PDA

Ver Versão Completa : Gaiola motor transversal suspensão duplo A

RenatoXxe
24/03/2018, 13:34
Venho compartilhar com os amigos do fórum, a fabricação da gaiola 4 lugares, com motor transversal suspensão duplo a.

Flávio Cadore
24/03/2018, 14:45
Posta umas fotos para nós vermos!!!

RenatoXxe
26/03/2018, 20:03
Segue as fotos iniciais

556923

Flávio Cadore
26/03/2018, 21:20
Eu pensei que vc fosse fazer Duplo A nas quatro mas está valendo, na traseira falta espaço porque o motor/caixa fica largo.

RenatoXxe
04/05/2018, 10:28
558127 em andamento

RenatoXxe
04/05/2018, 10:30
558128 em andamento

Flávio Cadore
04/05/2018, 11:58
558128 em andamento

Gostei cara, ficou show!!!!

JHP1997
09/05/2018, 10:09
Caramba, ficou linda. Parabens.
Que motor você usou nela?

RenatoXxe
10/05/2018, 16:12
Motor etorq 1,8 de um fiat linea 2016,

AlexOFF
06/06/2018, 09:00
Ficou linda, Parabens, como esta o projeto hoje?

Deyvide Silva
06/06/2018, 13:01
Parabéns pelo projeto, também iniciei a minha com base no modelo do Ariel Nomad.(Estarei compartilhando aqui no grupo)
Utilizarei Motor GM 2.0 8V (Falta comprar o bendito) com a Caixa F23 Transversal, Também e baseado no Ariel nomad no qual acho incrível o projeto, consegui comprar ele em CAD.
Estou tendo problemas com a aquisição da dobradeira para as curvas, no meu decidi colocar tubos de 2,5 Pol. Qual dobradeira esta usando?
Abs.

RenatoXxe
14/06/2018, 14:29
Boa tare Deyvide eu usei tubo 2'', para fazer no modelo ariel nomade não vai usar uma dobradeira, e sim um calandra,

Deyvide Silva
15/06/2018, 11:35
Boas Renato,
Avaliei todas as ferramentas disponíveis para dobras, fiz testes e acabei chegando na calandra...tenho amigos que utilizaram aquelas hidráulicas de pequeno porte, mas a calandra e mais indicada mesmo.
Estou desenvolvendo minha própria calandra, aqui em Fortaleza devo vender um RIM caso queira comprar uma em loja.
Você poderia passar seu contato para discutirmos ideias?
Grato

RenatoXxe
22/06/2018, 14:51
sim pode entrar em contato pelo e-mail que passo o meu whats, metalpro.ind@gmail.com

Ricardo Baldessar
14/02/2019, 15:48
Estou trocando o conjunto mecanico da minha gaiola. Sai o Ap/cambiofusca por um motor e cambio de kadett.
Alguém teria as medidas das bandejas. pretendo usar as torres de kadett

Marcos ET
19/02/2019, 21:07
(...) baseado no Ariel nomad no qual acho incrível o projeto, consegui comprar ele em CAD.

Amigo, já faz um tempo que procuro este projeto! Você compartilharia/venderia ele na versão CAD?

Deyvide Silva
20/03/2019, 16:04
Amigo, já faz um tempo que procuro este projeto! Você compartilharia/venderia ele na versão CAD?

Boa tarde Marcos,
Fiquei muito tempo a procura e depois de muita insistência e tempo nos fóruns gringos consegui comprar de um americano o projeto em CAD.
Poderia compartilhar mas como comprei posso te repassar a um custo legal. me mande um email: deyvideaviation@gmail.com
Abs

edivanto
14/06/2019, 16:20
pow amigo gostaria também do projeto ele esta em português com medias peças a ser usadas em português

Xandao70
15/08/2019, 11:32
Grande trabalho RenatoXxe. Ficou linda mesmo. Tambem estou iniciando a construção da minha. Usarei o agregado, motor e cambio do astra ou vectra 2.0. A suspensão dianteira será duplo A. Mas não será off-road. Será mais pra uso urbano e estrada. Regularizada e emplacada. Esse é só um esboço inicial.
568192568193568194

Foi baseado nesse veiculo.

cristiano07
05/01/2020, 14:12
Também gostaria de ver o projeto da duplo A mais detalhado, não estou achando um projeto bacana, me manda e-mail para negociamos esse projeto.
Cristianogaldino09@hotmail.com

Eric_Rj
18/04/2020, 21:21
boa noite, como consigo o projeto, achei perfeito! o mais bonito que ja vi

Xandao70
17/07/2020, 15:58
Grande trabalho RenatoXxe. Ficou linda mesmo. Tambem estou iniciando a construção da minha. Usarei o agregado, motor e cambio do astra ou vectra 2.0. A suspensão dianteira será duplo A. Mas não será off-road. Será mais pra uso urbano e estrada. Regularizada e emplacada. Esse é só um esboço inicial.
568192568193568194

Foi baseado nesse veiculo.

Boa tarde Galera! Tudo bem?

Há quase um ano atrás postei que estava começando o a construção da minha gaiola. E comecei, timidamente mas comecei. Pesquisei muito, fiz muitos videos, comprei maquina de solda (mas aprender a soldar, que é bom, nada. Ainda apanho muito.). Desenhei, cortei e trabalhei bastante. Já fiz o "A" inferior da suspenção dianteira. Comprei as magas de eixo do gol G5 e os pivos inferiores (que ainda estão pra chegar, so tenho um ruin de um lado que veio com uma das mangas) para poder começar a fazer o "A" superior. O resultado de tudo isso começou a aparecer recentemente. Por isso vou postar algumas fotos da gaiola e gostaria de saber a opnião de vocês, se estou no caminho certo ou não.

573666573667573668573669573670

Um grande abraço a todos!

Flávio Cadore
17/07/2020, 17:15
Boa tarde Galera! Tudo bem?

Há quase um ano atrás postei que estava começando o a construção da minha gaiola. E comecei, timidamente mas comecei. Pesquisei muito, fiz muitos videos, comprei maquina de solda (mas aprender a soldar, que é bom, nada. Ainda apanho muito.). Desenhei, cortei e trabalhei bastante. Já fiz o "A" inferior da suspenção dianteira. Comprei as magas de eixo do gol G5 e os pivos inferiores (que ainda estão pra chegar, so tenho um ruin de um lado que veio com uma das mangas) para poder começar a fazer o "A" superior. O resultado de tudo isso começou a aparecer recentemente. Por isso vou postar algumas fotos da gaiola e gostaria de saber a opnião de vocês, se estou no caminho certo ou não.

573666573667573668573669573670

Um grande abraço a todos!

Xandão, referente as buchas do Duplo A, faz elas com diâmetro maior, assim é muito pequena, não vai durar. Faz uma bucha com 50 mm de diâmetro externo, 41 mm de diâmetro interno e uns 40 de largura...eu uso 38 mm de largura. Para as buchas vc pode usar o PU, aquela "borracha" vermelha que se compra nas ferragens, vc vai precisar também de um miolo metálico com diâmetro de 20 mm, vc pode usar para isto, barras de hastes de amortecedores velhos.
Qualquer dúvida é só perguntar...tem um tópico da minha gaiola se vc quizer dar uma olhada, "gaiola motor central".

Xandao70
18/07/2020, 08:54
Xandão, referente as buchas do Duplo A, faz elas com diâmetro maior, assim é muito pequena, não vai durar. Faz uma bucha com 50 mm de diâmetro externo, 41 mm de diâmetro interno e uns 40 de largura...eu uso 38 mm de largura. Para as buchas vc pode usar o PU, aquela "borracha" vermelha que se compra nas ferragens, vc vai precisar também de um miolo metálico com diâmetro de 20 mm, vc pode usar para isto, barras de hastes de amortecedores velhos.
Qualquer dúvida é só perguntar...tem um tópico da minha gaiola se vc quizer dar uma olhada, "gaiola motor central".

Flávio, valeu muito pela dica! Mas antes de alterar ar buchas, deixa eu tirar uma duvida com vc: No duplo A, estou usando as buchas da CG TITAN. Tanto na inferior quanto na superior, e não vou usar a gaiola na trilha, só na cidade e pista. Usei da CG TITAN justamente por ser uma moto pro dia a dia. Baseado nisso e na sua experiência, você acha que mesmo assim as buchas tem que ser maiores? E vou dar uma olhada no seu tópico sim. Valeu...

Xandao70
18/07/2020, 10:16

Flavio, estou vendo seu tópico e nem cheguei ao fim e já surgiu uma duvida. Sem querer abusar da sua boa vontade, eu vi o desenho que você postou com os três tipos de suspensão duplo A. F-1, F-Indy e a do Corcel. Observei que as mangas de eixo do Gol G5 que vou usar tem geometria similar a do corcel, ou seja, o ponto de fixação do pivô superior (que serão fixados no centro da "abraçadeira" do amortecedor ) é mais próximo ao centro do carro que o inferior. Baseado nisso, posso concluir que, no meu caso, as buchas da bandeja superior devem ficar alinhadas verticalmente com as buchas da bandeja inferior, igual a do Corcel? Está correto?

Flávio Cadore
18/07/2020, 18:00
Flavio, estou vendo seu tópico e nem cheguei ao fim e já surgiu uma duvida. Sem querer abusar da sua boa vontade, eu vi o desenho que você postou com os três tipos de suspensão duplo A. F-1, F-Indy e a do Corcel. Observei que as mangas de eixo do Gol G5 que vou usar tem geometria similar a do corcel, ou seja, o ponto de fixação do pivô superior (que serão fixados no centro da "abraçadeira" do amortecedor ) é mais próximo ao centro do carro que o inferior. Baseado nisso, posso concluir que, no meu caso, as buchas da bandeja superior devem ficar alinhadas verticalmente com as buchas da bandeja inferior, igual a do Corcel? Está correto?

Xandão,vc está correto, é isto mesmo.

Flávio Cadore
18/07/2020, 18:09
Flávio, valeu muito pela dica! Mas antes de alterar ar buchas, deixa eu tirar uma duvida com vc: No duplo A, estou usando as buchas da CG TITAN. Tanto na inferior quanto na superior, e não vou usar a gaiola na trilha, só na cidade e pista. Usei da CG TITAN justamente por ser uma moto pro dia a dia. Baseado nisso e na sua experiência, você acha que mesmo assim as buchas tem que ser maiores? E vou dar uma olhada no seu tópico sim. Valeu...

