PDA

Ver Versão Completa : Adaptações, MOTORES E CAIXAS...

villelas
13/04/2006, 08:16
BOM DIA AMIGOS !!! ACABEI DE COMPRAR UMA RURAL, MAS, COMO O MOTOR 6 CIL JÁ ESTÁ COM AS BIELAS BAMBAS...RSRSRS... DECIDI TROCAR DE VEZ O MOTOR.... NÃO ESTOU QUERENDO UM CARRO PARA TRILHAS E SIM UM CARRO PARA FINS DE SEMANA... POR ESCOLHA PRÓPRIA ESTOU PENSANDO EM COLOCAR UM AP 2.0... SERÁ Q EU POSSO COLOCAR A CAIXA DO SANTANA TB? NÃO TENHO CONHECIMENTO DESTA CAIXA NUMA RURAL... TERIA COMO COLOCAR?
ABERTO A CONHECIMENTOS GERAIS! NÃO CITADO ANTES... A RURAL É 4X2...

QUAIS OUTRAS OPCÕES DE MOTORES E CAIXAS EU PODERIA ADAPTAR?

NeRo
13/04/2006, 08:43
Fala villelas, bem vindo! :concordo:
Você pagou 500? :shock:
Arruma mais dessas para gente. :mrgreen:

Eu acho AP legal pra Jeep, Samuka, Niva... mas pra Rural e F75 acho melhor ficar nos motores "grandes".

Cícero Franco
13/04/2006, 08:48
Não te arrisca num AP para Rural. Parte prá motores tipo do opala 6 canecos ou diesel Maxion 2.5 ou maior.

villelas
13/04/2006, 09:27
Eu pensei no AP por ser barato e de fácil manutenção.... Será q ficaria muito fraco pra empurrar uma rural? Não quero força... se ela andar a uns 80 já esta perfeito.. Rsrsrs... Eu consegui um OHC 4 cil... igual do meu Jeep... Mas eu estava conferindo as potencias.. e ví q não tem diferença... o Ap é até mais leve.... Mas Quanto a caixa de marcha? Vcs já viram algum com caixa de santana?

Cássio
13/04/2006, 09:34
Concordo com o Cícero. O 6 fica show de bola e sai a um preço bem em conta.

NeRo
13/04/2006, 09:42
Sobre caixa de Santana eu nunca li nada a respeito. :pensativo:
Vai transformar em 4x4? :twisted:

COLOMBO1
13/04/2006, 09:52
Vileleas, por acaso vc ja pensou num GM 4CC

Nelson Maia
13/04/2006, 11:38
Colombo,

Na minha coloquei o opala 4 cilindros, com caixa de marcha do Opala,
Só dei uma volta e gostei muito do desempenho.
Ela agora está no serviço elétrico.
Se interessar posto fotos da adaptação.

Abraço

Nelson

COLOMBO1
13/04/2006, 12:08
Beleza Nelson, eu dei essa sugestão pois é a mesma que eu tenho na minha, mas ainda preciso dar uma olhada na relação dos diferenciais. Qual é a sua e a quantos km ela pega na estrada.

villelas
13/04/2006, 18:01
Boa noite... Estava Hoje cedo numa Oficina Justamente falando nisso... GM 4 Cil.... Com a caixa do opala.. melhor ainda... não vou precisar fazer adaptação tão forte...
Ao Nero... Vou deixar 4x2.. O carro vai ser Doméstico...
Alguem poderia me passar Fotos do 4 cil.. e dados tecnicos dele?
Obrigado a todos...

Onde posso achar a tampa traseira? Não esta muito boa...
Direção já está decidida.... VW Hidraulica...

Renato Sérgio Nazar
13/04/2006, 18:12
Tampa traseira.......mais um atrás da maldita.
Melhor desencanar e consertar a sua. Já pensaram até em fibra, mas não foi pra frente.

Felicidades com a "nova" viatura!!!!

Nelson Maia
13/04/2006, 18:45
Colombo,

Não posso dar as informações de velocidade agora, pois só dei uma pequena volta. O que posso dizer é que ficou bem disposta.
Acho que daqui a uns quinze dias fica pronta pra andar de verdade aí posso te dizer alguma coisa.

