Ver Versão Completa : Rodagem traseira dupla
EduardoLang
26/01/2004, 16:40
Pessoal, sei que vou levar muita pedrada, mas é somente um devaneio.......
Um dia desses atrás, meu pai gravou uma reportagem que passou no Discouvery que era sobre um ferro velho. Resumindo, são duas equipes que disputam entre si a subida de uma ladeira de pura areia e muito buraco. O problema não é só subir a montanha, mas está em fabricar o próprio carro para subir a ladeira.
Neste programa que eu vi uma equipe montou um carro a partir de um v8 com câmbio automático e chassi de um “tipo Rural”, na verdade era um furgão do correio, e a outra equipe montou um carro a partir de uma moto com 1.000 cc.
Nenhuma das equipes conseguiram subir a montanha, mas o que eu achei curioso foi o fato que a equipe que montou o carro a partir de um v8, se utilizou de dupla rodagem nas rodas traseiras. O que vcs acham???? Alguem já fez algo do tipo???? Sei que com isso fica mais difícil de se controlar o carro nas curvas, pois ele tende a ir reto, mas será que o resultado seria satisfatório????
Forte abraço e esperando as pedradas. He he he he he he he
Ja ouvi falar de uma história que tinha um mecanico aqui em Fortaleza que fez um Jeep com dupla rodagem traseira e motor AP 2000 turbinado. Subia em todas as dunas que a maioria tinha medo de descer :-)
Mas não sei se é so historia de jipeiro ou é verdade.
Joselito
26/01/2004, 17:14
E ai...
Aqui em Curitiba, já ouvi falar em um mecanico que colocou 08 rodas no Jeep dele... ou seja as quatro duplas.... o que aconteceu eu não sei... mas tanto que ele era conhecido no meio como Mario 8 rodas....
EduardoLang
26/01/2004, 17:23
Caracas!!!!!!!! Dupla nas quatro???!!!!!! Animal!!!!!
Se com rodagem dupla na traseira já fica difícil para dirigir, imagina nas quatro!!!!!!!!
sds
Eduardo,
Há alguns anos, a Porsche desenvolveu um protótipo onde, ao invés de utilizar aqueles pneus 315 na traseira, o carro possuia rodagem dupla, o que aumentava, e muito, a estabilidade e o problema de aquaplanagem.
Se a soma das áreas de contato forem maior que 80% da área do seu pneu atual, o resultado na areia será melhor, caso contrário, será bem pior.
E aí PessoALL... :D
Por aqui ja vi uma F-75 cabine dupla com rodagem dupla na traseira... 8)
mas nunca perguntei ao dono sobre essa questão de dirigibilidade.. estabilidade... mas na trilha deve ir bem... pois ao invés de 4 pneus tracionando o carro... são 6.. posso estar errado...
Grande Edu... ja vi esse programa tb... e ae tb gostei muito... esse de subir a montanha foi o q eu achei mais legal... mesmo q não tenham conseguido cumprir o objetivo...
[ ]s
Eduardo,
Não sei se dá para ver direito na foto. Mas este trator TM 150 tem rodagem dupla na traseira, chamamos de trator "filipado".
Eduardo Chaves
26/01/2004, 21:24
PessoALL,
Pode ser um Samurai também...
EduardoLang
27/01/2004, 08:08
Cara, Muito loco heim????
Os caras inventam de tudo!!!!!!!! Achei bem legal o programa, pena que não tenho tv paga em casa e esse programa foi gravado pelo meu pai. Achei bem legal ! ! !! ! ! Só acho que o tempo que eles dão para as equipes, aproximadamente seis horas, para a construção dos carros, na realidade deve levar mais tempo, sei lá....
sds
Edu,
no começo dos anos 80, início do Jeep Clube do Brasil, teve um doido (Dr. Rubens) que montou um 51 com rodagem dupla na traseira (pneus 600x16), após vários testes ele tentou também na dianteira, naquela época ninguém conseguia dirigir o carro, Dir. Hidráulica era lançamento nos carros de luxo do Brasil.... (se alguém tiver as antigas 4x4 & Pick-up, vejam as provas de obstáculos que fazíamos naquela época, ele aparece em algumas)
Alguns anos depois, o Alberto Martins (Atual presidente do clube) instalou rodagem dupla na dianteira do seu Caminhão GMC 42 6x6, mas percebeu que era só devaneio....
Outros doidos tentaram até com 33x12,50x15 na traseira, apareceu um Engesa no Pacaembu uma vez...
Conclusão: Percebemos que a não ser que você só trafegue por regiões pantanosas, (a Flutuação é incrível!!!), ou more em um lugar que caia muita neve, (o Exercito utilizou-se deste recurso na 2.ª Guerra para estes fins) faça isso por puro devaneio pois não serve pra mais nada... opa! pra uma exposição também vai chamar muita a atenção....
O Kit que o Dr. Rubens usou no 51, ele comprou num leilão do Exército no Rio de Janeiro, este kit hoje está em poder de um dos sócios fundadores do Jeep Clube, o Henrique, que coleciona veículos e acessórios bélicos.
Abraços do ancião...(estou me sentindo um, resgatando estas histórias, mas eu só tinha 11 anos na época... e já era jipeiro!)
Jeepléo
Thiago Rodeghel
27/01/2004, 18:14
Pessoal, sei que vou levar muita pedrada, mas é somente um devaneio.......
