Conectar

Ver Versão Completa : Jimny - Bagageiro Voou

OsmanGioia
09/03/2018, 19:53
Atenção a todos os proprietários de Jimny:

Já apareceu em outros tópicos mas acho que vale a pena repetir e alertar:

As sapatas das longarinas do Jimny são de plástico e, além de fracas, ressecam com o tempo.

Eu tinha um bagageiro da Newtrack preso nelas e as sapatas quebraram e, com os ventos laterais da Linha Verde na Bahia, o bagageiro voou com longarina, bagagem e tudo.

Felizmente não vinha ninguém atrás, pois além de tudo foi em cima de uma ponte.

Agora, coloquei um bagageiro preso diretamente nos prisioneiros do teto que, além de muito mais barato do que as longarinas originais, é muito mais resistente.

Portanto, muito cuidado ao andar com bagageiros ou racks presos nas longarinas do Jimny, principalmente em estradas.

OGG

gugabh
09/03/2018, 23:52
Osman,

Onde comprou este bagageiro que fixa diretamente nos prisioneiros do teto? Estou procurando para comprar e não acho. Teve que adaptar algo? Tinha visto um relato que o pessoal do "caminho das pedras"em BH tinha mas fecharam a loja. Qual o custo?

Obrigado

TCHEIGOR
10/03/2018, 02:00
Putz essa eu não sabia!
Esse defeito pega em todos os anos do Jimny?
Acabei de voltar de uma viagem com um caiaque em cima do rack que foi preso nas longarinas!

Atenção a todos os proprietários de Jimny:

Já apareceu em outros tópicos mas acho que vale a pena repetir e alertar:

As sapatas das longarinas do Jimny são de plástico e, além de fracas, ressecam com o tempo.

Eu tinha um bagageiro da Newtrack preso nelas e as sapatas quebraram e, com os ventos laterais da Linha Verde na Bahia, o bagageiro voou com longarina, bagagem e tudo.

Felizmente não vinha ninguém atrás, pois além de tudo foi em cima de uma ponte.

Agora, coloquei um bagageiro preso diretamente nos prisioneiros do teto que, além de muito mais barato do que as longarinas originais, é muito mais resistente.

Portanto, muito cuidado ao andar com bagageiros ou racks presos nas longarinas do Jimny, principalmente em estradas.

OGG

OsmanGioia
10/03/2018, 09:22
Osman,

Onde comprou este bagageiro que fixa diretamente nos prisioneiros do teto? Teve que adaptar algo? Qual o custo?

Obrigado

Primeiro adaptei o da Newtrack para prender diretamente nos prisioneiros, mas não ficou legal.

Pesquisando na Internet, achei 2 modelos que prendem nos prisioneiros:

o da Tração offroad que não tem fechamento:

tracaooffroad.com.br whatsapp (11) 99829-4332 se não me engano o nome dele é Alexandre.

e o da RC4x4 que tem fechamento:

rc4x4.com.br

Achei o da tração mais prático, bonito e aerodinâmico, e comprei pela internet.

Paguei em torno de 1000 reais e não precisa de adaptação nenhuma. Basta tirar as longarinas e prender o bagageiro.

(As longarinas originais só vende o kit completo por quase 2000)

Por via das dúvidas, para verificar se as suas sapatas aina não ressecaram e nem racharam, basta tirar as 4 proteções nas pontas das longarinas (são encaixadas) e verificar o estado das sapatas.

E, caso você ouça um estalo no teto ou se alguma das proteções soltar sozinha, pare na mesma hora, porque alguma sapata quebrou.

Já vi relato de bagageiro voar até vazio.

OGG

OsmanGioia
10/03/2018, 09:26
Putz essa eu não sabia!
Esse defeito pega em todos os anos do Jimny?
Acabei de voltar de uma viagem com um caiaque em cima do rack que foi preso nas longarinas!

As longarinas são iguais em todos os anos e modelos de Jimny.

Eu já carreguei 2 caiaques de casa pra praia com o da Newtrack, mas não recomendo carregar em estrada não.

