Ver Versão Completa : Desligar carro automático em movimento causa dano?
klaus motta
09/03/2018, 19:36
Estou pensando em instalar um rastreador com bloqueador na minha cherokee automatica diesel. Minha duvida é o bloqueio é feito na ignição,caso bolquei o carro com ela andando seria o mesmo que eu desligar a chave.Minha duvida isso pode causar dano ao câmbio automático?
desde de já obrigado e abraços a todos
Estou pensando em instalar um rastreador com bloqueador na minha cherokee automatica diesel. Minha duvida é o bloqueio é feito na ignição,caso bolquei o carro com ela andando seria o mesmo que eu desligar a chave.Minha duvida isso pode causar dano ao câmbio automático?
desde de já obrigado e abraços a todos
Interessante sua dúvida, Klaus, pois meu sócio fez isso na SW4 dele.
Botou um sensor escondido na forração do teto.
Toda vez que liga precisa deslizar o dedão na peça para manter o motor ligado.
Mas, considerando a tecnologia que tem nessas peças, acho pouco provável que chegue a causar dano.:concordo:
klaus motta
15/03/2018, 10:12
Minha duvida é só quanto ao carro em movimento desligar com ele parado eu seu que não tem problema.Algum especialista?
abraços
Sergio c
15/03/2018, 10:24
Acho que não, pois seria a melhor que desligar um carro mecânico em 4ª marcha a 100km/h e não pisar na embreagem. E se não fosse o caso de bloqueador em carro automático, e, o cara está andando a 100 km/h na rodovia e o motor da uma pane do nada e desliga???? Seria o mesmo efeito.
Minha duvida é só quanto ao carro em movimento desligar com ele parado eu seu que não tem problema.Algum especialista?
abraços
Walter da Camper
15/03/2018, 20:40
Teoricamente parece não haver risco de dano.
Ao desligar com o carro em movimento, inicialmente o cambio continuará empurrando o motor e, ao perder velocidade, pouco antes do carro parar por completo, o motor vai parar, fazendo cessar o bombeamento de óleo na caixa, o que resulta no desacoplamento de todos os discos e cintas, deixando tudo livre como se estivesse em Neutro (mesmo com a alavanca continuando em D).
Teoricamente parece não haver risco de dano.
Ao desligar com o carro em movimento, inicialmente o cambio continuará empurrando o motor e, ao perder velocidade, pouco antes do carro parar por completo, o motor vai parar, fazendo cessar o bombeamento de óleo na caixa, o que resulta no desacoplamento de todos os discos e cintas, deixando tudo livre como se estivesse em Neutro (mesmo com a alavanca continuando em D).
Walter, tuas palavras tem procedência.
Lembro de quando tinha a Cherokee Sport 1999, lá pelos idos de 2010/2011.
Depois de beber algumas cervejas e descendo o morro da Lagoa da Conceição, aqui em Florianópolis, que é bem inclinado, vinha eu brincando de reduzir a viatura passando a alavanca de D para 3 ou 2-1, e assim jogando marcha.
Me senti por uns 30 segundos um dos integrantes do Velozes e Furiosos.
Passados esses 30 segundos e ainda brincando com a alavanca, eis que engato a ré e solto o botão...
"TUNC!"
"Hein?"
A viatura simplesmente apagou, as luzes do painel se acenderam, como no segundo estágio da chave na ignição, e o câmbio ficou em neutro.
Encostei no acostamento, entendi o que estava acontecendo, botei a alavanca em P, liguei novamente e, tudo certo!
Nenhum problema com o câmbio.
Só com a cueca, que deu perda total.
Confesso que nunca mais fiz isso.:mrgreen:
Bom dia prezados amigos ...
Muito boa essa discussão ...
Pensando de outra forma ...
No câmbio manual: Estando o veículo parado, desligando-se o motor com o câmbio engatado, ao se tentar dar a partida com o mesmo engatado ocorrerá um forte solavanco, e então, o motor “morre”, ou melhor, nem chega a “pegar”. A transmissão pode até mesmo ser danificada em razão disso, tendo em vista que os acoplamentos estão ativos e mandando força do motor para as rodas através da transmissão.
No câmbio automático: Estando o veículo parado, desligando-se o motor com o câmbio engatado (em D ou R), ao se tentar dar a partida com o mesmo engatado, simplesmente, não acontece nada!!!!! ... seria uma forma do sistema se proteger contra aquele tranco observado no câmbio manual que, neste caso, poderia provocar danos ainda mais sérios em cintas e discos que ainda permanecem acoplados???? ... ou seria, como frisou nosso amigo Walter ??? ... ou seja, ao desligar o motor os acoplamentos são desativados, colocando o sistema em “neutro”, havendo que colocar a alavanca naquele estado novamente, para que o sistema reconheça, e permita a partida ... valendo essa última hipótese, realmente faz muito sentido a observação do amigo Walter ... e, assim, aprendo mais essa ...
