amayumi
20/03/2018, 21:44
Prezados
Estou com q dúvida q aflige vários pescadores e campistas (no mundo inteiro) q puxam o barco em cima de carretas-reboque.
Vc compra o carro que desejava e então descobre que o manual de instruções da montadora não recomenda o reboque de qualquer coisa que seja. (atenção para as palavra usadas: "não recomenda', embora alguns textos digam que não foi projetado para isso, etc)
A partir dessas previsões do manual, comum em Corollas, civics e etc em várias partes do mundo, surge a dúvida do usuário..-'pq não posso rebocar meu barco ou trailer?"
A resposta tecnica mais comum na internet ( muito convincente , na minha opinião,) é que o câmbio automático tipo CVT não suporta o árrasto causado pelo reboque, o que pode levar a aquecimento do óleo, desgaste de peças e quebra, com uma conta enorme para se pagar.
A partir disso as discussões, tanto no EUA quanto Europa, seguem vários ramos:
_ uns dizem q se o reboque for leve vai ser o mesmo q levar uns gordos dentro d carro ( ao q outros respondem que o árrasto causado por passageiro não é do mesmo tipo que causado por reboque)
-Outros dizem q sempre levaram e não deu nada. (Ao q outros respondem que eventualmente vai dar m e vai sair caro..)
- outros dizem que se trata de uma manobra jurídica do fabricante, uma vez q uma parcela considerável de acidentes são causados por reboques e,.portanto, quanto mais reservas a fabricante colocar entre ela e a possibilidade de um acidente, menor a possibilidade de ser envolvida em disputas judiciais em Países especialmente litigiosos, como eua (Tipo..eu avisei, não tenho nada a ver com isso).
-outros falam q tem algo errado nessa estória, já que cada vez mais carros adotam o câmbio CVT e não faria sentido produzir veículos cujo modelo manual é capaz de rebocar mas o modelo CVT não é. (Algo do tipo: e Quando todos forem CVT? Não vai haver mais como rebocar?)
Entre idas e vindas , a guerra de opiniões continua sem conclusão a vista e sem manifestação técnica das montadoras
Assim ,, alguns dizem q se montadora não recomenda, não vao fazer e pronto.
Outros dizem que é balela da montadora e rebocam assim mesmo.
E outros avisam q sabem de gente que quebrou rebocando e custou caro.
------------
Diante de tal balbúrdia, fico perdido.
Ninguém conclui nada e como não tenho dinheiro para um segundo carro, fico morrendo de medo de quebrar o meu e acabo não instalando um reboque.
Lendo sobre o assunto , achei uma discussão interessante, em q sujeito jogou a seguinte bomba no poço:
"Ok, o manual do eua e outros países x (como Brasil) diz que não pode( ou não se recomenda) rebocar nada...
APESAR DISTO, o carro x (corolla no meu caso) sai de fabrica já com os ressaltos na chaparia prontos para receber o reboque,,
E ALEM DISSO o mesmo carro é vendido em outros países, como Austrália e nova Zelândia, com a especificação de quanto peso ele pode rebocar , e a fabrica aínda separa, no próprio manual , essa capacidade em 2 valores: um para reboque com freio e outro para reboques sem freio."
-------
A vista de tal argumento, alguém como eu, QUE QUER ACREDITAR na possibilidade de rebocar seu barquinho sem prejuízo, acaba pensando que talvez seja mesmo tudo uma armação jurídica ou algo assim , pois pq num país pode e no outro não, se é o mesmo carro?
Contudo, não obstante, todavia, ao mesmo tempo me falta a coragem de ligar o F e botar meu reboque, pois tenho medo de lá na frente eu é que possa me F..
-- persistindo a dúvida cruel, recorro a ajuda dos colegas, na esperança de conseguir receber alguma luz, que se não resolver meu problema, ao menos me coloque na direção de como estudar mais para resolvê-lo
( ou aceitar q não tem Solução e assim alcançar a paz de espírito da aceitação de meu destino cruel.)
Alguém opina sobre o assunto?