Estas buchas tem um tamanho bom...se forem originais, elas são feitas de um material bom, já as paralelas nem tanto...eu uso elas no meu kart cross, os esforços são menores mas devem durar sim...se for as paralelas o plástico não dura nada, eu refiz elas com nylon...não termina mais. Eu coloquei até um o-ring externo para vedar a poeira...devo ter comentado isso lá no meu tópico. Essas buchas eram baratas e eu comprei só para pegar a bucha de metal e refiz a parte de plástico em nylon... talvez vc note um barulho seco quando passar por algum buraco.

Xandao70
18/07/2020, 18:42
Estas buchas tem um tamanho bom...se forem originais, elas são feitas de um material bom, já as paralelas nem tanto...eu uso elas no meu kart cross, os esforços são menores mas devem durar sim...se for as paralelas o plástico não dura nada, eu refiz elas com nylon...não termina mais. Eu coloquei até um o-ring externo para vedar a poeira...devo ter comentado isso lá no meu tópico. Essas buchas eram baratas e eu comprei só para pegar a bucha de metal e refiz a parte de plástico em nylon... talvez vc note um barulho seco quando passar por algum buraco.

Não são originais, mas são de boa qualidade. Se não aguentarem mando tornear em nylon e substituo. O legal delas é que tem um canal interno até 1mm antes da borda exterior para facilitar a lubrificação. Isso até me deu a ideia de colocar um bico engraxador em cada bucha para facilitar a manutenção. Dai não preciso desmontar a bandeja para colocar graxa. E um pouquinho de graxa antes do role, vai bem...
Valeu pelas dicas amigo. Muito obrigado mesmo.

Xandao70
18/07/2020, 20:35

Já abusando um pouco, eu vi lá no seu tópico, um post que fala para abandonar amortecedores de motro. Eram justamente eles que eu ia usar na suspensão dianteira...:parede:. O que voce me diz? Qual sua sugestão?

Flávio Cadore
18/07/2020, 21:42
Já abusando um pouco, eu vi lá no seu tópico, um post que fala para abandonar amortecedores de motro. Eram justamente eles que eu ia usar na suspensão dianteira...:parede:. O que voce me diz? Qual sua sugestão?

Qual amortecedor vc pretende usar?

Xandao70
18/07/2020, 23:20
Qual amortecedor vc pretende usar?

O que eu tinha em mente era o da XL125, por ela ser tipo cross e um curso maior no amortecedor e pelo amortecedor ser um pouco mais longo que os demais, cerca de 41 cm. Mas não cheguei a pesquisar mais nada sobre ele?

Flávio Cadore
19/07/2020, 01:30
O que eu tinha em mente era o da XL125, por ela ser tipo cross e um curso maior no amortecedor e pelo amortecedor ser um pouco mais longo que os demais, cerca de 41 cm. Mas não cheguei a pesquisar mais nada sobre ele?

Esse amortecedor é muito fraco pelo peso da gaiola, para vc ter uma ideia, eu uso dois amortecedores de CG em cada roda no meu kart cross... vc vai ter que usar amortecedor de carro e mola de carro...talvez mola de Chevette na frente se usar motor dianteiro...eu uso mola de FIAT 147 na traseira da minha e é pouco ( uso mais um pouco de pressão de ar). Dá uma olhada no amortecedor/mola traseiro do Corolla para a traseira da sua.

Xandao70
19/07/2020, 14:42
Esse amortecedor é muito fraco pelo peso da gaiola, para vc ter uma ideia, eu uso dois amortecedores de CG em cada roda no meu kart cross... vc vai ter que usar amortecedor de carro e mola de carro...talvez mola de Chevette na frente se usar motor dianteiro...eu uso mola de FIAT 147 na traseira da minha e é pouco ( uso mais um pouco de pressão de ar). Dá uma olhada no amortecedor/mola traseiro do Corolla para a traseira da sua.

Caro Flavio, bom dia! Vou detalhar aqui um pouco mais a historia do meu projeto, assim você pode me ajudar mais, se possível, com ele, ok?

Minha gaiola não será usada como off-road. Possuo problemas na coluna então trilha pra mim está fora de questão. Usarei apenas em ruas e estradas comuns. Minha idéia inicial era comprar um triciclo. Mas devido aos problemas de coluna que citei anteriormente, teria que ser com câmbio automático e direção hidráulica / elétrica. Isso fez com que eu desistisse da ideia por um tempo, até que encontrei uma empresa aqui em Paulínia - SP que fazia triciclos com transmissão automática. Só faltava conversar com eles para ver se era possível adaptar uma caixa de direção elétrica. Mas antes disso, conversando com um amigo que é despachante, veio o segundo balde de agua fria. Minha carta é "B", devido ao problema na coluna e portanto não posso dirigir triciclos. Tinha desistido de tudo, até que vi uma gaiola na rua, emplacada e tudo. Ai surgiu a idéia: "vou fazer meu próprio gaiola, atendendo aos meus requisitos". E foi assim que tudo começou.

Meu projeto é de uma gaiola com motor central - transversal. Para isso vou usar o trem de força completo do Vectra (agregado, motor, cambio automático e a suspensão dianteira completa do Vectra), só que na traseira. Ai faltou só a suspensão dianteira, que decidi fazer o duplo A. Mas nunca fiz antes, por isso estou perguntando tudo isso pra você. Uma carta na manga que tenho em relação ao duplo A, é que se começar a dificultar demais, posso usar a torre completa do gol G5 na dianteira, aproveitando só a bandeja inferior que ja fiz.

Seria pedir muito para você fazer uma análise da minha ideia e ver o que pode ser bom e o que eu deveria descartar, baseado na sua experiência? Desde já agradeço.

Flávio Cadore
19/07/2020, 19:28
Eu trocaria o montante dianteiro pelo do Corcel, fazer com esse daí me parece que a distância entre os pivôs é muito grande, por ex: a diferença entre as bandejas superior e inferior do Corcel é de 30 mm se não me engano...quando esta diferença é muito grande altera demais os ângulos da suspensão. Quando a roda vai virar ela vai deitar também. E no sobe e desce da suspensão também vai alterar bastante o ângulo de cambagem.

Xandao70
20/07/2020, 15:49
Eu trocaria o montante dianteiro pelo do Corcel, fazer com esse daí me parece que a distância entre os pivôs é muito grande, por ex: a diferença entre as bandejas superior e inferior do Corcel é de 30 mm se não me engano...quando esta diferença é muito grande altera demais os ângulos da suspensão. Quando a roda vai virar ela vai deitar também. E no sobe e desce da suspensão também vai alterar bastante o ângulo de cambagem.

Flavio, muito obrigado pelas dicas. Na verdade foi uma verdadeira aula! Será de grande ajuda. Eu vou fazer umas montagem provisórias aqui e assim que colher os resultado e medidas, voltamos a conversar. Um grande abraço meu amigo.

Madcow
20/07/2020, 16:26
Boa tarde, tenho um projeto parecido, mas um utilizando um Ap o Flávio até já comentou lá e tô no mesmo dilema do montante dianteiro, me interessei pelo montante do gol pelo fato de algumas versões utilizarem freio de 256 mm ( o meu traseiro já tem 239) a adaptação do pivô no local do amortecedor é difícil? qualquer torneiro resolve? ou ir em busca de um montante de opala/chevette/corcel?

