PDA

Ver Versão Completa : Estado do EGR apos 122mil km rodados (ranger 2.2 2013)

paulorl
27/03/2018, 12:40
Olá pessoal, tudo bem?

Vim aqui hoje para postar as fotos de como estava o EGR da minha Ranger 2013 2.2 4x4 com 122mil km rodados. Detalhe, não sei se já foi feita limpeza anteriormente pois já peguei ela usada.

Vejam o estado da peça:

556962

556963

556964

556965

https://youtu.be/xQlsB2WTrpc

Enfim, tenho que agradecer ao meu amigo Gabriel da G1 Automotiva 4x4 Diesel - Empresa de veiculos automotores - Campinas | Facebook - 3 avaliacoes - 5 fotos (https://pt-br.facebook.com/G1AUTO4X4/) / Oficina G1 Automotiva 4x4 Diesel (http://www.g1auto4x4.com.br) que me alertou sobre isso. Estavamos de boa domingão e ele resolveu me mostrar o estado do EGR da minha viatura. Ele soltou a conexão dela e de cara deu pra ver o estado caótico que ela estava. Não perdi tempo e já pedi pra ele levar pra oficina pra fazer a limpeza preventiva, melhor parar o carro quando ele ainda está andando do que parar quando quebrar, rsrsrs

Fica o aviso aos colegas que tem EGR nas viaturas! Façam uma preventiva de vez em quando. Seu motor agradece! :concordo:

[]s!!

dalmolin
27/03/2018, 15:22
O respiro do motor vai jogando óleo na tubulação , e do ponto onde chega fuligem vai grudando fuligem com óleo...

paulorl
28/03/2018, 10:02
Mais umas fotos da sujeira!!

556980

556981

556982

556983

556984

556985

556986

556987

556988

556989

E algumas fotos da limpeza, ainda em andamento

556990

556991

556992

556993

paulorl
28/03/2018, 13:09
Mais umas fotos, agora do sistema limpo!

557004

557005

557006

557007

557008

557009

557010

Fred Miranda
28/03/2018, 21:42
EGR só serve para danificar o motor.

Em minha S10 2014 com 55 mil km, a EGR deu pau pelo tanto de borra e acendeu luz da injeção.
Daí eu fiz uma chapinha e isolei a mesma.

rossetto
29/03/2018, 07:57
Ouve mudança no consumo?

GLIDER
29/03/2018, 09:49
Mais umas fotos da sujeira!!

556980

556981

556982

556983

556984

556985

556986

556987

556988

556989

E algumas fotos da limpeza, ainda em andamento

556990

556991

556992

556993

Bom dia Paulo! qual o Oleo e filtros( marca e especificação ) que vc usa e a troca com quantos kms? Creio que vc sempre use diesel S10 correto? seria muito importante para nós foristas sabermos desta informação para que possamos melhorar a tática de manutenções das nossa viaturas!

Fred Miranda
29/03/2018, 11:15
Bom dia Paulo! qual o Oleo e filtros( marca e especificação ) que vc usa e a troca com quantos kms? Creio que vc sempre use diesel S10 correto? seria muito importante para nós foristas sabermos desta informação para que possamos melhorar a tática de manutenções das nossa viaturas!

Glider desculpe atravessar sua pergunta, mas realmente a carbonização dos motores diesel após adoção da EGR e o DPF é algo surreal e muito preocupante, pois hj em dia se o uso não for especificamente rodovia, para o motor trabalhar em carga o tempo todo e assim a EGR permanecer fechada, haverá sempre muita carbonização e diminuição da vida útil. Atualmente qualquer motor à gasolina ou Flex tem durabilidade muito maior que um diesel, devido justamente pela EGR e o DPF.

Na minha S10 2014, sempre usei óleo original 5w30, filtros originais e diesel S10. Mesmo assim a EGR estava como a da Ranger do amigo e pior, acendeu a luz da injeção, pois travou aberto e carbonizou o sensor MAP.

GLIDER
29/03/2018, 12:38
Glider desculpe atravessar sua pergunta, mas realmente a carbonização dos motores diesel após adoção da EGR e o DPF é algo surreal e muito preocupante, pois hj em dia se o uso não for especificamente rodovia, para o motor trabalhar em carga o tempo todo e assim a EGR permanecer fechada, haverá sempre muita carbonização e diminuição da vida útil. Atualmente qualquer motor à gasolina ou Flex tem durabilidade muito maior que um diesel, devido justamente pela EGR e o DPF.

Na minha S10 2014, sempre usei óleo original 5w30, filtros originais e diesel S10. Mesmo assim a EGR estava como a da Ranger do amigo e pior, acendeu a luz da injeção, pois travou aberto e carbonizou o sensor MAP.

