Conectar

Ver Versão Completa : Feixe de molas cansado no Samurai. Como diagnosticar ?

Fsraulino
14/04/2006, 12:36
Adquiri um Samurai 95 (feixe) e achei que o veículo está um tanto quanto baixo.
Olhei os feixes e achei-os um tanto quanto retos.
No Samurai os feixes são assim mesmo ?
Se tiver que trocar, somente a mola mestra basta ?
Onde adquirir molas de feixe aqui no Rio de Janeiro ?
A mola da Towner é plug and play ou não ?

Abaixo coloco as fotos das molas do meu Samurai.
Alguém sabe dar um diagnóstico ?

Fsraulino
14/04/2006, 13:30
Fotos dos feixes de mola do Samurai 95

Zé do Buggy
14/04/2006, 16:11
Não conheço o Samurai, mas parece um pouco reto sim. Mas o que quero te dizer é que em outros veículos com molas semi-elipticas reaquear (bater) as molas resolve. Isso geralmente é feito em empresas de molas de caminhões.
Observe a sua curvatura. Se estiver quase reta, com os jumelos abertos, significa que o feixe está "cansado". Muitas vezes apenas uma rearqueada resolve. Por outro lado, lâminas muito arqueadas deixam a suspensão dura. Um meio termo é sempre o melhor. O estado geral das lâminas pode ajudar a definir se vale a pena rearquear ou não. Lâminas muito gastas correm o risco de se partir num esforço maior. As garras que abraçam o feixe devem estas bem ajustadas, sem espaços entre elas e as molas - isso permite jogo no feixe, aumentando o desgaste e os rangidos. Observe os jumelos e as buchas. Algumas necessitam lubrificação e, se estiverem secas, podem estar há muito sem os cuidados necessários, o que, fatalmente irá causar problemas muito em breve. Balance o jipe de lado a lado e verifique se não existe folga nos jumelos. Essas folgas normalmente causam o conhecido "Shimmy" (trepidação do sistema de direção após um buraco ou em velocidades específicas).
Em conjuntos helicoidais, observe se não há marcas entre os elos das molas; isso indica molas cansadas, batendo os elos.
Como disse não conheço o Samurai, mas essas são regras gerais e devem servir para ele.

Fabil
17/04/2006, 08:02
frausino, aparentemente ( considerando SAMURAI) suas molas estao em perfeito estado. verifique folgas nas buchas, etc...

T+

ricardo sabóia
17/04/2006, 18:51
Fsraulino, o Fabiano tem toda razão: Seus feixes estão bons, aliás a sua viatura aparentemente está muito boa por baixo! Quando tive meu 1º samurai, deixei ele na oficina para trocar as buchas dos jumelos e o cara-de-pau do mecânico "inventou" de mandar arquear a molas dele sem me avisar nada :evil: Quando fui pegar o carro, a merda já estava feita ! O carro ficou mais duro e depois depois de uma semana ele quebrou duas lãminas dos feixes traseiros.Por isso, muito cuidado c/ os "malas" que se dizem mecânicos, na verdade só ficam inventando coisas achando que somos otários.Acho importante antes de consertar alguma coisa no carro, dar uma olhada no fórum, já que a galera entende e está sempre disposta a ajudar.

Abraços, Ricardo - Jimny/2001.

Nathan
21/04/2006, 13:44
Olá pessoal!
Meu samuka 93 tb está com o feixe assim. Está reto! Porém, me falaram q ele deve estar ligeiramente curvo para cima. Notei q o Samuka está bem duro (td bem, sei q ele é duro, mas já andei em outros samurais q não eram tão duros). Praticamente um buraquinho q eu passo com a roda parece q caí numa cratera! Brinco com o pessoal q anda nele (e q nunca andou de jipe) q o carro é velho e q está desmontando...hehehehe.... tem uns q ficam com medo... hehehehe.... :twisted:
Mas voltando ao problema... Afinal, o feixe tem q estar arqueado para cima ou reto???!!!! :?: :?:

valeu!
Abraços!!
Nathan

Fabil
21/04/2006, 21:30
Nathan... seus jumelos sao originais ?

T+

nepomuk
25/04/2006, 23:54
Aqui está um tópico interessante... :D

O meu samuca sempre foi duro (passei de JPX pra samurai então não poderia exigir maciez mesmo), mas vai muito bem nas erosões e aguentou pneus 235 sem modificação nenhuma.
Mas pelo visto da suspensão do nosso amigo aí, a minha está bem arqueada. Não sei se é efeito da foto, mas notei minha mola mestra também mais espessa.
Aos que já analisaram, se quiserem dar um parpite...

