PDA

Ver Versão Completa : Elétrica do Niva

Felipe Calé Duarte
17/04/2006, 09:51
Amigos,

Alguém possui o esquema da parte elétrica do niva? ou sabe aonde posso conseguir?

Estou querendo trocar alguns cabos do Brutus e instalar umas coisinhas... e gostaria de aproveitar para dar uma geral.

Grato,

Felipe

Drovk
17/04/2006, 11:09
Amigo,

Veja isso no seguinte site: www.nivasgerais4x4.com.br - veja na seção "dicas, artigos e manuais".

1 ab.,
Drovk

Cavalcante
17/04/2006, 18:25
Em tempo, a maioria dos esquemas disponíveis (senão todos) são dos niva de 95 em diante...

Felipe Calé Duarte
18/04/2006, 07:26
Então no caso a melhor solução é ir desmontando aos poucos identificando os fios para depois substituí-los? :pensativo:

Alguém de vcs já fizeram isso no niva? :?: :?: Deve dar um p... trabalho! Mas também deve valer a pena.

Cavalcante
18/04/2006, 08:23
Não, a melhor solução é fazer um esquema do que você quer e só então alterar o que há no carro para adequar ao que você imaginou. Não é difícil, e não dá tanto trabalho assim. Coisa de 10 dias corridos, entre concepção, desmontagem, execução e remontagem. Se for bem planejadinho, as últimas e principais etapas são feitas em um feriado prolongado.

Só que tem de ter alguns critérios. Um que eu utilizo é nunca fazer nada sem ter primeiro pelo menos um croqui do que eu quero. Outra coisa é: assoalho não é caminho pra cabo. Todos os cabos que vão para a parte de trás do meu carro passam pela caixa de ar ou pelo teto. E os que vão pros interruptores de bloqueio, freio de mão e ré passam por baixo do túnel, junto com o cabo de velocímetro. E o mais importante: ferramenta certa pra coisa certa. Não adianta passar cabos novos, tudo bonitinho, e prensar terminal com alicate de bico. Ou bem você gasta R$100,00 num alicate pra crimpar terminais não isolados, ou fica com aquele padrão de qualidade nas coxa que muito eletrero usa. E alojamentos para os conectores.

Felipe Calé Duarte
18/04/2006, 10:11
Obrigado pelos coments Cavalcante,

acho que vou susbstituir somente os pricipais cabos que estão mais gastos e que não inspiram confiança...

Para consulta encontrei este esquema na internet.

http://www.trilha4x4.com.br/niva/niva34.htm

Abraços

Cavalcante
18/04/2006, 10:19
Niva 95. Veja as lanternas traseiras e a ignição eletrônica. O resto é bem parecido com os anteriores. Dá pra se guiar por ele, mas cuidado com as cores dos cabos. O tempo e a temperatura no cofre do motor desbotam os cabos, e você vai passar um bocado de tempo procurando o cabo rosa/branco até descobrir que a outra ponta dele virou amarelo/amarelo :lol:

Felipe Calé Duarte
18/04/2006, 11:37
Estava pensando nisso, o cabo começa vermelho e termina amarelo.

Até na XL do meu cunhado isso aconteceu, imagina no niva!

Pergunta: aonde vcs costumam fazer trilhas ou passeios aqui próximo a SP? Como sou novo no "ramo" ainda não conheço bem os lugares.

Se forem amassar barro por aí podem contar comigo!

vitorbr
18/04/2006, 11:44
Olá Pessoal,

Já que os assuntos aqui tem girado muito em torno de elétrica do Niva, gostaria de saber se alguém conhece alguma oficina de auto-elétrica que saibam o minimo para mexer no Niva?

Estou em SP, praticamente preciso arrumar os limpadores, conta-giros, bóia do tanque, cebolinha,... ou seja, quase tudo de elétrica. :parede:

Valeu,

Vitor

christian govastki
19/04/2006, 09:53
Acho mais negócio você arrumar o esquema elétrico do Niva (dá uma procurada na internet que você acha e no próprio manual de reparação tem) e refazer toda a fiação, tipo faça você mesmo, compre os fios a metro (fio 0,5mm2 ou 0,75 para a instalação em geral, de 2,5mm2 para os fárois e itens de maior consumo, de 25 mm2 para o terra e alimentador do arranque) , fita de chicote, uma caixa de fusíveis moderna, contatos (terminais, blocos, olhais e etc...), um bom ferro de solda e mão na massa. Deixe previsão para novos instrumentos elétricos (vidro, trava, retroviso, PX, rádio, guincho e etc)

Verifique também os instrumentos, para ver se o defeito não está neles.

Isto logicamente se puder parar o carro...

christian govastki
19/04/2006, 10:19
E não se esqueça de algum tipo de proteção térmica para os fios que ficam dentro do motor, o principal do alternador de um carro que eu tinha estava todo ressecado e quebradiço, a ponto de causar um curto ou incêndio generalizado no motor.

