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Ver Versão Completa : Ranger aquecendo - problema e solução



SLTERUEL
16/03/2018, 19:15
Boa noite a todos.
Esta é minha primeira postagem neste site, confesso que fiquei horas lendo relatos sobre aquecimento de motores a diesel, mas na maioria deles acabam não relatando o real problema após a solução; muitos consertam suas máquinas e acabam esquecendo dos sites em que pediram ajuda.

Comprei uma ranger 2002, 2.8 em novembro de 2017; logo de cara já percebi que na estrada estava aquecendo um pouco.

Mandei para a oficina para aquela revisão.. toca de óleos, filtros, correia dentada, tirei válvula termostática e já aproveitei pra "varetar" o radiador.

Bora pra estrada testar...... aquecendo ainda.
Por azar, a turbina foi pro saco (andando devagar, 2ª marcha na cidade).
Na oficina onde reparei a turbina, mandei trocar bomba de água...

Bora pra estrada testar.... aquecendo ainda.:freaking:

Em meio a tudo isso, fui consultando este e outros sites..

Embreagem viscosa, sera? vamos trocar né.. só esquenta na estrada, deve ser ela..
Troquei, bora pra estrada testar.. aquecendo ainda.. aff

Volta pros sites e relatos na internet... será que é um "falso aquecimento?

Mercado livre.. medidor laser de temperatura.. R$35,00 muito barato..
chegou.. bora pra estrada.. 140km/ph temperatura lá no vermelho..
medindo: 106 graus no bloco do motor e 120 ma tampa da válvula termostática, realmente tudo quente.

Mecânico sugeriu dar outra olhada no radiador antes de partir para o cabeçote, pois não baixa água, não solta bolhas, etc...

Radiador tirado, mecânico me liga avisando que estava 60% entupido.

Bora pra estrada... putz.. não chega nem na metade da temperatura normal.. na pista a 140km 1/3 da temperatura, na cidade, fica no minimo da temperatura normal, as vezes até menos...
Aleluia.. problema resolvido..

Agora vou ter que colocar a válvula termostática novamente porque na cidade ta andando abaixo da temperatura minima exigida..

So uma pergunta aos especialistas.
Foi feita a limpeza do radiador como primeira opção, onde dizem estar 40% entupido.
A camionete era de pouco uso, de um Sr. que só saia de casa pra ir no mercado a 20 por hora kkkkk.
Pode esses 60% de entupimento no radiador ter saído do motor mesmo após uma limpeza recente?
ou.. a primeira limpeza não foi adequada?

Bom o fato é que a viatura tá 100% agora, vou engatar a lancha e partir pro rio...

um tríplice e fraternal abraço a todos..

Sergio

Sergio c
16/03/2018, 19:36
Ou nunca limparam o radiador, só mal e mal trocaram a água ou só iam completando. Coloco um bom aditivo nessa água com porcentagem correta. Tfa.

Marcelobaiao
18/06/2019, 13:39
Boa tarde Sergio, também estou com o mesmo problema que você na minha Ranger 3.0. Viajando vazia, apenas com a família ela não esquenta de forma alguma. Porém rebocando um trailer de aproximadamente 1.500kg, nas subidas ela esquenta. Já troquei bomba d´agua, Termostática e agora estou pensando em limpar o radiador. A limpeza que você fez no radiador foi apenas química ou teve que varetar. Obrigado e abraços
OBS: Detalhe é que não baixa liquido de arrefecimento e nem borbulha no reservatório.

Sergio c
18/06/2019, 18:20
Opa, quem tem Ranger é o colega acima, Slteruel. Mas acredito que mesmo estando tudo em dia, rebocando esse peso e em dias mais quentes, esquenta o motor de qualquer camionete.
Boa tarde Sergio, também estou com o mesmo problema que você na minha Ranger 3.0. Viajando vazia, apenas com a família ela não esquenta de forma alguma. Porém rebocando um trailer de aproximadamente 1.500kg, nas subidas ela esquenta. Já troquei bomba d´agua, Termostática e agora estou pensando em limpar o radiador. A limpeza que você fez no radiador foi apenas química ou teve que varetar. Obrigado e abraços
OBS: Detalhe é que não baixa liquido de arrefecimento e nem borbulha no reservatório.

Agnoaldo
23/06/2019, 14:57
Opa, quem tem Ranger é o colega acima, Slteruel. Mas acredito que mesmo estando tudo em dia, rebocando esse peso e em dias mais quentes, esquenta o motor de qualquer camionete.

Estou tendo o mesmo problema ranger 2008 cabine dupla. Aquecimento na estrada 100 km ou só pega uma leve Serra com sem peso ela vai pro vermelho, e só na estrada . Levei a uma loja de radiador em sao paulo onde moro. De início falou em entupimento, de pois de cara já quis condena bomba da água e válvula termostatica cujo eu já tinha trocado a mesmo de 2 mês. Obs quando quente a mangueira superior do radiador fica muito quente e dura com a pressão.
Sera era entupimento? qual solução. Desentupimento químico ou desmontagem do mesmo.

