Ver Versão Completa : F1000 92/93 MWM-229 - adaptação de câmbio Eaton FSO-4305C
Paulo Luckmart
23/01/2018, 16:04
Boa tarde pessoal.
Sou novo aqui no site, tenho uma Deserter XK 92/93, desde 1996 (um bocado de tempo, não?).
Estou querendo saber se tem algum post explicando como adaptar o cambio FSO-4305C (já com torre de controle direta) nesta picape. Ou se alguém que já fez essa adaptação poderia dar algumas dicas.
O cambio original (Clark CL-2205, ou "mandioquinha" como citado por aqui) de fato não aguenta o motor, principalmente se estiver turbinado, como é o caso. É a 3ª vez que quebra e quero resolver o problema de vez.
Pelo que pesquisei este cambio da Eaton equipou a F4000 de 96 a 98 e continua equipando os F. Cargo e VW.
O carro está no interior e não senti muita firmeza do mecânico p/ fazer esta adaptação (tenho receio que vire gambiarra).
Já encontrei um post muito bem feito, bem detalhado, sobre a instalação do ZF da F250 aqui mesmo, mas além do custo maior tem a questão do barulho em ponto morto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/41721-adaptaco-cambio-zf-5s-420-de-f250-na-f1000.html
Obrigado e um abraço a todos.
sallespickup
23/01/2018, 19:57
se arrumar o eaton da F4000 que usa por sua vez o cumins, é exatamente a mesma adaptação do zf que vc viu no topico citado, agora o do cargo e volks ai sem chance pois não tem a trambulação por alavanca direta, mais sim por varão copiador ai inviabiliza
pcnicolau
26/01/2018, 17:37
Desculpe fugir do tópico sallespickup, li num tópico que vc utiliza um intercooler numa d20 sua. Quero instalar um na minha f1000 1990 motor 229, li bastante matéria aqui no fórum só que não consegui chegar a um bom senso, vi alguns intercoolers especiais de alumínio feitos para carros de pistas que aguentam até 400c o que vc acha desses.
ricarvalhal
26/01/2018, 19:00
Paulo, o mais simples na minha opinião seria instalar o 2615 (ou 260f ou 240v esses não sei bem os detalhes destes cambios) e alongar o diferencial....
sallespickup
26/01/2018, 20:02
Desculpe fugir do tópico sallespickup, li num tópico que vc utiliza um intercooler numa d20 sua. Quero instalar um na minha f1000 1990 motor 229, li bastante matéria aqui no fórum só que não consegui chegar a um bom senso, vi alguns intercoolers especiais de alumínio feitos para carros de pistas que aguentam até 400c o que vc acha desses.
ai tem de ver o que vc tem de turbina e melhoramentos no motor, se não for algo do outro mundo sugiro usar um intercooler ja pronto de um motor de equivalencia, ou seja os X10 e cumins, mais depende muito do que pensa em desempenho, eu coloquei numa IBIZA que é uma F1000 de um colega, um da ranger 3.0, ficou excelente, puxei as mangueiras por baixo do quadro do radiador, ficou rapida, e como ele usa uma apl 240 me pareceu se restrições, tanto que abri o debito 1.3 volta, ficou sem fumaça e andando muito, isso aliado a um diferencial de D20 que coloquei que ja alongou pra 3.15, ela puxou 160 bem rapidinho, e olha que a ibiza é pesada
pcnicolau
27/01/2018, 15:44
Boa Salles. O que tenho debaixo do capô é uma turbina biagio modelo APL 240 caixa fria .42 e caixa quente .48. Minha bomba injetora é original em linha que foi trocado os elementos pelo da bomba turbo e trocado também os bicos injetores pelo da turbo, está usando helice de 10 pas para ajudar a refrigerar pois instalei um ar condicionado, foi trocado também o radiador por um de 3 canaletas especial em OBV para resfriar melhor, o diferencial ainda continua o Dana 44 só que com coroa e pinhão dum ford maverick V8 americano aquelas que são forjadas para fazer arrancadão 43x14. Só que quero melhorar minha ideia também é colocar uma bomba injetora com LDA e mais para frente trocar comando de valvulas pelo da turbo, e se o dinheiro der pular para um diferencial braseixo 406
pcnicolau
27/01/2018, 15:45
Se der para postar pelo whatsapp. te mando algumas fotos só que preciso do teu numero
ricarvalhal
28/01/2018, 20:50
Acredito que o Intercooler da ranger 3.0 daria certo no MWM 3.9, pelo motivo do 3.0 ter rotação em potencia máxima de 3800 rpm e o 3.9 tem rotação de 2800-3000 rpm em potencia máxima...
