PDA

Ver Versão Completa : KIT GNV p/ EXPLORER! Vale a pena? E álcool?



Ricardo Oliva
17/04/2006, 14:34
Boa tarde a todos.

Tenho uma explorer xlt v6 4x4 há cerca de 2 meses.

Realmente o carro é muito bom.

Agora pretendo instalar GNV nela. Alguém teria alguma indicação de local para instalar em SP?

Há necessidade de fazer alguma alteração, como trocar velas (por quais), etc?

Cheguei a verificar neste fórum acerca da possibilidade de conversão à álcool. Particularmente não acho uma boa idéia, à vista dos problemas futuros que poderão surgir. Alguém tem alguma opinião?

Obrigado pela atenção

Ricardo

Márcio T
11/05/2006, 16:43
Olá. Instalei GNV na minha Explorer (XLT 97/98) há pouco mais de 1 ano. O desempenho está OK, mas o "arranjo" do kit deixou muito a desejar. Só para dar uma idéia:
- A luz de freio começou a acender. Motivo: Contato indevido do cabo do sensor de nível de fluido com a válvula de abastecimento de GNV;
- Passando por trechos irregulares, o motor deu pane seca no GNV. Motivo: a válvula solenóide do redutor de pressão estava "esbarrando" no corpo do alternador e soltou a conexão dos cabos.

Alguém teria fotos de arranjos de GNV (parte do motor) para me ajudar?

mmxplorer
12/05/2006, 18:17
Ricardo,

Ha sempre pros e contras, tudo depende de quanto vocë roda para saber se vale a pena o risco do alcool, investimento no GNV ou ficar na gasolina.


O GNV vai gerar o menor custo por km, com certeza porem para uma instalacao correta e autonomia razoavel, considera gastar quase R$ 5mil. Vai perder parte do porta-malas, reforcar molas e principalmente ficar de olho na regulagem que quando incorreta queima juntas, cabecote, etc. Isso e fato. Ha varios relatos, inclusive no forum.

O alcool nao exige nem adaptacao, no maximo a partida a frio. Experimente colocar uma vez 50% alcool na sua xplorer. Se nao estiver frio, nao nao engasga, nao falha, anda mais, etc. Eu ja testei. So que existe o mito de que isso prejudica o motor, as partes que nao estao preparadas. Ha controversias pois dizem que os motores mais modernos ja sao preparados para a mistura de alcool. O fato e que muitos usam o famoso rabo de galo, conheco muitos que ja rodaram mais de 30 mili km, a maioria v6 ranger, e os poucos que tiveram problemas, esses se limitaram 'a bomba de gasolina. Isso e fato. A bomba tem que ser trocada. Outra coisa, andar com pouco combustivel, alem de expor a bomba a oxidacao, prejudica a refrijeracao que e feita pelo combustivel... a minha fez 6km/l na estrada. So vale a pena se preco do alcool for menos da metade do da gasolina

Outra alternativa, dependendo de o quanto voce roda e da composicao do tipo de rodagem (estrada, cidade) pode ser que melhorar o consumo de gasolija ja resolva. Ha receitas como filtros de ar de baixa restricao (K&N...) alivio do fluxo de escape (flowmaster e outros esportivos) troca da ventuinha mecanica por eletrica, cabos de vela especiais, multiplicador de faiscas... pneus bem calibrados, remocao do bagageiro... varias cositas que podem melhorar ate 3 km/litro no consumo


Vc deve fazer conta, considerando o investimento e a economia, ou melhor, Quanto vai gastar pra economizar... pode ser que a economia seja tanta que vale a pena arriscar o alcool, ou investir no GNV mesmo com risco de aumento no medio prazo.

Tem outra opcao mais trabalhosa que e converter para diesel. Mas apesar de ter fama de economico, faca a conta. R$2000 a mais que se paga de seguro por ano. Para se ter um diesel gasta-se no minimo R$ 15mil a mais que um gasolina, isso vista. So o juros desse dinheiro aplicado e a economia do seguro ja da pelo menos R$400,00 por mes para se ter um carro diesel, fora manutencao bem mais cara. Ja tive alguns, posso afirmar.