Ah, e existem fios que a capa é de um tipo de plástico mais resistente a temperatura, os "elétricos" de plantão podem esclarecer melhor acho que xlpe...

danipereira
20/04/2006, 12:38
acho que qualquer auto eletrico bom sabe mexer em qualquer carro

vitorbr
23/04/2006, 18:24
Olá,

Obrigado pela respostas.

Eu até tenho vontade de fazer sozinho mas acho muito arriscado, ou seja, eu assumo, sou um k@baço (ainda......, espero mudar isso!!!) em mecanica de auto.

Tou querendo deixar o Niva zerado, provavelmente vou pedir para refazer toda a parte elétrica, claro depende muito de quanto irá ficar.

Arricar fazer tudo sozinho já me dá medo até de pensar.. ehheehhe

Cesar Rocha
02/08/2007, 16:34
Olá meus camaradas!
Eu estou querendo refazer a eletrica do Niva, ele é 91 mas tá com a ignição eletrônica ja instalada, minha duvida é se eu poderia seguir o esquema do 95 ou existe muita coisa diferente?

fabioaguilera
03/08/2007, 09:44
Camarada

Dá uma olhada no site do Cassiano: http://www.natal4x4.com.br/esquemas.htm

Segundo consta, os esquemas elétricos disponíveis no link acima são de Nivas pré 1995.

Abraço

Cesar Rocha
03/08/2007, 12:19
Valeu Fábio!!

facilita bastante ter o esquema certo, o meu problema é a ignição eletronica, que já esta instalada!
Obrigado!

Abraço

braszil
27/01/2008, 16:11
Caros amigos estou com uma duvida sera que poderiam me dizer a diferença entre os seguintes esquemas eletricos

EURO-2 MP7.0 VAZ-21214-10 (21214-20)

EURO-3 MP7.0 VAZ-21214 (21214 VERSION S 20-130)

para que anos respectivamente servem, ou qual deles é o do Niva ano 1991

Obrigado pela ajuda

BACALHAU
27/01/2008, 16:28
Você poderia postar esses esquemas elétricos para que possamos comparar? Assim pelo código fica mais difícil.
Eu tenho vários esquemas elétricos, mas nenhum com esses códigos.
[]s, BACALHAU

braszil
27/01/2008, 17:07
Você poderia postar esses esquemas elétricos para que possamos comparar? Assim pelo código fica mais difícil.
Eu tenho vários esquemas elétricos, mas nenhum com esses códigos.
[]s, BACALHAU

veja estes esquemas

BACALHAU
27/01/2008, 17:45
Caro Braszil, nenhum desse esquemas é do Niva 1991, pois, em ambos, aparece o esquema de ignição e injeção eletrônica (veja à esquerda dos desenhos o módulo de ignição eletrônica, marcado com o nº 3). Além disso, em ambos, aparecem dois ventiladores ELÉTRICOS do sistema de refrigeração, o que não é o caso dos nossos NIVAS.
Esses esquemas devem pertencer aos NIVAS mais modernos, atualmente vendidos na Europa.
No anexo, segue um esquema elétrico que deve lhe ser útil.
Espero ter ajudado
Abraços do BACALHAU

P.S.: Se estiver com uma dúvida mais específica a respeito da parte elétrica, descreva-a com detalhes, com certeza algum dos colegas poderá ajudar.

braszil
27/01/2008, 21:11
Obrigado brother,
Mas infelismente esta foto nao da pra verificar a real cor dos cabos pois eu estou preparando uma troca completa do chicote que eu montei e agora quero ter as cores do original para poder na hora de desmontar saber exatamente o que estou separando. Mas mesmo assim muito obrigado pela ajuda. Vou continuar procurando um esquema original com as cores mais visiveis.

Djalma
25/12/2019, 15:33
Pessoal, Eu fiz uma postagem lá no meu blog onde traduzi o diagrama elétrico do Niva e acrescentei os nomes perto da simbologia das peças no diagrama o que facilita bastante a leitura do mesmo. Na postagem, pra quem não tem as manhas, também tem um vídeo ensinando como ler o diagrama, alem de uns conceitos básicos sobre eletricidade. Desejo um bom Natal e feliz 2020 a todos, com muita saúde!! Abraços.

Niva: Diagrama eletrico do Niva traduzido (ate 1994) (https://jipeniva.blogspot.com/2019/09/diagrama-eletrico-traduzido-do-niva-ate.html?fbclid=IwAR2SUXsCgwYUvufgOQMV81SWJf1it6Iq MNe1svhytDaID1RlkQAl2nZD1-4)

Aurizete Peres
29/07/2020, 12:44
agradecida! vou procurar ver no meu niva:cool: