Ver Versão Completa : Pneus 265. Rodas certas para não pegar...
Pessoal, por favor, preciso de uma ajudinha...
Tenho um CJ-5 59 original. Quero colocar nele uns pneus mais largos (tô pensando em 265 pra não exagerar tanto). Pretendo trocar os jumelos para levantá-lo um pouco, mas não quero trocar as molas e nem colocar alargador.
A pergunta que faço é a seguinte: para que eu possa colocar pneus 265 no meu Jeep, trocando apenas os jumelos (sem mexer nas molas e sem pôr alargador), qual roda devo comprar (15x8, 16x8, 15x10 ou outra) para que não fique pegando?
Ah! Detalhe: não sei se vem ao caso, mas o Jeep é usado para fazer trilha também...
Muito obrigado!
Amigo, o que você precisa dimensionar não é a tala mas sim o OFFSET da roda, tem que ser negativo.
Veja esse tópico... mas se usar a Pesquisa do Fótum vai encontrar muito mais coisa...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17247
E bem vindo! :concordo:
NeRo, obrigado pelas boas-vindas e pela dica! Foi muito útil!
Abusando um pouco da sua paciência, deixa eu te perguntar: nessa minha situação que eu descrevi acima, rodas com offset -25 resolveriam ou tem que ser -44? É que eu já vi gente falando que offset -44 em pneu 265 não fica bom... Dizem que tem que ser -25... :pensativo:
Obrigado mais uma vez!
luis_madureira
12/04/2006, 16:48
Fala Reisor, vc esta fazendo certinho, pesquisando antes de comprar! hehe
Eu tenho um cj5-63, comprei o pneu 3k 265 R16, dai vieram os problemas.
Esta pegando no feixe de molas e na lataria.
Coloquei jumelos novos... nada adiantou, coloquei alargador de 3cm... melhorou....
To pensando agora em calços de 2' para levantar o jeep!!!
Abraços e seja bem vindo!!!
Se não me engano, -44 é só pra tala 10. :pensativo:
Mas 265 vai ter que usar tala 8, então seria bom você ver no catálogo da loja o offset mais negativo pro modelo que escolher. Na verdade eu escolheria o modelo pelo offset. :mrgreen:
Não sei que aro vai usar, mas aro 15 tem muito mais opções de pneus. Atente para a dica do Madureira, se o pneu que escolher tiver gomos laterias, vai pegar mais ainda.
Ah! Sei que vai parecer chato de novo mas uma pesquisa sobre jumelos vai esclarecer algumas coisinhas. :concordo:
William_NATAL
14/04/2006, 11:46
Quando vc fizer o off set a roda pegara no paralama do CJ , pois ela ficara um pouco p/ fora do carro portato fora da caixa de rodas e raspará , então vc tera que elevar + - uns 8 cm a 10 cm para não detonar o carro na trilha
No meu caso eu uso 265,75 aro 16(tork), arqueei as molas em 4 cm e coloquei calço de F1000. ficou otimo.
abraços
Muito obrigado, William! Suas dicas vão resolver minha situação! Vou fazer igual! Aliás, deixa eu aproveitar então pra saber:
- Qual a tala e o offset das suas rodas?
- Vc colocou jumelos maiores?
- Precisou de alargadores?
Abração!
ReisOR
William_NATAL
17/04/2006, 10:24
não e necessario os alargadores , no final so fazem peso .
o jumelo é em "U"
tive que arquear as molas e o calço de f 1000 + - 9 a 10 cm total
Minha roda é aro 16 de F 1000 com o off set maximo permitido (ver com o torneiro) ,pela roda, dentro do limite de segurança.
a largura interna ficou igual ao do troller+ estabilizador de direção na traz
Olha, eu uso o modelo guiane aro 16 com medida 265/75 e ele não raspa.
Na verdade raspa pouco nas caixas traseiras, mas muito pouco.
Uso jumelos maiores e os calços da carroceria são de tamanhos originais.
como refiz todo o assoalho do meu jeep, há um lugar que quando torce muito o carro ele acaba pegando(nao pega mais pq entortou) que é a continuação do assoalho que passa pra fora atras da caixa de ferramentas/tanque. ali pega um pouco, mas poderia ser menor que não pegaria.
Ahh detalhe... as vezes que pegou eu estava com 3 ou 4 pessoas no carro.
Outro detalhe, meus feixes são novos.
Qual o offset e tala dessas rodas?
Se tiver mesmo que colcar calços + alargador o investimento, desconsiderando os pneus, é o mesmo para se colocar 33''.
Fala Reisor, vc esta fazendo certinho, pesquisando antes de comprar! hehe
Eu tenho um cj5-63, comprei o pneu 3k 265 R16, dai vieram os problemas.
Esta pegando no feixe de molas e na lataria.
Coloquei jumelos novos... nada adiantou, coloquei alargador de 3cm... melhorou....
To pensando agora em calços de 2' para levantar o jeep!!!
Abraços e seja bem vindo!!!
Rodrigo59
09/12/2006, 12:42
Manda num torneiro especializado, ele tira o centro da roda e solda ele mais pra dentro deixando o offset mas negativo!! As minhas estào assim e nunca tive problemas F1000 16x8
No meu CJ5 utilizo 3K New Frederico 265x75x16 com rodas Mangels tala 8" off-set -25 mm, calços PU de 2" na carroceria e jumelos de 4,25”, na hora de arquear o feixe de molas o moleiro foi tímido então quando exigida a suspensão os pneus pegavam na parte externa dos para lamas, agora estou colocando quatro feixes de molas e jumelos da Toyota e com isto tenho certeza que não pegará em lugar nenhum.