PDA

Ver Versão Completa : BAND MB 608 LENTA

JAIME
17/04/2006, 18:47
Senhores,

Sempre fui aficcionado pelo off road. Já possui um CJ5 ha muito tempo e recentemente me interessei muito e adquiri uma Band 78 modificada. Ela possui cambio de 4 marchas sincronizadas, freio hidrovacuo a disco, eixos flutuantes, direção hidraulica, pneus Scorpion e carroceria perfeita. O motor , no entanto é o original MB 608.
Ocorre que me decepcionei com a falta de aglilidade do veiculo. A sensação é de estar dirigindo um caminhão. Gosto muito do Jipão mas realmente achei o motor lento e barulhento. Na estrada me parece impraticavel viajar por longas distancias a mais de 70 Km/h. Vejo tantos elogios a Toyota o que me motivou a compra. Isto é caracteristica deste motor? Vale a pena substitui-lo? E trocar a caixa por uma 5 marchas?

luis felix
17/04/2006, 20:15
motor mb 608 anda na estrada a 90 numa boa,chega a 110 com cambio de 4 marchas.
barulhento sim,tenta melhorar a forração do compartimento do motor.
se trocar o cambio,pensa em turbinar,melhora muito o desempenho.
lembre-se band não foi feita pra velocidade,com ela devagar se vai longe,é mais confiavel que carro de passeio.

Jun Okada
18/04/2006, 01:13
Prezado Jaime, tenho uma Band motor OM314 (608) turbinada 4 marchas sincronizadas, tem uma retomada razoável e velocidade máxima de 100km/h a 3000rpm. O barulho é suportável com bom isolamento acústico. Acho que não teria muita diferença para motor OM 364 (709). Outra possibilidade é alongar a relação. Talvez uma diferença considerável se for 14B Toyota com 5 marchas, mas o custo acho inviável. A verdade é que quem tem Band é por paixão e amor é cego, hehehe.
Abraços

Chacal do Pantanal
18/04/2006, 09:34
Band 78 tem motor original OM 324 (famoso maçarico), OM 314 só a partir de 1980, a diferença em potencia e torque é minima, a velocidade de cruzeiro da minha é 90 km/h, pneus 285x75 R16, com máximas de 120/130 km/h sem problemas, velocidades maiores que isso pra quê? Tenho AC, portanto com vidro fechado não ouço tanto barulho assim, curte-se um cd sem problema. Câmbio 5 marchas, só alivia o motor, a velocidades vai em função da relação diferencial e se for um motor original OM 324, turbinar creio que não dá.

JAIME
18/04/2006, 12:40
Tenho que verificar a minha. Como sou novo em Band não tenho certeza do meu motor. Comprei como sendo MB608, ou seja OM 314.
Porque este motor antigo é chamado de "maçarico"? Sugere trabalho em alta temperatura. O meu trabalha frio.

Chacal do Pantanal
18/04/2006, 13:27
Negativo, sua temperatura de trabalho é relativamente baixa, maçarico é por causa das velas de pré-aquecimento

JAIME
18/04/2006, 22:03
Verifiquei e meu motor é de fato o OM 314. Minha Band de 78 só tem o documento. Se alguem puder me sugerir formas de reduzir o barulho, tipo de forração eficiente, etc, por favor escreva. Estou entào pensando em colocar o cambio de 5 marchas e turbinar. Meu objetivo, é claro, não é alta velocidade, de maneira nenhuma. Tenho no entanto, que me deslocar para o off road, distante de minha casa com certa tranquilidade, especialmente porque levo minha mulher.

