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Ver Versão Completa : Upgrade de cabo de aço para fibra



Vichi
13/04/2006, 11:53
Na UROC é obrigatorio o uso de fibra, como é na UBROC?

Alguem já trocou o cabo de aço por fibra? Eu estava pensando em trocar o cabo do meu Hipull 8000 por um de fibra, estou cansado de ficar trocando ele.
Pelo que li só dava para utilizar Hawser de aluminio mas tem gente utilizando os roletes do cabo de aço ou roletes de um poli-algumacoisa.

Tem fabricante nacional do cabo?

Obrigado

billj
13/04/2006, 13:58
Da UBROC não sei.

Mas da UNRoC, o cabo não é obrigatório, não. Mas se usar, dispensa a obrigatoriadade em colocar um peso em cima do cabo quanto for utilizar o guincho.

Em provas de RC, o cabo sintético tem se mostrado muito superior em termos de manuseo, facilitando em muito o trampo do spotter. Porém, já tem se demonstrado também muito mais suscetível de sofrer danos por abrasão, resultando em rompamento.

O nosso cabo sintético durou 04 provas, hoje é lixo.......

Abraços,

equipeminas4x4
13/04/2006, 14:56
Bom,

O caso de uso em provas é diferente do uso em trilhas por exemplo. Na prova não temos tempo de ter cuidado com o cabo, onde ele passar é isso mesmo. Já na trilha, sobra tempo pra proteger ele da forma correta.

[]´s

j.sebastian
13/04/2006, 15:13
Realmente pro spotter é uma facilidade o cabo sintético, por ser mais leve e não ter o efeito "mola" do de aço, que fica um emaranhado ao manusear.

Quando ele estourou, tbem não deu estilingada, muito bom!

Seba

Vichi
13/04/2006, 18:56
Alguem já fez a troca de aço por fibra?

samukanvas
14/04/2006, 00:56
Alguem já fez a troca de aço por fibra?

Acho que o andré do samuca laranja. Deve ter diminuido uns 10kg :pensativo:

Flavio Miranda
14/04/2006, 05:47
All,

Aproveita e fala o preço de cada um....

Pelo que vi no Trial em Rib Pires, acho que não vale a pena.... esperava mais...

[ ] s

Vichi
14/04/2006, 10:46
All,

Aproveita e fala o preço de cada um....

Pelo que vi no Trial em Rib Pires, acho que não vale a pena.... esperava mais...

[ ] s

Abre o jogo Flavio, conta o que vc viu.

equipeminas4x4
17/04/2006, 10:13
O que aconteceu com o cabo de fibra em RP não pode ser levado em consideração. O cabo de fibra suporta uma puta carga de tração, como o cabo de aço, ou até mais, porém ele não tem resitência nenhuma à superfícies cortantes ou abrasivas, como as q estamos vendo nas provas de RockCrawling. Como na hora da prova não dá tempo para preocupar com essas coisas, a possibilidade de danificar o cabo é grande, o q não acontece numa trilha por exemplo.


[]´s

edvaldo
17/04/2006, 17:10
Mesmo tendo o cabo arrebentado em RP eu nao penso na possibilidade de usar cabo de aço novamente. Seria dar passo atraz, devido aos beneficios.


edvaldo

Vichi
17/04/2006, 21:29
Eu conheço um pouco do uso de fibras na amarração de plataformas de petroleo por estar neste setor. Alem de ter que considerar o alongamento normal das fibras e a deformação plástica da fibra, temos que ter em conta a entrada de areia entre as fibras utilizando umas proteçoes externas, como é ressolvido isto com as cordas dos guinchos? Também tem o efeito da temperatura e o UV, as cordas hoje são confiavis?

Flavio Miranda
18/04/2006, 00:24
Vichi,

O cabo estourou... :?

