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Ver Versão Completa : Duvida Luz de injeção Outlander 2010



Bellomo
29/03/2018, 18:34
Saudações amigos 4x4.

Estou em busca do meu primeiro SUV 4x4, e estou apaixonado na Mit Oulander2010 Gt, consegui um negocio bom em uma
Mit Outlander 2010 Gt 3.0, preta, com interior Bege, esta com 238 MIL km rodado, porem o motor foi feito faz 2 mil km devido ter estourado correia dentada.
Minha duvida é a seguinte, a luz da injeção dela não apaga, segundo o dono ele ja levou ate na concessionaria eles passam no pc, mais 50 metros depois acende de novo.
Uma mecânica de importados olhou ela, disse que esta acusando vela, mas todas estão ok e não a necessidade de troca, mas complementou que pode ser devido nossa gasolina brasileira ser péssima.
Alguém ai já passou por isso? ou tem uma e pode me informar se esse fato é verdadeiro?

Desculpa se postei em lugar errado sou novo aqui.

lorenzrojas
02/04/2018, 18:05
Saudações amigos 4x4.

Estou em busca do meu primeiro SUV 4x4, e estou apaixonado na Mit Oulander2010 Gt, consegui um negocio bom em uma
Mit Outlander 2010 Gt 3.0, preta, com interior Bege, esta com 238 MIL km rodado, porem o motor foi feito faz 2 mil km devido ter estourado correia dentada.
Minha duvida é a seguinte, a luz da injeção dela não apaga, segundo o dono ele ja levou ate na concessionaria eles passam no pc, mais 50 metros depois acende de novo.
Uma mecânica de importados olhou ela, disse que esta acusando vela, mas todas estão ok e não a necessidade de troca, mas complementou que pode ser devido nossa gasolina brasileira ser péssima.
Alguém ai já passou por isso? ou tem uma e pode me informar se esse fato é verdadeiro?

Desculpa se postei em lugar errado sou novo aqui.

Olá, amigo.
Eu tenho uma 2010. Tenho há 3 anos, desde que comprei ela apresenta esse comportamento com a luz da injeção. Agora, depois desses 3 anos tive problema com um bico injetor, não posso garantir que tem relação... Fato é que nesses 3 anos ela sempre andou normal e em duas concessionarias MIT, nunca encontraram a causa. Comentário a mesma coisa, podia ser a gasolina. Espero ter ajudado.

Fernandoks
23/04/2018, 19:53
Recomendo abrir os dois lados para ver o estado do comando de válvulas.

Luz de injeção pode ser um monte de coisa, resumindo todo caminho Ar-Combustível. TBI suja, problema na TBI, Sensor MAF, alguma sonda Lambda (pode um defeito fraco, como travando, são 4 sondas no V6), bico com baixo fluxo, ou defeito, Vela, defeito na bobina, mal contato em algum chicote. Ou o pior, defeito na ECU.

Passando o Scanner, deve ter alguma indicação para chegar mais próximo. O pessoal comenta muito que isso é comum, mas não é, defeito tem! Mas pode ser algo que não acarrete na performance.

AirtonLieuthier
24/04/2019, 16:07
Recomendo abrir os dois lados para ver o estado do comando de válvulas.

Luz de injeção pode ser um monte de coisa, resumindo todo caminho Ar-Combustível. TBI suja, problema na TBI, Sensor MAF, alguma sonda Lambda (pode um defeito fraco, como travando, são 4 sondas no V6), bico com baixo fluxo, ou defeito, Vela, defeito na bobina, mal contato em algum chicote. Ou o pior, defeito na ECU.

Passando o Scanner, deve ter alguma indicação para chegar mais próximo. O pessoal comenta muito que isso é comum, mas não é, defeito tem! Mas pode ser algo que não acarrete na performance.
Aproveitando a deixa e deixando a minha dúvida também, tem um mês que acendeu a minha.
No scanner, acusou baixa entrada de ar na TBI e válvula EGR (ambos os erros constando como "Passados"...).
Fiz a limpeza do corpo da TBI (realmente, estava bem suja) e abri a válvula EGR pra verificar se ela estava com alguma sujeira ou travamento, o que deu negativo.
Minha dúvida: alguém saberia me informar se possui o diagrama elétrico dessa válvula, para que possa testá-la corretamente? Fiz buscas na web, porém, não achei nada relativo a ela.
Se alguém puder ajudar, vou agradecer bastante.
PS: realmente, quando a luz acende, existe algum problema, porém, o funcionamento do veículo está exatamente igual, somente a luz continua acesa.

