Ver Versão Completa : Feixe de molas cansado no Samurai. Como diagnosticar ?
Fsraulino
14/04/2006, 12:36
Adquiri um Samurai 95 (feixe) e achei que o veículo está um tanto quanto baixo.
Olhei os feixes e achei-os um tanto quanto retos.
No Samurai os feixes são assim mesmo ?
Se tiver que trocar, somente a mola mestra basta ?
Onde adquirir molas de feixe aqui no Rio de Janeiro ?
A mola da Towner é plug and play ou não ?
Abaixo coloco as fotos das molas do meu Samurai.
Alguém sabe dar um diagnóstico ?
Fsraulino
14/04/2006, 13:30
Fotos dos feixes de mola do Samurai 95
Zé do Buggy
14/04/2006, 16:11
Não conheço o Samurai, mas parece um pouco reto sim. Mas o que quero te dizer é que em outros veículos com molas semi-elipticas reaquear (bater) as molas resolve. Isso geralmente é feito em empresas de molas de caminhões.
Observe a sua curvatura. Se estiver quase reta, com os jumelos abertos, significa que o feixe está "cansado". Muitas vezes apenas uma rearqueada resolve. Por outro lado, lâminas muito arqueadas deixam a suspensão dura. Um meio termo é sempre o melhor. O estado geral das lâminas pode ajudar a definir se vale a pena rearquear ou não. Lâminas muito gastas correm o risco de se partir num esforço maior. As garras que abraçam o feixe devem estas bem ajustadas, sem espaços entre elas e as molas - isso permite jogo no feixe, aumentando o desgaste e os rangidos. Observe os jumelos e as buchas. Algumas necessitam lubrificação e, se estiverem secas, podem estar há muito sem os cuidados necessários, o que, fatalmente irá causar problemas muito em breve. Balance o jipe de lado a lado e verifique se não existe folga nos jumelos. Essas folgas normalmente causam o conhecido "Shimmy" (trepidação do sistema de direção após um buraco ou em velocidades específicas).
Em conjuntos helicoidais, observe se não há marcas entre os elos das molas; isso indica molas cansadas, batendo os elos.
Como disse não conheço o Samurai, mas essas são regras gerais e devem servir para ele.
frausino, aparentemente ( considerando SAMURAI) suas molas estao em perfeito estado. verifique folgas nas buchas, etc...
T+
ricardo sabóia
17/04/2006, 18:51
Fsraulino, o Fabiano tem toda razão: Seus feixes estão bons, aliás a sua viatura aparentemente está muito boa por baixo! Quando tive meu 1º samurai, deixei ele na oficina para trocar as buchas dos jumelos e o cara-de-pau do mecânico "inventou" de mandar arquear a molas dele sem me avisar nada :evil: Quando fui pegar o carro, a merda já estava feita ! O carro ficou mais duro e depois depois de uma semana ele quebrou duas lãminas dos feixes traseiros.Por isso, muito cuidado c/ os "malas" que se dizem mecânicos, na verdade só ficam inventando coisas achando que somos otários.Acho importante antes de consertar alguma coisa no carro, dar uma olhada no fórum, já que a galera entende e está sempre disposta a ajudar.
Abraços, Ricardo - Jimny/2001.
Olá pessoal!
Meu samuka 93 tb está com o feixe assim. Está reto! Porém, me falaram q ele deve estar ligeiramente curvo para cima. Notei q o Samuka está bem duro (td bem, sei q ele é duro, mas já andei em outros samurais q não eram tão duros). Praticamente um buraquinho q eu passo com a roda parece q caí numa cratera! Brinco com o pessoal q anda nele (e q nunca andou de jipe) q o carro é velho e q está desmontando...hehehehe.... tem uns q ficam com medo... hehehehe.... :twisted:
Mas voltando ao problema... Afinal, o feixe tem q estar arqueado para cima ou reto???!!!! :?: :?:
valeu!
Abraços!!
Nathan
Nathan... seus jumelos sao originais ?
T+
Aqui está um tópico interessante... :D
O meu samuca sempre foi duro (passei de JPX pra samurai então não poderia exigir maciez mesmo), mas vai muito bem nas erosões e aguentou pneus 235 sem modificação nenhuma.
