Ver Versão Completa : Modelos de Câmbios e Diferencial da F-1000
Olá, antes de adentrar ao assunto do tópico me vejo na obrigação de me reapresentar aos novos e antigos componentes desse maravilhoso fórum. Meu nome é Mirão, fui proprietário de uma bela e saudosa Ford Ranger, a qual vendi no intuito de adquirir uma F-1000, visando a preferência de um modelo 98. Pois bem, infelizmente tive que rever minhas intenções, priorizar necessidades, etc. me direcionando a outros rumos na vida. Passei um bom período sem ter uma caminhonete mas sempre dando uma olhada rápida no fórum, haja vista, nunca desisti de ter outra caminhonete. Então. Não adquiri a tão sonhada X-10. Muito menos uma 4x4. Mas estou de volta a esse mundo de utilitários. Comprei um resto de F-1000. Com certeza a pior efe do fórum e vou precisar de muita, muita ajuda e coleta de informações e foi aí que resolvi abrir novo tópico. Gostaria de catalogar todos os tipos de câmbios por nomenclatura e apelidos. "Mandioquinha", "Quinta louca", essas coisa as quais não entendo bem. Da mesma forma, os diferenciais. Minha intenção é mudar a configuração da minha bizarra F-1000. Trata-se de um modelo 1983. É cabine dupla, duas portas, motor maçarico 229, penso eu pelo fato de ter BI bosch. O câmbio é um 4 marchas, possivelmente Clark, Cl-260F, não vi a plaqueta e nem sei se é bom. O diferencial então é pior. Não tem plaqueta, assim como o câmbio e ronca um pouco. Esse é o motivo de pedir apoio quanto ao tópico. Pretendo urgentemente trocar essas relações câmbio/diferencial, o carro passa uma sensação de ser curto o seu desenvolvimento. Mesmo sendo maçarico gostaria de uma relação mais longa e que o motor trabalhasse menos forçado. Preciso de opiniões. Até por que está em negociação a aquisição de outra sobra de F-1000, cabine estendida, 96, cuja motorização foi um HSD, está sem motor mas tem caixa e diferencial. Não sei quais são os modelos que vieram naquela caminhonete em 96. Das duas pretendo fazer uma. Ambas estão documentadas e a sobra da sobra, vou vender caso conclua o negócio. Gostaria ainda de saber onde anda os amigos do fórum. Edintruder, Coophamat, Rfedx, Waldir Carlos, Borjão e outros. Um abraço a todos e aguardo ansiosamente pelo andamento desse tópico.
Ah, sim. Depois postarei algumas fotos da bizarra. Pensem num carro detonado mas ainda gostosa pra dirigir. Sentia tanta vontade de ter outra caminhonete que não resisti a essa oportunidade de adquiri-la.
Rodrigo Baratti
22/02/2018, 08:07
Mirão,
As F1000 até onde sei saíram com 4 diferencias:
Dana 44
Braseixos 405
Dana 46
Braseixos 406 (todas as X-10)
A 83 deve ser 44 ou até o 405 - fácil de identificar pelo formato da bola - hexagonal e redondo respectivamente.
A HSD deve ser 46 ou 405 - mesmo caso que o anterior
O cambio da HSD é o Mazda, mesmo cambio da gasolina
Verifica esse ano 96, pois não foram fabricas F's nele, se foi foram pouquíssimas.
Se for do ultimo farol com a seta embaixo deve ser 96/97 ou 97.
O resto da turma está no whatsapp, mas daqui a pouco aparecem por aqui.
Boa sorte na empreitada, sei bem como é difícil.
Uma sugestão, se a HSD está boa, vende a 83 e compra um motor pra ela, pode ser até o 4.9i, bom e barato, se não for rodar muito, porque bebe bem.
[]'s
Coophamat
22/02/2018, 13:38
Bem vindo de volta Mirão, vamos acompanhar essa empreitada.