Amigo vilelas,

A adaptação é relativamente fácil. Primeiro desmonta toda a frente da viatura (capu, para lamas, etc), arranca as bases do motor antigo.

Faz-se uma base U de 20cm por 8cm com barra de ferro de 1 1/2 polegada por 1/4 para receber a base da caixa de marcha do Opala(medidas aproximadas) depois te passo as reais.

Coloca o motor acoplado a caixa de marcha no local (pendurado por uma talha ou por um guincho) e efetua todas as medidas. A base U fabricada para acoplar base da Caixa de marcha vai ser fixada na travessa da Rural, procure soldar o mais pra trás possível para não ficar a hélice do motor muito próximo do radiador. É aconselhável montar a frente e colocar o radiador para a medida não sair errada.

Veja também a altura do motor e solde as bases no chassis.

A luva da caixa de marcha deve ser a original do Opala e a transmissão terá que se adequar, já que na frente vai a cruzeta do Opala, e atrás a da Rural, nada que um bom torneiro não resolva.

O cabo da embreagem serve o do Opala, sem adaptações (se as pedaleiras forem as do Opala) e o cabo do acelerador utilizei o do Chevette, (mais comprido) precisou só adaptar uma pequena peça para fixar na parede corta fogo.

Utilizei o filtro de ar da Pampa.

Aproveitei e mudei grande parte da instalação elétrica, vez que o motor era CDI e coloquei também a direção do Opala. Com chave de seta e limpador no volante.

A imagem no detalhe mostra a travessa onde é colocada a base da caixa de marcha.

Qualquer dúvida pergunte.

Abraços

Nelson

Walther PPK
13/04/2006, 19:32
Prezados,

Tenho uma Rural 65 (4x2) que recebeu o motor GM 151 (4 canecos) e a caixa Clarck CL2215A da C20 - casamento perfeito, é só parafusar um no outro;
Diferentemente da adaptação feita pelo Nelson Maia (não vai aqui nenhuma crítica ao método do nosso caro colega) não foi preciso tirar frente e para-lamas, foi tirado somente o capô para remoção do Willys BF 161 (6 canecos) e colocação do motor GM;
O suporte da caixa de marchas foi refeito, e construído um suporte em "u" para apoio da mesma;
O motor foi posicionado no mesmo suporte do Willys, somente sendo necessário um prolongamento pois o motor GM é mais estreito que o motor Willys. O radiador permanece o da Rural (maior que o do Opala 4 canecos), tendo sido invertidas a entrada e saída de água;
A adaptação ficou muito boa e foi relativamente fácil;

Adaptações efetuadas:
Motor GM 151 (4 canecos) com embreagem da C10;
Caixa Clarck CL2115A da C20 (cinco marchas e ré sincronizada);
Embreagem hidráulica com dois cilindros mestres, um no pé e outro no "braço" de acionamento da caixa;
Cardâ da F 1.000;
Pedaleira suspensa do Opala, acelerador do Fiat 147;
Freio dianteiro Superbrekdisk;
Freio traseiro da MSD com pinças do Monza (em adaptação);
Hidrovácuo e Cilindro Mestre da F1000;
Rodas aro 15 da F 1.000, com pneus Firestone 225x75x15 da S10;
Bancos dianteiros da Saveiro 2.001, com cintos de segurança retráteis;
Lanternas traseiras da Pampa/F 1.000 antiga - chega de poeira e lama nas lâmpadas;
Relação de marchas usada 44x9;

Depois das adaptações a Rural ficou com a frente mais leve (direção original) e mais estável. Está mais veloz (no asfalto chega a bater no 140 no velocimetro) e mais econômica (em torno de 7,5 km/l - a todo vapor. maneirando o pé é possível fazer 8,5 km/l na estrada). Está também mais segura (freios ótimos);
A primeira marcha ficou bem reduzida, e é possível sair de segunda. Nada mal para uma 4x2. Futuramente vou testar uma relação mais longa 47x11, espero ganhar em economia e velocidade final maior

Tenho fotos das adaptações, se alguém quiser é só mandar mensagem particular informando o e-mail para recebé-las. Não é possível postá-las no site pelo tamanho (12 MB aproximadamenta). É preciso ter banda larga para recebè-las;

