Conectar

Ver Versão Completa : cambagem X calço de roda: o que fazer ou não fazer...

Sérgio Bambirra
31/01/2018, 22:15
Salve galera toyoteira!

Recentemente troquei os pneus da Esmeralda em BH, em empresa da qual não tinha nenhuma referência anterior (Pneubrasa, que tem convênio com a Makro, onde comprei os pneus), e ao tentar realizar o alinhamento afirmaram que o serviço não seria possível por alteração no camber, que deveria ser corrigido por uma outra empresa (Monobloco), especializada em geometria e alinhamento de chassis, sugerindo que seria necessário a colocação de calços nas rodas dianteiras para se fazer a correção (serviço que estão orçando em torno de R$500,00).

Na penúltima troca de pneus (realizada na Campneus de Lavras), fizeram afirmação semelhante e me venderam o serviço de cambagem, no qual usaram o famigerado "cyborg". Deu dó de ver a brutalidade do trampo que fizeram e que eu, desavisado, permiti. Desde então, nunca mais voltei lá e me tornei cliente fiel da D'Paschoal Lavras sem, entretanto, me ver plenamente satisfeito com os serviços prestados, com alinhamento e balanceamento sempre deixando a desejar e gerando desgaste irregular dos pneus, por mais zeloso que eu fosse com calibragem, verificações, manutenções e rodízio dos pneus.

Assim, gostaria de ouvir os experientes na matéria para decidir o rumo da peleja...

Saudações toyoteiras!https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

hercilio.neto
31/01/2018, 22:36
Grande Bambirra.
O eixo da Band não tem regulagem para cambagem e caster. A correção tem que ser mecânica e pode ser problema de empenamento do eixo.

O manual recomenda essas medidas abaixo, que em uma casa não especializada em Band, pode ser interpretada erradamente.
555602

Elmer_Jeep
02/02/2018, 11:22
O que pode prejudicar a cambagem:

- Buchas do feixe gastas;
- Rolamentos de munhão gastos ou mal regulados;
- Rolamentos da roda dianteira gastos ou desregulados;
- Carcaça do diferencial empenada ou trincada;

Dificilmente alguém vai identificar esses detalhes nesses "autocenters" da vida...

Sérgio Bambirra
02/02/2018, 15:58
Caros Hercílio e Elmer,

Muito grato pelas informações! Em caso de empenamento de eixo é provável que haja dificuldade na retirada e recolocação dos semi-eixos? Recentemente troquei a relação coroa/pinhão e os semi-eixos saíram e entraram numa boa, então espero que não seja isso...

Tá valendo!

Elmer_Jeep
02/02/2018, 17:29
Caros Hercílio e Elmer,

Muito grato pelas informações! Em caso de empenamento de eixo é provável que haja dificuldade na retirada e recolocação dos semi-eixos? Recentemente troquei a relação coroa/pinhão e os semi-eixos saíram e entraram numa boa, então espero que não seja isso...

Tá valendo!

Boa observação, geralmente o lado esquerdo é o que mais sofre com empeno devido ao comprimento da tubeira e nestes casos existe a dificuldade na instalação/retirada dos semi eixos, outro ponto que sofre desgaste por conta de carcaça empenada é na bucha da manga de eixo e no miolo da roda livre.

Se a sua Band não apresentava nenhum desses sintomas já pode descartar essa hipótese de carcaça empenada.

Sérgio Bambirra
04/02/2018, 21:30
Blz Elmer! Também não tem muito tempo que fiz a manutenção na roda livre. Então já vou descartando algumas hipóteses... A propósito, tô achando que as molas estão meio cansadas (e não sei se mando arquear ou se já troco direto por novas). Isso também poderia interferir? Tá valendo!

Elmer_Jeep
05/02/2018, 11:33
Blz Elmer! Também não tem muito tempo que fiz a manutenção na roda livre. Então já vou descartando algumas hipóteses... A propósito, tô achando que as molas estão meio cansadas (e não sei se mando arquear ou se já troco direto por novas). Isso também poderia interferir? Tá valendo!
O feixe pode interferir um pouco, mas creio que buchas gastas prejudicam mais os ângulos. Se for trocar substitua por feixes novos.
À propósito, vc usa jumelo alto na dianteira ?

Sérgio Bambirra
05/02/2018, 19:43
Blz! Meus jumelos são, creio eu, do tamanho original. Calços de carroceria de uma polegada e amortecedores originais.

Sérgio Bambirra
07/02/2018, 11:47
Há males que vem para bem... Com essa história do problema na cambagem, fui dar uma conferida geral nas molas, jumelos e buchas. Quando o funcionário forçou a mola dianteira esquerda para verificar as buchas, o jumelo simplesmente se quebrou de uma vez! Fiquei só imaginando o que poderia ter acontecido se isso ocorresse numa rodovia ou trilha. Apesar de estar sempre de olho, não tinha percebido nada de errado, nenhuma trinca ou desvio...