PDA

Ver Versão Completa : Pintar antena, pode???



alfreis
13/04/2006, 09:25
All,

Esse final de semana instalei o suporte da antena no meu troller...
Acabei instalando no suporte de estepe, com auxílio de dois suportes de eletrodutos...Parece que ficou legal, mas está mais para antena de 1/4 do que de 5/8, pois essa última ficaria chicoteando o defletor de ar...

Sei que coloquei a antena e vi que ela se destaca bem por causa do filme do vidro, podendo fazer os "amigos do alheio" terem vontade de tirá-la de lá...Ela em inox e o vidro pretão...Foi aí que eu pensei que se a antena também fosse preta não se destacaria tanto...

Então vem a pergunta: Posso pintar a antena???

Pensei em passar uma camada de preto fosco vinílico que é beeeeeeem fininha...

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Cássio
13/04/2006, 10:10
Pode pintar, sem problemas!

Cavalcante
14/04/2006, 08:09
Melhor que pintar, você pode encapar com espaguete termocontrátil. Além de não descascar é isolante, e evita que a antena entre em contato com algum ponto aterrado, o que pode queimar o rádio...

marcelino
21/04/2006, 16:40
Senhores

A pintura ou encapar é possivel, prefira fazer a pintura de forma adequada para evitar que descasque. O único cuidado seria não pintar o isolante da vareta em relação ao terra pois algumas tintas podem conter elementos condutores que baixariam a isolação...

um abraço

valmor
24/11/2006, 19:15
Posso proteger a antena "encapando-a" , toda , numa mangueira plastica ????
Interfere na transmissão / recepção ????

[]´s

Alexandre Vaz Ferreira
06/04/2007, 19:36
Posso proteger a antena "encapando-a" , toda , numa mangueira plastica ????
Interfere na transmissão / recepção ????

[]´s

X2 :?: :?:

[]s pesquisando tudo de PX

Cavalcante
06/04/2007, 22:02
Alexandre, o espaguete termocontrátil é uma mangueira plástica. Só que, como o nome diz, ele se contrai com o calor (usa-se pra isso um soprador térmico, daqueles que o pessoal que aplica insulfim usa) e toma a forma do material que ele está encobrindo, no caso a antena. Não escapa, não deforma e não solta as tiras, mas não é havaiana ;)

Encapar com mangueira, espaguete termocontrátil, fita isolante, durex ou mesmo fita crepe não influencia na transmissão ou recepção, e ainda evita a queima do rádio em caso de contato acidental da antena com a lataria durante uma transmissão.

[]s

Tio Eddie
07/04/2007, 00:25
Cavalcante....

Gostei da idéia do termocontrátil....

Abs

felipeantoniazzi
24/05/2007, 10:01
Pessoal, gostei muito da idéia do espaguete termno contrátil.

Em lojas de que ramo eu posso encontrar isso??

Caso não encontre, encapa-la com fita isolante também dá um resultado legal?

[]s

Felipe

felipeantoniazzi
25/05/2007, 18:32
Opa bom, como ninguem respondeu!! hehehhhe respondo eu mesmo!!!

Tava comprando minha antena e na loja do lado tinha uma loja de eletronica. Lá eles tinham o tal espaguetti termo contratil. Vou chegar em casa e ver se dá certo!

[]s

Felipe

Cavalcante
25/05/2007, 21:56
Já chegou em casa?

Se não, ainda há tempo...

Na sua casa provavelmente não vai ter um soprador térmico. Não tente com secador de cabelo, só vai passar raiva.

Acenda uma boca menor do fogão no fogo baixo e vá passando e girando a antena com o espaguete a uns 15 cm do fogo. Se não encolher, diminua gradativamente a distância, sempre girando e passando a antena pra lá e pra cá, até que ele comece a encolher (luvas daquelas de cozinha vão bem aí). Quando começar a encolher, essa é a distância ideal. Cuidado, porque se aproximar muito do fogo o espaguete pode derreter.


Ainda bem que você desistiu da fita isolante... Servicinho porco ia ficar com aquela cola derretendo ao sol do planalto central...

Sukys
25/05/2007, 22:29
Não tente com secador de cabelo, só vai passar raiva.

Cavalcante,

Meu soprador térmico é da Bosch, e tem 1400W, mas tem secador de cabelo com 1500W, e com um modelo com essa potência, se tampar um pouco a entrada de ar consegue até fritar ovo antes do termopar abrir.

Pelo visto você está desatualizado com o que existe de secadores de cabelo e poderia aproveitar a ocasião para fazer um upgrade nos acessórios da patroa. Pensa bem, vai deixar ela contente e terá um back-up para o seu soprador. :-)

Sds,
Sukys

Cavalcante
25/05/2007, 22:40
Na verdade, no que eu estou pensando é em dar o meu soprador térmico pra minha sogra secar o cabelo. :):):):):):)

Mas, papo sério, de quem já cansou de espaguetar multicabo... Só soprador mesmo, e dos bons. A temperatura de contração é entre 80ºC e 120ºC, e os secadores de cabelo (pelo menos os decentes) têm de desarmar antes de chegar perto disso, mesmo restringindo o fluxo de ar, por segurança (menos o da minha sogra, desse aí eu limo o termopar).

Sukys
26/05/2007, 00:08
Pra quem usa muito vale o investimento, mas pra quem usa pouco vale a improvisação.

Quando não existia soprador no mercado cheguei a decapar pintura em fibra de vidro com aquecedor a gás, daqueles de uso em camping, com GLP em refil.
Como o mundo evoluiu... hoje em dia já tem gente até pensando em usar soprador pra fritar sogra! :-)

Sds,
Sukys

9998hiro
03/06/2007, 23:54
pessoal!
esta semana apliquei a ideia de vcs do espagueti!!!! ficou MUITO bom mesmo! serviço e acabamento de primeira!
eu usei um isqueiro mesmo, mantendo a distancia certa, nao tem erro.
instalei em uma antena de PX (maria mole) e outra em uma antena da comet SB5, ficou alucinante mesmo.
obrigado pela dica!, em alguns dias posto fotos dos detalhes de como ficou.

hiro

Vitorugo
15/04/2020, 22:02
Boa noite, ontem surgiu uma dúvida, "lancei" no Google e me trouxe até o fórum (mais uma vez)... Em fim, queria pintar uma antena de PX com tinta fosca preta, e cai aqui no assunto do "espaguete termocontrátil", e pessoal, ficou SENSACIONAL!!! Obrigado pela dica, gostei muito do resultado, infelizmente ficarei devendo o resultado do rádio (ligado, ainda não o instalei), mas tenho certeza que não afetara na transmissão, pois como comentado aqui nesse tópico por pessoas que entendem do assunto não terá nenhum problema... Mas segue fotos do resultado (falando de aparência)... Mais uma vez obrigado e parabéns pelas dicas!!!!!!

---> OBS's:
# Começamos a encapar usando um esqueiro e terminamos com o soprador térmico.... Se não tem soprador faz tranquilamente com esqueiro na maior facilidade!!!
# Também tirei foto de vários ângulos... Desculpe a sujeira da "garagem" (É um "galpão nos fundos de casa"), está precisando de uma faxina...
# Nas fotos as partes que ficaram sem cobrir são nas "junções" e na ponta da antena (na última foto pode notar isso)
# Espero ajudar os amigos com meu relato e com minhas fotos... Forte abraço!!!

572035 572036 572037 572038 572039 572040 572041 572042

pinokio
01/03/2021, 22:32
pode pintar,e colocar qualquer material não condutivo.a melhor ideia foi a do termoretratil.e vendido no metro em casas eletricas e de eletronica