Não precisa se desculpar não amigo Fred! a pergunta que fiz é para saber coisas tipo qual a bandeira de posto que ele usa, marca de oleo e filtro. Alem de tudo isso que vc falou, que é verdade, o tipo de oleo produz muita foligem também, por isso queria saber se o oleo que ele usa é 913D ou outro, qual o filtro de ar, e trocado de quando em quando.:curtir:

GLIDER
29/03/2018, 12:51
por falar em oleo para a Ranger quem quiser oleo original motorcraft o lugar mais barato que conheço para o (motorcraft) é na Altese. Da para comprar pela net ou quem mora no municipio do Rio de Janeiro pode retirar na loja.

Oleo Lubrificante do Motor Motorcraft 5W30 100% Sintetico - 1L - Altese (https://www.altese.com.br/mb5a5w30aa-altese-oleo-motor/p)

bom filtro de ar e preço bom

Filtro de Ar do Motor Ford Nova Ranger 2.2 16v e 3.2 20v Diesel e Nova Ranger 2.5 16v Flex - Altese (https://www.altese.com.br/lx3680-altese-filtro-motor/p)

não estou fazendo propaganda, o intuito é ajudar os demais.

Alisson Ramalho
29/03/2018, 13:21

Oi Fred , bom dia . Qual a quilometragem da sua s10 quando apresentou a “ falha / luz painel “ por conta do egr ?

Fred Miranda
30/03/2018, 23:07
Oi Fred , bom dia . Qual a quilometragem da sua s10 quando apresentou a “ falha / luz painel “ por conta do egr ?

+/- uns 57 mil km

Fred Miranda
30/03/2018, 23:11
por falar em oleo para a Ranger quem quiser oleo original motorcraft o lugar mais barato que conheço para o (motorcraft) é na Altese. Da para comprar pela net ou quem mora no municipio do Rio de Janeiro pode retirar na loja.

Oleo Lubrificante do Motor Motorcraft 5W30 100% Sintetico - 1L - Altese (https://www.altese.com.br/mb5a5w30aa-altese-oleo-motor/p)

bom filtro de ar e preço bom

Filtro de Ar do Motor Ford Nova Ranger 2.2 16v e 3.2 20v Diesel e Nova Ranger 2.5 16v Flex - Altese (https://www.altese.com.br/lx3680-altese-filtro-motor/p)

não estou fazendo propaganda, o intuito é ajudar os demais.

Sabe o que acho estranho? Esse óleo Motorcraft serve para motores à gasolina, álcool, GNV e diesel. Sempre pensei que óleo lubrificante específico para diesel fosse melhor, devido ao maior índice de reserva alcalina, chamado TBN e também por conter aditivos específicos para os resíduos provenientes da queima de diesel.

ASQ1973
31/03/2018, 07:05
Salvo engano óleo motor são todos iguais... obviamente variando as especificações físico químicas do produto. Marcas não importam em nada. Por exemplo meu TROLLER com motor Duratorq 3.2 da Ranger está para receber a homologação da Castrol para uso nos motores do T4. As especificações mantiveram se as mesmas (5 W30 A5B5 100% Sintético). O estranho mesmo é que nem a fábrica nem a concessionária TROLLER sabe especificar a marca do óleo motor em dias atuais, limitando se a apontar especificações. Ao que parece usam o Havoline.

Fred Miranda
31/03/2018, 08:18
Salvo engano óleo motor são todos iguais... obviamente variando as especificações físico químicas do produto. Marcas não importam em nada. Por exemplo meu TROLLER com motor Duratorq 3.2 da Ranger está para receber a homologação da Castrol para uso nos motores do T4. As especificações mantiveram se as mesmas (5 W30 A5B5 100% Sintético). O estranho mesmo é que nem a fábrica nem a concessionária TROLLER sabe especificar a marca do óleo motor em dias atuais, limitando se a apontar especificações. Ao que parece usam o Havoline.

Serem todos iguais não são, pois há uma grande diferença de aditivos.

Para exemplificar: um proprietário de um canal no YouTube, que possui um carro à gasolina da Honda, se não me engano um HR-V, rodou 5 mil km com óleo colocado na concessionária Honda, retirou o óleo e enviou para análise em laboratório. O resultado: o óleo já não continha mais nenhuma proteção de aditivos e consequentemente geraria desgaste no motor.

Sendo assim, não concordo que todos os óleos sejam iguais, pois óleos de caminhões são trocados com 40 mil km e os motores rodam em regime severo de carga por quase 1 milhão de km. Isso indica que o nível de aditivos nos óleos específicos para motores à diesel é muito maior que nos óleos para motores à gasolina.