Xandao70
22/07/2020, 10:19
Na minha opinião, não é dificil não, mas tem que escolher um torneiro bom, porque tem alguns por ai que vou te contar...! A maneira que resolvip pra fazer a adaptação foi a seguinte. Foi feito um "copo" usando um tubo de 50 mm com parade de 4 mm. O "fundo" do copo foi feito com uma chapa de metal grossa (espessura um pouco menor que o cônico do pivô que você vai usar), soldada e feito o furo cônico centralizado para fixar o pivô. Tem que ser um torneiro caprichoso para fazer o ângulo do furo certinho com o do pivô, senão não vai ficar firme. AÃ* é só colocar no furo onde vai preso o amortecedor original e apertar bem. O copo tem que encaixar certinho no furo do montante, sem folga nenhuma, senão não vai conseguir dar aperto.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/image/png;base64,iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAArkAAAHdCAYAAAA Z02FlAAAgAElEQVR4nO3dPYgk3X4f4FeRwVfIlkDmCi3C4m4kR VamTJlgQWYMdiDswDgyisQEaxQIHDi9gUDBwAoMDhwIlDiyvQx CmTKHinZDZSsxGunuO2K55aC7p vjVNWpOn3641/PAwX3ne6uj9N7f/2bM9VV3zUAABDMd5feAQAAODUlFwCAcJRcAADCUXIBAAhHyQUA IBwlFwCAcJRcAADCUXIBAAhHyQUAIBwlFwCAcJRcAADCUXIBAA hHyQUAIBwlFwCAcJRcAADCUXIBAAhHyQUAIBwlFwCAcJRcAADO 7 P75subu brpzqrV3IBADirbw93zZd3H5pvFbeh5AIAEI6SCwBLfXzffHnz 9nV5/th7/NOH5qn1 Jc3b5unh8 tJ3xuvr5LvG7/8y 91w6ft/NyP/34 DrfNy8z29zt7/Gx5DYO45CckSvZ7vHYRschc4zHtz ynsSxjI9zjfdrxOzxJrZ1/7hgP6ffj/ljGPs3vXwbp6LkAsAS 7Jx/DB/bJ7bxWhf/FKF7PhhPl1yOx/6 /UNi8Bj8/zmrnm v2uVmZT OvdFo1eA0uVk/9p36T8tv9y/bZ7v30 W3PZ p4rXVCEcLT8Lxnh8 n1fHu46213apxrvF9rj7crNdbT 5lTUufHIqfkrir5Kyi5ALDEpw/N0 iXZRJl4uDj 9ZM4oKSO3ht62fvPjTfPn1onlIzlBPr7J4POV9ynz/uyk3nmA/b/ZhfcpvOc9eW3GVjPL79x Y5ZxZxcpxrvF99ucfbNVtyB6/PKKAZY6HkAsDNOvzJNVF0JwtwuyguLLn7QtZ /rEETpSg5DrT/z1dcoel89vDfjYvu QumUGeKLkLx3h0 5PrSe1HapxrvF9rj3e437Mlt7Of8wU0ZyyUXAC4ccdzRlslY3K WLqdQZJamXvGZ/qZ66jzIdjGaOne1tZ dWb9WuZopuWvPmR2ek7t/bOEYj24/5/JVs Nc4/1K7UPO8XatLbmj5zBnjkXZ eGnpeQCQIFvD3fHsnSmmdxBwVh6CkWn4OXN5Hb2oV1sc2dyB39 aP/NMbn/7GSV3fpxrvF9rj7fr1DO5uWNhJhcAwhgpgn0nOyc3/Q318W pp9aZW266jx1OUegU0IWnK R 0Wn8nNxlYzy /blzcnPGucb7tfZ4u057Tm7 WCi5AHCjBt 780IdmZ2D0qurtB/7cgM5G67qcJzqpncpnUZq96M6JIvnmV 0Wnq6gpLxnh8 yPr fh 95qscT7V 9U/X3nN8XbNltzsf5PLjkHJBYCb1Z/VSvy5uHcd3eFzxs6TnTt/NnEZrFdjM35z10idv07u4Ln9y3DlltzZc0C718mdnOnMHOPx7e/sitrwOrl543yq92u65OYdb9f8dXJz/k3uxu9UY E6uQAAZ/Zyf74ZRs5DyQUANu/1kmiEoeQCABu2 5P76tvtcrWUXAAAwlFyAQAIR8kFACAcJRcAgHCUXAAAwlFyAQA IR8kFgIVe7qfuINZ9Tv/ngztsJe4wlv9Y6ja TTN6 9TO3cmO6xu/levbkbuZ7b3e5vdt77mpu43tjz2xvrGxaj WXFfrurbj70nmuPWPZfJOXHnv0 nHNWfM5u5wl7ue9PPSY5hxJ7OiY1pHyQWAhWZvOds8Ns9v7prn 4wbDHz60Dy93v50pJw2x8fa2x2/3Wp yX16N148n /Hbtm7X1fvtq3fHu46RS v5E6P1cv9fh97xTRVctPvSca47YtnZ7z2pWxqnZPvU5VxPZgas 8TY749veCz5/07747v7Ze3wnkyNR5Mc32XHtI6SC8AmtWeclpotuYcy elD8zQ629o0w0KyrOR2S vwuTkl9/njrly0S1Vz2O/R9e9uoDA 47ag5M6M1W6sH3czha3yU1Jyk2U/9dqP70dmy ffpzrj2tv/5JiNHE/qWLL/nabGt72vU Oxe970L4XL9iWXkgvA5vT/rLrUXMk9Pj5RoJpU6VtScj8Pil//uXkld2SW7v5xvEQvLu9jxzs/Vq Pd2a8S0pub9x66 1KFNXWOqZLbo1x7R9raszG/s0NC3Tuv9Puc9v7mvEXiMnxXbcvuZRcADYjdS7s2pI7en5iqoy NFpr h//U aPDx bOGc0tud1ZvlaxGytjozOcU8eROBczY6za5erl/vj6 XNyM8dtsliOzazOv091xjVnzDJLbu6/071 yW2/F5PjkTj9YvkxraPkArAJpyi3B1MzuYMP6IkyO1zHgpncyUK0sO S2C1D7OYUld24mN2esumN9/NP36pnc/r5XnMk9/bjmjFleyc37d3o0 CUi9y8QGSV36b7kUnIBCO1Us7dtc4Vq/OoJO MzVctPV8g D3Ww3e62DqWxc2xVz8nNG6vBWO L4NfC0xX6xXm8oK09J7d1zCce1 kxyzknN2/s26ZP0Sk5J3f5vuRScgEI69Tl9mD0A39k1qrzTfTJWaoVXzwbm fnrfvu9aYYFqret10s8tV4zWsYO6y 4ukLOWDWpsW6VopIvnrW2kTqW0qsrVBnXrDFLHG//WDLHvm19yR0Z34/vFxzTOkouAOHUmL1tG/vAH7 k17Fgjl0nd/e6 euvjn/Dfai/rVRZ7JfewaW1Js6NHBzLguvk5ozVYUwHY30ojmtLbmrcDtevfV 2m/lw /z7VGNe8MUvt2/AUkJyxb8spubN/vVh9TOsouQCEUrPcAmVe7k93s4c5Si4AIdSevQXK9b8wWJOSC8 BNU27hFuxOP/hSeArCEkouADdLwQXGKLkA3BzlFpij5AJwUxRcIIeSC8BNUG6B JZRcAK6ecgsspeQCcLXM3gJrKbkAXKXrLbfzd3eael738knT63 q57z WuM3p621jx/dlcFep3t29xi7pNL391L7PPd69K9jccSfvmNa/xmr/ BfcdS3/vZzbVu57cdxecswP78vY3dDm3rfM7Q 3nfNv9ejw/pzrUmBrKbkAXJXrn70dKwrp53VKxr6kHH82va7 rVR3t0ZtFcn9 jqv3xed9us6JXf/ PE1j83zSKma3v7w LpleurYMo77Xe9Ym0TJ/fi 6d y9tvD3cRtkNMlN6usTW6ryXwv9vv07i5ZZF/u3zbP9yO3/J173xZsf6zkTv9bbW33zV3zfH mzqspeQCcDWuu9weFJTcptmXh25RzC25hwvq754/sv7BNlIlt1vWxize/sf3mQUy57gfd7OLrSLVLbntfRnfxmlK7rptNU0z8n7vimLnPfj 0oXl68755 ThVcsfet6Xbz3x979/R68/efWi HfY3tTtXQskF4OKuf/a2rbDkJopidsltF53J0tMtUakZ1v6s5OLtD47vc6 Ulpbcz4Nj7JTc2ZJ1wpI7t63s9 K4veQs f1j7xeF4fEk37cV20 te/rf6s5xvyeK9ZVQcgG4qNsptwdz56J2n5dTcsfW1S9CL/et8zUni1e3nAzOyW3a59uOl93J7Sf2fez80 Gx5R93e5udkpuaZexIn2eaOm939r2c21b2e9EqmZ11toroaMk9 js3gfVuz/cRYzZbc1C8dE/t6aUouABdxW7O3beedyU2Xs6ZgJrdrd55tej2T2 8f36AInmAm9/VYdv 9puSeZCY3q QunUlt/TtoF9uZkts5jsWz mUld1BqF5z6cglKLgBnd5vl9uCS5 S2TZwnOnVO7sh ptYzvf306Qp5X6pbeNz74/l6tefk5r4X3e0dSnvneDNL7mhhXrD9/rpy/q2m/r97racsKLkAnM3tzt62FZTc7G 770yXzJFZ2JmrK3SuCNA0yasG5G1/7Bv5OQV 6XG3Clb/i2hnurrC9LZy34ve9l4v dW7Ykai5M69b6u2/yrj3 rIv5PBFT uiJILQHUxyu1ByXVy yVh/nqxs7NkvWunpopI otny8/JTR3f3NUX0se24rgPhbA3I70rWePn257yOrnj29qbfS/6JbP/Zb0m44tnE 9b5vaHz5n/tzr 14C5We7LUXIBqCpWwQVuhZILQBXKLXBJSi4AJ6fcApem5AJwMm ZvgWuh5AJwEsotcE2UXACKmL0FrpGSC8Bqyi1wrZRcABYzewtc OyUXgEWUW AWKLkAZDF7C9wSJReAWcotcGuUXABGmb0FbpWSC0CScgvcsvAl 97vvvrNYLJaQy1/90q OzrTWXs59rABLhU OS38IWSwWS61lTTn9P//iTfLnf/3LP8pex49//hfPfqwAS4VPjkt/CFksFkutZa6MLimu11xwv/su/EcVUEH45BCSQFR/86NfP spCj/9/vuzHp/8BkqETw4hCUT1D//1v5215J6b/AZKhE8OIQlE9dPvv2/ /v6/nKXg/v3v/f7Zj09 AyXCJ4eQBLag9qzuuU9VaBr5DZQJnxxCEtiCmrO6//AHf3iRY5LfQInwySEkgS059YzuJWZwD Q3UCJ8cghJYEt v33zd/9h/90s fhtslvoET45BCSwNb89Pvvk5cX 5tf 42bmcVtGvkNlAmfHEIS2KKf/PFDdpl9 u3faX7y4z8a/PzS5DdQInxyCElgq3JvFvH0279zNV82a5PfQInwySEkga1a yW0ayi4TSO/gTLhk0NIAlu15rJil/6yWZv8BkqET45bD8lrOj8OuE1Lrrhw6S btd16fgOXFT45bj0klVzgFHJnda/Jrec3cFnhk PWQ/KaP4CA23PIw7/84a8ouUBo4ZMjQkhe84cQcFsOefjjn//Fq/3C2UGE/AYuJ3xyRAlJRRc4hXYmXnsu3sp AtcpfHJECklFFyil5AJbET45ooWkoguUUHKBrQifHBFDUskF1l Jyga0InxwRQ9JsLrCWkgtsRfjkiBqSii6whpILbEX45OgHeqSl X3QvvT8Wi X2lmt2K/sJXKfwyXHpD5Dai6JrsVhKlmt2K/sJXKfwyXHpD5BzLIquxWJZu1yzW9lP4DqFT46thKTzc G8tpItl2SMgRLhk2MrIemLaHBeW8mWSzLGQInwybGlkFR04Xy2 lC2XYozXeGye37xtnj82TfPxffPl3Yfm26V3iQW8f6cUPjm2Fp KKLpzH1rLlEozxGo/N85u75uunZlCSXu7fDj4jnj82TdN8br6 O/zvlpHXPz187jzt28Nd8 X cf9fu3Wlt9Pz6UPz1Htef91HtdY78pp ucxY53B83zcvi/dt/P1jufDJscWQVHShvi1my7kZ4zU N1/fjZfcdNnLL7lP7 4G5S1Vcjvb fh WOb2P tsc18Ap/bx9Os9vGY/Zq1jen1 