Minha opiniao, se for para economizar pouco, fique na gasolina. E um puta carro, muito completo e confiavel. Ele merece que voce pague um pouquinho mais por isso.

abraco,
Marco Mendonca

Celsogvs
16/05/2006, 16:15
Amigos, para adaptar um motor diesel em uma Explorer devemos considerar alem da economia de combustível, a valorização da viatura.

Quando deve valer uma Explorer a gasolina, cambio automático, ano 94/94 com 150.000 km rodados? agora imagine este mesmo veiculo com um motor MWM, quanto valeria? considerando uma boa adaptação e que o consumo passaria para 10km por litro de diesel.

Mas será se a legislação permite, pois, para mudar o tipo de combustível tem que estar na documentação a palavra JIPE. eu acho.

[]'s

mmxplorer
16/05/2006, 17:25
Celso,

A legislação permite. O veiculo tem que ser 4x4 ou capacidade de carca acima de 1ton. Nao sei isso vale para todos estados.

Com certeza o valor de mercado da explorer diesel é bem mais alto, porem, quanto se gasta para ter essa valorização? Pra valer a pena a economia no consumo tem que ser muito grande, isso significa rodar muito.

Basta fazer a conta.

Uma transformação bem feita, completa, com troca de linha de combustível, documentação, escapamento, ABS nas 4, Piloto aotumatico, manutencão dos módulos PCM e GEM (isso quase ninguem faz) relação de diferencial, cambio, INMETRO, etc, vai custar no mínimo R$20 mil. As convertedoras autorizadas MWM/Maxxion que convertem Ranger muitas vezes se negam a converter Explorer principalmente a partir de 95 ou não mantem os módulos PCM e GEM que controlam tudo.

Isso ainda pra comprar um motor diesel usado, sabe lá quanto, com 3 meses de garantia...

Pois bem, esses R$20 mil da adaptação, se colocados em uma aplicação financeira, não desvalorizam.

O valor da Explorer 94 pode até dobrar, chegando a uns R$40 mil (Tem Explorer 95 3.0 diesel por R$42mil a venda) porem desvaloriza. Já os R$ 20 mil investidos se fossem aplicados renderiam pelo menos R$ 300,00 por mes, mais que 3500 por ano.

Na casa dos 40 a 50 mil o comprador tem opções de carros originais diesel, mais novos, com mecanica 100% nacional, e com a possibilidade de fazer seguro. Nao acho que muitos trocariam tudo isso por uma adaptação diesel usada em um carro mais usado ainda.

Aí vem o seguro. Se conseguir fazer o seguro dessa Explorer diesel, vai sair pelo menos R$2000 a mais que o da gasolina por ano. Isso significa mais R$ 170,00 por mes.

Somando os 170 do seguro + 300 da aplicação (custo de oportunidade) já vamos para um custo de 470,00 por mês. E os 20 mil na adaptação, depois de um ano já não valem 20 mil pois o carro desvaloriza.
Se for falar de manutenção então, limpeza de bicos, regulagem de bomba, correida dentada... a brincadeira vai longe.

Como eu disse, tem que rodar mais que 3000 km por mês pra valer a pena gastar os R$20mil na adaptação, ter um custo adicional de quase R$500 por mes (seguro+dinheiro desaplicado), mais risco de roubo, menos conforto, menos desempenho e manutenção mais cara.

Lembrando que como não estamos falando de Jipe, carro antigo, quanto mais original, mais valioso se mantem.

Agora, já tive Camper, Engesa, esses como demais jipes são impressionantes. Põe o diesel e é só alegria, ótima valorização e manutenção do val. de mercado. São muio fáceis de adaptar e muito bem vindos no mercado.

Veja, não é que não sou fà de diesel. Tenho uma 97 e pretendo converte-la no futuro. Só que seguro já não aceita pois ela está alterada pra trilha (pneus 33, snorkel, Body lift, TT, etc) entao nao vou ter esse custo. O custo de adaptação vai ser reduzido pois vou fazer a maior parte. E vou rodar muito em expedições.

