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Ver Versão Completa : Gaiola motor transversal suspensão duplo A



RenatoXxe
24/03/2018, 13:34
Venho compartilhar com os amigos do fórum, a fabricação da gaiola 4 lugares, com motor transversal suspensão duplo a.

Flávio Cadore
24/03/2018, 14:45
Posta umas fotos para nós vermos!!!

RenatoXxe
26/03/2018, 20:03
Segue as fotos iniciais





556923

Flávio Cadore
26/03/2018, 21:20
Eu pensei que vc fosse fazer Duplo A nas quatro mas está valendo, na traseira falta espaço porque o motor/caixa fica largo.

RenatoXxe
04/05/2018, 10:28
558127 em andamento

RenatoXxe
04/05/2018, 10:30
558128 em andamento

Flávio Cadore
04/05/2018, 11:58
558128 em andamento

Gostei cara, ficou show!!!!

JHP1997
09/05/2018, 10:09
Caramba, ficou linda. Parabens.
Que motor você usou nela?

RenatoXxe
10/05/2018, 16:12
Motor etorq 1,8 de um fiat linea 2016,

AlexOFF
06/06/2018, 09:00
Ficou linda, Parabens, como esta o projeto hoje?

Deyvide Silva
06/06/2018, 13:01
Parabéns pelo projeto, também iniciei a minha com base no modelo do Ariel Nomad.(Estarei compartilhando aqui no grupo)
Utilizarei Motor GM 2.0 8V (Falta comprar o bendito) com a Caixa F23 Transversal, Também e baseado no Ariel nomad no qual acho incrível o projeto, consegui comprar ele em CAD.
Estou tendo problemas com a aquisição da dobradeira para as curvas, no meu decidi colocar tubos de 2,5 Pol. Qual dobradeira esta usando?
Abs.

RenatoXxe
14/06/2018, 14:29
Boa tare Deyvide eu usei tubo 2'', para fazer no modelo ariel nomade não vai usar uma dobradeira, e sim um calandra,

Deyvide Silva
15/06/2018, 11:35
Boas Renato,
Avaliei todas as ferramentas disponíveis para dobras, fiz testes e acabei chegando na calandra...tenho amigos que utilizaram aquelas hidráulicas de pequeno porte, mas a calandra e mais indicada mesmo.
Estou desenvolvendo minha própria calandra, aqui em Fortaleza devo vender um RIM caso queira comprar uma em loja.
Você poderia passar seu contato para discutirmos ideias?
Grato

RenatoXxe
22/06/2018, 14:51
sim pode entrar em contato pelo e-mail que passo o meu whats, metalpro.ind@gmail.com

Ricardo Baldessar
14/02/2019, 15:48
Estou trocando o conjunto mecanico da minha gaiola. Sai o Ap/cambiofusca por um motor e cambio de kadett.
Alguém teria as medidas das bandejas. pretendo usar as torres de kadett

Marcos ET
19/02/2019, 21:07
(...) baseado no Ariel nomad no qual acho incrível o projeto, consegui comprar ele em CAD.

Amigo, já faz um tempo que procuro este projeto! Você compartilharia/venderia ele na versão CAD?

Deyvide Silva
20/03/2019, 16:04
Amigo, já faz um tempo que procuro este projeto! Você compartilharia/venderia ele na versão CAD?

Boa tarde Marcos,
Fiquei muito tempo a procura e depois de muita insistência e tempo nos fóruns gringos consegui comprar de um americano o projeto em CAD.
Poderia compartilhar mas como comprei posso te repassar a um custo legal. me mande um email: deyvideaviation@gmail.com
Abs

edivanto
14/06/2019, 16:20
pow amigo gostaria também do projeto ele esta em português com medias peças a ser usadas em português

Xandao70
15/08/2019, 11:32
Grande trabalho RenatoXxe. Ficou linda mesmo. Tambem estou iniciando a construção da minha. Usarei o agregado, motor e cambio do astra ou vectra 2.0. A suspensão dianteira será duplo A. Mas não será off-road. Será mais pra uso urbano e estrada. Regularizada e emplacada. Esse é só um esboço inicial.
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Foi baseado nesse veiculo.

cristiano07
05/01/2020, 14:12
Também gostaria de ver o projeto da duplo A mais detalhado, não estou achando um projeto bacana, me manda e-mail para negociamos esse projeto.
Cristianogaldino09@hotmail.com

Eric_Rj
18/04/2020, 21:21
boa noite, como consigo o projeto, achei perfeito! o mais bonito que ja vi

Xandao70
17/07/2020, 15:58
Grande trabalho RenatoXxe. Ficou linda mesmo. Tambem estou iniciando a construção da minha. Usarei o agregado, motor e cambio do astra ou vectra 2.0. A suspensão dianteira será duplo A. Mas não será off-road. Será mais pra uso urbano e estrada. Regularizada e emplacada. Esse é só um esboço inicial.
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Foi baseado nesse veiculo.



Boa tarde Galera! Tudo bem?

Há quase um ano atrás postei que estava começando o a construção da minha gaiola. E comecei, timidamente mas comecei. Pesquisei muito, fiz muitos videos, comprei maquina de solda (mas aprender a soldar, que é bom, nada. Ainda apanho muito.). Desenhei, cortei e trabalhei bastante. Já fiz o "A" inferior da suspenção dianteira. Comprei as magas de eixo do gol G5 e os pivos inferiores (que ainda estão pra chegar, so tenho um ruin de um lado que veio com uma das mangas) para poder começar a fazer o "A" superior. O resultado de tudo isso começou a aparecer recentemente. Por isso vou postar algumas fotos da gaiola e gostaria de saber a opnião de vocês, se estou no caminho certo ou não.