5jr74/vtoTdWWesZf/9YLnxybDUkFV2oa6vZck5bG PT5HWrJH360Dy9ls8TldyHx92Mamu9syX3sK7XwjfynMHzhvt4 vW2Tg9Iyl/ncHzb685dz/j7x3Lhk2NrIdmm5EI9W86Wc9nKGPcnJWpl9mlK7uf97ONx5jOr 5LYLX /1w elHqu03k8fmqdk W0/nrfOwfi2X7vqmCkVOzma7YRkitlcqGfL2XIu0cc4VW5rl9z0Oa MLS 5hXfvH1pXcsWI5NrNaab2jM7x7C9bZL7ntMVp3zJSKmRwt0UNy jqILdWw9W84h6hifu9wenGwmt2maQzF7evh82zO5WSU3fya383 62z6c1k3sRsZIjIWpILqHowunJlvqijfGlyu3BXMlNXjVh6otr 4L4dfE5uRMzl0Xn5K5Z79wsav46x8d37b5RKkZyTIgWkmspunB asqW SGN8yXJ7MFXCBlcCSJSy4etbl/WaKrmJKxHsttebvVx6dYWTrDf9mvbVFXLXOV1y1 0bZW4/OWZECslSii6cjmypL8IYX0O5PcgrYdPXgR28/nDd18nr5I78KX5/Sa3Z51Vdb/rYB5fuyljn3Piu3TfWu93kyBQhJE/lGkIWopAt9d3yGF9TuYWtur3kWOiWQ7IGgQunIVvqu8UxVm7he txOcqx0iyFZm/CFcrKlvlsaY UWrs/1J0ehWwrJcxLEUEa21HcLY6zcwvW63uQ4kVsIyUsRyrCebKnvm sdYuYXrd33JcWLXHJLXQEDDOrKlvmsc40tf6xbIdz3JUck1huQ 1EdKwjmyp75rGWLmF23P55KjsmkLyWglsWE621HcNY6zcwu0Kn 87XEJK3QHjDMrKlvkuOsXILty98OvsgyifIIZ9sqe8SYxyh3L7 cD/d9d3ve1F3Djnfperk/3Llsd0vf9Di0bv17uNtZYl1DU9s Pta jfCrw13C nch66136WsP49R93dyx5x1Hcrw6Y5yzL8fjSx4bs8Knsw iZW411OHcZEt95xzjCOX2YPz2stOFKVnAPn1onlK3nt2Xx8669 qV3 bZ3jz29uxsto8/37ydL7vLXPjbPb 6a5/u7ZOk8Hk//2DOOo3X8/TFNl9ypfVFyS4RPZx9Ey916wMM5yJb6zjHGkcrtQf2SOyxzrz6 H8xezm/78Niu7HW29elD8/TmffPycbrkLn7t4WeH56R26wQlt ltOznGk/ui5JYIn84 iJaLEvRQk2ypr YYRyy3B9VL7tjsbtM0h1nJ4WM5JXe4798e9rObsyV32WuPz50o 7MUld3/6wsxM7vS KLklwqezD6J1ooU nJpsqa/GGEcutwfDc3IPs4PT54wuK7kjs5/7c1rHzi2d2q/nj01vJrhVmDNKbvZre8f07SF9qsNUyc0d3355Hozx7L4ouSXCp 7MPovWifgDAKciW k49xtHL7cEtz R2SnK7nOaU3MzXDork2PGUzuQmTt3oj/H8vii5JcKnsw iMtE/DGAt2VLfqcZ4K X2oP45uWOztU3hObm7/zqcZtA5jqySm/Pa9NURkleGONHpCuNfRMvZFyW3RPh09kFUbisfDLCEbKmvdIy3 Vm4PznF1hW8Pd82X5Azv qsrvD72emmyVlnOLLmzr/34frjfr8fTK en uLZ2CkhWfui5JYIn84 iE5jax8SMEe21Ld2jLdabg/mSu7YrOGiS4g1zfEatK/L2CkMc9vuF7nhF7ayS 7Ma8euU5ucnc4 J3fqi2Pd9ba3n7cvqe1NjTNt4dPZB9FpbPXDAsbIlvqWjvHWyy 3QFT6dfRCdjg8OOJIt9eWOsXILpIRPZx9Ep VDBHZkS31zY7yFy4EB64VPZx9Ep fDBGTLOYyNsXIL5Aifzj6I6vDBwtbJlvr6Y6zcAkuET2cfRPX4 kGHLZEt9h/FVboE1wqezD6J6fNiwZbKlPuUWKBE nX0Q1eWDh62SLfUot8AphE9nH0T1 RBii2TL6Sm3wCmFT2cfROfhA4mtkS2nM1VujfFKr7e3PS6Du4J 1Hu/d0nZkHYM7qfXueta5Y9jUY7nrLzrO47EOtj1yB7WX 5F9nTye6TvJHSRvHTyxj5P7QpbwyeGD6HwUXbZEtpSbm7k1xiv ty1i3HD02z68Fa3j72cEtZlPr2BfK19ft//v4nMfm VAcpx7LXX/WcfZucTvY7pKS 9g8v7lrnu/vRm5vPHY8I9sYSNw6 PU4 uV3Yl/IFj45hOR5KbpshWwpk3NagjFeY6RIdQxLbrf0JR5vP 9QyD59aJ76JfNg6rHc9U8aP85vD3eDY8kquYefffrQPPX3IeN4 cmZcB79MjPxscl/IFj45hOR5KblshWxZZ8k5t8Z4hayS2C Z z 3H4rWZKHbzTDuHjv8mT713InHstc/Ibtg55fcl/vDmKRK PyxZp1WMHh/0mV9el/IFT45hOT5KbpsgWxZZs0XyozxCr0StTsPtH/e7fAc0k6Jmpw9HJayw7mjqQKYfGzh nOOs2NNye2V5u5s8NyxZp7jnDq 1Ixy5r4wL3xyCMnLUHSJTrbkKblagjFeYaz8dX7emx3sv2blTO uuUGc8doUzuYMiObmP/WNdMJN7eO1 1vw4Y9t7fMG MC58cgjJy1F0iUy2TDvFpcCM8Ro5X25Kn65w/O J2dTJ0yGmyl77sbXrb1t2Tu50kUxfHWH6ag/t41lWco lNVXo1 wLY8Inh5C8LEWXqGRL2inK7YExXudwisLwcl7jV1dIn aQvnLB4XXfHu4S69i9Zuqx3PU3zciXsqb2MXHVhuGluxKnDCRm Stuvmz6ehSX3MP7vEqchZOwL cInh5C8PCWXiGRL1ynL7YExLjB5DdrU7GZiZrR3Xdhh erPOk6dp5r4c/vs qdLbtP0zzkePye2/7y8It0ekyXHOj/zmvxFJHtfyBU OYTk5ZnNJSLZsjNWbk/x/3VjvHEll89KXiuYrQmfHELyOii6RLP1bKlZbg 2PsZbNzhFABYKnxxC8nooukSy1Ww5R7k92OoYA6cRPjmE5HVRd Ilia9lyznJ7sLUxBk4rfHIIyeuj6BLBlrLl3OX2YEtjDJxe OQQktdJyeXWbSVbLlFuD7YyxkAd4ZNDSF4ns7ncui1ly6X f7qlMQZOL3xyCMnrpehyy2RLfcYYKBE OYTkdVN0uVWypT5jDJQInxxC8voputwi2VKfMV7jePet5I0QDn cZe72d7NTdutKPTd lK 81ndfO3rRhwTon7/Q2ov a/q12M9Z5OI7 z7893HXuYDY2VnnvVcExblT45BCSt0HR5dbIlvqM8Rr7W/a uxuWo2ZXsp7v3w9KbrpkJm7/uy9e47fFzXvNzmPz/Oaueb6/m7x1b/Y6U3c52xfC0RL48X3Tv51w5yYUmet8ud Peep2wjMlN/ 9WnmMGxY OYTk7VByuSWypT5jvMahtO4KZLu8vd4m92NByW2afdE6lrnZkp t4zevP3n1ovs3evjdnnSPPGdt20zS7kj01i5y/zpf7t83Tw NuZrZVanNK7tL3atkxblv45BCSt0PJ5ZbIlvqM8RrH0rorXsdC 9Fq4SkturxxmldxEoTzu30R5y13npw/NU78odp6XeGyuXC9Y5 ux9F6TV3Iz36s1x7hx4ZNDSAI1yJb6jPEardLamd1rlaBEye2e MjY3O3qCkpsqg4k/2Wevc7KwjszYzs1 Llhnu6S 3B/Po80tuVnv1Zpj3LjwySEkgRpkS33GeI32zGyr LTL0hXM5A5K7eQsZaWZ3KySu3Amt7VfTw f80tuzntlJnex8MkhJIEaZEt9xniNbmk9lKxOCbv4ObnpqyWMX yUgZ50TM5mrz8nNX2f/dIPD41 zS27Oe7XmGLctfHIISaAG2VKfMV6jV1pfLzfVKkAlJXfkygKTJ bf/msQVDZpmX/KSRS1vP3avT32Ba/x839Rr2ldXyF3noOS2i3xmyZ1/r9Yd45aFTw4hCdQgW ozxmv0S vnwTf 58/JnbpO7rCczl8nt/ua7vPbxmYq8/bj9dhynteyK44T18nNWOew5DbH0ppbcmffq/XHuFXhk0NIAjXIlvqMMVAifHIISaAG2VKfMQZKhE8OIQnUIFvq M8ZAifDJISSBGmRLfcYYKBE OYQkUINsqc8YAyXCJ4eQBGqQLfUZY6BE OQQkkANsqU Y7wlu8uHuaEBpxQ OYQkUINsqc8Yb0T75hCTt66FZcInR SQfE7cEvHL62/CI3exmb0IeOK36Ne7sMzdenFkne0LW/fWNXWXndHHDxfCThxH3vNn9jexnrGLl7/cj213/TF0x/lD1vt80vcwdXtIHzwDkbPlWhhjoET45NhESCYLSH7JPZadkbut 9Iva5C0Ep24Ruftz1NytHV/3691dspi 3L9tnu8Tx5H9/MS2Bvccn7ptZft47prn 7vEY uOYfwe6s3k zy5ryvfw9l70W/cJrLlwozxGnm/uDdNs3AC4/hL/dgv1O3smbtFbyqPcvcDcoVPjk2E5MlK7j6YJh7vrCc3wEZfM/bcw893JXJ4j 73zUvy3uu5zx9ua3CMvX1NltzDOg/bOMkxJMat87r5kjv3Ho8d43Bbu/0Z/7Datk1ky4UZ4zXyfnFf/svv8Na1/Wzo5uTILXr7ubNiPyBX OTYREieeCb39b8n/0SdKG tdaTuqd0t0KntD/c9Gar3j8njyH/ cFvDfegGdKrkHreVWsf6YxiVVXJ7s7Cr3sPWfr67ey27dG0iWy 7MGK R84v7ul9 1k2l5NjuZn1V6KpX8IhU/jk2ERIFpbc7p fWutJzlAejPyW3tP TX9YclOh2dv3TtC1StlYQcx6/nBbi0tub8zHCvzSY5g8t3bifR79M1/Re7j/tnNy3NhEtlyYMV4jI9NW/vI7yOveetKnSrXzp5c5Bb EQ47wybGJkDzh6Qr533LNDaBjqK2Zye2EYnvfR2dBc54/3NbSkjs4lsFYlRzDiJyZ3P6HSsF7uDvm91m/zGzRJrLlwozxGrkld/kvv/2S 3Lf/SV4OHPbW1c/h08wkQJTwifHJkIy91zNJuec23awTIRM7p S2vu2 Jzc1j7fP3YDdqIgzj9/fpymz8lNf7GjO4tadgyzYzm6//3/XvkeTr5vNM1GsuXCjPEadWdyO5mX Mtc//SE19OzmvmZ4Nz9gFzhk2MTITkSFMMvDPULz8xM7us6Ul cSp9H9XLffW73N/3Eb/U5X157/eZt78sKYwVx9vnDbQ2Dd KKBSNXheiOd ExpCz54llrO0vfw6yrbrCNbLkwY7xGzi/u6375TZ9e1n18kBOvuZUqrSeYSIEJ4ZNjEyE58dvwruCMXZYl8 1Izh2u6ps7b7es/t18sO5eKGVtPv/CNXNpstCDOPX 4rbnja4f32DVzu4G97hjGZ4abBTP2iQ OBe9h8moKrastsLOJbLkwY7xG3i/uy3/5XVlyZy6nuGY/IFf45BCSQA2ypT5jvEbeL 5N0yybwGjWltzjZMvoL8kL9wNyhU8OIQnUIFvqM8ZAifDJISSB GmRLfcYYKBE OYQkUINsqc8YAyXCJ4eQBGqQLfUZY6BE OQQkkANsqU YwyUCJ8cQhKoQbbU0R5XYwyUCJ8cQhKoQbaUGSuzSmn akQAABOhSURBVC5wKuGTQ0gCNciWPEvLrJILnEr45NhKSB7uKT 51m9bRi3EfLsSduPtW3vPT20reuat30e/2 gf3Re/cdWv9escfG7mV7uydyMZveTl5wXNC2Uq25KpRZo0xUCJ8cmwiJ D b768e988p 5X3jTN3G0VX 7fNs/3w2KX//zhtpJFb3Br2MfmubWO/t10ureXXbneyW3ml9z2fqXv6rO7L/vz/d3ILX JZhPZMuJcM7NbHmOgXPjkiB Sh6KWuF/54Dm7Ija8R/j75iVR7PKfn9pWYjc fWieJm7XOLxl5GPz/FpQV653cpvrSm6TOvbDzw7jkz5EAomfLecrsznbB1gqfHJED8l vD4eZw5ySOzJbev YLHb5z09va2w/xu5LPii5nYK6dr3zjy0rufv19WZrj/s 9T4QSaRsudbzZiONMXB 4ZMjdEh2Zg3zSu7u/NTDa1oztSMlN /5w21NncN6PPe2Wzz7JfflPn2e8NL1jj 27pzcwRj3Zou/PaRP8yCWW8yWay2zOfsLsFT45Igckt2Cllly26cAtMvcWMnNev 