Moipessoa
01/04/2018, 10:02
O "ciclo" do motor diesel de auto / pick up são diferentes dos motores de caminhões, que trabalham sempre em baixa rotação, no máximo 1,5 m rpm. Enquanto as pick up rodam com a rotação variando até 5m rpm, toda hora oscilando a rotação.
Cada motor tem um óleo específico pra ele. O que não quer dizer que o óleo seja exclusivo dessa linha de motor.
Em 2017 deixei a ranjola pra fazer a regeneração numa Oficina. Feito o procedimento, voltou a ascender a luz de anomalia. Levei na ccs, o veículo ficou lá por 3 hs e me foi cobrado 1h de serviço, e feita a limpeza na EGR e regeneração forçada. Voltou a andar bem e ficou econômica novamente, chegando a fazer 13 km/l rodando 100% em rodovia, rodando a 90 km/h de média (média calculada e não média de constância).
Na época estava com pouco mais de 65 m km. Hj está com quase 85.

paulorl
02/04/2018, 11:52

Óleo original motorcraft, troca fielmente a cada 10mil km, diesel somente S10 (se colocar S500 entope o dpf, nem pensar), tudo certinho. Não tem jeito, é o funcionamento nojento da EGR que faz isso, o mecânico pegou um troller com metade da quilometragem da minha ranger e com o EGR tão sujo quanto o meu.

A dica é tentar fazer descarbonização a cada 20, 30mil km pra tentar "evitar" um pouco isso, mas não sei se funciona, irei começar a fazer isso a partir de agora, a cada 20mil km tentarei fazer.

[]s
-----------------

EDIT: Inclusive sempre notei que na troca de óleo ele saia muito escuro, muito sujo, acredito que essa sujeira na admissão devia contaminar o óleo. Acabei de fazer a troca, logo antes da limpeza, daqui 10mil km verei como o óleo vai sair!

chicoadv
02/04/2018, 12:56
Alguém pode me dizer se essa limpeza deve ser feita somente nas autorizadas?
E qual o preço médio da mão de obra?

paulorl
02/04/2018, 13:53
Alguém pode me dizer se essa limpeza deve ser feita somente nas autorizadas?
E qual o preço médio da mão de obra?

Tudo dependerá do veículo, ano, e situação financeira do proprietário! :) Brincadeira a parte, as autorizadas não fazem mais serviço pesado, pelo menos aqui na minha região todo serviço pesado as próprias css mandam para oficinas externas. Tive isso comprovado por uma css que me passou até o contato de uma oficina que fazia o serviço de troca de cilindro mestre de embreagem. É esquisito mas css estão virando trocadores de peças, e apenas no que é fácil fazer, nos demais eles terceirizam. Sendo assim, tem que ver se na sua região a css está preparada pra fazer esse tipo de serviço, e lembrar que elas cobram por hora de serviço, ou seja, vai custar uma pequena fortuna. Mas se o veículo estiver na garantia, eu nem faria nada, afinal a garantia deveria cobrir possíveis problemas...

Resumindo, no meu caso, meu carro estava fora da garantia e as css's aqui da região além de não fazer tem que tomar cuidado porque elas te enganam e fazem orçamentos que não existem, como o meu caso com a Ford da avenida norte sul de campinas. Logo quando comprei o carro levei pra fazer limpeza de DPF e eles queriam trocar um bico injetor e a turbina justificando que não dava pra fazer a limpeza do DPF por conta dessas peças, 6500 uma delas e 7500 a outra, 14mil só de peças (com pagamento de 30% antecipado) mais a mão de obra. Levei pra fazer a limpeza em uma oficina diesel conhecida e gastei 700 reais, depois disso rodei 22 mil km sem problema algum, e nessa limpeza foi verificado também o estado da turbina e dos injetores, está tudo ok. A turbina a Ford disse que estava com folga e vazando óleo. Nessa limpeza eu estava presente na verificação da turbina e pude ver pessoalmente que não tinha folga e nem vazamento de óleo.

Pelo menos EU não confio mais em concessionária por conta dessa experiência ruim que tive. Mas se meu carro estivesse na garantia, eu nem me preocuparia com isso, qualquer problema que desse no motor a garantia deveria cobrir, imagino eu. Mas fora da garantia, tudo vai da confiança que vc tem na oficina e do acordo de preço que vc faz com ela.

