Ver Versão Completa : Transformar Samurai em Jimny
Momarbar
01/04/2018, 17:45
Como sou nova no site, desculpe se este assunto já foi falado, mas gostaria de receber ideias e orientações para transformar meu Suzuki Samurai 97/98 em um Jimny, em relação à segurança, estabilidade, conforto etc.
Tenho os dois, mas gostaria de vender meu Jimny 2014, pois o seguro é caro e ficar somente com o Samurai.
O problema é que não me sinto segura com o Samurai em estradas de asfalto e, na cidade, também é bem desconfortável e muito duro.
Algumas coisas que queria fazer é colocar direção hidráulica, vidros elétricos e me sugeriram adaptar uma suspensão de molas.
Ar condicionado ele tem, embora não funcione há anos, mas acho que isso é simples resolver.
Não sei se é possível colocar air bag...
O que mais teria que fazer para modernizar meu Samurai e torná-lo um carro confortável, estável, seguro no asfalto, e ao mesmo tempo, mantendo-o tão bom quanto ja é na terra?
Há oficias confiáveis que façam esse tipo de adaptação?
Moro no Rio de Janeiro mas também costumo ir muito para São Jose dos Campos.
Agradeceria muito se alguém puder me ajudar!
Se a questão é segurança, eu faria um esforço para ficar com o Jimny e venderia o Samurai...
Momarbar
03/04/2018, 12:21
Por que diz isso?
jorgeffn
03/04/2018, 12:51
Por que diz isso?
Provavelmente porque não vai ser fácil nem barato fazer tantas modificações no Samurai e mesmo assim, algumas delas não surtirão esse efeito de segurança desejado. As maioria das modificações para um 4x4 normalmente visa o caminho inverso, deixa-lo mais apto para as trilhas e consequentemente menos ao uso urbano. Se o seu Samurai for 97/98 ele já tem molas helicoidais, ou seja, no máximo você consegue colocar amortecedores mais confortáveis e firmes, porém isso não muda por completo seu comportamento, uma das coisas que torna o Samurai um pouco desconfortável e instável é o entre eixos curtos e isso não dá para mexer. Direção Hidráulica já é mais fácil adaptar, tem várias coisas aqui no Fórum e receitas já prontas. O Ar também não vai ser difícil mexer. Mas tem aí a questão do Jimny ser bem mais novo, com componentes que visam um pouco mais de conforto para o uso diário, assim, você pode até melhorar bem o Samurai, mas isso vai te custar uma grana, tempo, adaptações... e mesmo assim o resultado ainda não será o ideal. A grande vantagem do Jimny frente ao Samurai é exatamente trazer um pouco mais de conforto e segurança no uso urbano sem perder a capacidade offroad... Na época do Samurai, um outro 4x4 que trazia algumas melhorias de conforto era o Vitarinha, ambos eram fabricados na mesma época, sendo o Vitara essa alternativa mais confortável ao Samurai, que foi concebido para ser um legítimo jipe.
abs!
Momarbar
04/04/2018, 10:09
Muito obrigada por sua resposta tão completa e esclarecedora!
Embora não fosse o que eu gostaria de ouvir, acho que vou ter que esquecer essa ideia... :cry:
É que gosto muito do Samurai e gostaria de tê-lo como único carro...
Valeu mesmo!
Abraços!
jorgeffn
04/04/2018, 11:24
Muito obrigada por sua resposta tão completa e esclarecedora!
Embora não fosse o que eu gostaria de ouvir, acho que vou ter que esquecer essa ideia... :cry:
É que gosto muito do Samurai e gostaria de tê-lo como único carro...
Valeu mesmo!
Abraços!
O Jimny é a evolução do Samurai... com suas qualidades offroad e uma melhoria no conforto. Acho que é um excelente carro para ser o único.... usei um Jimny por 3 anos como meu único veículo e não tenho nada a reclamar, inclusive teria outro novamente. Sobre o preço elevado do seguro, realmente não tem como correr muito, acho um absurdo os valores cobrados, mas somos reféns desse mercado das seguradoras, que colocam os preços onde querem, escolhem clientes e por aí vai... como uma alternativa teria as Associações de seguro, nem todas são confiáveis, mas as vezes com algumas indicações você consegue achar alguma que te atenda e seja confiável.
abs!
Momarbar
05/04/2018, 12:25
Realmente, não tenho o que reclamar do Jimny, mas sou apaixonada pelo Samurai e não queria vendê-lo.
Mas ficar com os dois, não faz muito sentido.
Não conheço essas associações de seguro que falou. Vou pesquisar.
Muito obrigada pelas dicas e ajuda! :)
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.