7Ytqbtzrk9lsPBF88661 /3vHHVszkdkp/a53tfZ05LYMYrjlbbq3M5hwHwFLhkyNySD6/6c9spsph0/TL3OGUg87M6WjJzXn LamdZ87PCf3NOsdfyz9i0G3tKZPVxicvpB4H5yyENu1ZEuEMjv mFvYRuF7hk2M7IZk7k9u8XnGgMyM5UXLnnz xrZZvD3fDL3D1ZnLXlNyp9c5ts3sFh6bpftntuN3hOvav6a2vv U9jlxojhnNny6lmZ28pC29xn4HrET45thOSC0pu6stTUyV39vn DbaVnNfuPTZ Te5r1Tm zaQ6FdGwGNjWuxyKcvpxY9znEVCtbtlZkp0Q7HuC8wieHkARqK M0WZXbeVo4TqCN8cghJoIYl2aLMrrP14wfKhE8OIQnUkMoWZfa 0jAtQInxyCEmgBoW2PmMFlAifHEISqEGZrc8YAiXCJ4eQBGpQZ usztkCJ8MkhJIEaZEt9xhgoET45hCRQg2ypzxgDJcInh5AEapA t9RljoET45BCSQA2ypT5jDJQInxxCEqhBttRnjIES4ZNDSAI1y Jb6jDFQInxyCEmgBtlSnzEGSoRPDiEJ1CBb6jPGQInwySEkgRp kS33GGCgRPjmEJFCDbKnPGAMlwieHkARqkC31GWOgRPjkEJJAD bKlPmMMlAifHEISqEG21GeMgRLhk0NIAjXIlvqMMVAifHIISaA G2VKfMQZKhE8OIQnUIFvqM8ZAifDJISSBGmRLfcYYKBE OYQkUINsqc8YAyXCJ4eQBGqQLfUZY6BE OQQkkANsqU YwyUCJ8cQhKoQbbUZ4yBEuGTQ0gCNWwhW768efu6XMIWxhioJ3 xyCEmghujZ0i64Y0tt0ccYqCt8cghJoIbo2ZJTcmsX3 hjDNQVPjmEJFDD1rJlbektKb5bG2PgtMInh5AEapAt9YuvMQZK hE8OIQnUIFvSTll8jTFQInxyCEmgBtmSr6T4GmNgrfDJ4YMIqE G2lLnEOb7AtoRPZx9EQA2y5fQUX CUwqezDyKgBtlS33fffVdUfJVf2Lbw6eyDCKhBttQ3NsaKL5Aj fDr7IAJqkC31LRljxXfn5X54bM8fm6ZpPjdf3x3 d8vH982Xdx ab83xOd3Xv29e hv59KF56m3j6eHz E59fJ/Yn7Ht9daV2Fb/9dPHtB T 8fBGPX3 dvDXet56X0bbGvNeKx9DYuFT2cfREANsqW 0jHeYvF9uR8rS/klt/36fkE8FNbOevaFLbnd/WPH5z82z73tJYvj2Laax b5tXivL7lP7 4GBT5VcjvHtN f1M yx2Pta1glfDr7IAJqkC311Rjj6MX31CV39vH280Znfe ar59SeztVch b57GZ00XHNFJyHx53M7Wtn8 W3MFxrhiPVa9hrfDp7IMIqEG21HeuMY5UfE9bcj93i BkYX1snpOPHf7sP/5YsshmFb6Skvt5cDxZJbddvteMx6oxZK3w6eyDCKhBttR3yTG 1eI7PCd3yZ/2h ehDs PHSue0zOvx/1ql7iJc4B7Jffbw93KY5oouYfH9s9dV3IXjkfBGLJc HT2QQTUIFvqu7YxvoXie9KZ3P5s6glmIXdl9fC8FTO5idMFSkr uoVg PXw2kxvQdSRHRdcWkkAMsqW Wxnjayq cyU3eUWBmdMV oVw/ekFx3VOXvFhalsZ58R2j2mu5B7X XXxOblrxuMUY0iu606OE7iVkARui2yp75bH FKld7zkHmZR2yWqX7jGrijQP22gN9s4cWWAbw93ifVlzOQ2x1M UOo8n92fqmDJKbvu0iamSmzjOpeOx9jWsc3vJsdAthyRwvWRLf dHG NIlt2n657amy173Z4mZx951b9NfKuuuM/3cddfJTc7cTjw X3Jb25m8Tu7IcS4aj4LXsFiM5JgQLSSB6yBb6tvCGF/LF9YgorjJsbeFkATOT7bUZ4yBEuGTQ0gCNciW owxUCJ8cghJoAbZUp8xBkqETw4hCdQgW ozxkCJ8MkhJIEaZEt9xhgoET45hCRQg2ypzxhzu3aXXnNzh8sK nxxCEqhBttRnjLlJ7RteTN7Gl9rCJ4eQBGqQLfUZY6BE OQQkkANsqU Y7xS/y5h7z4036YeH7tL2NjdxXp3D2v/96m2f5S K1ryVsCL1ns8xuPSPbWgfWzD2wd396 zPwv3g3rCJ4eQBGqQLfUZ4xXafyrf /ZwdyxZ 9vJpkpZu4i93L9tnt4Ni91syT3R9o8StxreryP1s/z1Dm/v2y y3WNL3N74dbutMVqxH9QTPjmEJFCDbKnPGC81UsReJQrjQa s7Qrg424WtVVip0vu6bY/ 5rO89esd1hy /vfL/CpWevuz9btB/WETw4hCdQgW ozxgt9 tA8TRWpyS9BPTbPrcdeC2DvNZMl94TbPxorjq1Cumq9iZLbW09 6lrp9fL1Sv3I/qCd8cghJoAbZUp8xXmhutnCyhA5nMQ8F8OX eF7tZMk94faPckvu0vUOS277OAfHllrXx/fd841X7gf1hE8OIQnUIFvqM8YLZZXMhTO5r4/t/ru85F7XTG7ni2e9L8ilTk9oH//cTHDuflBP OQQkkANsqU Y7zU3GzhxOPJc3L7X x633wtOic3f/tHOefkrllv6pzc4ePpK0fcNV8/pUrruv2gnvDJISSBGmRLfcZ4ud0VAsavbpB6fPTqCp0C2LqU18 SXsU61/f52hzOmqSsjLFnvypJ72J93d8NLo63cD oJnxxCEqhBttRnjNfZFa2J69TuL3N1XIZ/Rk8WwMP1X2euOHCK7R lrpM78vxF611bco/HNzpjvXA/qCd8cghJoAbZUp8xBkqETw4hCdQgW ozxkCJ8MkhJIEaZEt9xhgoET45hCRQg2ypzxgDJcInh5AEapAt 9RljoET45BCSQA3tbJExdRhboET45BCSQA2pkju2sI4xBEqETw 4hCdSwpOQqv sYK6BE OQQkkANqWxRfE/LuAAlwieHkARqWJItyu86Wz9 oEz45BCSQA2l2XKK4hs917ZynEAd4ZNDSAI11MoW5fco2vEA5x U OYQkUMO5s VU5feWsvAW9xm4HuGTQ0gCNVxLtkQuvbewj8D1Cp8cQhKo4Zqz JcqM7zXtC3B7wieHkARquMVsubXye4tjDFyP8MkhJIEaImXLtZ bfSGMMnF/45BCSQA1byJZLF98tjDFQT/jkEJJADVvOlnOV3y2PMVAufHIISaAG2dJV45QHYwyUCJ8cQhKo QbbkudbzfYH4wieHkARqkC1llFygtvDJISSBGmRLHUoucCrhk0 NIAjXIlvqMMVAifHIISaAG2VKfMQZKhE8OIQnUIFvqM8ZAifDJ ISSBGmRLfcYYKBE OYQkUINsqc8YAyXCJ4eQBGqQLfUZY6BE OQQkkANsqU YwyUCJ8cQhKoQbbUZ4yBEuGTQ0gCNciW owxUCJ8cghJoAbZUp8xBkqETw4hCdQgW ozxkCJ8MkhJIEaZEt9xhgoET45hCRQg2ypzxgDJcInh5AEapAt 9RljoET45BCSQA2ypT5jDJQInxxCEqhBttRnjIES4ZNDSAI1yJ b6jDFQInxyCEmgBtlSnzEGSoRPDiEJ1CBb6jPGQInwySEkgRpk S33GGCgRPjmEJFCDbKnPGAMlwieHkARqkC31GWOgRPjkEJJADb KlPmMMlAifHEISqEG21GeMgRLhk0NIAjXIlvqMMVAifHIISaAG 2VKfMQZKhE8OIQnUIFvqM8ZAifDJISSBGmRLfcYYKBE OYQkUINsqc8YAyXCJ4eQBGqQLfUZY6BE OQQkkANsqU YwyUCJ8cQhKoQbbUZ4yBEuGTQ0gCNciW owxUCJ8cghJoAbZUp8xBkqETw4hCdQgW ozxkCJ8MkhJIEaZEt9xhgoET45hCRQg2ypzxgDJcInh5AEapAt 9RljoET45BCSQA2ypT5jDJQInxxCEqhBttRnjIES4ZNDSAI1yJ b6jDFQInxyCEmgBtlSnzEGSoRPDiEJ1CBb6jPGQInwySEkgRpk S33GGCgRPjmEJFCDbKnPGAMlwieHkARqkC31GWOgRPjkEJJADb KlPmMMlAifHEISqEG21GeMgRLhk0NIAjXIlvqMMVAifHIISaAG 2VKfMQZKhE8OIQnUIFvqM8ZAifDJISSBGmRLfcYYKBE OYQkUINsqc8YAyXCJ4eQBGqQLfUZY6BE OQQkkANsqU YwyUCJ8cQhKoQbbUZ4yBEuGTQ0gCNciW owxUCJ8cghJoAbZUp8xBkqETw4hCdQgW ozxkCJ8MkhJIEaZEt9xhgoET45hCRQg2ypzxgDJcInh5AEapAt 9RljoET45BCSQA2ypT5jDJQInxxCEqhBttRnjIES4ZNDSAI1yJ b6jDFQInxyCEmgBtlSnzEGSoRPDiEJ1CBb6jPGQInwySEkgRpk S33GGCgRPjmEJFCDbKnPGAMlwieHkARqkC31GWOgRPjkEJJADb KlPmMMlAifHEISqEG21GeMgRLhk0NIAjXIlvqMMVAifHIISaAG 2VKfMQZKhE8OIQnUIFvqM8ZAifDJISSBGmRLfcYYKBE OYQkUINsqc8YAyXCJ4eQBGqQLfUZY6BE OQQkkANsqU YwyUCJ8cQhKoQbbUZ4yBEuGTQ0gCNciW owxUCJ8cghJoAbZUp8xBkqETw4hCdQgW ozxkCJ8MkhJIEaZEt9xhgoET45hCRQg2ypzxgDJcInh5AEapAt 9RljoET45BCSQA2ypT5jDJQInxxCEqhBttRnjIES4ZNDSAI1yJ b6jDFQInxytEPSYrFYLN3lmt3KfgLXKXxyXPoDxGKxWK55uWa3 sp/AdQqfHJf ALFYLJZrXq7ZrewncJ3CJ4eQBDhScoGtCJ8cQhLgSMkFtiJ8cg hJgCMlF9iK8MkhJAGOlFxgK8Inh5AEOFJyga0InxxCEuBIyQW2 InxyCEmAo 6753R/8XPO/fvGXm9/9wc9dencmyW gRPjkEJIAR//xB/ s fLmbfPlzdvmr3/5R81Pv// 0rs0Sn4DJcInh5AEOPqrX/rV15L7J7/ww0vvziT5DZQInxxCEuDoUHC/vHnb/JOf ZlL784k Q2UCJ8cQhLYun/8879o/vY3f6tTcL 8edv8m3/6s83f/bt/33z98N8vvYtJ8hsoET45hCSwdX/7r35zUHD/5Bd 2Dl14W9/87ea7//0zy69qx3yGygRPjmEJLB1/YL75c3b5j//7D8f/OxvfvTrl97VDvkNlAifHEIS2LKf/PiPkiW3PYvbXn7yxw X3uVX8hsoET45hCSwVV//x/9MFtn 8g9/8IdXOZsrv4ES4ZNDSAJb9I9//hfN3/zab2SV3MFs7o//6NK73zSN/AbKhE8OIQlsUerLZouK7hWctiC/gRLhk0NIAlvzj3/ F0UF93DawqWvtiC/gRLhk0NIAltTOot7LUVXfgMlwieHkAS24Ps//bPkDR9OUXQvRX4DJcInh5AEohu7TNiplkudnyu/gRLhk0NIAlGN3a63vfz97/1 8/K//2/z9K//7c3N5spvoET45GiHpMVisURaxm7o8OXN2 Yvf/grzf/7pX95stnc3/3Bz130WAGWCp8cl/4QslgsllrLWCH9k1/44WQBXrP89S//6KLHCrBU OS49IeQxWKx1FpqnoebWi55rABLSQ4AAMJRcgEACEfJBQAgHCU XAIBwlFwAAMJRcgEACEfJBQAgHCUXAIBwlFwAAMJRcgEACEfJB QAgHCUXAIBwlFwAAMJRcgEACEfJBQAgHCUXAIBwlFwAAMJRcgE ACEfJBQAgHCUXAIBwlFwAAMJRcgEACEfJBQAgHCUXAIBwlFwAA MJRcgEACEfJBQAgHCUXAIBwlFwAAMJRcgEACEfJBQAgHCUXAIB wlFwAAMJRcgEACEfJBQAgHCUXAIBwlFwAAMJRcgEACEfJBQAgH CUXAIBwlFwAAMJRcgEACEfJBQAgHCUXAIBwlFwAAMJRcgEACEf JBQAgHCUXAIBwlFwAAMJRcgEACEfJBQAgHCUXAIBwlFwAAMJRc gEACEfJBQAgHCUXAIBwlFwAAMJRcgEACEfJBQAgHCUXAIBwlFw AAMJRcgEACEfJBQAgnP8P8tUNploBxWYAAAAASUVORK5CYII=