Valeu Rodrigo, obrigado Coophamat, é bom estar de volta, senti a falta de uma caminhonete e do grupo também. Quanto ao formato do diferencial rodrigo, é de forma hexagonal com um ressalto á esquerda do parafuso de verificação do óleo. Acho que esse ressalto se trata do espaço da coroa. Não encontrei aquela identificação "spicer" como vejo em alguns opalas.Quanto a outra caminonete, é uma cabine estendida, hsd, não vi ainda a documentação. Posso afirmar que se trata daquela do farol quadrado, que veio depois do modelo de quatro faróis. Será que não daria para fazer um swap nela com o 229 maçarico? aproveitando a caixa de marchas e diferencial original dela? queria monta-la aproveitando as melhores peças entre as duas (caso consiga concluir a negociação) a sobra eu queria vender. Também penso em repor o motor hsd, mas não sou muito fã dele, me parece muito problemático. Nesse caso, colocaria essa F1000 que comprei à venda novamente.
Sou fã do motor 4.9i. Mas bebe pra cacete, e pode ter certeza, vou rodar muito, muito mais do que rodava na Ranger. Penso que se tocar na manha, o hsd dá pra levar. Não sou de estragar ou forçar carros. Apenas tenho um certo temor do hsd, falam muito mal dele. Se não deu certo numa Ranger ou S10, porquê daria em uma fmil?
Walter da Camper
22/02/2018, 18:24
O motor maxion HSD é o mais polêmico da história do automobilismo nacional.
É adorado pelos landeiros, apreciados pelos rangeiros, tolerados pelos Sprinteiros (van MB), odiado pelos S10zeiros/Blazeiros e temido pelos Fmilzeiros.
Quantas opiniões diferentes sobre a mesma máquina...:pensativo:
O motor maxion HSD é o mais polêmico da história do automobilismo nacional.
É adorado pelos landeiros, apreciados pelos rangeiros, tolerados pelos Sprinteiros (van MB), odiado pelos S10zeiros/Blazeiros e temido pelos Fmilzeiros.
Quantas opiniões diferentes sobre a mesma máquina...:pensativo:
Verdade amigo, é uma satisfação contatá-lo novamente aqui no fórum. Definiu bem o uso do HSD. Essa SuperCab que estou em negociação está sem o motor por que ele fundiu pela segunda vez na mão do mesmo proprietário, ele não quer nem ouvir falar em 2.5 hsd.
Mas ainda não li uma opinião sobre a possibilidade de fazer um engine swap de um 229 maçarico naquele carro. Será que casaria bem com o câmbio mazda?
Walter da Camper
23/02/2018, 08:35
Na minha opinião é mais vantagem comprar um câmbio Clark e vender o Mazda
Rodrigo Baratti
23/02/2018, 09:26
Não sei não, o regime de rotação do 229 é bem diferente do HSD e do 4.9.
Mas fácil levar o conjunto completo da sua, com motor e cambio.
Francisco Casal
23/02/2018, 16:12
Provavelmente essa fmil CE foi colocado o HSD, pois as efes CE foram em 94 229 com o pisca ao lado do farol, e em 97 com o 4.9 e o pisca abaixo do farol. Eu no seu lugar aguardava um tempo e ia rodando com a antiga, nesse meio tempo colocava um conjunto de f250 6c. Mas isso claro se sua carteira possibilitar.