Mas, aí entra em foco uma outra questão, quanto às recomendações prescritas para se rebocar um veículo com câmbio automático, em pane, com as rodas de tração apoiadas no chão: Deve-se colocar o câmbio em “N”, jamais deixar em “D” ... essa recomendação não seria porque, em “D”, os acoplamentos estariam ativos, podendo danificar cintas e discos da T/A nesse deslocamento com o motor desligado?
Abs.
Sergio c
16/03/2018, 08:56
Se for para deslocamento longos, rebocados e se tiver tempo, a melhor solução é retirar o cardan que vai ficar com as rodas apoiadas no solo e rodando, como fazem em caminhões p rebocá-los. 100% de garantia hehehe.
Se for para deslocamento longos, rebocados e se tiver tempo, a melhor solução é retirar o cardan que vai ficar com as rodas apoiadas no solo e rodando, como fazem em caminhões p rebocá-los. 100% de garantia hehehe.
Bom dia ...
Pois é, meu caro amigo Sergio ...
No manual de minha viatura consta que pode rebocá-la até uma distância de 50 kms com as rodas traseiras (de tração) no chão e com as dianteiras (livres) fora do chão, PORÉM, com a alavanca seletora do câmbio na posição “N” (Neutro) ... só citei esse exemplo por, de certa forma, estar inserido no mesmo contexto do caso exposto no tópico ...
Mas, no interessante caso em questão, ora abordado no tópico, tem que ter lógica o que o Walter comentou ... ou seja, os sistemas (motor e câmbio) interagem entre si, monitorados pela centralina e, com certeza, TEM que haver uma programação de segurança que provoque o desacoplamento de cintas e discos do sistema de transmissão na eventualidade de uma parada do motor com o veículo em deslocamento, pois, nesta situação, o veículo continua se movimentando por inércia até parar ... é como se estivesse sendo empurrado, ou rebocado, em pane, porém, sem a ação de terceiros ... MAS sabemos que é altamente desaconselhável movimentar (mesmo que num curto espaço) o veículo que tem câmbio automático, estando ele engatado e com o motor desligado, pois isso poderá ser altamente prejudicial à transmissão ... daí a providencial dúvida de nosso amigo criador do tópico, que acabou sendo minha também ... porém, ainda que o sistema esteja preparado para se proteger, pelo menos para fins preventivos, acredito que numa eventualidade dessa o condutor deve estar ciente e consciente para ter o cuidado de deslocar imediatamente a alavanca do câmbio para "N", tão logo ocorra esse "apagamento" do motor com o veículo em movimento ... será difícil se lembrar disso na hora da ocorrência, mas ... lembrando que esse "apagamento" do motor com o veículo em movimento pode se dar por diversas outras razões que não a mencionada pelo criador do tópico (pane seca, ou qualquer outra pane normal) ...
Forte abraço.
Abs.
Walter da Camper
18/03/2018, 23:38
Eu penso que o descolamento dos discos e cintas ocorre pelo simples fato de que parando o motor para também a bomba de óleo interna do câmbio, que gera a força hidráulica para que os atuadores operem. Logo, ficará tudo livre não por atuação de sistemas de segurança, mas pela simples perda da pressão hidráulica que mantinha os engates.
Eu penso que o descolamento dos discos e cintas ocorre pelo simples fato de que parando o motor para também a bomba de óleo interna do câmbio, que gera a força hidráulica para que os atuadores operem. Logo, ficará tudo livre não por atuação de sistemas de segurança, mas pela simples perda da pressão hidráulica que mantinha os engates.
Grande Walter ... Bom dia ...
Permita-me explorar mais um pouco do conhecimento do nobre amigo, e aprender um pouco mais ...
Considerando que o sistema fica livre em razão da parada do motor, e a consequente parada da bomba de óleo deixando de movimentar o fluido da T.A., então que explicação poderíamos dar ao fato de não podermos movimentar esse veículo nessa situação com a alavanca seletora de marchas em "D", mas, sim, em "N"? ... o manual preconiza que, nessa situação, deve-se movimentar o veículo em "N" ... ou tanto faz? ... também pode movimentar em "D", sem nenhuma consequência danosa à T.A., considerando que está tudo livre?
Forte abraço.
Sergio c
19/03/2018, 08:56
Colegas Enasor e Walter, faço outra pergunta: no caso do veículo parado e o câmbio em posição P, o que faz o veículo travar o câmbio e não deixar movimentar o cardan, é uma tranca mecânica dentro do câmbio automático ou a pressão do óleo que faz o travamento?????
Eu andei pouco tempo com um único carro automático, um Triton HPE 2015, mas se não me engano um dia manobrando ela na beira de um rio a deixei apagar em D e ela ficou travada também, pois na chave, se não me engano, não desligava se a posição do câmbio não estivesse em N ou P.
Colegas Enasor e Walter, faço outra pergunta: no caso do veículo parado e o câmbio em posição P, o que faz o veículo travar o câmbio e não deixar movimentar o cardan, é uma tranca mecânica dentro do câmbio automático ou a pressão do óleo que faz o travamento?????