Xandao70
22/07/2020, 11:43
Em minha opinião, não é difícil não, mas tem que escolher um torneiro bom, porque têm alguns por ai que vou te contar...! A maneira que encontrei pra fazer a adaptação foi a seguinte. Foi feito um "copo" usando um tubo de 50 mm com parede de 4 mm. O "fundo" do copo foi feito com uma chapa de metal grossa (espessura um pouco menor que o cônico do pivô que você vai usar), soldada e feito o furo cônico centralizado para fixar o pivô. Tem que ser um torneiro caprichoso para fazer o ângulo do furo certinho com o do pivô, senão não vai ficar firme. Aí é só colocar no furo aonde vai preso o amortecedor original e apertar bem. O copo tem que encaixar certinho no furo do montante, sem folga nenhuma, senão não vai conseguir dar aperto.

Madcow
22/07/2020, 13:54
Em minha opinião, não é difícil não, mas tem que escolher um torneiro bom, porque têm alguns por ai que vou te contar...! A maneira que encontrei pra fazer a adaptação foi a seguinte. Foi feito um "copo" usando um tubo de 50 mm com parede de 4 mm. O "fundo" do copo foi feito com uma chapa de metal grossa (espessura um pouco menor que o cônico do pivô que você vai usar), soldada e feito o furo cônico centralizado para fixar o pivô. Tem que ser um torneiro caprichoso para fazer o ângulo do furo certinho com o do pivô, senão não vai ficar firme. Aí é só colocar no furo aonde vai preso o amortecedor original e apertar bem. O copo tem que encaixar certinho no furo do montante, sem folga nenhuma, senão não vai conseguir dar aperto.