Marcel e Edvaldo,

Além de não enferrujar e não "encabelar", quais os benefícios adicionais ? :pensativo:

Sinceramente, acho que nem tanto peso assim estava sendo aplicado no cabo. :|
Quero dizer... um Engesa, Land, Toy etc; pesa muito mais num atoleiro do que os jipes de Trial.
E mesmo nas trilhas, não é raro o cabo raspar em alguma pedra no meio do mato ou na beirada do barranco. :(

Pela diferença de preço (que não lembro mais, mas era pelo menos o dobro do feito em aço !) acho que não compensa, pois não adianta ter um excelente guincho se o cabo não é confiável nas situações em que precisamos dele... :cry:
Mesmo assim, temos que manter os cuidados básicos de limpar após o uso, engraxar, enrrolar direito, etc... :roll:

Pergunto por curiosidade mesmo, pois vcs já experimentaram as 2 opções em várias situações... 8) Para realmente me convencer que é a melhor opção. :concordo:

[ ] s

Flavio Miranda
18/04/2006, 00:43
Vichi,

Dá uma olhada no site e no video... http://www.warn.com/truck/accessories/synthetic_winch_rope.shtml

[ ] s :mrgreen:

Flavio Miranda
18/04/2006, 01:09
Vichi,

Em close.... clica nas fotos para ampliá-las...http://askby.com/catalog/index.php?cPath=61_65&osCsid=b541f34c47928a14c20a4efdb599401c

[ ]s

Flavio Miranda
18/04/2006, 01:22
Prá finalizar...

Clica nas fotos dos cabos Azul e Amarelo... :wink: este último é o phod@o !!! :o De Kevlar....!!!! :shock: :twisted: :mrgreen:

http://www.winchtech.com.br/prod_winc.html

[ ] s

Cavalcante
18/04/2006, 08:54
Quanto a proteção contra abrasão, encamisar o cabo como fazemos com cordas em escalada é uma opção. Estica-se o cabo, e se ele estiver raspando em algum lugar cobre-se o trecho. http://en.petzl.com/petzl/Produit?Produit=155

j.sebastian
18/04/2006, 09:16
Sinceramente, acho que nem tanto peso assim estava sendo aplicado no cabo.
Quero dizer... um Engesa, Land, Toy etc; pesa muito mais num atoleiro do que os jipes de Trial.


Vc não viu o palitão arrastar o caminhão 6x6 que servia de ancoragem no obstáculo "Winchtech", em RP!!

A capacidade de tração desse cabo sintético é maior que a do de aço. Ele só não aguenta abrasão ou cortes (dá para cortar com um canivete de uma vez só). Mas ele vem com uma capa protetora, de alguns metros, que vc deve posicionar em alguma parte com contato que possa danificar o cabo.

O que acontece durante as provas é que às vezes não dá tempo de fazer tudo "bonitinho", pelo tempo curto ou pela posição do jipe...

Mas que, na competição, o cabo é muito melhor de trabalhar, não há dúvida! Assim como o controle remoto sem fio, que agiliza o resgate e permite que eu controle o guincho logo depois de ter ancorado o cabo...

Seba

Flavio Miranda
18/04/2006, 09:33
Seba,

Aquela de arrastar o caminhão realmente foi muito engraçado....! :lol: :mrgreen: Um jipe "magrelo" puxando aquele trambolho... :putz: e com motorista dentro !!! :parede:

Então Seba... sobre este problema de ruptura, fico imaginando vc numa pirambeira e o jipe escorrega e passa o cabo numa pedra, fora da area de proteção.... :roll: Ou seja, o cabo precisa sim ter resistencia no conjunto da atividade... precisa ser confiável. :concordo:
Senão vc, ganha tempo com o controle remoto e perde com o guincho, arrumando a "capinha"... :) E pior !.... no alto do bloco de pedra, o cabo parte !!!!!! :o :shock:

Inclusive foi vc que passou o canivete no cabo após o jipe descer do bloco !? :o Rapais ... ! fiquei admirado com a facilidade para cortar o cabo !!! :shock:

[ ] s desenvolvendo o tema... :lol:

leovalle
18/04/2006, 10:01
Eu ainda não fui convencido pelos sintéticos.

Os de fibra já ví em várias provas arrebntar e os de cabo de aço, somente uma vez um que estava desfiado. O meu mesmo na prova de Pinda tava um lixo, mas aguentou o tranco. Coloquei um zerado agora que m saiu completo por R$ 120,00.