:concordo:

Fred Miranda
02/04/2018, 14:34
Tudo dependerá do veículo, ano, e situação financeira do proprietário! :) Brincadeira a parte, as autorizadas não fazem mais serviço pesado, pelo menos aqui na minha região todo serviço pesado as próprias css mandam para oficinas externas. Tive isso comprovado por uma css que me passou até o contato de uma oficina que fazia o serviço de troca de cilindro mestre de embreagem. É esquisito mas css estão virando trocadores de peças, e apenas no que é fácil fazer, nos demais eles terceirizam. Sendo assim, tem que ver se na sua região a css está preparada pra fazer esse tipo de serviço, e lembrar que elas cobram por hora de serviço, ou seja, vai custar uma pequena fortuna. Mas se o veículo estiver na garantia, eu nem faria nada, afinal a garantia deveria cobrir possíveis problemas...

Resumindo, no meu caso, meu carro estava fora da garantia e as css's aqui da região além de não fazer tem que tomar cuidado porque elas te enganam e fazem orçamentos que não existem, como o meu caso com a Ford da avenida norte sul de campinas. Logo quando comprei o carro levei pra fazer limpeza de DPF e eles queriam trocar um bico injetor e a turbina justificando que não dava pra fazer a limpeza do DPF por conta dessas peças, 6500 uma delas e 7500 a outra, 14mil só de peças (com pagamento de 30% antecipado) mais a mão de obra. Levei pra fazer a limpeza em uma oficina diesel conhecida e gastei 700 reais, depois disso rodei 22 mil km sem problema algum, e nessa limpeza foi verificado também o estado da turbina e dos injetores, está tudo ok. A turbina a Ford disse que estava com folga e vazando óleo. Nessa limpeza eu estava presente na verificação da turbina e pude ver pessoalmente que não tinha folga e nem vazamento de óleo.

Pelo menos EU não confio mais em concessionária por conta dessa experiência ruim que tive. Mas se meu carro estivesse na garantia, eu nem me preocuparia com isso, qualquer problema que desse no motor a garantia deveria cobrir, imagino eu. Mas fora da garantia, tudo vai da confiança que vc tem na oficina e do acordo de preço que vc faz com ela.

:concordo:

Depois desse seu relato a gente tem a certeza que o problema do Brasil não são só os políticos, mas de qualquer cidadão. É um querendo levar vantagem no outro, empresas corruptas.
Quando comparamos os preços das peças dos automóveis aqui no Brasil com os preços praticados em países sérios é que vemos o quanto somos roubados.

GLIDER
02/04/2018, 16:19
Óleo original motorcraft, troca fielmente a cada 10mil km, diesel somente S10 (se colocar S500 entope o dpf, nem pensar), tudo certinho. Não tem jeito, é o funcionamento nojento da EGR que faz isso, o mecânico pegou um troller com metade da quilometragem da minha ranger e com o EGR tão sujo quanto o meu.

A dica é tentar fazer descarbonização a cada 20, 30mil km pra tentar "evitar" um pouco isso, mas não sei se funciona, irei começar a fazer isso a partir de agora, a cada 20mil km tentarei fazer.

[]s
-----------------

EDIT: Inclusive sempre notei que na troca de óleo ele saia muito escuro, muito sujo, acredito que essa sujeira na admissão devia contaminar o óleo. Acabei de fazer a troca, logo antes da limpeza, daqui 10mil km verei como o óleo vai sair!

Obrigado PAulo. Queria deixa registrado que no começo quando fazia as revisões no concessionario o oleo usado era o Castrol 5w30 A5, mesmo quando passaram a envasar como Motorcraft. Depois a parceria foi para Mobil percebi que o oleo saia grosso e muito preto. Foi quando passei a usar o PETRONAS SYNTIUM 3000 FR 5W-30

https://www.pli-petronas.com/br/petronas-syntium/products/syntium-3000-fr

a viatura passou a ser mais economica durante todo o periodo até a troca e o oleo saia ainda com melhor aspecto. Acho o Motorcraft mobil muito fraco principalmente quanto a oxidação e economia de combustivel. veja que minha viatura com 140 mil nunca acendeu uma luz de filtro de particulas.

Esse oleo tem parceria com a divisão AMG-Mercedes.

GLIDER
02/04/2018, 16:20
Depois desse seu relato a gente tem a certeza que o problema do Brasil não são só os políticos, mas de qualquer cidadão. É um querendo levar vantagem no outro, empresas corruptas.
Quando comparamos os preços das peças dos automóveis aqui no Brasil com os preços praticados em países sérios é que vemos o quanto somos roubados.

