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Ver Versão Completa : Consulta pública para acabar com a proibição do uso de diesel em automóveis.



3 climas
01/04/2018, 00:43
Desde 2015 o senado federal abriu uma consulta pública para debater o fim da proibição do uso de óleo diesel por veículos de pequeno porte porém em quase dois anos depois de aberta essa consulta Consulta Publica - PDS 84/2015 :: Portal e-Cidadania - Senado Federal (https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=120989) até a data de hoje 31/03/2018 essa proposta recebeu menos de 1.000 votos, eu achei muito poucos votos pela relevância desse assunto na vida de todos os brasileiros principalmente quando comparado a votação de uma outra consulta pública recém aberta para conceder uma condecoração honrosa a vereador Marielle Franco a qual em menos de 15 dias já recebeu 10.000 votos entre pró e contra. PRS 7/2018 (https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=132613)Institui o Diploma de Direitos Humanos Marielle Franco e dá outras providências.

Quem for a favor do fim dessa restrição ao diesel é só entrar na página do senado e votar.

Junior84
01/04/2018, 02:19
Não vejo necessidade disto. Muitos países já possuem planos de finalizar veículos à Diesel. Já passou do tempo. Os motores de ciclo otto turbos possuem mesmo rendimento e economia.

O que deve ser incentivado é o uso de Híbridos e elétricos. Bem menos poluentes

3 climas
01/04/2018, 16:32
Não discordo mas acho que o Sr. esqueceu que o nosso país é no mínimo 30 anos atrasado em relação aos países desenvolvidos e sendo assim enquanto o híbrido não chega até nós eu acho que a permissão do uso do diesel nos traria grandes vantagens.

VOVÔ DO TROLLER
01/04/2018, 18:41
Não vejo necessidade disto. Muitos países já possuem planos de finalizar veículos à Diesel. Já passou do tempo. Os motores de ciclo otto turbos possuem mesmo rendimento e economia.

O que deve ser incentivado é o uso de Híbridos e elétricos. Bem menos poluentes

Concordo plenamente. Os malefícios causados pela fumaça do diesel é bem maior do que o da dupla etanol gasolina. Vamos pensar na saúde das nossas crianças, dos idosos e dos demais. Abs

3 climas
03/04/2018, 19:45
Imagino que o seu troller é movido a gasolina ou alcool.
Concordo plenamente. Os malefícios causados pela fumaça do diesel é bem maior do que o da dupla etanol gasolina. Vamos pensar na saúde das nossas crianças, dos idosos e dos demais. Abs

VOVÔ DO TROLLER
03/04/2018, 21:41
Imagino que o seu troller é movido a gasolina ou alcool.
O meu Troller tá parado há vários meses, portanto polui menos do que qualquer veículo flex. Já faz um tempinho que eu tô pensando em me desfazer do Troller pensando justamente nessa questão ambiental. Ficar pagando IPVA, seguro , etc, sem usar o carro é "shoda'. Meu próximo vai ser um híbrido. Tô de olho num Prius usado. Vamos ver se o meu sonho será realizado. Os totalmente elétricos também já estão a caminho. É só uma questão de tempo.
p.s. outra coisa. Comprei o meu bugão há 10 anos, sendo que na época não se pensava como agora. Outra época, outros tempos.

xibiu!!!
03/04/2018, 22:37
Já faz um tempinho que eu tô pensando em me desfazer do Troller... Meu próximo vai ser um híbrido. Tô de olho num Prius usado... Outra época, outros tempos.

Vai deixar de ser VOVÔ DO "TROLLER" pra ser VOVÔ DO "PRIUS"? :pensativo: :pensativo:

VOVÔ DO TROLLER
03/04/2018, 22:47
Vai deixar de ser VOVÔ DO "TROLLER" pra ser VOVÔ DO "PRIUS"? :pensativo: :pensativo:

Aí eu saio do fórum e deixo vocês em paz, pois o Prius não é 4x4. Na pior da hipóteses vou de Vovôrolla mesmo. . Vovô do Troller vai ficar "in memoriam". Abs

Walter da Camper
04/04/2018, 11:39
Pois é chará. Estou indo no sentido inverso. Vendi meu Troller que era igual ao seu e comprei um antigo furgão Agrale com motor diesel MWM 229 - projetado numa época em que as coisas eram feitas para durar décadas em trabalhos pesados, porém sem nenhum compromisso em relação a emissões.