Realmente e mais difícil de trabalhar, mas a verdade é que as provas estão demais pra uso de guincho, quando deveriam estar de menos e na trilha enxergo como o Flávio, que deve se ter segurança e não dá pra controlar onde o cabo passa ou não e passou numa pedrinha afiada o de fibra já era e o carro despenca. Imagina isso a noite então.

O desconforto realmente existe, mas o que´é um tempo perdido com cabo numa trilha?

[]'s

Flavio Miranda
18/04/2006, 11:24
Leo,

O tempo "perdido" na trilha com o cabo é "ganho" com a pausa para tomar uma (ou 2 ...) geladas...!
:twisted: :mrgreen:

[ ] s

Stephan
18/04/2006, 11:51
Leo...suas opiniões não são necessárias...deixa que o Marcel responde ! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

laserman
06/08/2006, 22:23
Qt vcs estão pagando no metro destes cabos, são de 8 mm ?

leovalle
07/08/2006, 17:13
Leo...suas opiniões não são necessárias...deixa que o Marcel responde ! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

ADI,

A boa e velha resposta padrão.

VSF

Polvora
07/08/2006, 20:30
...mas a verdade é que as provas estão demais pra uso de guincho, quando deveriam estar de menos

Falou tudo :concordo:

[]

laserman
07/08/2006, 21:53
Pergunto, pois imagino que estes cabos não sejam muito diferentes dos cabos nauticos. Cabos de Kevlar, technora, Spectra e etc...

equipeminas4x4
08/08/2006, 09:23
Diferentes??? Sabe qtos tipos de cabo sintético existem?? Sabe da quantidade de materiais e tipos de entrelaçamento podem ser feitos? Sabe qtos tipos de material podem ser usados para aumentar a resistência à abrasão? Sabe a resistência de um cabo desse?

São muitas variáveis. Estamos desenvolvendo esse cabo há mais de 6 meses. Os primeiros testes já foram feitos, com resultados excelentes. Só falta definir o tipo de material para aumentarmos a resistência à abrasão.

[]´s

Wallace
08/08/2006, 10:42
Falando em Kevlar que o pessoal tanto fala e acha que é bom; na realidade é um dos mais ultrapasados.

equipeminas4x4
08/08/2006, 11:09
Eu não estou falando em kevlar.

[]´s

Wallace
08/08/2006, 11:25
Eu não estou falando em kevlar.

[]´sNão falei que voce estava né.
Mas muitos tem que o kevlar é um material de ponta quando não é mais faz tempo.

laserman
08/08/2006, 23:37
Diferentes??? Sabe qtos tipos de cabo sintético existem?? Sabe da quantidade de materiais e tipos de entrelaçamento podem ser feitos? Sabe qtos tipos de material podem ser usados para aumentar a resistência à abrasão? Sabe a resistência de um cabo desse?

São muitas variáveis. Estamos desenvolvendo esse cabo há mais de 6 meses. Os primeiros testes já foram feitos, com resultados excelentes. Só falta definir o tipo de material para aumentarmos a resistência à abrasão.

[]´s

Conheço uma infinidade deles, só no catálogo da New England que tenho aqui no escritório existem uns 50 modelos !
No entanto não se engane, em embarcações existem as mais inusitadas situações : abrasivas, atrito, tração, torção, temperaturas extremas, ruptura, compressão, amolgamento, cortante e etc... Assim como as de alpinismo. Cabos 100 %, com capa, PBA e etc...
No entanto pelo visto vc está montando uma fábrica Nacional, portanto parabéns pela iniciativa !!

Boa sorte,

equipeminas4x4
09/08/2006, 09:05
Laserman,

Pode acreditar, pesquisei pra K7 os tipos de cabo existentes. Ainda não existia no Brasil até então, a tecnologia usada pelas americanos na fabricação de cabos sintéticos. Vc acha no Brasil cabos que suportam 5 MIL kg, só que tem 50mm de diâmetro.