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Um grande abraço a todos!

Flávio Cadore
17/07/2020, 17:15
Boa tarde Galera! Tudo bem?

Há quase um ano atrás postei que estava começando o a construção da minha gaiola. E comecei, timidamente mas comecei. Pesquisei muito, fiz muitos videos, comprei maquina de solda (mas aprender a soldar, que é bom, nada. Ainda apanho muito.). Desenhei, cortei e trabalhei bastante. Já fiz o "A" inferior da suspenção dianteira. Comprei as magas de eixo do gol G5 e os pivos inferiores (que ainda estão pra chegar, so tenho um ruin de um lado que veio com uma das mangas) para poder começar a fazer o "A" superior. O resultado de tudo isso começou a aparecer recentemente. Por isso vou postar algumas fotos da gaiola e gostaria de saber a opnião de vocês, se estou no caminho certo ou não.

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Um grande abraço a todos!

Xandão, referente as buchas do Duplo A, faz elas com diâmetro maior, assim é muito pequena, não vai durar. Faz uma bucha com 50 mm de diâmetro externo, 41 mm de diâmetro interno e uns 40 de largura...eu uso 38 mm de largura. Para as buchas vc pode usar o PU, aquela "borracha" vermelha que se compra nas ferragens, vc vai precisar também de um miolo metálico com diâmetro de 20 mm, vc pode usar para isto, barras de hastes de amortecedores velhos.
Qualquer dúvida é só perguntar...tem um tópico da minha gaiola se vc quizer dar uma olhada, "gaiola motor central".

Xandao70
18/07/2020, 08:54
Xandão, referente as buchas do Duplo A, faz elas com diâmetro maior, assim é muito pequena, não vai durar. Faz uma bucha com 50 mm de diâmetro externo, 41 mm de diâmetro interno e uns 40 de largura...eu uso 38 mm de largura. Para as buchas vc pode usar o PU, aquela "borracha" vermelha que se compra nas ferragens, vc vai precisar também de um miolo metálico com diâmetro de 20 mm, vc pode usar para isto, barras de hastes de amortecedores velhos.
Qualquer dúvida é só perguntar...tem um tópico da minha gaiola se vc quizer dar uma olhada, "gaiola motor central".

Flávio, valeu muito pela dica! Mas antes de alterar ar buchas, deixa eu tirar uma duvida com vc: No duplo A, estou usando as buchas da CG TITAN. Tanto na inferior quanto na superior, e não vou usar a gaiola na trilha, só na cidade e pista. Usei da CG TITAN justamente por ser uma moto pro dia a dia. Baseado nisso e na sua experiência, você acha que mesmo assim as buchas tem que ser maiores? E vou dar uma olhada no seu tópico sim. Valeu...

Xandao70
18/07/2020, 10:16
Xandão, referente as buchas do Duplo A, faz elas com diâmetro maior, assim é muito pequena, não vai durar. Faz uma bucha com 50 mm de diâmetro externo, 41 mm de diâmetro interno e uns 40 de largura...eu uso 38 mm de largura. Para as buchas vc pode usar o PU, aquela "borracha" vermelha que se compra nas ferragens, vc vai precisar também de um miolo metálico com diâmetro de 20 mm, vc pode usar para isto, barras de hastes de amortecedores velhos.
Qualquer dúvida é só perguntar...tem um tópico da minha gaiola se vc quizer dar uma olhada, "gaiola motor central".

Flavio, estou vendo seu tópico e nem cheguei ao fim e já surgiu uma duvida. Sem querer abusar da sua boa vontade, eu vi o desenho que você postou com os três tipos de suspensão duplo A. F-1, F-Indy e a do Corcel. Observei que as mangas de eixo do Gol G5 que vou usar tem geometria similar a do corcel, ou seja, o ponto de fixação do pivô superior (que serão fixados no centro da "abraçadeira" do amortecedor ) é mais próximo ao centro do carro que o inferior. Baseado nisso, posso concluir que, no meu caso, as buchas da bandeja superior devem ficar alinhadas verticalmente com as buchas da bandeja inferior, igual a do Corcel? Está correto?

Flávio Cadore
18/07/2020, 18:00
Flavio, estou vendo seu tópico e nem cheguei ao fim e já surgiu uma duvida. Sem querer abusar da sua boa vontade, eu vi o desenho que você postou com os três tipos de suspensão duplo A. F-1, F-Indy e a do Corcel. Observei que as mangas de eixo do Gol G5 que vou usar tem geometria similar a do corcel, ou seja, o ponto de fixação do pivô superior (que serão fixados no centro da "abraçadeira" do amortecedor ) é mais próximo ao centro do carro que o inferior. Baseado nisso, posso concluir que, no meu caso, as buchas da bandeja superior devem ficar alinhadas verticalmente com as buchas da bandeja inferior, igual a do Corcel? Está correto?


Xandão,vc está correto, é isto mesmo.