2X:curtir:

ricbetiatto
16/01/2020, 11:19
2X:curtir:

sabe me informar se existe algum segredo para retirar apenas o motor da egr?

ricbetiatto
16/01/2020, 11:20
sabe me informar se tem algum segredo para retirar apenas o motor da egr

RicardoFLN
16/01/2020, 12:56
sabe me informar se tem algum segredo para retirar apenas o motor da egr

Até onde eu sei tu não podes fazer apenas uma intervenção mecânica nesses sistemas, ou seja, retira-los. Tem de alterar a programação do, ou dos módulos eletrônicos para que o veículo continue em funcionamento normal.
Retirada da EGR e DPF é algo mais do que comum nos EUA, tem inclusive kit a venda! Aqui na terrinha tu já encontras quem faça a remoção dessas engronhas todas, tanto mecanicamente quanto eletronicamente. Fica perfeito e aí tu tens um motor diesel bem mais confiável (claro, não chega aos pés de confiabilidade de um bom e velho motor com BI, mas melhora.....rsrs).

Sds.

ricbetiatto
18/01/2020, 09:19
a minha ja esta reprogramada... so perguntei se tem algum segredo para retirar porque tambem quero faze a limpeza e queria fazer isso em casa,

paulorl
18/01/2020, 09:35
a minha ja esta reprogramada... so perguntei se tem algum segredo para retirar porque tambem quero faze a limpeza e queria fazer isso em casa,

Ola amigo, não é fácil remover a egr não. Ela tem conexões de água que a resfriam e nao da pra deixar os buracos “abertos”. O melhor a fazer é simplesmente comprar um “blank plate” que é uma plaquinha metálica que vc coloca entre a egr e o motor. Isso vai fechar o sistema sem grandes intervenções. Essa placa eu comprei no ebay mas tinha pra vender no Brasil também. Obs: compre a tampa SEM o buraco no meio. Alguns vendedores vendem (ou vendiam) com um furo no meio alegando que sem esse furo iria ficar com alerta no painel mas a minha eu coloquei sem furo e já rodei cerca de 30mil km com ela e nunca alertou nada.

Miranda_MG
18/01/2020, 11:47
Paulo,

Bom dia. Duas perguntas e um questionamento.

Para fechar a sua EGR, você já deve estar com a sua reprogramada, correto? E quanto ao fechamento, você fez após uma das limpezas?

E o questionamento, que imagino seja levantar um ponto de discussão e pesquisa entre nós foristas. Li em algum site estrangeiro (vou tentar recuperar a fonte) que a EGR, além da função básica que conhecemos, tem um objetivo secundário que seria aliviar a pressão na admissão em um instante do ciclo de abertura e fechamento das válvulas. Você e/ou outro(s) forista(s) sabe(m) de algo a respeito?

Abraço,

Miranda

Ola amigo, não é fácil remover a egr não. Ela tem conexões de água que a resfriam e nao da pra deixar os buracos “abertos”. O melhor a fazer é simplesmente comprar um “blank plate” que é uma plaquinha metálica que vc coloca entre a egr e o motor. Isso vai fechar o sistema sem grandes intervenções. Essa placa eu comprei no ebay mas tinha pra vender no Brasil também. Obs: compre a tampa SEM o buraco no meio. Alguns vendedores vendem (ou vendiam) com um furo no meio alegando que sem esse furo iria ficar com alerta no painel mas a minha eu coloquei sem furo e já rodei cerca de 30mil km com ela e nunca alertou nada.

paulorl
18/01/2020, 13:59
Fala Miranda! Tudo bem?

Não, não reprogramei ela. Como não removi fisicamente a egr, não precisei reprogramar pois ela continua “ativa” porém sem jogar os gases de volta pro motor. A limpeza eu fiz junto com o fechamento, na realidade eu só fechei porque quando soltei ela para inspecionar eu vi o tamanho da sujeira, ai fiz a limpeza do sistema e da parte de cima do motor. Em seguida, fechamento com a tampinha metálica, sem reprogramação nem nada.

Sobre essa outra questão que vc levantou, não ouvi falar não, pode até ser que tenha lógica, mas honestamente não sei se afetaria significativamente pois o blank plate ou o isolamento total é bastante feito a muito tempo em diversas marcas, mas também não dá pra afirmar que não afeta pois é aquele tipo de dano que não é “visível” e que demora pra aparecer.... sei lá!!! As vezes fico com um pé atrás sobre o bloqueio, mas fato é que fiz a tempos e até agora está ok, somente as regenerações que ocorrem com mais frequência pois acaba indo mais sujeira para o DPF, então também aconselho a quem quiser fazer o isolamento da EGR, que esteja com o DPF limpo sem problemas recorrentes de entupimentos!

obs: só fiz o bloqueio na saída da egr, não fiz na entrada dela, tem gente que isola ambas as partes, não sei qual seria a vantagem já que o fluxo dos gases se interrompe se fechar um lado apenas..