[]´s

José Augusto
09/08/2006, 15:40
Marcel, fala mais desse cabo, vc já as especificações do diâmetro final, resistência, alongamento, fator de segurança ...

tavio_g
09/08/2006, 17:17
Curti esse negócio do cabo-não-de-aço tupiniquim...
qdo tiver novidades poste aí Marcel...

abraços

equipeminas4x4
11/08/2006, 12:48
José e Otávio,

Estes são os dados do 1º teste:

Descrição do cabo: Cabo Ø9mm

Resultados dos Testes

Cabo COM resina:


Força Média = 6076 kgf
Força Mínima= 5761 kgf

Essa é a carga real de ruptura, obtida em provas na 1ª amostra. A resina, é o que chamamos de "coating" do cabo. Ela influencia muito nos resultados, por isso ainda não divulgarei as especificações finais do cabo. Esse é o único desenvolvimento que ainda falta terminar. O objetivo é utilizar esse cabo de 9mm para os guinchos até 9000lb e desenvolver outro cabo para o guincho de 12.000 lb.

Em anexo segue tabela do cabo da amsteel, que é o cabo americano. Reparem que o cabo 5/16" (8mm) que é o cabo mais próximo e que o Bill usava no Spider, tem valor médio de 6214kg e mínimo de 5593kg.


[]´s

tavio_g
11/08/2006, 14:01
ok.. interesante... tudo bem que tenho um cabo no meu guincho que ainda nem usei... zerado! hehe
agora uma pergunta.. .como fica no caso de água, barro e etc.. ele precisa de um cuidado maior que o de aço certo? se ele ficar molhado por muito tempo(no carretel) pode apodrecer ou sei lá o q?
essa resina que vc mencionou... é algo que com o tempo se perde????

logo logo estaremos exportando tecnologias off-road se continuarmos assim.
Parabéns a todos que de um jeito ou de outro contribuem pra isso!!!

To curtindo!!

equipeminas4x4
11/08/2006, 14:25
Otávio,

O maior cuidado que vc precisa ter é no uso, com superfícies conrtantes ou abrasivas, o resto é igual o cabo de aço, com a vantagem de peso, facilidade de manuseio e o mais importante, A SEGURANÇA. A maioria das pessoas só pensa nisso qd o cabo arrancou um pedaço de alguém.


[]´s

equipeminas4x4
11/08/2006, 15:53
José,

Pode ser q esse cabo atenda tb o 12.000. Por isso não divulgo esses como sendo resultados finais. Aguardaremos mais amostras e testes, OK??

[]´s

Cotrim
21/12/2006, 17:05
Marcel,

Como está este assunto?

[]'s

equipeminas4x4
22/12/2006, 09:42
To fazendo a mesma pergunta pro fabricante tem 1 ano.

[]´s... decepcionados.

Cotrim
22/12/2006, 14:04
Marcel,

Isso ocorre comigo sempre. É engraçado, tem alguns fornecedores que parecem que não gostam de ganhar dinheiro.

Com as molduras das lanternas a LED foi a mesma história, o cara levou 45 dias pra entregar. Toda vez que eu cobrava, ficaria pronto na próxima semana.

[]'s

equipeminas4x4
22/12/2006, 14:29
pior pra eles.

[]´s

tavio_g
29/12/2006, 10:38
e não tem outro fornecedor??
só 1?

Cotrim
29/12/2006, 13:33
Otávio,

Este tipo de coisa é complicado de você encontrar fornecedores, por ser para uma aplicação muito específica.

[]'s

equipeminas4x4
08/01/2007, 10:04
Falei com eles semana passada. Está havendo umas mudanças na empresa e o projeto ficou parado. Estão aguardando as novas diretrizes para reiniciar. Não tem jeito, vou ter que esperar mesmo... :cry: :cry: :cry: :cry:

equipeminas4x4
09/08/2008, 10:55
reativando o tópico, ainda estou em contato com a fábrica, inclusive estive com o representante há cerca de 2 semanas, falando sobre o cabo. Tenho insistido bastante no ítem em questão, mas por reformulações na fábrica, este assunto não está sendo priorizado. Estou aguardando um cabo para testes, que já deveria ter sido entregue, mas até agora nada.

Essa semana darei outra "cutucada" neles.

