PDA

Ver Versão Completa : Ancoragem em árvores



Maurição
13/04/2006, 12:41
Acho que deveria ser mais divulgado a forma de ancoragem em árvores. O que quero dizer é que tem muito jipeiro passando o cabo do guincho direto na árvore e arregaçando a mesma...
Vamos ter mais atenção e cuidado com as trilhas pessoal!!!

Otávio Luiz
26/07/2006, 11:18
Maurício,
Em praticamente todas as trilhas que conheço as árvores estão marcadas pelo cabo de aço...:evil:
Esses pseudo-jipeiros deveriam exprerimentar passar o cabo no pescoço e guinchar a viatura...:twisted:
Eu tenho comigo uma cinta de três metros que utilizo pra ancorar nas árvores. É barata e ainda pode ser utilizada para outras coisas também.
Depois querem fechar as trilhas porque jipeiro destrói tudo, etc... e a galera fica reclamando que não tem mais aonde trilhar...
Achei este tópico muito pertinente, espero que todos aqui do fórum concordem e utilizem uma cinta na hora de ancorar numa árvore.

romeu
28/07/2006, 19:23
Fala ae

Sou novo no mundo 4x4, então antes que eu faça tal artemanha, poderiam me dizer qual é a forma certa de passar o cabo em uma arvore?

Obrigado.

José Augusto
29/07/2006, 09:29
Nunca se deve ancorar em árvores diretamente com o cabo do guincho, deve-se utilizar preferencialmente uma cinta curta, uma corda ou coisa semelhante, a cinta deve dar pelo menos uma volta para se evitar que mesmo a cinta escorregue e acabe "marcando" o tronco. Deve-se ancorar o mais próximo da raíz possível e jamais em árvores "moles" tipo xaxim, escolher sempre a arvore mais robusta, e ao começar a tracionar a árvore não deve "mexer".

NeRo
29/07/2006, 09:36
O cabo de aço como é fino, corta a casca e interrompe o fluxo da seiva, matando a árvore. :evil:
Quem faz isso é espírito-de-porco ou preguiçoso, e não mal informado...

agropoks
25/12/2007, 20:36
isso eh citado como exemplo classico de fucionamento do fluxo de seiva nas plantas em todo livro de botanica que existe. digo isso como quase agronomo (soh falta mais um ano). o pior eh q a arvore demora pra morrer, porque o corte provocado suprime so o fluxo descendente de seiva no floema, ou seja, a raiz continua mandando seiva pra parte superior da planta pelo xilema, que fica numa camada mais interna do tronco, e a parte aerea nao consegue mais mandar a seiva elaborada pras raizes. depois de um bom tempo, quando o individuo muitas vezes nem vai mais pra aquela trilha porque ja enjoou, a raiz morre por falta de alimentaçao adequada em seiva elaborada, considerando que ali a seiva bruta nao eh muito util, jah que raiz nao faz fotossintese, e entao a raiz morta nao tem mais a capacidade de mandar seiva pra cima. e lah se foi a arvore... quando o dono do lugar ve o estrago, jah faz tempo que o miseravel do espirito de porco passou por ali, e ele vai querer proibir trilha, deixando frustrado o pessoal que quer se divertir no lugar.
alem de anti-ecologico, prejudica todos os companheiros enlameados que no futuro possam ter interesse em passar pelo lugar.

CJ 60
26/12/2007, 00:05
Fala ae

Sou novo no mundo 4x4, então antes que eu faça tal artemanha, poderiam me dizer qual é a forma certa de passar o cabo em uma arvore?

Obrigado.

Simplesmente Não passar :concordo:, o restante o pessoal ja disse como faz

ALESSANDRO IBAMA
26/12/2007, 00:27
Só como informação:

A qualquer momento..qualquer agente de fiscalização ambiental (PM, Orgãos Estaduais de Meio Ambiente e claro o IBAMA) podem sem sombra de dúvida autuar de forma legítima qualquer procedimento que demonstre dano direto ao meio ambiente.

O cabo passado na circunferencia da árvore, cria a interrupção do fluxo de seixa..que pode após algumas utilizações em determinada árvores desvitaliza-la.

Enfim...isto ocorrendo em área de proteção permamente (margens de rios, córregos, morros e outros - vide código florestal) de acordo com a Lei 9.605 e seu Decreto 3.179 incorrerá facilmente na aplicação de uma sansão federal no valor de R$500,00 por árvore danificada...com pena de detenção de 3 meses a 1 ano...além da comunicação ao Ministério Público Federal pela prática de crime ambiental e consequente apreensão dos veículos imediatamente.

E pessoal...isto não é ficção..ja vi isso ocorrer me JipeClubes em MG...dando dor de kbça para mta gente..assim sendo...por favor, trilheiros são considerados ao meu ver, conservadores ambientais, tendo-se em vista que uma trilha detonada por vandalos só vai existir por uma única vez e fim de papo.

Peço aos colegas experientes que apontem qual a forma correta de ancoragem para guinchos em árvores...sam danificar o cortex das nossas amigas que abrilhantam o cenário dos finais de semana offroad.

Espero ter ajudado em algo.

André-4WD
26/12/2007, 15:33
Salve..
Eu tenho guincho e nunca precisei ancorar em arvore para sair de atoleiro. Apenas uma vez eu "me resgatei" de um atoleiro e foi em campo aberto onde a unica coisa que havia para ancorar eram os outros jipes.
Mas dentro do material do guincho (tenho uma caixa com luvas, patesca, comando do guincho, gancho sobressalente) também tenho uma cinta curta com olhal dos dois lados, e esta cinta tem 100mm de largura, para justamente utilizar nesse caso de ancoragem em árvore.
Um livro interessante para ler é o Técnica4x4.. tem boas dicas!!
abraços
andre

Murillus
26/12/2007, 17:25
O correto mesmo seria:
1 - vc abraçar a arvore com uma borracha de pneu ou carpete ou uma lona bem grossa...
2 - depois aplicar a cinta ou corda ou um cabo de aço (mas nao pode ser o mesmo cabo do guincho)...
3 - a proteção deve ficar parada (fixa)...

Marco Aurélio R Guimarães
24/01/2008, 23:51
Ressuscitando o tópico!
Perfeitas as colocações! E ainda acrescento: o cabo do guincho é extremamente prejudicado onde é forçado com o gancho. Então, se o apelo para se conservar as árvores ainda não for suficiente, o apelo do bolso com menos grana também serve!
Abraços!

Carlos Bernardo
14/02/2008, 17:21
O que tem de jipeiro folgado pra colocar uma cinta em volta de um tronco dá até raiva. Já cansei de ver. Mas pior que isso é FDP faz churrasco, toma cerveja e come salgadinho e deixa o lixo jogado na trilha.

Ultimamente levo 2 ou 3 sacolinhas a mais no meu Jeep pra recolher o lixo dos outros. E pior é que tem gente que me chama de mané por isso. É mole?