Espero ter ajudado, abraços

Miranda_MG
18/01/2020, 21:22
Claro que ajudou. :concordo:

Eu também já vi o kit de fechamento com as duas placas e fiquei imaginando qual seria o benefício. De qualquer forma, vou pesquisar melhor e digo aqui o que achei.

A minha EGR está fechada por comando; pela reprogramação. Mas estou com vontade de garantir o fechamento usando o bloqueio físico também.

Eu não sabia que era possível fazer o bloqueio sem reprogramar. Porque até onde sei ou sabia também, existe um sensor de pressão associado à EGR que monitora o seu funcionamento. Só se não tiver alerta ou erro nenhum associado à essa medida. No painel, sabemos que não de acordo com o que você conta. Já olhou no scanner se tem algo?

Abraço,

Miranda

paulorl
18/01/2020, 23:00
Sim, já olhei no scanner profissional e acompanho no scanner obd2 (estou no momento com vela aquecedora queimada) e nenhum erro de egr, inclusive consigo obter parâmetros dela (posição de fechamento é mais alguns que não me lembro de cabeça). Sei que o dpf tem o sensor de pressão, que fica do lado do reservatório de água do radiador, mas não sei a respeito da egr. Lembro que a placa com o furo no meio serviria para isso, para deixar um pouco de ar passar e não alertar, mas acho que deve ser para outros veículos, por exemplo, a placa da ranger é a mesma das defender com motor puma. Mas vou bater um papo com o mecanico para relembrar essa questão pois foi ele quem disse na época para não pegar a placa com furo.

Vamos nos falando e alimentando aqui com informações que possam ajudar os demais colegas!

Abraço!

paulorl
18/01/2020, 23:36
Rapaz o WhatsApp é rápido mesmo já peguei a informação rsrs!! Ele disse que na EGR é só o motorzinho pra fechar e abrir e que nao tem nenhum sensor. Ele explicou que o que acontece na situação normal é ela sujar muito e travar a haste q movimenta a valvula, ai sim o sistema eletrônico por não estar movimentando, ou seja, por estar travado, ai ele acende a luz e da erro, o que não ocorre com ela apenas bloqueada, pois a injeção continua atuando sobre a válvula, ela abre e fecha pois o motorzinho não foi desligado fisicamente!

O bloqueio da egr, seja pela programação ou pela plaquinha melhora o rendimento pois sem egr atuando ele acaba injetando mais diesel e ar bom pois não tem o ar ruim para atrapalhar, só que se tem uma queima maior, consequentemente tem restos de resíduos maior, que vão parar direto no DPF (no meu caso que não reprogramei...).

Abraco!

Miranda_MG
19/01/2020, 06:42
Muito bom, Paulo!

Obrigado pelas informações e por incomodar seu mecânico à noite. :smile:
Mas confesso dar credibilidade ao que ele disse pelo fato de você usar o leitor OBD e ainda ter garantido no scanner profissional que não há erro associado ao bloqueio.

Quanto aos benefícios do bloqieio para o motor, são esses mesmos. A única coisa que me incomodava (bem de longe) era a questão do alívio de pressão. Depois pergunte para ele se ele sabe de algo ou se faz alguma lógica. Vou continuar minhas pesquisas por aqui também. E também questionar o chefe de oficina na CSS onde vou. Quem sabe ele não comenta algo.

Esatava pensando aqui... Será que não vale a pena também fazer um by pass no circuito de resfriamento da EGR? Já que ela não é mais usada, não faz sentido o fluido de arrefecimento passar por ela também. Será?! Hahahah

Abraço,

Miranda

Miranda_MG
19/01/2020, 07:31
570588

O bloqueio duplo.

paulorl
20/01/2020, 16:18
Opa meu mecanico é realmente de outro mundo, o cara é bastante atencioso e profissional, e como já o conheço a tempos já sei que ele é mais noturno do que diurno, por isso mandei a mensagem tarde mesmo!

Sobre bloquear o arrefecimento dela, eu já tive início de vazamento de fluído no resfriador da EGR, mas era apenas por conta de aperto na mangueira, mas não creio que seja algo simples de se fazer pois o circuito de arrefecimento é o mesmo do motor. Teria que fazer um bypass com mangueiras adaptadas, neste caso prefiro manter o circuito original funcionando, mas ai vai de cada um... No meu caso eu instalei um sensor de nível no reservatório do radiador, para evitar surpresas com possíveis vazamentos, não especificamente por conta da EGR, mas sim por conta do sistema como um todo, já tive também outro inicio de vazamento, resolvido também com um aperto, na conexão que fica abaixo da mangueira do intercooler. Como sou atento, acabei percebendo antes por conta do liquido que pingou na garagem. Como foram dois "alertas" com o fluído, o lance é sempre estar de olho no veículo em geral!