Agradeço
Abs
Estou com q dúvida q aflige vários pescadores e campistas (no mundo inteiro) q puxam o barco em cima de carretas-reboque.
Vc compra o carro que desejava e então descobre que o manual de instruções da montadora não recomenda o reboque de qualquer coisa que seja. (atenção para as palavra usadas: "não recomenda', embora alguns textos digam que não foi projetado para isso, etc)
A partir dessas previsões do manual, comum em Corollas, civics e etc em várias partes do mundo, surge a dúvida do usuário..-'pq não posso rebocar meu barco ou trailer?"
A resposta tecnica mais comum na internet ( muito convincente , na minha opinião,) é que o câmbio automático tipo CVT não suporta o árrasto causado pelo reboque, o que pode levar a aquecimento do óleo, desgaste de peças e quebra, com uma conta enorme para se pagar.
A partir disso as discussões, tanto no EUA quanto Europa, seguem vários ramos:
_ uns dizem q se o reboque for leve vai ser o mesmo q levar uns gordos dentro d carro ( ao q outros respondem que o árrasto causado por passageiro não é do mesmo tipo que causado por reboque)
-Outros dizem q sempre levaram e não deu nada. (Ao q outros respondem que eventualmente vai dar m e vai sair caro..)
- outros dizem que se trata de uma manobra jurídica do fabricante, uma vez q uma parcela considerável de acidentes são causados por reboques e,.portanto, quanto mais reservas a fabricante colocar entre ela e a possibilidade de um acidente, menor a possibilidade de ser envolvida em disputas judiciais em Países especialmente litigiosos, como eua (Tipo..eu avisei, não tenho nada a ver com isso).
-outros falam q tem algo errado nessa estória, já que cada vez mais carros adotam o câmbio CVT e não faria sentido produzir veículos cujo modelo manual é capaz de rebocar mas o modelo CVT não é. (Algo do tipo: e Quando todos forem CVT? Não vai haver mais como rebocar?)
Entre idas e vindas , a guerra de opiniões continua sem conclusão a vista e sem manifestação técnica das montadoras
Assim ,, alguns dizem q se montadora não recomenda, não vao fazer e pronto.
Outros dizem que é balela da montadora e rebocam assim mesmo.
E outros avisam q sabem de gente que quebrou rebocando e custou caro.
------------
Diante de tal balbúrdia, fico perdido.
Ninguém conclui nada e como não tenho dinheiro para um segundo carro, fico morrendo de medo de quebrar o meu e acabo não instalando um reboque.
Lendo sobre o assunto , achei uma discussão interessante, em q sujeito jogou a seguinte bomba no poço:
"Ok, o manual do eua e outros países x (como Brasil) diz que não pode( ou não se recomenda) rebocar nada...
APESAR DISTO, o carro x (corolla no meu caso) sai de fabrica já com os ressaltos na chaparia prontos para receber o reboque,,
E ALEM DISSO o mesmo carro é vendido em outros países, como Austrália e nova Zelândia, com a especificação de quanto peso ele pode rebocar , e a fabrica aínda separa, no próprio manual , essa capacidade em 2 valores: um para reboque com freio e outro para reboques sem freio."
-------
A vista de tal argumento, alguém como eu, QUE QUER ACREDITAR na possibilidade de rebocar seu barquinho sem prejuízo, acaba pensando que talvez seja mesmo tudo uma armação jurídica ou algo assim , pois pq num país pode e no outro não, se é o mesmo carro?
Contudo, não obstante, todavia, ao mesmo tempo me falta a coragem de ligar o F e botar meu reboque, pois tenho medo de lá na frente eu é que possa me F..
-- persistindo a dúvida cruel, recorro a ajuda dos colegas, na esperança de conseguir receber alguma luz, que se não resolver meu problema, ao menos me coloque na direção de como estudar mais para resolvê-lo
( ou aceitar q não tem Solução e assim alcançar a paz de espírito da aceitação de meu destino cruel.)
Alguém opina sobre o assunto?
Agradeço
Abs