ai tem de ver o que vc tem de turbina e melhoramentos no motor, se não for algo do outro mundo sugiro usar um intercooler ja pronto de um motor de equivalencia, ou seja os X10 e cumins, mais depende muito do que pensa em desempenho, eu coloquei numa IBIZA que é uma F1000 de um colega, um da ranger 3.0, ficou excelente, puxei as mangueiras por baixo do quadro do radiador, ficou rapida, e como ele usa uma apl 240 me pareceu se restrições, tanto que abri o debito 1.3 volta, ficou sem fumaça e andando muito, isso aliado a um diferencial de D20 que coloquei que ja alongou pra 3.15, ela puxou 160 bem rapidinho, e olha que a ibiza é pesada
sallespickup
02/02/2018, 20:26
Boa Salles. O que tenho debaixo do capô é uma turbina biagio modelo APL 240 caixa fria .42 e caixa quente .48. Minha bomba injetora é original em linha que foi trocado os elementos pelo da bomba turbo e trocado também os bicos injetores pelo da turbo, está usando helice de 10 pas para ajudar a refrigerar pois instalei um ar condicionado, foi trocado também o radiador por um de 3 canaletas especial em OBV para resfriar melhor, o diferencial ainda continua o Dana 44 só que com coroa e pinhão dum ford maverick V8 americano aquelas que são forjadas para fazer arrancadão 43x14. Só que quero melhorar minha ideia também é colocar uma bomba injetora com LDA e mais para frente trocar comando de valvulas pelo da turbo, e se o dinheiro der pular para um diferencial braseixo 406
como tem apl 240, coloca o intercooler da ranger mesmo, foi um deste que coloquei https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-938935164-intercooler-ford-ranger-30-vp5l5h-9m434-ab-_JM , foi baba de instalar, e como disse passei as mangueiras por baixo, não furando absolutamente nada
agora quer uma ideia boba, abandon a ideia de bamba com lda e comando, o segundo até é bom mais pra trocar tem de abrir o motor, e coloca apenas uma turbina Borg K16, procura por volks 13 180, ai com o intercooler vc vera que não precisa mais de nada, ah minto, precisa de um diferencial 2.60 como tenho nas minhas D10 KKKKKKK
sallespickup
02/02/2018, 20:32
Acredito que o Intercooler da ranger 3.0 daria certo no MWM 3.9, pelo motivo do 3.0 ter rotação em potencia máxima de 3800 rpm e o 3.9 tem rotação de 2800-3000 rpm em potencia máxima...
ficou muito bom, gostaria de saber fazer as contas, mais depois de muito pesquisar o negocio foi fazer, e deu super certo, só faço uma ressalva, quem tiver um 229 TD original, como ele usa tb 41 ai sim pensem em intercooler de mercedes 1113, pois ele é proximo ao do 8150 que pra mim é ideal, mais pelo seu tamanho na F1000 até 92 esse do mercedes é infinitamente mais facil de colocar, ah pesquisem preço pois só postei pelo produto não pesquisei se o preço é Bão!!!
pcnicolau
03/02/2018, 14:44
beleza gente muito obrigado vou seguir as orientações do intercooler da ranger e mais pra frente turbina borg K16
LUIZ170686
20/02/2018, 10:06
Salles poderia explicar qual a diferença entre uma Borg k16 e uma apl 240? pois também tenho um mwm 229 com apl 240 e está com intercooler, se eu trocar de turbina e colocar essa K16 quais diferenças irei sentir? e outra coisa minha apl 240 está dando 1 kg de pressão quando eu aperto o acelerador até o fim. nesse caso seria tirar a apl e colocar a k16 ou eu teria que baixar ou subir a pressão da turbina? por favor poderia me tirar essas dúvidas?