Boa noite. Lendo as postagens acima, digo com sinceridade que tudo aquilo me passou pela cabeça e a minha dedução confere com a do Rodrigo. Minha intenção Francisco,seria a de pegar as duas caminhonetes e fazer uma só, então uma delas serviria como doadora de peças. Mas como não me contento fácil, sou de natureza inquieta, hoje pela manhã encontrei outra caminhonete cabine dupla a qual o proprietário pretende colocar a cabine simples original e vender a dupla. Está em uma oficina perto de casa, e o preço é de irmão. C$-3.000,00. Mas por haver também necessidade de pintura e isso vai incluir necessariamente serviços de lanternagem, resolvi trazer o lanterneiro à minha casa para ver o estado da minha efe, pois ela não possui ferrugem e é toda na lata, ao contrário da outra cabinada, que é mista e tem aquele janelão lateral, algumas pessoas não gostam daquele modelo. Aí rapaziada, me veio a surpresa, o lanterneiro praticamente "babou" a minha estilosa. Por ele não trocaria, garantiu um serviço de qualidade alegando que ficaria até mais barato (ambas me custariam 7K, somado os 3 a mais, 10k, de final). Aí confesso que balancei, é uma terceira opção, estou pensando, porém, o plano "A", da Supercab, ainda não saiu da minha cabeça. A briga está em o dono dela me vender no valor de 7K. Uma pergunta. Aqui no fórum existe um tópico sobre tabela de cores Ford? como faço para acessar?
sallespickup
25/02/2018, 10:54
a supercab com certeza era a gasolina e foi colocado HSD, sendo o cambio e diferencial nada interessantes pro 229, ai o negocio é definir quem vc quer rodando, se é a supercab, e o doc ja for diesel coloca num primeiro momento tudo da 83 la e vai rodando, depois vai modificando, pois o bolso vai sentir, eu iria nesta ordem, turbinava o bicho uns $2500 depois partiria pra um cambio e marchas pesado de preferencia um 2615, uns $4500 e por fim um diferencial braseixos 405 ou 406 o que surgir e colocar a relação 2.60, digo pois eu tenho e fica muito confortavel, indo de 80 a 180 sem mudar de marcha, é só uma ideia....
Salles, boa tarde. Depois de muito pesquisar e refletir, decidi ficar com a mesma carroceria e motorização. A restauração vai ficar por 8 mil, iniciais, o final, só Deus sabe. Depois, vou para a segunda etapa, justamente esse seu plano aí. Turbinar o 229, trocar a caixa de marchas e trocar o diferencial por um mais longo. Observei bastante, conclui que a cabine CD da minha efe ainda é uma das mais belas do mercado. Trata-se de uma Demec, vidro traseiro basculante, que acompanha as linhas da carroceria. Parece uma cabine genuinamente de fábrica. Existem poucas hoje em dia. O inconveniente é que o espaço atrás é mais apertado em relação às outras cabines, mas tô nem aí, quem anda é só eu e minha esposa mesmo, caronas são coisas eventuais.Não consigo postar fotos, até tenho que aprender, para postar a restauração dela. É isso, as outras opções encareceriam o projeto então é seguir a restauração externa e interna. Gostaria que acompanhassem o tópico, vou precisar do auxílio de vocês, tenho muitas idéias mas pouca experiência no assunto. Só para exemplo, terei que colocar retrovisores mais modernos. Vi tantos no ML e com preços tão variados, que não sei qual adquirir. Também gostaria de tirar aquela grade de metal e colocar a de plástico e há uma grande variação de preços no mercado. Então conto com a ajuda de vocês.
Ah, sim, desculpe Salles, a supercab possuia motor diesel, documentada, não sei qual era o motor, mas o proprietário diziz ser provavelmente um X-10. O que não combina com a caixa de marchas dela. E ela é uma 96/7 de cara quadrada ainda. Não aquela belíssima cara arredondada do último modelo.
sallespickup
25/02/2018, 20:28
Ah, sim, desculpe Salles, a supercab possuia motor diesel, documentada, não sei qual era o motor, mas o proprietário diziz ser provavelmente um X-10. O que não combina com a caixa de marchas dela. E ela é uma 96/7 de cara quadrada ainda. Não aquela belíssima cara arredondada do último modelo.