Bom vou procurar outro montante da mesma linha pois ai só utilizar uma válvula equalizadora para o freio traseiro e e sobre o tubo ali, tenho um torneiro de confiança mas acho que prefiro fazer maciço e depois adicionar aquela chapa que tem original no amortecedor que completa aquele gap na manga de eixo e encontrar um pivô com angulo favorável tenho uns fumoco de focus mas eles são inferiores

Madcow
22/07/2020, 13:59
Outro detalhe é a parte do chicote, central e caixa de fusíveis, como isolar?

Xandao70
22/07/2020, 14:19
Bom vou procurar outro montante da mesma linha pois ai só utilizar uma válvula equalizadora para o freio traseiro e e sobre o tubo ali, tenho um torneiro de confiança mas acho que prefiro fazer maciço e depois adicionar aquela chapa que tem original no amortecedor que completa aquele gap na manga de eixo e encontrar um pivô com angulo favorável tenho uns fumoco de focus mas eles são inferiores

Realmente, a chapa igual a original é uma boa idéia. Não tinha pensado nisso. quanto a usar um cilindro maciço no lugar do tubo, como vc pretente fixar o pivo nele? Não entendi muito bem

Madcow
22/07/2020, 15:25
573753
utilizando o torno pra furar com o angulo correto e fazer o encaixe na "gola" original da manga de eixo.

Madcow
28/07/2020, 10:23
573794
Aqui um exemplo pronto, porem vou ter que tomar cuidado com as dimensões da bandeja superior para não haver mudança no alinhamento.

Xandao70
29/11/2020, 17:01
Vim aqui postar o avanço no meu projeto (A COISA). Faz tempo que não posto nada sobre ele, pois o tempo tá curto, mas ontem terminei a montagem da suspensão dianteira duplo a, com a instalação dos pneus (foi um trampo danado para fazer essa suspensão, muita leitura para saber o que estava fazendo. Fotos então, nem se fala). Vou ter que fazer alguns ajustes no lado esquerdo, pois a cambagem esta um pouco fora. Nas fotos os braços estão em sua posição de trabalho, ou seja o carro ja esta na altura que quero quando rodar, aproximadamente 20 cm do solo. Quando a suspensão sobe, dentro do curso que irei utilizar, a cambagem praticamente não se altera. Quando ela abaixa, a cambagem fica visivelmente negativa. Creio que esteja trabalhando corretamente, certo? Comi bola em alguma parte? Espero o comentário da vocês.

Abraço a todos...

toco santa cruz
29/11/2020, 19:35
Eu optaria por colocar pivos com regulagem, porque provavelmente quando vc colocar motor e outros acessorios mais peso dos passageiros vai alterar esta cambagem que vc deixou.

Xandao70
29/11/2020, 21:09
Eu optaria por colocar pivos com regulagem, porque provavelmente quando vc colocar motor e outros acessorios mais peso dos passageiros vai alterar esta cambagem que vc deixou.

Muito obrigado pela sugestão Toco Santa Cruz.

Eu já estava estudando uma maneira de fazer isso, e minha idéia principal era abrir os furos da placa de suporte do pivô superior fazendo furos ovais e, permitindo assim a regulagem, mas quando fiz a montagem, percebi que quando abaixo o "chassis" do carro, simulando maior peso, a cambagem praticamente não se altera. Ela só muda quando ergo o chassis, o que aconteceria se passasse reto em uma lombada, por exemplo. Lembrando que esse é um carro para estrada e cidade e não para trilha. Com isso o curso da suspensão fica bem reduzido (algo em torno de 15 a 20 cm). Ainda preciso fazer mais medições para checar a alteração da cambagem, mas considerando o que falei sobre a leve alteração da cambagem no caso de mais peso, seria necessário fazer os furos para a regulagem da mesma?

Flávio Cadore
30/11/2020, 01:32
Muito obrigado pela sugestão Toco Santa Cruz.

Eu já estava estudando uma maneira de fazer isso, e minha idéia principal era abrir os furos da placa de suporte do pivô superior fazendo furos ovais e, permitindo assim a regulagem, mas quando fiz a montagem, percebi que quando abaixo o "chassis" do carro, simulando maior peso, a cambagem praticamente não se altera. Ela só muda quando ergo o chassis, o que aconteceria se passasse reto em uma lombada, por exemplo. Lembrando que esse é um carro para estrada e cidade e não para trilha. Com isso o curso da suspensão fica bem reduzido (algo em torno de 15 a 20 cm). Ainda preciso fazer mais medições para checar a alteração da cambagem, mas considerando o que falei sobre a leve alteração da cambagem no caso de mais peso, seria necessário fazer os furos para a regulagem da mesma?

Xandão, eu posso ver para vc como está a cambagem da sua suspensão! me dê a medida da bandeja superior, a da inferior ( a medida o centro do pivô até a linha de centro das buchas das bandejas, a distância entre as linhas de centro das buchas das bandejas inferior e superior e a distância entre centros de giro dos pivôs superior e inferior.

Fellipe Barela
30/11/2020, 15:24
Vim aqui postar o avanço no meu projeto (A COISA). Faz tempo que não posto nada sobre ele, pois o tempo tá curto, mas ontem terminei a montagem da suspensão dianteira duplo a, com a instalação dos pneus (foi um trampo danado para fazer essa suspensão, muita leitura para saber o que estava fazendo. Fotos então, nem se fala). Vou ter que fazer alguns ajustes no lado esquerdo, pois a cambagem esta um pouco fora. Nas fotos os braços estão em sua posição de trabalho, ou seja o carro ja esta na altura que quero quando rodar, aproximadamente 20 cm do solo. Quando a suspensão sobe, dentro do curso que irei utilizar, a cambagem praticamente não se altera. Quando ela abaixa, a cambagem fica visivelmente negativa. Creio que esteja trabalhando corretamente, certo? Comi bola em alguma parte? Espero o comentário da vocês.

Abraço a todos...

Xandao70, Pelas fotos que vc mandou APARENTEMENTE o scrub dessa manga de eixo é grande (é uma manga de mcpearson neh?), ai vc precisa usar braços com tamanhos bem diferentes pra compensar, quanto maior a diferença de tamanho mais ela negativa com carga. Dá uma olhada nesse video e ve se faz sentido pro seu projeto.

574997

Eu nao vejo isso como um problema e sim uma característica, melhor ela negativar com carga do que positivar, as vezes trabalhar com um alinhamento um pouquinho fechado nela vai ficar super boa de curva, com o pneus entrando num ângulo bem favorável nas curvas.

Xandao70
04/12/2020, 16:17
Flavio, desculpe pela demora em responder. Agradeço imensamente sua prestatividade. Vou pegar as medidas certinho e te envio, ok? Desde já o meu muito obrigado.

Xandao70
04/12/2020, 16:31
Felipe, obrigado pelo comentário. creio que seja uma MacPearson sim. E a manga de eixo do gol G5. Ainda nao fiz maiores teste e medições (a semana está meio conturbada) mas pelo pouco que vi, considerando o curso da suspensão que irei utilizar, a cambagem quase não se altera. Vou fazer um teste com uma canetinha laser presa na rosa esse final de semana e depois posto aqui, ok?

Valeu por enquanto.

Xandao70
13/12/2020, 14:26
Flavio, desculpe pela demora em responder. Agradeço imensamente sua prestatividade. Vou pegar as medidas certinho e te envio, ok? Desde já o meu muito obrigado.

Flavio, demorou mas estou enviando as medidas. De antemão já digo que percebi um erro na cambagem agora que pude tira o carro da garagem, colocar na rua e observar de longe, o que antes não era possível. Acho também que por movimentar ele os componentes se acomodaram e o erro ficou muito visível. Creio que terei que afastar os eixos de centro de giro da superior em pelo menos 5 cm. De qualquer forma segue o desenho. Quem sabe co ele em mãos você pode me ajudar a definir melhor as medidas... Desde já o meu muito obrigado.

575092

Flávio Cadore
14/12/2020, 01:22
Flavio, demorou mas estou enviando as medidas. De antemão já digo que percebi um erro na cambagem agora que pude tira o carro da garagem, colocar na rua e observar de longe, o que antes não era possível. Acho também que por movimentar ele os componentes se acomodaram e o erro ficou muito visível. Creio que terei que afastar os eixos de centro de giro da superior em pelo menos 5 cm. De qualquer forma segue o desenho. Quem sabe co ele em mãos você pode me ajudar a definir melhor as medidas... Desde já o meu muito obrigado.

575092

Na medida 26 cm tem que ser 29 cm porque as bandejas devem ficar paralelas entre si e o comprimento da bandeja superior tem que ser 37,5 cm para dar uma variação de 1,5° na cambagem ( o normal ). Tente inventar uma regulagem no pivô superior de 1 cm para poder regular a cambagem conforme a necessidade. Se vc quiser deixar a roda mais deitada ou não. Não sei se vc mediu corretamente aqueles 26 cm mas tem que ser de centro de giro a centro de giro dos pivôs. Se vc mediu certo e é 26 cm mesmo vc vai precisar fazer um tucho mais alto para o pivô.
Se for para tração traseira vai funcionar bem...já se for para direção dianteira aqueles 9,5 cm vão incomodar um pouco porque a roda vai deitar bastante quando fizer as curvas. Se vc quiser melhorar isso dá para soldar o cone do pivô deslocado do centro do tucho...a distância ideal deveria ser de 4,6 cm ao invés de 9,5 cm.
Se tiver tração dianteira vai incomodar mais ainda porque a linha de centro dos pivôs ( linha imaginária entre os centros de giro dos pivôs)deve interceptar o centro de giro da homocinética...até onde eu conheço a linha de centro fica bem longe do ideal...com isso vai "puxar" bastante o semieixo e a homocinética da caixa não suporta um deslocamento muito grande ( é de 20 mm). Isso acontece quando fizer curvas.
Qualquer dúvida é só perguntar.

Flávio Cadore
14/12/2020, 16:09
Tirei alguns prints:

Flávio Cadore
14/12/2020, 16:16
Tirei alguns prints:

No primeiro desenho a distancia entre os pivôs está com 260 e a variação de cambagem é de 5°, é demais.
No quarto desenho é a variação de cambagem é de 1,5°.
No terceiro desenho é um macete para saber o comprimento da bandeja superior.
No segundo desenho é a variação da cambagem com a suspensão para cima, variação de 1,5°.

Flávio Cadore
14/12/2020, 16:33
Eu me enganei com a variação, o ideal é uma variação de 0,7°.
Para o seu caso o ideal seria mudar a medida dos 9,5 cm para 4,6 cm.
Vou mostrar o diagrama da minha gaiola, que foi desenvolvido originalmente pela Ford para o Corcel.

Xandao70
15/12/2020, 10:45
Flavio, bom dia!