Saudações Ruralinas

Walther PPK

Kim
13/04/2006, 23:04
Caro villelas!
Pelo que você procura, é algo leve prático e funcional, certo.
Bem, já pensou em colocar o conjunto do omega ou S10, ambos 2.2/4cc?
depois de adquirí-los, será somente alinhar em relação ao chassi.
Essa histporia do câmbio do santana não funciona, devido a diferença de suspensão, teria que reestruturar toda afrente.
o conjunto supra citado (motor, cãmbio e capa seca) é lonjitudinal, não havendo maiores complicações na colocação, só não podendo esquecer que o motor tem que ser acompanhado do chicote e modulo de injeção.
Pense nesta hipotese.
Aqui na minha região, há um dispositivo que liga aos bicos e, vc anda a álcool ou gasolina (o que estiver mais barato).

abraços...

Kim

José Augusto
14/04/2006, 00:04
Uma linha de reflexão interessante :pensativo:

-Se vc quizer algum dia por pneus grandes (31" para cima), vai precisar motor forte (GM 6 cilindros, diesel, etc...), se vc nunca quizer pneus grandes usando no máximo 235x75x15 e diferencial reduzido (9x44 ou 8x43) o motor AP 2.0 fica razoável para andar no máximo a 80 km/h. (o problema é o nível de rotação para atingir um torque suficiente para iniciar o movimento, principalmente em uma subida com o veículo parado) :?

-Com relação ao consumo, a rural é um veiculo grande, tem péssima aerodinâmica, cabe muita coisa e gente, carregado pesa mais de 2 ton., então não é um veículo econômico rodando em gasolina ou alcool independente da motorização terá consumo pior que uma SUV moderna (cherokee, explorer, blazer ...).
:?

-Naturalmente se é um carro para andar pouco e tirar apenas um barato, qualquer mecânica serve (motor+cambio) uma vez que o espaço do cofre do motor é grande o suficiente, e aí não vale a pena instalar uma mecânica cara.
:)

-Se vc estiver pensando "Então vamos colocar uma mecânica Diesel!", já vou alertando, que devido ao fato de sua Rural ser originalmente 4x2 "poderá" não ser possivel (legalmente) esta conversão, pois a lei diz que o veículo tem que ter caixa de redução original (pelo número do chassi identifica-se se o veículo é um modelo 4x4 original). :putz:

-Então sobra o gás, aí vc tem que lembrar que o veículo vai ficar ainda mais pesado, vai ficar relativamente mais economico, mas aí o investimento não será tão pequeno e vc deverá utilizar mais o veículo para compesar, aí voltamos a questão o motor será suficiente:?: Será que não vale a pena colocar um motor mais forte ou vou me contentar a andar atrás de caminhão :parede:. Nesta condição as opções já são menores, sujestão de motor a alcool para ser adaptado para gás, para andar com pneus até 235x75x15, motor e cambio de opala 4 cilindros, penus maiores motor e cambio opala 6 cilindros. :dance:

[]s :idea:

Irakita Borges
15/04/2006, 12:12
Amigo, não tenha dúvida em colocar motor e caixa do Opala na sua Rural, é muito forte e econômico, alem de não quebrar (4 cil).
Acho que a caixa do santana não daria, pois o que me consta é que o santana é tração dianteira e a saída da transmissão é lateral.
Com o motor e caixa do Opala, a adaptação será mínima e o desempenho muito bom, dá pra fazer uns 100km e uns 8 por litro, rodando a 70.
Um abraço.

Nicomax
23/05/2006, 23:37
Olá Vilellas..
pegando carona no seu tópico,
alguém saberia me dizer se é possível colocar um motor de opala 4 cc em uma F 75.. porém mantendo um câmbio 4 M original da F75 e o cardâ . Eu gostaria de ter a alavanca de troca de marcha na coluna de direçao.. tenho a tampa com as alavancaas.. e estou para comprar um motor e cambio..
o que acham??
Obrigado !

José Augusto
24/05/2006, 00:00
Dá para colocar pois já ví, mas pelo que ouvi falar não é plug and play, o cardã deve mudar de tamanho, a caixa seca e o piloto tb devem ser adaptados.