Depois eu pergunto sobre esse lance da pressão, acabei esquecendo.

[]s!

rossetto
20/01/2020, 21:28
Notaram diferença no consumo?

ricbetiatto
23/01/2020, 14:26
pessoal (trago verdades kkkk) conversando com pessoal da SFI chips onde eu fiz reprogramação da minha 2.2 2018 que na propaganda diz EGR off e dpf off, fiz o questionamento sobre a egr off e me falaram que funciona como o dpf off eles fazem o desligamento do código de erro na central mais que tudo continua ativo, inclusive a egr mandando fumaça preta pro coletor e o dpf também continua tendo medições vindas dos sensores (mas nao regenera mais ) e que cabe ao dono fazer a remoção física no caso do dpf e bloqueio no caso da egr. com essas informações conectei o forscan obd e pude comprovar que tudo continua ativo mais sem código de erro (temperatura do dpf e tudo mais e a egr também )

Gustavo MT_SP
24/01/2020, 09:55
Já eu fiz o bloqueio com a placa com o furo de 10mm, e acendeu a luz do trem de força algumas vezes, desliga e liga e volta ao normal aí anda uns 5milkm de boa aí acendeu novamente, levei na css com a luz acesa deu erro P0299, alguém sabe se tem relação com o bloqueio ou é outro problema, e notei que ocorre o erro depois de subir uma serra, ou uma variação de altitude, sei lá, quem dera eu tivesse um mecânico que entende pra me dar as dicas. Pesquisei nos fóruns da Austrália todo mundo falava que tinha que usar a placa com o furo.
Alguém pode me ajudar com alguma dica?
Eu não queria reprogramar.
Mas também não consigo engolir o sistema da EGR.
Ranger 3.2 2019 com 15milkm rodados, bloqueio feito aos 7milkm.

jralves_antulio
04/09/2022, 17:00
Esatava pensando aqui... Será que não vale a pena também fazer um by pass no circuito de resfriamento da EGR? Já que ela não é mais usada, não faz sentido o fluido de arrefecimento passar por ela também. Será?! Hahahah

Cara, boa tarde!
Você conseguiu fazer este "by pass" na refrigeração da EGR. Tenho uma ragner 2019 2.2 e essa semana começou a baixar a água, mão tá sujando a "água" do radiador, e creio ser algum problema na refrigeração da EGR que tá "tomando" toda essa água...

Pensei em desligar a EGR e fazer o bloqueio da refrigeração... será que vira?

Esses tempos atrás teve um recall para a troca da EGR porém as concessionárias aqui da região não estavam tendo peças... agora o recall não tem mais, ou eu mando a minha pra garantia e vejo o que sai...

paulorl
05/09/2022, 10:01

Cara, boa tarde!
Você conseguiu fazer este "by pass" na refrigeração da EGR. Tenho uma ragner 2019 2.2 e essa semana começou a baixar a água, mão tá sujando a "água" do radiador, e creio ser algum problema na refrigeração da EGR que tá "tomando" toda essa água...

Esses tempos atrás teve um recall para a troca da EGR porém as concessionárias aqui da região não estavam tendo peças... agora o recall não tem mais, ou eu mando a minha pra garantia e vejo o que sai...

Vamos por partes!

1- Sim, dá pra fazer o bypass, eu não fiz por conta do trabalho, mas dá pra fazer sim. Inclusive o meu resfriador já iniciou um vazamento, notei quando estava fazendo uma manutenção por baixo do carro e vi uma mancha vermelha no resfriador, da cor do líquido de arrefecimento. No meu caso, apenas dei um reaperto e nunca mais vazou por ali. Mas realmente é um ponto complicado de falha, as rangers, se tem algum vazamento, esquenta primeiro e avisa depois, ou seja, vc pode perder o motor antes de ser alertado. Na minha eu tenho um sensor de nível que instalei dentro do reservatório de arrefecimento, então eu fico bem tranquilo em relação a vazamentos.

2- Se teve recall, até onde eu sei, vc pode fazer a qualquer momento, independente de ter feito revisões, de estar na garantia... é só levar na concessionária e pedir pra fazer o recall. No site da ford tem uma lista da recalls antigos, se estiver nessa lista é mais fácil ainda, é só levar impresso. As vezes tem uns recalls que não saem lá, acho que pode ser pelo fato de não envolver muitas unidades, mas ai é só ligar no 0800 da ford e consultar pelo chassis do carro, eles tem o registro completo por la.

3- Vc pode conferir se está vazando pelo resfriador entrando debaixo da picape e fazendo uma inspeção visual mesmo, passe a mão por baixo e por trás da peça pra ver se está molhada. Outro ponto que minha começou a vazar outro dia foi em uma divisória de água que fica ali na parte da frente do motor, ao lado da mangueira do intercooler. Eu dei um reaperto e também não vazou mais...

