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Ver Versão Completa : Pajero sport 2000 3.2 motor e cambio



4x4araguaia
30/03/2018, 00:17
Olá Pessoal! sou novo aqui e gostaria de compartilhar a quem se interessar um pouco de nossa adaptação
do motor e cambio triton 3.2 em uma Pajero Sport 2000.
Essa Pajero que antes da adaptação estava com motor 2.8 funcionando normalmente e trazendo alegrias até q um certo dia
a TEMPERATURA subiu sem avisar então fui Surpreendido por um ESTOURO DO MOTOR DANDO TCHAU. Problema causado pelo radiador de ar quente que fica dentro do painel interno do veiculo q estourou liberando silenciosamente debaixo do carpete toda agua que circula entre motor e radiador de resfriamento. SEM AGUA, SEM ALARME OU DESLIGAMENTO DE SEGURANÇA e sem atenção na temperatura perdemos o motor.
Optamos pela Adaptação do motor de uma L200 triton 3.2 cammonrail que estava com 17 mil km rodados - Motor, Cambio, chicote, painel de instruções. A adaptação não precisou de cortes ou soldas apenas os calços trocados e corte e calibragem do eixo cardam. Recentemente substituimos o tanque de combustível original de metal q enferruja pelo tanque de plástico da L200 90 litros e essa semana instalamos um Guincho 12000 libras.
Breve posto fotos!

lfschmitz
30/03/2018, 05:42
Deve ter ficado muito bacana! O 4m41 é baseado no 2.8 da Pajero (4m40), então é um upgrade perfeito

Junior84
30/03/2018, 06:40
Opa. Quero ver também :pipoca:

adriano84
30/03/2018, 12:27
Opa. Quero ver também :pipoca:

Videos, fotos, puxadas. Postem tudo, fiquei curioso. Muito curioso. Tem um cara que adaptou o conjunto da Hilux 3.0. Olha o vídeo dele e ainda tem uma puxada. Interessante que ate o painel ele colocou da hilux.

https://www.youtube.com/watch?v=PE00B7bCA6o

https://www.youtube.com/watch?v=RtEJyY-hsOk

klein11
16/05/2018, 07:28
Olá amigo “4x4araguaia”!

Obrigado por compartilhar seu projeto aqui no fórum, e ficarei contente se você puder continuar com os updates e comentários.

Também já andei cogitando seriamente essa ideia (até o tanque de 90L por razões de autonomia e evitar corrosão) e seria muito bom ter uma noção o que um projeto desses pode demandar.

Acredito que muitos do fórum aguardam ouvir de você.

Abraço!

Klein

RJOLIVEIR
17/08/2018, 16:52
Olá Pessoal! sou novo aqui e gostaria de compartilhar a quem se interessar um pouco de nossa adaptação
do motor e cambio triton 3.2 em uma Pajero Sport 2000.
Essa Pajero que antes da adaptação estava com motor 2.8 funcionando normalmente e trazendo alegrias até q um certo dia
a TEMPERATURA subiu sem avisar então fui Surpreendido por um ESTOURO DO MOTOR DANDO TCHAU. Problema causado pelo radiador de ar quente que fica dentro do painel interno do veiculo q estourou liberando silenciosamente debaixo do carpete toda agua que circula entre motor e radiador de resfriamento. SEM AGUA, SEM ALARME OU DESLIGAMENTO DE SEGURANÇA e sem atenção na temperatura perdemos o motor.
Optamos pela Adaptação do motor de uma L200 triton 3.2 cammonrail que estava com 17 mil km rodados - Motor, Cambio, chicote, painel de instruções. A adaptação não precisou de cortes ou soldas apenas os calços trocados e corte e calibragem do eixo cardam. Recentemente substituimos o tanque de combustível original de metal q enferruja pelo tanque de plástico da L200 90 litros e essa semana instalamos um Guincho 12000 libras.
Breve posto fotos!

Amigo , to tentando fazer essa adaptação mas tá emperrada no intercooler da Triton. Vc usou ele ou adaptou outro?

RJOLIVEIR
17/08/2018, 16:54
[QUOTE=RJOLIVEIR;2483936]Amigo , to tentando fazer essa adaptação mas tá emperrada no intercooler da Triton. Vc usou ele ou adaptou outro?[/QUOTE

O problema é que o da Triton não cabe, ao que parece.]