Não é uma adaptação muito recomendada pois este cambio não tem muito boa fama (quebra, é uma pena pois eu acho ideal o engate deste cambio, justo e bem definido), se vai mexer o ideal e a receitona motor GM cambio GM, Motor FORD cambio FORD (aí as coisas se encaixam mais facilmente).

Lama
22/03/2007, 22:52
Adaptações efetuadas:
Embreagem hidráulica com dois cilindros mestres, um no pé e outro no "braço" de acionamento da caixa;
Walther PPK

Walter.

Tem como vc mandar fotos e mais detalhes de como fez a adaptação da embreagem hidráulica?

Peças e componentes necessários para faze-lá.

Alguém sabe de alguma emb. hidráulica de algum carro que se adapte na Rural 4x4 com pedaleira de opala?

Meu e-mail: andrelp_2@hotmail.com

Valeu

augusto f
25/06/2009, 09:59
[QUOTE=José Augusto;249224]Dá para colocar pois já ví, mas pelo que ouvi falar não é plug and play, o cardã deve mudar de tamanho, a caixa seca e o piloto tb devem ser adaptados.

Não é uma adaptação muito recomendada pois este cambio não tem muito boa fama (quebra, é uma pena pois eu acho ideal o engate deste cambio, justo e bem definido), se vai mexer o ideal e a receitona motor GM cambio GM, Motor FORD cambio FORD (aí as coisas se encaixam mais facilmente).[/

cRiPpLe_rOoStEr
25/06/2009, 10:52
tenta encontrar uma blazer salvada em leilao... tem umas v6 da prf que às vezes aparecem capotadas, mas pouco rodadas...

Alexandre Souto
25/06/2009, 11:20
Fala amigo villelas, bem vindo!!!

Sua Rural será para passeio, cidade e afazeres domesticos como vc mesmo falou, mesmo assim acho que podera ficar fraca com o AP. Nao sugiro, para vc, por um V8 :twisted: , mas sim algo mais forte tipo o Falcon ou mesmo algum GM, 6CC e outros (acima destes...)...

Mas AP é apartamento...

E quem usa motorzim é dentista!!! kkkkk :twisted:

Abraco e tudo de bom com sua nova viatura!!!!!

cRiPpLe_rOoStEr
25/06/2009, 11:33
Sua Rural será para passeio, cidade e afazeres domesticos como vc mesmo falou, mesmo assim acho que podera ficar fraca com o AP. Nao sugiro, para vc, por um V8 :twisted: , mas sim algo mais forte tipo o Falcon ou mesmo algum GM, 6CC e outros (acima destes...)

onde achar peças para esse motor? será que vale a pena?

Alexandre Souto
25/06/2009, 11:52
onde achar peças para esse motor? será que vale a pena?

cRiPpLe_rOoStEr

Nao sei aonde encontrar peças, pois nao conheco. Mas pelo que me recordo vagamente, tem bom torque...

Citei estes motores pois ja vi muito uso dos mesmos e se bem adaptados, da um bom resultado.

Pode partir tb pra diesel, tipo o WV 1.9D, ja nao eh mais um motorzim de dentista, mas deve ser mais fortinho que um apzim 2.0... alguem pode nos confirmar isto?....

[]'sss

o Lobo
26/06/2009, 15:55
boa tarde Walther

Tenho interesse nas fotos das adaptações que vc fez.
tambem quero mudar a minha rural para o mesmo estilo que vc.

meu mail

andre27071975@gmail.com

obrigado

o cara da rural 67
26/06/2009, 18:33
BOM DIA AMIGOS !!! ACABEI DE COMPRAR UMA RURAL, MAS, COMO O MOTOR 6 CIL JÁ ESTÁ COM AS BIELAS BAMBAS...RSRSRS... DECIDI TROCAR DE VEZ O MOTOR.... NÃO ESTOU QUERENDO UM CARRO PARA TRILHAS E SIM UM CARRO PARA FINS DE SEMANA... POR ESCOLHA PRÓPRIA ESTOU PENSANDO EM COLOCAR UM AP 2.0... SERÁ Q EU POSSO COLOCAR A CAIXA DO SANTANA TB? NÃO TENHO CONHECIMENTO DESTA CAIXA NUMA RURAL... TERIA COMO COLOCAR?
ABERTO A CONHECIMENTOS GERAIS! NÃO CITADO ANTES... A RURAL É 4X2...