Abraços,
Marco

Celsogvs
17/05/2006, 08:31
Marco, acho que você tem razão.

Tomei como base uma adaptação que fiz em um JPX, nele eu troquei motor, cambio e eixos e ficou muito bom.

Já a Adaptação em uma Explorer eu não pensei em itens como ABS, Piloto Automatico, Módulos PCM e GEM (nem sei o que é).

Vou olhar hoje uma Explorer 4X4 94/94 para comprar, ele está com 150.000 km rodados. O que você acha? pode ser uma fria por estar com kilometragem tão alta?

Pelos valores que você descreveu acima, uma Explorer 94/94 deve valer proximo de R$20.000,00?

Obrigado,

Ricardo Oliva
17/05/2006, 09:09
Pessoal,

Muito obrigado pelas informações. Vou contabilizar os valores p/ verificar o que é melhor. Meu carro tá fazendo em média 4-5 km/l na cidade. e uns 6-6,5 na estrada. Não sei se consigo melhorar este desempenho. Se tiverem mais algumas dicas, agradeço.

Qto ao álcool, não é necessário instalar o tal "chip"? É só abastecer c/ o rabo de galo (50/50 ou 70/30)?

E, qto ao gnv, achei interessante a mensagem do sebastian que ele me passou em outro tópico de discussão, que peço permissão p/ transcrever:

"Para colocar GNV (recomendo, tenho há uns 5 anos!), pegar um kit basico, sem eletrônica (variador de avançao, emulador de bico/lambda, etc) e mandar instalar o chip da http://www.gogastech.com.br/chipgnv.asp

Tem relatos de quem tinha a eletrônica convencional em explo e rangers e mudou pro chip, de melhoras na performance e no consumo.

Fica melhor e mais barato... "

Quem sabe pode ajudar.

Obrigado mais uma vez.

Ricardo

mmxplorer
17/05/2006, 09:22
Fala Celso,

xiiii.. já vi que vai ser mais um "Exploreiro" no pedaço.

Bom, a Explorer sofreu algumas mudanças, a partir de 95, chamam de geração II. Esteticamente, ficou mais bonita (isso é questão de opinião). A suspensão dianteira, ficou mais estável, gasta menos pneu, porém menos robusta e menor desempenho off-road. Todos os componentes eletrônicos, desde vidro, trava, piloto auto, injeção, sensores de rotação, luzes, etc agora são gerenciados por dois módulos, o PCM (Powertrain Control Module) e GEM (Generic Eletric Module). Nas 94 haviam módulos separados para algumas funções. O motor se não me engano não sofreu alterações significaivas.

Independentemente das diferenças reprsentam sempre ótimo custo-benefício pois são completos, tem mais requinte que as blazer ezecutive. Bancos com regulagem elétrica, lombar inflável, piloto auto, abs nas 4, controle de tração (>97). São robustos, carros que estão muito tempo em linha, não apresentam problemas com facilidade, vão bem na estrada, off-road moderado, tem opções de equipamentos pra melhorar o off-road, e se quiser gastar até pra rock-crawling.

150mil km não é nada pra esse motor. Se foi usado com coerência, vai dobrar essa kilometragem sem maiores problemas.

Se essa 94 estiver boa, vc não vai se arrepender. Estou sem referencia de preço mas conservação vale muito. Certifique-se que tudo está funcionando.

Quem tem uma 94 é o Seba, do www.familia4x4.com.br, sabe tudo sobre, faz trilha...pratica mesmo. A dele se não me engano já passou dos 300mil km. Só alegria.

Se quiser conhecer explorer off-road um pouco mais rdical, visite o www.explorer4x4.com e tudo que quiser saber sobe explorer/ranger tem no www.explorerforum.com

Para o meu uso, expedição+familia, considero uma ótima escolha.