Celiosilvaazevedo
22/05/2019, 09:17
pessoal bom dia. Na minha L200 bola 08/09, tem esse probleminha da luz de injeção ficar acesa... já tem mais de ano. No scaner sempre dá valvula EGR... só que mesmo trocada, continua acesa. No entanto, tbem não há nenhum problema de performance no veículo... se alguém tiver encontrado a solução ou eu encontrar posto aqui. abraços

AirtonLieuthier
22/05/2019, 15:45
pessoal bom dia. Na minha L200 bola 08/09, tem esse probleminha da luz de injeção ficar acesa... já tem mais de ano. No scaner sempre dá valvula EGR... só que mesmo trocada, continua acesa. No entanto, tbem não há nenhum problema de performance no veículo... se alguém tiver encontrado a solução ou eu encontrar posto aqui. abraços
Célio, já li aqui pelo fórum que na L200, a EGR costuma acusar esse erro...
Estou tentando ainda encontrar o diagrama elétrico da peça pra testar e ver o que pode ser, até contato com um amigo que trabalha na MIT estou buscando... ainda estou no aguardo.
Abraços

AirtonLieuthier
28/05/2019, 16:53
Aproveitando a deixa e deixando a minha dúvida também, tem um mês que acendeu a minha.
No scanner, acusou baixa entrada de ar na TBI e válvula EGR (ambos os erros constando como "Passados"...).
Fiz a limpeza do corpo da TBI (realmente, estava bem suja) e abri a válvula EGR pra verificar se ela estava com alguma sujeira ou travamento, o que deu negativo.
Minha dúvida: alguém saberia me informar se possui o diagrama elétrico dessa válvula, para que possa testá-la corretamente? Fiz buscas na web, porém, não achei nada relativo a ela.
Se alguém puder ajudar, vou agradecer bastante.
PS: realmente, quando a luz acende, existe algum problema, porém, o funcionamento do veículo está exatamente igual, somente a luz continua acesa.
Atualização: fui num auto elétrico aqui na minha cidade e pedi auxílio a ele. O colega conseguiu o diagrama elétrico da válvula EGR, o que já facilitou para poder fazer a medição correta da mesma.
Com o auxílio do mecânico, ele me emprestou um aparelho chamado "caneta de pulso". Com ela, com o carro ligado, fiz as medições de pulso no conector da válvula, que deu ok para o sinal pulsado que vai para a válvula.
Com o esquema elétrico dela, retirei a mesma e com um multimetro, escala de continuidade, testei a mesma e vi que uma parte não estava respondendo, o que realmente significa que a válvula está com problema.
Ao me explicar o que poderia acontecer, o mecânico informou que o pistão sobe e desce, abrindo e fechando a passagem de ar para a admissão. No caso da minha, o pistão sobe e não fecha, deixando mais ar passar, fazendo o veículo ficar mais acelerado ao ligar, o que ocasiona maior consumo de combustível.
Vou efetuar a troca dessa válvula, passar o scanner e verificar.
Assim que tiver feito isso, retorno aqui e posto se solucionou o problema.
Abraços a todos.