Flávio Cadore
18/07/2020, 18:09
Flávio, valeu muito pela dica! Mas antes de alterar ar buchas, deixa eu tirar uma duvida com vc: No duplo A, estou usando as buchas da CG TITAN. Tanto na inferior quanto na superior, e não vou usar a gaiola na trilha, só na cidade e pista. Usei da CG TITAN justamente por ser uma moto pro dia a dia. Baseado nisso e na sua experiência, você acha que mesmo assim as buchas tem que ser maiores? E vou dar uma olhada no seu tópico sim. Valeu...

Estas buchas tem um tamanho bom...se forem originais, elas são feitas de um material bom, já as paralelas nem tanto...eu uso elas no meu kart cross, os esforços são menores mas devem durar sim...se for as paralelas o plástico não dura nada, eu refiz elas com nylon...não termina mais. Eu coloquei até um o-ring externo para vedar a poeira...devo ter comentado isso lá no meu tópico. Essas buchas eram baratas e eu comprei só para pegar a bucha de metal e refiz a parte de plástico em nylon... talvez vc note um barulho seco quando passar por algum buraco.

Xandao70
18/07/2020, 18:42
Estas buchas tem um tamanho bom...se forem originais, elas são feitas de um material bom, já as paralelas nem tanto...eu uso elas no meu kart cross, os esforços são menores mas devem durar sim...se for as paralelas o plástico não dura nada, eu refiz elas com nylon...não termina mais. Eu coloquei até um o-ring externo para vedar a poeira...devo ter comentado isso lá no meu tópico. Essas buchas eram baratas e eu comprei só para pegar a bucha de metal e refiz a parte de plástico em nylon... talvez vc note um barulho seco quando passar por algum buraco.

Não são originais, mas são de boa qualidade. Se não aguentarem mando tornear em nylon e substituo. O legal delas é que tem um canal interno até 1mm antes da borda exterior para facilitar a lubrificação. Isso até me deu a ideia de colocar um bico engraxador em cada bucha para facilitar a manutenção. Dai não preciso desmontar a bandeja para colocar graxa. E um pouquinho de graxa antes do role, vai bem...
Valeu pelas dicas amigo. Muito obrigado mesmo.

Xandao70
18/07/2020, 20:35
Estas buchas tem um tamanho bom...se forem originais, elas são feitas de um material bom, já as paralelas nem tanto...eu uso elas no meu kart cross, os esforços são menores mas devem durar sim...se for as paralelas o plástico não dura nada, eu refiz elas com nylon...não termina mais. Eu coloquei até um o-ring externo para vedar a poeira...devo ter comentado isso lá no meu tópico. Essas buchas eram baratas e eu comprei só para pegar a bucha de metal e refiz a parte de plástico em nylon... talvez vc note um barulho seco quando passar por algum buraco.

Já abusando um pouco, eu vi lá no seu tópico, um post que fala para abandonar amortecedores de motro. Eram justamente eles que eu ia usar na suspensão dianteira...:parede:. O que voce me diz? Qual sua sugestão?

Flávio Cadore
18/07/2020, 21:42
Já abusando um pouco, eu vi lá no seu tópico, um post que fala para abandonar amortecedores de motro. Eram justamente eles que eu ia usar na suspensão dianteira...:parede:. O que voce me diz? Qual sua sugestão?

Qual amortecedor vc pretende usar?

Xandao70
18/07/2020, 23:20
Qual amortecedor vc pretende usar?

O que eu tinha em mente era o da XL125, por ela ser tipo cross e um curso maior no amortecedor e pelo amortecedor ser um pouco mais longo que os demais, cerca de 41 cm. Mas não cheguei a pesquisar mais nada sobre ele?

Flávio Cadore
19/07/2020, 01:30
O que eu tinha em mente era o da XL125, por ela ser tipo cross e um curso maior no amortecedor e pelo amortecedor ser um pouco mais longo que os demais, cerca de 41 cm. Mas não cheguei a pesquisar mais nada sobre ele?

Esse amortecedor é muito fraco pelo peso da gaiola, para vc ter uma ideia, eu uso dois amortecedores de CG em cada roda no meu kart cross... vc vai ter que usar amortecedor de carro e mola de carro...talvez mola de Chevette na frente se usar motor dianteiro...eu uso mola de FIAT 147 na traseira da minha e é pouco ( uso mais um pouco de pressão de ar). Dá uma olhada no amortecedor/mola traseiro do Corolla para a traseira da sua.

Xandao70
19/07/2020, 14:42
Esse amortecedor é muito fraco pelo peso da gaiola, para vc ter uma ideia, eu uso dois amortecedores de CG em cada roda no meu kart cross... vc vai ter que usar amortecedor de carro e mola de carro...talvez mola de Chevette na frente se usar motor dianteiro...eu uso mola de FIAT 147 na traseira da minha e é pouco ( uso mais um pouco de pressão de ar). Dá uma olhada no amortecedor/mola traseiro do Corolla para a traseira da sua.

Caro Flavio, bom dia! Vou detalhar aqui um pouco mais a historia do meu projeto, assim você pode me ajudar mais, se possível, com ele, ok?