Agora vai lá e compra logo essa Xplorer pra gente trocar figurinha, hehe

Boa sorte,
Marco

leovalle
17/05/2006, 09:59
Tive uma Ranger 6CC por 5 anos e já comprei com kit gás.

Problemas= 0

Nunca deu nada no motor, inclusive a velha ladainha de que resseca e etc, etc, etc
O consumo era de 11 Km/m em confronto com a gasolina que era de 6km/l na estrada. Claro que tem a ver com o pé, mas regra vale pro gás tb.

Não conheço o tal chip, mas se já tem gente que usa, pq não?

Na estrada quase não se sente a perda de potência (não tinha variador), mas se preciso é só chamar na chave :D

Procure por kits usados que vai achar pechinchas e o mais importante, antes de pagar leve onde será instalado pra avaliação e procure o melhor lugar pra inmstalar. A dica é ver com o taxista que tem carro mais caro e que o mantém bem conservado de onde é melhor pra instalar. Normalmente a empresa que atende taxista é mais barata e tem o melhor serviço.

Logo logo pretendo instalar o kit que tenho no Sidekick, 16V, mas me disseram que nã é bom. Como não conheço relatos sobre os 16 V agora a dúvida é minha :putz:

[]'s

[]'s

j.sebastian
17/05/2006, 12:26
Quem tem uma 94 é o Seba


Chamou? :D

Na verdade a minha é uma Navajo, irmã gêmea da Explorer, mas com 2 portas e entre-eixos de 101", 1992...

Bom, eu sou fã dela! ;)

Se precisar, pergunta ai!

Seba

Celsogvs
17/05/2006, 13:23
Amigos, acabei de olhar a Explorer que falei.

Ela é cambio automático e possui os acessórios de série de uma 94/94 e está com 158.000 km rodados.

Gostaria de ouvir a opinião dos amigos sobre os seguintes pontos: ao pisar no freio está dando arrancos como se o disco de freio estivesse empenado, será se é disco empenado mesmo ou pode ser outro problema?

Ao arrancar ela está pressa, ou seja, não desenvolve e acende uma luz vermelha no painel do lado esquerdo do motorista, parece que é algo ligado a injeção eletrônica. Mas se pisar devagar ela vai embalando. Será se poder ser problema grave???

O ar condicionado também não está gelando, segundo o proprietário está faltando gás.

No geral gostei muito do carro, mas estou um pouco preocupado com estes itens que constatei.

Desde já agradeço a atenção dos amigos e fico aguardando a alguma opinião se devo ou não comprar.

O cara ta pedindo R$16.500,00 por ela, vale?

[]'s

j.sebastian
17/05/2006, 18:28
está com 158.000 km rodados


Novinha! ;) A minha já ta com o dobro...



ao pisar no freio está dando arrancos como se o disco de freio estivesse empenado, será se é disco empenado mesmo ou pode ser outro problema?


Pode ser disco empenado, se tiver muito fino, ou simplesmente sujeira nos trilhos das pinças, q devem ser limpos e lubrificados para o correto funcionamento



Ao arrancar ela está pressa, ou seja, não desenvolve e acende uma luz vermelha no painel do lado esquerdo do motorista, parece que é algo ligado a injeção eletrônica. Mas se pisar devagar ela vai embalando. Será se poder ser problema grave???


Tem que ver se a luz q acende está escrito Check Engine, que é a alerta da injeção (amarela, não vermelha), senão ver qual é a luz q acende.

Se for a da injeção, no www.comunidaderanger.com.br sessão de dicas, tem um artigo meu sobre como checar os códigos da injeção na explorer, assim vc pode ter uma dica melhor do q está errado.



O ar condicionado também não está gelando, segundo o proprietário está faltando gás


Uma carga de gás custa uns 100 reais (R12), se for só isso. Por outro lado, pode ter um vazamento ou o compressor com defeito, e ai já fica mais caro. Seria bom levar numa oficina especializada para um orçamento.

Seba

freitasjr
18/05/2006, 02:39
...Se for falar de manutenção então, limpeza de bicos, regulagem de bomba, correida dentada... a brincadeira vai longe...