ah também vi que a k16 terei de comprar uma flange na saída pra adaptar o cano do escapamento correto? pois a saída dela é diferente da apl.
sallespickup
21/02/2018, 21:45
Salles poderia explicar qual a diferença entre uma Borg k16 e uma apl 240? pois também tenho um mwm 229 com apl 240 e está com intercooler, se eu trocar de turbina e colocar essa K16 quais diferenças irei sentir? e outra coisa minha apl 240 está dando 1 kg de pressão quando eu aperto o acelerador até o fim. nesse caso seria tirar a apl e colocar a k16 ou eu teria que baixar ou subir a pressão da turbina? por favor poderia me tirar essas dúvidas?
ah também vi que a k16 terei de comprar uma flange na saída pra adaptar o cano do escapamento correto? pois a saída dela é diferente da apl.
diferença gritante, a K16 é valvulada, portanto de dimensões pequenas e enche muito rapido, só que não da restrição em alta, pois a valvula não só restringe a pressão, mais tb faz não ter restrição em alta, pois parte dos gases passam por fora da turbina, então vc com aumento de debito conseguira trabalhar com 1.5 kg sem fumaça, é lindo, e sim flange do escap é diferente, outra coisa presta atenção pois tem K16 T2 e T3, que é igual apl em sua fixação no coletor de escap, da um trabalhinho pra acertar canos etc mais o resultado é de primeira, pode colocar sem medo gostara demais!!!
Walter da Camper
22/02/2018, 13:33
Salles, qual dos modelos é compatível com o coletor para turbina APL? é o T2 ou T3?
Vc já viu turbina pulsativa (aquela que o coletor e a entrada do caracol quente são divididos em 2 partes) sendo usada em caminhonetes? Será que tem alguma vantagem? Pesquisando, vi coletores pulsativos para o motor 229/4.
E, aproveitando a sua costumeira boa-vontade em ajudar os dieselmaníacos, pergunto: Qual a melhor forma de ligar o tubo de retorno de óleo da turbina do 229? Em algum selo do motor, ou soldando um caninho no carter?
julianoch
28/12/2018, 15:29
Amigo, acabo de colocar este cambio na minha F1000 1994, tive que refazer 3 furos na capa seca, trocar a forquilha do cardã e entortar a haste da torre, ainda não ajustei o assoalho devido a forquilha do cardã não ter chegado na tornearia, mas foi bem fácil até agora
ricarvalhal
28/12/2018, 15:55
Respondendo a pergunta a respeito de turbina pulsativa, a 229TD tem turbina e coletor de escape pulsativo. Eu tirei a caixa quente original A/R 1.06 pulsativa e coloquei uma .63 garret normal, nao deu quase diferenca. Ai comprei uma .58 pulsativa e colequei, ficou boa, enche bem mais cedo e náo da restricao, pois as pressoes maxima ficaram iguais, 1.1 bar.
Se náo me engano o X10 tem coletor pulsativo tambem. Lembrando que só vale usar turbina pulsativa se o coletor for pulsativo.
O cano de retorno normalmente vai na base do cano que é usado para colocar oleo no motor.
Salles, qual dos modelos é compatível com o coletor para turbina APL? é o T2 ou T3?
Vc já viu turbina pulsativa (aquela que o coletor e a entrada do caracol quente são divididos em 2 partes) sendo usada em caminhonetes? Será que tem alguma vantagem? Pesquisando, vi coletores pulsativos para o motor 229/4.
E, aproveitando a sua costumeira boa-vontade em ajudar os dieselmaníacos, pergunto: Qual a melhor forma de ligar o tubo de retorno de óleo da turbina do 229? Em algum selo do motor, ou soldando um caninho no carter?