[]s

rossetto
05/09/2022, 11:02
Só acessar o site do Detran e colocar os dados do carro, se tiver recall pra fazer vai aparecer lá.
Inclusive não mexeria em nada caso a camionete ainda esteja na garantia, deixa a Ford se virar para arrumar se der bosta.

paulorl
05/09/2022, 11:41
Só acessar o site do Detran e colocar os dados do carro, se tiver recall pra fazer vai aparecer lá.
Inclusive não mexeria em nada caso a camionete ainda esteja na garantia, deixa a Ford se virar para arrumar se der bosta.

Verdade, esqueci desse detalhe......... besteira querer mexer ou isolar, se der alguma merda eles podem alegar perda de garantia por ter modificado! Leva na CSS e deixa eles se virarem...

rossetto
05/09/2022, 12:27
Inclusive eu passei pelo recall quando tinha a Ranger, não tive problema antes e nem depois, e nem o dono novo teve problema até o momento.

Tiago Mysczak
01/11/2024, 01:45
Já eu fiz o bloqueio com a placa com o furo de 10mm, e acendeu a luz do trem de força algumas vezes, desliga e liga e volta ao normal aí anda uns 5milkm de boa aí acendeu novamente, levei na css com a luz acesa deu erro P0299, alguém sabe se tem relação com o bloqueio ou é outro problema, e notei que ocorre o erro depois de subir uma serra, ou uma variação de altitude, sei lá, quem dera eu tivesse um mecânico que entende pra me dar as dicas. Pesquisei nos fóruns da Austrália todo mundo falava que tinha que usar a placa com o furo.
Alguém pode me ajudar com alguma dica?
Eu não queria reprogramar.
Mas também não consigo engolir o sistema da EGR.
Ranger 3.2 2019 com 15milkm rodados, bloqueio feito aos 7milkm.
Gustavo, você conseguiu resolver esse problema? A minha ranger está com o mesmo defeito!!!

GLIDER
03/11/2024, 10:04
https://www.youtube.com/watch?v=ZxDL_lGu0V0

https://www.youtube.com/watch?v=4r3kjjrxCt4

minha primeira descabonização foi com 294.000, e ainda fiz de forma voluntaria, sem nenhum aviso no painel. Acredito que preventivamente seria bom o proprietario fazer de 100 em 100 mil km.

diplan
16/03/2025, 08:18

Cara, boa tarde!

minha experiência depois de pesquisar pesquisar..

eu fiz o bypass da mangueira do liquido de arrefecimento que passava pelo resfriador da egr e desativei a egr, inicialmente coloquei um placa para vedar toda passagem dos gases, mais lembrei que tinha lido em algum lugar que a pressão do turbo poderia ser aliviada pelo duto da egr, ai fiquei com receio de bloquear a egr e a pressão do turbo não aliviar, então fiz uma válvula para deixar somente a pressão sair da egr sentido ao escape e não vir do escape em direção a admissão, funcionou.
e bem provável que quando a egr esta aberta e a pressão do turbo for maior que a pressão do escape, essa pressão sai pelo escape. se alguém tiver mais conhecimento sobre isso seria bom compartilhar.

rodei mais de 20mil km com esse bypass e resfriador da egr desativado, ficou top, ate o óleo na segunda troca ficou mais limpo pois não ficou t'ao escuro e contaminado pela foligens do gás de escape que provavelmente contaminava este óleo ali no cilindros e descia um borinha ali pelos anéis. (com este procedimento gerava um erro porem o carro não perdeu forca e ficou foi mais espeta e economica. ranger 2.2 xls 2019 AT )

alguns meses precisei vende a ranger. mais provavelmente vou compra outra e farei o mesmo

RicardoFLN
17/03/2025, 20:46
https://www.youtube.com/watch?v=ZxDL_lGu0V0

https://www.youtube.com/watch?v=4r3kjjrxCt4

minha primeira descabonização foi com 294.000, e ainda fiz de forma voluntaria, sem nenhum aviso no painel. Acredito que preventivamente seria bom o proprietario fazer de 100 em 100 mil km.

Preventivamente o bom mesmo é arrancar toda essa parafernália fora!
Estar ou não carbonizado depende do uso. Se o vivente é daqueles que adora deixar a viatura por um tempão em marcha lenta ou em regime que demande pouca potência, a EGR vai ficar direto permitindo a passagem pra fazer a "diminuição de cilindrada virtual".
Não adianta, o jogo acabou, Game Over! Ou tira tudo fora ou uso intensivo na estrada.

Sds.