[]´s

samukanvas
10/08/2008, 20:57
Marcel, vc aceita favores em troca de peças?

Depois dos fux, vem a full hydro, aquela acessório que me mandou por foto e agora o cabo....

Tô fudido...

Bjunda :mrgreen:

Elmer_Jeep
10/08/2009, 10:05
reativando o tópico, ainda estou em contato com a fábrica, inclusive estive com o representante há cerca de 2 semanas, falando sobre o cabo. Tenho insistido bastante no ítem em questão, mas por reformulações na fábrica, este assunto não está sendo priorizado. Estou aguardando um cabo para testes, que já deveria ter sido entregue, mas até agora nada.

Essa semana darei outra "cutucada" neles.

[]´s

Alguma novidade agora que o post fez aniversário :?: :mrgreen:

equipeminas4x4
11/08/2009, 19:07
elmer,

vou verificar a qtas anda o cabo e posto aqui depois.

[]'s

Elmer_Jeep
07/06/2011, 16:40
Alguém ja viu?
Cordoaria São Leopoldo – CSL Ropes (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel3.php?LANG=pt&area=7&aplicacao=22&produto=8PA)

Cabo de Guincho Sintetico HMPE (DYNEEMA) - R$ 799.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-183181623-cabo-de-guincho-sintetico-hmpe-dyneema-_JM)

[]'s

PAULO CARECA
08/06/2011, 09:31
Alguém ja viu?
Cordoaria São Leopoldo – CSL Ropes (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel3.php?LANG=pt&area=7&aplicacao=22&produto=8PA)
[]'s
É o melhor fabricante de cabos desta categoria no Brasil.:concordo: É o maior fornecedor offshore na área de petroleo.

http://www.cslropes.com.br/home/imagens/capa/csl_logo.png (http://www.cslropes.com.br/home/index.php?LANG=pt)

Sobre a CSL (http://www.cslropes.com.br/home/page.php?LANG=pt&page=1)
Catálogos (http://www.cslropes.com.br/home/page.php?LANG=pt&page=2)
Qualidade (http://www.cslropes.com.br/home/page.php?LANG=pt&page=3)
Meio Ambiente (http://www.cslropes.com.br/home/page.php?LANG=pt&page=10)
Fale Conosco (http://www.cslropes.com.br/home/page.php?LANG=pt&page=5)

http://www.cslropes.com.br/home/imagens/lang_pt.jpg (http://www.cslropes.com.br/home/index.php?LANG=pt) http://www.cslropes.com.br/home/imagens/lang_en.jpg (http://www.cslropes.com.br/home/index.php?LANG=en) http://www.cslropes.com.br/home/imagens/lang_es.jpg (http://www.cslropes.com.br/home/index.php?LANG=es)

Produtos para os setores
Naval & offshore (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=6)
Navegação fluvial (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=3)
Pesca (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=8)
Altura (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=25)
Náutica, vela e iatismo (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=5)
Segurança e resgate (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=11)
Varejo (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=24)
Agribusiness (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=1)
Esportivo (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=2)
Industrial (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=4)
Off-road (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=7)
Transporte terrestre (http://www.cslropes.com.br/home/area_atuacao_nivel1.php?LANG=pt&codigo=10)
Off-road

Reboque e resgate

O cabo PATA NEGRA para reboque e resgate de veiculos off-road é fabricado em Poliamida, possui grande absorção ao choque e energia, sendo indicado para as situações onde a segurança é primordial. Substitui com larga vantagem as cintas de poliéster por possuir uma durabilidade muitas vezes superior e um nível de segurança bem maior além de, ao contrário do cabo de aço, possuir certa elasticidade (absorvendo o choque na hora do tranco), maior facilidade de manuseio e estocagem do produto.

