grande dependendo do local, mas o cálculo fica fácil, é só acrescentar o custo da mão de obra e calcular quanto a mais de combustível teria que utilizar para empatar o investimento.[/QUOTE]