Ver Versão Completa : Dúvidas sobre os Nivas
Caros Niveiros!
Estou pensando em comprar um Niva pra mim mas tenho algumas dúvidas e espero que alguém de vcs possa me ajudar. Sou um pouco leigo ainda no assunto!
1º) É possivel ter um niva como carro pro dia-a-dia, sem ter que viver na oficina, ou ficar empenhado como outor jipes?
2º) A manutenção do veiculo é muito cara?
3º) Todos os Nivas vibram muito a direção mesmo usando pneus Pirelli Citynet, ou é algum problema? Qual seria ele e qual a solução?
4º) É fácil trocar o cabo do velocimetro?
Desde já, agradeço a todos. Um abraço de um futuro Niveiro, Vicenzo!
christian govastki
17/04/2006, 13:32
1- Sim, mas não terá o conforto e desempenho/consumo de um carro "normal"
2- Não, é equivalente a de um carro "normal", um pouco mais cara que de um 1000, mas menor que de um mais sofisticado. É importante comprar um em bom estado para que o custo se mantenha dentro de valores razoáveis. Não se esqueça que a maioria dos Nivas já tem mais de 15 anos de uso e donos nem sempre cuidadosos/criteriosos.
3 - Não, deve ter algum problema no alinhamento/balanceamento do veículo (leia no tópico sobre acoplamento/vibração)
4 - Sim, pode-se usar o cabo do VW Passat (consulte o ano exato) ou o específico do Niva, questão de preferência e custo.
Albertosiano
17/04/2006, 13:39
Vicenso,
Claro que é possivel usar no dia a dia.
Eu mesmo usei por muito tempo.
Mas como tudo na vida tem algumas desvantagens:
1- Ele vai quebrar muito mais que outros carros, o conforto é um caso aparte, Troque os bancos se for original. Consumo na base de 7 Km/L
2- A manutenção não é tão cara, algumas peças podem ser substituidas por similares encontradas no mercado.
3- A direção é assim mesmo, dura e com um pouco de folga, tem como vc trocar consulnte na lista.
4- É bem fácil acho que a do passat serve.
Boa sorte na escolha.
Alberto
Niva-91 - Chimbica
Campinas
Cavalcante
17/04/2006, 18:06
1 - Tenho um já vai pra dois anos. É meu carro de trabalho, de trilhas e de competição em raids. Quase toda a manutenção que tive de fazer nele, e não foi pouca, foi por fadiga ou relacho do antigo dono, que era um porco. Mas o que faço em geral não preciso fazer duas vezes, diferente do meu corsa, que em três anos, foram três comandos de válvula, por exemplo. (O outro corsa que eu tinha consumia mais ou menos a mesma coisa...).
2 - A manutenção não é cara, mesmo utilizando-se peças originais. E a maioria dos componentes de suspensão/direção raramente quebram, só precisa fazer embuchamento.
3 - A direção não deve vibrar. O que pode vibrar e acontece em grande parte dos carros são as alavancas da transferência, principalmente em situações de alta velocidade ou em saídas. Se a direção está vibrando, cheque os componentes (barras, caixa, suspensão dianteira, suporte da barra de direção, etc.).
4 - Esquece essa conversa de trocar cabo de velocímetro. Vai numa loja de taxímetros, o cara monta um cabo pra você no comprimento certo, com as roscas certas, sob medida, instala e te cobra R$30,00. Tá, é 2,5 vezes o preço de um do Passat, né? E daí?
chegade4x2
17/04/2006, 20:37
1- UM NIVA COM 15 ANOS DE USO , COM UMA MECANICA BEM CUIDADA E REVISADA COMO O MEU , DÁ MENOS DEFEITO QUE UM CARRO NACIONAL NO MESMO CASO . ISSO CONTUDO SIGNIFICA QUE VC TEM QUE TER MAIS CUIDADOS COM ELE, COMO TERIA COM SEU MONZA OU UNO COM A MESMA IDADE .NA VERDADE COMPARANDO ELE É MUITO MAIS RESISTENTE QUE UM CARRO NACIONAL. MAS VAI SER UM CARRO USADO SENDO UTILIZADO NO DIA - A - DIA . É LOGICO QUE ELE VAI PRECISAR DE MAIS MANUTENÇAO . EU SEMPRE TIVE CARROS VELHOS QUE UTILIZAVA NO TRABALHO , QUANDO COMPREI UM NOVO SENTI A MAIOR DIFERENÇA . PRATICAMENTE NÃO DÁ MANUTENÇÃO.
2- A manutenção é muito barata , se você souber aonde encontrar boas oficinas na sua região . Quando eu não tinha esse conhecimento eu fui garfado varias vezes.
3 - A direção do meu é igual a do meu uno , sem vibração .
4 - é mole , até vc troca.
Caros amigos,
um amigo jipeiro acha que a vibração não vem da direção e sim do conjunto de transmissão por que só ocorre quando o veículo está sobre aceleração... Alguém tem alguma idéia a respeito?
Cavalcante
17/04/2006, 21:06
Bom, pode até ser. Seguinte: se a fixação da caixa de transferência não estiver correta, o que não é difícil de acontecer graças aos fortíssimos prisioneiros que a prendem (o diabo é que os prisioneiros são fortes mesmo, o assoalho é que não é...), dependendo do grau de comprometimento, vibra que balança o carro todo. No meu tinha uns podres e a transferência tava bastante solta, fazendo ele vibrar demais em subidas não muito íngremes quando se sai em primeira. Vibrava que a coluna de direção batia igual doida. Mas as alavancas de transferência vibravam mais ainda, por isso consegui matar a coisa.
christian govastki
19/04/2006, 10:29
Por estas e outras que fiz um sub-chassis que reforça a fixação do conjunto Câmbio+transferência...