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Ver Versão Completa : Ajuda com Restauração SW4 1995



leanog
16/04/2018, 10:55
Galera olá a todos, muito obrigado por me aceitarem aqui no forum. Sou novato em postagem, mas já faz anos que leio por aqui.

Nunca tive um 4x4, mas sempre quis ter um. Quase sem querer caiu no meu colo uma SW4 2.8D 1995 que comprei por um valor abaixo da tabela ciente que há muitos reparos para serem realizados.

De cara sei que ela tem um grande vazamento no radiador (o que põe de água em cima vaza em baixo) o que foi suficiente para eu testar só 1km com ela e apenas saber que ela ainda anda. Estava parada por um tempo que nem o dono sabe dizer. Tirei ela no guincho e foi direto para a oficina.

Até agora, sem aprofundar, o meca me disse que preciso trocar o kit correia dentada; valvula termostática, as duas homocinéticas dianteiras, um par de amortecedor traseiro, pinça de freio lado esquerdo; recuperar o radiador; recuperar a bomba da direçao hidráulica(rodou sem oleo) e ainda vem mais por aí, tudo isso fora funilaria.

Agora começam as dúvidas:
- qual óleo de motor indicado para o motor 3L?
- qual aditivo usar no radiador?
- kit correia dentada original com as 3 engrenagens + tensor e correia: 1319 reais. Preciso mesmo as 3 engrenagens ou só a do comando? Tem alguma marca paralela confiável?
- Bomba d'agua é preciso trocar mesmo o meca dizendo estar boa?
- amortecedor paralelo no mercado livre 259 reais o par, original toyota 524. Qual marca de paralelo bom?
- homocineticas estou disposto a comprar paralelas pois as originais vende apenas o semi eixo completo e sai a 1230 reais cada; no ML a paralela com coifa 150 cada (não pretendo off-road).
- diesel apenas S500 né?

- O que mais vcs me recomendam trocar como manutenção preventiva?


seguem as fotos da viatura... Quando ela tiver rodando volto a perguntar sobre como funciona essa alavanca da tração e reduzida (não faço a mínima idéia de como usar... hehehe)

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EduQxQ
19/04/2018, 10:55
Bom dia Leanog
Seja bem vindo ao 4x4Brasil
Tens bastante divertimento pela frente com a tua SW4!
Vou tentar ser breve:

- qual óleo de motor indicado para o motor 3L?
15W-40 API Ci-4

- qual aditivo usar no radiador?
Etileno Glicol 50% com água desmineralizada(não use água da torneira)

- kit correia dentada original com as 3 engrenagens + tensor e correia: 1319 reais. Preciso mesmo as 3 engrenagens ou só a do comando? Tem alguma marca paralela confiável?
Troca correia e o tensor com seu rolamento, vai de original

- Bomba d'agua é preciso trocar mesmo o meca dizendo estar boa?
Trocar é melhor.

- amortecedor paralelo no mercado livre 259 reais o par, original toyota 524. Qual marca de paralelo bom?
Vai de Kaiaba (KIB)

- homocineticas estou disposto a comprar paralelas pois as originais vende apena s o semi eixo completo e sai a 1230 reais cada; no ML a paralela com coifa 150 cada (não pretendo off-road).
Como não é um ítem de segurança, eu testaria alguma paralela.

- diesel apenas S500 né?
Sim

- O que mais vcs me recomendam trocar como manutenção preventiva?
Válvula termostática.
Correias de serviço.
Oleos de diferenciais, caixa de marcha e caixa de transferência.
Fluído de freio, fluído da direção.
Verificação da embreagem viscosa da ventoinha do radiador.
Trocar o radiador por um novo.
Velas de aquecimento.
Calibrar a bomba injetora.
Instalar termômetro com alarme no cabeçote do motor.

Posso não ter listado algum ítem importante, mas aqui no fórum tem muitos tópicos sobre todas estas e outras manutenções, boa pesquisa e divertimento com a viatura!

Um abraço,

leanog
27/04/2018, 13:20
Seja bem vindo ao 4x4Brasil


Obrigado Edu

Bom, até agora resolvi pouco. Meca me enrolando...