pra montar essa sem muito custo, procura por motor da ranger 2.8 que e praticamente a evolução do hsd, e tem encaixe no cambio mazda, ou então tem de trocar tudo, pra virar MWM seja 229 ou X10
sallespickup
25/02/2018, 20:31
Salles, boa tarde. Depois de muito pesquisar e refletir, decidi ficar com a mesma carroceria e motorização. A restauração vai ficar por 8 mil, iniciais, o final, só Deus sabe. Depois, vou para a segunda etapa, justamente esse seu plano aí. Turbinar o 229, trocar a caixa de marchas e trocar o diferencial por um mais longo. Observei bastante, conclui que a cabine CD da minha efe ainda é uma das mais belas do mercado. Trata-se de uma Demec, vidro traseiro basculante, que acompanha as linhas da carroceria. Parece uma cabine genuinamente de fábrica. Existem poucas hoje em dia. O inconveniente é que o espaço atrás é mais apertado em relação às outras cabines, mas tô nem aí, quem anda é só eu e minha esposa mesmo, caronas são coisas eventuais.Não consigo postar fotos, até tenho que aprender, para postar a restauração dela. É isso, as outras opções encareceriam o projeto então é seguir a restauração externa e interna. Gostaria que acompanhassem o tópico, vou precisar do auxílio de vocês, tenho muitas idéias mas pouca experiência no assunto. Só para exemplo, terei que colocar retrovisores mais modernos. Vi tantos no ML e com preços tão variados, que não sei qual adquirir. Também gostaria de tirar aquela grade de metal e colocar a de plástico e há uma grande variação de preços no mercado. Então conto com a ajuda de vocês.
mesmo caso meu tenho D10 cabine dupla como sou eu e a mulher quem vai atras que se vire, normalmente só as malas KKKK
ah fica esperto no que se vai gastar nessa sua demec , mais o custo dela, pois dupla feita é um carro relativamente barato, ai as vezes vale muito mais vc comprar uma pronta e original, uma 90 pra vc ter ideia tem um monte por 25, eu vendi ano passado uma deserter 92 ja 5 marchas turbo ar direção rodas e diferencial braseixos, por 23 só a pintura do capu e teto eram queimados, então faça bem estas contas
sallespickup
25/02/2018, 20:36
https://carro.mercadolivre.com.br/MLB-969331618-ford-f-1000-_JM
https://carro.mercadolivre.com.br/MLB-971674280-ford-f-1000-cabine-dupla-ano-90-_JM
https://carro.mercadolivre.com.br/MLB-962445535-ford-f-1000-1986-cabine-dupla-_JM
Verdade. E olhando essas aí, todas estão em melhores condições que a minha, além de serem turbinadas. Vou me precaver o máximo possível porque pelo visto, já comecei perdendo. Agora é ter fé e paciência.
Coophamat
27/02/2018, 20:37
F1000 vendo troco, 1980 - Carros - Vila São Jorge da Lagoa, Campo Grande 454639151 | OLX (http://www.olx.com.br/vi/454639151.htm)
Olha uma viatura boa para reformar, em outro anúncio ele pede 15 mil.
Boa também Cophamat. Acho que vou esperar passar a empolgação. Tenho que me segurar, sou imediatista. Tenho algumas oportunidades, vou pensar um pouco pra não vacilar e cometer um erro pois na verdade comprei uma mecânica, não um carro. E pelo que vejo, a 97 CD, vale a pena por 10.000R. Ainda estou atrás de um radiador, esse é o primeiro ponto a resolver.
Buenas. Só para movimentar o tópico. Depois de muito procurar, rodar todo o DF e adjacências fui a Goiânia, vila Canaã, à procura de um radiador. Encontrei vários, com duas três e quatro colmeias, oscilando os valores entre 600 e 1000 reais. Comprei um Motorcraft de 3 colmeias pelo valor de 700 reais. Bom preço pela qualidade do serviço. Instalei no mesmo dia e a velha efe tá rodando numa boa. Também tive a sorte de encontrar amortecedores Cofap, novos e com garantia de 3 meses, em promoção. Excelente promoção, não poderia perder. Custaram 400 reais divididos em 4 vezes no cartão. Achei uma pechincha e não desperdicei essa oportunidade. Os amortecedores vou montar na segunda feira.