Caro colega Marco, concordo em quase tudo que vc falou, acho que uma conversão trabalhosa como essa(gasolina->Diesel) só vale a pena caso por algum motivo se tenha perdido o motor e já que se vai ter que comprar outro, aí sim, poderia-se pensar em fazer a conversão p/ um a Diesel.

No entanto, permita-me discordar de uma coisa, é quanto a manutenção de carro a Diesel ser mais cara do que a gasolina; geralmente é o contrário.

Problemas com bicos, correia dentada tb se tem com os a gasolina e/ou álcool, porém não se tem problemas como de bomba(que muitas vezes basta apenas uma regulagem), mas, adicione aí as velas que não se tem em carros a diesel e por aí vai.

Digo isso tb pelo fato de que todos os carros a gasolina que possuem sua versão a Diesel na Mitsubishi; os a gasolina possuem manutenção mais cara.
Só pra vc ter uma idéia até comparando carros mais baratos que não tem versão a Diesel com outros modelos, uma TR4 por exemplo (que é mais barata que uma L200 Sport), tem manutenção mais cara que a L200 Sport.
Se vc pegar as Pajeros(Sport e Full) os valores das revisões cobrados p/ as versões a gasolina são geralmente mais caros do que p/ as versões a Diesel desses carros.

Além disso, motores a Diesel quando bem cuidados(com manutenções preventivas de troca de óleos, filtros e limpeza de bicos), são geralmente bem mais duráveis do que os a gasolina.

No mais concordo com tudo o que vc disse, uma conversão bem feita(até mesmo p/ GNV) no final(na ponta do lápis) só vale a pena se a pessoa rodar muito com o carro.

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

j.sebastian
18/05/2006, 09:16
No entanto, permita-me discordar de uma coisa, é quanto a manutenção de carro a Diesel ser mais cara do que a gasolina; geralmente é o contrário.

Problemas com bicos, correia dentada tb se tem com os a gasolina e/ou álcool, porém não se tem problemas como de bomba(que muitas vezes basta apenas uma regulagem), mas, adicione aí as velas que não se tem em carros a diesel e por aí vai.


No caso específico do motor V6 da Explo, este não tem correia dentada. Os bicos de injeção raramente dão problemas (os meus tem >310 mil km originais), as velas motorcraft platinum têm previsão de troca, pelo manual, a cada 60 mil km!

Nos motores diesel, normalmente há mais capacidade no carter de óleo, o q torna a troca mais cara, no V6 são 4.75l. Com um filtro de ar K&N, renovar filtro de ar fica barato.

Nunca precisei trocar nada eletrônico no motor, e a única manutenção corretiva foi trocar juntas de tampas de válvulas q estavam vazando um pouco (poderia ter só completado o óleo... ;))

Esse motor não tem distribuidor, então não sofre com água nele e não tem cachimbo para sujar...

Se alguem estiver pensando q tenho "sorte", há inúmeros relatos de 300 mil milhas (meio milhão de km) em sites como o www.4x4central.com e alguns com motores originais com maior quilometragem... :D Espero q o meu tbem chegue lá... ;)

Seba

Celsogvs
18/05/2006, 09:20
Seba, muito obrigado pelas valiosas informações.

A luz que acende é a que você mencionou, ou seja, Check Engine.

Assim que comprar a bela Explorer farei o teste indicado por você.

[]'s
[/quote]

leovalle
18/05/2006, 09:29
Só mais uma informação:

O manual de Usuário da Ranger/Explorer tem controle de revisão de até 1.000.000 de Km :shock:

Isso é que é carro. A diferença de carro feito pra durar em respeito ao consumidor (USA) e carroças.

[]'s

Celsogvs
18/05/2006, 15:21
Pessoal, com essa crise BoliviaXPetrobras será se o gás não passará a ser inviável por causa do preço?

[]'s

JOSE CANDIDO
18/05/2006, 20:40
Tbem tou pensando em colocar GNV na minha .... vou bisbilhotando o topico aqui pra ir pegando as dicas ....