Pra distâncias curtas e dentro da cidade em velocidade baixa dá pra usar as longarinas originais, mas em estrada, nunca mais.

OGG

gugabh
10/03/2018, 22:52
Osman

Fiquei com uma dúvida com relação aos prisioneiros do teto. O bagageiro fica em contato com a pintura do teto ou existe algum tipo de calço entre o bagageiro e o teto de modo a isolar ou proteger pintura? Quando apertar os prisioneiros a pintura do teto não estraga ou arranha?

Abraços

OsmanGioia
11/03/2018, 08:32
Osman

Fiquei com uma dúvida com relação aos prisioneiros do teto. O bagageiro fica em contato com a pintura do teto ou existe algum tipo de calço entre o bagageiro e o teto de modo a isolar ou proteger pintura? Quando apertar os prisioneiros a pintura do teto não estraga ou arranha?
Abraços

Guga

Não vem nenhum calço de proteção com o bagageiro, porém dá para cortar o calço de proteção de borracha da sapata original que é bem maior, e colocar entre o bagageiro e o teto (Foi o que fiz, já que as minhas 4 sapatas quebraram e se resolver voltar ao original, as borrachas vem junto com o kit de longarinas).

Ou, se não quiser estragar as borrachas originais, qualquer pedaço de borracha, p.ex. câmara de pneu, serve para cortar e fazer um calço.

Outra coisa, mesmo que ficasse sem proteção, as sapatas que pegam nos prisioneiros são bem menores que as sapatas originais, e se arranhasse a pintura, ficaria escondido pelas próprias sapatas. caso voltasse ao original.

Osman

Paulo André BR
12/03/2018, 13:39
A todos...

Lembro-vos que o manual do Jimny (se não me engano) diz que o rack deve suportar 30Kg.
Somente o bagageiro da Newtrack, que é o que eu tenho, já pesa entre 5 e 10Kg... ou seja, nos restam 20Kg, com alguma margem.

Eu utilizei esse rack com +/- 40Kg (2 galões de 20L de gasolina), por mais de 10.000Km numa viagem pela Bolívia, Chile e Argentina.

Como sabia que estava contanto com a sorte, antes de partir, coloquei embaixo de cada suporte da Newtrack um calço "vibra-stop", pressionando-os contra o teto do Jimny, onde tem o borrachão e sulco. Desse modo resolvi o problema das pancadas verticais (buracos, valetas, etc) porém sabia que em caso de colisão, aquilo tudo poderia sair voando.

Não tive problema nenhum, mas sabia das limitações do meu bagageiro.
Ele já está lá faz 70.000Km.
Já carreguei muita coisas com ele, inclusive uma mesa de jantar completa com as 6 cadeiras (não recomendo), hehehe...

Moral da história:

O Manual já diz que aquilo é frágil! Use com prudência.

T+

TCHEIGOR
12/03/2018, 21:59
Putz, viajei 200km (100 ida e 100 volta) com o caiaque em cima (24kg fora a resistência do vento)
Essa do peso é muito relativo, uma mala de 30kg faz bem menos esforço do que um caiaque de 20kg, por conta do volume e resistência aerodinâmica.
Tinha visto que aqueles acabamentos nos pontos de fixação das longarinas eram de plástico mas nunca imaginei que por baixo também seria plástico. Baita decepção :cry:

A todos...

Lembro-vos que o manual do Jimny (se não me engano) diz que o rack deve suportar 30Kg.
Somente o bagageiro da Newtrack, que é o que eu tenho, já pesa entre 5 e 10Kg... ou seja, nos restam 20Kg, com alguma margem.

Eu utilizei esse rack com +/- 40Kg (2 galões de 20L de gasolina), por mais de 10.000Km numa viagem pela Bolívia, Chile e Argentina.

Como sabia que estava contanto com a sorte, antes de partir, coloquei embaixo de cada suporte da Newtrack um calço "vibra-stop", pressionando-os contra o teto do Jimny, onde tem o borrachão e sulco. Desse modo resolvi o problema das pancadas verticais (buracos, valetas, etc) porém sabia que em caso de colisão, aquilo tudo poderia sair voando.