Minha gaiola não será usada como off-road. Possuo problemas na coluna então trilha pra mim está fora de questão. Usarei apenas em ruas e estradas comuns. Minha idéia inicial era comprar um triciclo. Mas devido aos problemas de coluna que citei anteriormente, teria que ser com câmbio automático e direção hidráulica / elétrica. Isso fez com que eu desistisse da ideia por um tempo, até que encontrei uma empresa aqui em Paulínia - SP que fazia triciclos com transmissão automática. Só faltava conversar com eles para ver se era possível adaptar uma caixa de direção elétrica. Mas antes disso, conversando com um amigo que é despachante, veio o segundo balde de agua fria. Minha carta é "B", devido ao problema na coluna e portanto não posso dirigir triciclos. Tinha desistido de tudo, até que vi uma gaiola na rua, emplacada e tudo. Ai surgiu a idéia: "vou fazer meu próprio gaiola, atendendo aos meus requisitos". E foi assim que tudo começou.

Meu projeto é de uma gaiola com motor central - transversal. Para isso vou usar o trem de força completo do Vectra (agregado, motor, cambio automático e a suspensão dianteira completa do Vectra), só que na traseira. Ai faltou só a suspensão dianteira, que decidi fazer o duplo A. Mas nunca fiz antes, por isso estou perguntando tudo isso pra você. Uma carta na manga que tenho em relação ao duplo A, é que se começar a dificultar demais, posso usar a torre completa do gol G5 na dianteira, aproveitando só a bandeja inferior que ja fiz.

Seria pedir muito para você fazer uma análise da minha ideia e ver o que pode ser bom e o que eu deveria descartar, baseado na sua experiência? Desde já agradeço.

Flávio Cadore
19/07/2020, 19:28
Eu trocaria o montante dianteiro pelo do Corcel, fazer com esse daí me parece que a distância entre os pivôs é muito grande, por ex: a diferença entre as bandejas superior e inferior do Corcel é de 30 mm se não me engano...quando esta diferença é muito grande altera demais os ângulos da suspensão. Quando a roda vai virar ela vai deitar também. E no sobe e desce da suspensão também vai alterar bastante o ângulo de cambagem.

Xandao70
20/07/2020, 15:49
Eu trocaria o montante dianteiro pelo do Corcel, fazer com esse daí me parece que a distância entre os pivôs é muito grande, por ex: a diferença entre as bandejas superior e inferior do Corcel é de 30 mm se não me engano...quando esta diferença é muito grande altera demais os ângulos da suspensão. Quando a roda vai virar ela vai deitar também. E no sobe e desce da suspensão também vai alterar bastante o ângulo de cambagem.

Flavio, muito obrigado pelas dicas. Na verdade foi uma verdadeira aula! Será de grande ajuda. Eu vou fazer umas montagem provisórias aqui e assim que colher os resultado e medidas, voltamos a conversar. Um grande abraço meu amigo.

Madcow
20/07/2020, 16:26
Boa tarde, tenho um projeto parecido, mas um utilizando um Ap o Flávio até já comentou lá e tô no mesmo dilema do montante dianteiro, me interessei pelo montante do gol pelo fato de algumas versões utilizarem freio de 256 mm ( o meu traseiro já tem 239) a adaptação do pivô no local do amortecedor é difícil? qualquer torneiro resolve? ou ir em busca de um montante de opala/chevette/corcel?

Xandao70
22/07/2020, 10:19
Na minha opinião, não é dificil não, mas tem que escolher um torneiro bom, porque tem alguns por ai que vou te contar...! A maneira que resolvip pra fazer a adaptação foi a seguinte. Foi feito um "copo" usando um tubo de 50 mm com parade de 4 mm. O "fundo" do copo foi feito com uma chapa de metal grossa (espessura um pouco menor que o cônico do pivô que você vai usar), soldada e feito o furo cônico centralizado para fixar o pivô. Tem que ser um torneiro caprichoso para fazer o ângulo do furo certinho com o do pivô, senão não vai ficar firme. AÃ* é só colocar no furo onde vai preso o amortecedor original e apertar bem. O copo tem que encaixar certinho no furo do montante, sem folga nenhuma, senão não vai conseguir dar aperto.

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Xandao70
22/07/2020, 11:43
Em minha opinião, não é difícil não, mas tem que escolher um torneiro bom, porque têm alguns por ai que vou te contar...! A maneira que encontrei pra fazer a adaptação foi a seguinte. Foi feito um "copo" usando um tubo de 50 mm com parede de 4 mm. O "fundo" do copo foi feito com uma chapa de metal grossa (espessura um pouco menor que o cônico do pivô que você vai usar), soldada e feito o furo cônico centralizado para fixar o pivô. Tem que ser um torneiro caprichoso para fazer o ângulo do furo certinho com o do pivô, senão não vai ficar firme. Aí é só colocar no furo aonde vai preso o amortecedor original e apertar bem. O copo tem que encaixar certinho no furo do montante, sem folga nenhuma, senão não vai conseguir dar aperto.

Madcow
22/07/2020, 13:54
Em minha opinião, não é difícil não, mas tem que escolher um torneiro bom, porque têm alguns por ai que vou te contar...! A maneira que encontrei pra fazer a adaptação foi a seguinte. Foi feito um "copo" usando um tubo de 50 mm com parede de 4 mm. O "fundo" do copo foi feito com uma chapa de metal grossa (espessura um pouco menor que o cônico do pivô que você vai usar), soldada e feito o furo cônico centralizado para fixar o pivô. Tem que ser um torneiro caprichoso para fazer o ângulo do furo certinho com o do pivô, senão não vai ficar firme. Aí é só colocar no furo aonde vai preso o amortecedor original e apertar bem. O copo tem que encaixar certinho no furo do montante, sem folga nenhuma, senão não vai conseguir dar aperto.

