PDA

Ver Versão Completa : SIDEKICK AUTOMATICO É BOM OU É CASAMENTO, MOSCA BRANCA??

tmrsled
14/04/2006, 18:01
to pensando em adquirir um sidekick ano 95 4 portas, muito novo mesmo e com um bom preço, nunca vi carro mais conservado, o motor foi feito ano passado e tem nota fiscal (4,800 reais gastos) e tem GNV, pra mim so tem 1 problema o carro é automatico, qual a opniao de vc´s em relação a sides automaticos??? Preciso de uma luz. Alias minha duvida é sideckick automatico, ou vender meu outro carro e comprar um troller ?? abraço e aguardo por uma opniao rapida!

Gasoso
14/04/2006, 20:53
tmrsled,

Num é mosca branca, nem casamento... mas é um pouquinho mais difícil de vender que o manual... normalmente quem gosta de carros auto procura sempre por eles... o importante é o cambio naum estar baleado....

Câmbio automático é como outro motor na viatura... vc tem duas vezes mais coisas pra cuidar... isso pode ser bom ou ruim, depende do estado em que está o câmbio... conheci um side 92 com cambio auto que nunca deu problema, tá originalzinho.... mas também já ví carro 98 com o câmbio lascado e se o mecânico naum entender MESMO de cambios auto vc joga dinheiro fora e o serviço fica uma merda...

Se vc tem um automático, vc tem de trocar o óleo do cambio direitinho... um óleo dá para no máximo duas trilhas pesadonas.... se vc naum trocar... ok, mas os discos do teu cambio vão gastar mais ligeiro e a longo prazo sai mais caro.... o problema é que muita gente quer economizar na troca do óleo ou ainda colocar óleo barato... o óleo tem de ser dextron III e de marca boa... isso custa caro se a gente pensar que é só um óleo... mas ele é a vida do câmbio...

No mais, o câmbio automático dos sides é de primeiríssimo mundo... tem 4 marchas, e dois tipos de pilotagem... o controle dele é eletrônico, sides auto tem duas centrais.... se vc precisar, se naum me falha a memória, peguei uns arquivos na net que entre outras coisas tem os códigos de falha do cambio auto....

Resumindo... se o cambio tiver OK, se vc gosta de carros auto e se vc tem um mecânico que saiba mexer em carros auto caso necessário, acho que seria uma boa compra.... o bom da história é que cambio auto é cambio auto... basta ter o codigo de erros se ele for eletrônico... o mecânico que conserta o cambio de um vectra ou outro carro de passeio saberá consertar o do vitara se vc fornecer as peças. Peças vc encontra em sampa... existem uns kits de reparo para os câmbios dos 3P ou 5P...

Quanto ao troller... é outra prosta de carro... muito valente em trilhas, mas quase tão ruim quanto um samurai para viajar... só tem mais (e muito ) motor.. mas o carro é um pé duro com ar condicionado.... ergonomia zero.

[]s

gustavo signori
15/04/2006, 01:19
olá tmrsled.

nunca tive carro automático antes, tinha um certo preconceito quanto à eles.

agora posso dizer com certeza:

carro automático, nunca mais fico sem.

as grandes vantagens são o conforto e o torque.

desvantagens são o consumo um pouco mais elevado e ter que reaprender a dirigir. (o carro automático tem as suas manhas. a grosso modo, v. troca de marcha com o pé na rotação em que v. quiser.).

quanto a problemas com o câmbio, pelo menos no vitara 3p, ele é igual ao do opala, ou seja é pnp.
no sidekick que é de 4 marchas eu não seu se é igual ao dos opalas mais novos, se for, peças de reposição são fáceis tambem de achar e não são caras.
e por fim um câmbio auto bem cuidado dificilmente dará problema.

samukanvas
15/04/2006, 22:42
Eu iria de troller porque alem de ser mais robusto, na sua região é bastante comum revendedoras e mecanicos de troller :wink:

Grassmann
17/04/2006, 10:39
tmrsled,

Algumas considerações:

- Todo Vitara é mais difícil de vender que um carro de passeio. Um automático vai exigir um pouco mais de paciência, mas nada de anormal;
- Os Vitaras automáticos normalmente não foram utilizados em trilhas. Normalmente são carros mais conservados que os de câmbio manual (Segundo a 4Rodas, 5% dos Vitaras 5 portas foram para as trilhas, automático então, menos ainda!);
- A manutenção do câmbio, como já foi dita, se bem feita, garante longevidade para ele. Bem menos incômodo que trocar embreagem de carro manual;
- Como já dito, quem curte câmbio automático vai procurar carro com câmbio automático;
- O desempenho é um pouquinho pior que o câmbio manual. Nada que não se adapte. Com o tempo, você aprende a dirigir um carro com câmbio automático, e não vai querer voltar pro manual...