Imortal
17/08/2018, 19:10
Amigo , to tentando fazer essa adaptação mas tá emperrada no intercooler da Triton. Vc usou ele ou adaptou outro?

Boa noite RJOLIVEIR

Tem que adaptar o intercooler da Triton, só que ele vai para frente do radiador. Adaptei em uma Pajero 96 2.8 a Mecânica
completa da Triton. Se quiser, dá uma olhada que tenho fotos no post da adaptação do Intercooler; :http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-8td-4m40.html (Compartilhando adaptação do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40)) (Compartilhando adaptação do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40)) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/168097-compartilhando-adaptacao-do-3-2-did-4m41-em-uma-pajero-gls-b-1996-2-8td-4m40.html)

RJOLIVEIR
17/08/2018, 19:32
Boa Noite Imortal,

muito obrigado pela resposta, vou ver com calma, imprimir e mostrar pra meu amigo mecanico.

valeu !
Rodrigo

RJOLIVEIR
18/08/2018, 16:38
Boa noite RJOLIVEIR

Tem que adaptar o intercooler da Triton, só que ele vai para frente do radiador. Adaptei em uma Pajero 96 2.8 a Mecânica
completa da Triton. Se quiser, dá uma olhada que tenho fotos no post da adaptação do Intercooler; :http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-8td-4m40.html (Compartilhando adaptação do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40)) (Compartilhando adaptação do 3.2 DID (4M41) em uma Pajero GLS-B 1996 2.8TD (4M40)) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/168097-compartilhando-adaptacao-do-3-2-did-4m41-em-uma-pajero-gls-b-1996-2-8td-4m40.html)

Então, percebi que nossa dificuldade em colocar o radiador do intercooler na posição frontal, como deve ser, é pq meu cambio da pajero sport 2004 é automatico, daí tem o radiador do óleo do cambio que é justamente naquela posição. não sei que podemos colocar este radiador do cambio em outra posição, vou falar com meu amigo. mas se alguém teve outra saída, ou conhece algum radiador de intercooler mais fino que o da triton...

Imortal
18/08/2018, 17:32
Então, percebi que nossa dificuldade em colocar o radiador do intercooler na posição frontal, como deve ser, é pq meu cambio da pajero sport 2004 é automatico, daí tem o radiador do óleo do cambio que é justamente naquela posição. não sei que podemos colocar este radiador do cambio em outra posição, vou falar com meu amigo. mas se alguém teve outra saída, ou conhece algum radiador de intercooler mais fino que o da triton...

Boa tarde RJoOLIVEIR
A sua Viatura é uma Sport 2004?

RJOLIVEIR
18/08/2018, 17:42
isso, cambio automatico, ex motor 2.8. to acahndo na internet que o intercooler da sorento é bem fino e alongado, da mesma forma o da ssangyong kyron... vai que dá né... pegar as medidas e comparar com o da triton.

Imortal
18/08/2018, 18:05
isso, cambio automatico, ex motor 2.8. to acahndo na internet que o intercooler da sorento é bem fino e alongado, da mesma forma o da ssangyong kyron... vai que dá né... pegar as medidas e comparar com o da triton.

Como sugestão, se você já tiver o intercooler da Triton, verifique com o seu mecânico, ou com alguém que seja um bom soldador, para adaptar um suporte na parte de baixo da sua viatura, existe um espaço abaixo da grade onde ele caberia e tem entrada de ar para o seu resfriamento

Imortal
18/08/2018, 18:07
Dessa forma, ficaria apenas a adaptação das mangueiras, que acredito ser bem mais tranquilo.

RJOLIVEIR
18/08/2018, 18:13
Imortal, muito obg! vou agir com isso, com certeza dará certo ! obg!

Imortal
18/08/2018, 18:15
Imortal, muito obg! vou agir com isso, com certeza dará certo ! obg!

Valeu. Abraço:concordo:

RJOLIVEIR
28/01/2019, 21:25
Homi, passando pra dizer que finalmente terminamos a cirurgia. Motor 4M41 numa Pajero Sport 2004 AT. tudo no lugar, sem adaptações grosseiras, ou cortes (até onde sei kkkk). Torcou chicote, adaptação na trava elétrica, vidros e som, mas com um eletricista paciente sai tranquilo. Painel de instrumentos tem que ser da triton, mas coube meio deitado dentro do molde original da pajero, sem cortes. tá muito bom, forte, sem medo de perder o motor novamente, já que o 3.2 é muito mais robusto.