Mas já troquei todos os fluidos e filtros, reparei o setor que estava com muito vazamento, o radiador só foi feito reparo mesmo, um novo mais pra frente vou trocar.

Percebi que a embreagem viscosa está "adaptada" para travada o que não é de todo ruim, depois de alguns testes e reparos mais importantes coloco uma nova junto com radiador

O que está mais me preocupando é a quantidade de fumaça que ela está soltando, quase um efeito estufa ambulante, e aqui na minha região ninguém sabe informar se bombista de confiança, todos são ranca e fuça...
Tenho medo de levar em algum que abre muito o bico e pode até estragar o motor

Muito obrigado pelas dicas, conforme acontecer progresso vou te pedindo mais ajuda

EduQxQ
14/06/2018, 16:16
Obrigado Edu

Bom, até agora resolvi pouco. Meca me enrolando...


O que está mais me preocupando é a quantidade de fumaça que ela está soltando, quase um efeito estufa ambulante, e aqui na minha região ninguém sabe informar se bombista de confiança, todos são ranca e fuça...
Tenho medo de levar em algum que abre muito o bico e pode até estragar o motor

Muito obrigado pelas dicas, conforme acontecer progresso vou te pedindo mais ajuda
in
Olá Leanog
A bomba injetora tem alguns posts no fórum que ajudam a fazer o ajuste.
De uma pesquisada, e se tiver condições, coloque as mãos na graxa.

Um abraço,
Edu

leanog
14/06/2018, 19:48
in
Olá Leanog
A bomba injetora tem alguns posts no fórum que ajudam a fazer o ajuste.
De uma pesquisada, e se tiver condições, coloque as mãos na graxa.

Um abraço,
Edu

Sim, já li esse fórum inteiro de cabo a rabo.. rsrs. Tô quase um expert em Toyota 95.

Acho que descobri a origem da fumaça, botei a viatura pra rodar e notei quem em subidas a temperatura tava aumentando, radiador borbulhando com o motor funcionando, pelo que li aqui só poderia ser junta do cabeçote.
Mandei o mecânico abrir e a junta além de queimada estava na medida errada e o bico injetor com umas arruelas a mais de gambiarra pra compensar a junta mais estreita. A câmara tava muito carbonizada.
Cabeçote revisado e plainado, trocado válvulas, bicos conferidos e agora esperando boa vontade do meca pra fechar o coração da viatura. Acredito que isso e no máximo fechar um pouco a bomba já deve resolver meu problema.

Mas vou ser bem sincero. Desanimado

sandro_ventania
23/06/2018, 22:21
Olá Leanog...Não desanime!!

Esse carro vai lhe dar muitas alegrias!!
Troque a viscosa...ela travada vai roubar potencia do motor, que já não é forte.
Fechar um pouco a bomba até você mesmo faz...vai no meu canal do youtube que lá eu ensino exatamente como você deve fazer...qualquer dúvida é só me perguntar!
Desculpe por não ter tentado ajudar antes...confesso que tenho visitado pouco esse fórum (o zap tira o tempo da gente)...então qualquer dúvida eu respondo mais rápido no meu canal do youtube.
Sandro Ventania
- YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCHwz_7oB1pvrZwvWC6vB4ZA)

leanog
23/06/2018, 22:53
Olá Leanog...Não desanime!!

Esse carro vai lhe dar muitas alegrias!!
Troque a viscosa...ela travada vai roubar potencia do motor, que já não é forte.
Fechar um pouco a bomba até você mesmo faz...vai no meu canal do youtube que lá eu ensino exatamente como você deve fazer...qualquer dúvida é só me perguntar!
Desculpe por não ter tentado ajudar antes...confesso que tenho visitado pouco esse fórum (o zap tira o tempo da gente)...então qualquer dúvida eu respondo mais rápido no meu canal do youtube.
Sandro Ventania
- YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCHwz_7oB1pvrZwvWC6vB4ZA)
Obrigado pelas dicas, penso sim em trocar a viscosa, mas isso mais pra frente, no momento não é prioridade. Ainda tem tanta coisa pra fazer nela... Só de funilaria vai morrer uma grana..

sandro_ventania
23/06/2018, 23:06
Não sei como travaram ela...mas se for reversivel, você pode simplesmente trocar o gel que tem dentro dela...custa uma merreca no ML e ela fica como nova!

