PDA

Ver Versão Completa : Documento de Caminhão para Caminhonete

Clemer Schwuchow
12/02/2018, 21:28
Ola amigos.Estou vendo uma f350 ano para compra no documento ela esta como caminhao.
Queria saber se tem como mudar para pickup.
Ela tem rodado duplo poderia botar rodado simples encurtar um pouco o chassis,Sera que existe essa possibilidade?
Agradeço desde ja muito obrigado. Sou de São leopoldo -Rio grande do Sul.
555922

sallespickup
13/02/2018, 12:40
boa tarde..
vc pode alterar o carro deixando com aspecto de camionete, porem o caminhão no doc não da pra mudar, segundo resolução do denatran do ano de 2016 fica proibido a mudança, de categoria, e tipo/especie, fizeram pra não haver mais mudanças tipo onibus que virava caminhão, e nisso englobou de caminhão pra camionete

Clemer Schwuchow
15/02/2018, 15:10
Ok muito obrigado

Sergio c
15/02/2018, 16:15
Também acho que não pode-se mudar de caminhão para camionete, assim como não pode-se mudar ônibus p caminhão.
boa tarde..
vc pode alterar o carro deixando com aspecto de camionete, porem o caminhão no doc não da pra mudar, segundo resolução do denatran do ano de 2016 fica proibido a mudança, de categoria, e tipo/especie, fizeram pra não haver mais mudanças tipo onibus que virava caminhão, e nisso englobou de caminhão pra camionete

Sergio c
15/02/2018, 16:18
Colega Salles, viu minha postagem sobre o emplacamento de veículos militares no tópico do Engesa. Um abraço.

sallespickup
15/02/2018, 22:45
Vi sim Sergio, só aina não consegui o contato do denatran

Sergio c
16/02/2018, 09:37
Ok, um abraço.
Vi sim Sergio, só aina não consegui o contato do denatran

Walter da Camper
16/02/2018, 10:01
Salles, eu deu uma lida na legislação e vi que tem uma proibição específica que fala em transformação de chassi de ônibus em caminhão.
Quanto a outras categorias não fala nada.
Isso parece ser mais um caso que cada um interpreta a norma de um jeito diferente.
Já vi na internet gente dizendo que transformou Sprinter/Ducato/Daily... de caminhão para caminhoneta.
Vc sabe de algum caso especifico que tentaram e não conseguiram depois de 2016?

boa tarde..

paulorl
16/02/2018, 11:27
Ate onde sei, o que caracteriza se é caminhão ou caminhonete é o PBT e capacidade de carga... Tanto que algumas F250 precisam de carteira tipo C para conduzir, são consideradas como caminhão, não sei se é assim até hoje ou se a FORD mudou algo nas caracteristicas que baixou as capacidades de carga, algo do tipo, e enquadrou como caminhonete novamente.

Walter da Camper
16/02/2018, 14:04
Exato. Até 3500 Kg de PBT é caminhoneta (se tiver caçamba separada é caminhonete). Acima de 3500 é caminhão.
Pesquisando na lei não encontrei nada falando sobre alteração da capacidade de carga (e consequentemente do PBT).
Nos caminhões, por exemplo, quando se instala mais um eixo, a capacidade de carga e o PBT aumentam.
Se é possível aumentar a capacidade e o PBT nos caminhões, então nada impede que este seja diminuído numa Van, acrescentando assentos no espaço antes destinado à carga.
Nesse caso, a idéia é reduzir a capacidade de carga no documento, e consequentemente o PBT, para que fique abaixo de 3500, possibilitando o reenquadramento da van como caminhoneta.
Com essa moda de restringir tráfego de caminhões em várias cidades, muita gente deve ter interesse em transformar a van de caminhão para caminhoneta.
Alguém já tentou fazer isso ou conhece alguém que fez?

edivaldorodrigues05@gmail
04/05/2018, 05:52
boa tarde..

Bom dia vc pode tirar minha dúvida eu tenho uma Ducato Max cargo furgão no documento ela é caminhão como faço para mudar pra caminhonete