Conectar

Ver Versão Completa : MEU PRIMEIRO 4 X 4 - DUVIDAS 4WD

MauroGV
18/04/2006, 11:16
Senhores,

É o primeiro 4X4 e desde já agradeço quem puder esclarecer minhas dúvidas.

Já estive em concessionária GM (que deveria atender Suzuki) mas não obtive uma informação consistente.

No Suzuki G Vitara 2.5 W V6 AUTOMÁTICO 2001 preciso esclarecer uma
duvida: ao engatar o 4 X 4 H acende a luz 4WD no painel ???
No meu carro só acende a luz indicativa 4WD no painel, quando engato a N ou 4 X 4 L - está correto ????

Qual a solução???

Outra Dúvida:

Quando é engatada de 4X2 para a 4X4H não há nenhum barulho de reles ou algo elétrico funcionando. Já quando passo para N, escuto um leve barulho (chiado) como se algo elétrico reposicionasse. Do que se trata??

Obs: (Com o carro parado, motor desligado e em lugar silencioso).

Daniel Engelbrecht
19/04/2006, 10:32
Creio que o correto seria acender a luz indicativa 4WD no painel sempre que se engatar 4x4H, 4x4L ou N. É possível que não esteja acendendo por um simples problema de interruptor, coisa que um eletricista pode verificar e resolver.

Grassmann
19/04/2006, 10:48
Hummmm... Estranho...

Deveria acender a indicação "4WD" no painel sempre que a segunda alavanca de câmbio estiver selecionando 4x4. Ou seja, em 4x4H e 4x4L. Quando está em 4x2 ou "N" não acende não! :discordo:

Quanto aos barulhos, estranho isso... Não faço a menor idéia do que possa ser. O acionamento da 4x4 é mecânico, não depende em nada de relés ou similares... Pode até ser que essa disfunção do interruptor que aciona a luz do painel esteja acionando algum outro dispositivo elétrico...

Melhor mandar a um mecânico que realmente conheça Suzukis para dar uma olhada. Concessionária GM não é (infelizmente) a melhor opção...

Eu não usaria a 4x4 enquanto isso. Vai saber o que está sendo acionado numa situação como essa. Se for conexão incorreta da "chavinha" no câmbio, ela pode estar energizando ou colocando em curto algum outro dispositivo elétrico, e isso pode gerar algum dano elétrico. Não acredito em dano mecânico, mas...

Wallace
19/04/2006, 11:34
Testou se anda em N...

diogoandre
19/04/2006, 14:34
O chiado que fala tb ocorre no meu GV. O acionamento da roda livre é feito por uma bomba de vácuo, que faz um barulhinho bem suave. De qualquer forma ele só ocorre quando é acionada a tração. Quando volta para 4x2 não faz barulho algum.

Com certeza a luz 4WD teria que acender quando está em 4x4Hi.

Se está acendendo quando em N, e quando passa para N tb faz o barulho, chuto que seja um problema elétrico mais ou menos sério. Talvez tenham desmontado sua caixa de transferencia e quando montaram de volta erraram nos conectores.

MauroGV
20/04/2006, 11:16
OK Senhores,

Obrigado pela atenção.

Já fiz alguns testes, em "N" e o GV fica "solto" (em qualquer posição da alavanca seletora do câmbio automático).

Quando passo para "H" não faz o "chiado" de acionamento da roda livre e quando passo para "N" faz. Em "N" e "L" a luz indicativa 4WD acende intermitente e cada vez que ela pisca, faz um "chiado" breve.

Aonde estão os interruptores que comandam isso tudo, será que está invertido o "N" com o "H" ???

Mauro

Wallace
23/04/2006, 21:38
Se não anda em N a alavanca esta correta, as luzes e outras funções não sei lhe dizer.