PDA

Ver Versão Completa : GNV vale a pena?



pedrodoniva
13/04/2006, 11:12
Eu nao uso o Niva diariamente,mais mesmo nos finais de semana,só que ele é muito gastão.E queria saber se vai compensar eu colocar GNV,gostaria de ter valores,números...eu sei que perde potencia e rende mais,mas queria mesmo ter alguns exemplos de camaradas que fizeram isso.
Também gostaria de saber de alguém que instale GNV aqui na região de Jundiaí...
Valeu!!!

christian govastki
13/04/2006, 11:33
Prezado Pedro

Para decidir pela utilização do GNV você deve levar em consideração os seguintes aspectos:
ASPECTOS FINANCEIROS:
- Km percorrida por mês
- Custo do combustível (gás e gasolina ou álcool)
- Consumo por quilômetro em ambos os combustíveis
- Custo da conversão;
- Tempo de retorno do seu investimento.

Sem dados fica difícil equacionar estes aspectos. Por exemplo, se a conversão demorar 3 anos para se pagar, acho que não vale a pena, principalmente se vc pretende trocar de carro antes disso. Lembre-se que o kit pode ser retirado de um carro e passado para outro, mas também é um custo.

Outros aspectos que também devem ser considerados:
- Rede de distribuição de GNV na sua região e rede onde vc costuma circular pois não adianta nada fazer a conversão e esperar 5 horas para ter que encher o tanque de gás a cada 3 dias... e também não adianta nada fazer a conversão e depois não ter onde abastecer e ficar andando com aquele trambolho no porta-malas.

Outros aspectos:
- A autonomia cai sobremaneiramente...
- O porta-malas praticamente acaba
- O carro perde um pouco o desempenho, se e somente se o kit for instalado completo (o que custa mais caro), se não for colocado o kit completo o carro perde muito desempenho, polui mais e gasta mais.

Pare, olhe e pense... Particularmente, no meu caso em específico, não vale a pena converter.

Zepi
16/04/2006, 15:45
bem vamos lá...

-quanto a quilometragem mensal acho que não adianta,pois quando perceber que pode rodar 3 vezes mais com mesmo custo,vai usar bem mais o carro.

-quanto a porta malas depende...na minha rural tem gás,tem caixa de som e ainda sobrou um porta mala de um sedã.

-quanto a postos e filas,na minha cidadetem um posto e fila não existe.E mês passado viajei para Santa Catarina(600km) só no gás,e lá às vezs tinha um pouco(15min).Mas e se baixasse o preço da gasolina para um real(que seria é o custo do gnv)?Seria o caos não?

-quanto a perda de potência,regulagem.Muita paciência até acertar.O meu roda normal nos dois,e na gasolina dá umas engasgadas(esguichos) o que não aconteceo no gnv.(não afoga)Claro que o motor tem que ser potente.Quando dizem "kit não é completo" acho que se referem ao variador de avanço,bem meu carro é carburado então...distribuidor!Se tirar mais alguma coisa não funcia!

-Quanto a custo vou contar uma história:Fiz a conversão em dezembro(dia23),e em janeiro não lembro a data,Fiz um cálculo de quanto havia rodado e gastado,e para minha surpresa gastei 500 reais em gnv,entretanto se tivesse rodado só na gasolina teria gasto 1600,00!É isso aí mesmo,ganhei 1000 reais entre natal,reveillon e mês de janeiro!


Mas essa é a minha opinião.Uso o gnv e fico nervoso quando ando na gasolina.
Cabe a vc decidir dentro do que necessita,se vale ou não à pena fazer a conversão.
Ah,outra coisa,já ouviu falar de alguém com um 6cc colocar só 5 reais de combustível?Pois é...tem gente que quer pagar o absurdo da gasolina,só pq o retorno do gnv não é imediato...
Abraços.