Agora é comprar depois um alargador pra dar mais estabilidade, mas to muito feliz com o transplante.

adriano84
29/01/2019, 22:14
Homi, passando pra dizer que finalmente terminamos a cirurgia. Motor 4M41 numa Pajero Sport 2004 AT. tudo no lugar, sem adaptações grosseiras, ou cortes (até onde sei kkkk). Torcou chicote, adaptação na trava elétrica, vidros e som, mas com um eletricista paciente sai tranquilo. Painel de instrumentos tem que ser da triton, mas coube meio deitado dentro do molde original da pajero, sem cortes. tá muito bom, forte, sem medo de perder o motor novamente, já que o 3.2 é muito mais robusto.

Agora é comprar depois um alargador pra dar mais estabilidade, mas to muito feliz com o transplante.

Estes projetos estão começando a surgir, ja vi uma Pajero Sport a venda com essa motorização transplantada. Fico feliz que teve sucesso no seu projeto e queria pedir, se possível, que compartilhasse algumas fotos da viatura e se não for incomodo um pequeno video mostrando o funcionamento do projeto.

Mais uma vez parabéns e acredito que este seu projeto possa estimular outros a seguirem o mesmo caminho.

RJOLIVEIR
05/03/2019, 18:56
564879
o intercooler da triton coube nessa ponto de entrada de ar na parte baixa do párachoque.

564880
motor coube mas teve que usar o carter da pajero 2.8, senão o capô não fechava. aí tá pegando um litro de óleo lubrificante a mais. o filtro de ar é da triton tbm.

564881

564881
bom, não consegui fotos melhores mas é algo que dá certo ssem muitas soldas ou cortes. na verdade, na nota só veio um serviço de solda. trabalheira maior foi trocar chicote inteiro, adaptar conectores para os diversos sistemas elericos, rádio, vidro, trava...

sei que botei tbm um ventilador extra na grade frontal pra auxiliar a refrigeração.

estou muito satisfeito, só cuidar direitinho das manutenções preventivas agora.

Imortal
06/03/2019, 10:37
Bom dia RJOLIVEIR.

Parabéns pelo trabalho. ficou top.
Tenho certeza que a satisfação não tem preço. Bem vindo a essa nova experiência.

Abraço

bomcarrocapivari
09/03/2019, 19:59
Ola Amigo... tenho uma Sport 2005 com motor diesel 2.8 ... se eu adaptar o motor da dakar/triton 3.2 diesel nela, eu consigo usar o mesmo cambio tudo mais da pajero sport??? ou é preciso trocar o cambio tbm essas coisas?? ou teria que fazer pelo menos uma Flange pra adaptar o cambio automático original da minha Pajero sport no novo motor da Triton/Dakar... como você conseguiu fazer ou comprar essa flange???
.
se possível me passa seu whats pra trocarmos uma ideia melhor sobre essas adaptações.

bomcarrocapivari
09/03/2019, 20:00
alguém aqui sabe se daria ou de alguém que ja tenha adaptado o motor "MWM sprint 2.8" numa pajero sport??

RJOLIVEIR
09/03/2019, 21:30
Ola Amigo... tenho uma Sport 2005 com motor diesel 2.8 ... se eu adaptar o motor da dakar/triton 3.2 diesel nela, eu consigo usar o mesmo cambio tudo mais da pajero sport??? ou é preciso trocar o cambio tbm essas coisas?? ou teria que fazer pelo menos uma Flange pra adaptar o cambio automático original da minha Pajero sport no novo motor da Triton/Dakar... como você conseguiu fazer ou comprar essa flange???
.
se possível me passa seu whats pra trocarmos uma ideia melhor sobre essas adaptações.

Opa,

olha, o que sei é que o cambio automatico de 4 marchas das pajero sport 2.8 é exatamente o mesmo da TRITON/DAKAR 3.2, daí é tranquilo. teve só que trocar um conector lá do cambio, já que todo chicote elétrico tem que ser da TRITON.

eu não tenho como te falar muito dessa questão de flange, pq quem fez tudo foi o chefe da oficina 4x4 e CIA de Campina GRande, PB, Edvan. Ele é especialista em MIT, foi chefe de oficina da CSS, ele que poderia dar mais informações.

qq coisa manda msg direta aqui no fórum que passo meu zap.

abs
Rodrigo

RJOLIVEIR
09/03/2019, 21:38
sei de uma oficina no RS que vive de adaptar motor 2.8 MWM em pajeros. mexe num bocado de coisa, corta, solda, mas os caras parecem que vivem disso. Auto Mecânica Bons Amigos, em santa maria, RS. se procurar no mercadolivre tem anúncio do serviço deles.