Quanto à liberação do diesel para carros de passeio eu sou contra. Não por motivos ambientais, mas por não confiar nas políticas publicas do país.
Na época em que o diesel era restrito ao transporte de cargas (além do uso agrícola e marítimo), seu preço era subsidiado pelo governo e esse subsídio foi sendo retirado gradativamente, à medida em que caminhonetes e SUVs a diesel foram virando moda no Brasil. Muitos dirão que uma coisa não tem relação com a outra, mas na minha experiência, quanto mais uma coisa se populariza, ou se desprofissionaliza, mais se torna objeto de exploração por parte do governo.
Hoje temos que arcar com o ônus de utilizar um diesel de baixa lubricidade e pouca longevidade em motores com a vida útil cada vez mais reduzida por dispositivos de controle de emissões como EGR, DPF, catalizadores, e um monte de outras coisas que tornam o motor frágil e encarece a manutenção.
Só para efeito de comparação com um segmento mais profissional, o diesel marítimo tem 5000 (cinco mil) PPM de enxofre e não sofre adição de biodiesel. Por ser um setor mais sério que o automobilismo (rebaixado a "coisa de povão"), as máquinas tem que ter durabilidade e o combustível não pode se estragar depois de 2 meses parado no tanque.

xibiu!!!
05/04/2018, 21:00
Aí eu saio do fórum e deixo vocês em paz, pois o Prius não é 4x4. Na pior da hipóteses vou de Vovôrolla mesmo. . Vovô do Troller vai ficar "in memoriam". Abs

Caro VOVÔ.

"Se quiser" venda seu Troller, troque o motor dele de Diesel para Gasolina ou Etanol, mude seu apelido, mas nunca deixe de participar e compartilhar seus importantes conhecimentos conosco aqui no Fórum 4x4 Brasil.
Aliás, os veículos são importantes!
Evidente que sim!
Mas nunca nos esqueçamos também que, além do assunto 4x4 e Off Road, o Fórum 4x4 Brasil é feito de pessoas, por pessoas, e para pessoas!

557214557220

:concordo:

jorgeffn
05/04/2018, 21:02
Caro VOVÔ.

"Se quiser" venda seu Troller, troque o motor dele de Diesel para Gasolina ou Etanol, mude seu apelido, mas nunca deixe de participar e compartilhar seus importantes conhecimentos conosco aqui no Fórum 4x4 Brasil.
Aliás, os veículos são importantes!
Evidente que sim!
Mas nunca nos esqueçamos também que, além do assunto 4x4 e Off Road, o Fórum 4x4 Brasil é feito de pessoas, por pessoas, e para pessoas!

557214557215

:concordo:

:palmas::palmas::palmas:

abs!

VOVÔ DO TROLLER
06/04/2018, 14:17
Valeu Xibiu. Vamos devagar mas prá frente, pois quem fica parado é poste. Abs

VOVÔ DO TROLLER
06/04/2018, 14:26
Pois é chará. Estou indo no sentido inverso. Vendi meu Troller que era igual ao seu e comprei um antigo furgão Agrale com motor diesel MWM 229 - projetado numa época em que as coisas eram feitas para durar décadas em trabalhos pesados, porém sem nenhum compromisso em relação a emissões.

Quanto à liberação do diesel para carros de passeio eu sou contra. Não por motivos ambientais, mas por não confiar nas políticas publicas do país.
Na época em que o diesel era restrito ao transporte de cargas (além do uso agrícola e marítimo), seu preço era subsidiado pelo governo e esse subsídio foi sendo retirado gradativamente, à medida em que caminhonetes e SUVs a diesel foram virando moda no Brasil. Muitos dirão que uma coisa não tem relação com a outra, mas na minha experiência, quanto mais uma coisa se populariza, ou se desprofissionaliza, mais se torna objeto de exploração por parte do governo.
Hoje temos que arcar com o ônus de utilizar um diesel de baixa lubricidade e pouca longevidade em motores com a vida útil cada vez mais reduzida por dispositivos de controle de emissões como EGR, DPF, catalizadores, e um monte de outras coisas que tornam o motor frágil e encarece a manutenção.
Só para efeito de comparação com um segmento mais profissional, o diesel marítimo tem 5000 (cinco mil) PPM de enxofre e não sofre adição de biodiesel. Por ser um setor mais sério que o automobilismo (rebaixado a "coisa de povão"), as máquinas tem que ter durabilidade e o combustível não pode se estragar depois de 2 meses parado no tanque.
Boa tarde caro xará. Concordo contigo. Você ainda é jovem e dá para encarar um carro mais bruto. Eu já tô no caminho dos 70 . Apesar de eu estar com ótima saúde e disposição, a dona onça vem reclamando do Troller há algum tempo. A idéia do Troller é só para viagens longas. Para o dia a dia tenho um flex pequeno. O problema é por qual carro trocar o bugão. Não preciso e nem gosto de veículo com caçamba. O Jimmy é um ótimo 4x4, mas não tem autonomia para expedições e tem pouca estabilidade em estrada , para o meu gosto. Duster e RN não são 4x4 de verdade. Vamos ver o que eu faço ( se a dona onça deixar). Abs e um ótimo final de semana. Válter

p.s. acredito que você more perto do companheiro de fórum, CAPT GOTTLIEB, que também gosta de carros antigos.

