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Ver Versão Completa : Oléo Não Desce Para o Carter Powerstroke



Thiago Rodeghel
09/04/2018, 20:55
Coloquei os 6,5L de óleo, no motor do meu Willys, está com motor 2.8 da Ranger, mas o óleo não desceu, olhei a vareta de oleo e não marca nada...

Abasteci pela tampa no cabeçote... O que pode ser? motor é 2004

Obrigado

RicardoFLN
09/04/2018, 21:13
Coloquei os 6,5L de óleo, no motor do meu Willys, está com motor 2.8 da Ranger, mas o óleo não desceu, olhei a vareta de oleo e não marca nada...

Abasteci pela tampa no cabeçote... O que pode ser? motor é 2004

Obrigado

A vareta não marcar nada, talvez queira dizer que está com a vareta errada, mais curta!
Acredito que se tu abrir o bujão do cárter tu vais encontrar tudo lá!

Abs.

Thiago Rodeghel
09/04/2018, 21:23
A vareta não marcar nada, talvez queira dizer que está com a vareta errada, mais curta!
Acredito que se tu abrir o bujão do cárter tu vais encontrar tudo lá!

Abs.

Vou abrir e ver, será que este carter são 8 litros???

nunca vi isto acontecer antes...rsrs

[s]

RicardoFLN
09/04/2018, 22:32
Vou abrir e ver, será que este carter são 8 litros???

nunca vi isto acontecer antes...rsrs

[s]

8 litros, só se fizeram alguma magia nele!
Comprou em ferro velho né? Geralmente os caras envolvidos não são dos mais cuidadosos. Pra terem retirado a vareta e empurrado outra qualquer pra te passar o motor, é um tapa!
Lembre tb que a diferença de volume entre os riscos da vareta é de 1 litro, e demora um pouquinho até o óleo descer todo lá pra baixo, ainda mais se for colocado com motor frio.

Att.

RicardoFLN
09/04/2018, 22:44
Bah Thiago, deixa eu te pedir uma coisa!
Tô juntando as pecinha do quebra-cabeça pra colocar a turbina TGV do 2.8 no meu 2.5
Uma que sei que vou ter de fabricar é um espaçador entre o alternador e o suporte inferior que segundo infos existe na 2.8.
Na 2.8 o alternador tem de ficar um pouquinho mais pra fora por causa do espaço necessário para o pescoço de alumínio da entrada da turbina. Veja aí no teu se tem essa peça, e se possível postar uma foto, só pra que eu tenha ideia de como ela é.
Segue uma imagem do 2.5 (sem essa peça) com uma marcação do local do dito espaçador.
557291

Grato.

Francisco Casal
10/04/2018, 00:36
Ricardo, te confirmo amanha bem certo, mas já botei reparo, e se não me enganho tem sim. Vai colocar a tgv e os coletores junto? Até esse duto de aluminio da boca do turbo?? Se for, pode vender tua ranger por 2.8 pra qualquer um... Hahahaha

Francisco Casal
10/04/2018, 00:38
Tiago, fico com a tese do Ricardo, e endoço uma coisa, já percebi que mínima inclinação no motor e ele não marca igual, levantei a frente da bruta, e no mesmo dia o motor "me logrou" em 500ml de óleo, mas o que de fato aconteceu foi que a inclinação mudou a leitura.

Thiago Rodeghel
10/04/2018, 02:04
Bah Thiago, deixa eu te pedir uma coisa!
Tô juntando as pecinha do quebra-cabeça pra colocar a turbina TGV do 2.8 no meu 2.5
Uma que sei que vou ter de fabricar é um espaçador entre o alternador e o suporte inferior que segundo infos existe na 2.8.
Na 2.8 o alternador tem de ficar um pouquinho mais pra fora por causa do espaço necessário para o pescoço de alumínio da entrada da turbina. Veja aí no teu se tem essa peça, e se possível postar uma foto, só pra que eu tenha ideia de como ela é.
Segue uma imagem do 2.5 (sem essa peça) com uma marcação do local do dito espaçador.
557291

Grato.

Vou dar uma olhada no meu e te falo... Mas no meu motor, logo abaixo do alternador está a bomba de DH, mas vejo para vc...

[s]

Thiago Rodeghel
10/04/2018, 02:05
Tiago, fico com a tese do Ricardo, e endoço uma coisa, já percebi que mínima inclinação no motor e ele não marca igual, levantei a frente da bruta, e no mesmo dia o motor "me logrou" em 500ml de óleo, mas o que de fato aconteceu foi que a inclinação mudou a leitura.

Amanhã vou abrir o carter e ver se está no fundo o óleo, mesmo que esteja um pouco mais baixo a frente, não deveria dar uma diferença de 500ml, só para aparecer no nível da vareta...

RicardoFLN
10/04/2018, 12:41
Vou dar uma olhada no meu e te falo... Mas no meu motor, logo abaixo do alternador está a bomba de DH, mas vejo para vc...

[s]

Ah sim! É que como está instalado num jeep, pensei que talvez seja mais fácil de visualizar, tirar uma foto. Quando está em uma Ranger fica impossível conseguir chegar ali sem a ajuda da visão do Super-homem.....:grin:

Abs.