RJOLIVEIR
21/04/2019, 12:43
Bom dia RJOLIVEIR.

Parabéns pelo trabalho. ficou top.
Tenho certeza que a satisfação não tem preço. Bem vindo a essa nova experiência.

Abraço

Boa Tarde Imortal !

você chegou a tentar regularizar o novo motor no Detran? aqui em Pernambuco estão "frescando", dizendo que com mais de 10% de potencia tem uma burocracia gigante, etc.

Sei que na mesma Pajero Sport 2004 tem a versão V6 Gasolina, com no mínimo 177 cv, ou seja, mais de 10% de potencia em relação ao 2.8 diesel. além disso, entre estes dois carros as pastilhas de freio, disco, amortecedores, são os mesmos... então um aumento para 170 cv a diesel, como ocorreu com o novo 3.2, não justifica tanta burocracia já que o projeto do carro suportou até cavalaria maior.

Abraços
Rodrigo

Imortal
22/04/2019, 11:13
Boa Tarde Imortal !

você chegou a tentar regularizar o novo motor no Detran? aqui em Pernambuco estão "frescando", dizendo que com mais de 10% de potencia tem uma burocracia gigante, etc.

Sei que na mesma Pajero Sport 2004 tem a versão V6 Gasolina, com no mínimo 177 cv, ou seja, mais de 10% de potencia em relação ao 2.8 diesel. além disso, entre estes dois carros as pastilhas de freio, disco, amortecedores, são os mesmos... então um aumento para 170 cv a diesel, como ocorreu com o novo 3.2, não justifica tanta burocracia já que o projeto do carro suportou até cavalaria maior.

Abraços
Rodrigo

Bom dia RJOLIVEIR

A minha está documentada com o novo motor cadastrado no documento;

A dificuldade, é que cada Detran no Brasil tem procedimento próprio, apesar da legislação ser a mesma no país inteiro.
Realmente a legislação não permite acréscimo superior a dez por cento de potência do motor original, por isso, é muito tranquilo você trocar o combustível para Diesel e cadastrar o motor 4M41 em uma Pajero a gasolina (pela potência constante no documento).
Para conseguir cadastrar meu motor, penei um bocado, foram muitas idas e vindas no Detran, utilizei todos os argumentos, inclusive o que você citou acima, que a estrutura da Viatura é a mesma do motor a gasolina, etc, porém esse argumento também não adiantou.
Na verdade, a grande maioria dos funcionários do Detran que fazem atendimento, não possuem condições técnicas de argumentação. É simples: Isso pode, isso não pode.
No meu caso, depois de muitos não pode, deixei de lado a guia de baixa e a nota fiscal do motor, e dei entrada na documentação com uma declaração de boa fé e procedência do motor, pois na declaração consta apenas a marca, número de cilindros, numeração e combustível, não constando a potência.
Mais algumas idas e vindas, até que um dia , após eu apresentar as Resoluções ao funcionário do Detran, ele decidiu protocolar e dar encaminhamento ao documento, e uma semana depois , enfim o motor estava cadastrado.
Você pode perceber que a potência no documento permaneceu a mesma do 4M40, porém abaixo está cadastrado o 4M41.

Abraço

RAlves
23/04/2019, 16:13
Essa oficina de Sta Maria parece fazer até em TR4. Muito interessante.

RJOLIVEIR
14/05/2019, 20:26
Bom dia RJOLIVEIR

A minha está documentada com o novo motor cadastrado no documento;