Celso, conterraneo, beleza ??? Tbem tenho uma em casa, 98, 4x4 auto ... trocamos ideia qdo vc comprar a sua ...

Alias, tem uma bem bacana vendendo aqui no site, verde, la em Sampa, ja viu ??

Tome mesmo um certo cuidado com as dicas que a turma falou ai ... o ar pode ser que te amole ... e a luz do check engine, aliada a falta de potencia quando pisa fundo, nao sei o que pode ser tbem ...

Ai pessoal.... J Sebastian, MM, e a turma mais antiga das explorer ... abri um topico hoje de uma duvida que tou tendo na minha , olhem la por favor ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19617


Abs a todos

mmxplorer
19/05/2006, 09:24
Oi Francisco,

Realmente , pode ser que no caso dos Mitsubishi realmente a seja diferente. Sinceramente não sei a procedencia dos diesel nem dos gasolina, o quanto são nacionais ou não. Mas diria que não é a manutenção diesel que é mais barata, mas sim a manutenção dos gasolina Mitsubishi é mais cara do que deveria ser. Uma explicação pode ser a maior demanda e disponibilidade dos diesel. O mais vendido é a L200, que é diesel, então as autorizadas estão mais orientadas a essa mecânica, isso inclui, importação de peças, mecanicos especializados, estoque, etc.

Acho que o mesmo deve acontecer com os V6 da Toyota SW, devem ter manutenção mais cara que os diesel..

Agora, como a dúvida éra sobre Explorer, aí sim, os diesel da Ranger assim como S10 moternos tem sim correia dentada, que são trocadas muito antes das velas do V6 explorer, que tambem não tem distribuidor. Os V6 rodam em baixo giro, +- 100 km/h a 2000rpm e vão longe se usados coerentemente.

Normalmente não dão manutenção, mas se precisar, basta comparar o preço dos motores diesel x gasolina, novos, usados ou peças isoladas.

Mas concordo que para os Mitsubishi a situação é diferente.

[]'s
MM= Marco Mendonça

Paulo Henrique
27/10/2009, 20:19
O tópico é antigo mas entre abrir outro achei que cabe reativar

Estou interessado numa explorer 97, ela esta com kit GNV, Faber-Papaiz
cilindro de 25 m3. Sistema LandiRenzo 4ª geração. Todo o sistema foi retestado a pouco. Tudo informação do vendedor.

Esse kit é bom? Adequando ao carro? Minha preferencia é sem kit mas não encontrei uma dentro do meu bolso em bom estado, e dentro da minha faixa de preço, essa esta, aparentemente, em muito bom estado. Interior perfeito, boa de pneus, tudo funcionando...

E ai, esse kit é bom?

Abs

cRiPpLe_rOoStEr
28/11/2009, 18:49
Bom, a Explorer sofreu algumas mudanças, a partir de 95, chamam de geração II. Todos os componentes eletrônicos, desde vidro, trava, piloto auto, injeção, sensores de rotação, luzes, etc agora são gerenciados por dois módulos, o PCM (Powertrain Control Module) e GEM (Generic Eletric Module). Nas 94 haviam módulos separados para algumas funções.

não tem como manter o gem numa conversão para diesel? a propósito: os sensores de rotação não seriam vinculados ao pcm ao invés do gem?

adams
29/11/2009, 00:15
Tive Ranger no gaz andei 50 mil kms e sem problemas.
Tenho numa Explorer 97 e tambem esta otima, faz 8kms por metro em media.

Mike_21
30/11/2009, 20:34
Cuidado ao converter para Flex, ou para Alcool; o Alcool é mais oxidante que a gasolina, tanto que motores a alcool tem uma vida útil menor que os a gasolina; se seu carro for a Alcool e vc for converter para Flex tudo bem (vale a pena em alguns lugares onde a gasolina é pouca coisa mais cara que o alcool, já que ela rende mais), mas de gasolina para flex ou alcool vc pode ter problemas (Talvez não de imediato, mas a longo prazo).

o Gnv rende menos potencia que a Gasolina, menos torque, já conheci gente que teve MUITO problema com Embreagem em carros a Gnv; a embreagem é forçada bem mais em carros a Gnv, principalmente na hora de parar numa subida, ou carregar peso.