PS. Sobre vender a Ranger.....acho difícil. Seguindo a tradição do meu velho pai, a ideia é usar até ter de levar pro ferro-velho.
Fora ainda que tenho sérias alergias a coisas eletro/eletrônicas....rsrs

Thiago Rodeghel
10/04/2018, 20:25
Ah sim! É que como está instalado num jeep, pensei que talvez seja mais fácil de visualizar, tirar uma foto. Quando está em uma Ranger fica impossível conseguir chegar ali sem a ajuda da visão do Super-homem.....:grin:

Abs.

PS. Sobre vender a Ranger.....acho difícil. Seguindo a tradição do meu velho pai, a ideia é usar até ter de levar pro ferro-velho.
Fora ainda que tenho sérias alergias a coisas eletro/eletrônicas....rsrs

Olhei lá, só é um braço para esticar a correia no alternador/bomba hidráulica... o que vc precisa saber? o comprimento entre furos???


https://www.youtube.com/watch?v=takHyZ9leJo&t=220s

RicardoFLN
10/04/2018, 21:42
Olhei lá, só é um braço para esticar a correia no alternador/bomba hidráulica... o que vc precisa saber? o comprimento entre furos???


https://www.youtube.com/watch?v=takHyZ9leJo&t=220s

Thiago,

Na verdade não é pra esticar a correia não, a função de esticar é feita pela polia com braço e mola, ao lado da bomba d'água. É na verdade um espaçador pra chegar o alternador mais pra direita (olhando de frente pro motor), justamente pra dar espaço pra passar aquele tubo em "s" de alumínio, sem bater na bomba de vácuo.
Se tu me conseguir a medida entre os centros já vai ajudar! Se ainda estiver sem a lataria e não for pedir demais, uma foto seria bem vinda. Eu cheguei a me curvar todo aqui na cadeira na esperança de ver a peça certinho no teu vídeo.....kkk

Abs.

Thiago Rodeghel
10/04/2018, 22:49
Thiago,

Na verdade não é pra esticar a correia não, a função de esticar é feita pela polia com braço e mola, ao lado da bomba d'água. É na verdade um espaçador pra chegar o alternador mais pra direita (olhando de frente pro motor), justamente pra dar espaço pra passar aquele tubo em "s" de alumínio, sem bater na bomba de vácuo.
Se tu me conseguir a medida entre os centros já vai ajudar! Se ainda estiver sem a lataria e não for pedir demais, uma foto seria bem vinda. Eu cheguei a me curvar todo aqui na cadeira na esperança de ver a peça certinho no teu vídeo.....kkk

Abs.

kkk...

Dá sim para medir ainda...
Logo posto aqui para vc

Thiago Rodeghel
15/04/2018, 12:47
Medi lá, tem 68mm entre furos aquele braço...
Ah era o angulo do motor mesmo, levantei o motor 1"1/2 o motor e aí resolveu aparecer na vareta o óleo...

[s]

RicardoFLN
15/04/2018, 17:40
Medi lá, tem 68mm entre furos aquele braço...
Ah era o angulo do motor mesmo, levantei o motor 1"1/2 o motor e aí resolveu aparecer na vareta o óleo...

[s]

Thiago,

Obrigado aí pela força!
Problema do óleo solucionado então. O que vais fazer? Colocar o conjunto uns graus pra cima? Quando vi a foto achei mesmo que estava muito baixo, mas tb não pensei que fosse influenciar tanto no nível.
Sorte aí com a viatura!

Abs.

Francisco Casal
15/04/2018, 19:29
Experiencia própria senhores, quando comprei a ranger, na troca de óleo, colocado os 6,5 certo e marcava acima do normal, ergui a frente em 2" e a traseira em 1" e o óleo apareceu no nível normal!!
Abraço

Thiago Rodeghel
16/04/2018, 10:07
Baixou sim Ricardo, levantei o motor, e a vareta do motor já marcou no meio certinho... Uso coxim de cambio de Scania no motor Powerstroke, o que fiz foi, comprar 2 coxins de câmbio do Gol, para subir 1"e meia, a diferença é que estes coxins não tem parafusos, então vc determina a altura do parafuso... Tanto o coxim de Scania e de Gol(este coxim é vazado, só tem borracha no meio, e reforçado com aluminio)

Foi meio que simples resolver por enquanto, se aguentar vai ficar assim...

Thiago Rodeghel
16/04/2018, 10:08
Experiencia própria senhores, quando comprei a ranger, na troca de óleo, colocado os 6,5 certo e marcava acima do normal, ergui a frente em 2" e a traseira em 1" e o óleo apareceu no nível normal!!
Abraço

Achei interessante esta diferença tão grande por poucos mm...

Meu primo mencionou o mesmo problema nos motores Cummins

[s]

RicardoFLN
16/04/2018, 21:02
Thiago,

Procurando as referências dos retentores que vou trocar quando da troca da correia dentada, sem querer me deparei com a aquele espaçador do alternador no manual do 2.8.....rsrs
557528

Abs.