8-Pernas Nylon

Código: 8PA| Diâmetro: 18.00 a 24.00 mm
http://www.cslropes.com.br/home/painel/arquivos/site_39c4b064b2945b9bee27f0e26e229b8f.jpg

Diâmetro(mm) Circunferência (pol) Massa nominal (kg/100m) Massa nominal (kg/220m) Carga mínima de ruptura (daN) Carga mínima de ruptura (ton) Carga média de ruptura (ton) 18.002 1/420446.7406820.002 1/225557.9208922.002 3/430669.56091124.003367911.2001113

CSL - Cordoaria São Leopoldo
Av. Padre Santini, 10 - Jardim América - São Leopoldo - CEP 93035-280 - São Leopoldo - RS. Fone Matriz: (51) 3588.44.11. Fone Comercial: (21) 2507.17.77.

Trotta.79
08/06/2011, 10:52
O do ML tá com mesmo preço dos importados, mas esse nacional CSL, será que é mais barato?

A Leoni
08/06/2011, 17:44
O do ML não deve ser da CSL, pois no site deles não existe nada específico para guincho, apenas um cabo para substituição de cintas de reboque com diâmetro de 18 a 24mm, enquanto que nos guinchos normalmente se usa algo ao redor de 10mm.....

Leoni

Elmer_Jeep
08/06/2011, 18:10
O do ML não deve ser da CSL, pois no site deles não existe nada específico para guincho, apenas um cabo para substituição de cintas de reboque com diâmetro de 18 a 24mm, enquanto que nos guinchos normalmente se usa algo ao redor de 10mm.....

Leoni

Eu recebi um email dessa CSL falando que o cabo era o tal de PATA NEGRA, joguei no google e apareceu o anuncio do ML.

[]'s

A Leoni
08/06/2011, 18:24
Eu recebi um email dessa CSL falando que o cabo era o tal de PATA NEGRA, joguei no google e apareceu o anuncio do ML.

[]'s

É Elmer, estranho, no site da CSL o tal PATA NEGRA é o que falei, diametro 18 a 24 mm para substituição de cintas de reboque. Inclusive não tem nada de especial em termos de resistência, pois o de 18 mm resiste cerca de 7 ton, o que os cabos para guincho sintético aguentam com menos de 10mm de diamêtro..... Acho que ainda não vai ser dessa vez que vou trocar o cabo do meu guincho....

Abraços,

Leoni

Nava
11/06/2011, 11:34
Liguem no Pata Negra. Eu compro cabos de dyneema deles e recomendo. podem falar com o Andre e dizer que foi o Dilmar da Colossus que indicou.

Uso a mais de 18meses e o cabo continua zero km.

Tenho em picapes com guincho mecanico e funciona super bem.

Cotrim
11/06/2011, 12:37
Liguem no Pata Negra. Eu compro cabos de dyneema deles e recomendo. podem falar com o Andre e dizer que foi o Dilmar da Colossus que indicou.

Uso a mais de 18meses e o cabo continua zero km.

Tenho em picapes com guincho mecanico e funciona super bem.

Telefone??????

Marcelo
11/06/2011, 17:54
Na troca de cabo do guincho o principal é tomar o cuidado de comprar um cabo (seja sintético ou não) com as mesmas especificações de resistência que o original. O cabo é o fusível do sistema e se ele aguentar mais carga que o original, alguma outra coisa vai sobrecarregar quando ele deveria partir.

Trocar um cabo de aço por um sintético não deve ser feito visando maior resistência e sim os outros pontos positivos como maior flexibilidade, não tem o efeito chicote, não enferruja, manuseio mais seguro etc. Se o objetivo é maior resistência, o melhor é trocar o guincho.

[s] palpiteiros,

Nava
13/06/2011, 14:10
Cotrin, fale com o André e diga que fui eu que passou o contato ok?
T.(24) 2248 0298 (novo)
C.(24) 8138 8855 (novo)
ID 92*13142

Cotrim
13/06/2011, 19:43
Cotrin, fale com o André e diga que fui eu que passou o contato ok?
T.(24) 2248 0298 (novo)
C.(24) 8138 8855 (novo)
ID 92*13142

Não é pra mim. É pra todos. Você falou pra ligar lá, mas não passou o telefone....

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Loras
13/06/2011, 20:01
São Leopoldo pode comprar....

Comprei um cabo naútico que uso para rebocar viaturas nas trilhas!

Elástico, fantástico!

Elmer conhece.

Abraço,