QUAIS OUTRAS OPCÕES DE MOTORES E CAIXAS EU PODERIA ADAPTAR?
Oi Amigo
Depende de quanto depende gastar. O Gm 6 cilindro é otima opção, mas um pouco mais caro. Se não for fazer trilhas o GM 4 cilindros é uma ótima opção , além de melhor custo e consumo. Eu acho que colocar motores maiores ou mais moderno, tipo do Omega, é um pouco caro demais. Vai de GM que não vai errar nunca, a manutenção e isntalação são simples
obraços

Alexandre Souto
26/06/2009, 19:29
o cara da rural 67 faou a verdade...

Um 4cc pra cidade doi menos no bolso.

Abs!

RICARDO KAORU
28/06/2009, 00:09
E aí amigos ruraleiros! Ainda não posso dizer na prática; mas minha viatura tá na oficina! Mudanças:motor GM opala 4cc(verde)+ caixa do chevette 4m+ reduzida willys. Pedaleira suspensa do opala,hidrovacuo+cilindro mestre do opala+kit freios a disco dianteira, setor de direção do gol+ coluna escamoteável do monza...e outros pequenos detalhes. Se precisarem da tampa da rural, f75, e outras peças, tenho um amigo aqui de Juiz de Fora que tem bastante coisa. podem ligar que vejo se tem (32-88057057). Valeu.

Eduardo Ederalnio
29/06/2009, 17:08
Amigo tenho uma rural com mecanica de opala 4cil. o motor é forte e arrasta bem nas baixas, agoras nas subidas eu senti ela quase pediu uma outra macha abaixo da primeira. rsrsrs

Lama
02/07/2009, 21:14
Oh Ricardo Kaoru!!!

É impressão minha ou o motor já tá no cofre da Rural???? É como colocar um limão em umburaco por onde passa uma melancia!!!!!! Chega a ficar esquisito. Só espero que o opala 4cc empurre o que vc precisa, se errar a relação das transmissões o conjunto deve ficar fraco. Sei que este conjunto funciona bem nos CJ's mas, eles são bem mais levinhos.

Abraços, boa sorte e parabéns.

athos_f
02/07/2009, 22:39
Fala galera .. olha no meu caso o q aconteceu ... eu tenho uma f-75 . qdo comprei tinha motor original ..4cc ohc .. primeira troca ,coloquei um ap. 2.0 ,uma semana depois lá se foi o cambinho original 4 mch.. coloquei um clarck 3 mrch da c10 ... aí ficou meio ruim de saída ,. então coloquei um de chevette 5 mrch , e mesmo assim não gostei do resultado ,minha relação é 8x43 , mas era ainda assim pesada pra sair , ai então ,cansado de tanto queimar embreagem ,resolví eliminá-la.... coloquei então um gm 4cc opala com cambio automático 4 mrch.. ficou otimo .... otimo até eu comprar uns pneus 35" .. aí ferrou , o motor num guentava empurrar , enfim coloquei um 6cc opala e to com ele até agora ... mas ja to pensando em colocar um MWM 2.8 interculado da S-10 ... weeeloco .. num acaba mais as opções..hehe

RICARDO KAORU
02/07/2009, 22:51
E aí Lama!? RSSS realmente sobra espaço no cofre ( já nestá no cofre e estamos pintando o cofre pra não mexer mais depois), é bom que fica mais fácil de dar manutenção! Coloquei a caixa do chevette (dizem que é boa e barata) barata é mesmo. A propósito, já vi a caixa de 4m do chevette com o GM 6cc,logo, tem que aguentar o 4 canecos. A relação é 43/8, mas queria colocar 44/9 não sei se fica bom com futuros pneus 31x10,5 aro 15. lembrando que o GM é a gasolina e estou avaliando a hipótese do GNV. O que acham??? Valeu

Lama
13/07/2009, 20:35
Ricardo.

Acho que vc vai ter que colocar um espaçador de umas 3 polegadas no seu radiador se não quiser a jóia fervendo na rua. Isso, ou uma coifa pra direcionar o fluxo de ar ou a maravilhosa vetoinha elétrica (essa não falha!!!!!!).