Glaicon
24/06/2018, 07:27
Leanog, para não perder o seu investimento e tempo de trabalho, digo apenas uma coisa: Não reforme radiador. Compre um novo!
Pesquisando com tranquilidade acharás a peça por menos de mil reais.
É um investimento que vai durar mais de dez anos e fazer muito bem para a viatura.
Deixe-me colocar duas fotos da mangueira e radiador da minha ex SW4 DEPOIS de fazer limpeza.
Ficou uma porcaria!
Ficou com uma craca ferruginosa tremenda. Isto certamente diminui a capacidade de dispersar calor.
E era oficina especializada.
E ainda quebraram o radiador do ar quente, pois usaram um alicate de bico para desconectar a mangueira que entra na parede corta-fogo, forçando de um lado para outro para soltar.
Prejuízo puro!
Segue foto também do aditivo que utilizei. É anti-congelante e anti-fervura, da marca Radiadores Visconde.
É homologado pelo INMETRO e possui preço extremamente honesto.
Quanto ao kit de correia dentada, compre original, juntamente com o rolamento e esticador.
É um conjunto de peças fundamental, e tem vida útil de 100.000 Km´s.
Não vale à pena arriscar.
Boa sorte na sua reforma.:concordo:

leanog
24/06/2018, 09:46
Oi Glaicon,

Obrigado pelas dicas!
Como disse antes eu já estou bem desanimado com o projeto viu, sei que a troca de radiador seria muito mais prudente e confiável, mas o fato é que comprei uma viatura muito judiada e o orçamento tá ficando estratosférico.
Por alto já gastei 500 reais com reparo do setor, 200 com solda do radiador e varetagem, 2300 com suspensão dianteira, amortecedor traseiro e homocinéticas, 1200 com cabeçote, mecânico nem perguntei mas deve ir uns 1000 de mão de obra, 400 reais uma barra de direção usada com 2 batentes da suspensão traseira, 350 reais óleos e filtros, 200 reais mangueira filtro de ar e cilindro auxiliar da embreagem, 140 reais portinhola tanque de combustível, 400 reais correia e válvula termostática originais, 250 reais limpeza interna e bancos, e mais alguma coisa que esqueci...

Ainda tenho pra gastar: par de lanternas traseiras, dianteiras e setas, para-choque traseiro e dianteiro completos, buchas traseiras, tinta, verniz, borrachas de porta, borracha tampa traseira, borrachão do para-choque traseiro e 3000 reais orçamento do funileiro... Algumas peças são praticamente impossíveis de encontrar a preço razoável, peças de mecânica são até razoáveis, mas as de acabamento não. Por exemplo a pestana do vidro da tampa traseira simplesmente não existe mais, o borrachão do para choque traseiro só na Toyota por 800 reais, borrachas de porta que são coisas teoricamente simples e compartilhadas com a Hilux só originais também por 800 reais, borracha da tampa traseira então... E se o vidro traseiro quebrar? Vai dar vontade de cortar ela e fazer virar pickup..
Único consolo é que ainda existem peças originais sob encomenda mesmo que a preços estratosféricos, mas no dia que a Toyota desistir de manter essas peças em estoque vamos ter que inventar peças compatíveis igual fazem os cubanos..

Como dizem, tem que saber perder, to pensando em só dar um tapa nela e pegar uma viatura mais nova... Talvez uma ranger 2005 ou uma frontier com motor MWM Sprint..

