PDA

Ver Versão Completa : Adaptação Rural 77



Rural 77
26/01/2004, 22:18
Amigos,

Tenho uma Ford Rural 77 a mais de 3 anos e estou pensando em fazer uma transformacão completa nela. Tenho filhos pequenos e quero dar conforto e segurança. Tenhos as seguintes dúvidas ?

1 - Adaptação de freio a disco
Preciso modificar as rodas originais aro 15 ??? Qual o modelo mais indicado Mangels ???

2 - Direção Hidráulica
Qual a melhor alternativa e estimativa de custo ?

3 - Bancos
Quero adaptar um terceiro banco no bagageiro. Qual a opção de adaptação externa do estepe ? Qual a opção de banco . Jeep ? É possível adaptar os bancos traseiros da Land-Rover na Rural ? Qual a melhor opção dos bancos dianteiros ?

4 - Motor
Me falaram que que o motor original é o mesmo da Ford Ranger e é possivel adaptar injeção eletrônica. Isto é verdade ? Qual a estimativa de custo ?

5 - Ideias
Estou aberto a ideias de cor, acabamento interno ...

Bom são muitas perguntas, mas conto com a ajuda de vcs.

Abraços

Marcelo

Cícero Franco
27/01/2004, 09:10
Freio a disco tu podes botar sem alterar o resto. Na Potranca eu tenho os dianteiros da Kombi e os traseiros do Kadette.

Direção hidráulica: todo mundo me falou que a Rural fica "mole" com DH. Eu coloquei a direção mecânica do Santana e ficou ótima e macia.

O estepe tu podes colocar com um suporte tipo da Toyota ou do Sportage. Precisa adaptar na coluna. Não fixa a roda na tampa traseira pq ela não agüenta o peso.

Quanto aos bancos, tu descobrindo me avisa que eu também quero colocar.

Motor: não sei não. Acho que nunca vai ficar muito bom o motor original, em todo o caso...

[]s

du
27/01/2004, 09:31
Marcelo,

Fale um pouco mais do uso que dará à Rural, caso vá rodar muitos km por mês, o melhor seria colocar um motor mais moderno, existem muitas opções, diesel ou gasolina, a única resalva é que para colocar o Diesel e conseguir arrumar o ducumento, tem que ser 4x4 original.

Abraços Du.

Polvora
27/01/2004, 09:50
1 - Adaptação de freio a disco
Preciso modificar as rodas originais aro 15 ??? Qual o modelo mais indicado Mangels ???Não precisa mudar as rodas!


2 - Direção Hidráulica
Qual a melhor alternativa e estimativa de custo ?Como o Cícero falou melhor mecânica mais seguro ou HD progressiva esta tem $$ alto!


3 - Bancos
Quero adaptar um terceiro banco no bagageiro. Vai colocar mais passageiros no carro ??? Não pode passar o indicado no documento e a CNH é outra categoria.


4 - Motor Me falaram que que o motor original é o mesmo da Ford Ranger e é possivel adaptar injeção eletrônica. Isto é verdade ? Qual a estimativa de custo ?Quanto ao motor de for o da Ranger melhor, mas achar esse motor é difícil. $$ Será alto tem ainda o cambio e caixa de transferencia que normalmente não aguenta...

[] tentando ajudar...

Cícero Franco
27/01/2004, 10:04
Qto ao número de passageiros, tu podes fazer a alteração, certificar numa oficina credenciada pelo Inmetro e depois alterar a documentação junto ao Detran. Sem problemas, se não for em Santa Catarina! :shock:

du
27/01/2004, 10:38
Pessoal,

Se não me falha memória, até 7 passageiros, pode ser a carteira "B" mesmo, vamos supor. 2 bancos individuais na frente, banco inteiro atrás (3) e mais um banco no porta malas que geralmente é de 2, dá certinho.

Lembre-se que precisa do número certo de cintos de segurança.

Outra, coisa, olhe seu documento, alguns utilitários aparece somente a capacidade de carga e não o número de passageiros, se for assim, acho que não precisa mudar, precisaria apenas ter 7 cistos de seguranca no máximo.

Por favor, alguém confirme, não sei se a fonte é precisa ou atualizada.

Abraços Du.

Cícero Franco
27/01/2004, 10:42
Du, tu podes dirigir Kombi com carteira B e com 8 passageiros. Acho que não tem problema, desde que não seja micro-ônibus. Por outro lado, tem que ter o número certo de cintos, eles estarem corretamente fixados na carroceria e os bancos tb estarem bem fixados. Nem tenta bancos que rebatam que não sejam originais. Se quiseres um que rebata atrás, coloca primeiro um fixo, regulariza e depois troca ele.

[]s

du
27/01/2004, 10:49
Pessoal,

Dos "originais rebatedores" achei legal os da Zafira, mas lógico que fica para as crianças, não é ruim, mas se for maiorzinho ou pesadinho, fica ruim.

Abraços Du.

Cícero Franco
27/01/2004, 10:56
Não caberia um outro banco traseiro original da própria Rural? Nem que tivesse que chegar o banco "do meio" um pouquinho para a frente...

Adriano Braga
30/01/2004, 20:22
Ei pessoal

parecec que até 8 pessoas com o motorista pode ser a carteira B. eu tive uma land 110 que era p/ 9 lugares no documento e isso sim exigia uma carteira D.

Qto ao freio, eu usei os discos ventilados da f1000 com as pinças da blazer...ficou um canhão. Não precisa trocar a roda!!!


Qto ao motor concordo com o pessoal...qual vai ser o uso? Mas prefira motores mais modernos e confiáveis


Abraço

BETHO
01/02/2004, 22:06
olá pessoal,
quanto a questão legal, posso ajudar. No CTB art 143 II deverá ser exigido a CNH categoria B para veículos com PBT inferior a 3,5 Ton e capacidade de passageiros igual ou inferior a 8, excluindo o motorista.
Mas depois da adaptação é necessário passar o veículo pela vistoria e uma empresa cadastrada junto ao inmetro e depois regularizar junto ao DETRAN, caso contrário você pode ficar a pé no meio da viagem.