Bom vou procurar outro montante da mesma linha pois ai só utilizar uma válvula equalizadora para o freio traseiro e e sobre o tubo ali, tenho um torneiro de confiança mas acho que prefiro fazer maciço e depois adicionar aquela chapa que tem original no amortecedor que completa aquele gap na manga de eixo e encontrar um pivô com angulo favorável tenho uns fumoco de focus mas eles são inferiores

Madcow
22/07/2020, 13:59
Outro detalhe é a parte do chicote, central e caixa de fusíveis, como isolar?

Xandao70
22/07/2020, 14:19
Bom vou procurar outro montante da mesma linha pois ai só utilizar uma válvula equalizadora para o freio traseiro e e sobre o tubo ali, tenho um torneiro de confiança mas acho que prefiro fazer maciço e depois adicionar aquela chapa que tem original no amortecedor que completa aquele gap na manga de eixo e encontrar um pivô com angulo favorável tenho uns fumoco de focus mas eles são inferiores

Realmente, a chapa igual a original é uma boa idéia. Não tinha pensado nisso. quanto a usar um cilindro maciço no lugar do tubo, como vc pretente fixar o pivo nele? Não entendi muito bem

Madcow
22/07/2020, 15:25
573753
utilizando o torno pra furar com o angulo correto e fazer o encaixe na "gola" original da manga de eixo.

Madcow
28/07/2020, 10:23
573794
Aqui um exemplo pronto, porem vou ter que tomar cuidado com as dimensões da bandeja superior para não haver mudança no alinhamento.

Xandao70
29/11/2020, 17:01
Vim aqui postar o avanço no meu projeto (A COISA). Faz tempo que não posto nada sobre ele, pois o tempo tá curto, mas ontem terminei a montagem da suspensão dianteira duplo a, com a instalação dos pneus (foi um trampo danado para fazer essa suspensão, muita leitura para saber o que estava fazendo. Fotos então, nem se fala). Vou ter que fazer alguns ajustes no lado esquerdo, pois a cambagem esta um pouco fora. Nas fotos os braços estão em sua posição de trabalho, ou seja o carro ja esta na altura que quero quando rodar, aproximadamente 20 cm do solo. Quando a suspensão sobe, dentro do curso que irei utilizar, a cambagem praticamente não se altera. Quando ela abaixa, a cambagem fica visivelmente negativa. Creio que esteja trabalhando corretamente, certo? Comi bola em alguma parte? Espero o comentário da vocês.

Abraço a todos...

toco santa cruz
29/11/2020, 19:35
Eu optaria por colocar pivos com regulagem, porque provavelmente quando vc colocar motor e outros acessorios mais peso dos passageiros vai alterar esta cambagem que vc deixou.

Xandao70
29/11/2020, 21:09
Eu optaria por colocar pivos com regulagem, porque provavelmente quando vc colocar motor e outros acessorios mais peso dos passageiros vai alterar esta cambagem que vc deixou.

Muito obrigado pela sugestão Toco Santa Cruz.

Eu já estava estudando uma maneira de fazer isso, e minha idéia principal era abrir os furos da placa de suporte do pivô superior fazendo furos ovais e, permitindo assim a regulagem, mas quando fiz a montagem, percebi que quando abaixo o "chassis" do carro, simulando maior peso, a cambagem praticamente não se altera. Ela só muda quando ergo o chassis, o que aconteceria se passasse reto em uma lombada, por exemplo. Lembrando que esse é um carro para estrada e cidade e não para trilha. Com isso o curso da suspensão fica bem reduzido (algo em torno de 15 a 20 cm). Ainda preciso fazer mais medições para checar a alteração da cambagem, mas considerando o que falei sobre a leve alteração da cambagem no caso de mais peso, seria necessário fazer os furos para a regulagem da mesma?

Flávio Cadore
30/11/2020, 01:32
Muito obrigado pela sugestão Toco Santa Cruz.

Eu já estava estudando uma maneira de fazer isso, e minha idéia principal era abrir os furos da placa de suporte do pivô superior fazendo furos ovais e, permitindo assim a regulagem, mas quando fiz a montagem, percebi que quando abaixo o "chassis" do carro, simulando maior peso, a cambagem praticamente não se altera. Ela só muda quando ergo o chassis, o que aconteceria se passasse reto em uma lombada, por exemplo. Lembrando que esse é um carro para estrada e cidade e não para trilha. Com isso o curso da suspensão fica bem reduzido (algo em torno de 15 a 20 cm). Ainda preciso fazer mais medições para checar a alteração da cambagem, mas considerando o que falei sobre a leve alteração da cambagem no caso de mais peso, seria necessário fazer os furos para a regulagem da mesma?

Xandão, eu posso ver para vc como está a cambagem da sua suspensão! me dê a medida da bandeja superior, a da inferior ( a medida o centro do pivô até a linha de centro das buchas das bandejas, a distância entre as linhas de centro das buchas das bandejas inferior e superior e a distância entre centros de giro dos pivôs superior e inferior.