Realmente a caixa do chevette pra motor 4cc, pelo que ouço falar, fica boa. Só acho que esta caixa pra motor 6cc, se for usada na trilha, não deve aguentar. A própria 4m da Willys no motor original 6cc já é meio fraca, tem que saber dosar, se não fica parado e quebrado.

A relação 44/9 é mais longa que a 43/8, pouca coisa mas faz bastante diferênça, principalmente pra motor com baixa potência. Se a que está nela é 43/8, EU (e é só minha opinião!!!) ficaria com ela e, caso achasse que tá sobrando motor, ai sim arriscaria uma 44/9. Aliás, ainda não sei se é uma Rural ou uma F-75, pequena diferênça de peso e se vai usar só na cidade ou quer botar no mato!!!!

Abraço e parabéns, tá ficando um capricho!!!!

santistadoente
14/07/2009, 00:07
O amigo aqui fez esse tópico a mais de 3 anos, faz 3 anos que ele não escreve, e os amigos aqui do forum continuam mandando respostas.....huahuahauhua:putz:
Eu olho tudo aqui, e achei interessante a fidelidade dos amigos forenses.....
Valeu moçada!:concordo:

Alexandre Souto
14/07/2009, 12:39
hehehuehuhe... eh mesmo santista, ele ja deve estar feliz rodando com o carro....

Mas oque realemnte importa é que ele pos na roda uma boa discursao, e o pessoal ta ajudando a todos que precisam da solucao!!!

Mto bom isso, este é o velho forum!!!!!!

[]'s....

RICARDO KAORU
14/07/2009, 22:19
Lama, a jóia é uma ruralzona 1962 que está na família a +-14 anos, foi um dos carros que aprendi a dirigir; comprei do meu amado avô a 3 anos e venho tentando colocar do meu jeito. Pretendo usar na cidade, trilhas médias, sítio e as prazerosas pescarias...(apesar de ter uma palio weekend; carro pra mim é a rural,jeep...). Não tenho certeza quanto ao espaçador, pois o mecânico que está fazendo o serviço é bem caprichoso e experiente e até o momento, ainda não me disse nada sobre isso( vou perguntar ). O radiador, vou manter o original apenas trocamos os bocais. Quanto as caixas, ouvi dizer que as de chevette são mais resistentes que as originais willys. Esses dias consegui um jogo de bancos de cherokee pra por na jóia, acho que vai ficar bom! Se tiver mais idéias manda aí! Valeu.

Marcio Marques
18/07/2009, 20:32
Caro Athos
A sua idéia é a que mais se aproxima da minha. Tenho uma Rural 4X4, redução original e caixa clarck raida com 4 marchas a frente, diferenciais da F75, com feio a disco nas quatro rodas e motor Diesel da Toyota Bandeirantes, o 14B. O casamento é quase perfeito. Entretanto, agora resolví trocar tudo, ou seja, mecânica completa da Bandeirante, embora a minha embreagem já seja hidráulica. Também penso num motor 709 ou 712, quem sabe...Portanto, vá para o Diesel, pois quem gosta de motorzinho é dentista...rssss
Abraço.
Márcio Marques

Fala galera .. olha no meu caso o q aconteceu ... eu tenho uma f-75 . qdo comprei tinha motor original ..4cc ohc .. primeira troca ,coloquei um ap. 2.0 ,uma semana depois lá se foi o cambinho original 4 mch.. coloquei um clarck 3 mrch da c10 ... aí ficou meio ruim de saída ,. então coloquei um de chevette 5 mrch , e mesmo assim não gostei do resultado ,minha relação é 8x43 , mas era ainda assim pesada pra sair , ai então ,cansado de tanto queimar embreagem ,resolví eliminá-la.... coloquei então um gm 4cc opala com cambio automático 4 mrch.. ficou otimo .... otimo até eu comprar uns pneus 35" .. aí ferrou , o motor num guentava empurrar , enfim coloquei um 6cc opala e to com ele até agora ... mas ja to pensando em colocar um MWM 2.8 interculado da S-10 ... weeeloco .. num acaba mais as opções..hehe