AirtonLieuthier
31/05/2019, 12:45
Atualização: fui num auto elétrico aqui na minha cidade e pedi auxílio a ele. O colega conseguiu o diagrama elétrico da válvula EGR, o que já facilitou para poder fazer a medição correta da mesma.
Com o auxílio do mecânico, ele me emprestou um aparelho chamado "caneta de pulso". Com ela, com o carro ligado, fiz as medições de pulso no conector da válvula, que deu ok para o sinal pulsado que vai para a válvula.
Com o esquema elétrico dela, retirei a mesma e com um multimetro, escala de continuidade, testei a mesma e vi que uma parte não estava respondendo, o que realmente significa que a válvula está com problema.
Ao me explicar o que poderia acontecer, o mecânico informou que o pistão sobe e desce, abrindo e fechando a passagem de ar para a admissão. No caso da minha, o pistão sobe e não fecha, deixando mais ar passar, fazendo o veículo ficar mais acelerado ao ligar, o que ocasiona maior consumo de combustível.
Vou efetuar a troca dessa válvula, passar o scanner e verificar.
Assim que tiver feito isso, retorno aqui e posto se solucionou o problema.
Abraços a todos.
Problema solucionado:
Hoje chegou a peça nova e fui conferir.
Nas imagens abaixo, tem um passo a passo para conferir se a válvula EGR da Outlander está com problema ou não.
Como falei antes, a válvula não tinha problema de sujeira, então, fui verificar na parte da bobina dela.
Ao se medir os terminais 1 e 3 (em vermelho) e 4 e 6 (em azul - 2 e 5 são alimentação 12 V), é possível verificar se há continuidade.
566591
Ao verificar, com um multimetro, na escala de continuidade, verifiquei o seguinte (na válvula que estava no carro):
566592
Na bobina inferior, tive um valor. Na bobina superior:
566593
na superior, ela estava "aberta" no multímetro, o que realmente provou seu defeito.
Coloquei a válvula nova e obtive os seguintes resultados:
566594566595
O multímetro acusou, na escala de continuidade, valores semelhantes tanto entre os pinos 1 e 3 e 4 e 6.
Instalei ela no veículo, apertei os 2 parafusos 12 mm que a prendem ao bloco do motor e conectei as duas mangueiras e o conector elétrico.
Testei e vi que não havia vazamentos, mas a luz da injeção continuava acesa.
Fui com o carro até a oficina de um amigo (J.F Car, Av. Irmãos Adorno, 60 - Tude Bastos - Praia Grande/SP), para que o amigo Pekeno passasse o scanner e verificasse. Ele conectou o scanner na porta OBD2 e apareceu o erro na válvula EGR (porém, como "erro passado").
Ele limpou o erro e ligamos o carro novamente, a luz da injeção apagou e não acendeu novamente. a aceleração ficou novamente correta e o carro aparentemente, voltou ao normal.
566596
Fica aqui o meu agradecimento ao amigo da JF Car e do Auto Elétrico Viola, ambos na Praia Grande, que me auxiliaram nesse trabalho, tanto com os equipamentos para detectar o problema e com a limpeza dos erros do sistema.
Abraços a todos.

Letto
01/06/2019, 04:36
Airton, ótima postagem e obrigado por compartilhar a solução do problema. Eu não sabia que a Outlander tinha válvula EGR. 🤭

Glaicon
01/06/2019, 08:15
Airton, que dedicação e que aula você deu agora.
Sensacional!:palmas::palmas::palmas:

xibiu!!!
01/06/2019, 13:38
Airton, que dedicação e que aula você deu agora.
Sensacional!:palmas::palmas::palmas:

Concordo. :curtir:

AirtonLieuthier
01/06/2019, 17:41
Concordo. :curtir:
Só fiz o que já fizeram por mim em outras situações... compartilhar de graça aquilo que de graça recebi...
Espero que ajude alguém que venha a precisar...
Agradeço a todos.
Abraços

MARCO RIOS
27/08/2019, 11:58
Muito obrigado por compartilhar.

mjenior
02/10/2019, 17:51
Airton, vi que é de PG. Aproveitando o gancho, você tem algum mecânico de confiança na cidade? Comprei minha Out tem duas semanas, porém não conheço nenhum mecânico que trabalhe com 4x4 na baixada (até porque nunca tive rs).

AirtonLieuthier
07/10/2019, 18:49
Airton, vi que é de PG. Aproveitando o gancho, você tem algum mecânico de confiança na cidade? Comprei minha Out tem duas semanas, porém não conheço nenhum mecânico que trabalhe com 4x4 na baixada (até porque nunca tive rs).
Olá, boa noite.
Então, eu sou meio fuçador e costumo fazer a manutenção eu mesmo dos meus carros...esse final de semana mesmo fiz a substituição dos discos de freio, pinos da pinça e pastilhas (coloquei de cerâmica).
Qdo preciso (por falta de ferramentas), levo aqui no amigo Pequeno (JF Car, no Sítio do Campo, na Avenida Irmãos Adorno)...
Tenho mais um outro amigo mecânico, que fica na Tupi... é onde eu levo.
Se precisar de alguma orientação e eu puder ajudar, é só chamar.
Abraços.

AirtonLieuthier
07/10/2019, 18:51
Muito obrigado por compartilhar.
Precisando, tamos aí...
Abraços

Thiago Almeida 13
29/04/2021, 11:07
Bom dia Pessoal!