Mas pelo visto da suspensão do nosso amigo aí, a minha está bem arqueada. Não sei se é efeito da foto, mas notei minha mola mestra também mais espessa.
Aos que já analisaram, se quiserem dar um parpite...
Abraços,
Paulo
Oi Fabiano!!
Não! Os jumelos não são originais não! Minha roda tb não é a original do Samuka.
Li sobre fazer SPOA pra deixar o jipe mais "macio"... vale a pena? É q o Samuka é meu único carro e tenho pena de quem vai atrás...hehehehe... Mas se não valer a pena (custoXbenefício), problema de quem vai atrás, eu sou o motorista mesmo!!!! :twisted: hehehehe...
Abraços!!!
Nathan
Fsraulino
01/05/2006, 12:49
Com a foto no mesmo ângulo, comparemos as molas do meu Samuca com o do Paulo e vejamos as diferenças.
As molas do Seu Madruga parecem ser mais grossas que as orginais e estao arqueadas p; kralho!!
Nathan.. SPOA é pra granhar ALTURA e nao p/ deixar mais macio, mas como consequencia dele, o molejo fica um pouco mais macio...
T+
norberto
02/05/2006, 21:19
O feixe do Fsraulino está com o número de lâminas original (3). Já o do Nathan, me parece (pelo ângulo da foto não dá pra ter certeza), está com 4, arqueadas. Parece também que o Samurai do Paulo já foi SPOA. Não é um berço aquela peça do lado de cima do eixo?
[]s
Supercharger
02/05/2006, 22:11
Parece também que o Samurai do Paulo já foi SPOA. Não é um berço aquela peça do lado de cima do eixo?
Poxa, muito bem observado. Tá igual aquela propaganda da Coca: "Olhos de lince para ver a copa, olhos de lince!" :shock:
Olá!!!
Fabil, valeu pela "tiração" de dúvida sobre o SPOA... deu mais vontade de fazer já q ele matará dois coelhos com uma "caixa d´água" só! :dance:
Noberto, a foto não é do meu samuka, mas posso afirmar que o meu tá igualzinho!!!
E aí? Arqueadas ou não? Eis a questão!!
Valeu povo!
Nathan
O feixe do Fsraulino está com o número de lâminas original (3). Já o do Nathan, me parece (pelo ângulo da foto não dá pra ter certeza), está com 4, arqueadas. Parece também que o Samurai do Paulo já foi SPOA. Não é um berço aquela peça do lado de cima do eixo?
[]s
Ele foi Spoa, há um tempo atrás, mas o antigo dono voltou a original pois estava brigando muito com as curvas e reclamava que o jipe pulava mais que o normal.
Pelas fotos aparentemente minha mola mestra é mais espessa. De repente posso até tirar uma lâmina e ver se fica mais macio :wink: .
Elas estão bem arqueadas sim, para dar mais curso de suspensão e poder usar pneus 235 sem colocar calços e etc... :concordo:
Mas vou levar em um moleiro e ver o que ele me sugere. :pensativo: .
Abraços.
Sô Madruga... arquear molas e colocar jumelao é a PIOR coisa que vc pode fazer com elas.. fica DURA p/ KCT!!! se vc quer levantar a suspensao p/ colocar pneus maiores nao tem jeito... é SPOA mesmo
aproveita que seus eixos já tem o berco soldado em cima e volta ao SPOA, tá facinho ..... quanto a instabilidade nas curvas reclamada pelo dono anteiror pode ter sido amortecedor inadequado e outros detalhes que pode ser ajustado, mas obvio, depois de SPOAdo vc deve manerar nas curvas mesmo..
T+
Foi o que um moleiro aqui de BH falou que alguns jipeiros fazem, o carro fica mais macio, alguns também invertem esse contra-feixo, que é aquela mola que fica ao contrário das outras na traseira do carro.
SDS!
ola a todos,
gostaria de saber onde conseguir a mola mestra do samurai 93/94
Olá filag !!!
O pessoal aqui do fórum fala muito bem da Molas Embu em São Paulo se não estou enganado. Procura no site o telefone deles e entra em contato.
http://www.molasembu.com.br/
Abraço
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