ThE_DoG
18/04/2006, 22:57
Ae Jaime

O motor das Band em 78 já era o OM314, vulgo 608, o OM324 foi utilizado de 1961 a 1973.
A melhor forma de reduzir o barulho da band é colocar manta com feltro, isso pode ser feito na parte interna e na externa da parede corta fogo, existe uma grande variedade de modelos e expessuras, externamente recomenda-se que use a que possui uma face aluminizada, pode-se também forrar o capô com esse material. Não recomendo que forre áreas onde entra água devido ao cheiro e a ferrugem resultantes.
Infelizmente até 1983 o motor era apoiado em 4 pontos no chassis, depois disso passou a ser apoiado em 2 pontos no chassis e em um na caixa, com isso diminuiu-se em muito a vibração no interior do veículo.
Com relação a velocidade é isso mesmo, 80 e 90tinha por hora curtindo a estrada e o visual...
Prá melhorar isso vc tem que sacrificar a força dele em rotações mais baixas, temos as opções:
-> Cx de 5 marchas: é caro, em torno de 5000 a caixa, vai ter uma marcha overdrive mas tem que mexer tbém nos cardans, dizem que é menos robusta que a de 4 marchas, o simples fato de ter 1 marcha a mais já justifica o fato de ser menos robusta, tbém é de manutenção mais cara...
-> Turbinar: Custa em torno de 1800 pilas, tem que ver o estado do motor, se estiver consumindo mto óleo ou com baixa compressão vai diminuir consideravelmente a vida útil do mesmo, o fato de turbinar não vai permitir aumentar a velocidade final, apenas vc não vai perder tanta velocidade em subidas por ex. O simples fato de turbinar já diminui bastante o barulho do motor...
-> Alongar a relação do diferencial, em torno de 2 barão, vc muda a relação dos 2 difernciais e com isso as marchas ficam mais longas proporcionando uma maior velocidade no mesmo giro do original, economiza combustível mas o motor fica ainda mais "chocho" em retomadas e perde força em baixa rotação.
-> Substituir o motor: Existe o OM364 LDA (912) que vem de fábrica turbinado e com LDA é o motor mais fácil de adaptar, meio plug ´n play na Band , custa em torno de 8000 um retificado na base de troca, mais milão de MO e gastos com o Detran/Inmetro.
-> Colocar pneus 33": oferece um ganho imediato de pelo menos 10% na velocidade final, em compensação tem que colocar calços nas molas e talvez mudar jumelos e amortecedores, tbém facilita a quebra das pontas de eixo e dificulta manobras, perde-se força pq é um baita pneuzão...
-> Alongar e turbinar: É a opção com o melhor custo/benefício mas como eu disse tem que ver o estado do teu motor antes.
Obs:- Qquer alteração na potência influi diretamente nas outras partes da mecânica que podem ficar subdimensionadas como a embregem, pontas de eixo, caixa, etc...

Na minha opnião viajar de Band é algo show de bola mas vc tem que aprender a gostar da viagem em si, curtir o visual, bater papo e não ter pressa...
No ano passado viajei 1200km para MG no 4o. Ent Nacional dos Toyoteiros e foi mto sossegado, na volta voltamos numa pernada só, o maior ítem de conforto que vc tem na Band são os bancos, invista em ótimos bancos de preferência de couro (isso na minha opinião claro), na minha tenho os do Marea Turbo.
A minha mulher particularmente adora viajar de Band, nunca mais teve que pedir p/ eu aliviar o pé, bateu os 3000 giros ela vira pro lado e dorme hehehe
Ahh se for turbinar estou vendendo um coletor bi-pulsativo , 350 pilas.

Abração

Marco Antonio
Band 85 Interbarros -II
Curitiba

BLANCO
19/04/2006, 00:03
:D e ai jaime como nosso amigo comentou tem que curtir o visual e nao ter pressa tenho minha band 1986 a 18 anos , com +- 350,000km rodado e somente com ela namorei, noivei , casei ,viajei de lua de mel , foi o unico carro para rodar durante um ano , tivemos 3 filhos e ainda ela esta ali na garagem sem nenhuma voltade de sair de casa ou seja vender nunca exemplo tenho a nota fiscal de compra da band comprada em 10 de julho de 1986 aqui em brasilia , uso os bancos do tempra a dianteira e original na traseira , direção hidraulica original zf e freio a disco original vargas tudo que vai para ela tem que ser mais original possivel uso pneus 215/80 r 16 que fica muito bom par aa cidade pois fica esperta para saidas realmente na estrada velocidade cruzeiro de 100km/h detalhe sobe e desce do mesmo jeito , :mrgreen: toyota nao é carro,condução,transporte, toyota é doença quem tem não se livra e quem não tem esta doido para ter uma :dance: :dance: um abraço luis ><><><><><>
ainda tenho uma( hilux sw4 1994 gasolina 4cc a 3 anos )(e jeep ford 1979 4cc a 16 anos )

JAIME
19/04/2006, 13:07
OK Senhores, obrigado pelas dicas e informações. Acho que é isto mesmo, agora encontrei a explicação que eu procurava por gostar deste carro e não dirigir mais meu Renault. Toyota é doença e eu estou pegando, não tem jeito.

Chacal do Pantanal
19/04/2006, 13:44
Quase correta a informação do motor om 324 (mas certamente mais correta que a minha :concordo: ), mas o importante é que o restante do post é certissimo. Mas para fins de informação. ai vai.

ano motor
1949-1951 ??? Marca Toyota a gasolina
1952-1975 OM324 (o famoso Maçarico)
1976-1985 OM314 fase 1 (aquele do filtro de oleo enorme)
1986-1990 OM314 fase 2
1991-1993 OM364
1994-2001 14b

[]´s