Eu andei pouco tempo com um único carro automático, um Triton HPE 2015, mas se não me engano um dia manobrando ela na beira de um rio a deixei apagar em D e ela ficou travada também, pois na chave, se não me engano, não desligava se a posição do câmbio não estivesse em N ou P.
Grande Sergio
Bom dia.
Estando a alavanca seletora de marchas em "P", é um sistema de travas que bloqueiam a movimentação das rodas de tração ... daí aquele velho cuidado, já conhecido da maioria, ao estacionar veículos com câmbio automático, principalmente em ladeiras, para que o peso do veículo recaia sobre o freio de estacionamento, e não sobre essas travas, dificultando, depois, a retirada da alavanca dessa posição ...
No caso de meu veículo, consegue-se desligar o motor em “D” ou “R”, PORÉM, não se consegue retirar a chave do contato e, tampouco, o veículo dá partida com a alavanca nessas posições ... há que se movimentar a alavanca para “N” ou “P” para conseguir dar a partida novamente ... outra coisa: Em “N” também não se consegue retirar a chave ... isso só é possível em "P" ...
Nos automáticos que dirigi era assim também ... Acredito que a maioria dos automáticos segue esse mesmo padrão ...
Forte abraço ao amigo.
Walter da Camper
19/03/2018, 12:46
Colega Enasor, o fabricante sempre faz a recomendação mais segura possível, no caso a posição N.
Rebocando em Drive, possivelmente não aconteceria nada, mas existe a remota possibilidade de um eventual aquecimento provocar algum atrito entre os discos e transmitir algum movimento residual da saída para a entrada, acionando a bomba hidráulica, o que causaria comportamento imprevisível quanto a possíveis engates espontâneos. Portanto, a recomendação mais lógica é rebocar em N.
Sergio, na posição P a alavanca empurra uma lingueta contra uma roda dentada, fazendo um travamento mecânico, independente de pressão do óleo.
Grande Walter ... Boa tarde ... obrigado pelo parecer ... Abs.
Sergio c
19/03/2018, 13:19
Valeu Walter ou Enasor, boas explicações.
Colega Enasor, o fabricante sempre faz a recomendação mais segura possível, no caso a posição N.
Rebocando em Drive, possivelmente não aconteceria nada, mas existe a remota possibilidade de um eventual aquecimento provocar algum atrito entre os discos e transmitir algum movimento residual da saída para a entrada, acionando a bomba hidráulica, o que causaria comportamento imprevisível quanto a possíveis engates espontâneos. Portanto, a recomendação mais lógica é rebocar em N.
Sergio, na posição P a alavanca empurra uma lingueta contra uma roda dentada, fazendo um travamento mecânico, independente de pressão do óleo.
Familia 4X4, estou muito feliz de estar aqui pela primeira vez interagindo com todos vocês. Tenho uma Tiguan 4X4 e já andei com ela na areia de praia duas vezes (praia Sagi/RN), na primeira vez atolei numa parte bastante fofa porque não sequei os pneus (estava com a calibragem 34) e estava andando no cambio automático. Na segunda vez não atolei porque coloquei a calibragem 13 e coloquei no cambio manual. Sou iniciante e gostaria de saber se alguém tem ou conhece bem a TIGUAN da VOLKSWAGEN para me ensinar um pouco mais como andar com esse carro na praia e repassar algumas dicas ja que sou iniciante no mundo OFF-ROAD. Dá pra participar de passeios com outros 4X4 com a minha família? Abraços amigos!!!
Familia 4X4, estou muito feliz de estar aqui pela primeira vez interagindo com todos vocês. Tenho uma Tiguan 4X4 e já andei com ela na areia de praia duas vezes (praia Sagi/RN), na primeira vez atolei numa parte bastante fofa porque não sequei os pneus (estava com a calibragem 34) e estava andando no cambio automático. Na segunda vez não atolei porque coloquei a calibragem 13 e coloquei no cambio manual. Sou iniciante e gostaria de saber se alguém tem ou conhece bem a TIGUAN da VOLKSWAGEN para me ensinar um pouco mais como andar com esse carro na praia e repassar algumas dicas ja que sou iniciante no mundo OFF-ROAD. Dá pra participar de passeios com outros 4X4 com a minha família? Abraços amigos!!!
Prezado amigo MPLima
Boa noite.
Primeiramente, sejas muito bem-vindo ao grupo ... é um prazer tê-lo aqui conosco ... e parabéns pela bela máquina ...
O assunto que está “rolando” aqui neste tópico talvez esteja um pouco fora do tema abordado no contexto de seu post, razão pela qual pode ser que não consigas um “feedback” satisfatório aqui ...
No sentido de aumentar a abrangência de seu pedido de ajuda, permita-me lhe dar uma sugestão: Replique seu post no tópico abaixo, onde o pessoal aborda assuntos gerais relativos ao seu veículo ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/71930-vw-tiguan-2010-tentacao.html
Forte abraço e boa sorte.
Senhores boa noite!!
Estou necessitando de uma orientação, sobre instalar bloqueador corta combustivel diesel, L200 triton 2013, alquem já fez este tipo de instalação, existe risco de danificar a caixa de transmissão automática com carro em movimento?
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