VOVÔ DO TROLLER
06/04/2018, 14:36
:palmas::palmas::palmas:

abs!
Valeu Jorge. Vamos ver se "se guentamos" o tranco. Abs e um bom final de semana. Válter

jorgeffn
06/04/2018, 18:00
Valeu Jorge. Vamos ver se "se guentamos" o tranco. Abs e um bom final de semana. Válter

Valeu Vovô! que você encontre um 4x4 que te atenda bem nas viagens e tenha o conforto necessário para a D. Onça...

ah.. só um pitaco.. sobre o Jimny, rodei quase 60 mil km com um, viajei muito por Minas, e algumas viagens médias (Chapada dos Veadeiros, Parque Grande Sertão Veredas, Cavernas do Peruaçu entre outras), não cheguei a fazer uma grande expedição nele, porém não sinto essa falta de estabilidade que ouço as vezes, principalmente se o ponto de comparação for o Troller (apesar que o meu não é muito referência, tá com suspensão com 3" e pneus 35, ou seja, bem ruim de asfalto, mas fui para Chapada Diamantina nele sem sofrer tanto) mas já viajei de carona em um Troller com 33 AT e não vi tanta diferença para o Jimny. Acho que com o tempo se acostuma com a pegada dele nas rodovias, e olha que usei os 215 e depois passei pros 235 (com lift 2" mais 1" na carroceria) o que altera um pouco seu desempenho nas rodovias, mesmo assim eu considerava totalmente aceitável, bem como seu motor que pode deixar a desejar na potência, mas atende bem na proposta do carro, e creio que pressa não seja um dos seus problemas nas viagens...
Agora a autonomia realmente não é boa, mas sinceramente, tem que ser um lugar bem inóspito para você rodar mais de 400km sem postos de combustível.... eu passei aperto com isso uma vez numa viagem pelo "sertão" aqui de MG (noroeste do estado), mas no final das contas, minha gasolina ia dar a conta até chegar a cidade que teria um posto (mas isso porque nessa região tem muito areião, aí o consumo piore bem) e também fiquei perdido em uns trechos que foram cruciais para o "aperto"...

desculpe o Offtopic... mas só para dar uma clareada aí nas suas opções!

bom final de semana e grande abraço!

VOVÔ DO TROLLER
06/04/2018, 18:13
Valeu Vovô! que você encontre um 4x4 que te atenda bem nas viagens e tenha o conforto necessário para a D. Onça...

ah.. só um pitaco.. sobre o Jimny, rodei quase 60 mil km com um, viajei muito por Minas, e algumas viagens médias (Chapada dos Veadeiros, Parque Grande Sertão Veredas, Cavernas do Peruaçu entre outras), não cheguei a fazer uma grande expedição nele, porém não sinto essa falta de estabilidade que ouço as vezes, principalmente se o ponto de comparação for o Troller (apesar que o meu não é muito referência, tá com suspensão com 3" e pneus 35, ou seja, bem ruim de asfalto, mas fui para Chapada Diamantina nele sem sofrer tanto) mas já viajei de carona em um Troller com 33 AT e não vi tanta diferença para o Jimny. Acho que com o tempo se acostuma com a pegada dele nas rodovias, e olha que usei os 215 e depois passei pros 235 (com lift 2" mais 1" na carroceria) o que altera um pouco seu desempenho nas rodovias, mesmo assim eu considerava totalmente aceitável, bem como seu motor que pode deixar a desejar na potência, mas atende bem na proposta do carro, e creio que pressa não seja um dos seus problemas nas viagens...
Agora a autonomia realmente não é boa, mas sinceramente, tem que ser um lugar bem inóspito para você rodar mais de 400km sem postos de combustível.... eu passei aperto com isso uma vez numa viagem pelo "sertão" aqui de MG (noroeste do estado), mas no final das contas, minha gasolina ia dar a conta até chegar a cidade que teria um posto (mas isso porque nessa região tem muito areião, aí o consumo piore bem) e também fiquei perdido em uns trechos que foram cruciais para o "aperto"...

desculpe o Offtopic... mas só para dar uma clareada aí nas suas opções!

bom final de semana e grande abraço!