Fellipe Barela
30/11/2020, 15:24
Vim aqui postar o avanço no meu projeto (A COISA). Faz tempo que não posto nada sobre ele, pois o tempo tá curto, mas ontem terminei a montagem da suspensão dianteira duplo a, com a instalação dos pneus (foi um trampo danado para fazer essa suspensão, muita leitura para saber o que estava fazendo. Fotos então, nem se fala). Vou ter que fazer alguns ajustes no lado esquerdo, pois a cambagem esta um pouco fora. Nas fotos os braços estão em sua posição de trabalho, ou seja o carro ja esta na altura que quero quando rodar, aproximadamente 20 cm do solo. Quando a suspensão sobe, dentro do curso que irei utilizar, a cambagem praticamente não se altera. Quando ela abaixa, a cambagem fica visivelmente negativa. Creio que esteja trabalhando corretamente, certo? Comi bola em alguma parte? Espero o comentário da vocês.

Abraço a todos...

Xandao70, Pelas fotos que vc mandou APARENTEMENTE o scrub dessa manga de eixo é grande (é uma manga de mcpearson neh?), ai vc precisa usar braços com tamanhos bem diferentes pra compensar, quanto maior a diferença de tamanho mais ela negativa com carga. Dá uma olhada nesse video e ve se faz sentido pro seu projeto.

574997

Eu nao vejo isso como um problema e sim uma característica, melhor ela negativar com carga do que positivar, as vezes trabalhar com um alinhamento um pouquinho fechado nela vai ficar super boa de curva, com o pneus entrando num ângulo bem favorável nas curvas.

Xandao70
04/12/2020, 16:17
Flavio, desculpe pela demora em responder. Agradeço imensamente sua prestatividade. Vou pegar as medidas certinho e te envio, ok? Desde já o meu muito obrigado.

Xandao70
04/12/2020, 16:31
Felipe, obrigado pelo comentário. creio que seja uma MacPearson sim. E a manga de eixo do gol G5. Ainda nao fiz maiores teste e medições (a semana está meio conturbada) mas pelo pouco que vi, considerando o curso da suspensão que irei utilizar, a cambagem quase não se altera. Vou fazer um teste com uma canetinha laser presa na rosa esse final de semana e depois posto aqui, ok?

Valeu por enquanto.

Xandao70
13/12/2020, 14:26
Flavio, desculpe pela demora em responder. Agradeço imensamente sua prestatividade. Vou pegar as medidas certinho e te envio, ok? Desde já o meu muito obrigado.

Flavio, demorou mas estou enviando as medidas. De antemão já digo que percebi um erro na cambagem agora que pude tira o carro da garagem, colocar na rua e observar de longe, o que antes não era possível. Acho também que por movimentar ele os componentes se acomodaram e o erro ficou muito visível. Creio que terei que afastar os eixos de centro de giro da superior em pelo menos 5 cm. De qualquer forma segue o desenho. Quem sabe co ele em mãos você pode me ajudar a definir melhor as medidas... Desde já o meu muito obrigado.

575092

Flávio Cadore
14/12/2020, 01:22
Flavio, demorou mas estou enviando as medidas. De antemão já digo que percebi um erro na cambagem agora que pude tira o carro da garagem, colocar na rua e observar de longe, o que antes não era possível. Acho também que por movimentar ele os componentes se acomodaram e o erro ficou muito visível. Creio que terei que afastar os eixos de centro de giro da superior em pelo menos 5 cm. De qualquer forma segue o desenho. Quem sabe co ele em mãos você pode me ajudar a definir melhor as medidas... Desde já o meu muito obrigado.

575092

Na medida 26 cm tem que ser 29 cm porque as bandejas devem ficar paralelas entre si e o comprimento da bandeja superior tem que ser 37,5 cm para dar uma variação de 1,5° na cambagem ( o normal ). Tente inventar uma regulagem no pivô superior de 1 cm para poder regular a cambagem conforme a necessidade. Se vc quiser deixar a roda mais deitada ou não. Não sei se vc mediu corretamente aqueles 26 cm mas tem que ser de centro de giro a centro de giro dos pivôs. Se vc mediu certo e é 26 cm mesmo vc vai precisar fazer um tucho mais alto para o pivô.
Se for para tração traseira vai funcionar bem...já se for para direção dianteira aqueles 9,5 cm vão incomodar um pouco porque a roda vai deitar bastante quando fizer as curvas. Se vc quiser melhorar isso dá para soldar o cone do pivô deslocado do centro do tucho...a distância ideal deveria ser de 4,6 cm ao invés de 9,5 cm.
Se tiver tração dianteira vai incomodar mais ainda porque a linha de centro dos pivôs ( linha imaginária entre os centros de giro dos pivôs)deve interceptar o centro de giro da homocinética...até onde eu conheço a linha de centro fica bem longe do ideal...com isso vai "puxar" bastante o semieixo e a homocinética da caixa não suporta um deslocamento muito grande ( é de 20 mm). Isso acontece quando fizer curvas.
Qualquer dúvida é só perguntar.

Flávio Cadore
14/12/2020, 16:09
Tirei alguns prints:

Flávio Cadore
14/12/2020, 16:16
Tirei alguns prints:

No primeiro desenho a distancia entre os pivôs está com 260 e a variação de cambagem é de 5°, é demais.
No quarto desenho é a variação de cambagem é de 1,5°.
No terceiro desenho é um macete para saber o comprimento da bandeja superior.
No segundo desenho é a variação da cambagem com a suspensão para cima, variação de 1,5°.

Flávio Cadore
14/12/2020, 16:33
Eu me enganei com a variação, o ideal é uma variação de 0,7°.
Para o seu caso o ideal seria mudar a medida dos 9,5 cm para 4,6 cm.
Vou mostrar o diagrama da minha gaiola, que foi desenvolvido originalmente pela Ford para o Corcel.