Agora, uma pergunta: Porque o motor do Vitara foi feito????? Esses motores costumam durar uma vida toda... Se o motor já foi feito, isso pode (veja bem, pode!) significar falta de cuidado com o carro. Nesse caso, olhe bem para o câmbio. Veja se as trocas são suaves, se não ocorrem ruídos ou trancos ao engatar ou trocar as marchas... Leve a um mecânico de extrema confiança, e peça pra avaliar o carro como um todo. Se esse câmbio quebrar, vai custar caro pra reparar. Peças não são difíceis de achar, mas não são muito baratas não... :discordo: Bem diferente das peças de motor e suspensão, que são baratas e relativamente fáceis de achar ou adaptar.

Quanto a vender seu carro de passeio e comprar um Troller... Sei lá... :D É uma decisão muito pessoal. O T4 é um carro muito robusto. Mas eu não empataria tanto dinheiro num carro só. Além do que ele tem pouquíssimo espaça pra bagagem. E quem tem família (eu tenho 2 filhos pequenos!) precisa levar sempre alguma bagagem... Mas pese os prós e contras, e tome sua própria decisão. São 2 excelentes carros...

Boa sorte!

tmrsled
17/04/2006, 11:43
POis é, o motivo pelo qual o motor foi feito não sei te dizer, porem no geral o carro esta otimo, muito conservado mesmo e sem sinais de retoque de pintura, o cambio tambem parece mto bom trocas suaves e sem barulhos incomuns, o problema é que meu pai (viciado por carro e trilhas como eu...) fica me colocando medo, dizendo que o carro não presta e que é pessimo de vendas. Mas cheguei a uma conclusão, ta surgindo a oportunidade de ficar com um troller tdi 2001, sei q não é dos melhores pois ja tive um e sei tb que a manutenção é bem salgada, mas ta a um bom preço e poderei ficar com meu carro de passeio, so que vou ter de esperar + ou - 1 mes, ja tem umas 3 semanas que vendi o samurai e não morri ainda....ainda né?!?! :cry: logo vou esperar amis um pouco e ver no que vai dar. Abraço a todos.

Morcego
17/04/2006, 14:09
tmrsled,

Concordo e discordo com alguns comentários dos nossos amigos neste topico, mas o forum é feito para isto e as opniões as vezes são contraditórias. Aqui na minha região é muito facil vender um VITARA, se tiver em bom estado é só anunciar e vender a procura é grande. Quanto ser automático, é puro preconceito e que já tem mudado muito nos ultimos anos. Desde 1982 tenho carros automáticos e nunca tive problemas com a caixa deles, ela requer muito menos manutenção e a chance de você dar um tranco e quebra-la ou estragar alguma engrenagem é muito maior em carros manuais que nos automáticos, portanto é muito mais segura. Na minha familia todos os carros são automáticos, irmã, muher, cunhados, etc. Hoje tenho um VITARA 3 portas manual, na epoca em que estava procurando não achei nenhum altomático que me agradasse. Tirando a tendencia de gostar muito pelo conforto e praticidade, acho que um Sidekick automático vai bem, alem do mais é um carro importado e na minha opinião é muito mais robusto que qualquer produto nacional....

tmrsled
17/04/2006, 20:04
Fernando Teixeira e todos que tenham conhecimento, sidekick automatico é bom de trilha??, deixando claro que não vou fazer com ele oq eu fazia com o samurai...mas quero saber se da pra nadar nas dunas tranquilo, pegar uma lama razoavel, atravessar uns rios, sem problemas serio??? Resumindo da pra fazer trilhas medias nele sem dores de cabeça?? abraço a todos!