CARLOS SP
15/02/2010, 10:52
Há alguma restrição para uso do GNV em carros automáticos? Ouvi dizer que sim. Estou em vista com uma V6 Automatica, só que ela possui GNV. Dá problema?:pensativo:

Italo Xavier Santos
18/02/2010, 10:18
A minha está convertida à uns 5 ou 6 anos sem problemas... desde o antigo proprietário. No GNV tem manutenções mais periódicas (troca de filtro de ar, velas e cabos) mas como já possuo carros convertidos a mais de 7 anos estou acostumado com isso. O funcionamento está OK tanto no GNV quanto na Gasolina, apenas com um problema de consumo no GNV (4 Km/m³ na cidade) que de acordo com as declarações do pesoal do forum a maioria faz pelo menos 7Km/m³... no mais sem problemas.

GustavoSC
26/03/2012, 21:06
A minha está convertida à uns 5 ou 6 anos sem problemas... desde o antigo proprietário. No GNV tem manutenções mais periódicas (troca de filtro de ar, velas e cabos) mas como já possuo carros convertidos a mais de 7 anos estou acostumado com isso. O funcionamento está OK tanto no GNV quanto na Gasolina, apenas com um problema de consumo no GNV (4 Km/m³ na cidade) que de acordo com as declarações do pesoal do forum a maioria faz pelo menos 7Km/m³... no mais sem problemas.

Olá Italo, depois de um bom tempo queria saber se conseguiu resolver seu problema de consumo?

A minha não possui variador de avanço, será que vale a pena colocar?

Obrigado.

GustavoSC
28/03/2012, 21:54
Alguem com kit 5a geração na explorer? Vale a pena trocar de kit?

Abraços!

Rafael da Silva Chaves
20/01/2016, 22:32
Alguem com kit 5a geração na explorer? Vale a pena trocar de kit?

Abraços!

Tópico parado desde 2012. Mas boa lá.
Comprei ha 2 meses uma explorer 97 aut 4x4. Um puta carro. Comfortavel com diversos assessórios. Peças fáceis de encontrar. Mas a caranga bebe bem. 5,5 km/l na cidade de Brasília. Pensando seriamente em instalar o gnv. Mas pelo que tenho lido por aqui o consumo no gás varia de 4,5 a 7. Achei um kit 3 geração com preço mto bom. E aí algum pitaco?

Múcio Luiz
21/01/2016, 10:00
Tópico parado desde 2012. Mas boa lá.
Comprei ha 2 meses uma explorer 97 aut 4x4. Um puta carro. Comfortavel com diversos assessórios. Peças fáceis de encontrar. Mas a caranga bebe bem. 5,5 km/l na cidade de Brasília. Pensando seriamente em instalar o gnv. Mas pelo que tenho lido por aqui o consumo no gás varia de 4,5 a 7. Achei um kit 3 geração com preço mto bom. E aí algum pitaco?

Tenho a minha Explorer há 2 anos e meio e gosto muito do carro. Excelente custo benefício. Quanto ao consumo é isso mesmo: 5,5 km/l na cidade e 8 km/l na cidade com a nossa gasurina. Já tive GNV em dois carros anteriores e zero problema. Não coloquei na Explorer porque onde moro agora não tem posto, então, convivo com esse consumo. Mas a minha é manual. A sua é automática e pelo que andei lendo no fórum, esse câmbio com GNV não se dá muito bem. http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/140139-cambio-automatico-5r55e-ford-explorer.html

Ah, e uma dica: se você usa muito o porta malas e não faz trilhas com ela, instale os cilindros externamente no lugar do estepe e mande o estepe pra dentro. Pode até fazer um suporte e colocá-lo em pé, em cima do paralama como na Cherokee.

[]s!