Xandao70
15/12/2020, 10:45
Flavio, bom dia!

Valeu muito pelas dicas, mas quando li seu post pensei : " Nossa, será que eu errei tanto assim no projeto, a ponto de ter que fazer todas essas modificações" e resolvi dar uma nova olhada na suspensão. Foi ai que percebi o que fiz de errado. Como o carro não tem amortecedores ainda, coloquei um pedaço de madeira para travar a suspensão e eu poder movimentar o carro usando as rodas dianteiras. Quando coloquei a madeira, travei a suspensão na posição inferior, onde ela ficaria com os amortecedores totalmente abertos, por isso a cambagem alterou tanto. tirei as rodas e refiz todas as medições com a suspensão na posição normal, depois com a roda 10 cm para baixo e novamente com as rodas 10 cm para cima. medi os ângulos dos braços e a cambagem do cubo. também medi corretamente a distancia horizontal e vertical entre os centros de giro dos pivos. Vou te enviar um desenho com as medidas. Será que voce poderia dar uma olhada, por favor?

575113

Flávio Cadore
15/12/2020, 11:22
Flavio, bom dia!

Valeu muito pelas dicas, mas quando li seu post pensei : " Nossa, será que eu errei tanto assim no projeto, a ponto de ter que fazer todas essas modificações" e resolvi dar uma nova olhada na suspensão. Foi ai que percebi o que fiz de errado. Como o carro não tem amortecedores ainda, coloquei um pedaço de madeira para travar a suspensão e eu poder movimentar o carro usando as rodas dianteiras. Quando coloquei a madeira, travei a suspensão na posição inferior, onde ela ficaria com os amortecedores totalmente abertos, por isso a cambagem alterou tanto. tirei as rodas e refiz todas as medições com a suspensão na posição normal, depois com a roda 10 cm para baixo e novamente com as rodas 10 cm para cima. medi os ângulos dos braços e a cambagem do cubo. também medi corretamente a distancia horizontal e vertical entre os centros de giro dos pivos. Vou te enviar um desenho com as medidas. Será que voce poderia dar uma olhada, por favor?

575113

Xandão, dá para manter assim... mas vc tem que ver a questão do semieixo, se ele vai trabalhar certo. Ele deve ficar paralelo com a bandeja.
O diagrama da suspensão não está perfeito mas acho que vai assim... Com a suspensão toda alta fica com 0.9° e toda baixa quase em zero...0,18°segue os desenhos.

Xandao70
15/12/2020, 13:27
Xandão, dá para manter assim... mas vc tem que ver a questão do semieixo, se ele vai trabalhar certo. Ele deve ficar paralelo com a bandeja.
O diagrama da suspensão não está perfeito mas acho que vai assim... Com a suspensão toda alta fica com 0.9° e toda baixa quase em zero...0,18°segue os desenhos.

Flavio, não terá semieixo, pois a tração será traseira. Quando vc diz que dá pra manter assim, você vê algum possível problema em segurança ou dirigibilidade? Ou outro aspecto importante?

No geral, a suspensão deve funcionar bem para cidade e estradas?

Flávio Cadore
15/12/2020, 16:11
Flavio, não terá semieixo, pois a tração será traseira. Quando vc diz que dá pra manter assim, você vê algum possível problema em segurança ou dirigibilidade? Ou outro aspecto importante?

No geral, a suspensão deve funcionar bem para cidade e estradas?

Problema de segurança vc não terá...desde que não escape o tucho do montante mas acho que é tranquilo ali.
A suspensão vai trabalhar bem e os pneus vão se desgastar parelhos.
Já a dirigibilidade vai depender de como vai ficar o braço da direção, a roda não deverá mexer quando a suspensão trabalhar para cima e para baixo...

Flávio Cadore
15/12/2020, 16:17
Estive olhando o seu montante do rolamento e acho que vc deveria colocar o setor de direção na frente do eixo por causa da geometria de direção. Pense na possibilidade, de que carro é o montante que vc está usando? no carro de origem ele estava na frente ou atrás do eixo dianteiro?

Flávio Cadore
15/12/2020, 20:08
Xandão, quando vc fizer uma curva a roda vai deitar, teste isso para ver o quanto ela vai inclinar...na minha gaiola que tem 35 mm de deslocamento ela se inclina uma quantia e a sua com 110 mm vai se inclinar outro tanto. Se for demais ela pode perder um pouco de estabilidade.

Xandao70
15/12/2020, 20:08
Problema de segurança vc não terá...desde que não escape o tucho do montante mas acho que é tranquilo ali.
A suspensão vai trabalhar bem e os pneus vão se desgastar parelhos.
Já a dirigibilidade vai depender de como vai ficar o braço da direção, a roda não deverá mexer quando a suspensão trabalhar para cima e para baixo...

Escapar o tucho e muito difícil. Pensando em uma possível afrouxada do parafuso, resolvi fazer um rasgo na lateral do tucho e soldei uma "orelha" que fica bel no meio do vão da abraçadeira que prende o tucho. Furei a "orelha" e o mesmo parafuso que aperta a abraçadeira, passa pelo furo da orelha. Mesmo que o parafuso afrouxe, o tucho não sai da abraçadeira.