tmrsled
17/04/2006, 20:16
samukanvas, pode ter revendedora e mecanicos de troller (qualquer mecanico de caminhão mexe naquele carro, se é q é um "carro"!) mas peças disponiveis e oficinas responsaveis são muito dificeis...acredite vc que um jogo de amortecedores novos do troller em uma das concessionaria da região nordeste custa 1200 reias e detalhe qnd se tem em estoque, no paralelo sai a cerca de 180 reias cada um e o rolamento da roda dianteira do troller tdi 2001 chega ao absurdo de 3000 reias na concessionaria (o rolamento é o mesmo da cherokee) e acredite se quiser na unica vez que quis pagar isto por ele a fabrica avisou que não tinha previsão de chegada da peça. Talvez ai na região de rio/ sao paulo seja diferente pq aqui no nordeste é complicado. Qnd tive troller era certo gastar cerca de 400 reias semanais com manutenção, de suzuki samurai ia onde o troller ia so que mais devagar, passava onde troller algumas vezes atolava, e economizava mta grana, mesmo fzd a manuteção preventiva super rigorosa...
LOGO VIVA AOS SUZUKIS!!!
Mas como dizem por ai... nem tudo que é facil é gostoso....talvez compre outro troller pra sofre um pouco... ou quem sabe desta vez eu seja sorteado na hora de comprar e consiga um troller com poucos defeitos, pq um que não tenha defeitos é impossivel!!! abraços!

Morcego
18/04/2006, 09:26
tmrsled, é como eu te disse, infelizmente o produto nacional fica a dever muito para o importado. A unica desvantagem do Sidekick é ter a distancia ente eixos maior, que o dificulta vencer determinados obstaculos, mas isto pode ser melhorado com uns calços na suspensão para levanta-lo um pouco. No mais ele vai bem em trilhas leves e medias e já vi gente encarando trilhas pesadas com ele.

samukanvas
18/04/2006, 13:38
samukanvas, pode ter revendedora e mecanicos de troller (qualquer mecanico de caminhão mexe naquele carro, se é q é um "carro"!) mas peças disponiveis e oficinas responsaveis são muito dificeis...acredite vc que um jogo de amortecedores novos do troller em uma das concessionaria da região nordeste custa 1200 reias e detalhe qnd se tem em estoque, no paralelo sai a cerca de 180 reias cada um e o rolamento da roda dianteira do troller tdi 2001 chega ao absurdo de 3000 reias na concessionaria (o rolamento é o mesmo da cherokee) e acredite se quiser na unica vez que quis pagar isto por ele a fabrica avisou que não tinha previsão de chegada da peça. Talvez ai na região de rio/ sao paulo seja diferente pq aqui no nordeste é complicado. Qnd tive troller era certo gastar cerca de 400 reias semanais com manutenção, de suzuki samurai ia onde o troller ia so que mais devagar, passava onde troller algumas vezes atolava, e economizava mta grana, mesmo fzd a manuteção preventiva super rigorosa...
LOGO VIVA AOS SUZUKIS!!!
Mas como dizem por ai... nem tudo que é facil é gostoso....talvez compre outro troller pra sofre um pouco... ou quem sabe desta vez eu seja sorteado na hora de comprar e consiga um troller com poucos defeitos, pq um que não tenha defeitos é impossivel!!! abraços!

Cara, acho que vc pegou um troller "bichado".... tenho um amigo que teve um e ele se comportou muito bem. Não dava problemas e ele gastava pouco no trato do carro. Tem uma lista de peças na lista do yahoo. Alí vc acha bastante coisa + em conta. No mais, acho o troller um carro bom pro dia-a-dia, muito bom pra raids leves e ruim pra trilhas onde necessita suspensão. Mesmo assim acho melhor que o vitara. Digo isso porque já fiz trilha com os 2.

Abs

tmrsled
18/04/2006, 15:44
samukanvas, vc tem razão pode ser tenha pego um troller ruim mesmo, ams mesmo com o preju que tive adoro aquele carro ehehehh. E concordo com vc pra trilha prefiro o vitara o troller tema a suspensao bem limitada, e pro dia a dia ele ainda é um tanto duro e pulador...mas pra participar de rally de regularidade ele é mto bom mesmo, pra andar nos de velocidade vc precisa gastar mto em suspensão e ele tem um grande defeito qnd vooa ele sem pre pousa de dianteira, quase fazendo 90º dependendo do salto...Abraço e qnd tiver com o brinquedo novo iformo a vc´s. :twisted: