PDA

Ver Versão Completa : Câmbio original 3M, por qual trocar?

Frankj9
30/01/2018, 01:00
Olá amigos!
Há pouco adquirimos um Willys 1968, estou aprendendo sobre ele agora.
Pelo que já estou sabendo, o motor é o BF - 161 com um câmbio de 3M e tração 4x4.
No momento estamos pensando em trocar o câmbio por um mais eficiente e um dado importante é: não faremos trilhas.
O Jeep ficará em zona urbana, principalmente para uso de um senhor com um pouco mais de idade.
Preciso da ajuda de vcs que entendem do assunto!!

cRiPpLe_rOoStEr
30/01/2018, 01:23
quer trocar só o câmbio e manter o motor original?

Frankj9
30/01/2018, 07:56
Sim amigo, o motor esta funcionando muito bem para ser trocado!

Arthur Gubert
30/01/2018, 10:07
Olá amigos!
Há pouco adquirimos um Willys 1968, estou aprendendo sobre ele agora.
Pelo que já estou sabendo, o motor é o BF - 161 com um câmbio de 3M e tração 4x4.
No momento estamos pensando em trocar o câmbio por um mais eficiente e um dado importante é: não faremos trilhas.
O Jeep ficará em zona urbana, principalmente para uso de um senhor com um pouco mais de idade.
Preciso da ajuda de vcs que entendem do assunto!!

Frank, a caixa está ruim que precisa ser trocada?
Se a resposta for negativa, eu não trocaria a caixa 3M por nada. Deixaria original.

Frankj9
30/01/2018, 19:23
Ela esta mediana, gostaria de uma caixa melhor para maior conforto dos meus velhos!

calhiandro
30/01/2018, 20:48
Caixa de chevette 5 marchas macia boa e barata. Os engates são bem melhores que a caixa original.Aqui já encontrei até por 80 reais uma caixa de chevette.

Viniciusaol
30/01/2018, 22:11
Chevette 5 marchas sem dúvida. Mas se quer muita originalidade, esqueça. vai ter que mudar a travessa da caixa pra trás uns 20cm pelo tamanho do conjunto e com isso vai ter que mexer nos cardans, as alavancas vem pre tras próximo ao banco e caixa de ferramentas... e outras coisinhas que vai se descobrindo. Mas fica muito melhor que 3 marchas. Eu tenho e gosto muito.

cRiPpLe_rOoStEr
30/01/2018, 22:35
se o negócio é conforto, cogita também uma embreagem hidráulica?

Frankj9
01/02/2018, 17:56
Amigos, ainda não achei uma de chevette, mas recebi uma proposta boa em um de C-20 com 4 marchas.
O que vcs acham da opção?

Sydney66
01/02/2018, 23:02
Resolve também com certeza, até sobra pois é câmbio para o 4.1 6cc da Chevrolet, mas pelo que estou entendendo, é para conforto do motorista e não vai pegar pesado com ele, então procure o modelo de 4 marchas do Jeep mesmo, deve encontrar barato pois a maioria substitui por câmbios mais robustos e não vai precisar de nenhuma adaptação, só o eixo piloto que se arrumar uma dos jeeps mais novos, de 1980 em diante, a estria é fina e sua embreagem é de estria grossa, mas isso também é fácil de resolver.

calhiandro
02/02/2018, 14:23
Resolve também com certeza, até sobra pois é câmbio para o 4.1 6cc da Chevrolet, mas pelo que estou entendendo, é para conforto do motorista e não vai pegar pesado com ele, então procure o modelo de 4 marchas do Jeep mesmo, deve encontrar barato pois a maioria substitui por câmbios mais robustos e não vai precisar de nenhuma adaptação, só o eixo piloto que se arrumar uma dos jeeps mais novos, de 1980 em diante, a estria é fina e sua embreagem é de estria grossa, mas isso também é fácil de resolver.

Rapaz esse negócio de estria fina e grossa talvez seja somente na teoria, o meu é 1983 e é estria grossa o eixo piloto.

xibiu!!!
02/02/2018, 19:24
Também iria permanecer com o câmbio original do Jeep, retirando o de 3 marchas e instalando o de 4 marchas.
Como já foi dito anteriormente acima, é peça original, a substituição é fácil e sem adaptações, fácil de encontrar para comprar, barato e muito macio nas trocas de marchas, o que acredito ser a sua principal necessidade.
Tenho um cambio de 4 marchas instalado no meu Jeep Willys ano 1965 e a troca de marchas é muito fácil (macia).

Frankj9
06/02/2018, 21:10
Turma, consegui todas as engrenagens do próprio 3M. Andei lendo um pouco em outros tópicos do fórum e acabei optando por manter o Jeep em sua originalidade! No pacote acabei trocando todos os freios, amortecedores, rodas e engrenagens da 4x4 por peças originais e/ou réplicas. Muito obrigado a todos!!
Assim que estiver pronto tentarei postar algumas fotos aqui! Grande abraço!

Sydney66
07/02/2018, 22:05
Rapaz esse negócio de estria fina e grossa talvez seja somente na teoria, o meu é 1983 e é estria grossa o eixo piloto.
Calhiandro, boa noite. Rapaz os Jeeps que vieram ORIGINALMENTE com pedais suspensos utilizam um platô e disco diferentes dos outros anos, e o disco de embreagem é estria fina. Mas esses modelos são totalmente intercambiáveis e se o seu modelo foi comprado de terceiros alguém pode ter alterado pois havia a crença que o conjunto platô e disco anterior era mais robusto já que era aplicado em um motor de 6 cc.
Abraços

arlindots
17/02/2018, 14:29
O câmbio do chevete é ótimo no chevete! Vai bem no jeep quando está parado.

PedroCJ5branco
05/03/2018, 18:53
Amigos, sobre a caixa de chevette gostaria de saber a velocidade que a 5 marcha atinge com motor bf 161 e a autonomia de combustível" se fica um pouco mais economico " hehehehehe

Aristides Jr
05/03/2018, 19:45
Cambio de marcha todos tem praticamente o mesmo esforço para dirigir, afinal a alavanca do cambio 3M do Jeep não é pesada, em compensação a embreagem dá até câimbra na batata da perna! A melhor opção é cambio automático! Pode ser o de opala 3m (TH180) ou 4M (4HP22)! Experiência própria, estou ficando com idade e sonho com um cambio deste no meu Jeep e olha que sou mais ligado em manter a mecânica original!

Lucianols
27/03/2018, 12:44
Alguém tem o esquema, desenho medidas das flanges de adaptação para eu instalar a caixa do Chevette no meu Jeep cj3 ?

Lucianols
27/03/2018, 12:45
É muito difícil instalar as pedaleiras do opala no cj3 ?

Willys51or
27/03/2018, 19:59
Alguém tem o esquema, desenho medidas das flanges de adaptação para eu instalar a caixa do Chevette no meu Jeep cj3 ?

De uma olhada no site da Adapbrasil, para você ter uma idéia. A mecânica do meu jipe está assim hoje. Minha sugestão é utilizar essas flanges prontas. Não são tão baratas, porém é plug and play. Evita gambiarra de mecânico.

Willys51or
27/03/2018, 20:02
É muito difícil instalar as pedaleiras do opala no cj3 ?

Não é difícil. No meu caso foi mais difícil acertar um cilindro mestre que desse conta do sistema e não ficar tão baixo o pedal. Eu estou usando freio a disco na frente e ainda tambor nas rodas traseiras. O cilindro que usei foi do GM Veraneio.

Aristides Jr
03/04/2018, 17:41
Lucianols, cambio de chevette, pedaleiras de opala, podem ser bons para algumas situações e ruins noutras, pense bem antes de modificar! Geralmente o original, reformado e ajustado ficará melhor! Procure manter seu CJ3 original, com o tempo voce verá que da maneira como foi fabricado ele é um ótimo Jeep!