👍👍👍 Valeu............

p.s. no meu caso eu uso pneu 32 com suspa original. Tem uma boa estabilidade. Além da autonomia, o Jimmy , numa ultrapassagem em pista dupla, é complicado, principalmente em subida.

jorgeffn
06/04/2018, 19:38
 Valeu............

p.s. no meu caso eu uso pneu 32 com suspa original. Tem uma boa estabilidade. Além da autonomia, o Jimmy , numa ultrapassagem em pista dupla, é complicado, principalmente em subida.

Taca a terceira, afunda o pé... hehehehe

abs!

VOVÔ DO TROLLER
06/04/2018, 21:41
Taca a terceira, afunda o pé... hehehehe

abs!

Valeu Jorge. É que eu estou muito mal acostumado com o Troller de 240 CV. Aí fica " difici" . Abs

VOVÔ DO TROLLER
13/04/2018, 19:42
De uso restrito no Brasil, diesel perde espaco no mundo (https://revistaautoesporte.globo.com/amp/Opiniao/noticia/2018/04/de-uso-restrito-no-brasil-diesel-perde-espaco-no-mundo.html)

Sergio c
13/04/2018, 22:45
Daqui a uns anos vão começar a proibir qualquer veículos com combustão interna, vão ser elétricos p viagens longas e solares/elétricos p viagens curtas.
De uso restrito no Brasil, diesel perde espaco no mundo (https://revistaautoesporte.globo.com/amp/Opiniao/noticia/2018/04/de-uso-restrito-no-brasil-diesel-perde-espaco-no-mundo.html)

VOVÔ DO TROLLER
27/04/2018, 14:59
Depois da Bosch, Volkswagen apresenta motor diesel mais eficiente na Europa - Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/depois-da-bosch-volkswagen-apresenta-motor-diesel-mais-eficiente-na-europa/)


Está aí a solução para motores diesel ☝☝☝

DasSerras
27/05/2018, 21:14
Na minha modesta opinião, concordando com Sergio c, a tendência (se o motivo é realmente ecológico) é proibir todo e qualquer motor de combustão interna... Os a diesel serão os primeiros, mas não serão os únicos. De minha parte, só pretendo sair do diesel para o elétrico puro, quando inventarem uns 4x4 elétricos decentes ;)

OFF: já trabalhei na manutenção de veículos elétricos industriais (empilhadeiras, carregadeiras, rebocadores, paleteiras, etc.) e digo que as baterias (o processo de carga, etc.) não são nada ecológicos, seja na confecção, ou no processo de recarga (e alta emissão de gases nocivos)... Uma empresa como a sueca BT, comprada pela Toyota, até a época que trabalhava com isto (10 anos atrás), em suas máquinas "top", usava baterias de chumbo. Espero que as coisas tenham mudado.

mauricio_silva
30/05/2018, 22:47
Grande Vovô!!!!
Se me permitir um "pitaco" também, você já pensou em instalar uma suspensão customizada no seu Troller?
Por exemplo, uma independente.
A viatura ficaria bem mais confortável. Outra opção (pensando no conforto) é a instalação de bancos com amortecimento (como os de ônibus e caminhões).
Quanto ao Toyota Prius, ele está longe de ser "ecológico". Aliás, a melhor opção aqui no Brasil para quem tem preocupação ambiental é ter um veículo a etanol.
[]s.


Valeu Jorge. É que eu estou muito mal acostumado com o Troller de 240 CV. Aí fica " difici" . Abs

VOVÔ DO TROLLER
21/07/2018, 23:16
Os motores diesel e o futuro - Artigos - Campo Grande News (https://www.campograndenews.com.br/artigos/os-motores-diesel-e-o-futuro)

bobweg
18/02/2020, 18:13
Notícia de última hora: não só não liberarão diesel para automóveis de passeio com muito provavelmente proibirão a venda de qualquer veículo novo a diesel E gasolina a partir de 2030. A circulação será proibida em 2040.

O projeto de lei passou na CCJ do senado; a julgar pelo nível das "excelências" que lá estão, as chances de aprovarem essa loucura são altas.

Venda de veiculo a gasolina ou diesel pode ser proibida no Brasil em 2030 — Senado Noticias (https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/12/venda-de-veiculo-a-gasolina-ou-diesel-pode-ser-proibida-no-brasil-em-2030)

Para Anfavea, proibir veiculos a gasolina e diesel em 2030 e inviavel - Estradao (https://estradao.estadao.com.br/servicos/para-anfavea-proibir-veiculos-gasolina-e-diesel-em-2030-e-inviavel/)