A minha apresenta o mesmo problema. Ja faz quase dois anos e isso é recorrente. Ninguem descobre realmente o defeito. O código que aparece no scanner é o seguinte P0420 -SISTEMA DE CONVERSOR CATALÍTICO, BANCO 1 - EFICIÊNCIA ABAIXO DO LIMITE.

OUTLANDER 2010 2.4 170CV

AirtonLieuthier
18/05/2021, 14:15
Bom dia Pessoal!

A minha apresenta o mesmo problema. Ja faz quase dois anos e isso é recorrente. Ninguem descobre realmente o defeito. O código que aparece no scanner é o seguinte P0420 -SISTEMA DE CONVERSOR CATALÍTICO, BANCO 1 - EFICIÊNCIA ABAIXO DO LIMITE.

OUTLANDER 2010 2.4 170CV
Boa tarde a todos.
Apesar do tópico ser antigo, acho que vale a atualização.
Geralmente, qdo aparece os erros P0420 são referentes ao catalisador.
O que tenho visto uns colegas fazendo? Uns usaram produtos pra limpar o catalisador (aplicam Car80 ou outro produto dentro do furo da sonda lambda) e ligam o carro...
também fazem a limpeza das sondas com o mesmo produto.
Outros dois colegas colocaram um "alongador" da sonda, fazendo com que ela fique mais afastada e assim, não acenda mais a luz do painel.
A minha, nesses dois anos e meio, só acendeu a luz no caso da EGR (2 vezes), depois mais duas vezes no cilindro 4 (falha de detonação) e agora, por conta do cãmbio.
Não é normal ela ficar acesa mesmo.
Abraços

Alexdh8
21/05/2021, 14:04
Boa tarde a todos.
Apesar do tópico ser antigo, acho que vale a atualização.
Geralmente, qdo aparece os erros P0420 são referentes ao catalisador.
O que tenho visto uns colegas fazendo? Uns usaram produtos pra limpar o catalisador (aplicam Car80 ou outro produto dentro do furo da sonda lambda) e ligam o carro...
também fazem a limpeza das sondas com o mesmo produto.
Outros dois colegas colocaram um "alongador" da sonda, fazendo com que ela fique mais afastada e assim, não acenda mais a luz do painel.
A minha, nesses dois anos e meio, só acendeu a luz no caso da EGR (2 vezes), depois mais duas vezes no cilindro 4 (falha de detonação) e agora, por conta do cãmbio.
Não é normal ela ficar acesa mesmo.
Abraços

A minha é uma GT 2010 tambem e está acusando o P0421 e 431, ou seja, os catalisadores das duas bancadas. Liguei na MIT para cotar o valor das sondas e dos catalisadores e pasmem 3 sondas custam "apenas" 4559,00 e outra 3090, ja os catalisadores 21.159 e o outro 7964. kkkk chega ser hilário. Uma coisa que notei é que um tempo atras a bateria ja estava bem cansada e a luz acendia com mais frequencia, como eu tenho o OBDII para monitorar a injeçao eu acabava apagando os erros para nao ficar com a luz da injeçao acesa, ao trocar a bateria a incidencia diminuiu mas volta e meia ela acende. Antes de mexer em sonda e/ou catalisador, vou colocar o prolongador para sonda para ver se "resolve", ja comprei estou esperando chegar e vou instalar e aviso vcs se "resolveu" o problema. Mas tambem vou mexer no aterramento, notei que está um pouco oxidado o terminal e como o sinal é mto sensivel isso pode interferir.

Alexdh8
07/06/2021, 14:33
Atualizando sobre o post acima, fiz a instalação dos extensores de sonda lambda pós catalisador e após isso fiz duas viagens e não acusou mais os erros P0421 e 431. Após cada viagem verifiquei pelo scanner se havia erros pendentes e não houve qualquer incidencia.
Foi bem tranquilo instalar, gastei 80 reais nos dois prolongadores, mais 55 reais na chave de sonda lambda. Para realizar o serviço, ergui apenas o lado do passageiro e apoiei no cavalete, com isso ja deu a altura para entrar embaixo e chegar nas sondas. Nao precisei sequer desconectar os plugs das sondas, apenas a dica é que antes de instalar novamente eu dei algumas voltas no sentido contrario da rosca para que o fio nao ficasse torcido, entao, qdo dei os giros para parafusar novamente ficou certinho.