Glaicon
25/06/2018, 06:03
OK.
Boa sorte na empreitada.:concordo:

TCHEIGOR
25/06/2018, 15:59
borrachas de porta, borracha tampa traseira e borrachão do para-choque traseiro não vai encontrar paralelo e os originais custam um rim mais um olho. Tente preservar os teus quando for fazer a funilaria.
boa sorte


Oi Glaicon,

Obrigado pelas dicas!
Como disse antes eu já estou bem desanimado com o projeto viu, sei que a troca de radiador seria muito mais prudente e confiável, mas o fato é que comprei uma viatura muito judiada e o orçamento tá ficando estratosférico.
Por alto já gastei 500 reais com reparo do setor, 200 com solda do radiador e varetagem, 2300 com suspensão dianteira, amortecedor traseiro e homocinéticas, 1200 com cabeçote, mecânico nem perguntei mas deve ir uns 1000 de mão de obra, 400 reais uma barra de direção usada com 2 batentes da suspensão traseira, 350 reais óleos e filtros, 200 reais mangueira filtro de ar e cilindro auxiliar da embreagem, 140 reais portinhola tanque de combustível, 400 reais correia e válvula termostática originais, 250 reais limpeza interna e bancos, e mais alguma coisa que esqueci...

Ainda tenho pra gastar: par de lanternas traseiras, dianteiras e setas, para-choque traseiro e dianteiro completos, buchas traseiras, tinta, verniz, borrachas de porta, borracha tampa traseira, borrachão do para-choque traseiro e 3000 reais orçamento do funileiro... Algumas peças são praticamente impossíveis de encontrar a preço razoável, peças de mecânica são até razoáveis, mas as de acabamento não. Por exemplo a pestana do vidro da tampa traseira simplesmente não existe mais, o borrachão do para choque traseiro só na Toyota por 800 reais, borrachas de porta que são coisas teoricamente simples e compartilhadas com a Hilux só originais também por 800 reais, borracha da tampa traseira então... E se o vidro traseiro quebrar? Vai dar vontade de cortar ela e fazer virar pickup..
Único consolo é que ainda existem peças originais sob encomenda mesmo que a preços estratosféricos, mas no dia que a Toyota desistir de manter essas peças em estoque vamos ter que inventar peças compatíveis igual fazem os cubanos..

Como dizem, tem que saber perder, to pensando em só dar um tapa nela e pegar uma viatura mais nova... Talvez uma ranger 2005 ou uma frontier com motor MWM Sprint..

leanog
26/06/2018, 11:56
borrachas de porta, borracha tampa traseira e borrachão do para-choque traseiro não vai encontrar paralelo e os originais custam um rim mais um olho. Tente preservar os teus quando for fazer a funilaria.
boa sorte

Pelo que andei cotando fica em torno de 2400 essas borrachas.
Inviável...
Estou vendo se consigo alguma universal que dê pra adaptar nas borrachas de porta e os para choques estou pensando em envelopar de preto os dois, se ficar bom dá uma economia de 5 mil reais

TCHEIGOR
26/06/2018, 17:57
Pelo que andei cotando fica em torno de 2400 essas borrachas.
Inviável...
Estou vendo se consigo alguma universal que dê pra adaptar nas borrachas de porta e os para choques estou pensando em envelopar de preto os dois, se ficar bom dá uma economia de 5 mil reais

se tu descobrir uma borracha que sirva avisa por aqui, eu já andei olhando as 'genéricas' a metro, e tem algumas com perfis parecidos mas se olhar bem as borrachas das toyotas desse ano são presas na porta e não na carroceria como as da 97 pra cima. Repara nas curvas, são moldadas pra encaixar na porta. Uma borracha em metro que não tem as curvas moldadas não vai ficar bem presa na porta, a não ser que cole mas aí se for pra colar eu preferi não mexer nas minhas por enquanto, só em último caso partiria pra essa solução.

leanog
27/06/2018, 23:11
se tu descobrir uma borracha que sirva avisa por aqui, eu já andei olhando as 'genéricas' a metro, e tem algumas com perfis parecidos mas se olhar bem as borrachas das toyotas desse ano são presas na porta e não na carroceria como as da 97 pra cima. Repara nas curvas, são moldadas pra encaixar na porta. Uma borracha em metro que não tem as curvas moldadas não vai ficar bem presa na porta, a não ser que cole mas aí se for pra colar eu preferi não mexer nas minhas por enquanto, só em último caso partiria pra essa solução.

Eu vi no MercadoLivre um modelo que vem com uma cola parecida com dupla face pra colar sobre a borracha antiga, acho que uma dessa já resolve meu problema pois as minhas portas estão batendo muito quando anda estrada de terra, dá desgosto.. inspecionando elas até pareciam boas