Zepi
16/04/2006, 17:10
Realmente tem que ver alguns aspectos como disse nosso amigo Cristian.Na minha cidade tem um posto só,e nunca fico em fila.Nas cidades vizinhas também.Só que em cidades muito grandes realmente se torna um problema as filas,mas vamos pensar um pouco...Quanto custa o litro da gasolina?Na minha região custa em torno de 2,7 ~2,85 R$.E se baixassem para 1,00R$ será que não iria formar fila não?
Óbvio que seria o caos!
E essa coisa de quantos quilometros se roda no mês é besteira(experiência própria),pois quando vc perceber que pode rodar 3 vezes mais com o mesmo custo,vai usar nuito mais o carro.
Quanto ao porta malas,depende do carro,né...Na minha rural tem um cilindro e uma caixa de som e ainda fico com um porta mala de sedã...
Quanto a autonomia,outra coisa que não me encomoda:Gastaria 165 reais para encher o meu tanque e poder rodar 360 km sem abstecer,grandes M*&%#$@!Abasteço duas vezes,rodo a mesma coisa,só com o pequeno detalhe que gasto sessentinha hahahah!!!

Felipe Calé Duarte
17/04/2006, 08:31
Pedrokadaka,

Já comprei o Brutus com kit GNV - 15m³. Rodo diaiamente com ele cerca de 40km. O motor do Brutus é original com carburador VW, lógico que perde potência em relação a gasola, mas roda bem.
No gnv está fazendo entre 7 e 8km/m³ portanto com um cilindro varia de 100 - 130 km máximo = R$ 17,50.
Outra coisa importante é como está o Niva. O Brutus está com pneus rodo rural Pirelli 16 pol e suspesão elevada, acho que fica mais pesado para sair em 1ª no transito do que com pneus originais.

Abraço

fabioaguilera
27/05/2006, 09:19
E quais serão as consequências ao motor depois de 30 ou 40 mil km?

Felipe Calé Duarte
27/05/2006, 10:59
fabioaguilera,

O Brutus já está com GNV há 4 anos. Provavelmente já rorodu muito mais que 30 mil km. Problemas do GNV acredito que o maior deles é a falta de lubrificação da câmera de combustão (não sei se é um problema tão grave, pois toda a lubrificalção causada pela queima da gasolina é mínima).

Portanto, pelo menos um dia da semana dou a partida na gasolina rodo uns 4-5 km e depois volto para o GNV.

boimev
27/05/2006, 18:51
Utilizo GNV em minha Strada e vou colocar no Cascão tb, depois que terminar a reforma. Na verdade os instaladores recomendam que todos os dias ao sair se rode pelo menos uns 4-5km na gasolina e no fim do dia, antes de desligar o carro a mesma coisa, devido a tal lubrificação.

Mineiro do Cerrado
30/05/2006, 10:31
Bom dia pessoal....

Tenho muitas dúvidas sobre o kit-gás!!!
A primeira é com relação ao próprio gás utilizado. GNV qual a diferença dele para o GLP?
Pergunto isso, pois meus primos e tios no sul de minas tem três rurais, que usam na roça, todas a GLP.
Tem como insttalar o kit-gás e abastecer com GLP? Pois aqui onde moro anda não tem posto com GNV.
Ou ainda se eu for a uma distribuidora de gás da cidade, teria como comprar GNV lá?

Qual a diferença, relação custo-beneficio, do GNV para o diesel?

Abraços do Mineiro :mrgreen:

Hervé Roberto
30/05/2006, 13:07
Coloquei KIT GNV em meu Niva tem mais duas semanas, rodei aproxidamente uns 110 km com uns 10m³ cerca de R$10,00, o único problema é que ao deixar a chave na posição desligada o LED do medidor do gás continua aceso, apenas apagando quando colocada na posição neutra. Aproveito para perguntar se trocando o miolo esse problema estaria resolvido?

Márcio Magalhães
30/05/2006, 13:25
Pessoas,

No meu Niva assim que comprei instalei o GNV. Em se tratando de Niva, por motivos óbvios, na maioria das vezes compensa.

Nos seus cálculos devem estar previstos que com o GNV você vai andar mais ainda com ele, ou seja, vai ter liberdade de pegar o carro sem dor do bolso ficar vazio em 1Km.