Abraços,
Paulo

Nathan
27/04/2006, 21:58
Oi Fabiano!!

Não! Os jumelos não são originais não! Minha roda tb não é a original do Samuka.
Li sobre fazer SPOA pra deixar o jipe mais "macio"... vale a pena? É q o Samuka é meu único carro e tenho pena de quem vai atrás...hehehehe... Mas se não valer a pena (custoXbenefício), problema de quem vai atrás, eu sou o motorista mesmo!!!! :twisted: hehehehe...

Abraços!!!
Nathan

Fsraulino
01/05/2006, 12:49
Com a foto no mesmo ângulo, comparemos as molas do meu Samuca com o do Paulo e vejamos as diferenças.

Fabil
02/05/2006, 12:00
As molas do Seu Madruga parecem ser mais grossas que as orginais e estao arqueadas p; kralho!!

Nathan.. SPOA é pra granhar ALTURA e nao p/ deixar mais macio, mas como consequencia dele, o molejo fica um pouco mais macio...

T+

norberto
02/05/2006, 21:19
O feixe do Fsraulino está com o número de lâminas original (3). Já o do Nathan, me parece (pelo ângulo da foto não dá pra ter certeza), está com 4, arqueadas. Parece também que o Samurai do Paulo já foi SPOA. Não é um berço aquela peça do lado de cima do eixo?

[]s

Supercharger
02/05/2006, 22:11
Parece também que o Samurai do Paulo já foi SPOA. Não é um berço aquela peça do lado de cima do eixo?

Poxa, muito bem observado. Tá igual aquela propaganda da Coca: "Olhos de lince para ver a copa, olhos de lince!" :shock:

Nathan
02/05/2006, 22:56
Olá!!!
Fabil, valeu pela "tiração" de dúvida sobre o SPOA... deu mais vontade de fazer já q ele matará dois coelhos com uma "caixa d´água" só! :dance:

Noberto, a foto não é do meu samuka, mas posso afirmar que o meu tá igualzinho!!!
E aí? Arqueadas ou não? Eis a questão!!

Valeu povo!
Nathan

nepomuk
03/05/2006, 00:55
O feixe do Fsraulino está com o número de lâminas original (3). Já o do Nathan, me parece (pelo ângulo da foto não dá pra ter certeza), está com 4, arqueadas. Parece também que o Samurai do Paulo já foi SPOA. Não é um berço aquela peça do lado de cima do eixo?

[]s

Ele foi Spoa, há um tempo atrás, mas o antigo dono voltou a original pois estava brigando muito com as curvas e reclamava que o jipe pulava mais que o normal.

Pelas fotos aparentemente minha mola mestra é mais espessa. De repente posso até tirar uma lâmina e ver se fica mais macio :wink: .

Elas estão bem arqueadas sim, para dar mais curso de suspensão e poder usar pneus 235 sem colocar calços e etc... :concordo:

Mas vou levar em um moleiro e ver o que ele me sugere. :pensativo: .

Abraços.

Fabil
03/05/2006, 18:31
Sô Madruga... arquear molas e colocar jumelao é a PIOR coisa que vc pode fazer com elas.. fica DURA p/ KCT!!! se vc quer levantar a suspensao p/ colocar pneus maiores nao tem jeito... é SPOA mesmo

aproveita que seus eixos já tem o berco soldado em cima e volta ao SPOA, tá facinho ..... quanto a instabilidade nas curvas reclamada pelo dono anteiror pode ter sido amortecedor inadequado e outros detalhes que pode ser ajustado, mas obvio, depois de SPOAdo vc deve manerar nas curvas mesmo..

T+

galomax
19/12/2006, 13:18
Foi o que um moleiro aqui de BH falou que alguns jipeiros fazem, o carro fica mais macio, alguns também invertem esse contra-feixo, que é aquela mola que fica ao contrário das outras na traseira do carro.

SDS!

filag
12/05/2010, 14:45
ola a todos,
gostaria de saber onde conseguir a mola mestra do samurai 93/94

kbca
15/05/2010, 10:16
Olá filag !!!
O pessoal aqui do fórum fala muito bem da Molas Embu em São Paulo se não estou enganado. Procura no site o telefone deles e entra em contato.
http://www.molasembu.com.br/

Abraço