Um dia desses atrás, meu pai gravou uma reportagem que passou no Discouvery que era sobre um ferro velho. Resumindo, são duas equipes que disputam entre si a subida de uma ladeira de pura areia e muito buraco. O problema não é só subir a montanha, mas está em fabricar o próprio carro para subir a ladeira.
Forte abraço e esperando as pedradas. He he he he he he he
Fala aí EduardoLang
Eu vi esse episódio na Discovery :D , o programa chama A GUERRA DO FERRO VELHO :D , parece q passa de fim de semana :roll:
E tem um no canal USA, q chama FULL METAL CHALLENGE :twisted: esse é bem doido tbm 8) passa de domingão :D
[s]televisionados
andretomasi
28/01/2004, 00:34
E tem um no canal USA, q chama FULL METAL CHALLENGE :twisted: esse é bem doido tbm 8) passa de domingão :D
Fala Thiago!
Vi esses tempos no Full Metal um carro parecido com as gaiolas AP daqui, mas era sem suspensão :shock: :shock: :shock: , eixo direto no chassis... sabe aquelas bolinhas de borracha que tu larga de qualquer alturinha e ela fica quicando, quicando, quicando? Pois é, era igual!! Mas valia a pena ver pelas risadas proporcionadas :twisted: :twisted:
[ ]´s com dó das costas do piloto
Thiago Rodeghel
28/01/2004, 16:35
Fala Thiago!
Vi esses tempos no Full Metal um carro parecido com as gaiolas AP daqui, mas era sem suspensão :shock: :shock: :shock: , eixo direto no chassis... sabe aquelas bolinhas de borracha que tu larga de qualquer alturinha e ela fica quicando, quicando, quicando? Pois é, era igual!! Mas valia a pena ver pelas risadas proporcionadas :twisted: :twisted:
[ ]´s com dó das costas do piloto
É eu vi esse :P Keko
Só tem doido naquele programa :twisted: Tinha um outro com rodinhas de carrinho de mão :shock: , na dianteira... E na traseira GoodYear MTR :shock:
[s]
sidnei gross
29/03/2017, 14:42
e oque vcs acham de caminhoes com roda simples na traseira tenho um de 6000 kg de pbt e queria deixar com um so na trazeira como o delivery 5140 ?
e oque vcs acham de caminhoes com roda simples na traseira tenho um de 6000 kg de pbt e queria deixar com um so na trazeira como o delivery 5140 ?
Boa tarde prezado ! a alguns anos atrás um participante do Rally dos Sertões fez um, 4x4, usando apenas a roda de fora, ficou bom já que ele não iria transportar carga . . . Esse tópico é antigo e eu não havia aberto ainda, com relação a rodagem dupla, a Vale tinha umas bandeirantes assim, além disso elas tinham rodas adicionais de trem ! quando iam dar manutenção em algum trilho baixavam as rodas de trem e saiam a toda . . . abraço.
ALVARO ANGELO
29/03/2017, 18:39
Boa tarde prezado ! a alguns anos atrás um participante do Rally dos Sertões fez um, 4x4, usando apenas a roda de fora, ficou bom já que ele não iria transportar carga . . . Esse tópico é antigo e eu não havia aberto ainda, com relação a rodagem dupla, a Vale tinha umas bandeirantes assim, além disso elas tinham rodas adicionais de trem ! quando iam dar manutenção em algum trilho baixavam as rodas de trem e saiam a toda . . . abraço.
Presados
Tenho um motor home MB e um caminhão Chevrolet, ambos com rodagem dupla na traseira.
Será que o problema da dirigibilidade só acontece nos carros e jipes ?
Alvaro Angelo
xibiu!!!
29/03/2017, 19:04
E ai...
Aqui em Curitiba, já ouvi falar em um mecanico que colocou 08 rodas no Jeep dele... ou seja as quatro duplas.... o que aconteceu eu não sei... mas tanto que ele era conhecido no meio como Mario 8 rodas....
Essa montagem era comumente usada nas décadas de 50 e 60, quando o Jeep Willys foi muito usado na agricultura.
545733 545734545735545736
Muito legal Xibiu !
Álvaro, o seu motor home está com shimmy ?
Rodrigo Baratti
30/03/2017, 17:05
Vixe!!
Já tinha visto Willys antigos com rodado duplo atras.
Esse devia trocar cx de direção junto com o oleo!
[]'s
ALVARO ANGELO
06/04/2017, 11:50
Muito legal Xibiu !
Álvaro, o seu motor home está com shimmy ?
Olá Jacimar.
Não tem shimmy não.
O problema que tive com a rodagem dupla foi estouro de pneu.
Aí me deram a dica de mante-los um pouco mais afastados, com uma pequena arruela de aço entre os dois.
Abs
Alvaro Angelo
Olá Jacimar.
Não tem shimmy não.
O problema que tive com a rodagem dupla foi estouro de pneu.
Aí me deram a dica de mante-los um pouco mais afastados, com uma pequena arruela de aço entre os dois.
Abs
Alvaro Angelo
Olá Alvaro ! uma coisa que já vi caminhoneiros fazer é calibrar os pneus de fora com pressão menor que os de dentro, mas era uma questão de desgaste irregular dos pneus . . . abraço !
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.