A dificuldade, é que cada Detran no Brasil tem procedimento próprio, apesar da legislação ser a mesma no país inteiro.
Realmente a legislação não permite acréscimo superior a dez por cento de potência do motor original, por isso, é muito tranquilo você trocar o combustível para Diesel e cadastrar o motor 4M41 em uma Pajero a gasolina (pela potência constante no documento).
Para conseguir cadastrar meu motor, penei um bocado, foram muitas idas e vindas no Detran, utilizei todos os argumentos, inclusive o que você citou acima, que a estrutura da Viatura é a mesma do motor a gasolina, etc, porém esse argumento também não adiantou.
Na verdade, a grande maioria dos funcionários do Detran que fazem atendimento, não possuem condições técnicas de argumentação. É simples: Isso pode, isso não pode.
No meu caso, depois de muitos não pode, deixei de lado a guia de baixa e a nota fiscal do motor, e dei entrada na documentação com uma declaração de boa fé e procedência do motor, pois na declaração consta apenas a marca, número de cilindros, numeração e combustível, não constando a potência.
Mais algumas idas e vindas, até que um dia , após eu apresentar as Resoluções ao funcionário do Detran, ele decidiu protocolar e dar encaminhamento ao documento, e uma semana depois , enfim o motor estava cadastrado.
Você pode perceber que a potência no documento permaneceu a mesma do 4M40, porém abaixo está cadastrado o 4M41.

Abraço

Olá Imortal,

consegui regularizar a minha também. no final saiu como no seu documento, número do motor correto, mas potência da antiga. Só que a abordagem foi diferente, via despachante...

Coisa boa é andar sem medo de ser parado numa blitz hahaha

Aproveitar pra te perguntar: vc manteve o reservatório de expansão antigo ou colocou um de triton? no meu caso o radiador e o reservatório são os antigos, até agora está funcionando bem. Só notei que a tampa do reservatório anda muito molhada, vou trocar pra ver se é problema da peça antiga ou se o reservatório antigo não dá conta do novo sistema né...

Mais uma pergunta: vc já usou o MoCool da Motul que promete baixar a temperatura do motor? tem gente que disse que ele na verdade aumenta a taxa de troca de calor, daí não é que baixe a temperatura mas que a hélice viscosa acopla por pouco tempo já que o resfriamento é mais rápido.

abs
Rodrigo

Imortal
15/05/2019, 16:51
Olá Imortal,




Aproveitar pra te perguntar: vc manteve o reservatório de expansão antigo ou colocou um de triton? no meu caso o radiador e o reservatório são os antigos, até agora está funcionando bem. Só notei que a tampa do reservatório anda muito molhada, vou trocar pra ver se é problema da peça antiga ou se o reservatório antigo não dá conta do novo sistema né...

Mais uma pergunta: vc já usou o MoCool da Motul que promete baixar a temperatura do motor? tem gente que disse que ele na verdade aumenta a taxa de troca de calor, daí não é que baixe a temperatura mas que a hélice viscosa acopla por pouco tempo já que o resfriamento é mais rápido.

abs
Rodrigo


Boa tarde RJOLIVEIR

Que bom que conseguiu acertar o documento da Viatura :palmas:

Eu utilizo o radiador e o espansor do 2.8, e o arrefecimento está normal, porém eu mandei varetar o radiador enquanto instalava o novo motor, assim eliminei qualquer possibilidade do radiador não circular a quantidade de água correta. Como sugestão, mandaria varetar o seu, pois o custo é barato e você fica sossegado.
Realmente pode ser a tampa do seu espansor que não está vedando direito .
Nunca usei o aditivo da Motul, no meu estou utilizando o ProCool.

Abraços e qualquer coisa é só chamar.

rafaelcantalice
16/05/2019, 17:08
Amigo RJOLIVEIR boa tarde.

Gostaria de te convidar para nosso grupo no whatsapp onde frequentemente essa dúvida surge e temos inclusive outras pessoas que fizeram essa mesma adaptação de motor. Abaixo deixo o link caso haja interesse.

WhatsApp Group Invite (https://chat.whatsapp.com/8B1AJJIqrcWGlQ1lKL7HMs)

RJOLIVEIR
17/05/2019, 11:51
Amigo RJOLIVEIR boa tarde.

Gostaria de te convidar para nosso grupo no whatsapp onde frequentemente essa dúvida surge e temos inclusive outras pessoas que fizeram essa mesma adaptação de motor. Abaixo deixo o link caso haja interesse.

WhatsApp Group Invite (https://chat.whatsapp.com/8B1AJJIqrcWGlQ1lKL7HMs)

Obg ! convite aceito !

Fábio juarez Koval
23/05/2020, 08:49
Bom dia Oliver. Estou hoje com esse mesmo problema. Estava pesquisando pra por esse motor na minha pajero. Motor foi pra roça. Se puder me chamar no Whatsapp, 41 999384350. Estou disposto a fazer essa conversão. Obrigado

Fábio juarez Koval
23/05/2020, 09:46
Barbaridade então é possÃ*vel? Que legal. Estou querendo por motor de Triton na minha