Valeu muito pelas dicas, mas quando li seu post pensei : " Nossa, será que eu errei tanto assim no projeto, a ponto de ter que fazer todas essas modificações" e resolvi dar uma nova olhada na suspensão. Foi ai que percebi o que fiz de errado. Como o carro não tem amortecedores ainda, coloquei um pedaço de madeira para travar a suspensão e eu poder movimentar o carro usando as rodas dianteiras. Quando coloquei a madeira, travei a suspensão na posição inferior, onde ela ficaria com os amortecedores totalmente abertos, por isso a cambagem alterou tanto. tirei as rodas e refiz todas as medições com a suspensão na posição normal, depois com a roda 10 cm para baixo e novamente com as rodas 10 cm para cima. medi os ângulos dos braços e a cambagem do cubo. também medi corretamente a distancia horizontal e vertical entre os centros de giro dos pivos. Vou te enviar um desenho com as medidas. Será que voce poderia dar uma olhada, por favor?

575113

Flávio Cadore
15/12/2020, 11:22
Flavio, bom dia!

Valeu muito pelas dicas, mas quando li seu post pensei : " Nossa, será que eu errei tanto assim no projeto, a ponto de ter que fazer todas essas modificações" e resolvi dar uma nova olhada na suspensão. Foi ai que percebi o que fiz de errado. Como o carro não tem amortecedores ainda, coloquei um pedaço de madeira para travar a suspensão e eu poder movimentar o carro usando as rodas dianteiras. Quando coloquei a madeira, travei a suspensão na posição inferior, onde ela ficaria com os amortecedores totalmente abertos, por isso a cambagem alterou tanto. tirei as rodas e refiz todas as medições com a suspensão na posição normal, depois com a roda 10 cm para baixo e novamente com as rodas 10 cm para cima. medi os ângulos dos braços e a cambagem do cubo. também medi corretamente a distancia horizontal e vertical entre os centros de giro dos pivos. Vou te enviar um desenho com as medidas. Será que voce poderia dar uma olhada, por favor?

575113

Xandão, dá para manter assim... mas vc tem que ver a questão do semieixo, se ele vai trabalhar certo. Ele deve ficar paralelo com a bandeja.
O diagrama da suspensão não está perfeito mas acho que vai assim... Com a suspensão toda alta fica com 0.9° e toda baixa quase em zero...0,18°segue os desenhos.

Xandao70
15/12/2020, 13:27
Xandão, dá para manter assim... mas vc tem que ver a questão do semieixo, se ele vai trabalhar certo. Ele deve ficar paralelo com a bandeja.
O diagrama da suspensão não está perfeito mas acho que vai assim... Com a suspensão toda alta fica com 0.9° e toda baixa quase em zero...0,18°segue os desenhos.

Flavio, não terá semieixo, pois a tração será traseira. Quando vc diz que dá pra manter assim, você vê algum possível problema em segurança ou dirigibilidade? Ou outro aspecto importante?

No geral, a suspensão deve funcionar bem para cidade e estradas?

Flávio Cadore
15/12/2020, 16:11
Flavio, não terá semieixo, pois a tração será traseira. Quando vc diz que dá pra manter assim, você vê algum possível problema em segurança ou dirigibilidade? Ou outro aspecto importante?

No geral, a suspensão deve funcionar bem para cidade e estradas?

Problema de segurança vc não terá...desde que não escape o tucho do montante mas acho que é tranquilo ali.
A suspensão vai trabalhar bem e os pneus vão se desgastar parelhos.
Já a dirigibilidade vai depender de como vai ficar o braço da direção, a roda não deverá mexer quando a suspensão trabalhar para cima e para baixo...

Flávio Cadore
15/12/2020, 16:17
Estive olhando o seu montante do rolamento e acho que vc deveria colocar o setor de direção na frente do eixo por causa da geometria de direção. Pense na possibilidade, de que carro é o montante que vc está usando? no carro de origem ele estava na frente ou atrás do eixo dianteiro?

Flávio Cadore
15/12/2020, 20:08
Xandão, quando vc fizer uma curva a roda vai deitar, teste isso para ver o quanto ela vai inclinar...na minha gaiola que tem 35 mm de deslocamento ela se inclina uma quantia e a sua com 110 mm vai se inclinar outro tanto. Se for demais ela pode perder um pouco de estabilidade.

Xandao70
15/12/2020, 20:08
Problema de segurança vc não terá...desde que não escape o tucho do montante mas acho que é tranquilo ali.
A suspensão vai trabalhar bem e os pneus vão se desgastar parelhos.
Já a dirigibilidade vai depender de como vai ficar o braço da direção, a roda não deverá mexer quando a suspensão trabalhar para cima e para baixo...

Escapar o tucho e muito difícil. Pensando em uma possível afrouxada do parafuso, resolvi fazer um rasgo na lateral do tucho e soldei uma "orelha" que fica bel no meio do vão da abraçadeira que prende o tucho. Furei a "orelha" e o mesmo parafuso que aperta a abraçadeira, passa pelo furo da orelha. Mesmo que o parafuso afrouxe, o tucho não sai da abraçadeira.

Xandao70
15/12/2020, 20:29
Estive olhando o seu montante do rolamento e acho que vc deveria colocar o setor de direção na frente do eixo por causa da geometria de direção. Pense na possibilidade, de que carro é o montante que vc está usando? no carro de origem ele estava na frente ou atrás do eixo dianteiro?

Creio que não haveria problemas em colocar o setor na frente do eixo. Vai depender da caixa de direção que eu vou usar (estou pensando na do Monza), se tiver que inverter e se for possível fazer a inversão. Os montantes são do Gol G5. Originalmente eles ficam atrás do eixo.

Xandao70
15/12/2020, 20:32
Xandão, quando vc fizer uma curva a roda vai deitar, teste isso para ver o quanto ela vai inclinar...na minha gaiola que tem 35 mm de deslocamento ela se inclina uma quantia e a sua com 110 mm vai se inclinar outro tanto. Se for demais ela pode perder um pouco de estabilidade.

Acabei de fazer um teste rapido e a roda se inclina cerca de 7º. Isso é muito, é aceitável? Se for muito, posso diminuir o caster facilmente, para diminuir a inclinação...

Flávio Cadore
16/12/2020, 00:41
Acabei de fazer um teste rapido e a roda se inclina cerca de 7º. Isso é muito, é aceitável? Se for muito, posso diminuir o caster facilmente, para diminuir a inclinação...

Veja com a roda no chão se essa inclinação diminui muito a área de contato do pneu com o chão...se diminuir muito tem que ficar esperto nas curvas.
Boa ideia a "orelha furada".....
Nos carros geralmente o caster é em torno de 5° mas na minha gaiola eu mudei para 9° porque a frente é leve e fica mais difícil para a direção retornar ao centro...na minha ela retorna de leve, poderia ter um pouco mais de caster.

Flávio Cadore
17/12/2020, 18:19
Xandão, bole uma maneira de testar o setor de direção para ver como ele se comporta, pelo que eu vi os bracinhos da direção devem ficar virados para trás...
Mas eu te aconselho a trocar pelo montante do Corcel, tem que fazer uma usinagem nele mas no final das contas compensa...com o montante de Gol está muito incerto, pode ser que não fique tão bom.

Xandao70
25/01/2021, 11:18
Flavio, bom dia!

Desculpe a demora em responder, mas final de ano é sempre complicado. Mais alguns percalços pelo caminho , e a coisa ficou bem complicada.

Mas vamos lá... ainda não fiz mais testes, mas fiquei com uma dúvida. Os bracinhos da direção ficando voltados para tras, estariam na mesma posição que no veiculo original. O que você quer dizer com pode ser que não fique tão bom.

Outra coisa, minha gailoa tem que ter cambio automatico. achei um Santana quadrado para venda, o que voce me diz sobre o cambio? É bom?

Flávio Cadore
25/01/2021, 11:47
Flavio, bom dia!

Desculpe a demora em responder, mas final de ano é sempre complicado. Mais alguns percalços pelo caminho , e a coisa ficou bem complicada.

Mas vamos lá... ainda não fiz mais testes, mas fiquei com uma dúvida. Os bracinhos da direção ficando voltados para tras, estariam na mesma posição que no veiculo original. O que você quer dizer com pode ser que não fique tão bom.

Outra coisa, minha gailoa tem que ter cambio automatico. achei um Santana quadrado para venda, o que voce me diz sobre o cambio? É bom?

Se os braços ficam voltados para trás no carro original vc deve manter eles voltados para trás na gaiola...quando eu disse que "pode ser que não fique tão bom" me referia ao fato da medida 110 não ser a usal, geralmente é menor, e por isso pode trazer inconvenientes como a roda inclinar demais nas curvas, inclinar demais quando trabalha... e isso lá na frente vc pode chegar a conclusão que poderia ser melhor.
Câmbio automático? cai fora....kkkk...é "bom" até quando funciona e quando estraga é pra mais de 5.000,00 para arrumar....

Xandao70
25/01/2021, 12:27
Se os braços ficam voltados para trás no carro original vc deve manter eles voltados para trás na gaiola...quando eu disse que "pode ser que não fique tão bom" me referia ao fato da medida 110 não ser a usal, geralmente é menor, e por isso pode trazer inconvenientes como a roda inclinar demais nas curvas, inclinar demais quando trabalha... e isso lá na frente vc pode chegar a conclusão que poderia ser melhor.
Câmbio automático? cai fora....kkkk...é "bom" até quando funciona e quando estraga é pra mais de 5.000,00 para arrumar....

Quanto a suspensão, entendi. valeu pela dica.

Já quanto ao cambio, não tenho opção. Ou é cambio automatico ou não posso dirigir. Tenho hernia de disco e existem restrições na minha CNH. Tem que ter direção hidráulica / eletrica e cambio automatico.

também pensei em usar o motor e cambio de um vectra.

Flávio Cadore
25/01/2021, 19:21
Neste caso, motor e caixa de Vectra é a melhor opção, assim fica mais curto o trem de força. Motor e caixa VW fica bem mais comprido.

Xandao70
26/01/2021, 09:37
Neste caso, motor e caixa de Vectra é a melhor opção, assim fica mais curto o trem de força. Motor e caixa VW fica bem mais comprido.

Valeu Flavio. Muito obrigado pela ajuda. vou continuar os trabalhos aqui e quando tiver novidades, compartilho aqui. Muito obrigado mesmo!

Um grande abraço.