Fila? Ora, já enfrentamos até fila da carne por causa do Sarney... Fila de GNV é mole. Abastece de noite!

Viajei bastante com ele... qualquer coisa pegava o carro e ia. Na gasolina, só de zequinha.

Fiquei uns dois anos com a danado... valeu e muito a pena. No meu caso, ainda valorizou o carro.

[]´s,

Mineiro do Cerrado
30/05/2006, 17:44
Olá pessoal,

Olha o chato perguntando novamente! (novato é sempre assim! Ascioso! :mrgreen: :roll: )

Entre GNV e Diesel... em qual opção vc´s me aconselham?

Abraços do queijo :mrgreen:

Márcio Magalhães
30/05/2006, 18:24
Pessoas,

Penso que aqui não seja o espaço adequado para externar as opiniões políticas, muito menos quando são carregadas de preconceitos e "achismos".

Elevando um pouco o nível das suposições, a Petrobrás já anunciou um incremento na produção do Gás Natural no Brasil. Estes investimentos seriam feitos mais adiante em função dos preços da Bolívia serem muito baixos (isso, o Brasil explora mesmo os índios!).

Em menos de dois anos teremos capacidade de suprir a demanda de Gás Natural.

Em duas frentes vejo que não há motivos para a elevação do preços do GNV (que é apenas um dos usos do Gás Natural): o primeiro está na flexibilidade de boa parte das indústrias quanto a matriz energética, ou seja, podem substituir o Gás Natural por outra fonte (principalemente elétrica). O segundo é que não é interessante politicamente aumentar nem antes nem depois das eleições. Alguns setores (como os taxistas) não podem ter o preço do Gás aumentado por pura sobrevivência.

Em uma hipótese extrema -que a rigor não há nem meio indício que ocorrerá-, teríamos um quadro de sobretaxa em outras fontes de energia para garantir o GNV em um patamar abaixo da Gasolina.

Só para lembrar. No dia em que o "índio" anunciou a nacionalização (alguém sabe a diferença para estatização?) dos hidrocarbonetos, a empresa do cara de quatro dedos, vulgo Petrobrás SA., viu suas ações valorizarem na bolsa. Isso já dá para ter uma idéia do que representa o gás da Bolívia.

[]´s,

boimev
30/05/2006, 20:15
Entrando de gaiato na historia.
Sem falar que alguns matematicos (ou eram economistas?) já fizeram a conta (divulgado nos telejornais, leia-se Jornal Nacional :lol: ) e disseram que mesmo que o m3 de GNV custase R$ 1,60 (aqui custa R$ 1,298, leia-se 1,30) ainda assim seira viavel a instalação do kit.
Eu acredito que mesmo em valores maiores ainda assim seria viavel, visto que alem do valor abaixo do da gasolina o GNV tem, em media, 30% a mais de rendimento, ao contrario do alcool que tb é mais barato (hoje nem tanto :? ) rende mesnos que a gasolina, sem falar do esquente. Rpz a marajó de meu pai era um s....so foi bom pq aprendi a dirigir nela, todo dia ele me escalava para esquentar o carro.... :dance: . Não vejo o GNV como o Alcool.

RicardoHCS
04/06/2006, 17:52
Pedro,
este é um tema polêmico. Para aqueles que tem o Niva somente para trilhas, credito que não faça sentido colocar o GNV. Todavia, para quem utiliza de forma mista é uma grande vantagem.
Não vou alongar minha mensagem falando o que os demais já disseram, mas gostaria de destacar um ponto: NÃO COLOQUE COM QUALQUER UM! :discordo: :discordo: Se bem instalado, o perda de potência não é tão grande (Embora exista) e a manutenção é barata :concordo:
Agora, comparando com o diesel, se eu tivesse $$$$$$$, ao menor sinal de "falha" do meu motor, colocaria um a diesel :mrgreen: :mrgreen:
Abraço

Márcio Magalhães
05/06/2006, 23:18
Pessoas,

É impressão minha ou uma mensagem deste tópico foi "sumiu"?

[]´s,