Sergio c
23/06/2019, 17:34
Se não for isso que o mecânico trocou, pode ser junta do cabeçote.
Estou tendo o mesmo problema ranger 2008 cabine dupla. Aquecimento na estrada 100 km ou só pega uma leve Serra com sem peso ela vai pro vermelho, e só na estrada . Levei a uma loja de radiador em sao paulo onde moro. De início falou em entupimento, de pois de cara já quis condena bomba da água e válvula termostatica cujo eu já tinha trocado a mesmo de 2 mês. Obs quando quente a mangueira superior do radiador fica muito quente e dura com a pressão.
Sera era entupimento? qual solução. Desentupimento químico ou desmontagem do mesmo.

Marcelobaiao
23/06/2019, 23:58
Boa noite amigos, após troca da bomba d'água e termostática, solucionei o aquecimento da minha Ranger 3.0 que só esquentava quando rebocava meu trailer de 1.500kg. Mandei varetar o radiador e ficou solucionado. Subi serra, terceira marcha, 3.000rpm a 80km/h e não tive aquecimento. Um grande abraço!!!

Sergio c
24/06/2019, 18:06
Que bom que resolveu o problema e retornou p postar a solução.
Boa noite amigos, após troca da bomba d'água e termostática, solucionei o aquecimento da minha Ranger 3.0 que só esquentava quando rebocava meu trailer de 1.500kg. Mandei varetar o radiador e ficou solucionado. Subi serra, terceira marcha, 3.000rpm a 80km/h e não tive aquecimento. Um grande abraço!!!

paulorl
25/06/2019, 08:57
Esse lance de radiador entupido pode ser gerado também pelo uso incorreto dos aditivos, se misturar tipos diferentes eles reagem e formam uma espécie de borra... isso pode entupir o radiador!

Agnoaldo
25/06/2019, 23:21
Sera junta cabeçote. Porém não mistura água no oleo , e nem abaixa água na cidade.
Obs. Notei que quando acima de 3 mil giro ela.nao esquenta porém é muito barulho.
Obs não acopla sem o ar ligado.
Na cidade com trânsito pesado e ar ligado 2 mil giro no máxima não esquenta nem baixa agua aí a viscosa entra.
Nos dias muito quente e trânsito pesado sem o ar ligado a viscosa também entra mas logo desacopla.

Comprei um radiado pretendo colocar amanhã,
Espero resolver o problema. Aceito outras ajudas.

paulorl
03/07/2019, 09:24
Sera junta cabeçote. Porém não mistura água no oleo , e nem abaixa água na cidade.
Obs. Notei que quando acima de 3 mil giro ela.nao esquenta porém é muito barulho.
Obs não acopla sem o ar ligado.
Na cidade com trânsito pesado e ar ligado 2 mil giro no máxima não esquenta nem baixa agua aí a viscosa entra.
Nos dias muito quente e trânsito pesado sem o ar ligado a viscosa também entra mas logo desacopla.

Comprei um radiado pretendo colocar amanhã,
Espero resolver o problema. Aceito outras ajudas.

E ai amigo, resolveu? Qual foi a solução?

Agnoaldo
16/07/2019, 22:28
Boa noite pessoal, radiador trocado, notei que agora as mangueiras apresenta a mesma temperatura que antes não ficavam. Não peguei estrada ainda, MUITO frio em São Paulo. Creio que todo sistema agora é novo, só não mexi na viscosa até pq quando paro com carro quente e depois dou partida ela acopla, ou seja deve está funcional. Quando pega estrada eu posto.

cibin
21/07/2019, 22:42
Boa noite a todos,
Lendo estes comentários acima sobre aquecimento do motor, vou relatar um fato ocorrido comigo há pouco: estava eu lá trabalhando com um trator massey, com aquele motorzinho porreta 4.236, comprado novo, e depois de algumas horas de serviço, a temperatura começou a subir; subia e depois caía; e ficou nesse sobe e desce até à tarde, quando o sensor da temperatura pifou. Trabalhar com um motor aquecendo e sem sensor não tem como, né. Resolvemos, eu e meu irmão, dar um trato na máquina. compramos um sensor, uma válvula termostática, aditivo radiex, e iniciamos os trabalhos. Desmontamos o radiador, que estava bastante obstruído de sujeira, lavamos ele e reinstalamos novamente, juntamente com o sensor e a válvula, esta última foi substituída por mim. Pois bem, tudo no lugar, fui fazer uma terraplanagem com a lamina traseira; o ponteiro da temperatura insistia em permanecer parado. Pensei logo que o danado do sensor veio com defeito, depois verifiquei os fios e conectores, não encontrei nada de errado.
No outro dia, fazendo uma alto crítica dos trabalhos no sistema de arrefecimento, questionei-me a respeito de ter colocado a válvula termostática ao contrário. Bingo. Acertei em cheio: estando a válvula ao contrario, o sensor parecia estar inativo, depois de instalada corretamente a válvula, tudo funcionou perfeitamente.

Agnoaldo
22/07/2019, 04:33
Bom dia pessoal, radiador trocado não peguei estrada ainda. Porém a temperatura subiu em uma esticada forte com o ar condicionado ligado. Obs tá frente tem 2 ventoinhas para o ar condicionado, parei o carro vi a água no nível nem borbulhas, mas a temperatura no cofre era absurda, mesmo com 2 ventoinha liga juntas. 2 min parado caiu a temperatura, liguei o carro sem o ar fui pro teste de racha o motor. Subi 600 mts em uma rua de aproximadamente 90 grau de inclinação. 4.000 mil giro turbina cheia temperatura no meio. Obs tô suspeita do do sensor de temperatura que fica na frente da válvula termostatica pois pega toda temperatura de cara. O que vocês acham.?