Xandao70
15/12/2020, 20:29
Estive olhando o seu montante do rolamento e acho que vc deveria colocar o setor de direção na frente do eixo por causa da geometria de direção. Pense na possibilidade, de que carro é o montante que vc está usando? no carro de origem ele estava na frente ou atrás do eixo dianteiro?

Creio que não haveria problemas em colocar o setor na frente do eixo. Vai depender da caixa de direção que eu vou usar (estou pensando na do Monza), se tiver que inverter e se for possível fazer a inversão. Os montantes são do Gol G5. Originalmente eles ficam atrás do eixo.

Xandao70
15/12/2020, 20:32
Xandão, quando vc fizer uma curva a roda vai deitar, teste isso para ver o quanto ela vai inclinar...na minha gaiola que tem 35 mm de deslocamento ela se inclina uma quantia e a sua com 110 mm vai se inclinar outro tanto. Se for demais ela pode perder um pouco de estabilidade.

Acabei de fazer um teste rapido e a roda se inclina cerca de 7º. Isso é muito, é aceitável? Se for muito, posso diminuir o caster facilmente, para diminuir a inclinação...

Flávio Cadore
16/12/2020, 00:41
Acabei de fazer um teste rapido e a roda se inclina cerca de 7º. Isso é muito, é aceitável? Se for muito, posso diminuir o caster facilmente, para diminuir a inclinação...

Veja com a roda no chão se essa inclinação diminui muito a área de contato do pneu com o chão...se diminuir muito tem que ficar esperto nas curvas.
Boa ideia a "orelha furada".....
Nos carros geralmente o caster é em torno de 5° mas na minha gaiola eu mudei para 9° porque a frente é leve e fica mais difícil para a direção retornar ao centro...na minha ela retorna de leve, poderia ter um pouco mais de caster.

Flávio Cadore
17/12/2020, 18:19
Xandão, bole uma maneira de testar o setor de direção para ver como ele se comporta, pelo que eu vi os bracinhos da direção devem ficar virados para trás...
Mas eu te aconselho a trocar pelo montante do Corcel, tem que fazer uma usinagem nele mas no final das contas compensa...com o montante de Gol está muito incerto, pode ser que não fique tão bom.

Xandao70
25/01/2021, 11:18
Flavio, bom dia!

Desculpe a demora em responder, mas final de ano é sempre complicado. Mais alguns percalços pelo caminho , e a coisa ficou bem complicada.

Mas vamos lá... ainda não fiz mais testes, mas fiquei com uma dúvida. Os bracinhos da direção ficando voltados para tras, estariam na mesma posição que no veiculo original. O que você quer dizer com pode ser que não fique tão bom.

Outra coisa, minha gailoa tem que ter cambio automatico. achei um Santana quadrado para venda, o que voce me diz sobre o cambio? É bom?

Flávio Cadore
25/01/2021, 11:47
Flavio, bom dia!

Desculpe a demora em responder, mas final de ano é sempre complicado. Mais alguns percalços pelo caminho , e a coisa ficou bem complicada.

Mas vamos lá... ainda não fiz mais testes, mas fiquei com uma dúvida. Os bracinhos da direção ficando voltados para tras, estariam na mesma posição que no veiculo original. O que você quer dizer com pode ser que não fique tão bom.

Outra coisa, minha gailoa tem que ter cambio automatico. achei um Santana quadrado para venda, o que voce me diz sobre o cambio? É bom?

Se os braços ficam voltados para trás no carro original vc deve manter eles voltados para trás na gaiola...quando eu disse que "pode ser que não fique tão bom" me referia ao fato da medida 110 não ser a usal, geralmente é menor, e por isso pode trazer inconvenientes como a roda inclinar demais nas curvas, inclinar demais quando trabalha... e isso lá na frente vc pode chegar a conclusão que poderia ser melhor.
Câmbio automático? cai fora....kkkk...é "bom" até quando funciona e quando estraga é pra mais de 5.000,00 para arrumar....

Xandao70
25/01/2021, 12:27
Se os braços ficam voltados para trás no carro original vc deve manter eles voltados para trás na gaiola...quando eu disse que "pode ser que não fique tão bom" me referia ao fato da medida 110 não ser a usal, geralmente é menor, e por isso pode trazer inconvenientes como a roda inclinar demais nas curvas, inclinar demais quando trabalha... e isso lá na frente vc pode chegar a conclusão que poderia ser melhor.
Câmbio automático? cai fora....kkkk...é "bom" até quando funciona e quando estraga é pra mais de 5.000,00 para arrumar....

Quanto a suspensão, entendi. valeu pela dica.

Já quanto ao cambio, não tenho opção. Ou é cambio automatico ou não posso dirigir. Tenho hernia de disco e existem restrições na minha CNH. Tem que ter direção hidráulica / eletrica e cambio automatico.

também pensei em usar o motor e cambio de um vectra.

Flávio Cadore
25/01/2021, 19:21
Neste caso, motor e caixa de Vectra é a melhor opção, assim fica mais curto o trem de força. Motor e caixa VW fica bem mais comprido.

Xandao70
26/01/2021, 09:37
Neste caso, motor e caixa de Vectra é a melhor opção, assim fica mais curto o trem de força. Motor e caixa VW fica bem mais comprido.

Valeu Flavio. Muito obrigado pela ajuda. vou continuar os trabalhos aqui e quando tiver novidades, compartilho aqui. Muito obrigado mesmo!

Um grande abraço.