Não tive problema nenhum, mas sabia das limitações do meu bagageiro.
Ele já está lá faz 70.000Km.
Já carreguei muita coisas com ele, inclusive uma mesa de jantar completa com as 6 cadeiras (não recomendo), hehehe...

Moral da história:

O Manual já diz que aquilo é frágil! Use com prudência.

T+

biondipacheco
25/07/2019, 13:56
procura pelo site do MKK

Leo BA
26/07/2019, 17:56
Estou usando o MKK modelo PLATAFORMA.
Aprovado!
Nem apita, com o vento!

nmblza
26/08/2019, 08:28
MKK OFF ROAD (http://www.mkkoffroad.com.br)

tenho um bagageiro, modelo com testeira... Vale a pena, engenharia e acabamento TOP !

esse modelo aqui: https://www.mkkoffroad.com.br/jimny/bagageiro-jimny-duplo

Leo BA
09/10/2019, 11:32
Estou usando o MKK modelo PLATAFORMA.
Aprovado!
Nem apita, com o vento!

Atualizando:
O bagageiro é robusto e bem soldado. Boa aerodinâmica, sem o efeito flauta, aquele apito chato pelo vento.
Mas, três meses depois, está bem enferrujado. Vou ter que tirar para dar uma pintura decente.
Tudo bem que moro no litoral, mas não justifica. A pintura veio muito ruim, mesmo!

Leo BA
15/10/2019, 18:13
Atualizando:
O bagageiro é robusto e bem soldado. Boa aerodinâmica, sem o efeito flauta, aquele apito chato pelo vento.
Mas, três meses depois, está bem enferrujado. Vou ter que tirar para dar uma pintura decente.
Tudo bem que moro no litoral, mas não justifica. A pintura veio muito ruim, mesmo!
Atualizando 2:
O fabricante, muito atencioso, me ofereceu opções de :
A-Devolver o bagageiro e receber outro.
B-Eles assumirem a repintura que eu fizesse.
C- Desconto especial numa próxima compra.

Gostei do interesse em sanar o problema.
Denota comprometimento e respeito pelo cliente.
Fora a pintura, que eventualmente veio ruim, o bagageiro é uma excelente opção.

bobweg
30/10/2019, 21:12
Vocês sabem se nos Tracker/Grand Vitara as longarinas são presas também por peças plásticas?

OsmanGioia
17/11/2019, 09:59
Acredito que sim

OsmanGioia
21/11/2019, 10:08
Atualizando o post. Depois que minhas longarinas originais quebraram e o bagageiro voou, comprei um da Tração 4x4, muito bom.

Mas acabo de descobrir um problema nele e acho que em todos os bagageiros nacionasi que vão aparafusados direto nos prisioneiros.

Todos os fabricantes fazem a sapata de suporte que prende nos prisioneiros muito pequena (o suporte original é muito maior e se apoia no teto central, passando pela junção soldada que tem uma borracha de proteção e pegando tbm na continuação da lateral)

E aí o que aconteceu comigo foi que coloquei uma barraca de teto e uma das sapatas afundou um pouco o teto.
Analisando, vi que, por ser pequeno, não houve sustentação adequada. mandei fazer sapatas maiores, do tamnho da sapata original.

Portanto, muito cuidado, sugiro procurarem bagageiros que tenham sapatas maiores pois senão o local dos prisioneiros afunda

Osman

Leo BA
22/11/2019, 15:34
Olá Osman!

Valeu pela observação!
À propósito: Qual a barraca que usou? Tô na idéia de tentar um barraca de teto.
Vì um Jimny branco com placa de Recife, em Massara, uns meses atrás. Poderia ter sido o seu?
Abs

TCHEIGOR
23/11/2019, 11:22
Adoro o Jimny, mas me incomoda muito o fato de o bagageiro ser praticamente um enfeite, mesmo a fábrica avisando que o limite de peso é baixo. No meu ver, já que colocou o bagageiro que faça alguma coisa decente!
Outra coisa que me incomoda é aquele scoop falso no capô. Totalmente sem necessidade... vira motivo de zoação.